Vous êtes sur la page 1sur 3

Atmosfera

Daniel Vieira Roberto

N 8

3 B

A atmosfera

Camada de gases que envolvem um planeta ou um satlite. A atmosfera (dos gregos tomos, gs; sphara, esfera) da Terra tem espessura estimada em 800 km. formada por gases, principalmente o nitrognio (78%), o oxignio (21%) e o argnio (0,9%), e por gases menores, entre eles o vapor de gua e o dixido de enxofre, que totalizam apenas 0,1% do volume do ar atmosfrico. A atmosfera contm tambm microrganismos e partculas slidas, como cinzas vulcnicas e poeira. Ela pode ser dividida conforme a variao da temperatura, da composio qumica do ar ou da estrutura eletromagntica (campos eltricos e de atrao magntica). Diviso trmica Conforme a altitude, a atmosfera apresenta temperaturas diferentes e divide-se em troposfera, estratosfera, mesosfera e termosfera. A camada inicial a troposfera alcana 12 km e tem temperatura mdia que varia de 20C na parte inferior a 60C negativos na parte superior. nessa camada que se concentram os Poluio do ar , acontecem os fenmenos de precipitao como a chuva e a neve e circulam os bales tripulados e os avies a jato.

A temperatura e as caractersticas
Na estratosfera, localizada entre 12 km e 50 km, a temperatura oscila entre 60C negativos e 5C negativos. Nela se localiza a camada de oznio, que protege a Terra da radiao ultravioleta emitida pelo Sol. Tambm chegam at a estratosfera os bales meteorolgicos, os avies supersnicos e as nuvens geradas por exploses atmicas. A mesosfera, entre 50 km e 80 km, apresenta temperatura entre 5C negativos e 95C negativos. As maiores variaes de temperatura ocorrem na termosfera, a camada mais externa, localizada entre 80 km e 500 km, onde a temperatura fica entre 95C negativos e 1.000C. Diviso qumica As caractersticas da atmosfera tambm se modificam em razo da variao da altitude: medida que ela aumenta, o ar se torna mais rarefeito (menos compacto) e a presso atmosfrica diminui. Estima-se que cerca de 97% dos gases permaneam na faixa dos 30 km iniciais da atmosfera. De acordo com a composio qumica, a atmosfera divide-se em homosfera, heterosfera e exosfera. A homosfera atinge 100 km e tem composio constante e regular. a camada na qual predominam o nitrognio e o oxignio. Na heterosfera, entre 100 km e 500 km, a distribuio de gases irregular e predominam o hlio e o hidrognio. J a ltima camada, a exosfera, externa atmosfera. Nela as molculas comeam a escapar da atrao terrestre, integrando-se ao espao. Diviso eletromagntica A atmosfera divide-se ainda em ionosfera e magnetosfera. A ionosfera, entre 60 km e 600 km, caracteriza-se pela presena de partculas eletricamente carregadas. nela que ocorre a reflexo das ondas de rdio. A magnetosfera possui dimenso irregular em conseqncia dos ventos solares. Na face do planeta em que dia ela alcana cerca de 60.000 km e, no lado em que noite, 600.000 km. nessa camada que predomina o campo de atrao magntica da Terra.

Poluio Atmosfrica
A poluio atmosfrica o efeito provocado na atmosfera por diferentes elementos slidos, lquidos, ou gasosos, provenientes, sobretudo da atividade do Homem. Outros fatores que tambm contribuem para a poluio atmosfrica so: as caractersticas climticas de cada regio, a posio geogrfica e os ventos dominantes. Os espaos propcios para a concentrao da poluio atmosfrica so os locais afastados do litoral e regies abrigadas (pouco ventosas), nestes locais existe uma maior concentrao de poluio, pois o ar no se movimenta e os gases acomulam-se. Os espaos desfavorveis para a concentrao da poluio atmosfrica so as regies litorais ou montanhosas, onde o ar ascendente, nestes locais existe uma menor concentrao de poluio. Nos pases desenvolvidos verifica-se uma maior concentrao de poluio atmosfrica, devido ao grande nvel de industrializao e ao modo de vida das pessoas que utilizam demasiado os automveis, os CFCs, etc. No entanto este problema cada vez mais se estende aos pases em desenvolvimento, devido a esses pases comearem a utilizar cada vez mais automveis e a ter cada vez mais fbricas.

Vous aimerez peut-être aussi