Vous êtes sur la page 1sur 1

A10 Nacional

%HermesFileInfo:A-10:20110617:

SEXTA-FEIRA, 17 DE JUNHO DE 2011

O ESTADO DE S. PAULO

ENTREVISTA
Dr. Hlio, Prefeito de Campinas (PDT)

Lula e Jos Dirceu so solidrios comigo


AYRTON VIGNOLA/AE

Prefeito de Campinas, investigado pela Cmara e ameaado de perder o mandato, ataca o PSDB e diz ter apoio de petistas
Fausto Macedo Fernando Gallo

Dr. Hlio vai ao ataque e seu alvo o PSDB. Estou sendo vtima de um linchamento poltico e moral, uma perseguio injusta de polticos do PSDB que pretendem antecipar a eleio do ano que vem. Dr. Hlio mira o governo estadual, dos tucanos. O que est explcito pelo Ministrio Pblico que houve uma contaminao em diversas entidades do governo do Estado de So Paulo. Sabesp, secretarias de Estado, da Educao e tantas outras secretarias. So mais de 300 contratos em mais de 11 municpios, com iguais problemas (suspeitas de corrupo). Dr. Hlio mostra suas armas e nomeia aliados do PT na grande batalha poltica contra o impeachment que o espreita. O presidente Lula est comigo, ele passou por situao assemelhada. Tenho o reconhecimento da Dilma. O Z (Jos Dirceu) me telefonou, disse. No dia seguinte ao embate na Cmara do qual saiu vitorioso porque superou opositores que pediam seu afastamento sumrio , Hlio de Oliveira Santos, o Dr. Hlio (PDT), prefeito de Campinas em segundo mandato, era um homem de semblante aliviado. s 12h15, ele recebeu o Estado, na companhia de seus advogados Eduardo Carnels, Jos Roberto Batochio e Alberto Mendona Rollo, os dois primeiros especialistas em causas criminais e o terceiro, em Direito Eleitoral e Administrativo. Durante 80 minutos, o prefeito falou sobre a intensa presso que experimenta desde que a promotoria deu incio a uma devassa sem precedentes em seu governo. Dr. Hlio no citado na investigao, mas o Ministrio Pblico imputa a sua mulher, Rosely Nassim, o papel de chefe de quadrilha para fraudes em licitaes, corrupo e desvio de recursos pblicos. Das provas colhidas pela promotoria se valeu a oposio, que faz alarido na cidade de 1,3 milho de habitantes e requer sua cassao. Na noite de quarta-feira, Dr. Hlio deu passo decisivo para rechaar a ofensiva dos adversrios. Por 16 votos a 15, os parlamentares aprovaram sua sada da Prefeitura at a concluso dos trabalhos da comisso processante, manifestao insuficiente era necessrio que 2/3 da Casa impusessem a queda. Ao ser comunicado do triunfo, invocou Barack Obama. Sim, ns podemos. Ns podemos virar o jogo.
A que atribui a investigao?

Estado de So Paulo. Sabesp, secretarias de Estado, da Educao, e tantas outras secretarias. So mais de 300 contratos do governo do Estado, em mais de 11 municpios, apresentando iguais problemas. O curioso que provas, por exemplo, na Sabesp, grampos telefnicos apresentados pelo prprio Gaeco (unidade do Ministrio Pblico que investiga crime organizado) e que envolve secretrios do governo do Estado com alguns empresrios que foram presos em Campinas, nada disso foi utilizado. No houve posicionamentos coercitivos como os que foram utilizados em Campinas. Fica evidente que est se trabalhando com dois pesos e duas medidas. Vemos vrias entidades do governo do Estado, gravaes e grampos relatando nomes de profissionais e autoridades, mas l no apareceu nenhum espetculo, cambures, e nenhum episdio de natureza coercitiva, com prises preventivas, que evidentemente atentam contra o direito da presuno de inocncia e o direito de defesa.
Considera culpados os integrantes do seu governo exonerados?

Defesa. As pessoas so inocentes at provar o contrrio. E at agora no h provas concretas contra nenhum deles sante foi o PSDB. O mesmo PSDB que por duas vezes eu derrotei, nas eleies de 2004 e 2008, esta no primeiro turno. Os argumentos postos na comisso so eminentemente polticos. Assim como este ltimo requerimento pelo meu afastamento, que absolutamente inconstitucional. Foi tentado na Justia e a Justia considerou inconstitucional. No h nenhum caso no Brasil em que se derruba outro poder atravs de requerimento postado pela Cmara, algum que foi eleito democraticamente pelo povo. Em nenhum momento das provas que foram apresentadas pelo vereador do PSDB eu fao parte como participante.
Qual sua ligao com os contra-

dvida insupervel, R$ 79 milhes de precatrios irregulares. Parte disso acabou sendo usada para pagar empreiteiras e essa dvida se transformou em quase R$ 1 bilho. Essa operao no s no pagou os precatrios como nos trouxe prejuzo inclusive junto ao Tribunal de Contas, como tambm originou uma dvida fundada que prejudicou a cidade. Na questo moral, o PSDB tem que fazer a sua prpria reflexo.
Sua administrao parou?

