Vous êtes sur la page 1sur 11

ETEC CNEGO JOS BENTO CURSO TCNICO EM QUMICA

EMANUELLE XAVIER NASCIMENTO DE SOUSA FBIO PEDROSO BIELA DA CONCEIO

MEIOS CORROSIVOS

JACARE SP 2011

Introduo
Os processos corrosivos esto presentes em todos os locais e a todo instante da nossa vida diria. Os problemas de corroso so freqentes e ocorrem nas mais variadas atividades, como, por exemplo, nas indstrias qumica, petrolfera, petroqumica, naval, de construo civil, nos meios de transporte areo, ferrovirio, martimo, em sistemas de telecomunicaes, na odontologia (restauraes metlicas, aparelhos de prtese), na medicina (uso de implantes cirrgicos na ortopedia) e na preservao de monumentos histricos, deteriorao de automveis, eletrodomsticos, estruturas metlicas, instalaes industriais, etc. Com o avano tecnolgico, mundialmente alcanado, o custo da corroso se eleva tornando um fator de -se grande importncia. Em termos de quantidade de material danificado pela corroso, estima-se que uma parcela superior a 30% do ao produzido no mundo seja usada para reposio de peas e partes de equipamentos e instalaes deterioradas pela corroso. Sob o ponto de vista de custo, estima-se em 3,5% do Produto Interno Bruto o dispndio com a corroso em pases industrializados. Sendo a corroso um processo espontneo, pode-se prever que a maioria dos metais seria imprpria utilizao industrial. Esta utilizao , no entanto, possvel graas ao retardamento da velocidade das reaes, que se consegue entre outras formas pelos fenmenos de polarizao e passivao, os quais, associados aos processos de proteo, proporcionam a utilizao econmica e segura dos materiais metlicos. Dos processos de proteo anticorrosiva utilizados, a pintura industrial constitui o de maior importncia se considerados os aspectos de viabilidade tcnica e econmica e extenso de sua aplicao. Este trabalho tem como principal objetivo apresentar os meios corrosivos mais freqentemente encontrados: atmosfera, guas naturais, solo e produtos qumicos e, em menor escala, alimentos, substancias fundidas, solventes orgnicos, madeiras e plsticos. Deve-se destacar a importncia que representa a natureza do meio corrosivo qu se e encontra na imediata proximidade da superfcie metlica. Assim, por exemplo, no caso de trocadores de calor, o meio corrosivo vai apresentar uma temperatura mais elevada na parte em contato imediato com a superfcie metlica dos tubos. Tal fato pode a carretar uma decomposio, nesta regio, dos produtos usados para tratamento da gua, como no caso de polifosfatos que, por elevao de temperatura, sofrem reverso para fosfatos, podendo depositar nos tubos fosfato de clcio, Ca (PO4) . Outro exemplo que evidencia a importncia do meio na imediata proximidade da superfcie metlica o caso do crescimento do pite por ao autocataltica. evidente, tambm, que no caso de o material reagir com o meio corrosivo e formar uma pelcula passivadora, essa ir influenciar na posterior ao corrosiva do meio.

Meios corrosivos Atmosfera


A importncia da atmosfera, como meio corrosivo, pode ser confirmada pelo grande numero de publicaes cientificas relacionadas com ensaios de corroso utilizando diferentes materiais metlicos e prolongados perodos de exposio. A ao corrosiva da atmosfera depende fundamentalmente dos fatores:
y y y y

Umidade relativa; Substancias poluentes particulados e gases; Temperatura; Tempo de permanncia do filme de eletrlito na superfcie metlica.

Alem destes fatores devem ser considerados os fatores climticos, como: intensidade e direo dos ventos, variaes cclicas de temperatura e umidade, chuvas e insolao (radiaes UV). No entanto, a corroso atmosfrica, classificada em funo do grau de umidade na superfcie metlica, em:
y

Corroso atmosfrica seca ocorre em atmosfera isenta de umidade, sem qualquer presena de umidade, sem qualquer presena de filme de eletrlito na superfcie metlica. Corroso atmosfrica mida ocorre em atmosferas com umidade relativa menor que 100%. Tem-se um fino filme de eletrlito, depositado na superfcie metlica, e a velocidade do processo corrosivo depende da umidade relativa, poluentes atmosfricos e higroscopicidade dos produtos de corroso. Corroso atmosfrica molhada, a umidade relativa est perto de 00% e ocorre condensao na superfcie metlica, observando-se que a superfcie fica molhada com o eletrlito, como, por exemplo, chuva e nevoa salina depositadas na superfcie metlica.

