Vous êtes sur la page 1sur 72

TomTom GO

1.
O que vem na embalagem

O que vem na embalagem

a Seu TomTom GO
J
A C D

F H G I K E

A Microfone B Luz de carga C Boto ligar/desligar D Detector de luz E Boto Reset F alto-falante G Slot do carto de memria (no inclui carto SD) para a opo de mapas adicionais H Conector USB I TomTom conector/conector RDS-TMC* J Conector para antena externa K Conector da sada de udio c Documentao

b Suporte comventosa

d Carregador do carro

e Suporte da base domstico

* As informaes de trnsito RDS-TMC no esto disponveis no Brasil.

2.
Antes de iniciar...

Antes de iniciar...

Ligar e desligar
Para ligar ou desligar o seu TomTom GO, mantenha pressionado o boto de ligar/desligar durante 2 segundos. Na primeira vez que voc ligar, pode demorar um pouco para que o equipamento inicie. Nota: em casos raros, o seu GO poder no iniciar corretamente. Se isso acontecer, pressione o boto reset e religue o equipamento.

Configurao
Para configurar o seu TomTom GO, necessrio responder a algumas questes, tocando na tela. Importante: ateno ao selecionar o idioma correto, pois o idioma que escolher ser utilizado em todos os menus e instrues escritas.

Observaes sobre as baterias


Aconselhamos a carregar totalmente o TomTom GO na primeira vez que o ligar ao suporte de base domstico. A bateria demora 2 horas para ficar totalmente carregada. Quando coloca o seu GO no suporte de base domstico, voc perguntado se deseja lig-lo ao computador. Se selecionar No, o equipamento desligar se voc no tocar na tela durante trs minutos. Isto permite que a bateria possa ser carregada mais depressa. Para obter informaes sobre como conectar ao computador, consulte Utilizar o TomTom HOME na pgina 65. Nota: o seu TomTom GO consome uma pequena quantidade de energia da bateria para guardar a ltima tela apresentada quando o equipamento foi desligado. Se no carregar o seu GO durante um longo perodo de tempo, o GO ir apresentar a tela de incio predefinida na prxima vez em que iniciar o equipamento. Todas as outras configuraes do equipamento sero mantidas.

Melhorar a recepo
Se o seu TomTom GO demorar mais de 5 minutos para localizar a sua posio atual, certifique-se de que o equipamento se encontra num espao aberto longe de objetos altos, como edifcios ou rvores. Quando liga o seu TomTom GO ao computador, voc pode usar o TomTom HOME para baixar informao sobre as posies dos satlites GPS para os prximos 7 dias. Isto ajuda o GO a encontrar a sua posio mais depressa. Importante: alguns veculos so equipados com pra-brisas atrmicos. Isto pode impedir o seu GO de localizar a sua posio atual. O kit de antena externa TomTom (disponvel para compra como acessrio) pode ajudar a melhorar a recepo. Nem todos os acessrios esto disponveis nas lojas.

Suporte comventosa
Utilize o suporte de ventosa para instalar o TomTom GO no interior do automvel. Para fixar o suporte, pressione a ventosa firmemente contra o pra-brisas, numa rea em que o vidro seja plano. Certifique-se de que o suporte e o pra-brisas esto limpos e secos antes de fixar o suporte. Coloque o suporte de modo a no interferir com a sua viso da estrada.

Suporte de base domstico


O suporte de base domstico utilizado para carregar o seu TomTom GO quando este no est no automvel e para ligar o GO ao computador. Enquanto est ligado ao seu computador, pode utilizar o TomTom HOME para gerenciar o seu GO. Para mais informaes sobre o TomTom HOME, consulte Utilizar o TomTom HOME na pgina 65.

Trate bem o seu TomTom GO


Nunca deixe o seu TomTom GO nem acessrios vista quando sair do automvel, pois podem se tornar um alvo fcil para ladres. possvel definir uma senha para o seu TomTom GO, que deve ser inserida sempre que iniciar o seu GO. Mais informaes em Utilizar o TomTom HOME na pgina 65. importante cuidar bem do seu GO. O seu GO no foi concebido para ser utilizado em temperaturas extremas e uma exposio a essas condies poder provocar danos irreversveis. Nunca abra a tampa traseira do seu GO. Esta ao pode ser perigosa e anular a garantia. Limpe ou seque a tela do seu GO com um pano macio e no use nenhum lquido de limpeza.

3.
Visualizao da Conduo

Visualizao da Conduo
Quando o seu TomTom GO iniciado, mostrada a Visualizao da Conduo, juntamente com informaes detalhadas sobre a localizao atual. Toque no centro da tela a qualquer momento para abrir o Menu principal. Nota: a Visualizao da Conduo apresentada em preto e branco at o seu GO localizar a sua posio atual.

A Toque em + e - para aplicar mais zoom e menos zoom. B A sua localizao atual. C O nome da prxima estrada principal ou da prxima placa sinalizadora de estradas, se aplicvel. D Instruo de navegao para a estrada mais frente. Toque nesta rea para repetir a ltima instruo de voz e alterar o volume. E O nome da prxima rua para onde deve virar. F Informaes sobre a sua viagem, como tempo de viagem, distncia restante e horrio de chegada. Para selecionar o que ser apresentado, pressione Preferncias da barra de status no menu Preferncias . G Fora do sinal GPS. H Menu rpido

4.
Fazer a primeira viagem

Fazer a primeira viagem


Planejar um percurso com o TomTom GO fcil. Para planejar o seu primeiro percurso, basta seguir os passos indicados abaixo. Importante: voc deve planejar sempre a sua viagem antes de dirigir. perigoso planejar um percurso enquanto dirige. 1. Pressione a tela para abrir o menu principal. Nota: os botes do seu GO so apresentados a cores, a no ser que algum boto no esteja disponvel. Por exemplo, o boto com o nome Localizar alternativa... no Menu principal s fica disponvel quando tiver um percurso planejado. 2. Pressione Navegar at...

3. Pressione Endereo.

Quando inserir um endereo, pode escolher entre as seguintes opes: Centro da cidade - pressione este boto para definir o centro da cidade ou da localidade como destino. Rua e n. da casa - pressione neste boto para definir um endereo exato como destino. Cruzamento ou entroncamento - pressione este boto para definir um cruzamento de ruas como destino. Para a primeira viagem, insira um endereo exato. 4. Pressione Rua e n. da casa.

Nota: na primeira vez que planejar uma viagem, o seu GO pede para escolher um pas. A sua escolha memorizada e utilizada para todos os percursos que planejar. Voc pode alterar esta definio a qualquer altura, pressionando a bandeira do pas. 5. Digite o nome da cidade para onde deseja ir.

medida que escreve, aparecem os nomes das cidades que correspondem ao que j escreveu. Quando o destino pretendido aparecer na lista, pressione o nome da cidade para defini-la como destino. 6. Digite o nome da rua e selecione-o quando ele surgir. Tal como para os nomes de cidades, so exibidos os nomes das ruas que correspondem ao que j digitou. Quando o destino pretendido aparecer na lista, pressione o nome da rua para defini-la como destino. 7. Insira agora o nmero de seu destino e, em seguida, pressione Concludo.

8. O GO pergunta se precisa de chegar em um determinado horrio. Para este exerccio, PressioneNO. O percurso calculado pelo GO. 9. Quando o percurso estiver calculado, PressioneConcludo. O GO comea imediatamente a gui-lo at o destino, atravs de instrues de voz ou de indicaes visuais na tela.

Horas de chegada
Quando planeja um percurso, o TomTom GO pergunta se tem de chegar em uma determinada hora. Pressione SIM para inserir a hora de chegada pretendida. O GO calcula a hora de chegada e mostra se voc vai chegar a tempo. Voc tambm pode usar esta informao para calcular a hora em que deve sair. Se o GO mostrar que chegar com 30 minutos de antecedncia, pode aguardar e partir 30 minutos mais tarde. A hora de chegada est constantemente sendo recalculada durante a viagem. A barra de status mostra se vai chegar a tempo ou se est atrasado(a), conforme mostrado a seguir: Vai chegar 55 minutos antes da hora de chegada inserida. Se a hora prevista de chegada for antecipada mais de 5 minutos antes da hora inserida, ela exibida em verde. Vai chegar 3 minutos antes da hora de chegada inserida. Se a hora prevista de chegada for antecipada em menos de 5 minutos antes da hora inserida, ela exibida em amarelo. Vai chegar 19 minutos atrasado(a). Se a hora prevista de chegada ultrapassar a hora inserida, ela ser exibida em vermelho. Pressione Preferncias de barra de status no menu Preferncias para ativar ou desativar as indicaes de hora de chegada.
Preferncias de barra de status

Selecione as opes necessrias na tela do primeiro menu e, em seguida, pressioneConcludo. Para ativar as notificaes de hora de chegada, selecione Mostrar o desvio de rota da hora de chegada. Para desativar as notificaes de hora de chegada, anule a seleo deMostrar diferena de desvio de rota na hora de chegada.

Quais so as outras opes de navegao?


Ao pressionar Navegar at..., voc pode definir o seu destino de vrias formas e no apenas inserindo o endereo. As outras possibilidades so as seguintes: Pressione este boto para navegar at sua Casa. provvel que este boto seja o mais utilizado.
Casa

Para obter mais informaes sobre como definir a localizao da sua casa, consulte Alterar localizao da casa na pgina 44. Pressione este boto para selecionar um Favorito como destino. Para mais informaes sobre Favoritos, consulte Favoritos na pgina 24.

Favorito

Pressione este boto para inserir um endereo como destino.

2 123
Endereo

Pressione este boto para escolher o seu destino a partir da lista de locais recentemente usados como destino.
Destino recente

Pressione este boto para navegar at um Ponto de interesse (PI). Para obter mais informaes acerca dos PIs e de como navegar at um PI, consulte Pontos de interesse na pgina 30.

Ponto de Interesse

Pressione este boto para selecionar a sua posio GPS como sendo o seu destino.
Posio GPS

Para mais informaes sobre GPS, consulte Sistema de Posicionamento Global - GPS na pgina 64. Pressione este boto para selecionar um ponto no mapa como destino com a ajuda da pesquisa no mapa.

Ponto no mapa

Para mais informaes sobre a pesquisa no mapa, consulte Visualizao da Conduo na pgina 5. Pressione este boto para introduzir um destino utilizando coordenadas de latitude e longitude.

Latitude Longitude

Pressione este boto para selecionar a sua ltima posio gravada como sendo o seu destino.
Posio da ltima parada

Para obter mais informaes sobre o GPS, consulte Sistema de Posicionamento Global - GPS na pgina 64.

Planejar previamente um percurso


Tambm pode usar o GO para planejar viagens antecipadamente, selecionando o ponto de partida e o destino. Por exemplo, pode fazer o seguinte: Saber quanto tempo pode durar uma viagem antes de partir. Ver o percurso da viagem que est planejando. Verificar um percurso para algum que vem visit-lo, para lhe explicar o caminho. Para planejar um percurso antecipadamente, proceda da seguinte forma: 1. Toque na tela para abrir o menu principal. 2. Pressione o boto da seta para passar a tela seguinte do menu e pressione Preparar percurso.

Preparar percurso

3. Selecione o ponto de partida para a sua viagem, da mesma forma que selecionaria o destino. 4. Defina o destino da viagem. 5. Escolha o tipo de percurso que pretende planejar. Caminho mais rpido - o percurso que demora menos tempo. Percurso mais curto - a distncia mais curta entre as localizaes que escolheu. Este pode no ser o percurso mais rpido, especialmente se o percurso mais curto passar por uma cidade ou localidade. Evitar auto-estradas - um percurso que evita auto-estradas. Percurso a p - um percurso concebido para fazer a viagem a p. Percurso de bicicleta - um percurso concebido para fazer a viagem de bicicleta. Velocidade limitada - um percurso para um veculo que s pode circular at uma determinada velocidade. Tem de especificar qual o limite mximo de velocidade. 6. O TomTom GO planeja o percurso entre duas localizaes selecionadas por voc.

Mais informaes sobre um percurso


Voc pode acessar estas opes para o ltimo percurso planejado, pressionando Vista do percurso no menu principal. Para saber detalhes do seu percurso, pressione o boto Detalhes na tela de resumo do percurso. Depois pode selecionar uma das seguintes opes: Pressione este boto para obter uma lista de todas as instrues de conduo desse percurso.
Ver como texto

Isto muito til quando precisa explicar o percurso a outra pessoa.

10

Pressione este boto para ver cada curva do percurso. Pressione as setas direita e esquerda para avanar e recuar no percurso.
Ver como imagens

Toque na tela para desativar a vista 3D e ver o mapa de cima. Pressione este boto para obter uma viso geral do percurso utilizando a pesquisa no mapa.

Ver mapa da estrada

Para mais informaes sobre a pesquisa no mapa, consulte Visualizao da Conduo na pgina 5. Pressione este boto para abrir a tela com o resumo do percurso.

Mostrar resumo do percurso

11

5.
Encontrar percursos alternativos

Encontrar percursos alternativos


Assim que tiver planejado um percurso, poder querer modificar pormenores do percurso sem alterar o destino.

Porqu alterar o percurso?


Talvez por uma das seguintes razes: Voc pode encontrar um bloqueio na estrada ou um congestionamento de trnsito mais frente. Quer passar por um determinado local para ir buscar algum, para almoar ou encher o tanque. Quer evitar um cruzamento/entroncamento problemtico ou uma estrada de que no gosta. Pressione Localizar Alternativa... no menu principal para alterar o percurso atualmente planejado.
Localizar alternativa...

Em seguida, Pressione uma das opes a seguir.

