Vous êtes sur la page 1sur 13

Sociologia Meios de comunicao como ferramentas para a cidadania

"Comunicao e Cidadania - Repensar a Crise e a Mudana" o tema principal que proposto a todos os participantes na Conferncia Internacional IAMCR 2010. A acelerao da mudana e a globalizao do medo e da insegurana so caractersticas do presente. A velocidade das transformaes em todas as regies do nosso voltil e hiper -complexo mundo torna cada vez mais difcil de ler a realidade social e agir de f orma significativa. Num momento de profunda crise econmica, cultural e moral, cidados, grupos e organizaes no tm alternativa seno a de redescobrir como a vida individual e social pode ser vivida. A participao na vida poltica e social contemporn ea um valor fundamental que suposto ter um impacto concreto e permanente sobre a qualidade da vida das pessoas. Como um direito e um dever, espera -se que a participao melhore a sociedade. Os meios de comunicao tradicionais em todo o mundo ainda no responderam integralmente s necessidades sociais participativas. Apesar das fundadas expectativas sobre o papel dos meios de comunicao social em termos da promoo da participao, esta ainda no satisfatria. Na maioria dos pases, os meios de comunicao acabaram como promotores de governos e de grandes interesses empresariais baseados num conformista modelo de comunicao "topdown". Tirando partido das novas tecnologias, os cidados esto a contra -atacar. Tanto em sociedades desenvolvidas como em desenvolvimento, possvel identificar novas idias e prticas participativas.

Afastando-nos dos discursos polticos e acadmicos na Internet, utpicos e distpicos, de salientar que, em diferentes formas e contextos, os cidados e as instituies sociais contornam os media tradicionais e desenvolvem novas formas de participao. Embora a tecnologia de per si no seja uma varivel explicativa relevante, um elemento indispensvel para compreender plenamente as mudanas significativas em termos de acesso do cidado a contedos alternativos e s redes sociais. Ainda assim, ter acesso Internet ou outras tecnologias participativas no transforma os indivduos em cidados. Sem educao, no h

cidados. Com efeito, se a defesa do interesse pblico depende do funcionamento global de toda a construo meditica, a regulao estatal e profissional est longe de ser suficiente. A participao dos cidados - em diferentes fases e nveis - crucial para a contnua tentativa de desenvolvimento responsvel e de r esponsabilizao da cultura meditica. Mas cidadania implica, por um lado, exigncia social quanto formao dos profissionais dos media, dos cdigos de ontolgicos dos profissionais dos meios de comunicao, das estratgias empresariais das empresas de comunicao social e das polticas estatais e, por outro lado, de uma atitude crtica e participativa em relao aos media tradicionais e aos novos media.

Esta observao crtica, com a conseqente participao s pode ocorrer se a lgica dos media forem compreensveis e se os direitos e deveres forem do conhecimento comum. No passado, a alfabetizao era uma condio necessria para se ser cidado. Hoje em dia, leitura e escrita esto longe de ser suficientes para a plena cidadania. Os cidados devem ter a mediatizados sobre o mundo e capacidade de interpretar discursos devem ter o poder de agir.

Em tempo de crise econmica e tica, a comunicao e a investigao sobre os media poder desempenhar um papel fundamental no sentido de interrogar os modelos dominantes da comunicao e abrindo novos debates sobre a autonomizao dos cidados e sobre os mecanismos participativos. Esta poderia ser a contribuio da comunicao da comunidade cientfica para lanar luz sobre as incertezas e impasses contemporneos. Centrando a conferncia de 2010 da IAMCR sobre a relao entre Comunicao e Cidadania convidamos investigadores, oriundos de diferentes latitudes e experincias, a desenvolver a investigao tambm como cidados. Entendemos que a organizao da conferncia da IAMCR em si mesmo como um pacto de cidadania.

