Vous êtes sur la page 1sur 4

"O Livro dos Mdiuns Captulo VI Manifestaes Visuais

12. Aquele que v um Esprito poderia conversar com ele? Perfeitamente. E justamente o que se deve fazer nesse caso, perguntando quem o Esprito, o que deseja e o que se pode fazer por ele. Se o Esprito for infeliz e sofredor, o testemunho de comiserao o aliviar. Se for um Esprito benvolo, pode acontecer que tenha a inteno de dar bons conselhos.

Captulo VI Ensaio Terico Sobre as Aparies

102. As aparies propriamente ditas ocorrem no estado de viglia, no pleno gozo e completa liberdade das faculdades da pessoa. Apresentam-se geralmente com uma forma vaporosa e difana, algumas vezes vaga e indecisa. Quase sempre, a princpio, um claro esbranquiado, cujos contornos vo se desenhando aos poucos. De outras vezes as formas so claramente acentuadas, distinguindo-se os menores traos do rosto, a ponto de se poder descreverias com preciso. As maneiras, o aspecto, so semelhantes aos do Esprito quando encarnado. Podendo tomar todas as aparncias, o Esprito se apresenta com aquela que melhor o possa identificar, se for esse o seu desejo. Assim, embora no tenha, como Esprito, nenhum defeito corporal, ele se mostra estropiado, coxo, corcunda, ferido, com cicatrizes, se isso for necessrio para identific-lo. Esopo, por exemplo, no disforme como Esprito, mas se o evocarmos como Esopo, por mais existncias posteriores que tenha tido, aparecer feio e corcunda, com seus trajes tradicionais. Uma particularidade a notar que, exceto em circunstncias especiais, as partes menos precisas da apario so os membros inferiores, enquanto a cabea, o tronco, os braos e as mos aparecem nitidamente. Assim, no os vemos quase nunca andar, mas deslizar como sombras. Quanto s vestes, ordinariamente se constituem de um planejamento que termina em longas pregas flutuantes. So essas, em resumo, acrescentadas por uma cabeleira ondulante e graciosa, as caractersticas da aparncia dos Espritos que nada conservam da vida terrena. Mas os Espritos comuns, das pessoas que conhecemos, vestem-se geralmente como o faziam nos ltimos dias de sua existncia. H os que muitas vezes se apresentam com smbolos da sua elevao, como uma aurola ou asas, pelo que so considerados anjos. Outros carregam instrumentos que lembram suas atividades terrenas: assim um guerreiro poder aparecer com uma armadura, um sbio com seus livros, um assassino com seu punhal, e assim por diante. Os Espritos superiores apresentam uma figura bela, nobre e serena. Os mais inferiores tm algo de feroz e bestial, e algumas vezes ainda trazem os vestgios dos crimes que cometeram ou dos suplcios que sofreram. O problema das vestes e dos objetos acessrios talvez o mais intrigante. Voltaremos a tratar disso num captulo especial, porque ele se liga a outras questes muito importantes.

Teoria das manifestaes fsicas Trecho da Revista Esprita, maio de 1858.


A idia que se forma da natureza dos Espritos toma, primeira vista, esses fenmenos incompreensveis. O Esprito, diz-se, a ausncia de toda matria, portanto, no pode agir materialmente; ora, a est o erro. Os Espritos, interrogados sobre a questo de se saber se so imateriais, responderam isto: "Imaterial no a palavra, porque o Esprito alguma coisa, de outro

modo seria o nada. , se o quereis, da matria, mas uma matria de tal modo etrea, que , para vs, como se no existisse." Assim, o Esprito no , como alguns o crem, uma abstrao, um ser, mas cuja natureza ntima escapa aos nossos sentidos grosseiros.

Os Espritos Glbulos Trecho da Revista Esprita, fevereiro de 1860.

Os Espritos podem se produzir viso sob diferentes aspectos: o mais freqente a forma humana. Sua apario, geralmente, tem uma forma vaporosa e difana, algumas vezes vaga e indecisa. Freqentemente, primeira vista, um claro esbranquiado, cujos contornos se determinam pouco a pouco. Outras vezes, as linhas so mais acentuadas, e os menores traos do rosto desenhados com uma preciso que permite dar-lhe a descrio mais exata. Um pintor, nestes momentos, poderia seguramente fazer-lhe o retrato com tanta facilidade como o faria para uma pessoa viva. As maneiras e o aspecto so os mesmos que durante a vida do Esprito. Podendo dar todas as aparncias ao seu perisprito, que constitui seu corpo etreo, apresenta-se sob aquela que melhor pode faz-lo reconhecer; assim, se bem que, como Esprito, no tenha mais nenhuma das enfermidades corpreas que poderia ter como homem, ele se mostrar estropiado, coxo ou corcunda, se julga oportuno para atestar sua identidade. Quanto roupa, ela se compe, o mais comumente, de uma roupagem que termina em longa tnica flutuante; pelo menos a aparncia dos Espritos superiores que nada conservaram das coisas terrestres; mas o Esprito vulgar, aqueles que se conheceram, quase sempre, tem a roupa que tinham no ltimo perodo de vida. Freqentemente, tm atributos caractersticos de sua classe. Os Espritos superiores tm sempre uma figura bela, nobre e serena; os Espritos inferiores, ao contrrio, tm uma fisionomia vulgar, espelho onde se pintam as paixes mais ou menos ignbeis que os agitaram; algumas vezes ainda carregam os traos de crimes que cometeram ou dos suplcios que suportaram. Uma coisa notvel que, a menos de circunstncias particulares, as partes menos desenhadas, geralmente, so os membros inferiores, ao passo que a cabea, o peito e os braos so sempre nitidamente traados. Mas pode ocorrer que o Esprito revista uma forma ainda mais ntida e tome as aparncias de um corpo slido, ao ponto de produzir uma iluso completa e de fazer crer a presena de um ser corpreo. Enfim, a tangibilidade pode se tornar real, quer dizer, que se pode tocar apalpar esse corpo, sentir a mesma resistncia, o mesmo calor que da parte de um corpo animado, e isso quase pode se desvanecer com a rapidez do raio. No somente a apario desses seres, designados sob o nome de agneres, muito rara, ela sempre acidental e de curta durao, e no poderiam tomar-se sob essa forma, os comensais habituais de uma casa.

Bibliografia: 1.Livro dos Mdiuns 2.Revista Esprita 1858 e 1860

Voltar

Vous aimerez peut-être aussi