Pressione este boto para calcular uma alternativa ao percurso j planejado.


Calcular alternativa

O seu GO ir procurar outro percurso at o destino a partir da sua localizao atual. Se reconsiderar e pretender utilizar o percurso original, Pressione Recalcular original. Por que o faria? Excluindo as estradas prximas da sua posio e do seu destino, o novo percurso ir usar estradas totalmente diferentes para chegar ao seu destino. Esta uma maneira fcil de calcular um percurso totalmente diferente. Pressione este boto caso detecte uma estrada bloqueada ou congestionamento de trnsito mais frente. Depois tem de escolher que parte do seu percurso pretende evitar. Escolha entre as opes: 100 m, 500 m, 2000 m, 5000 m. O GO recalcular o seu percurso evitando a seo do percurso cuja distncia selecionou. No se esquea que, uma vez calculado um novo percurso, pode ter de sair rapidamente da estrada em que se encontra. Se o bloqueio de estrada desaparecer repentinamente, Pressione Recalcular original para retornar ao percurso original.

Evitar bloqueio na estrada

12

Pressione este boto para alterar o seu percurso, de modo a passar numa determinada localizao para, por exemplo, ir buscar algum.
Viajar por...

Escolhe o local onde quer passar, tal como faz para escolher um destino. Voc pode ento selecionar entre as mesmas opes: por exemplo, Endereo, Favorito, Ponto de Interesse e Ponto no mapa. O GO ir calcular um novo percurso para chegar ao seu destino, passando pelo local que escolheu. Com este boto, s pode passar por uma localizao. Se pretender passar por mais de uma, use um Itinerrio. Mais informaes em Planejamento de itinerrio na pgina 35. Pressione este boto para regressar ao percurso original sem fazer desvios, para evitar bloqueios na estrada ou passar por localizaes especficas.

Recalcular original

Pressione este boto para evitar parte do percurso. Use este boto se detectar que o percurso inclui uma estrada ou entroncamento de que no gosta ou que conhecido pelos problemas de trnsito.
Evitar parte do percurso

Em seguida, escolha a estrada a evitar a partir da lista de estradas no seu percurso.

13

6.
Sons e vozes

Sons e vozes
O som do TomTom GO utilizado para funes como: Instrues de voz Chamadas em modo hands-free Avisos Msica Para obter mais informaes sobre as chamadas em modo hands-free no GO, consulte Chamadas hands-free na pgina 38. Para obter mais informaes sobre a reproduo de msica no GO, consulte Msica e audiovisual na pgina 18

Como se ajusta o nvel do volume?


Voc pode ajustar o volume de trs maneiras: Pressione a rea inferior esquerda da Visualizao da Conduo. A ltima instruo de voz repetida e o nvel do volume exibido. Mova o cursor para o ajustar o volume. No menu principal, pressione Alterar prefernciase, em seguida, pressione Preferncias de volume. pressione Testar para verificar as suas alteraes. Voc pode definir o GO para ajustar o volume automaticamente conforme o rudo dentro do carro.

Ajustar o volume automaticamente


O seu TomTom GO pode alterar o volume sonoro automaticamente. 1. No menu principal, pressione Alterar preferncias.
Preferncias de volume

2. pressione Preferncias de volume. 3. Selecione Variar volume conforme nvel de rudo . 4. pressione Concludo.

14

Selecionar uma voz


Para alterar a voz a ser utilizada pelo seu TomTom GO, pressione Alterar voz no menu Preferncias e Selecione uma voz na lista.

Alterar voz

Alto-falante interno e Alto-falante externo


O TomTom GO tem um Alto-falante de alta qualidade. Ele usado para reproduzir todos os sons do GO, a no ser que seja ligado aos Alto-falantes externos. Voc pode ligar Alto-falantes externos ao GO das seguintes maneiras: Usando um cabo de udio. Nota: se o seu rdio tem um conector de entrada de linha, voc pode reproduzir os sons do GO nos alto-falantes do carro. Ligar um fone de ouvido com microfone Hi-Fi Bluetooth ou Alto-falantes. Sintonizar o transmissor FM no GO para utilizar os Alto-falantes do seu carro.

Transmissor FM
O seu GO est equipado com um transmissor FM dentro do aparelho que funciona como uma estao de rdio. Isto significa que pode ouvir as instrues dadas pelo GO e reproduzir msicas em mp3 atravs dos Altofalantes do rdio. Configurao No menu principal, pressione Alterar prefernciase, em seguida, pressione Preferncias de Alto-falante. Ligue o rdio. Sintonize o rdio numa freqncia que no esteja sendo utilizada por nenhuma estao de rdio. pressione Alterar e defina a mesma freqncia no seu GO. Caso passe por uma zona em que exista uma estao de rdio sendo transmitida na mesma freqncia da que est utilizando no Transmissor FM, poder ter de mudar para outra freqncia.

Utilizar mais do que um Alto-falante


Voc pode Selecionar diferentes Alto-falantes para serem utilizados em situaes especficas, como utilizar o Alto-falante interno para as instrues do TomTom GO e os Alto-falantes externos para ouvir chamadas em modo hands-free e ouvir msica. Alto-falante interno Equipamento Hi-Fi com Bluetooth Sada de linha (cabo de udio) FM para o rdio

15

No consegue ouvir as instrues de voz quando est ouvindo msica? Quando opta por usar um equipamento Hi-Fi Bluetooth para msica e instrues de voz, perguntado se pretende fazer pausa na msica quando so dadas as instrues de voz. Por predefinio, a msica sempre interrompida quando so dadas instrues de voz. Quando recebe uma chamada em modo hands-free, a msica sempre interrompida e as instrues de voz no so dadas. Para obter informaes sobre como fazer chamadas hands-free no GO, consulte Chamadas hands-free na pgina 38.

Utilizar o cabo de udio


Para reproduzir o som atravs do rdio do seu carro ou de outro Alto-falante externo utilizando um nico cabo, faa o seguinte: 1. Ligue o cabo udio ao conector de sada de udio no seu GO. 2. Insira o cabo de udio na tomada de entrada de linha do sistema de som no seu carro ou de outro Alto-falante externo. Nota: nem todos os sistemas de udio dos automveis possuem uma tomada de entrada de linha. Consulte o manual do sistema de som do seu carro para obter informaes especficas. 3. Se est utilizando o sistema de som do seu carro, Selecione o respectivo conector de entrada de linha como sendo a fonte de entrada. 4. No seu GO, pressione Preferncias de Alto-falante no menu Preferncias. Pressione este boto para alterar as definies de Alto-falante.

Preferncias de Altofalante

5. Selecione o Alto-falante que o GO dever utilizar para dar as instrues. Alto-falante interno Equipamento Hi-Fi com Bluetooth Sada de linha (cabo de udio) FM para o rdio 6. Selecione o Alto-falante que o GO deve utilizar para reproduzir msica. Alto-falante interno Equipamento Hi-Fi com Bluetooth Sada de linha (cabo de udio) FM para o rdio 7. pressione Concludo. 8. O GO pergunta se pretende utilizar um Alto-falante Hi-Fi externo com Bluetooth.- pressione NO. Quando o equipamento estiver ligado, o GO confirmar que o som selecionado ser reproduzido atravs do cabo udio.

16

Nota: no possvel ouvir o som emitido pelo sistema de udio do automvel e utilizar o cabo de udio ao mesmo tempo para reproduzir som do GO nos alto-falantes do automvel. Para obter mais informaes sobre como ouvir msica utilizando o GO, consulte Msica e audiovisual na pgina 18.

Utilizar Alto-falantes Hi-Fi com Bluetooth.


O GO pode reproduzir som atravs de Alto-falantes Hi-Fi com Bluetooth, como o fone de ouvido com microfone Hi-Fi com Bluetooth ou um sistema de udio do automvel que utilize Bluetooth. Para reproduzir sons atravs de Alto-falantes Hi-Fi com Bluetooth, faa o seguinte: 1. pressione Preferncias de Alto-falante no menu Preferncias. Pressione este boto para alterar as definies de Alto-falante.

Preferncias de Altofalante

2. Selecione o Alto-falante que o GO dever utilizar para dar as instrues. Alto-falante interno Equipamento Hi-Fi com Bluetooth Sada de linha (cabo de udio) FM para o rdio 3. Selecione o Alto-falante que o GO deve utilizar para reproduzir msica. Alto-falante interno Equipamento Hi-Fi com Bluetooth Sada de linha (cabo de udio) FM para o rdio 4. pressione Concludo. 5. O GO pede para confirmar se pretende utilizar um Alto-falante Hi-Fi Externo com Bluetooth. pressione SIM. O GO iniciar uma busca de equipamentos Hi-Fi com Bluetooth. 6. Selecione o equipamento Hi-Fi com Bluetooth entre a lista de equipamentos encontrados pelo GO. O GO tentar estabelecer uma conexo Bluetooth com o seu equipamento. O equipamento pode solicitar que introduza uma senha no GO antes de estabelecer a conexo Bluetooth. Consulte a documentao do seu equipamento Hi-Fi Bluetooth para obter mais informaes. Uma vez estabelecida a conexo, o som ser reproduzido atravs do equipamento Hi-Fi externo com Bluetooth. Se o GO no for capaz de estabelecer uma conexo Bluetooth, todos os sons sero reproduzidos atravs do Alto-falante interno ou do cabo de udio, caso este se encontre ligado a um equipamento udio externo com os altofalantes.

17

7.
Msica e audiovisual

Msica e audiovisual
Importante: selecione msica e audiovisuais apenas quando estiver parado. perigoso selecionar msicas e fazer ajustes enquanto dirige. Voc TomTom GO pode reproduzir arquivos de udio mp3 e exibir HTML, documentos de texto e fotos.

Colocar msica e fotos no GO


Transfira arquivos de msica e fotos para o seu TomTom GO a partir do computador com o TomTom HOME. Para saber como utilizar o TomTom HOME, consulte Utilizar o TomTom HOME na pgina 65

Reproduzir msica
1. Pressione Msica e audiovisual no menu principal. 2. Pressione TomTomJukebox para iniciar a Jukebox. Nota: voc pode criar listas de msicas utilizando uma aplicao externa como o iTunes, Musicmatch ou Winamp. Lista de msicas - pressione este boto para selecionar uma lista de msicas. Artista - pressione este boto para selecionar uma msica de um artista ou de um grupo especfico. lbum - pressione este boto para selecionar entre uma lista de todos os lbuns no seu GO. msica - pressione este boto para selecionar entre todas as msicas no GO. Gnero - pressione este boto para selecionar um tipo especfico de msica. Nota: nem todos os arquivos mp3 contm informaes sobre a msica, como o intrprete ou o gnero. Se o arquivo no contiver informaes, utilizado o nome do arquivo como ttulo da msica.

Em reproduo
Assim que voc escolher uma msica, o TomTom GO comear a reproduzila e continuar a reproduzir as outras msicas da lista.

18

A Informaes sobre a msica. B Volume - regula o volume movendo o cursor. C O boto Opes. Por exemplo, pode optar por repetir uma msica e ordenar as msicas aleatoriamente. Voc pode alterar estas opes: Ordenar msicas aleatoriamente - a prxima msica selecionada aleatoriamente. Repetir msica - repetir a msica que est ouvindo. Reduzir brilho - o brilho s reduzido na tela de reproduo. Mostar boto de msica na Vista de Conduo - permite um acesso rpido s suas msicas. Alternar automaticamente para Vista de Conduo - quando uma msica comea a tocar, a tela passa a mostrar a Vista de Conduo. Mostra de slides - as suas fotos so exibidas na tela enquanto ouve a sua msica. D Recuar ou avanar uma msica. E Reproduzir ou interromper a msica selecionada. F Pressione o boto Voltar para voltar Jukebox do TomTom. A msica continua a tocar at que pressione o boto Tocando ... na Jukebox para parar a msica.

Transmissor FM
O seu GO est equipado com um transmissor FM dentro do aparelho que funciona como uma estao de rdio. Isto significa que pode ouvir as instrues dadas pelo GO e reproduzir msicas em mp3 atravs dos altofalantes do rdio. Preparar o seu TomTom No menu principal, Pressione Alterar prefernciase, em seguida, Pressione Preferncias de alto-falante. Ligue o rdio. Sintonize o rdio numa freqncia que no esteja sendo utilizada por nenhuma estao de rdio. pressione Alterar e defina a mesma freqncia no seu GO. Caso passe por uma zona em que exista uma estao de rdio a ser transmitida na mesma frequncia que est utilizando no Transmissor FM, poder ter de mudar para outra frequncia.

Utilizar o seu iPod no TomTom GO


Voc pode conectar o seu iPod ao GO com o Cabo de Conexo TomTom para iPods, o qual est disponvel como acessrio.

19

Voc pode ento controlar o seu iPod a partir do GO. O som proveniente do iPod ser reproduzido no alto-falante interno do GO ou num alto-falante externo, se selecionado. Para mais informaes sobre a utilizao de diferentes alto-falantes, consulte Alto-falante interno e Alto-falante externo na pgina 15. Para usar o seu iPod no GO, proceda da seguinte forma: 1. Ligue o Cabo de Conexo para iPods ao seu iPod e ao suporte para prabrisas. 2. No menu principal Pressione Msica e audiovisual e, em seguida, em Controle iPod. 3. Siga as instrues na tela para finalizar a ligao. Voc pode agora controlar o seu iPod atravs do GO. As msicas so selecionadas utilizando os botes mostrados em Reproduzir msica.