Umidade Relativa
A influencia da umidade na ao corrosiva da atmosfera acentuada, pois sabe que -se o ferro em atmosfera de baixa umidade relativa praticamente no sofre corroso: em umidade relativa em torno de 60% o processo corrosivo lento, mas acima de 70% ele acelerado. A umidade relativa pode ser expressa pela relao entre o teor de vapor d gua encontrado no ar e o teor mximo que pode existir no mesmo, nas condies consideradas, ou ento pela relao entre a presso parcial de vapor d gua no ar e a presso de vapor d gua saturado, na mesma temperatura; ela expressa em porcentagem. Alm da presena de gases poluentes, a ao corrosiva evidenciada com a presena conjunta de carvo e dixido de enxofre. O carbono na forma de fuligem adsorve xidos de enxofre, havendo assim a formao de acido sulfrico e conseqentemente a corroso.

Substncias Poluentes
Particulados
As partculas solidas, sob a forma de poeiras, existem na atmosfera e a tornam mais corrosiva, porque pode-se verificar:
y

Deposio de material no - metlico, como slica, SiO , que, embora no atacando diretamente o material metlico, cria condies de aerao diferencial, ocorrendo corroso localizada embaixo do deposito (partes sujeitas a poeira so as mais atacadas em peas estocadas sem nenhum proteo); Deposio de substancias que retm umidade, isto , so higroscpicas ou deliqescentes, acelerando o processo corrosivo, pois aumentam o tempo de permanncia da gua na superfcie metlica, podendo-se citar como exemplos o cloreto de clcio e o cloreto de magnsio, que so substancias deliqescentes, e o oxido de clcio. Deposio de sais que so eletrlitos fortes, como sulfato de amnio proveniente da reao entre amnia e xidos de enxofre, presentes na atmosfera.

e cloreto de sdio a maior ao corrosiva de atmosferas marinhas deve-se a deposio de nvoa salina contendo sais como NaCl e MgCl ;
y

Deposio de material metlico se o material metlico depositado for de natureza qumica diferente daquele da superfcie em que estiver depositado, poder ocorrer formao de pilhas de eletrodos metlicos diferentes, com a conseqente corroso galvnica do material mais ativo; Deposio de partculas slidas que, embora inertes para o material metlico, podem reter sobre o superfcie metlica gases corrosivos existentes na atmosfera o caso das partculas de carvo.

Gases
Alm dos gases constituintes da atmosfera, principalmente oxignio e nitrognio, so freqentemente encontrados monxido de carbono, dixido de carbono, oznio, dixido de enxofre, trixido de enxofre, monxido de nitrognio, e em reas mais localizadas, gs sulfdrico, amnia, cloreto de hidrognio, fluoreto de hidrognio e cloro. Um dos exemplos mais comuns da ao da corroso de gases o oznio que prejudicial para elastmeros, que sob ao prolongada desse gs sofre oxidao, perdendo sua elasticidade e chegando a ficar quebradia. Outro exemplo clssico, o dixido de enxofre e o trixido de enxofre, so os mais freqentes constituintes corrosivos de atmosferas industriais, em razo de as industriais usarem leos combustveis contendo geralmente 3 a 4% de enxofre. Esses gases formam em conjunto com a umidade presente no ar, respectivamente, acido sulfuroso e acido sulfrico, justificando o fato das atmosferas industriais serem bastante corrosivas. A conhecida chuva acida, responsvel pela corroso em estruturas metlicas e em concreto, deve-se a presena, com maior freqncia de xidos de enxofre e xidos de nitrognio.

