Vous êtes sur la page 1sur 8

XXX CONGRESO INTERAMERICANO DE INGENIERA SANITARIA Y AMBIENTAL 26 al 30 de noviembre de 2006.

Punta del Este Uruguay ASOCIACIN INTERAMERICANA DE INGENIERA SANITARIA Y AMBIENTAL - AIDIS
TTULO

ANLISE DA GESTO DA GUA NAS INDSTRIAS DE MRMORES E GRANITOS

NOME DOS AUTORES Marcelo Brgido Cheregati Faria de Oliveira ROXO () Gegrafo, ps-graduado em Gesto Ambiental. Trabalho anterior em empresa de consultoria ambiental. Trabalho atual na equipe de licenciamento em beneficiamento de minerao no IEMA, rgo governamental ambiental do Esprito Santo, Brasil. Caroline de Andrade Vescovi Nagib MARTINS Tcnloga em Saneamento Ambiental Tainan Bezerra OLIVEIRA. Biloga, Msc. Cincias Ambientais Ronieli Barbosa da SILVA; Tecnloga em Saneamento Ambiental Guilherme Augusto Strutz RAMOS; Eng. Civil, Msc. Engenharia Ambiental Maria Claudia Lima COUTO; Eng. Civil, Msc. Engenharia Ambiental Endereo (1): IEMA. Rod. BR 262, Km 0 - Jardim Amrica - Cariacica - ES 29.140-500 Brazil Tel.: (55) 27 3136-3461, Fax. (55) 27 3136-3444 e-mail: mroxo@iema.es.gov.br RESUMO A gua tem se tornado um recurso escasso em qualidade. Empresas no setor de rochas ornamentais utilizam a gua intensivamente. O cenrio presente e a previso de cenrios futuros nos leva a racionalizar o uso da gua. A racionalizao do uso da gua compreende, num primeiro momento, a reduo do consumo, atravs do no desperdcio (uso no necessrio). A reutilizao das guas de chuva e das guas internas da empresa reduz da mesma forma seu consumo. O controle da gerao de efluentes e de resduos impacta a qualidade da gua. Por fim, o uso de tecnologias menos intensivas em gua ou o aprimoramento das tecnologias existentes alteram o conceito de necessidade de consumo. PALAVRAS CHAVE gua, rocha ornamental, gesto ambiental

INTRODUO Tendo em vista a necessidade de racionalizao do uso da gua, em funo de sua disponibilidade, entende-se que os processos das indstrias de beneficiamento de rochas ornamentais, bem como demais empreendimentos humanos, devem ser trabalhados continuamente para a manuteno deste recurso, pois isto representa economia de custos ambiental e para o prprio processo produtivo da empresa. As indstrias de beneficiamento de rochas ornamentais operam individualmente com trs processos bsicos dependentes do uso da gua: desdobramento dos blocos, polimento e acabamento das chapas. Esses processos exigem um grande volume do recurso hdrico, mas medidas de controle operacional e recirculao de gua nos processos podem minimizar este consumo.

2. OBJETIVOS Este trabalho tem por objetivo organizar o conhecimento e divulgar as prticas de boa gesto da gua abordadas no licenciamento das atividades de beneficiamento de rochas ornamentais pelo Instituto Estadual para assuntos do Meio Ambiente e Recursos Hdricos IEMA, do Estado do Esprito Santo, Brasil. Estas prticas podem ser reproduzidas ou adaptadas a outras atividades humanas, considerando as particularidades de cada atividade. O trabalho tambm pretende analisar o uso da gua por estas empresas.

3. METODOLOGIA UTILIZADA O trabalho foi desenvolvido a partir da observao das prticas conduzidas pelo IEMA no licenciamento das atividades em questo. A partir desta observao foi possvel estabelecer pontos principais. Foram geradas concluses a partir da organizao do conhecimento, ou seja, viso de interfaces e integrao destas prticas. As etapas seguintes consistem do levantamento de dados sobre consumo de gua e gerao de efluente nas industrias instaladas e sobre o uso das novas tecnologias no Estado, e formalizao de proposta para otimizar a utilizao deste recurso neste processo industrial.