Ver fotos
1. Pressione Msica e audiovisual no menu principal. 2. Pressione Galeria de fotos. A galeria de fotos abre e mostra formatos reduzidos (miniaturas) de todas as fotografias guardadas no GO. Pressione as setas para mover para cima ou para baixo a pgina com as miniaturas. Pressione Mostra de slides para iniciar uma mostra de slides. Toque na miniatura de uma fotografia para ver a fotografia em tamanho grande.

B C

A Botes para ampliar e reduzir a fotografia. B Botes para ir para a fotografia seguinte e anterior. C Pressione Mostra de slides para iniciar uma mostra de slides. D Pressione Excluir para excluir uma foto.

20

8.
Ajuda!

Ajuda!
Ajuda! proporciona uma forma fcil de navegar at servios de atendimento de emergncia mdica, ou outros servios especializados, e contat-los por celular. Por exemplo, se tiver um acidente de automvel, pode utilizar a funo Ajuda! para telefonar para o hospital mais prximo e comunicar a sua localizao exata. Sugesto: caso no veja o boto Ajuda! no Menu principal, Pressione Mostrar TODAS as opes de menu no menu Preferncias.

Como utilizar a funo Ajuda! para telefonar para um servio local?


Voc pode utilizar Ajuda! para localizar e entrar em contato com um centro de atendimento. Quando seleciona um centro de atendimento, so exibidos a localizao atual e o nmero de telefone do PI. Se o seu celular est ligado ao GO, a sua localizao atual e o nmero de telefone do centro de atendimento so exibidos na tela e o TomTom GO prepara-se automaticamente para fazer a chamada. A chamada s feita quando voc pressiona Ligar. Se o seu celular no est ligado, a sua localizao atual e o nmero de telefone do centro de atendimento so exibidos na tela, mas o TomTom GO no se prepara para fazer a chamada. Para utilizar a funo Ajuda! para localizar um centro de atendimento, contate o centro por telefone e navegue da sua localizao atual at o local, fazendo o seguinte: 1. Pressione a tela para abrir o menu principal. 2. Pressione Ajuda! 3. Pressione Ligar para Ajuda . 4. Selecione o tipo de servio que pretende, por exemplo, o hospital mais prximo. 5. Selecione um centro da lista, o mais prximo surge no topo da lista. O GO apresenta a localizao do centro de atendimento no mapa e os detalhes de contato. 6. Para navegar at o centro a p, Pressione Caminhar para . O GO comea a gui-lo at o destino.

21

Opes
Utilize o TomTom GO para encontrar a localizao de um servio e os detalhes de contato.
Ajuda de Ligar para

Servios de emergncia Assistncia rodoviria Posto da polcia mais prximo Mdico mais prximo Hospital mais prximo Transporte pblico mais prximo Oficina de reparo de automvel mais prxima Dentista mais prximo Farmcia mais prxima Veterinrio mais prximo Nota: em alguns pases, a informao poder no estar disponvel para todos os servios. Utilize o TomTom GO para navegar por estrada at um centro de atendimento.

Dirigir at a ajuda

Oficina de reparo de automvel mais prxima Hospital mais prximo Mdico mais prximo Posto da polcia mais prximo Farmcia mais prxima Dentista mais prximo Nota: em alguns pases, a informao poder no estar disponvel para todos os servios. Utilize o TomTom GO para navegar a p at um centro de atendimento. Posto de gasolina mais prximo Transporte pblico mais prximo Posto da polcia mais prximo Farmcia mais prxima Casa Mdico mais prximo Nota: Em alguns pases, a informao poder no estar disponvel para todos os servios.

Ajuda de Caminhar para

22

O TomTom GO apresenta a sua localizao atual. Voc pode ento Pressionar Ajuda Ligar para para selecionar o tipo de servio que pretende contatar.
Onde estou?

Pressione este boto para ler o guia de primeiros socorros da Cruz Vermelha britnica.
Guia de Primeiros socorros

Pressione este boto para ler uma seleo de guias teis.

Outros guias

23

9.
Favoritos

Favoritos

O que so os Favoritos?
Favoritos so os locais que voc visita freqentemente. Voc pode criar Favoritos para no ter de inserir o mesmo endereo sempre que se desloca para l. No precisam de ser lugares de que goste particularmente, podem ser simplesmente endereos teis.

Como posso criar um Favorito?


No menu principal, pressione Adicionar Favorito. Nota: O boto Adicionar Favorito poder no ser exibido na primeira pgina do menu principal. Pressione a seta para abrir outras pginas do Menu principal. Voc pode agora selecionar o local para o Favorito a partir da lista a seguir. D um nome ao Favorito que seja fcil de lembrar. O GO sugere sempre um nome, normalmente o endereo do Favorito. Para inserir o nome, basta comear a digitar. No precisa excluir o nome sugerido. Voc pode definir a localizao da casa como um Favorito.

Casa

Voc no pode criar um Favorito a partir de outro Favorito. Esta opo nunca estar disponvel neste menu.
Favorito

Para renomear um favorito, pressione Administrar favoritos no menu Preferncias. Mais informaes em Gerenciar Favoritos na pgina 44. Voc pode especificar um endereo para ser um Favorito. Quando voc insere um endereo, pode escolher entre quatro opes. Centro da cidade Rua e n. da casa Cdigo postal Cruzamento ou interseo

2 123
Endereo

24

Selecione um local Favorito a partir da lista de locais que utilizou recentemente como destinos.
Destino recente

Voc pode adicionar um Ponto de Interesse (PI) aos Favoritos. Isto faz sentido?
Ponto de Interesse

Se visitar um PI que lhe agrade particularmente, por exemplo um restaurante, pode adicion-lo como Favorito. Para adicionar um PI como Favorito, pressione este boto e, em seguida, faa o seguinte: 1. Reduza a escolha de PIs selecionando a rea onde se encontra o PI. Voc pode escolher uma das seguintes opes: PI prximo a voc - para procurar a partir de uma lista de PIs prximos da sua posio atual. PI na localidade - para escolher um PI numa cidade ou localidade em particular. Tem de especificar uma cidade ou localidade. PI prximo da casa - para procurar a partir de uma lista de PIs prximos da localizao da casa. Se est navegando para um destino, tambm pode selecionar a partir de uma lista de PIs que vai encontrar durante o percurso ou perto do seu destino. Escolha uma das seguintes opes: PI durante o percurso PI prximo do destino 2. Selecione a categoria do PI. Pressione a categoria de PI se tal for exibido ou pressione a seta para escolher a partir da lista completa. Pressione Qualquer Categoria de PI para procurar um PI pelo nome. Para mais informaes sobre PIs, consulte Pontos de interesse na pgina 30. Pressione este boto para adicionar a sua posio atual como um Favorito. Por exemplo, se parar em algum lugar interessante, pode pressionar este boto para criar o Favorito.

A minha localizao

Toque neste boto para criar um favorito utilizando a pesquisa no mapa.


Ponto no mapa

Selecione a localizao do favorito com o cursor e depois pressioneConcludo. Para mais informaes sobre a pesquisa no mapa, consulte Navegar mapa na pgina 28.

25

Pressione este boto para criar um Favorito com base nos valores de latitude e longitude.
Latitude Longitude

Pressione este boto para selecionar a sua ltima posio gravada como sendo o seu destino.
Posio da ltima parada

Para obter mais informaes sobre o GPS, consulte Sistema de Posicionamento Global - GPS na pgina 64.

Como posso usar um Favorito?


Um Favorito utilizado normalmente como uma forma de navegar at um local sem ter de inserir um endereo. Para navegar at um Favorito, faa o seguinte: 1. Pressione a tela para abrir o menu principal. 2. Pressione Navegar at... 3. Pressione Favorito. 4. Selecione um Favorito a partir da lista. O GO calcula o percurso. 5. Quando o percurso estiver calculado, pressioneConcludo. O GO comea imediatamente a gui-lo at ao destino com instrues de voz e visuais na tela.

Quantos Favoritos posso criar?


Voc pode criar at 48 Favoritos. Se pretender adicionar mais de 48, sugerimos que crie categorias de PI e adicione alguns dos seus Favoritos como PIs. Para mais informaes sobre PIs, consulte Pontos de interesse na pgina 30.

Como posso excluir um Favorito?


1. Pressione a tela para abrir o menu principal. 2. Pressione Alterar Preferncias para abrir o menu Preferncias. 3. Pressione Administrar favoritos. Sugesto:Pressione a seta para passar pgina seguinte. 4. Pressione o Favorito que pretende excluir. 5. Pressione Excluir.

Como posso mudar o nome de um Favorito?


1. Pressione a tela para abrir o menu principal. 2. Pressione Alterar Preferncias para abrir o menu Preferncias. 3. Pressione Administrar favoritos. Sugesto: Pressione a seta para passar para a prxima pgina de botes.

26

4. Pressione o Favorito que pretende renomear 5. Pressione Renomear.

27

10.
Navegar mapa

Navegar mapa
Para visualizar o mapa do mesmo modo que um mapa de papel tradicional, pressione Navegar mapa no menu principal. Voc pode mover o mapa tocando na tela e movendo o dedo pela tela.

D E
A A barra de escalas B A sua localizao atual. C Boto GPS

Pressione este boto para centrar o mapa na sua posio atual. D Opes E O cursor F O boto Localizar pressione este boto para localizar endereos especficos. G O boto Cursor Pressione este boto para navegar para a posio do cursor, transformar a posio do cursor em um Favorito ou localizar um Ponto de Interesse perto da posio do cursor. H A barra de zoom Aplique mais e menos zoom deslocando o cursor da barra.

Boto de cursor
Voc pode usar o mapa para localizar endereos e Pontos de Interesse (PIs), por exemplo, restaurantes, estaes de trem e postos de gasolina.

28

Pressione o boto de cursor e, em seguida, pressione um dos seguintes botes: Pressione este boto para navegar at posio onde est o cursor. O GO calcula o percurso at l.
Navegar para aqui

Pressione este boto para localizar um PI prximo da posio do cursor. Por exemplo, se localizou um restaurante onde quer ir, pode procurar um estacionamento perto.
Localizar PI prximo

Pressione este boto para trazer a localizao atualmente realada pelo cursor para o centro da tela quando olhar para o mapa.
Centrar no mapa

Pressione este boto para fazer uma chamada para a localizao na posio do cursor. Este boto s estar disponvel se o GO tiver o nmero de telefone da localizao.
Chamada...

O GO tem muitos nmeros de PIs armazenados. Caso insira nmeros de telefone para PIs que tenha criado, tambm pode ligar para l. Para mais informaes sobre chamadas hands-free, consulte Chamadas hands-free na pgina 38. pressione este boto para criar um Favorito na posio do cursor. Para mais informaes sobre Favoritos, consulte Favoritos na pgina 24.

Adicionar como favorito

Pressione este boto para criar um PI na posio do cursor.


Adicionar como PI

Para mais informaes sobre PIs, consulte Pontos de interesse na pgina 30. Pressione este boto para corrigir a localizao mostrada na posio do cursor.

Localizao correta

29

11.
Pontos de interesse

Pontos de interesse
Os Pontos de Interesse (PIs) so locais teis no mapa. Eis alguns exemplos: Restaurantes Hotis Museus Estacionamento Postos de gasolina

Mostrar os PIs no mapa


1. Pressione Mostrar PI no mapa no menu Preferncias.

Mostrar PI no mapa

2. Selecione as categorias de PI que quer ver no mapa. Pressione Localizar para procurar um PI pelo nome. 3. pressione Concludo. Os PIs que selecionou so apresentados como smbolos no mapa.

Telefonar para um PI
Seu TomTom GO sabe os nmeros de telefone de muitos PIs. Por exemplo, voc pode telefonar para um restaurante para reservar uma mesa. Para informaes sobre como utilizar o TomTom GO para efetuar chamadas hands-free, consulte Chamadas hands-free na pgina 38.

Navegar para um PI
Voc pode usar um PI como destino. Por exemplo, se est em viagem para uma localidade que no conhece, pode escolher um PI para ajudar a localizar uma garagem de estacionamento. 1. Pressione a tela para abrir o menu principal. 2. Pressione Navegar at... no menu principal. 3. Pressione Ponto de interesse. 4. Pressione PI na localidade. 5. Restrinja a sua escolha de PIs selecionando a rea onde se encontra o PI.

30

Voc pode escolher uma das seguintes opes: PI prximo de voc - para escolher entre uma lista de PIs prximos da sua localizao atual. PI na localidade - para localizar um PI numa determinada cidade ou localidade. PI prximo da casa - para escolher entre uma lista de PIs perto da localizao da casa. Voc pode selecionar entre uma lista de PIs que se encontram nas imediaes do seu percurso ou perto do seu destino. Escolha entre uma destas opes: PI durante o percurso PI prximo do destino 6. Digite o nome da cidade que pretende visitar e Selecione a cidade quando esta surgir na lista. 7. Pressione Garagem de estacionamento. 8. Selecione a categoria de PI: Pressione Qualquer Categoria de PI para procurar um PI pelo nome. Pressione a categoria do PI, caso esta lhe seja apresentada. Pressione a seta para selecionar a partir da lista de categorias. Selecione a categoria a partir da lista ou comece a digitar o nome da categoria e Selecione-a quando esta surgir na lista. 9. Selecione um estacionamento. A distncia perto de cada PI a distncia que se encontra do centro da cidade. 10.A partir da lista de PIs exibida, Selecione o PI para o qual quer navegar. A tabela abaixo explica as distncias enumeradas a seguir a cada PI. PI prximo de si PI na localidade PI prximo da casa PI durante o percurso PI prximo do destino ltimo PI Distncia a partir da localizao atual Distncia a partir do centro da cidade Distncia a partir da sua localizao residencial Distncia a partir da localizao atual Distncia a partir do seu destino Distncia at ao ltimo PI que visitou

Se souber o nome de um PI, Pressione Localizar e, de seguida, digite o nome. Selecione-o quando aparecer na lista. 11.Selecione um estacionamento. A distncia perto de cada PI a distncia que se encontra do centro da cidade. Uma vez selecionado um PI, o percurso at l calculado pelo TomTom GO. O percurso para o PI calculado depois pelo TomTom GO.

