Vous êtes sur la page 1sur 8

ALOTROPIA:

a propriedade que tem um mesmo elemento qumico de formar duas ou mais substncias simples diferentes. Exemplos: a) 02 (gs oxignio) e 03 (oznio). O gs oxignio e oznio diferem um do outro na atomicidade, isto , no nmero de tomos que forma a molcula. Dizemos que o gs oxignio e o oznio so as FORMAS ALOTRPICAS do elemento qumico oxignio. O oxignio existe no ar atmosfrico, sendo um gs indispensvel nossa respirao. O oznio um gs que envolve a atmosfera terrestre, protegendo-nos dos raios ultravioleta do sol. Devido s suas propriedades germicidas, o oznio utilizado como purificador da gua potvel.

b) Diamante e grafite: So duas substncias simples bem diferentes uma da outra, sendo entretanto formadas pelo mesmo elemento qumico, o carbono. Diamante e grafite so, pois, as formas alotrpicas do elemento qumico carbono. Estas substncias diferem entre si pela estrutura cristalina, isto , pela forma de seus cristais. A maneira dos tomos de carbono se unirem diferente, na grafite e no diamante. Existem outros elementos qumicos que possuem formas alotrpicas, como, por exemplo, enxofre rmbico e enxofre monoclnico, que diferem um do outro pela estrutura cristalina. O fsforo vermelho e o fsforo branco so altropos do elemento qumico fsforo, que diferem entre si pela atomicidade. As formas alotrpicas de um elemento qumico podem, pois, diferir uma da outra pela atomicidade ou ento pela estrutura cristalina. importante que no se esquea do seguinte detalhe, ALOTROPIA refere-se somente a SUBSTNCIAS SIMPLES.

FENMENOS FSICOS E QUMICOS:


Fenmeno toda e qualquer transformao que ocorre com a matria, podendo basicamente ser classificado em fsico ou qumico. FENMENO FSICO todo fenmeno que ocorre sem que haja a formao de novas substncias. So fenmenos fsicos: a queda de um corpo, a reflexo da luz em um espelho, a dilatao dos corpos, a evaporao do lcool, a fuso do gelo, etc. As mudanas de estado fsico sofridas pelas substncias so fenmenos fsicos.

MUDANAS DE ESTADO FSICO:


Absoro de Calor
Fuso Vaporizao

Slido

Lquido

Gasoso

Solidificao

Liquefao ou Condensao

Liberao de calor

Alm da densidade absoluta, so propriedades fsicas da matria. os pontos de fuso e ebulio. Essas propriedades so especficas de cada substncia, caracterizando as mesmas. Ponto de Fuso: a temperatura na qual a substncia passa do estado slido para o lquido, sob determinada presso. Ponto de Ebulio: a temperatura na qual a substncia passa do estado lquido para o gasoso, sob determinada presso. Sob presso normal, isto , ao nvel do mar, a gua apresenta as seguintes caractersticas: Ponto de fuso: OoC; Ponto de ebulio: 100oC. A densidade da gua igual a 1 g/cm3 na temperatura de 4 oC .

De modo semelhante, sob determinada presso, cada substncia possui um valor fixo dos pontos de fuso e ebulio, como tambm da densidade. bom saber que, para cada substncia, tem-se: PONTO DE FUSO PONTO DE SOLIDIFICAO PONTO DE EBULIO = PONTO DE LIQUEFAO