4. ATIVIDADES COMPLETADAS Num primeiro momento, foram organizadas as informaes sobre as formas de uso da gua neste processo industrial.

5. RESULTADOS OBTIDOS A gesto dos recursos hdricos nas industrias de beneficiamento de rochas ornamentais deve ocorrer em trs momentos: captao, utilizao no processo produtivo, manuteno e efluentes. Alm destes momentos, a gesto dos resduos interfere na gesto hdrica dentro e fora da empresa. 5.1. A captao O Instituto Estadual para assuntos do Meio Ambiente e Recursos Hdricos IEMA possui um setor especfico na gesto dos recursos hdricos que atravessam ou se localizam no Estado do Esprito

Santo, a Gerncia de Recursos Hdricos - GRH. Este grupo est implementando a gesto dos recursos hdricos segundo bacias hidrogrficas atravs do cadastramento e da outorga de captaes/descartes em corpos hdricos. Atualmente est ocorrendo o cadastramento da captao de gua em poos e nos corpos hdricos superficiais com vazo inferior a 2 l/s. Caso a captao nos corpos hdricos superficiais seja maior que a citada, procedida a outorga. Assim como nas demais Gerencias do IEMA, a Subgerncia de Licenciamento em Minerao SLM exige em seus processos de licenciamento tal procedimento. Esta uma forma de racionalizar o uso de recursos hdricos, prevenindo e mitigando situaes de escassez. 5.2. Umectao das vias de acesso internas As empresas de beneficiamento, em sua maioria, no possuem vias internas pavimentadas. Essas vias sofrem constante movimentao de veculos que carregam os blocos de rochas, insumos e resduos que, em perodos secos, levantam grande quantidade de material particulado. Por isto, a umectao das vias deve ser realizada, quando necessrio. Em perodos midos, quando a gerao de particulados menor, a umectao menos necessria. Uma alternativa umectao das vias a pavimentao das mesmas, reduzindo a necessidade de uso da gua. 5.3. guas externas As guas pluviais que fluem dos taludes a montante so recolhidas por canaletas que so direcionadas a um ponto de sada a jusante, afastando as guas do ptio da empresa, evitando o carreamento de materiais do processo produtivo, evitando eroso. Estes pontos concentram a gua, e vertem para caixas retentoras de matrias slidos, evitando o carreamento pontual das guas superficiais, o que por sua vez pode gerar assoreamentos pontuais de corpos dgua. Sugerimos, em alguns casos, a captao de gua da chuva, para utilizao nos processos industriais ou mesmo no abastecimento domstico. Podem ser recolhidas por telhados dos galpes com caimento. A gua escoa em funo da inclinao formada, onde verte para calhas na base do telhado e abastece um reservatrio de onde a gua pode ser bombeada em direo caixa dgua da empresa.

5.4. Efluentes domsticos Exigimos que os empreendimentos tratem seus efluentes domsticos, pois os mesmos podem conter organismos patognicos. O tratamento recomendado pelo rgo, quando no h sistema de tratamento de esgotos na rede coletora, consiste no sistema fossa sptica - filtro anaerbio-sumidouro (ou outra destinao). O lanamento em corpos dgua deve atender ao padro de qualidade da gua deste corpo, que definido segundo seu uso.

5.4. Processo Produtivo 5.4.1 Lavagem dos blocos As rochas ornamentais so recebidas nas empresas na forma de blocos de 8 m. Estes blocos so armazenados no ptio, e so lavados antes de serem serrados para a retirada se solo que por ventura foi agregado ao bloco na sua extrao. Como o bloco tal como extrado considerado inerte segundo a norma brasileira NBR 10004:2004 Classificao de resduos, a gua que escoa

do bloco pode infiltrar no solo, ser desviada para um corpo dgua ou ser reutilizada, aps sedimentao do material carreado na lavagem.