31

Gerenciar os PIs
Pressione Gerenciar PIs no menu Preferncias.

Gerenciar PIs

Nota: o boto Gerenciar PIs s est disponvel quando todos os botes de menu so exibidos. Para que todos os botes de menu sejam exibidos, Pressione Ver TODAS as opes de menus no menu Preferncias. Voc pode, por exemplo, fazer o seguinte: Criar as suas prprias categorias de PI e adicionar PIs. Programar avisos quando se aproximar de um PI. Qual a razo para criar os meus prprios PIs? Um PI age como um atalho - assim que tiver guardado a localizao como PI nunca mais ter de digitar o endereo desse PI outra vez. Mas quando cria um PI, pode guardar mais do que apenas a sua localizao. Nmero de Telefone - quando cria um PI pode guardar um nmero de telefone com ele. Categorias - quando cria um PI tem de colocar numa categoria. Por exemplo, quando cria uma categoria de PIs chamada Restaurantes preferidos. Guarde o respectivo nmero de telefone com cada PI para poder telefonar a partir do GO e reservar uma mesa.

Como posso criar os meus prprios PIs?


1. Pressione a tela para abrir o menu principal. 2. Pressione Alterar preferncias. 3. Pressione Gerenciar PIs. 4. Antes de poder adicionar um PI, tem de criar pelo menos uma categoria de PI. Cada PI colocado numa categoria. S pode adicionar PIs a categorias que tenha criado. Pressione Adicionar categoria de PI.
Adicionar categoria de PI

5. Insira o nome da sua categoria PI, por exemplo Amigos ou Restaurantes preferidos. Depois Selecione um marcador para a sua categoria PI. 6. Pressione Adicionar PI. Pressione este boto para adicionar um PI.

Adicionar PI

7. Selecione a categoria de PI onde pretende adicionar o PI.

32

8. Selecione a localizao do seu PI a partir da lista abaixo. Voc pode definir o seu local de casa como um PI. Se pretender alterar o local de casa, pode criar um PI do local de casa antes de alterar.
Casa

Voc pode criar um PI de um Favorito. Voc s pode criar um nmero limitado de Favoritos. Se quer criar mais Favoritos, tem de eliminar alguns Favoritos primeiro. Antes de eliminar um Favorito torne-o um PI para que no perca o endereo. Voc pode especificar um endereo para ser um PI. Quando voc insere um endereo, pode escolher entre quatro opes. Centro da cidade Rua e n. da casa Cdigo postal Cruzamento ou interseo Selecione a localizao do PI a partir da lista de locais que utilizou recentemente como destinos.
Destino recente

Favorito

2 123
Endereo

Voc pode adicionar um Ponto de Interesse (PI) como PI. Por exemplo, se estiver criando uma categoria de PIs dos seus restaurantes preferidos, use esta opo em vez de inserir os endereos dos restaurantes.
Ponto de Interesse

Pressione este boto para adicionar a sua posio atual como um PI. Por exemplo, se parar num local do seu agrado pode pressionar este boto para criar um PI.
A minha localizao

Pressione este boto para criar um PI utilizando a pesquisa no mapa.


Ponto no mapa

Selecione a localizao do PI com o cursor e, em seguida, Pressione Concludo. Para obter mais informaes acerca da pesquisa no mapa, consulte Visualizao da Conduo na pgina 5 e Como posso criar os meus prprios PIs? na pgina 32 Pressione este boto para criar um PI com base nos valores de latitude e longitude.

Latitude Longitude

33

Pressione este boto para selecionar a sua ltima posio gravada como sendo o seu destino.
Posio da ltima parada

Isto poder ser til no caso do GO no ser capaz de manter um sinal de GPS forte, por exemplo, quando dirige em um tnel longo. Para obter mais informaes sobre o GPS, consulte Sistema de Posicionamento Global - GPS na pgina 64.

Como posso definir avisos de PIs?


1. Toque na tela para abrir o menu principal. 2. Pressione Alterar preferncias. 3. Pressione Gerenciar PIs. Nota: o boto Gerenciar PIs s est disponvel quando todos os botes de menu so exibidos. Para que todos os botes de menu sejam exibidos, Pressione Ver TODAS as opes de menus no menu Preferncias. 4. Pressione Avisar da proximidade. Pressione este boto para receber um aviso quando passar perto da localizao de um PI.
Avisar da proximidade do PI

5. Selecione a categoria de PI sobre a qual pretende ser avisado. Selecione a categoria a partir da lista ou comece a escrever o nome da categoria e Selecione-a quando for exibida na lista. 6. Selecione a que distncia do PI quer ser avisado. 7. Escolha o tipo de som de aviso para a categoria de PI que selecionou.

34

12.
Planejamento de itinerrio

Planejamento de itinerrio

O que um Itinerrio?
Um Itinerrio um plano de viagem que inclui mais localizaes do que o seu destino final. Um Itinerrio pode incluir os seguintes itens: Destino - uma localizao no curso da sua viagem onde pretenda parar. Ponto de passagem - uma localizao no curso da sua viagem por onde pretenda passar sem parar. Eis um exemplo de um Itinerrio:

Os destinos so apresentados usando este smbolo. Os pontos de passagem so apresentados usando este smbolo.

Em que situaes devo usar um Itinerrio?


Um Itinerrio pode ser utilizado em viagens do tipo: Turismo de automvel por um pas durante as frias com muitas paradas. Uma viagem de dois dias com uma parada para pernoitar. Um curto passeio de carro que passa por Pontos de Interesse. Em todos estes exemplos, Pressione Navegar at...para cada local. No entanto, se utilizar um Itinerrio, pode poupar tempo ao planejar tudo previamente.

Criar um Itinerrio
1. Pressione a tela para abrir o menu principal. 2. Pressione Planejamento de itinerrio.

35

A tela de Planejamento de itinerrio aberta. A princpio, no existe qualquer elemento no Itinerrio.


Planejamento de itinerrio

Nota: este boto s poder ser exibido se voc habilitar o equipamento para mostrar todas as opes de menu. Para ver todas as opes de menus, Pressione Mostrar TODAS as opes de menu. Mais informaes em Botes e caractersticas ocultas na pgina 41. 3. Pressione Adicionar e selecione uma localizao. Sugesto: voc pode adicionar itens ao seu itinerrio em qualquer ordem e alterar essa ordem mais tarde.

Comear a viajar com um Itinerrio


Pressione Opes e, em seguida, pressione Iniciar navegao. Para salvar um itinerrio, pressioneSalvar itinerrio. Para carregar um itinerrio salvo, Pressione Carregar itinerrio. Para criar um novo itinerrio, Pressione Novo itinerrioe para eliminar um, pressione Excluir itinerrio.

Seguir um Itinerrio
Quando usar um Itinerrio para navegar, o percurso ser calculado at o primeiro destino no Itinerrio. O TomTom GO calcula a distncia e tempo restantes at o primeiro destino e no para o Itinerrio todo. Assim que comear a usar um Itinerrio, o percurso calculado a partir da sua posio atual. Voc no precisa definir um ponto de partida. Quando tiver passado por um ponto de passagem ou chegado a um destino, este fica marcado como visitado. Os pontos de passagem so apresentados no mapa. O GO no o avisa que est se aproximando ou quando chega a um ponto de passagem.

Gerenciar um Itinerrio
Pressione um item do seu Itinerrio para abrir um menu de botes para editar esse item. Estes so os botes disponveis. Voc pode transformar um destino em ponto de passagem utilizando este boto.
Marcar ponto de passagem

Os pontos de passagem so localizaes por onde pretende passar a caminho do(s) destino(s) selecionado(s). Os destinos so localizaes onde pretende parar. Este boto s exibido se o item que pressionou for um local de destino.

36

Com este boto voc pode transformar um local de destino em um ponto de passagem.
Marcar como destino

Os pontos de passagem so localizaes por onde pretende passar a caminho do(s) destino(s) selecionado(s). Os destinos so localizaes onde pretende parar. Este boto s exibido se o item que pressionou for um ponto de passagem. Pressione este boto para ignorar parte do seu Itinerrio. O GO ignorar este item e todos os itens anteriores a este definidos no Itinerrio.

Marcar como visitado

A navegao ser feita at o item seguinte no Itinerrio. Este boto s exibido se voc ainda no passou pelo local. Pressione este boto para repetir parte do seu Itinerrio. O GO navegar at este item e depois para os restantes definidos no Itinerrio.

Marcar como a visitar

Este boto s exibido se voc j tiver passado por este local. Pressione este boto para mover o item para cima na ordem definida para o Itinerrio.

Mover item para cima

Este boto no exibido se o item for o ltimo do Itinerrio. Pressione este boto para mover o item para baixo na ordem definida para o Itinerrio.

Mover item para baixo

Este boto no exibido se o item for o primeiro do Itinerrio. Pressione este boto para ver a localizao do item no mapa. Para mais informaes sobre a pesquisa no mapa, consulte Visualizao da Conduo na pgina 5. Toque neste boto para eliminar o item do Itinerrio.

Mostrar no mapa

Excluir o item

37

13.
Chamadas hands-free

Chamadas hands-free

Chamadas hands-free
Se tem um celular com Bluetooth, pode usar o TomTom GO para fazer chamadas, enviar e receber mensagens. Nota: Nem todos os celulares so suportados ou compatveis com todas as caractersticas. Para obter mais informaes, v a www.TomTom.com/ phones

Ligar ao seu celular


Em primeiro lugar, tem de estabelecer uma ligao entre o seu celular e o TomTom GO. Pressione Celular no menu principal e, em seguida, siga as instrues na tela. S precisa de fazer isto uma vez. Depois disso, o TomTom GO reconhecer sempre o seu celular.

A sua lista de contatos.


Voc pode copiar a lista de contatos do celular para o TomTom GO para poder fazer chamadas com apenas alguns toques na tela. Esta a forma mais segura de fazer chamadas hands-free. Nota: pode copiar a sua lista de contatos para o TomTom GO a qualquer momento. A partir do menu Celular, Pressione Obter nmeros do celular. Nem todos os celulares conseguem transferir a lista de contatos para o GO. Para obter mais informaes, v a www.TomTom.com/phones

Fazer uma chamada


Assim que estabelecer uma conexo com o celular, pode comear a fazer chamadas. 1. Pressione Celular no menu principal. 2. Pressione Chamada. Nota: certifique-se de que o celular est selecionado. O celular atual aparece na parte inferior da tela.

38

3. Pressione Nmero para inserir um nmero para onde quer ligar. 4. Efetue um dos seguintes procedimentos: Pressione Casa para ligar para a localizao da casa. Caso no tenha memorizado um nmero para o telefone da Casa, este boto no est disponvel. Para inserir um nmero, Pressione Alterar nmero de casa no menu Preferncias de telefone. Pressione Nmero para inserir um nmero para onde quer ligar. Pressione Ponto de interesse para escolher um Ponto de Interesse (PI) para onde quer ligar. Se o GO tiver o nmero de telefone de um PI, este surge junto do PI. Pressione Contato para selecionar um contato da lista de contatos. Nota: se no copiou a lista de contatos para o TomTom GO, o boto Contato no est disponvel. Pressione ltimas ligaes para selecionar entre uma lista de pessoas ou nmeros para onde ligou utilizando o GO. Pressioneltima chamada para selecionar entre uma lista de pessoas ou nmeros que ligaram recentemente. S as chamadas que tenha recebido no GO so guardadas nesta lista. Para mais informaes sobre PIs, consulte Pontos de interesse na pgina 30.

Receber uma chamada


Se algum lhe telefonar enquanto est dirigindo, aceite ou rejeite a chamada Pressionando a tela.

Atendimento automtico de
Voc pode programar o TomTom GO para atender automaticamente todas as chamadas aps um determinado perodo de tempo. Pressione Preferncias de celular no menu do celular e, em seguida, pressione Pref. de atendimento automtico. Selecione quando pretende que o TomTom GO atenda automaticamente as suas chamadas.

Partilhar o TomTom GO
Para adicionar mais celulares, faa o seguinte. Voc pode estabelecer ligaes para um mximo de 5 celulares. 1. Pressione Celular no menu principal. 2. Pressione Conectar ao seu celular. 3. Pressione Procurar outro celular... e siga as instrues exibidas na tela. Para alternar entre celulares, Pressione Conectar ao seu celular e, em seguida, selecione o seu celular na lista.

Os botes disponveis so os seguintes: Pressione este boto para rediscar um nmero de telefone utilizando o seu celular.
Rediscagem

39

Pressione este boto para ler ou escrever uma mensagem.

Ler/Escrever mensagem

Pressione este boto para configurar a forma como o TomTom GO se comunica com o seu celular.
Preferncias de celular

Pressione este boto para ligar para um nmero de telefone utilizando o seu celular.
Chamada...

Pressione este boto para carregar os contatos e nmeros de telefone a partir do seu celular para o TomTom GO.
Obter nmeros de telefone do celular

Pressione este boto para gerenciar os celulares que sero ligados ao TomTom GO. Voc pode adicionar um perfil para um mximo de cinco celulares diferentes.
Gerenciar celulares

40

14.
Preferncias

Preferncias
Voc pode alterar a aparncia e o comportamento do TomTom GO. Pressione Alterar preferncias no menu principal.