Isto significa dizer que se o gelo se funde a O0C, a gua solidifica nesta mesma temperatura. Se a gua lquida vaporiza a l000C, seus vapores se condensam tambm a l000C. Para ocorrer fuso ou vaporizao, deve haver aquecimento da substncia, enquanto que na condensao ou solidificao a substncia deve ser resfriada. Devido ao calor solar, a gua contida em um recipiente evapora. Se este mesmo recipiente com gua for aquecido em um fogo, a gua entrar em ebulio. Portanto, a ebulio rpida em relao evaporao. Tanto a ebulio quanto a evaporao so diferentes tipos de vaporizao. Certas substncias passam do estado slido diretamente para o gasoso quando recebem calor. O oposto tambm pode ocorrer. Este fenmeno a sublimao. Tal fenmeno ocorre com a naftalina e o todo slido. Durante qualquer mudana de estado fsico de uma substncia pura, sua temperatura permanece constante. FENMENO QUIMICO todo fenmeno que ocorre com a formao de novas substncias. So fenmenos qumicos: a combusto do lcool, o enferrujamento do ferro, a respirao dos seres vivos, a fotossntese realizada plos vegetais clorofilados, etc. Os fenmenos qumicos so tambm denominados REAES QUMICAS. As reaes qumicas so representadas graficamente por meio de EQUAES QUMICAS.

OBSERVE O QUADRO SEGUINTE:

Representao Um elemento qumico SMBOLO

Do tomo de

Da Molcula de uma substncia qumica

Reao Qumica EQUAO QUMICA

De uma

FRMULA

Toda equao qumica possui dois membros separados por uma seta. No primeiro membro encontram-se as substncias REAGENTES e no segundo membro, os PRODUTOS DA REAO. Exemplos: a) Combusto do etanol ou lcool comum:

Nesta reao qumica, representada pela equao acima, uma molcula de etanol (C2 H5 OH) reage com trs molculas de gs oxignio do ar atmosfrico (02), produzindo duas molculas de gs carbnico (C02) e trs molculas de gua. Naturalmente, se a queima do lcool ocorreu em um recipiente aberto, o gs carbnico e o vapor d'gua formados foram liberados para o ar atmosfrico. Em qualquer reao qumica, o nmero de tomos de cada elemento no 1 e 2 membros da equao deve ser o mesmo. Por isto, para cada substncia, o nmero de molculas que reagem e so produzidas nem sempre o mesmo. Os nmeros que aparecem esquerda de cada frmula so os coeficientes da equao, que indicam o nmero de molculas que reagem e so produzidas. Neste exemplo, os coeficientes so: 1, 3, 2 e 3.

b) Fotossntese:

Quando um vegetal clorofilado realiza fotossntese, para cada 6 molculas de gs carbnico que reagem, so necessrias 6 molculas de gua para produzirem 1 molcula de glicose e 6 de oxignio. Naturalmente, o nmero de molculas que reagem e so produzidas durante a fotossntese bem maior do que esse, mas corresponde a valores mltiplos desses coeficientes. Se um dos coeficientes da equao for multiplicado por um nmero, todos os coeficientes desta equao devero ser multiplicados pelo mesmo nmero. Verifique o nmero de tomos, de cada elemento no 1 e 2 membros da equao acima: C: 6 tomos no 1 membro e 6 tomos no 2 membro. O: 18 tomos no 1 membro e 18 tomos no 2 membro. H: 12 tomos no 1 membro e 12 tomos no 2 membro. Isto significa que a equao acima est corretamente balanceada, ou seja, os seus coeficientes esto ajustados. Para contar o nmero de tomos de cada elemento, deve-se multiplicar o coeficiente pelo correspondente ndice (nmero que fica abaixo e direita do smbolo). Se o elemento aparece em mais de uma substncia do mesmo membro, seus tomos devem em seguida ser somados. Verifique se a equao de combusto do etanol, exemplo a, est corretamente balanceada. Conte e escreva o nmero de tomos de cada elemento no 1 e 2 membros.

Segundo o cientista francs, Antolne Laurent de Lavoisier, em uma reao qumica: A soma das massas das substncias reagentes igual soma das massas dos produtos da reao. Este enunciado conhecido como Lei de Lavolsier ou Lei da Conservao das Massas. Para que uma reao qumica esteja de acordo com a Lei de LavoIsler, os nmeros de tomos dos elementos devem ser iguais nos dois membros da equao, ou seja, a equao deve estar corretamente balanceada.

Bibliografia:
Http: WWW.UOL.COM.BR W
WWW.STI.COM.BR W W W . Z A Z . C O M. B R

Vous aimerez peut-être aussi