5.4.2 Processo de serragem A serragem dos blocos de granito tem por objetivo a produo de chapas, em geral de 2 a 3 centmetros de espessura, e consiste no movimento de lminas de serragem paralelas que descem gradualmente, serrando o bloco. Este processo ocorre em via mida e para aumentar o atrito, adicionada granalha de ao ou ferro. Adiciona-se tambm, cal hidratada para evitar a oxidao das chapas em contato com a granalha e as lminas. Este material, constitudo de gua, granalha e cal, denominado lama denominada lama abrasiva. No processo de serragem, o p-de-rocha adicionado lama. Esta lama sofre recirculao, at que esteja saturada de resduos e ento deve ser descartada para evitar o comprometimento do maquinrio. O efluente proveniente da serragem deve passar por um tratamento que vise reduo da umidade, conseqentemente do volume, o que reduz o custo com transporte para disposio final em aterros industrias ou para serem utilizados como matria-prima em outros processos produtivos. Os principais tipos de tratamento utilizados pelas empresas do Estado so sedimentadores verticais associados ou no a leitos de secagem ou filtro-presa. Nestes tipos de tratamento uma parcela da gua recuperada podendo retornar ao processo industrial.

5.4.3 Processo de polimento, corte e acabamento A legislao estadual do Esprito Santo prev, na LEI N. 4.636, Art. 1, que as indstrias de beneficiamento de mrmore e granito estabelecidas neste Estado ficam obrigadas a construrem e utilizarem tanques de decantao para reutilizao da gua. Esta reutilizao refere-se ao processo de polimento, corte e acabamento. O polimento das chapas realizado em via mida com mquinas manuais, semi-automticas ou automticas. Para polir as chapas, estas mquinas pressionam em sentido rotatrio um material chamado abrasivo, que consiste num suporte plstico ou metlico que acondiciona um disco feito com material abrasivo. Este material pode ser basicamente de quatro tipos: os magnesianos, resinides, diamantados e metlicos. O mais empregado o magnesiano, que contm em sua composio cloretos. Aps o levigamento (polimento mais bruto), so aplicadas resinas para impermeabilizao das chapas. Uma vez polida a chapa, a mesma cortada segundo o produto desejado. Este corte ocorre tambm por via mida, realizado com serras, na maioria das empresas. gerado ento um efluente contendo gua e p-de-rocha.

No processo de polimento, gerado um grande volume de efluente consistindo de gua, material abrasivo, resina seca e p-de-rocha. No processo de acabamento gerado um efluente com gua, p-de-rocha e eventualmente cola e outros produtos de acabamento. O efluente gerado no polimento e no corte e acabamento encaminhado a tanques de decantao, em geral seqenciais. Os sedimentos depositados no fundo dos tanques formam uma lama, podendo ser utilizado floculantes para acelerar o processo O efluente dos tanques reutilizado no processo, conforme estabelecido pela Lei N. 4.636. Esta medida reduz a captao externa de gua promovendo um ganho ambiental e proporcionando reduo de custos. O empreendedor pode optar por um sistema de tratamento alternativos, desde que comprovada sua eficincia, sendo condio para todos os tratamentos 30% de umidade final da lama, por

questo de destinao final em aterros para resduos classe II-A (NBR 10004:2004). Esta medida, alm de aumentar o tempo de vida til do aterro e de diminuir os riscos de vazamento no transporte, induz a empresa a reutilizar a gua gerada. Todas estas medidas atenuam a interferncia nos corpos dgua.

5.5. Medidas de controle 5.5.1 Impermeabilizao de pisos Para que seja evitada a infiltrao de materiais no solo, o que comprometeria o lenol fretico, necessrio que o piso da empresa seja impermeabilizado. O piso pode receber os efluentes que escapam dos processos de serragem, polimento e corte e acabamento. Durante o processo de serragem, polimento e corte, pode ocorrer a externalizao, respectivamente, da lama abrasiva, guas residurias do polimento e do corte, materiais que se depositam sobre o piso. pedida a construo de canaletas ao redor destes equipamentos, que drenam as gua, encaminhando-as ao(s) tanque(s) de decantao. Uma vez que durante a drenagem, parte do material slido fica retido nas canaletas, pedido que haja manuteno das mesmas, evitando-se sua saturao. A fluidez dos efluentes que drenam pelas canaletas se relaciona com a sada desses lquidos para o piso e a reas externas empresa. Pisos permeveis e canaletas entupidas podem significar a entrada de contaminantes no lenol dgua.

