Vous êtes sur la page 1sur 3

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAU CAMPUS DR.

JOSEFINA DEMES CURSO- BACHARELADO EM DIREITO BLOCO- IV DISCIPLINA- DIREITO DAS OBRIGAES PROF ALINE

DIREITO DAS OBRIGAES QUESTES

MONALLYSA DUARTE DE OLIVEIRA

FLORIANO, MAIO DE 2011.

DIREITO DAS OBRIGAES

1.

possvel no ordenamento jurdico brasileiro a possibilidade da busca e apreenso de determinado bem quando no se trata da obrigao de restituir?

A possibilidade de busca e apreenso judicial da coisa e sua conseqente entrega pelo tribunal ao credor (previstas no art.625) s tm cabimento no que concerne s obrigaes de restituir. Pois se o devedor no cumprir e o credor requerer, judicialmente, a realizao da prestao, o rgo judicante poder apreender a coisa no patrimnio do executado e entreg-la ao exequente, substituindo-se o devedor inadimplente. Na obrigao de dar, tal substituio do devedor pelo tribunal, nos moldes do art. 625 do Cdigo de Processo Civil, impossvel, uma vez que nosso ordenamento no confere eficcia real aos contratos.
Art. 625 No sendo a coisa entregue ou depositada, nem admitidos embargos suspensivos da execuo, expedir-se-, em favor do credor, mandado de imisso na posse ou de busca e apreenso, conforme se tratar de imvel ou de mvel.

2.

Na obrigao de restituir se o devedor no for ressarcido do valor das benfeitorias volupturias feita por ele, pode o mesmo retir-la da coisa principal?

Sendo benfeitorias volupturias, o devedor poder retir-las se no for pago o valor devido, mas desde que no cause prejuzo a coisa principal.

3.

Se houver erro na entrega do bem pelo devedor na obrigao de dar coisa certa independendo se h dolo ou culpa, como ficaria o bem entregue em erro?

Se o devedor na obrigao de dar coisa certa houver erro entregando uma coisa por outra ao credor este poder demandar a repetio da entrega do bem. Pois o credor no poder ser obrigado a receber outra coisa , ainda que mais valiosa, logo o devedor , para exonerar-se da obrigao , est adstrito a entregar exatamente o objeto determinado na conveno (CC. Art. 313). Mas se o credor aceitar uma coisa por outra, ter-se- dao em pagamento (CC. Art 356) devendo o devedor celebrar outro acordo com o credor, j que no pode mudar unilateralmente o objeto da prestao.

4.

No caso de perca da coisa por culpa do devedor somente haver responsabilidade pelo equivalente mais perdas e danos se j houver ocorrida a tradio? No caso da deteriorizao da coisa s deve haver perdas e danos se for aps a tradio com culpa da coisa?

Pode antes da tradio. Se a perda resultar de culpa do devedor, responder este pelo equivalente e mais perdas e danos. o devedor dever devolver o valor pago corrigido e indenizar o credor pelas perdas e danos sofridos, apurados pelo prejuzo que efetivamente suportado pelo credor, como tambm, os lucros que por ventura deixou de perceber em virtude da perda da coisa. Ocorrendo a deteriorao por culpa do devedor, poder o credor exigir o equivalente, ou aceitar a coisa no estado em que se acha, com direito a reclamar, em um ou em outro caso, indenizao das perdas e as perdas e danos devidas abrangem, alm do que ele efetivamente perdeu e o que razoavelmente deixou de lucrar.

5.

Como o ordenamento jurdico brasileiro e a doutrina atual dispe a cerca da possvel perda de gnero na obrigao de dar coisa incerta antes da concentrao?

Maria Helena Diniz adverte que se o genus (gnero) assim delimitado, o perecimento ou inviabilidade de todas as espcies que o componham, desde que no sejam imputveis ao devedor, acarretar a extino da obrigao. O Projeto de Lei 6.960/2002 (atual Projeto 276/2007) prope a seguinte redao para o artigo 246: antes de cientificado da escolha o credor, no poder o devedor alegar perda ou deteriorao da coisa, ainda que por fora maior ou caso fortuito, salvo se se tratar de dvida genrica limitada e se extinguir toda a espcie dentro da qual a prestao est compreendida. Antes da concentrao, sendo a obrigao de dar a coisa incerta, a coisa permanece indeterminada. Logo se houver perda ou deteriorao da coisa, no poder o devedor falar em culpa, em fora maior ou em caso fortuito. Isto assim porque genus nunquam perit, ou seja, o gnero nunca perece, se algum vier a prometer 50 sacos de laranja, ainda que se percam em sua fazenda todas as existentes, nem por isso eximir-se- da obrigao, uma vez que poder obter laranjas em outro local.

Vous aimerez peut-être aussi