Vous êtes sur la page 1sur 8

ELECTRNICA E SISTEMAS MDICOS

Amplificador de ECG

Trabalho Prtico #2 Vitor Azenha #26221 Lus Ferreira #33003 Grupo #4

2010-11-12

Universidade de Aveiro

ndice

Introduo --------------------------------------------------------------------------------------- 3 Objectivos----------------------------------------------------------------------------------------- 3 Electrnica utilizada --------------------------------------------------------------------------- 4 Anlise de Resultados e Concluso------------------------------------------------------- 7 Electrocardigrafos Comerciais------------------------------------------------------------- 8 Bibliografia--------------------------------------------------------------------------------------- 8

2010-11-12

Universidade de Aveiro

Introduo
O electrocardiograma (ECG) um sinal biolgico originado no msculo cardaco que permite diagnosticar um grande nmero de patologias do sistema cardiovascular. Trata-se de um sinal com amplitudes na gama tpica de 1 - 100mV e gama de frequncias entre os 0.05 e os 100 Hz. Este trabalho aborda a construo de um amplificador electrnico para este importante sinal biolgico.

Objectivos
Montagem de um amplificador de instrumentao capaz de acondicionar electronicamente o sinal de ECG, de forma a poder registar o nosso prprio sinal cardaco; Implementao de um circuito detector do complexo QRS, com indicao visual atravs de um led.

2010-11-12

Universidade de Aveiro

Electrnica utilizada
Resumo
O resultado final (na imagem em baixo) pode ser dividido em 3 blocos base.

A. Instrumentao , ganho e isolamento do paciente


Neste andar, o AD623, com o seu excelente CMRR, evita que grande parte do rudo comum s duas entradas se intrometa no restante circuito. Este facto particularmente importante neste tipo de aplicao, em que os sinais medidos so da ordem dos mV, e em que o rudo se torna um verdadeiro problema. A proteco que implementmos para o isolamento da pessoa que estiver a ser monitorizada baseada em dodos, e encontra-se entrada do AD623.

B. Filtro passa alto


Serve essencialmente para remover a componente DC (qualquer offset que o sinal pudesse ter), centrando o sinal em zero.

C.Filtro passa baixo


O sinal de ECG tem, normalmente e segundo o guio do trabalho, componentes de frequncia at um mximo de 100Hz. Isto significaria que o corao humano poderia bater a 6.000 pulsaes por minuto, o que irrealista no mbito do nosso projecto. Por isso, projectmos o nosso filtro passa-baixo para uma frequncia de corte de 10Hz (1.000 pul/minuto), eliminando eficazmente os 50Hz da linha elctrica, mantendo um regime aceitvel de funcionamento.

2010-11-12

Universidade de Aveiro

Detalhe
Andar A - Instrumentao, ganho e isolamento do paciente
Para obtermos o sinal de ECG amplificado e devidamente limpo de rudo, em vez de utilizarmos trs opamps e criarmos ns um amplificador de instrumentao, optmos por utilizar um amplificador de instrumentao comercial (AD623, cujo circuito interno simplificado est na imagem em baixo) e, desta forma, obtivemos: Regime de funcionamento assegurado pelo fabricante; Um melhor CMRR; Ganho fcil de regular atravs de uma resistncia externa; Alta resistncia de entrada; Funcionamento rail to rail.

Ganho do AD623:

Utilizmos , obtendo . Era possvel obter um ganho maior com este opamp, mas, foi necessrio manter o ganho em 50 para o caso de o sinal de ECG chegar aos 100mV que o guio do trabalho menciona, caso em que, o sinal de sada bater nos 5V da nossa alimentao, a limitao de tenso de sada do AD623. O CMRR apontado pelo fabricante com este ganho de aproximadamente 100db. A resistncia de entrada do nosso circuito (que a do AD623 em configurao diferencial) de , segundo consta no datasheet do amplificador. O isolamento da pessoa a ser monitorizada proporcionado pelos dodos colocados em paralelo com as entradas. Estes dodos limitam a tenso em ambas as linhas em que esto pendurados, sendo um dos mtodos de proteco mais simples.

2010-11-12

Universidade de Aveiro

Andar B - Filtro passa-alto


Este andar o mais simples, no passa de um condensador em srie com o sinal. A resistncia de 15k est l apenas para fornecer corrente de polarizao ao TL081, caso seja necessrio.

Andar C - Filtro passa-baixo


Inicialmente, implementmos um filtro activo com um opamp mas, mais tarde, percebemos que isso s se justificava face a um filtro passivo (o utilizado) se necessitssemos de mais ganho, o que no foi o caso.

Para a nossa frequncia de corte de 10Hz e com um condensador de 3,3uF: Pelo que utilizmos . com o condensador pr-definido por ns,

Detector do complexo QRS


Outro dos objectivos do nosso trabalho foi detectar e sinalizar o complexo QRS, atravs da activao de um led. O circuito utilizado para fazer essa deteco pode ser considerado o nosso andar D, e est ilustrado na imagem em baixo.

Andar D - Detector do Complexo QRS

2010-11-12

Universidade de Aveiro

Para detectar o complexo QRS e fazer piscar um led com a passagem da onda R, bastou adicionar um opamp com um ganho considervel (aproximadamente 20V/V com as resistncias mostradas na imagem em cima), que saturasse quando essa deteco acontecesse. Esse opamp actua num transstor que serve de interruptor. O condensador em paralelo com o led serve para manter o mesmo aceso durante mais uns instantes.

Anlise de resultados e concluso


sada do nosso circuito amplificador de ECG (antes do detector de complexo QRS) obtivemos a seguinte forma de onda.

Os resultados obtidos por ns foram bastante interessantes, apenas tivemos uns pequenos problemas com maus contactos na placa branca mas, de resto, o circuito ficou a funcionar como esperado. No pudemos calcular o ganho efectivo do nosso circuito porque no tivemos acesso aos valores de pico do sinal de entrada, mas o valor apresentado na medio feita no osciloscpio aponta para uma tenso de entrada de 9,2mV perfeitamente dentro da gama esperada.

),

o que est

2010-11-12

Universidade de Aveiro

Electrocardigrafos Comerciais

CMS 80A 1101B Electrocardigrafo CMS-80A ECG2010 (nosso) BTL-08 SD6 ECG 548-ECG-1101B CMRR 103 dB 100 dB 100 dB 100 dB

BTL-08 SD6 ECG Largura de Banda 0,05-150Hz 0,05-10Hz 0,04-150Hz 0,05-150Hz

548-ECGCanais 1 2 6 12

Impedncia de entrada 10 M 2 G 20 M 50 M

Comparando o nosso electrocardigrafo com os apresentados podemos verificar que: a largura de banda do nosso inferior resistncia de entrada duas ordens de grandeza superior devido ao AD623. O Ganho Diferencial de Modo Comum (CMRR) aproximadamente igual o nmero de canais verifica-se que superior ao CMS-80A mas que bastante inferior ao dos restantes produtos.

Podemos concluir que o nosso produto tem uma boa relao preo/qualidade, pois muito mais barato do que os restantes e permite a visualizao do sinal ECG amplificado.

Bibliografia
http://www.tradevv.com/chinasuppliers/ContecMedicalSystem_p_26659/china-CMS80A-Hand-held-Single-Channel-ECG.html http://www.quirumed.com/pt/Catalogo/articulo/41318/eletrocardiaografo-digital-saerieb-de-1-canal http://www.ieeta.pt/sias/courses/esm/

Vous aimerez peut-être aussi