Vous êtes sur la page 1sur 3

1.

Tema:

Os esteretipos raciais trazidos sala de aula pela mdia

2. Pergunta/ problema:

Qual o papel da mdia em relao ao preconceito em sala de aula?

3. Metodologia:

Ser realizada uma pesquisa em escola pblica abrangendo alunos e professores dos 3 ciclos de aprendizagem para identificarmos as possveis respostas com relao a essa questo.

4. Discusso do tema:

Os esteretipos so suposies que criamos acerca de determinado grupo, com isso, verificamos que nossos prjulgamentos podem partir tambm de outras vises que acabam, muitas vezes, influenciando nossas opinies. A mdia exerce um papel deturpador com relao aos tipos, criando situaes e fixando um discurso predominante, como por exemplo, quanto a posio do negro em seus comerciais e telenovelas. Isso passa a contribui significativamente para a induo de uma viso totalmente distorcida das crianas e jovens, que primeiramente so bombardeados constantemente por uma imposio de padro de beleza que no o da maioria. A auto-estima do estudante negro cada vez mais abalada, pois se veem em situaes marginalizadas:

A populao negra sempre aparece nas matrias envolvendo a violncia policial, o assassinato de crianas negras, o esteretipo e a violncia contra a mulher negra e no status de inferioridade imposto cultura afro-brasileira dos programas humorsticos. A representao simblica negativa presente no imaginrio popular completa o crculo vicioso a que a populao negra est submetida.

Por Marcos Antonio Cardoso 13/11/2003

Isso reflete em sala de aula, onde o aluno negro visto como inferior at pelos prprios professores que muitas vezes, identificam o aluno rotulando-o de aquele neguinho. Se a instituio escola responsvel pela socializao do indivduo, deveria partir dela debates mais enfticos que possam abordar de uma forma mais significativa essa questo que a cada dia pede um novo olhar por parte da sociedade e principalmente pela comunidade escolar. dentro da sala de aula que observamos os conflitos e podemos identific-los para podermos conscientizar, aprender e tentar solucionar a terrvel discrepncia que h entre negros e brancos. A mdia deve, portanto, ser questionada e usada a favor de uma luta justa, mesmo que ainda haja um abismo entre o querer e o poder. Para isso, necessrio um pensamento igualitrio e uma viso mais ampla no que diz respeito ao ser humano em sua essncia e no em seu aspecto fsico. Tm-se hoje uma enormidade de relatos de casos de bulling sofridos no s por alunos negros, mas tambm por diversos outros que apresentam alguma particularidade que foge ao padro imposto. So necessrias discusses abertas e um maior comprometimento das escolas atravs de projetos que visem realmente amenizar a questo do preconceito:

O espao institucional poder proporcionar discusses verticalizadas a respeito das diferenas presentes, favorecendo o reconhecimento e a valorizao da contribuio africana, dando maior visibilidade aos seus contedos at ento negados pela cultura dominante. Esse tipo de ao promover um conhecimento de si e do outro em prol da reconstruo das relaes raciais desgastadas pelas diferenas ou divergncias tnicas.

Por Walria Menezes 08/2002

Fontes: http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2003/11/268011.shtml

http://www.fundaj.gov.br/tpd/147.html

Vous aimerez peut-être aussi