Outros fatores
Quanto aos outros fatores que podem influenciar a ao corrosiva da atmosfera, preciso considerar ainda:
y

Temperatura - se for elevada, ir diminuir a possibilidade de condensao de vapor d gua na superfcie metlica e adsoro de gases, minimizando a possibilidade de corroso; O tempo de permanncia do filme de eletrlito na superfcie metlica - evidente que, quanto menor for esse tempo, menor a ao corrosiva da atmosfera. Os fatores climticos podem ter a grande influncia nesse caso; as chuvas podem ser benficas solubilizando os sais presentes na superfcie metlica e retirando-os da mesma; mas, se houver frestas ou regies de estagnao, as solues dos sais podem ficar depositadas e aumentam a condutividade do eletrlito, acelerando o processo corrosivo. Os ventos podem arrastar, para as superfcies metlicas, agentes poluentes e nevoa salina; dependendo da velocidade e da direo dos ventos, esses poluentes podem atingir instalaes posicionadas ate em locais bem afastados das fontes emissoras; As variaes cclicas de temperatura e umidade em funo das estaes do ano, pode-se ter uma ao mais intensa desses fatores climticos; em certos pases, aumenta muito o teor de SO , durante o inverno, devido a maior queima de carvo para alimentar os sistemas de aquecimento, ocasionando maiores taxar de corroso; Insolao (raios UV) causa deteriorao (calcinao ou empoamento) em pelculas de tintas a base de resina epxi e em PRFV (plstico reforado com fibra de vidro, como polister reforado com fibra de vidro) e ocasiona ataque no material plstico. Devido a possibilidade de tal ao destrutiva de radiaes UV, so usados, nas formulaes de PRFV, aditivos resistentes a essas radiaes ou revestimentos com tintar nos equipamentos sujeitos a insolao. No caso de revestimentos, de estruturas metlicas ou equipamentos, expostos a insolao, recomenda-se o uso de tintas a base de resina poliuretnicas, que so resistentes a radiao UV.

Diferentes atmosferas segundo a corroso relativa de ao carbono.

Observaes Gerais:
y y y

No inicio da corroso, a sua velocidade s depende da composio da atmosfera, independendo da composio do material metlico; Quando se forma o produto de corroso, o material passa a se corroer numa velocidade que depende da composio do material e do produto de corroso; Em atmosferas poludas (SO , NaCl, umidade relativamente alta), a velocidade de corroso vai depender da composio do material pois, nesse caso, o produto de corroso no tem geralmente caractersticas protetoras; Em atmosferas no poludas, a ferrugem constituda pelo Fe O H O insolvel logo, uma vez formada, essa camada de oxido d uma relativa proteo contra posterior ataque; Em atmosferas no poludas, pode-se usar ao carbono, reservando-se o uso de aos mais caros, de baixa liga, para atmosferas poludas, pois ai a composio do material metlico o fator determinante; As chuvas podem ter uma ao benfica em atmosferas poludas, pois lavam a superfcie metlica exposta, impedindo a concentrao do agente atmosfrico corrosivo no material; Em atmosferas poludas, conveniente o emprego de revestimentos protetores, como pelculas de tintas de alto desempenho, como aquelas a base de resinas poliuretana, epxi, vinlica, acrlica ou de silicatos inorgnico ou orgnico de zinco.

guas Naturais
Os materiais metlicos em contato com a gua tendem a sofrer corroso, a qual vai depender de varias substancias que podem estar contaminando a mesma. Entre os mais freqentes contaminantes tem-se:
y y y y y

Gases dissolvidos oxignio, nitrognio, dixido de carbono, cloro, amnia, dixido de enxofre, cloro, trixido de enxofre e gs sulfdrico; Sais dissolvidos cloretos de sdio, de ferro, e de magnsio, carbonato de s[dio, bicarbonatos de clcio, de magnsio e de ferro; Matria orgnica de origem animal ou vegetal; Bactrias, limos e algas; Slidos suspensos;

Na apreciao do carter corrosivo da gua, tambm devem ser considerados o pH, a temperatura, velocidade e ao mecnica. Alm do fim a que se destinam, como por exemplo, para sistemas de resfriamento, para gerao de vapor, potvel, e etc.