Matemtica A importncia da reciclagem do alumnio e os seus benefcios

Importncia e vantagens da reciclagem

A partir da dcada de 1980, a produo de embalagens e produtos descartveis aumentou significativamente, assim como a produo de lixo, principalmente nos pases desenvolvidos. Muitos governos e ONGs esto cobrando de empresas posturas responsveis: o crescimento econmico deve estar aliado preservao do meio ambiente. Atividades como campanhas de coleta seletiva de lixo e reciclagem de alumnio e papel, j so comuns em vrias partes do mundo. No processo de reciclagem, que alm de preservar o meio ambiente tambm gera riquezas, os materiais mais reciclados so o vidro, o alumnio, o papel e o plstico. Esta reciclagem contribui para a diminuio significativa da poluio do solo, da gua e do ar. Muitas indstrias esto reciclando materiais como uma forma de reduzir os custos de produo. Um outro benefcio da reciclagem a quantidade de empregos que ela tem gerado nas grandes cidades. Muitos desempregados esto buscando trabalho neste setor e conseguindo renda para manterem suas famlias. Cooperativas de catadores de papel e alumnio j so uma boa realidade nos centros urbanos do Brasil.

Sacolas feitas com papel reciclvel Muitos materiais como, por exemplo, o alumnio pode ser reciclado com um nvel de reaproveitamento de quase 100%. Derre tido, ele retorna para as linhas de produo das indstrias de embalagens, reduzindo os custos para as empresas.

Muitas campanhas educativas tm despertado a ateno para o problema do lixo nas grandes cidades. Cada vez mais, os centros urbanos, com grande crescimento populacional, tem encontrado dificuldades em conseguir locais para instalarem depsitos de lixo. Portanto, a reciclagem apresenta -se como uma soluo vivel economicamente, alm de ser ambientalmente correta. Nas escolas, muitos alunos so orientados pelos professores a separarem o lixo em suas residncias. Outro dado interessante que j comum nos grandes condomnios a reciclagem do lixo.

Smbolos material

da

reciclagem

por

Assim como nas cidades, na zona rural a reciclagem tambm acontece. O lixo orgnico utilizado na fabricao de adubo orgnico para ser utilizado na agricultura. Como podemos observar, se o homem souber utilizar os recursos da natureza, poderemos ter, muito em breve, um mundo mais limpo e mais desenvolvido. Desta forma, poderemos conquistar o to sonhado desenvolvimento sustentvel do planeta.
Exemplos de Produtos Reciclveis

- Vidro: potes de alimentos (azeitonas, milho, requeijo, etc.), garrafas, frascos de medicamentos, cacos de vidro. - Papel: jornais, revistas, folhetos, caixas de papelo, embalagens de papel. - Metal: latas de alumnio, latas de ao, pregos, tampas, tubos de pasta, cobre, alumnio. - Plstico: potes de plstico, garrafas PET, sacos plsticos, embalagens e sacolas de supermercado.

Biologia

Vegetais em extino

As espcies que mais correm riscos de desaparecer so as Gimnospermas (do grego Gymnos: 'nu'; e sperma: 'semente', plantas terrestres que vivem, preferencialmente, em ambientes de clima frio ou temperado, por exemplo, pinheiros, sequias e ciprestes) e as de ambientes tropicais.

Os fatores que mais influenciam e ameaam a biodiversidade vegetal, sem dvida, so as perdas de habitats, converso dos mesmos em sistemas de agricultura e a explorao extrativista sem controle.

Com o isso, uma possvel interveno para evitar que ela se torne extinta fica ainda mais difcil j que o problema que afeta a espcie tambm no pode ser determinado com exatido.

Educao fsica Diabetes Mellitus


O Diabetes uma doena que afeta cerca de 12% da populao brasileira, ou seja, aproximadamente 22 milhes de habitantes. Trata-se de uma doena conhecida popularmente por aumentar as taxas de glicose ou acar no sangue. Neste artigo esto descritos, em detalhes, as causas, sintomas, diagnsticos e tratamentos dos diferentes tipos de diabetes. Para acessar as diferentes sees use o menu ao lado.
O que diabetes? Conceito: Diabetes Mellitus uma doena metablica caracterizada

por um aumento anormal da glicose ou acar no sangue. A glicose a principal fonte de energia do nosso or ganismo, mas quando em excesso, pode trazer vrias complicaes nossa sade. A origem do nome Diabetes muito antiga, vem do grego, que quer dizer sifo, fazendo referncia ao excesso de urina que os pacientes com diabetes tinham, alm da sede excessiva. Mais tarde os mdicos descobriram que a urina desses pacientes era adocicada, dando o nome Mellitus, que em latim quer dizer mel ou adocicado. Desse modo, esta doena que causava excesso de sede, produzindo urina em excesso e adocicada, passou a se cha mar Diabetes Mellitus.

