Vous êtes sur la page 1sur 4

A Bacia do rio Parnaba consiste no conjunto de todos os recursos hdricos convergindo para a rea banhada pelo rio Parnaba

e seus afluentes. Esta uma das doze regies hidrogrficas do territrio brasileiro. Tal conjunto extende-se pelos estados do Piau, Maranho e trechos do estado do Cear, e seu bioma varia da Caatinga, passando a Floresta Tropical, terminando na rea de Vegetao Litornea.

Como principal rea habitada da bacia hidrogrfica, temos a cidade de Teresina, capital do estado do Piau, e, apesar da extenso do Parnaba e seus afluentes, a rea caracteriza-se pelos ndices crticos de abastecimento de gua, rede de saneamento bsico e tratamento de esgoto. Tal dficit de abastecimento de gua geralmente citado como fator principal do escasso desenvolvimento da rea da bacia. Mesmo assim, considerando os perodos de escassez e dimunio do volume de gua na bacia, esta considerada, ao lado das Bacias do Amazonas e do Paran uma das trs grandes bacias sedimentares brasileiras. Bacias sedimentares so aquelas onde a rea marginal precipita-se, indo depositar-se ao fundo do rio; medida que pedras, areia e demais corpos vo se acumulando e sendo soterrados, estes sofrem aumento de presso e temperatura, inciando um processo de litificao (transformao em pedra, literalmente), formando conjuntos de rochas sedimentares. Apelidado de Velho Monge, o principal rio da bacia nasce nos contrafortes da chapada das Mangabeiras, confluncia de trs outros rios: gua Quente, na divisa de Maranho e Piau, Curriola e Lontra, ambos no territrio do estado piauiense. Este corre cerca de 1450 quilmetros at sua desembocadura no Oceano Atlntico, servindo, ao longo de todo seu curso, de divisa entre Maranho e Piau.

So trs os seus principais cursos: Alto, Mdio e Baixo Parnaba. No Mdio Parnaba, na altura da cidade piauiense de Guadalupe, encontra-se a barragem de Boa Esperana, que impulsiona a usina de mesmo nome, geradora de energia integrante do sistema CHESF. importante mencionar que a bacia possui mais de trs mil quilmetros de rios perenes (rios que no secam em tempos de altas temperaturas), centenas de lagoas e ainda metade da gua do subsolo do nordeste brasileiro, avaliadas em 10 milhes de metros cbicos ao ano. Os afluentes mais importantes do Parnaba, do lado do Piau so os rios Gurgueia, Uruu-Preto, Canind, Poti e Long; no Maranho, o afluente importante o rio Balsas. Antes de atingir o Atlntico, o Parnaba forma um amplo e recortado delta, o nico em mar aberto das Amricas e um dos trs maiores do mundo em extenso (sendo os outros o do Nilo, no Egito, e do Mekong, no Vietn).

Regio Hidrogrfica do Parnaba


Escassez de gua: um das dificuldades para o desenvolvimento

Depois da bacia do rio So Francisco, a Regio Hidrogrfica do Parnaba hidrologicamente a segunda mais importante da Regio Nordeste. Sua regio hidrogrfica a mais extensa dentre as 25 bacias da Vertente Nordeste e abrange o Estado do Piau e parte dos

Estados do Maranho e do Cear. A regio, no entanto, apresenta grandes diferenas inter-regionais tanto em termos de desenvolvimento econmico e social quanto em relao disponibilidade hdrica. A escassez de gua, alis, tem sido historicamente apontada como um dos principais motivos para o baixo ndice de desenvolvimento econmico e social. Entretanto, os aqferos da regio apresentam o maior potencial hdrico da Regio Nordeste e podem, se explotados de maneira sustentada, representar um grande diferencial em relao s demais reas do Nordeste brasileiro no que se refere possibilidade de promover o desenvolvimento econmico e social. A regio ocupa uma rea de 344.112 km, o equivalente a 3,9% do territrio nacional, e drena a quase totalidade do estado do Piau (99%) e parte do Maranho (19%) e Cear (10%). O rio Parnaba possui 1.400 quilmetros de extenso e a maioria dos afluentes localizados jusante de Teresina so perenes e supridos por guas pluviais e subterrneas. Os principais afluentes do Parnaba so os rios: Balsas, situado no Maranho; Poti e Portinho, cujas nascentes localizam-se no Cear; e Canind, Piau, Uruui-Preto, Gurguia e Longa, todos no Piau. A populao total da regio, em 2000, era de 3.630.431 habitantes, dos quias 40% encontram-se na rea rural. A densidade demogrfica de 10,9 hab./km, com destaque para a unidade hidrogrfica de Poti, onde se situa a capital estadual e que possui 24,1 hab./km e o maior ndice de urbanizao (75%). O percentual da populao abastecida por gua apresenta uma mdia de 56,4%, oscilando entre 41,8% (unidade hidrogrfica do rio Portinho) e 71,4% (unidade hidrogrfica do rio Poti), abaixo portanto da mdia nacional, de 81,5%. A situao crtica em relao a rede de esgotamento sanitrio que apresenta um valor mdio de 4%, muito abaixo da mdia nacional (47,2%). A regio apresenta os menores ndices de esgotamento sanitrio do Pas. Em relao ao tratamento de esgoto, apenas a unidade hidrogrfica do Poti dispe deste servio com 9,2%.

Audincia Pblica
As Audincias Pblicas permitem Agncia Nacional de guas (ANA) compartilhar com a sociedade a gesto da situao da gua no Brasil. A Audincia Pblica um instrumento de apoio ao processo decisrio da Agncia Nacional de guas (ANA), de consulta sociedade, que pode ou no subsidiar a expedio dos atos administrativos.

O principal objetivo das Audincias Pblicas colher subsdios e informaes junto sociedade para matrias em anlise, bem como oferecer aos interessados a oportunidade de encaminhamento de seus pleitos, opinies e sugestes relativas ao assunto em questo. Os processos de Audincias Pblicas, ao longo de sua conduo, podem contar com a realizao de sesses pblicas, para a manifestao de viva voz, chamadas de Sesso Presencial; ou Sesso No Presencial apenas com o envio das contribuies por meio eletrnico ou por documentos protocolados. Email:

acessar

Identificador:

O que um CBH?
Os Comits de Bacia Hidrogrfica so organismos colegiados que fazem parte do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hdricos e existem no Brasil desde 1988. A composio diversificada e democrtica dos Comits contribui para que todos os setores da sociedade com interesse sobre a gua na bacia tenham representao e poder de deciso sobre sua gesto. Os membros que compem o colegiado so escolhidos entre seus pares, sejam eles dos diversos setores usurios de gua, das organizaes da sociedade civil ou dos poderes pblicos. Suas principais competncias so: aprovar o Plano de Recursos Hdricos da Bacia; arbitrar conflitos pelo uso da gua, em primeira instncia administrativa; estabelecer mecanismos e sugerir os valores da cobrana pelo uso da gua; entre outros.

Vous aimerez peut-être aussi