Botes e caractersticas ocultas


Quando comea a utilizar o TomTom GO, todos os botes so apresentados no menu. Os botes para as caractersticas mais avanadas podem ser escondidos. Esta uma opo til porque dificilmente utilizar algumas das caractersticas com muita freqncia. Pressione este boto no menu Preferncias, para reduzir o nmero de botes que so apresentados.
Mostrar menos opes de menus

Voc pode faz-lo para que apenas sejam apresentados os botes mais utilizados. Quando precisar usar os botes ocultos, pode pressionar Mostrar TODAS as opes de menu no menu Preferncias para mostrar todos os botes. Pressione este boto no menu de Preferncias para mostrar todos os botes disponveis no TomTom GO.

Ver TODAS as opes de menus

Utilizar cores noturnas/utilizar cores diurnas


Pressione este boto para reduzir o brilho da tela e apresentar cores mais escuras no mapa. Quando que devo utilizar esta funo?
Utilizar cores noturnas

Quando est escuro, mais fcil ver o que est na tela do GO se esta no tiver cores muito brilhantes. Para voltar a mudar para uma tela com cores mais brilhantes no mapa, Pressione Utilizar cores diurnas.

Utilizar cores diurnas

O meu GO pode fazer esta alterao automaticamente?

41

Sim. O GO tem um detector de luz que reconhece quando est escurecendo. Para alterar automaticamente as cores noturnas e diurnas, Pressione Preferncias de brilho no menu Preferncias. Depois selecione Mudar para vista noturna quando escurecer.

Mostrar PI no mapa
Pressione este boto para definir quais as categorias para os Pontos de Interesse (PIs) que devem ser exibidas no mapa. selecione os PIs na lista que pretende ver no mapa.
Mostrar PI no mapa

Quando seleciona um PI, ele exibido no mapa utilizando o smbolo que pode ver junto de cada categoria na lista. Para localizar rapidamente um PI, Pressione Localizar e, em seguida, comece a digitar o nome da categoria do PI. Logo que a categoria surgir na lista, pode selecion-la. Para mais informaes sobre PIs, consulte Pontos de interesse na pgina 30.

Bloqueio de segurana
Pressione este boto para definir as seguintes preferncias de segurana: Ocultar a maioria das opes de menu durante a direo
Bloqueio de segurana

Sugerir pausas na direo Mostrar os lembretes de segurana Avisar quando prximo de locais de culto ou escolas Avisar quando estiver dirigindo mais depressa do que o permitido Avisar quando estiver dirigindo mais depressa do que a velocidade definida Avisar para no deixar o equipamento no automvel Se selecionar um ou mais avisos, ser tambm solicitado que selecione um som a ser reproduzido sempre que um aviso exibido. selecione se quer que o TomTom GO o avise de que lado da estrada deve conduzir. Decida se quer que a vista do mapa seja desativada em circunstncias especiais e pressione Concludo. O que acontece quando uso a opo Desativar vista de mapas? Quando desativa a vista de mapas, em vez de ver a sua posio num mapa na Visualizao da Conduo, passa a ver apenas o texto com a instruo que segue. Pressione o boto e selecione uma opo quando o mapa deve ser desativado. As opes so as seguintes: Sempre - O mapa no ser exibido e voc s ver a informao sobre a instruo que se segue e as setas indicando a direo.

42

Acima de uma determinada velocidade - voc ajusta a velocidade qual o mapa ser desativado. Esta opo til em situaes em que o mapa pode ser uma fonte de distrao, como quando est dirigindo depressa. Nunca - o mapa nunca desativado.

Preferncias de voz
Pressione Preferncias de voz para gerenciar as suas vozes no TomTom. Encontram-se disponveis as seguintes opes: Alterar voz - Pressione este boto para alterar a voz que lhe d as instrues. Existem vrias vozes reais e artificiais gravadas sua disposio. Para mais informaes sobre como alterar uma voz e as diferenas entre vozes reais e vozes artificiais, consulte Selecionar uma voz na pgina 15. Desativar voz - Pressione este boto para desativar a utilizao de vozes. Para ativar as vozes, Pressione Ativar. Preferncias de instrues vocais - Pressione este boto para definir as situaes em que o TomTom ir ler em voz alta as instrues e avisos. Gravar voz - Pressione este boto para gravar a sua prpria voz para ser utilizada pelo TomTom. O processo demora cerca de quinze minutos, durante os quais voc ditar todos os comandos utilizados pelo TomTom GO. No menu Preferncias, pressionePreferncias de voz e, em seguida, em Gravar voz e siga as instrues para gravar a sua voz. desativar voz gravada Ativar voz gravada Fazer download de voz - Pressione este boto para Fazer download de novas vozes dos servios TomTom e transferi-las para o seu TomTom.

Preferncias de voz

Desligar som/Ligar som


Pressione este boto para desligar as instrues de voz. O boto muda para Ligar som. Se desligar o som, os avisos para PIs posteriores tambm sero desligados.
Desligar som

Sugestes Para alterar o volume, Pressione Preferncias de volume no menu Preferncias. Mais informaes em Preferncias de volume na pgina 44. Para ajustar o volume rapidamente enquanto dirige, Pressione o boto da seo esquerda da Visualizao da Conduo e deslize o cursor. Continua a poder ouvir msica, mesmo quando desliga as instrues de voz. Mais informaes em Selecionar uma voz na pgina 15.

43

Posso continuar a usar o meu GO para fazer chamadas em modo hands-free com o som desligado? Sim. Desligar o som no afeta as chamadas em modo hands-free, o que significa que continuar a poder falar e ouvir quem ligar.

Preferncias de volume
Pressione este boto para ajustar o volume das instrues de voz. Esta definio no altera o volume do rdio, CDs, ou msica reproduzidos a partir de um iPod ou dispositivo de armazenamento USB.

Preferncias de volume

O meu GO consegue mudar o volume de acordo com a intensidade do rudo dentro do carro? selecione Variar volume conforme nvel de rudo e o GO ir alterar o volume de acordo com o rudo ambiente. O nvel de rudo est sempre sendo monitorado atravs do microfone no GO. Caso exista bastante rudo dentro do carro, o GO aumenta automaticamente o volume. Por exemplo, se est dirigindo numa auto-estrada, o que habitualmente muito ruidoso, o nvel do volume do GO ser aumentado. Quando estiver dirigindo mais devagar, o nvel do volume ser diminudo pelo GO.

Gerenciar Favoritos
Pressione este boto para dar outro nome ou eliminar Favoritos. Para localizar rapidamente um Favorito, Pressione Localizar e, em seguida, comece a digitar o nome da categoria do Favorito. Logo que o Favorito surgir na lista, pode selecion-lo. Para mais informaes sobre Favoritos, consulte Favoritos na pgina 24.

Gerenciar Favoritos

Alterar localizao da casa


Pressione este boto para definir ou alterar a sua localizao da casa.

Alterar localizao da casa

Sou obrigado a utilizar o meu endereo de casa atual como Localizao da casa? No. A sua localizao da casa pode ser um local onde se desloca frequentemente, como por exemplo, o local de trabalho. Pode ser o endereo de casa atual, mas tambm pode ser qualquer endereo que queira. Porqu definir uma Localizao da casa? Ter uma localizao da casa significa que voc tem uma forma rpida e fcil de navegar at l, pressionando o boto Residncia no menu Navegar at...

44

Gerenciar mapas
Este boto s poder ser exibido se Ativar o equipamento para mostrar todas as opes de menu. Para ver todas as opes de menus, Pressione Mostrar TODAS as opes de menu. Mais informaes em Botes e caractersticas ocultas na pgina 41. Pressione este boto para fazer o seguinte: Fazer download de um mapa - pode comprar novos mapas atravs do TomTom HOME.
Gerenciar mapas

Mais informaes em Utilizar o TomTom HOME na pgina 65. Alterar mapa - Pressione este boto para utilizar outro mapa. Eliminar um mapa - Pressione este boto para eliminar um mapa. Isto poder ser til para criar mais espao no GO, por exemplo, quando pretende fazer download de um mapa diferente. Nota: no elimine um mapa sem fazer uma cpia de segurana do mesmo. Se eliminar um mapa antes de fazer uma cpia de segurana, voc no poder voltar a carreg-lo no GO. Para mais informaes sobre como fazer cpias de segurana, consulte Utilizar o TomTom HOME na pgina 65. Tambm pode fazer download, adicionar e eliminar mapas com o TomTom HOME.

Gerenciar PIs
Este boto s poder ser exibido se Ativar o equipamento para mostrar todas as opes de menu. Para ver todas as opes de menus, Pressione Mostrar TODAS as opes de menu. Mais informaes em Botes e caractersticas ocultas na pgina 41. Pressione este boto para fazer o seguinte: Definir avisos quando est prximo de PIs.
Gerenciar PIs

Por exemplo, o GO pode inform-lo quando existe um posto de gasolina nas redondezas. Criar as suas prprias categorias de PI e adicionar PIs. Por exemplo, pode criar uma categoria com o nome Amigos e adicionar todas os endereos dos seus amigos como PIs nessa categoria. Voc pode ainda adicionar os nmeros de telefone deles ao endereo para lhes telefonar a partir do GO. Para mais informaes sobre PIs, consulte Pontos de interesse na pgina 30.

45

Alterar smbolo do automvel


Este boto s poder ser exibido se Ativar o equipamento para mostrar todas as opes de menu. Para ver todas as opes de menus, Pressione Mostrar TODAS as opes de menu. Mais informaes em Botes e caractersticas ocultas na pgina 41. Pressione este boto para selecionar um smbolo de carro que ser utilizado para mostrar a sua posio atual na Visualizao da Conduo.
Alterar smbolo do automvel

Alterar vista 2D/3D/Ativar vista 2D


Pressione Ativar Vista 2D para alterar a perspectiva de como v o mapa. Por exemplo, a vista 2D apresenta uma vista bidimensional do mapa visto de cima.
Ativar vista 2D

Para alterar a vista para uma perspectiva tridimensional, Pressione Alterar vista 2D/3D e selecione uma vista na lista.

Alterar exibio 2D/ 3D

Quando que devo utilizar esta funo? Em algumas situaes, mais fcil ver o mapa com a perspectiva area. Possivelmente quando a rede rodoviria complexa ou quando anda usando o GO para navegar.

Preferncias de bssola
Este boto s poder ser exibido se Ativar o equipamento para mostrar todas as opes de menu. Para ver todas as opes de menus, Pressione Mostrar TODAS as opes de menu. Mais informaes em Botes e caractersticas ocultas na pgina 41.

46

Pressione este boto para configurar a bssola. Encontram-se disponveis as seguintes opes: Nenhuma - a bssola no exibida.
Preferncias de bssola

Uma com a seta apontada para norte - a seta aponta sempre para Norte e a direo que voc est tomando exibida na parte superior da bssola. Uma com a seta apontada para onde se dirige - a seta indica sempre a direo para onde se desloca. Se selecionar uma destas opes, precisa tambm selecionar as caractersticas que so apresentadas no centro da seta: direo - a sua direo indicada como um ponto na bssola, exibido no centro da seta da bssola. Graus - a sua direo indicada em graus na bssola, exibidos no centro da seta da bssola. Nada Uma com a seta apontada para o seu destino - a seta est sempre apontando para o seu destino. A distncia at o seu destino exibida na seta da bssola.

Alterar cores do mapa


Este boto s poder ser exibido se Ativar o equipamento para mostrar todas as opes de menu. Para ver todas as opes de menus, Pressione Mostrar TODAS as opes de menu. Mais informaes em Botes e caractersticas ocultas na pgina 41. Pressione este boto para selecionar o esquema de cores diurno e noturno dos mapas. Tambm pode fazer download de mais esquemas de cores do TomTom PLUS.

Alterar cores do mapa

Preferncias de brilho
Este boto s poder ser exibido se Ativar o equipamento para mostrar todas as opes de menu. Para ver todas as opes de menus, Pressione Mostrar TODAS as opes de menu. Mais informaes em Botes e caractersticas ocultas na pgina 41.

47

Pressione este boto para definir o brilho da tela. Voc pode ajustar o brilho das cores diurnas e noturnas do mapa em separado.
Preferncias de brilho

Tambm pode definir estas opes: Diminuir brilho quando escurecer - o seuGO utiliza um detector de luz para detectar o nvel da iluminao de fundo. Se selecionar esta opo, o GO reduz o brilho da tela medida que escurece para no se tornar um fator de distrao. Mudar para vista noturna quando escurecer - o seu GO utiliza um detector de luz para detectar o nvel da iluminao de fundo. Se selecionar esta opo, o GO passa a utilizar cores noturnas na Visualizao da Conduo ao escurecer. Voc pode definir o esquema de cores do mapa pressionando Alterar as cores do mapa. Mais informaes em Alterar cores do mapa na pgina 47.

Preferncias de barra de status


Este boto s poder ser exibido se Ativar o equipamento para mostrar todas as opes de menu. Para ver todas as opes de menus, Pressione Mostrar TODAS as opes de menu. Mais informaes em Botes e caractersticas ocultas na pgina 41.

