Vous êtes sur la page 1sur 3

Citoplasma, o interior da clula e suas organelas.

O citoplasma constitudo por um material mais ou menos viscoso , chamado hialoplasma que preeche o citossomo (espao interno da clula compreendido entre a membrana plamtica e a carioteca ou cariomembrana) . Nele esto mergulhadas estruturas consideradas vivas, os orgnulos do citoplasma ou organelas citoplasmticas, com funes especficas e que desempenham papis importantes na vida da clula. Citoesqueleto so fibras de protenas finssimas no hialoplasma, dando forma antmica a clula. O Hialoplasma - Quimicamente o hialoplasma constitudo de gua e molculas de protena, formando uma disperso que os qumicos chamam de colide. A regio mais externa do citoplasma o ectoplasma que bastante viscoso. A parte interna do hialoplasma o endoplasma ou citosol que mais fluida e caracterstica de colide no estado de sol.

Organelas Celulares Centrossomo Participa da orientao dos cromossomos para os plos da clula durante o proces mittico, encontrado smente so em clulas animais, durante a intrfase torna-se reduzido apenas ao centrolos. Compe-se de centriolos, microcentro, centrosfera e ster. Centrolos Estruturas cilndricas, geralmente encontradas aos pares. Do origem a clios e flagelos (menos os das bactrias), estando tambm relacionados com a reproduo celular - formando o fuso acromtico que observado durante a diviso celular.Apresenta-se em formao de 9 jogos de 3 microtbulos dispostos em crculo, formando uma espcie de cilindro oco. Mitocndria Funo: fundamental importncia no processo de respirao celular e no fornecimento de energia a partir da quebra da glicose. O fornecimento de energia provm do ciclo de Krebs, que ocorre no interior das mitocndrias, onde a partir de uma molcula de glicose, se formam 38 ATPs, CO2 e H2O. Alm disso, na membrana mitocondrial interna que ocorre o sistema transportador de eltrons, que tambm fornece ATP. Constituio: principalmente protenas e lipdeos. Tambm h DNA, RNA, magnsio e clcio. O DNA composto de filamentos duplos e circulares. Quanto ao RNA, existe o rRNA, mRNA e o tRNA. Estrutura: geralmente so alongadas e de tamanho e distribuio variveis. So encontradas dispersas no citoplasma. A quantidade de mitocndrias est diretamente relacionada com a necessidade de energia. Quanto maior a necessidade de energia, maior ser o nmero de mitocndrias encontradas no local, por exemplo, a cauda do espermatozide, o fgado e o msculo estriado cardaco. Microscopicamente as mitocndrias apresenta duas m membranas lipoproticas, uma membrana localiza-se mais externamente e a outra mais internamente em relao estrutura da mitocndria. A primeira permevel, lisa e contm purinas, enquanto que a segunda semipermevel e contm cristais mitocndrias, citocromos e enzimas usadas na produo de energia. O espao entre essas membranas o espao intermembranoso. O espao interno, limitado pela membrana interna a matriz mitocondrial. na matriz que existe a maioria das enzimas usadas na B oxidao e no ciclo de Krebs.

Ribossomo Funo: sntese protica. Estrutura: existem dois tipos de ribossomos, um presente nos seres procariontes, cloroplastos e mitocndrias e outro nos eucariontes. Os ribossomos so compostos por duas subunidades de tamanhos d iferentes, que depois de prontas se separam e saem do ncleo pelo poro nuclear, passando para o citoplasma. Quando o ribossomo est disperso no citoplasma, recebe o nome de ribosoma livre e quando est aderido superfcie externa das estruturas membranosas, chamado de ribosoma aderido. Constituio: compostos de quatro tipos de rRNA e 80 protenas diferentes associadas, as quais unem para formar -se uma estrutura globular condensada.

Reticulo Endoplasmtico.

Funes: transporte. O retculo endoplasmtico rugoso (RER) participa principalmente da sntese de esterides e de outros lipdios, aos quais so destinados exportao ou ao uso intracelular por organelas, como por exemplo, pelos lisossomos. O retculo endoplasmtico liso (REL) participa da sntese de protenas, mas suas funes variam de acordo com a clula em que ele se encontra, veja os exemplos a seguir. No fgado, o REL responsvel pelos processos de conjugao, oxidao e metilao. J na glndula supra renal, ele participa da produo de esterides, pois ele contm algumas enzimas fundamentais para essa produo hormonal, enquanto que nas clulas musculares esquelticas ele participa da ativao do clcio e da contrao muscular. Outra funo a sntese de fosfolipdios para todas as membranas celulares. Estrutura: existem dois tipos: o RER e o REL. O RER est presente maior nmero nas clulas especializadas na secreo de protenas, por apresentar ribossomos. J o REL, no apresenta ribossomos e sua membrana se dispe sob a forma de tbulos, formando um sistema mais tubular. Constituio: ambos por uma rede de tbulos e por vesculas redondas e achatadas intercomunicantes.

Aparelho de Golgi. Funes: completar as modificaes ps-traduo, empacotar e colocar um endereo nas molculas sintetizadas pela clula, fazer hidrlise de lipdios, terminar o processo de glicosilao, de fosforilao e de sulfatao e separar protenas. Estrutura: conjunto de vesculas achatadas e empilhadas que geralmente se localizam em uma determinada regio do citoplasma. O tamanho e o desenvolvimento da organela so variveis. Constituio: as protenas sintetizadas no retculo endoplasmtico rugoso so transferidas para o Aparelho de Golgi, onde se fundem com as membranas. No Aparelho de Golgi, o produto secretado condensado em vesculas grandes, formando os grnulos de secreo.