5.5.2. Oficina mecnica leos lubrificantes utilizados na manuteno dos equipamentos (teares, politrizes e mquinas de corte) podem se depositar sobre o piso, por isto recomenda-se a manuteno regular das mquinas. Efluentes oriundos de oficinas mecnicas devem ser tratados e destinados corretamente. Um sistema utilizado consiste de calhas de drenagem do piso que vertem para uma caixa separadora gua/leo, onde o leo pode ser reaproveitado, e gua retorna ao processo industrial. 5.5.3. Gesto ambiental dos insumos e suas embalagens Os insumos da produo, como cal virgem, granalha, abrasivos, resinas e oleosos devem ser armazenados sobre piso impermevel e em local coberto, evitando o comprometimento do solo e de corpos dgua. Suas embalagens, que podem conter produtos danosos sade do homem e dos ecossistemas, devem ser devidamente destinadas, podendo retornar ao fabricante, serem reutilizadas ou serem descartadas, respeitando sempre seu potencial contaminante.

5.5.4. Gesto dos resduos slidos Resduos slidos perigosos, no inertes e inertes (NRB: 10004:2004) devem ser armazenados de maneira segregada, em locais cobertos.

O armazenamento conjunto destas trs tipologias implica na caracterizao do resduo de menor potencial contaminante com o de maior. O descarte ou reuso destes materiais em consonncia com sua caracterizao original implica em riscos ao meio ambiente, sendo a gua um veculo e objeto desta contaminao.

5.6. Efluentes slidos e semi-slidos 5.6.1. Caracterizao da lama Exigimos em nosso licenciamento a caracterizao da lama abrasiva, bem como os demais resduos gerados. Testes de laboratrio podem caracterizar o resduo (Norma NBR 10004:2004) como: - perigoso (caractersticas como toxidade, patogenicidade, entre outras); - no perigoso no inerte (no se classifica como perigoso nem como inerte, podendo ter caractersticas como solubilidade, biodegradabilidade, entre outras); - inertes [amostrados de forma representativa, em contato dinmico e esttico com a gua no apresentam constituintes solubilizados a concentraes (anexo da norma) superiores aos padres de potabilidade da gua excetuando-se cor, turbidez, dureza e sabor] Esta caracterizao ir determinar o cuidado na disposio temporria e final da lama, e a liberao ou no da utilizao da lama em um novo produto. Procurando minimizar os custos com testes de laboratrio, pedimos o inventrio de insumos e matrias-primas que compe os resduos. A definio dos elementos que compe os resduos orientam quais os elementos sero analisados/caracterizados no mesmo. 5.6.2. Armazenamento temporrio da lama (efluente seco dos teares, politrizes, mquinas de corte e drenagem, aps sedimentao) Aps sedimentao nos tanques, o efluente semi-slido pode ser armazenado no interior da empresa, at que o mesmo seja enviado a depsitos maiores ou seja reaproveitado. Estes tanques temporrios devem possuir superfcie impermevel, impedindo que o resduo atinja o lenol fretico. Devem ser cobertos, evitando o aporte das guas pluviais, que poderiam completar o volume do tanque. A gua decantada reaproveitada no processo industrial.

5.6.3. Transporte O transporte da lama para aterros ou reutilizao deve contemplar a vedao da carga, evitando seu extravasamento para as vias, protegendo os corpos dgua a jusante das vias. 5.6.3. Aterros Industriais 5.6.3.1. Seleo de reas para aterro O IEMA elaborou um termo de referncia para aterro de resduos de rochas ornamentais. As reas selecionveis para a construo de aterros no podem se situar em reas de preservao permanente, definidas pela legislao brasileira (Resoluo CONAMA n 303/2002) como sendo, entre outras, reas: - de charco (estas reas, alm de possurem ecossistema diferenciado, influem diretamente na qualidade da gua subterrnea, uma vez que so afloramentos do lenol dgua)

- reas marginais aos corpos dgua, em extenso (definida na resoluo) proporcional largura do corpo hdrico. Devem ser indicados os usos dos corpos de gua prximos, bem como dos poos e outras colees hdricas, e tambm os usos e ocupao do solo na regio.