Solo
O comportamento do solo como meio corrosivo deve ser considerado de grande importncia, levando-se em considerao as enormes extenses de tubulaes enterradas, como oleodutos, gasodutos, adutoras e minerodutos, e a grande quantidade de tanques enterrados armazenando combustveis. Estas corroses em tubulaes e tanques contendo

combustveis podem causar perfuraes que provocam vazamentos, com conseqente contaminao do solo ou de lenis freticos, e com possibilidade de incndios e exploses. Variaes na estrutura e composio do material metlico no apresentam muito influencia na velocidade da corroso. No entanto, a natureza do solo possui grande influencia, existem diversas variveis que podem ser evidenciadas, como:

Variabilidade
y y y y

Aerao, umidade, ph; Potencial redox, microrganismos; Condies climticas; Heterogeneidade do solo.

Caractersticas fsico-qumicas:
y y y y

Presena de gua, sais solveis e gases. pH; Resistividade eltrica; Potencial redox;

Condies microbiolgicas:
y y y

Influencia direta; Modificao na resistncia de revestimentos; Origem de meios corrosivos.

Condies operacionais:
y y y y y y

Condies climticas; Emprego de fertilizante; Despejos industriais; Profundidade; Aerao diferencial; Correntes de fuga.

Produtos Qumicos
Em equipamentos usados em processos qumicos deve-se levar em considerao duas possibilidades: deteriorao do material metlico do equipamento e contaminao do produto qumico. Os fatores que influenciam so vrios e complexos em alguns casos. Entre eles so citados a pureza do metal, contato de metais dissimilares, natureza da superfcie metlica, pureza do produto qumico, concentrao, temperatura e aerao. Produtos alcalinos como hidrxido de sdio (soda caustica) podem ser embalados em recipientes de ao carbono, entretanto, alumnio, zinco, estanho e chumbo, sofrem ao corrosiva. Se a temperatura for elevada e com aumento da concentrao da soluo de

hidrxido de sdio, o ao-carbono tambm sofre corroso, podendo ocorrer fragilidade custica. Produtos cidos, como cido fluordrico, devem ser embalados em frascos de material polimrico como polietileno, evitando-se o contato com frascos de vidro que seriam atacados. Said derivados de cido fluordrico, como fluoretos, so embalados em frascos de vidro revestidos com parafina. cido clordrico, ntrico, sulfrico e actico e seus sais podem ser embalados em frascos de vidro sem problemas de corroso. No caso de produtos qumicos para fins farmacuticos ou medicinais, deve-se considerar no s o ataque do material metlico, mas tambm a possibilidade de contaminao do produto. Produtos a base de compostos de mercrio no devem ser acondicionados em recipientes de alumnio, pois a embalagem sofreria corroso, contaminando o produto.

Alimentos
A importncia de efeito corrosivo dos alimentos est ligada a formao de possveis sais metlicos txicos. Alem do carter toxico dos sais resultantes, eles podem alterar caractersticas do alimento como sabor, aroma e aparncia bem como ocasionar rancidez. Mesmo que a ao corrosiva seja pequena, observa-se que mnimas quantidades de:
Zinco, ferro e cobre: modificam o aroma do leite; Ferro: pode reagir com tanino ocasionando escurecimento de vegetais em conserva; Estanho: ocasiona turvao em cerveja e vinhos brancos; Chumbo: causa saturnismo, doena que ataca o sistema nervoso.

Para evitar a deteriorao de alimentos, eles so adicionados de conservantes, geralmente cidos orgnicos, como o cido ctrico, que podem atacar alguns recipientes metlicos. Esse fato pode ser observado em embalagens de conservas alimentcias que usam latas de folha de flandres (ao revestido com estranho) e tem solda de liga de chumbo-estanho: o ataque na regio da solda ocasiona a contaminao com chumbo do alimento. Para evitar esse ataque recomenda-se o revestimento da parte interna dessas latas com resina epxi-fenlica. As indstrias de alimentos e de laticnios, como exigem materiais resistentes a corroso e tambm de fcil limpeza, utilizam em grande escala equipamentos de ao inoxidveis. Entretanto, diversos casos de corroso por pite e de corroso sob tenso fraturante, em aos inoxidveis.

Substncias fundidas
A corroso ocasionada por esses meios corrosivos est ligada ao fato de o material metlico ser solvel no composto ou no metal fundido. No caso de metais fundidos, pode-se ter:
y y

Formao de ligas; Formao de compostos intermetcos;

y y

Penetrao do metal lquido intergranularmente no metal slido; Transferncia de massa.