Qumi P
O i t : l li mi Out . l i : uando um mol de ido de mercrio lido e decompe, nio asoso, i t t t i l f i l i l i f t l .At t i l

mi

mi
l . i l t , l

presso constante, em um mol de mercrio l uido e meio mol de oxi ocorre a absoro de ,7 kJ de energia do ambiente. Ou, em equao:

Que tambm pode ser representada por:

O processo exotrmico aquele que ocorre com liberao de calor. Podemos observar o seguinte exemplo: quando um sistema formado por gua lquida

colocado em um congelador, ele perde calor para esse ambiente e, em decorrncia disso, ocorre a solidificao da gua. Assim, transio da gua no estado lquido para o estado slido um processo que libera calor x mi . presso

Outro exemplo poderia ser: quando um mol de id rognio gasoso reage, ocorre a liberao de Ou, em equao: 5, kJ de energia para o meio ambiente.

constante, com meio mol de oxignio gasoso para formar um mol de gua lquida,

Que tambm pode ser representada por:

Fatores ue i luenciam o alor o


y

Quantidade de reagentes e produtos: o valor do

de uma reao varia em

funo da concentrao de cada um de seus participantes. O aumento da concentrao provoca um aumento proporcional da variao de entalpia. Exemplo:

Os estados fsicos dos reagentes e produtos: subst ncias no estado slido provocam variaes de entalpia maiores do que no estado lquido; e estas, maiores do que no estado gasoso.

Exemplo:

Estado alotrpico de reagentes e produtos: cada estado alotrpico tem um valor de entalpia distinto.

Exemplo:

Ental ia-padro Teoricamente, s possvel calcular o valor do absolutas dos reagentes valores, entretanto, so impossveis H se forem conhecidas as entalpias HP : serem obtidos na . Tais prtica. H, j

HR e dos produtos de

Experimentalmente, com o uso do calormetro s possvel obter valores de

que representam o calor perdido ou recebido pelo sistema durante a transformao. extremamente valioso para o qumico conhecer os valores de entalpia para subst ncias individuais, pois isso facilita muito o clculo terico do H nas milhares de transformaes qumicas existentes. Por esse motivo, foram determinadas condies de referncia para determina o da entalpia das subst ncias. Por exemplo, convencionou-se que toda subst ncia simples no estado padro ou seja, no estado fsico e alotrpico mais estvel a 5 ero subst ncias. Entalpia de ormao Refere-se a ero).[6] Exemplo: energia liberada ou absorvida quando um mol de um composto se forma e atm), tem entalpia igual a ). A partir da, determinaram-se as entalpias de formao e combusto das

a partir de subst ncias simples no estado padro as quais tm entalpia -padro igual

A equao acima indica que a entalpia de formao do etanol : igual a -277,7 kJ. Entalpia de com usto Refere-se

energia liberada na combusto de um mol de um composto; desde que

todos os participantes da reao estejam no estado -padro.

Exemplo:

A equao acima indica que a entalpia de combusto do metano : a -889,5 kJ. Lei de Hess Em 840, um fsico chamado ermain enry

, igual

ess, com base em seus estudos

sobre calores de reao, descobriu que, de um modo geral, quando uma reao se d em etapas, a soma dos calores de reao correspondentes aos diversos estgios igual ao calor de reao obtido quando a reao reali ada completamente em uma s etapa. Ento, enunciou sua lei: Quando uma reao qumica apresenta etapas

intermedirias, a variao de entalpia da reao geral equivale soma das variaes de entalpia de cada uma das etapas intermedirias", ou seja, a variao de entalpia em uma reao qumica depende apenas dos estados inicial e final da reao, a reao principal independe das reaes intermedirias. Podemos utili ar como exemplo simples da aplicao da Lei de oxignio, formando o monxido de carbono: ess a reao de

oxidao do carbono. possvel que o carbono se combine com um nico tomo de

O monxido de carbono combustvel, isto , ele pode se combinar com outro tomo de oxignio, produzindo dixido de carbono; por este motivo, ocorre a reao de combusto:

Se somarmos estas duas equaes como se elas fossem equaes algbricas), poderamos tambm, segundo a Lei de Hess, somar as entalpias de reao:

ontinuando a utilizar regras anlogas s empregadas na lgebra, podemos elimina r todos os elementos que aparecem nos dois membros da equao - neste caso, eliminamos o .

