Vous êtes sur la page 1sur 5

ENSAIO: A EDUCAO NA PERSPECTIVA DO MITO DA CAVERNA DE PLATO

Escrito por Administrador Sex, 23 de Janeiro de 2009 12:03 - ltima atualizao Sb, 31 de Janeiro de 2009 12:08

Prof. Carlos Csar Cunha Centro Acadmico de

Filosofia da Universidade Catlica de Gois

INTRODUO

Este pequeno ensaio, objetiva mostrar a VII de A Repblica.

educao na perspectiva de Plato exposto no Livro

Plato sempre usou a analogia para expor suas idias, todavia, no Livro VII de A Repblica e le usou deste recurso para tratar do problema do conhecimento, ou seja, sua perspectiva epistemolgica sobre o conhecimento, desde o conhecimento sensvel at o conhecimento inteligvel.

Esta mesma analogia pode ser usada sob o ponto de vista da educao, fundamentalmente da sua proposta de educao de homem grego. O ideal de educao platnico, como na maioria dos pensadores gregos, intrinsecamente ligado poltica e a poltica no uma questo de opinio, mas sim uma questo de saber. O saber em Plato , constitui na sada do mundo sensvel em direo mundo inteligvel sendo a dialtica a principal via para tal fato. Assim o governante aquele que atingiu todos esses graus da formao, estando apto a governar o Estado.

Portanto, no devemos ver o platonismo como um corpo de verdades eternas. O que fundamental na histria da filosofia so os problemas levantados por um pensador, vrias respostas so dadas ao longo da histria, como se v, por exemplo, em Plato, que levanta as seguintes questes: qual o melhor tipo de governo? Qual o melhor processo educativo?

Nesta perspectiva, o fato de uma doutrina ser historicamente recuada no tempo no implica que ela deixe de ser atual. As filosofias no somente so produtos da histria, mas tambm so criadoras de histria. A filosofia de Plato pertence, sem dvida alguma, a essa espcie. O que importa nisto que o pensamento de Plato cunhou novas maneiras de pensar, no somente de maneira filosfica, mas tambm de maneira cientfica, bem como o surgimento de novos paradigmas na moral, poltica e na tcnica que, de certa maneira, esto

1/5

ENSAIO: A EDUCAO NA PERSPECTIVA DO MITO DA CAVERNA DE PLATO


Escrito por Administrador Sex, 23 de Janeiro de 2009 12:03 - ltima atualizao Sb, 31 de Janeiro de 2009 12:08

presentes no nosso modo de pensar governar, educar, etc.

A EDUCAO NA PERSPECTIVA NO MITO DA CAVERNA DE PLATO

Na Repblica, a organizao da cidade ideal fundamenta-se na diviso racional do trabalho. Como reformador social, Plato considera que a justia depende da diversidade de funes exercidas por trs classes distintas: a dos artesos, dedicados produo de bens materiais; a dos soldados, encarregados de defender a cidade; a dos guardies, incumbidos de zelar pela observncia das leis. Produo, defesa, administrao interna, estas as trs funes essenciais da cidade. E o importante no que uma classe usufrua de uma felicidade superior, mas que toda a cidade seja feliz. O indivduo faria parte da cidade para poder cumprir sua funo social e nisso consiste ser justo: em cumprir a prpria funo.

A reorganizao da cidade, para transform-la em reino da justia, exige naturalmente reformas radicais. A famlia, por exemplo, deveria desaparecer para que as mulheres fossem comuns a todos os guardies; as crianas seriam educadas pela cidade e a procriao deveria ser regulada de modo a preservar a eugenia; para evitar os laos familiares egostas, nenhuma criana conheceria seu verdadeiro pai e nenhum pai seu verdadeiro filho; a execuo dos trabalhos no levaria em conta distino de sexo mas to-somente a diversidade das aptides naturais.

A efetivao dessa utopia social dependeria fundamentalmente, por outro lado, de um cuidadoso sistema educativo, que permitisse a cada classe desenvolver as virtudes indispensveis ao exerccio de suas atribuies. Mas a cidade ideal s poderia surgir se o governo supremo fosse confiado a Reis-filsofos. Esses chefes de Estado seriam escolhidos dentre os melhores guardies e submetidos a diversas provas que permitiriam avaliar seu patriotismo e sua resistncia. Mas, principalmente, deveriam realizar uma srie de estudos para poderem atingir a cincia, ou seja, o conhecimento das idias, elevando-se at seu fundamento supremo: a idia do Bem.

A Alegoria da Caverna descreve um prisioneiro que contempla, no fundo de uma caverna, os reflexos de simulacros que, sem que ele possa ver, so transportados frente de um fogo artificial. Como sempre viu essas projees de artefatos, toma-os por realidade e permanece iludido. A situao desmonta-se e sai da inrcia, desde que o prisioneiro se liberta: reconhece o engano em que permanecera, descobre a encenao que at ento o enganara e, depois de galgar a rampa que conduz sada da caverna, pode l fora comear

2/5

ENSAIO: A EDUCAO NA PERSPECTIVA DO MITO DA CAVERNA DE PLATO


Escrito por Administrador Sex, 23 de Janeiro de 2009 12:03 - ltima atualizao Sb, 31 de Janeiro de 2009 12:08

a contemplar a verdadeira realidade. Aos poucos, ele, que fora habituado sombra, vai podendo olhar o mundo real: primeiro atravs de reflexos, como o do cu estrelado refletido na superfcie das guas tranqilas, at finalmente ter condies para olhar diretamente o Sol, fonte de toda luz e de toda realidade.