No caso de compostos fundidos pode-se ter, tambm, o ataque do material metlico por ao de oxidao, como nos casos de ataque do metal (M,) por hidrxido de sdio ou por nitrato de sdio, fundidos.

Solventes Orgnicos
Como solventes orgnicos so compostos com ligaes covalentes e portantono so considerados eletrlitos, os casos de corroso originados por eles ficam mais relacionados com presena de impurezas que podem existir no mesmos, tornando-os corrosivos para determinados materiais metlicos. Assim, bem conhecida a ao da gua aquecida ou do vapor d gua sobre solventes clorados, produzindo hidrolise dos mesmos, com formao de cido clordrico e ocasionando corroso dos materiais metlicos. Devido a este fato, so usados no desengraxamento, com vapor de solvente, de peas metlcas, solventes clorados i estabilizados, isto . Contendo inibidor de corroso.

Madeiras e Plsticos (Polmeros)


Embora no sejam muito freqentes casos de corroso associados com madeira e plsticos, deve-se considerar a possibilidade de tais materiais sofrerem decomposio, originando produtos corrosivos. Assim, a madeira pode emitir vapores corrosivos, geralmente constitudos de acido actico, provenientes da hidrolise de substncias orgnicas, como polissacardeos acetilados. Embora haja tambm, formao de pequenas quantidades de cidos frmico, propinico e butrico, e acido actico o maior responsvel pela ao corrosiva. Em alguns casos a madeira sofre tratamento com preservativos para evitar sua decomposio por ao microbiolgica, e entre esses preservativos existem alguns base de sais de cobre (arsenito, naftenato, etc). Nesse caso, pode-se ter a lixiviao de ons de cobre e os mesmos podem originar corroso galvnica em materiais metlicos como alumnio, zinco e ao, quando em contato com essa madeira. No caso dos plsticos, pode-se ter a formao de vapores corrosivos originados por decomposio, geralmente trmica, ou, em alguns casos, microbiolgica. Os plsticos contendo compostos orgnicos halogenados so os que formam produtos mais cor rosivos quando decompostos termicamente, como evidenciado nos exemplos:
y

Cloreto de polivinila (PVC) aquecido a 70C-80C desprende cloreto de hidrognio, HCl(g), que em presena de gua forma acido clordrico, tornando o meio bastante corrosivo. Pode tambm sofrer decomposio quando irradiado com luz UV, tornandose corrosivo em temperatura ambiente;

Borracha clorada exposta luz UV ou aquecida a altas temperaturas desprende HCl(g), que em presena de gua torna o meio bastante corrosivo devido a formao de cido clordrico.

Os plsticos contendo substncias nitrogenadas podem originar amnia, em sua decomposio, como o caso do nilon, hexametileno adipamida, tornando-se corrosivo para o cobre ou suas ligas.

Aspectos prejudiciais relacionados a cor roso:


y

Selecionar material com inadequada resistncia corroso para uma determinada aplicao pode ser um oneroso. Perdas diretas e indiretas que podem resultar de um ataque corrosivo podem ser: - Quebra de equipamento e prejuzos. - Substituio prematura de equipamentos com reflexos no custo industrial. - Necessidade de projetos superdimensionados para suportar os efeitos da corroso: exemplo aumento nas espessuras, dimetros etc. - Paralisao inesperada do equipamento causando transtornos no planejamentode produo. - Perda de um produto (exemplo, se uma tubulao de um sistema hidrulico desenvolve um vazamento devido a uma corroso induzida, contaminando o produto ). - Perda de eficincia (exemplo, produtos gerados pela corroso diminuem a velocidade de transferncia de calor em um sistema de resfriamento ) Algumas destas perdas indiretas podem custar mais que a diferena de preo entre um material que teria um desempenho satisfatrio e outro que no. Portanto importante considerar o potencial de perdas indiretas devido corroso quando for feita a seleodo material a ser aplicado. Corroso tambm constitui um significativo risco de segurana quando a falha ocorre em partes crticas de um meio de transporte. Alm dos aspectos econmicos e segurana, corroso importante do ponto de vista de conservao de recursos de materiais.

Vous aimerez peut-être aussi