QUEM
Hlio de Oliveira Santos, conhecido como Dr. Hlio, nasceu em Corumb, Mato Grosso do Sul. Migrou para Campinas em 1966, onde se formou em medicina pela Unicamp. Foi eleito prefeito em 2004 e reeleito em 2008.

tratar diretriz, prioridades que devem ser respeitadas. Mas a Sanasa conta com administrao prpria.
O sr. nomeou Luiz Aquino para

dirigir a Sanasa. Ele confessou crimes e delatou sua mulher.

tos da Sanasa, companhia de saneamento que a promotoria aponta como ncleo de corrupo?

voz corrente do prprio Ministrio Pblico e do prprio magistrado (juiz Nelson Augusto Bernardes de Souza) e no tem nenhum grampo, nenhum fato que me ligue a essas aes. Essa comisso processante tem um intuito motivacional poltico e abre precedente perigoso porque coloca em cheque o Estado de Direito democrtico que foi obtido com o voto da maioria dos campineiros.
Seu governo est sob suspeita.

A cidade vive o trabalho, o cotidiano, em todos os bairros. O transporte funciona com qualidade, o asfalto, a macrodrenagem para evitar que a cidade sofresse com os agravos ambientais. A cidade continua prestando servio de sade pblica em hospitais que eu trouxe atravs da parceria com o governo federal. Uma comisso processante para afastar o prefeito no tem base. Eu estou h sete anos no cargo, at hoje no sofri nenhuma suspeio levantada pelos rgos pblicos. E tenho minha vida pregressa. Fui duas vezes deputado federal. Tenho uma vida publica de 45 anos.
Como o sr. viu a votao na C-

gularidade, da inconstitucionalidade desse requerimento, votaram pela minha permanncia. Acredito que at o final da comisso vo levar em conta o mrito e fazer Justia a um prefeito que administra uma das cidades mais importantes desse Pas, que voltou a crescer, que recuperou aquelas vocaes tradicionais e o desenvolvimento, atraindo empresas nacionais e internacionais.
Como o sr. foi envolvido?

mara?

Quem abriu a comisso proces-

Tem a questo moral, vindo de quem vem, do PSDB, o povo h de se recordar. Os precatrios judiciais de 1996, a famosa CPI dos Precatrios no Senado fez com que a cidade ficasse paralisada mais de 15 anos com uma

Recebo com muita tranquilidade. O Legislativo autnomo, independente, nada mais justo do que passar por um processo quando ele legtimo, previsto na Lei Orgnica do municpio. Os vereadores da base do governo esto se reorganizando. Os meus eleitores e aqueles que se convenceram do mrito da irre-

Por um certo grau de oportunismo e m inteno. As investigaes de contratos em licitaes envolvem exclusivamente a Sanasa, uma economia mista, tem autonomia plena para decidir sobre obras, projetos, contratos. Tem conselho de administrao, conselho fiscal, auditada externamente por empresas, passa por auditoria de contas pelo Estado, empresa independente. evidente que ela tem que estar integrada a algumas metas do governo. A minha principal era a que a cidade chegasse a um saneamento de 100%, hoje j atinge 90%. O meu papel como prefeitura

Em 2008, poca de campanha eleitoral, eu soube de boatos que indicavam irregularidades na empresa. Imediatamente chamei o Aquino e determinei uma sindicncia. Ele pediu demisso. Eram boatos relativos a gravaes, chantagens. O fato que nenhuma prova, nenhum documento, nenhuma escuta, chegou diretamente ao meu conhecimento. Mas ouvia-se que adversrios poderiam lanar mo destas gravaes que mostravam irregularidades na relao do presidente da Sanasa com lobistas espertos. Chamei, perguntei se estava sofrendo chantagem, extorso. Ele negava. Eu falei, vou fazer uma investigao, uma auditagem e seria bom que voc se afastasse. Ele pediu demisso.
O ex-presidente da Sanasa ci-

As pessoas so inocentes at provar o contrrio. E at agora no h provas concretas contra nenhum deles. E eles no tiveram direito a defesa. a palavra do sr. Aquino, ru confesso. O direito a defesa e a presuno de inocncia so pilares da democracia. Qualquer coisa contrria a isso voltarmos ao obscurantismo, inquisio. Os opositores tambm me acusam de problemas relacionados instalao de antenas de celulares e empreendimentos imobilirios. Mais uma vez, fica evidente a m inteno e o oportunismo. Instalaes de antenas de celulares no so de responsabilidade da prefeitura. uma questo tcnica que controlada e fiscalizada pela Anatel.
Com que objetivo envolveram a sua mulher?

tou o seu nome?

Atingir um prefeito que na campanha do Lula e na campanha da Dilma teve a importncia de ser um dos coordenadores do Brasil. E essa foi uma exposio nacional. Tenho o depoimento do presidente Lula, que pblico. Tenho o reconhecimento da prpria Dilma, que iniciou as relaes com os prefeitos e prefeitas na cidade de Campinas. Esse apoio de prefeitos foi decisivo, e o Lula reconhece isso.
O ex-presidente o apoia?

Nunca citou, nem por vingana nem por maldade. Mas aproveitou a delao premiada para envolver minha mulher. Nenhum outro ouvido pelo Ministrio Pblico fez isso. O Aquino uma pessoa competente, inteligente.
Isso ocorreu s na Sanasa?

O que est explicito pelo Ministrio Pblico que no. Houve uma contaminao dessa em diversas entidades do governo do

Ele est solidrio comigo porque j passou por questes assemelhadas. O Z Dirceu se solidarizou comigo assim como me solidarizei com ele quando sofreu as agruras dele. Mas no s ele. O Miro Teixeira, o ministro Orlando (Orlando Silva, do Esporte), o Lupi (Carlos Lupi, ministro do Trabalho), o presidente estadual do PT (deputado estadual Edinho Silva).

Vous aimerez peut-être aussi