Essa alegoria assumiu, ao longo da histria, mltiplas dimenses, pode ser vista tanto como fabulao da ascese religiosa, como da filosfica e cientfica, guarda ainda uma conotao poltica, que o contexto da Repblica no permite esquecer. Aquele que se liberta das iluses e se eleva viso da realidade o que pode e deve governar para libertar os outros prisioneiros das sombras: o filsofo-poltico, aquele que faz de sua sabedoria um instrumento de libertao de conscincias e de justia social, aquele que faz da procura da verdade uma arte de desprestidigitao, um desilusionismo.

A construo do conhecimento constitui, assim, no platonismo, uma conjugao de intelecto e emoo, de razo e vontade: a episteme fruto de inteligncia e de amor.

Podemos traar uma linha divisria no pensamento platnico, um lado representando o plano sensvel e outro o plano inteligvel. Esses dois segmentos apresentam subdivises correspondentes a diferentes tipos de objetos sensveis e inteligveis e, consequentemente, a modalidade diversas de conhecimento:

O processo de conhecimento representa a progressiva passagem das sombras e imagens turmas ao luminoso universo das idias, atravessando etapas intermedirias. Cada fase encontra sua fundamentao e resoluo na fase seguinte. No plano sensvel o conhecimento no ultrapassa o nvel da opinio, a plausibilidade.

A primeira etapa do conhecimento inteligvel representada pela dinoia, conhecimento discursivo e mediatizador, que estabelece ligaes racionais: o conhecimento tpico das matemticas. O conhecimento sensvel deve fundamentar-se nesse patamar que lhe est sobreposto e lhe d sustentao. Isso significa que, para Plato, numa perspectiva do Renascimento, o conhecimento do mundo fsico deve ser constitudo como instrumental matemtico. Mas os conhecimentos matemticos no constituem no platonismo, o pice da cincia. So ainda uma forma de intelegibilidade primeira, marcada por compromissos como plano sensvel: as entidades matemticas so mltiplas. Esta s se alcana quando, alm das entidades matemticas, chega-se evidncia puramente intelectual das idias. Chega-se assim ao domnio das formas, dialtica que se apresenta como uma matemtica,

3/5

ENSAIO: A EDUCAO NA PERSPECTIVA DO MITO DA CAVERNA DE PLATO


Escrito por Administrador Sex, 23 de Janeiro de 2009 12:03 - ltima atualizao Sb, 31 de Janeiro de 2009 12:08

assim a dialtica se torna condio sine qua no , ou seja, necessria para se chegar ao mundo das idias, e ao Bem supremo.

No cume do mundo das idias, a essncia do Bem daria sustentao a todo o edifcio das formas puras e incorpreas. Princpio de conhecimento e de cognoscibilidade, o Bem exerce papel anlogo ao que o Sol possui no plano sensvel e material. A essncia o absoluto irrelacionvel e por isso mesmo indefinvel: dele s se podem ter indicaes aproximadas, como as que obtm de uma justa medida.

Assim, para Plato se d a formao o verdadeiro filsofo, apesar de a palavra philsophos possuir na linguagem platnica, um contedo to grande de disciplina dialtica da inteligncia, apresenta em primeiro lugar, um sentimento mais amplo e fundamental, que o de amante da cultura.

CONCLUSO

Para concluir, podemos levantar a seguinte questo: o que nos mostra ainda hoje a leitura de Plato, especificamente o Livro VII de A Repblica?

Acredito ser, pelo menos um momento de reflexo, onde podemos desconfiar das prprias opinies e das opinies dos outros, a ponto de sermos capazes, em todos os momentos, de afirmar, semelhana de Scrates que s tinha certeza da dvida. Esta atitude nos leva a questionar, a estabelecer um dilogo com ns mesmo e com outrem. Esta uma atitude fundamentalmente educacional e filosfica.

Sem dvida alguma, a Alegoria da Caverna, eternizou-se ao expor o mundo sob o aspecto sensvel e inteligvel. Surge a compreenso e o alcance dos conceitos de sentido legitimado, a universalidade, elementos constitutivos da racionalidade.

Assim, o Livro VII de A Repblica de Plato, contribuiu e contribui no s para a histria do pensamento, como uma grande referncia histrica, mas, como j dissemos antes, o que

4/5

ENSAIO: A EDUCAO NA PERSPECTIVA DO MITO DA CAVERNA DE PLATO


Escrito por Administrador Sex, 23 de Janeiro de 2009 12:03 - ltima atualizao Sb, 31 de Janeiro de 2009 12:08

fundamental na filosofia so as questes levantadas, muito mais que suas respostas a estas questes.

BIBLIOGRAFIA

JAERGER, Werner. Paidia: a formao do homem grego. Trad. de Artur M. Parreira. So Paulo/Braslia: Martins Fonte/Editora da UnB, 1986.

MONDOLFO, Rodolfo. O homem na cultura antiga: a compreenso do sujeito na cultura antiga. Trad. de Luiz Aparecido Caruso. So Paulo: Editora Mestre Jou, 1968.

PLATO. A Repblica: Livro VII. Trad. de Elza Moreira Marcelina. Apresentao e comentrios de Bernard Piettre. So Paulo/Braslia: tica/Editora da UnB, 1989.

________. A Repblica. Trad. de Calouste Gulbenkian, 1987.

Maria Helena da Rocha Pereira. Lisboa: Fundao

5/5

Vous aimerez peut-être aussi