48

Pressione este boto para selecionar as informaes exibidas na barra de status : Tempo restante - o tempo restante previsto at atingir o seu destino.
Preferncias de barra de status

Distncia restante - a distncia restante at atingir o seu destino. Hora atual Hora de chegada - a sua hora prevista de chegada. Velocidade direo Mostrar o nome da rua seguinte - o nome da prxima rua na sua viagem. Mostrar o nome da rua atual Mostrar Desvio de rota relativa hora de chegada - o GO mostra o quo atrasado ou adiantado voc est em relao hora de chegada pretendida, que foi ajustada durante o planejamento de um percurso. Mostrar a velocidade mx. ao lado da velocidade - apenas disponvel quando a velocidade (acima) tambm est selecionada. Como a barra de status deve ser visualizada? Horizontal - Se escolher esta opo, a barra de status ser mostrada na parte inferior da Visualizao da Conduo. Vertical - Se escolher esta opo, a barra de status ser mostrada no lado direito da Visualizao da Conduo. Nota: se estiver disponvel o limite de velocidade da rua onde circula, este surge ao lado da indicao de velocidade a que se desloca. Caso circule acima do limite permitido, a velocidade a que circula surge a vermelho.

Zoom automtico
Este boto s poder ser exibido se Ativar o equipamento para mostrar todas as opes de menu. Para ver todas as opes de menus, Pressione Mostrar TODAS as opes de menu. Mais informaes em Botes e caractersticas ocultas na pgina 41. Pressione este boto para Ativar ou desativar o zoom automtico na Visualizao da Conduo.

Zoom automtico

Preferncias do menu rpido


Este boto s poder ser exibido se Ativar o equipamento para mostrar todas as opes de menu. Para ver todas as opes de menus, Pressione Mostrar TODAS as opes de menu.

49

Mais informaes em Botes e caractersticas ocultas na pgina 41. Pressione este boto para escolher at seis botes a serem utilizados no menu rpido.
Preferncias do menu rpido

O boto de menu rpido permite um fcil acesso aos botes que utiliza com mais freqncia. Os botes que determinar para o menu rpido so exibidos na Visualizao da Conduo.

Turns guiadas
Este boto s poder ser exibido se Ativar o equipamento para mostrar todas as opes de menu. Para ver todas as opes de menus, Pressione Mostrar TODAS as opes de menu. Mais informaes em Botes e caractersticas ocultas na pgina 41. Pressione este boto para apresentar uma das Turns guiadas sobre como utilizar o TomTom GO.

Turns guiadas

Preferncias de nome
Este boto s poder ser exibido se Ativar o equipamento para mostrar todas as opes de menu. Para ver todas as opes de menus, Pressione Mostrar TODAS as opes de menu. Mais informaes em Botes e caractersticas ocultas na pgina 41. Pressione este boto para definir as informaes que so exibidas no mapa na Visualizao da Conduo. Encontram-se disponveis as seguintes opes:
Preferncias de nome

Mostrar n da casa antes do nome da rua Mostrar nomes das ruas - se est utilizando uma voz artificial para as instrues de voz e selecionou que os nomes de ruas devem ser lidos em voz alta, ento no precisa selecionar esta opo porque os nomes de ruas sero lidos em voz alta, mesmo que esta opo no esteja selecionada. Ver prxima auto-estrada/sinal de trnsito - se esta opo estiver selecionada, a estrada principal seguinte no seu percurso indicada na parte superior da tela na Visualizao da Conduo. Mostrar nome da rua atual no mapa

Definir unidades
Este boto s poder ser exibido se Ativar o equipamento para mostrar todas as opes de menu. Para ver todas as opes de menus, Pressione Mostrar TODAS as opes de menu.

50

Mais informaes em Botes e caractersticas ocultas na pgina 41. Pressione este boto para definir o tipo de unidades que sero apresentadas para as seguintes situaes: Distncia
Definir unidades

Horas Latitude e longitude Temperatura Presso do ar

Para uso de canhotos/Para uso de destros


Este boto s poder ser exibido se Ativar o equipamento para mostrar todas as opes de menu. Para ver todas as opes de menus, Pressione Mostrar TODAS as opes de menu. Mais informaes em Botes e caractersticas ocultas na pgina 41. Pressione este boto para mover botes importantes, como por exemplo, os botes Concludo e Cancelar e a barra de zoom para o lado esquerdo da tela. Isto facilita a tarefa de pressionar os botes com a mo esquerda sem tapar a tela.
Para uso de canhotos

Para voltar a colocar estes botes no lado direito da tela, Pressione Para uso de destros.

Preferncias de teclado
Voc utiliza o teclado para introduzir o seu destino ou para localizar um item numa lista, como por exemplo um PI. Pressione este boto para selecionar o tamanho das teclas do teclado e a configurao do teclado. Voc pode escolher entre dois tamanhos: Teclado grande Teclado pequeno Existem trs configuraes de teclado disponveis: Teclado ABCD Teclado QWERTY Teclado AZERTY Nota: o teclado no inclui acentos para qualquer tipo de idioma, por isso no precisa de se preocupar em inserir as letras com os acentos. Digite apenas a letra sem o acento e o GO ser capaz de reconhecer a palavra.

Preferncias de teclado

51

Preferncias de planejamento
Este boto s poder ser exibido se Ativar o equipamento para mostrar todas as opes de menu. Para ver todas as opes de menus, Pressione Mostrar TODAS as opes de menu. Mais informaes em Botes e caractersticas ocultas na pgina 41. Pressione este boto para definir o tipo de percurso planejado quando seleciona um destino. Encontram-se disponveis as seguintes opes:
Preferncias de planejamento

Perguntar sempre que inicio planejamento Planejar sempre os percursos mais rpidos Planejar sempre os percursos mais curtos Evitar sempre auto-estradas Planejar sempre percursos p Planejar sempre percursos de bicicleta Planejar sempre para velocidade limitada Responda depois seguinte pergunta: Deseja que a tela de resumo de percurso se feche automaticamente aps 10 segundos?

Preferncias de estrada com pedgio


Este boto s poder ser exibido se Ativar o equipamento para mostrar todas as opes de menu. Para ver todas as opes de menus, Pressione Mostrar TODAS as opes de menu. Mais informaes em Botes e caractersticas ocultas na pgina 41. Pressione este boto para definir como o GO gerencia a existncia de estrada com pedgio at ao destino definido. Voc pode escolher entre as seguintes opes:
Preferncias de estrada com pedgio

Perguntar quando existirem estrada com pedgio no meu percurso - perguntado se quero evitar um pedgio quando planeja um percurso. Evitar sempre estrada com pedgio Nunca evitar estrada com pedgio

Definir usurio
Este boto s poder ser exibido se Ativar o equipamento para mostrar todas as opes de menu. Para ver todas as opes de menus, Pressione Mostrar TODAS as opes de menu. Mais informaes em Botes e caractersticas ocultas na pgina 41.

52

Pressione este boto para inserir o seu nome e endereo de utilizador do GO e para alterar ou eliminar uma senha com 4 dgitos do GO. Nota: s poder alterar ou eliminar uma senha de 4 dgitos no TomTom GO. Voc pode criar uma senha de 4 dgitos para o seu GO utilizando o TomTom HOME: 1. Faa a ligao entre o GO e o seu computador e, em seguida, ligue o GO e o seu computador. TomTom HOME inicia automaticamente. Para mais informaes sobre a instalao do TomTom HOME no seu computador, consulte A instalar TomTom HOME na pgina 65. 2. No menu Opes do TomTom HOME, clique em meu GO. 3. Clique no boto ligar/desligar na imagem do seu GO para iniciar a aplicao no seu computador. 4. No menu principal, clique em Alterar preferncias. 5. Clique em Definir utilizadorAlterar Voc pode agora definir uma senha de 4 dgitos para o GO. S poder criar uma senha de 4 dgitos utilizando o TomTom HOME.

Definir usurio

Preferncias de alto-falante
Este boto s poder ser exibido se Ativar o equipamento para mostrar todas as opes de menu. Para ver todas as opes de menus, Pressione Mostrar TODAS as opes de menu. Mais informaes em Botes e caractersticas ocultas na pgina 41. Pressione este boto para selecionar quais os alto-falantes que o GO deve usar para reproduzir msica e dar as instrues de voz. Mais informaes em Alto-falante interno e Alto-falante externo na pgina 15. Encontram-se disponveis as seguintes opes: alto-falante interno Equipamento Hi-Fi com Bluetooth Sada de linha (cabo de udio) FM para o rdio

Preferncias de alto-falante

Preferncias de automvel
Este boto s poder ser exibido se Ativar o equipamento para mostrar todas as opes de menu. Para ver todas as opes de menus, Pressione Mostrar TODAS as opes de menu. Mais informaes em Botes e caractersticas ocultas na pgina 41.

53

Pressione este boto para alterar a forma como o GO reage a ocorrncias no seu carro. Associar vista noturna aos faris
Preferncias de automvel

Instrues silenciam o rdio

Preferncias de msica
Este boto s poder ser exibido se Ativar o equipamento para mostrar todas as opes de menu. Para ver todas as opes de menus, Pressione Mostrar TODAS as opes de menu. Mais informaes em Botes e caractersticas ocultas na pgina 41. Pressione este boto para alterar a forma como o GO se comporta ao reproduzir msica. Ordenar msicas aleatoriamente
Preferncias de msica

Repetir msicas Reduzir brilho Mostrar boto de msica na Visualizao da Conduo Mudar automaticamente para a Visualizao da Conduo Mostra de slides

Preferncias de incio
Este boto s poder ser exibido se Ativar o equipamento para mostrar todas as opes de menu. Para ver todas as opes de menus, Pressione Mostrar TODAS as opes de menu. Mais informaes em Botes e caractersticas ocultas na pgina 41. Pressione este boto para selecionar como o GO se comporta quando ligar o equipamento. Encontram-se disponveis as seguintes opes: Continuar onde fiquei - o GO inicia e mostra a ltima tela que foi apresentada quando desligou o equipamento. Pedir um destino - o seu GO inicia no menu Navegar at.... Voc pode inserir imediatamente um destino. Mostrar o menu principal - o seu GO inicia no Menu principal. TomTomIniciar Jukebox - o GO comea por abrir a TomTom Jukebox. Comear amostragem de slides - o seu GO iniciar com a apresentao de uma mostra de slides das imagens guardadas no mesmo. Para parar a mostra de slides, Pressione a tela. perguntado se pretende alterar a imagem apresentada ao iniciar o GO. Pressione No para terminar ou Pressione Sim para ver as fotos gravadas no GO e selecione uma foto para selecion-la como imagem de incio.

Preferncias de incio

54

Preferncias Bluetooth
Este boto s poder ser exibido se Ativar o equipamento para mostrar todas as opes de menu. Para ver todas as opes de menus, Pressione Mostrar TODAS as opes de menu. Mais informaes em Botes e caractersticas ocultas na pgina 41. Pressione este boto para desativar ou Ativar a funcionalidade Bluetooth no seu GO.
Preferncias Bluetooth

Pressione Avanadas para definir como ser utilizada a ligao Bluetooth ao seu celular. Voc pode selecionar qualquer uma das seguintes opes: Ativar ligao de dados wireless Ativar chamadas hands-free Em determinados locais, como hospitais e avies, exigido que desligue a funcionalidade Bluetooth em todos os equipamentos eletrnicos.

desativar ligao dados wireless/Ativar ligao dados wireless


Este boto s poder ser exibido se Ativar o equipamento para mostrar todas as opes de menu. Para ver todas as opes de menus, Pressione Mostrar TODAS as opes de menu. Mais informaes em Botes e caractersticas ocultas na pgina 41. Pressione este boto para bloquear a recepo de dados via dados wireless. Manter a ligao ao seu celular por Bluetooth e ainda poder receber e fazer chamadas em modo hands-free. No poder receber quaisquer dados que utilizem uma ligao de dados wireless, como o TomTom Trnsito. Para voltar a ligar a ligao de dados wireless, Pressione Ativar ligao de dados wireless .

desativar ligao dados wireless

Enviar/receber arquivos
Este boto s poder ser exibido se Ativar o equipamento para mostrar todas as opes de menu. Para ver todas as opes de menus, Pressione Mostrar TODAS as opes de menu. Mais informaes em Botes e caractersticas ocultas na pgina 41. Pressione este boto para enviar ou receber arquivos, tais como itinerrios e vozes, utilizando o GO juntamente com outros equipamentos Bluetooth.
Enviar/ receber arquivos

55

Preferncias de economia da bateria


Este boto s poder ser exibido se Ativar o equipamento para mostrar todas as opes de menu. Para ver todas as opes de menus, Pressione Mostrar TODAS as opes de menu. Mais informaes em Botes e caractersticas ocultas na pgina 41. Pressione este boto para configurar o GO para poupar energia sempre que possvel. Encontram-se disponveis as seguintes opes: Nunca desligar a tela
Preferncias de economia da bateria

Desligar a tela entre as instrues Desligar sempre a tela em seguida selecione se quer ou no Desligar quando no houver alimentao externa.

Alterar idioma
Pressione este boto para alterar a lngua em que os botes e as mensagens do GO so exibidas. Existe uma grande variedade de idiomas escolha. Quando muda de idioma, tambm pode alterar a voz.

Alterar idioma

Acertar hora
Pressione este boto para selecionar o tipo de relgio apresentado e acertar as horas.
Acertar hora

A forma mais fcil para acertar as horas pressionando o boto Sinc . O GO obter ento as horas a partir da informao do GPS. Para mais informaes sobre GPS, consulte Sistema de Posicionamento Global - GPS na pgina 64. Nota: aps a utilizao de Sinc, para acertar a hora, pode ser necessrio acertar as horas em funo do seu fuso horrio. O GO calcula o seu fuso horrio e mantm sempre as horas certas utilizando a informao do GPS. S pode utilizar Sinc se tiver recepo GPS, por isso no pode acertar o relgio desta forma quando est dentro de casa.

Botes e caractersticas ocultas


Quando comea a utilizar o TomTom GO, todos os botes so apresentados no menu.

