Vous êtes sur la page 1sur 3

Grande parte da estratgia em torno do Android centrada no desenvolvimento de aplicativos por parte de outras empresas e programadores independentes.

. O Google entendeu que, assim como nos desktops, as plataformas de smartphones esto se consolidando e o mais importante passou a ser os aplicativos e no apenas o hardware ou as funes bsicas do sistema. Tendo isso em mente, faz sentido que, sendo o ltimo a entrar no mercado, o Google tenha investido pesado, montando uma grande equipe de desenvolvimento, investindo em contatos com fabricantes e na divulgao do sistema e incentivando a participao externa. Com a possibilidade de interfaces proprietrias traz a proporciona a programadores estarem customizando seus prprios aplicativos. Desta forma muitas empresas colocam uma interface customizada (que chamamos de Custom UI) no Android, tanto para melhorar a aparncia do sistema padro, quanto para colocar uma marca de verdade no aparelho, mostrar diferenciao. De acordo com o estudo, a Android Market oferece 134.342 aplicativos gratuitos, enquanto a AppStore para iPhone da Apple armazena 121.854. Quanto aos aplicativos pagos, a Apple dispe de um nmero quase trs vezes maior, com pouco mais de 210 mil ante a 71 mil da principal concorrente (acompanhe no grfico).

Depois do primeiro desafio para desenvolvedores mobile, o Google anunciou uma srie de vencedores do seu segundo AndroidDevelopersChallenge (Desafio de Desenvolvedores Android). O Google lanou este desafio em Maio em uma conferncia de desenvolvedores e ofereceu um prmio de mais de 1.5 milhes de dlares em dinheiro para os desenvolvedores que vencerem em cada uma das 10 categorias. Os aplicativos (alguns dos quais iro lembrar alguns aplicativos populares do iPhone) devem estar disponveis em breve para os usurios do Android.

Os Vencedores na categoria de educao so: 1. PlinkArt, um aplicativo para identificao, descoberta e compartilhamento de arte. 2. The World Puzzle, uma maneira divertida de aprender palavras bsicas em Ingls para crianas pr-escolares. 3. Celeste, um aplicativo de realidade aumentada que exibe o sol, a lua, planetas e seus percursos pelo cu em sua viso da cmera.

Os Vencedores na categoria de entretenimento so: 1. A WorldofPhoto, um jogo multiplayer global e casual de inspirado no jogo Verdade ou Conseqncia. 2. SongDNA, um widget que permite que voc procure rapidamente informaes detalhadas sobre uma cano. 3. Solo, uma guitarra de bolso no seu telefone que fcil de tocar e cheia de recursos. Os vencedores na categoria de jogos arcade/ao so: 1. SpeedForge, veculos pesados normalmente usados para minerao so agora vistos disputando corridas ilegais em fbricas abandonadas e becos escuros. 2. Graviturn, um jogo estilo quebra cabeas baseado nos acelermetros dos smartphones. 3. Moto X Mayhem, um aplicativo que de corrida de motos, baseado em acelermetros. Os vencedores na categoria de jogos casuais so: 1. WhattheDoodle!? 2. Totemo, um jogo de quebra-cabea peculiar com mais de 60 tarefas lgicas. 3. Mazeness, um jogo simples que envolve mover bolas para o alvo com ajuda de barreiras, tele transporte e suportes. Os vencedores na categoria de mdia so: 1. Buzz Deck, um aplicativo que recebe todo o contedo da web que voc mais gosta alm de atualizaes do Twitter e Facebook. 2. SPB TV, aplicativo altamente til de IP-TV otimizado para rodar em dispositivos mobile. 3. FxCamera, permite que voc tire fotos com vrios efeitos. Os vencedores na categoria ferramentas de produtividade so: 1. WaveSecure 2. Hoccer, um aplicativo para troca de dados ad-hoc baseado em gestos.

3. Tasker, um aplicativo que permite o usurio linkar qualquer tarefa (conjunto de aes) para os contextos (aplicativo, hora, dia, local, evento, widget) onde deve ser usado. Os vencedores na categoria redes sociais so: 1. Ce:real, um aplicativo que exibe as tendncias do mundo real de acordo com a localidade do usurio, incluindo histrias de fotos unidas com palavras chave do Twitter. 2. SocialMuse, permite aos usurios encontrarem pessoas com o gosto musical similar ou simplesmente explorar o mundo atravs da msica. 3. SporMessage, uma ferramenta de comunicao que utiliza GPS e envia uma mensagem designando um local no Google Maps, e notifica quando o receptor chegar ao local. Os vencedores na categoria viagem so: 1. TripJournal, uma soluo de viagens que compartilha e rastreia enviando atualizaes em tempo real a partir dos locais que voc visita. 2. iNap: ArrivalAlert, um aplicativo que permite usurios que viajam dormir (ou trabalhar, ou simplesmente relaxar) baseado em GPS para alertar com um alarme quando o destino est prximo. 3. CarLocator, leva o usurio at seu carro para que nunca mais tenha problemas em encontr-lo. E finalmente, os vencedores na categoria diversos so: 1. RhythmGuitar, simulador de uma guitarra de 6 cordas. 2. Andrometer, um aplicativo que mede a distncia aproximada entre voc e um objeto no seu campo de viso usando GPS, acelermetro e bssloa. 3. Calton Hill GPSCaddy, um aplicativo que permite aos golfistas de forma rpida e fcil mapear qualquer campo de golfe sendo andando pelo campo com o GPS ou no conforto de casa usando imagens de satlite.

Vous aimerez peut-être aussi