5.6.3.2. Aterros Dentre outros controles, o aterro deve possuir base e laterais com permeabilidade de 10-6 cm/s e distncia mnima de 3m entre a base do aterro e o lenol dgua (zona no aturada do solo). Outra medida prevista a reutilizao da gua residuria pelas empresas. Esta gua coletada no fundo do aterro por um sistema de calhas de drenagem e verte para uma caixa retentora de materiais slidos. A cobertura do aterro deve ser composta, sucessivamente a partir do topo do material aterrado, por uma camada com permeabilidade de 10-6 cm/s, outra com material permevel (brita) e ao final uma camada de solo com matria orgnica e vegetao. A gua que penetra na superfcie do terreno e ultrapassa a camada orgnica atinge o leito permevel, por onde drena sobre o leito impermevel, sendo todos estes extratos levemente inclinados.

5.6.4. Reutilizao A empresa que desejar reutilizar a lama na composio de outros produtos industriais deve comprovar, por testes de laboratrios, que o produto inerte, segundo as NBRs 10.0004, 10005, 10006 e 10007. Este cuidado evita que o novo produto, que atualmente pode ser um tijolo, bloco de concreto, cimento, entre outros, todos materiais utilizados na construo civil, contaminem o ambiente em que se insere.

6. CONCLUSES E RECOMENDAES O setor de rochas ornamentais um setor que utiliza intensivamente a gua. O IEMA vem trabalhando no sentido da conscientizao para a reduo do consumo deste recurso e aumento da sua disponibilidade em qualidade. Os recursos hdricos, ao serem utilizados em um processo industrial, sofrem transformaes quantitativas e qualitativas complexas. Por isto sua utilizao deve ser diagnosticada e avaliada, para o subsdio de propostas que otimizem seu uso, visando preservao dos recursos naturais. Este trabalho, no mbito da indstria de beneficiamento de mrmores e granitos, pretendeu realizar esta diagnose, para que, num segundo momento, sejam recolhidos dados sobre o consumo e gerao de efluentes, a fim de se gerar uma proposta, pelo rgo ambiental do Esprito Santo, de otimizao do uso destes recursos nesta atividade industrial. Os primeiros resultados j aparecem pelo aumento do nmero de aterros em sintonia com os ecossistemas, e o incremento na reutilizao da gua e reaproveitamento dos efluentes, o que ocorre muitas vezes de maneira espontnea. REFERENCIAS BIBLIOGRFICAS 1. HEAT, R. C. Basic ground-water hidrology. U. S. Geological Survey Water Supply Paper 2220, Washington D. C., 1983, 84 p. 2. MAGACHO, Idenisia; SILVA, Ronielli Barbosa da. INDICADORES DE GERAO DE RESDUOS DO PROCESSO DE BENEFICIAMENTO DE ROCHAS ORNAMENTAIS: ESTUDO

DE CASO EM EMPRESAS DE NOVA VENCIA/ES JANEIRO A JUNHO DE 2006. Monografa do Curso de Especializao Latu Sensu em Gesto Ambiental do Departamento de Engenharia Ambiental do Centro Tecngico da Universidade Federal do Esprito Santo. Vitria, 2006. 134 p. 3. NBR 10004:2004 Resduos slidos Classificao. 4. NBR 10005:2004 Procedimento para obteno de extrato lixiviado de resduos slidos. 5. NBR 10006:2004 Procedimento para obteno de extrato solubilizado de resduos slidos. 6. NBR 10007:2004 Amostragem de resduos slidos. 7. RODRIGUES, Marcus Vincius. Gesto de Empresas. Apostila do Curso MBA em Gesto Ambiental. Fundao Getlio Vargas, Rio de Janeiro, 2004.

Vous aimerez peut-être aussi