56

Os botes para as caractersticas mais avanadas podem ser escondidos. Esta uma opo til porque dificilmente utilizar algumas das caractersticas com muita freqncia. Pressione este boto no menu Preferncias, para reduzir o nmero de botes que so apresentados.
Mostrar menos opes de menus

Voc pode faz-lo para que apenas sejam apresentados os botes mais utilizados. Quando precisar usar os botes ocultos, pode pressionar Mostrar TODAS as opes de menu no menu Preferncias para mostrar todos os botes. Pressione este boto no menu de Preferncias para mostrar todos os botes disponveis no TomTom GO.

Ver TODAS as opes de menus

Ocultar sugestes/Mostrar sugestes


Este boto s poder ser exibido se Ativar o equipamento para mostrar todas as opes de menu. Para ver todas as opes de menus, Pressione Mostrar TODAS as opes de menu. Mais informaes em Botes e caractersticas ocultas na pgina 41. Pressione este boto para fazer com que o GO deixe de mostrar sugestes. Voltar a ligar as sugestes, Pressione Mostrar sugestes.
Ocultar sugestes

Restaurar os padres de fbrica


Este boto s poder ser exibido se Ativar o equipamento para mostrar todas as opes de menu. Para ver todas as opes de menus, Pressione Mostrar TODAS as opes de menu. Mais informaes em Botes e caractersticas ocultas na pgina 41. Pressione este boto para repor as predefinies de fbrica no TomTom GO. Todas as suas definies sero eliminadas, incluindo os Favoritos, a sua Localizao da casa, avisos de PIs e Itinerrios que tenha criado, bem como os destinos recentemente utilizados e as ltimas chamadas recebidas.

Restaurar os padres de fbrica

57

15.
TomTom Map Share

TomTom Map Share


TomTom Map ShareTM uma tecnologia gratuita que permite atualizar o seu mapa e, se assim o desejar, partilhar essas atualizaes com outros membros da comunidade TomTom Map Share. Se encontrar uma rua em que era possvel circular, mas que foi recentemente fechada ao trnsito, pode utilizar o Map Share para atualizar o seu mapa e, em seguida, partilhar a atualizao com outros membros Map Share. VoC pode utilizar o Map Share para enviar e receber atualizaes de mapa durante o primeiro ano da data de publicao do mapa. Isto significa que passado um ano da data de publicao, deixar de poder enviar ou receber atualizaes de mapa para essa verso do mapa - Mas continuar podendo fazer atualizaes ao seu mapa para utilizar no seu equipamento. Ao aderir comunidade TomTom Map Share pode manter os seus mapas atualizados com as mais recentes atualizaes feitas por outros membros da comunidade Map Share. Selecione o tipo de atualizaes que pretende e sempre que ligar o seu TomTom GO a TomTom HOME, o mapa ser automaticamente atualizado.

Comunidade TomTom Map Share


Para aderir comunidade Map Share, faa o seguinte: 1. Pressione Correes do mapa no menu principal. Sugesto: se no conseguir ver o boto Correes do mapa no menu principal, pressione Ver TODAS as opes de menus no menu Preferncias. 2. PressioneDownload das Correes efetuadas por outros. 3. Pressione Aderir. Quando ligar o seu TomTom GO ao computador, o TomTom HOME faz o download automaticamente das atualizaes de mapas disponveis e envia as suas alteraes comunidade Map Share.

Atualizaes de mapas
Existem dois tipos de atualizaes de mapas: atualizaes que so imediatamente mostradas no mapa. Estas incluem alterar o sentido de trnsito de uma rua, bloquear ou mudar o nome de uma rua e adicionar ou editar PIs. Este tipo de alterao imediatamente mostrado no seu mapa. Voc pode ocultar estas atualizaes a qualquer altura no menu Preferncias do Map Share.

58

Para mais informaes sobre mostrar e ocultar atualizaes, consulte Alterar as minhas preferncias para atualizaes de mapas na pgina 60. As atualizaes so comunicadas a TomTom, mas no so mostradas imediatamente no seu mapa. Estas incluem ruas em falta, erros de entradas e sadas de auto-estrada e rotundas em falta. Este tipo de atualizaes investigado por TomTom e uma vez verificado, includo na prxima publicao do mapa. Por isso, essas atualizaes no so partilhadas na comunidade Map Share. Sugesto: se no conseguir ver o boto Correes do mapa no menu principal, Pressione Ver TODAS as opes de menus no menu Preferncias.

Fazer uma atualizao de mapa


1. Pressione Correes do mapa no menu principal. 2. Pressione Corrigir um erro do mapa.
Corrigir um erro do mapa

apresentada uma lista de possveis atualizaes de mapas. 3. Selecione o tipo de atualizao que pretende comunicar. Nota: se pressionarAdicionar PI em falta ou Comunicar outro erro sero pedidas informaes adicionais antes do passo seguinte. 4. Selecione o mtodo que pretende utilizar para selecionar a localizao da atualizao. 5. Quando encontrar a localizao, Pressione Concludo. 6. Insira agora a atualizao ou a confirmao da atualizao. Para mais informaes sobre os diferentes tipos de atualizaes que pode efetuar, consulte Categorias de atualizaes de mapas na pgina 60.

Marcar um erro de mapa ao dirigir


Se reparar num item do seu mapa que precisa de ateno, pode marcar a localizao utilizando o boto Comunicar e, em seguida, inserir os detalhes quando parar de dirigir. Para mostrar o boto Comunicar na Visualizao da Conduo, faa o seguinte: 1. Pressione Correes do mapa no menu principal. Sugesto: se no conseguir ver o boto Correes do mapa no menu principal, Pressione Ver TODAS as opes de menus no menu Preferncias. 2. Pressione Preferncias de mapa. 3. Pressione Concludo e, em seguida, novamente em Concludo. 4. Selecione Mostrar boto de relatrio e, em seguida, Pressione Concludo. O boto Comunicar apresentado no lado esquerdo da Visualizao da Conduo. Aps marcar uma localizao, pode adicionar mais informaes sobre a alterao ao abrir o menu Correes do mapa.

59

Por exemplo, se estiver conduzindo em direo casa de um amigo e reparar que o nome da rua em que est diferente do nome que aparece no mapa. Para comunicar aalterao, pressione o boto Comunicar e o seu GO ir guardar a localizao atual. Voc pode ento enviar a atualizao para TomTom Map Share quando terminar a viagem. Mais informaes em Alterar as minhas preferncias para atualizaes de mapas na pgina 60.

Receber as ltimas atualizaes de mapas


Quando ligar o seu TomTom GO ao computador, o TomTom HOME faz download automaticamente das atualizaes de mapas disponveis e envia as suas alteraes comunidade Map Share. H vrios tipos de atualizaes que podem ser configuradas no menu Preferncias de correo. Para mais informaes sobre como efetu-las, consulte Alterar as minhas preferncias para atualizaes de mapas na pgina 60.

Alterar as minhas preferncias para atualizaes de mapas


As Preferncias de correo so utilizadas para definir o modo como o TomTom Map Share gerencia o seu equipamento. Voc pode definir as seguintes preferncias: Escolha que tipos de atualizaes pretende utilizar nos seus mapas. Decida se pretende partilhar as suas atualizaes com outros. Mostre ou oculte o boto Comunicar na Visualizao da Conduo. Para definir as suas preferncias, faa o seguinte: 1. Pressione Correes do mapa no menu principal. 2. Pressione Preferncias de mapa. apresentada uma lista de tipos de atualizaes. 3. Selecione a caixa junto a cada atualizao que pretende utilizar. 4. Pressione Concludo. 5. Escolha como pretende partilhar as suas atualizaes de mapas com a comunidade Map Share e, em seguida, Pressione Concludo. 6. Escolha se pretende ver o boto Comunicar na Visualizao da Conduo. 7. Pressione Concludo. Sugesto: se mais tarde decidir que quer retirar as atualizaes do mapa, anule a seleo da caixa junto dos tipos de atualizao que pretende retirar. Se anular a seleo de todas as caixas de verificao, o seu mapa volta ao estado original antes da primeira atualizao. Para mais informaes sobre como utilizar o boto Comunicar, consulte Marcar um erro de mapa ao dirigir na pgina 59.

Categorias de atualizaes de mapas


Voc pode fazer vrios tipos de alteraes a um mapa.

60

Para fazer uma atualizao ao seu mapa, Pressione Correes de mapa no menu principal e, em seguida, Pressione Corrigir um erro do mapa. So apresentados os seguintes tipos de atualizaes. pressione neste boto para bloquear ou desbloquear uma rua. Voc pode bloquear ou desbloquear a rua num ou nas duas direes.
(Des)bloquear rua

Por exemplo, para corrigir uma rua prxima da sua localizao atual, faa o seguinte: 1. Pressione (Des)bloquear rua. 2. Pressione Perto de voc para selecionar uma rua perto da sua localizao atual. Voc pode selecionar uma rua pelo nome, uma rua prxima da sua localizao de Casa ou uma rua do mapa. 3. Selecione a rua ou a seo da rua que pretende corrigir tocando na sua localizao no mapa. A rua que selecionar realada e o cursor mostra o nome da rua. 4. Pressione Concludo. O seu equipamento mostra a rua e se o trnsito est bloqueado ou permitido em cada direo:

5. pressione nos botes de uma das direes para bloquear ou desbloquear o sentido de trnsito nessa direo. 6. Pressione Concludo. Da prxima vez que ligar o seu equipamento a TomTom HOME, as suas atualizaes sero partilhadas com a comunidade TomTom Map Share. pressione este boto para corrigir a direo do trnsito de uma rua de sentido nico, nos locais onde a direo do trnsito for diferente da direo apresentada no seu mapa.
Inverter direo do trfego

Nota: a inverso da direo do trnsito s funciona nas ruas de sentido nico. Se selecionar uma rua de dois sentidos pode bloquear/desbloquear a rua em vez de alterar a direo.

61

pressione este boto para alterar o nome de uma rua do seu mapa.
vabckc sdn vk fbks sdjv

Editar nome da rua

Por exemplo, para mudar o nome de uma rua prxima da sua localizao atual: 1. Pressione Editar nome da rua 2. Pressione Perto de voc. 3. Selecione a rua ou a seo da rua que pretende corrigir pressionando na sua localizao no mapa. A rua que selecionar realada e o cursor mostra o nome da rua. 4. Pressione Concludo. 5. Digite o nome correto da rua. 6. Pressione Concludo. pressione neste boto para adicionar um novo Ponto de Interesse (PI). Por exemplo, para adicionar um restaurante prximo da sua localizao atual:

Adicionar PI inexistente

1. Pressione Adicionar PI em falta. 2. Pressione Restaurante na lista de categorias de PIs. 3. Pressione Perto de voc. 4. Selecione a localizao do restaurante em falta. Voc pode selecionar a localizao inserindo o endereo ou selecionando a localizao no mapa. Selecione Perto de voc ou Perto da Casa para abrir o mapa na sua localizao atual ou na sua localizao de Casa. 5. Pressione Concludo. 6. Digite o nome do restaurante e , em seguida, Pressione OK. 7. Se souber o nmero de telefone do restaurante pode digit-lo e, em seguida, tocar em OK. Se no souber o nmero, basta tocar em OK sem digitar um nmero. pressione neste boto para editar um PI existente. Voc pode utilizar este boto para efetuar as seguintes alteraes em um PI:

Editar PI

Excluir o PI. Renomear o PI. Alterar o nmero de telefone do PI. Alterar a categoria a que pertence o PI. Mudar posio do PI no mapa.

62

Pressione neste boto para comunicar outros tipos de atualizao. Estas atualizaes no so imediatamente corrigidas no seu mapa. O seu TomTom GO envia uma comunicao de atualizao especial para TomTom Map Share. Voc pode comunicar ruas em falta, erros de entradas e sadas de autoestrada e rotundas em falta. Se a atualizao que pretende comunicar no for coberta por nenhum destes tipos de comunicao, digite uma descrio geral e, em seguida, Pressione Outro/a.

Comunicar outro erro

63

16.
Como funciona a navegao?

Como funciona a navegao?

Sistema de Posicionamento Global - GPS


Para navegar at ao seu destino, o TomTom GO tem de saber qual a posio onde se encontra. Para localizar a sua posio correta, o GO utiliza o GPS (Sistema de Posicionamento Global). O GPS gratuito e no precisa de assinatura. O GPS utiliza satlites para transmitir sinais para os receptores GPS. O TomTom GO tem um receptor GPS interno. Utilizando o sinal de GPS, o GO pode funcionar onde quer que se encontre e velocidade em que se deslocar. Os sinais de GPS funcionam em todas as condies meteorolgicas e em qualquer parte do mundo. Nota: o seu TomTom GO no transmite a sua posio para que terceiros no possam utiliz-la e saber onde se encontra enquanto dirige. Voc pode, no entanto, enviar a sua posio para o TomTom Amigos. Para obter mais informaes, v a www.TomTom.com/plus

Localizar a sua posio mais rapidamente


Se ligar o TomTom GO ao TomTom HOME, o GO far o download de informao relativa s posies dos satlites GPS nos prximos 7 dias. Com esta informao, o GO localiza rapidamente a sua posio atual assim que o ligar.

Mapas
Logo que o TomTom GO reconhea onde est e voc lhe tenha indicado para onde quer ir, ele usa o mapa digital no carto de memria ou no disco rgido para calcular o melhor percurso at o destino.

64

17.
Utilizar o TomTom HOME

Utilizar o TomTom HOME


TomTom HOME um software gratuito para computador que lhe permite: Gerenciar mapas, vozes, PIs e muito mais. Transferir msica e fotos para o TomTom. Comprar servios TomTom e Gerenciar os produtos assinados. Atualizar automaticamente o TomTom com o software e os servios mais recentes. Fazer e restaurar cpias de segurana. Definir uma senha para limitar o acesso. Ler a verso completa do manual do usurio.