Lissosomos Funes: digesto intracitoplasmtica, renovao das organelas celular e metabolizao de diversas molculas. es, As substncias do meio extracelular entram na clula atravs dos fagossomos. No interior da clula, o fagossomo se funde com o lisossomo primrio. O processo de digesto inicia dentro de outro vacolo, o lisossomo secundrio. Estrutura: vesculas delimitadas por membrana. Esto presentes em quase todas as clulas, mas em maior quantidade nos macrfagos. Geralmente so organelas esfricas e com aspecto granuloso. Constituio: contm enzimas lisossmais (como: fosfatase cida, glicuronidase, sulfatase, ribonuclease e colagenase) que variam com a clula. Estas enzimas so sintetizadas e segregadas no REG, transportas para o Aparelho de Golgi, onde so empacotadas, formando os lisossomos primrios. Peroxissomos Funes: oxidar substncias orgnicas, prozudir perxido de hidrognio, participa da b -oxidao, exporta acetil-CoA para o citossol, participa da sntese de cidos biliares e de colesterol. Estrutura: esfricas, envolvidos por membrana. Ele se divide por fisso. Constituio: enzimas como a catalase, a urato oxidase e a D-aminocidos e no possuem DNA e RNA. A catalase uma enzima muito importante, pois ela oxida substncias txicas ao organismo, inclusive o lcool etlico.

Cloroplastos Os plastos ou plastdeos um grupo de organelas especficas de clulas vegetais e algas, que possuem caractersticas semelhantes com as mitocndrias como: membrana dupla, DNA prprio, RNA e protenas.Os plastos desenvolvem-se a partir de proplastdeos, que so organelas pequenas presentes nas clulas imaturas dos meristemas vegetais e desenvolvem-se de acordo com as necessidades da clula, surgindo diferentes tipos de plastos como: os cromoplastos (que contm pigmentos), os leucoplastos (sem pigmento), etioplastos (que se desenvolvem na ausncia de luz), amiloplastos (que acumulam amido como substncia de reserva), proteoplastos (que armazenam protena) e os oleoplastos (acumulam lipdeos). Funes: Realizao do processo de fotossntese. Estutura: Apresenta-se na forma alongada, delimitado por dupla membrana,contendo em seu interior inmeras lminas paralelas denominadas lamelas de constituio lipoproteica,separadas por um estroma (espao interno do

cloroplasto) onde encontrada a clorofila.Depositadas sobre a lamela esto os tilacides (bolsas esfricas) que se empilham formando o Grana. A estrutura granum-lamelar no observada nos cloroplastos das algas.

Microtbulos Funes: oferecer rigidez na forma das clulas, manter os prolongamentos celulares, dar simetria clula, servir de suporte para as clulas na locomoo, servir como base morfolgica para centrolos, clios, flagelos e corpsculos basais. Estrutura: formado por treze subunidades de a e b tubulina, chamadas de herodmero. Organi adas em forma de z espiral e com comprimento e estabilidade variveis. Possuem eventuais comunicaes entre um microfilamento e outro. A parte central do microtbulo denominada de axonema. Constituio: depende do local. Miosina no msculo estriado. No restante das clulas, em geral, so constitudos por filamentos finos de actina e filamentos grossos de miosina associados s organelas. Tambm outras protenas so visualizadas nos filamentos intermedirios, que so constitudos por queratinas, por vimentina, por desmina, por protena fibrilar cida da glia e por protenas dos neurofilamentos. Vacolos digestivos. Fagossomos e pinossomos, que contm material capturado do meio pela clula, fundem com lisossomos, -se originando bolsas membranosas chamadas vacolos digestivos. As enzimas lisossmicas digerem as substncias capturadas, quebrando-as e reduzindo-as a molculas menores. Estas atravessam a mesma membrana do vacolo digestivo e saem para o citosol, onde sero utilizadas como matria-prima ou fonte de energia para os processos celulares. Eventuais restos da digesto, constitudos por material no-digerido e enzimas, permanecem dentro do vacolo, agora denominado vacolo (ou corpo) residual. Este expulsa o contedo da clula por clasmocitose. Vacolos autofgicos e heterofgicos Partes da clula, como, por exemplo, organelas velhas e desgastadas so constantemente atacadas e digeridas pela atividade lisossmica. Dessa forma, seus componentes moleculares podem ser reaproveitados. Os lisossomos fundem-se em torno de uma parte celular a ser digerida, formando uma bolsa membranosa chamada vacolo autofgico (do grego auts prprio, e phagos, comer). Essa denominao ressalta o fato de o material digerido no vacolo ser uma parte da prpria clula. Quando o material digerido vem de fora da clula, capturado por fagocitose ou pinocitose, fala-se em vacolo heterofgico (do grego heteros, outro, diferente). Clios e Flagelos Os clios e flagelos so flexveis prolongamentos da membrana celular, que variam de comprimento, sendo responsveis pelo movimento de clulas como o espermatozide e organismos unicelulares como o Paramecium.

Vous aimerez peut-être aussi