Somando ser:

, podemos anotar

mol deste gs, e o resultado final

que exatamente a entalpia da reao se queimssemos diretamente o carbono a dixido de carbono. Energia de ligao Outra forma de calcular a entalpia de uma reao qumica envolve o conceito de energias de ligao, ou seja, aquela relacionada qumicas entre pares de tomos no estado gasoso. onsiderando que a quebra de ligaes um processo endotrmico; e que a formao de ligaes um processo exotrmico; podemos calcular o : de uma reao qumica a partir dos valores de energia liberada na quebra de ligaes e absorvida na formao de novas ligaes. Para tanto, faz -se necessrio conhecer os valores-padro de energia de cada tipo de ligao entre tomos. energia da formao das ligaes. alcula -se, ento, a variao de entalpia pela diferena entre a energi a da quebra das ligaes e a intensidade da fora que une os tomos: energia de ligao a energia necessria para romper um mol de ligaes

Exemplo:

total de ligaes quebradas: 4 =

total de ligaes formadas: 6 -

Portugus

ue

Educao

m iental

Nos ltimos trs sculos houve um grande crescimento do conhecimento humano, proporcionando um amplo desenvolvimento das cincias e da tecnologia. Ao mesmo tempo tambm ocorreram mudanas nos valores e modos de vida da sociedade, com o surgimento do processo industrial e o crescimento das cidades, aumentando a utilizao dos recursos naturais e a produo de resduos. Enfim, todos esses fatos geraram profundas mudanas na cultura, afetando principalmente a percepo do ambiente pelos seres humanos, que passaram a v-lo como um objeto de uso para atender suas vontades, sem se preocupar em estabelecer limites e critrios apropriados. No demorou muito para surgirem as conseqncias dessa cultura moderna: o surgimento de problemas ambientais que afetam a qualidade de vida. Em pouco tempo ficou claro que havia uma crise de relaes entre sociedade e meio ambiente.

A preocupao com essa situao fez com que surgisse a mobilizao da sociedade, exigindo solues e mudanas. Na dcada de 0, do sc. XX, a partir dos movimentos contra culturais, surgiu o movimento ecolgico que trazia como uma de suas propostas a difuso da educao ambiental como ferramenta de mudanas nas relaes do homem com o ambiente. A Educao Ambiental (EA) surge como resposta preocupao da sociedade com o futuro da vida. Sua proposta principal a de superar a dicotomia entre natureza e sociedade, atravs da formao de uma atitude ecolgica nas pessoas. Um dos seus fundamentos a viso socioambiental, que afirma que o meio ambiente um espao de relaes, um campo de intera es culturais, sociais e naturais (a dimenso fsica e biolgica dos processos vitais). Ressalte -se que, de acordo com essa viso, nem sempre as interaes humanas com a natureza so daninhas, porque existe um co-pertencimento, uma coevoluo entre o homem e seu meio. Coevoluo a idia de que a evoluo fruto das interaes entre a natureza e as diferentes espcies, e a humanidade tambm faz parte desse processo. O processo educativo proposto pela EA objetiva a formao de sujeitos capazes de compreender o mundo e agir nele de forma crtica - consciente. Sua meta a formao de sujeitos ecolgicos.

                                       
A EA f t ibili f ti i iti l it t i t bi t l. D f , t b l i i i lti l x i i l ti i i l bi t .E iz , i ti l it t , ti l t l i t x t i bi t EA i t i l ibili t ti i t . (C lh , I b l C. M. E Ambi t l: A F mao o S j ito E ol i o)

Vous aimerez peut-être aussi