A instalar TomTom HOME


Existem duas formas de instalar o TomTom HOME no computador. Instalao pela Internet: Ligue o Suporte da base domstico ao computador com o cabo USB. Coloque o TomTom no Suporte da base domstico e ligue o computador Internet. A instalao iniciada automaticamente. Instalao com CD: Coloque o seu CD fornecido com o seu TomTom no computador e siga as instrues. Se a instalao no iniciar automaticamente depois que vocs insere o CD, navegue at o CD no seu computador e clique duas vezes no arquivo de nome Install TomTom HOME. Assim que estiver instalado, o TomTom HOME iniciar automaticamente logo que ligar o seu TomTom ao computador.

Tpicos de ajuda do HOME


Nos tpicos de Ajuda do TomTom HOME encontrar todo tipo de dicas e truques sobre como utilizar o TomTom HOME.

A conta MyTomTom
Para poder comprar contedos e servios atravs do TomTom HOME, necessrio criar uma conta MyTomTom para o equipamento onde pretende instalar os contedos. Ser pedido para criar uma conta quando comear a utilizar o TomTom HOME.

65

18.
Garantia Limitada

Garantia Limitada

CONCEDENTE DA GARANTIA
Aquisies fora dos Estados Unidos da Amrica e do Canad: Se Voc tiver efetuado a aquisio deste produto fora dos Estados Unidos da Amrica e do Canad, a presente Garantia Limitada ser concedida pela TomTom International B.V., Rembrandtplein 35, 1017 CT Amesterdam (Holanda), a favor da qual se estabelece igualmente o presente Limite de Obrigao de Indenizar.

COBERTURA DA PRESENTE GARANTIA


1) TomTom International B.V. ( TomTom) garante que o Hardware estar livre de defeitos de fabricao e de material em condies normais de utilizao (Defeitos) por um perodo de um (1) ano a contar da data da sua aquisio ( Perodo de Garantia). Durante o Perodo de Garantia, o Hardware ser reparado ou substitudo, segundo a opo escolhida pela TomTom (Garantia Limitada), sem qualquer despesa para o Adquirente, quer por materiais, quer por mo-de-obra, observado o disposto no item 3 abaixo quanto s despesas de envio. Esta Garantia Limitada cobre apenas a substituio do Hardware. Se o Hardware for reparado aps o final do Perodo de Garantia, o Perodo de Garantia da reparao ser vlido por seis (6) meses a contar da data de reparao.

INAPLICABILIDADE DA PRESENTE GARANTIA


2) A presente Garantia Limitada no se aplica ao desgaste provocado pela utilizao normal do Hardware, nem ser aplicvel quando este tiver sido aberto ou reparado por qualquer pessoa no autorizada pela TomTom, e no cobrir quaisquer danos no Hardware ou em qualquer das suas partes provocados por: utilizao incorreta, umidade, lquidos, proximidade ou exposio a fontes de calor, acidentes, abuso, descumprimento das instrues fornecidas com o Hardware, negligncia ou aplicao indevida. A presente Garantia Limitada no cobre quaisquer danos fsicos na superfcie do Hardware. A presente Garantia Limitada no cobre qualquer Software que possa acompanhar ou encontrar-se instalado no Hardware. A Garantia Limitada no cobrir a instalao, desinstalao ou manuteno do Hardware ou qualquer despesa relativa a essas operaes.

PROCEDIMENTO PARA RECLAMAO DA GARANTIA


3) Para reclamar qualquer Defeito, o Adquirente dever contatar TomTom por e-mail durante o Perodo de Garantia, atravs do site www.tomtom.com, para explicar o Defeito e obter um nmero RMA (Autorizao de Devoluo de Material), se necessrio. O Adquirente dever devolver o Hardware durante o Perodo de Garantia, junto com uma explicao do Defeito, para o endereo que tiver sido fornecido pela TomTom. Caso surja qualquer Defeito e a TomTom recebauma reclamao vlida aps os primeiros 180 (cento e oitenta) dias do Perodo de Garantia, a TomTom ter direito a cobrar

66

quaisquer despesas razoveis relacionadas com o envio e movimentao do Hardware a ser reparado ou substitudo. Alm disso, o Adquirente dever cumprir quaisquer outros procedimentos de devoluo estipulados pela TomTom.

DIREITOS DO ADQUIRENTE
4) Alguns pases podem no permitir a excluso ou limitao de danos. Se qualquer parte da presente Garantia Limitada for considerada invlida ou inaplicvel, as suas restantes disposies permanecero em pleno vigor e efeito. 5) A presente Garantia Limitada substitui quaisquer outras garantias expressas ou implcitas em relao ao Hardware. 6)Com exceo da Garantia Limitada, se aplicvel, e at ao limite mximo permitido pela legislao aplicvel, TomTom e os seus fornecedores proporcionam o Hardware NA MANEIRA QUE SE ENCONTRA, PODENDO APRESENTAR ERROS, e por este Contrato negam quaisquer outras garantias e condies, tanto expressas, como implcitas ou estatutrias, incluindo mas no se limitando a quaisquer (se houver) garantias, deveres ou condies implcitos de qualidade satisfatria, de aptido para qualquer propsito particular, de viabilidade ou disponibilidade, de exatido ou complementao das respostas, dos resultados, do trabalho, de iseno de vrus, e de razovel eficincia em relao ao Hardware, e prestao ou falta de prestao de assistncia tcnica ou outros servios, informao, software e contedos relacionados atravs do Hardware ou resultantes da sua utilizao. Alm disso, no se proporciona qualquer garantia ou condio de usufruto pacfico, posse mansa ou no infrao em relao ao Hardware. Esta excluso no se aplica a (a) qualquer condio implcita referente titularidade e (b) qualquer garantia implcita referente conformidade com a descrio. A TomTom no se responsabilizar por quaisquer vcios ou defeitos no Hardware ocasionados por culpa exclusiva do Adquirente. 7) A presente Garantia Limitada no afeta quaisquer direitos legais previstos na legislao nacional aplicvel referente venda de bens de consumo. 8) A presente Garantia Limitada intransfervel.

LIMITE DE RESPONSABILIDADE
9) Nem TomTom nem os seus fornecedores sero responsveis perante o Adquirente por quaisquer danos, quer diretos, quer indiretos, incidentais, conseqentes ou outros (incluindo, em cada caso, sem limitao a danos por impossibilidade de utilizao do equipamento ou de acesso a dados, por perda de dados, perda de negcio, lucros cessantes, interrupo da atividade empresarial ou equivalentes) ocasionados pela utilizao ou pela incapacidade de utilizao do Hardware, mesmo que a TomTom tenha sido avisada da possibilidade de ocorrncia desses danos. 10) Independentemente de quaisquer danos que possa sofrer o Adquirente por qualquer motivo (incluindo, sem limitao, todos os danos referidos no presente texto e todos os danos diretos ou gerais em contrato ou quaisquer outros), a responsabilidade da TomTom e de qualquer dos seus fornecedores limitar-se- sempre quantia mxima efetivamente paga pelo Adquirente pelo Hardware. 11) A TomTom no ser considerada responsvel por (i) qualquer fraude da parte dos seus empregados e/ou agentes; ou (ii) qualquer engano fraudulento da parte dos seus empregados e/ou agentes. 12) Independentemente do disposto nos pargrafos anteriores, no haver qualquer limitao responsabilidade de qualquer das partes por morte ou danos pessoais resultantes da sua prpria negligncia.

67

19.
Suplemento

Suplemento

Avisos e Notificaes de Segurana Importantes


Sistema de Posicionamento Global (Global Positioning System) O Sistema de Posicionamento Global (GPS) um sistema baseado em satlite que fornece informaes de localizaes e horrios de todo o mundo. O controle e a operao do GPS so de responsabilidade exclusiva do Governo dos Estados Unidos da Amrica, que responsvel por sua disponibilidade e preciso. Quaisquer alteraes na disponibilidade e na preciso do GPS, ou nas condies ambientais, podem impactar a operao do TomTom dispositivo. TomTom no aceita qualquer responsabilidade pela disponibilidade e preciso do GPS. Use com cuidado A utilizao de um TomTom dispositivo de navegao ainda significa que voc precisa dirigir com cuidado e ateno. Aeronaves e hospitais A utilizao de dispositivos com antena proibida na maioria das aeronaves, em muitos hospitais e em vrios outros locais. Um TomTom dispositivo no deve ser usado nesses ambientes. Bateria Este produto usa uma bateria de polmero de ltio. No utilize o produto em ambientes midos, molhados e/ou corrosivos. No coloque, guarde ou deixe o produto prximo ou em uma fonte de calor, em um local com temperatura alta, exposto diretamente luz solar, em um forno de microondas ou em um recipiente pressurizado, e no o exponha a temperaturas superiores a 60 C (140 F). Se essas orientaes no forem seguidas, o lquido cido da bateria de polmero de ltio pode vazar, a bateria pode aquecer, explodir ou pegar fogo e causar ferimentos ou danos. No fure, abra ou desmonte a bateria. Se a bateria vazar e voc entrar em contato com o lquido, lave a rea exposta com gua em abundncia e procure um mdico imediatamente. Por motivos de segurana, e para prolongar a vida til da bateria, as operaes de carga no devem ocorrer em temperaturas baixas (inferiores a 0 C/32 F) ou altas (superiores a 45 C/113 F). Temperaturas: Operao padro: -10 C (14 F) a +55 C (131 F); armazenamento de curto perodo: -20 C (-4 F) a + 60 C (140 F); armazenamento de longo perodo: -20 C (-4 F) a +25 C (77 F). A BATERIA DE POLMERO DE LTIO CONTIDA NO PRODUTO DEVE SER RECICLADA OU DESCARTADA ADEQUADAMENTE. USE O TomTom SOMENTE COM O CABO DE ALIMENTAO CC (CARREGADOR PARA CARRO/CABO DA BATERIA) E O ADAPTADOR CA (CARREGADOR DOMSTICO) FORNECIDOS PARA CARREGAR A BATERIA.

68

Para reciclar sua TomTom unidade, consulte a central de servios local aprovadaTomTom.

Este documento
Este manual foi preparado com muito cuidado. O desenvolvimento constante do produto significa que algumas informaes podem no estar atualizadas. As informaes deste documento esto sujeitas a alteraes sem aviso prvio. TomTom no ser responsvel por erros tcnicos ou editoriais, ou por omisses contidas aqui; nem por danos incidentais ou conseqenciais resultantes do desempenho ou da utilizao deste material. Este documento contm informaes protegidas por copyright. Nenhuma parte deste documento pode ser fotocopiada ou reproduzida de qualquer forma sem consentimento prvio por escrito da TomTom International B.V. Cdigos de peas TomTom GO: 4M00.000, 4M00.001, 4M00.002, 4M00.900, 4M00.002, 4M00.006

69

20.
Avisos de Copyright

Avisos de Copyright
2008 TomTom International BV, Holanda. TomTom e o logotipo de "duas mos" esto entre as marcas comerciais, aplicativos ou marcas registradas possudas pela TomTom International B.V. Nossa garantia limitada e acordo de licenciamento do usurio final para o software includo aplicam-se a este produto; ambos podem ser vistos em www.tomtom.com/legal

Fonte de dados 1984 2008 Tele Atlas North America. Inc. Todos os direitos reservados.

Texto da tecnologia Speech, 2008 Loquendo TTS. Todos os direitos reservados. Loquendo marca registrada. www.loquendo.com

Apple e iPod so marcas registradas da Apple Computer, Inc., registradas nos EUA e em outros pases.

Audible, AudibleListener e Audiblemanager so marcas registradas da Audible, Inc. Ao comprar e utilizar contedo da Audible, voc precisa concordar com os termos e condies postados em Legal Notices em www.audible.com.

SoundClear software de cancelamento de eco acstico Acoustic Technologies Inc.

MPEG Layer-3 tecnologia de codificao de udio licenciada pela Fraunhofer IIS e Thomson. O fornecimento deste produto no inclui uma licena, nem implica direito de distribuio do contedo criado com este produto em sistemas de transmisso geradores de renda (sejam terrestres, por satlite, cabo e/ou por outros canais de distribuio), aplicaes de fluxo (pela Internet, intranets e/ ou por outras redes), sistemas de distribuio de outro contedo (aplicaes de udio pago ou udio por demanda e outros) ou em meio fsico (compact discs, discos versteis digitais, chips semicondutores, unidades de disco rgido, cartes de memria e similares). Uma licena independente de tal uso exigida. Para obter detalhes, visite mp3licensing.com

Algumas imagens foram obtidas pelo Observatrio da NASA.

70

A finalidade do Observatrio da NASA fornecer uma publicao de livre acesso na Internet, pela qual todos possam obter novas imagens de satlite e informaes cientficas sobre nosso planeta. O foco o clima e a mudana ambiental da Terra: earthobservatory.nasa.gov/

71

Declaraes Regulamentares para TomTom GO

0364-08-1984

Informao sobre rgo Regulador em Brasil: "A marca de certificao se aplica ao


Transceptor, modelo TomTom GO, que se encontra no interior deste aparelho"

NOTA: A marca de certificao se aplica ao Transceptor, modelo TomTom GO. Este equipamento opera em carter secundrio, isto , no tem direito a proteo contra interferncia prejudicial, mesmo de estaes do mesmo tipo, e no pode causar interferncia a sistemas operando em carter primrio. Para maiores consultas sobre ANATEL consulte o site: www.anatel.gov.br

Vous aimerez peut-être aussi