Vous êtes sur la page 1sur 7

Resposta Tcnica

Ttulo Flauta doce Resumo Informaes sobre a fabricao de flautas doces. Palavras-chave Fabricao; instrumento de sopro; mquina Assunto Fabricao de instrumentos musicais, peas e acessrios Demanda Como produzir flautas doces? Gostaria de informaes sobre mquinas e custo. Soluo apresentada A flauta doce um instrumento de sopro direto, no qual o som produzido por um bocal contendo um apito e um tubo cnico ou cilndrico contendo diversos furos. A origem deste instrumento est nos antigos instrumentos folclricos que ainda podem ser encontrados em diversas partes da Europa. Muitos destes instrumentos eram feitos de tubos de bamb ou cana, enquanto a flauta doce era um instrumento torneado em madeira (HISTRIA..., [200?]). Na atualidade, basicamente so utilizados dois tipos de materiais para a construo de flautas doces: a resina ABS (plstico) e a madeira. As flautas de plstico so fabricadas injetando-se o material em alguns moldes pr-fabricados. Este tipo de flauta amplamente usado no mundo por seu baixo custo, sendo empregado como instrumento de estudo. Em nvel profissional, de preferncia, a flauta doce construda em madeira, desde que este material oferea boas caractersticas tmbricas e de afinao e tambm estabilidade do som (HISTRIA..., [200?]). De acordo com o site da empresa Uniplen (2011), indstria de compostos termoplsticos, a resina ABS recomendada, entre outras aplicaes, para a produo de flautas doces. Verificou-se que para a fabricao com tal resina seriam necessrios, alm deste material, moldes pr-fabricados para serem utilizados em injetoras de plstico. As mquinas injetoras so equipamentos de alto custo, o que inviabilizaria sua compra especificamente para produo das flautas. Sendo assim, observou-se que algumas empresas oferecem servios de injeo de plsticos: Servios de injeo de plsticos HBA- Desenvolvimento de moldes e injeo de plsticos Endereo: Rua Nove de Julho, 65 Centro, Piraju SP/ CEP: 16600-000 Telefone: (14) 35722165 E-mail: contato@hbaplasticos.com.br Site: http://www.hbaplasticos.com.br

Copyright Servio Brasileiro de Respostas Tcnicas - SBRT - http://www.respostatecnica.org.br

Welcon- Injeo de plsticos Endereo: Avenida Casa Grande, 245, Jardim Portinari, Diadema-SP/CEP: 09961-350 Telefone: (11)40666792 E-mail: welcon@welcon.co.br Site:http://www.welcon.com.br/InjecaoPlastico.html Polynorth- Injeo de plsticos Endereo: Rua Dr. Alberto Jackson Byington, 3200, Jardim Trs Montanhas , Osasco SP/ CEP: 06276-000 Telefone: (11) 36016900 Site: http://www.polynorth.com.br/ Cromatek- Desenvolvimento de moldes e injeo termoplstica Endereo: Rua Pereiro, 17, Cumbica, Guarulhos-SP/CEP: 07231-415 Telefone: (11)24622100 Site: http://www.cromatek.com.br/injecao.asp Caramuru- Injeo de termolplsticos Endereo: Rua Mesquita, 272, So Paulo-SP/ CEP: 01544-010 Telefone: (11)29158999 E-mail: contato@caramuru.com.br Site: www.caramuru.com.br Plsticos Nogueira- Injeo de plsticos Endereo: Rua Jos Rangel de Mesquita, 90, Cajamar SP/ CEP: 07770-000 Telefone: (11) 4448-1813 Site: http://www.plasticosnogueira.com.br/injecao-plasticos.html As empresas fornecedoras de moldes para plsticos fabricam o produto sob encomenda, aps informaes sobre dimenses e formatos desejados. Segue abaixo uma amostra de empresas fabricantes de moldes: Empresas fabricantes de moldes Cromatek- Desenvolvimento de moldes e injeo termoplstica Endereo: Rua Pereiro, 17, Cumbica, Guarulhos-SP/CEP: 07231-415 Telefone: (11)24622100 Site: http://www.cromatek.com.br/injecao.asp HBA- Desenvolvimento de moldes e injeo de plsticos Endereo: Rua Nove de Julho, 65 Centro, Piraju SP/ CEP: 16600-000 Telefone: (14) 35722165 E-mail: contato@hbaplasticos.com.br Site: http://www.hbaplasticos.com.br Molds-Town- Fabricao de moldes Endereo:Avenida Cndido Hartmam, 3045, Curitiba, PR/ CEP:82010-000 Telefone: (41) 33352772/ (41)99389402 Site:www.mold-town.com A resina ABS fornecida por vrias empresas fabricantes de compostos termoplsticos. Segue abaixo a listagem de algumas delas: Fornecedoras de resina ABS Uniplen- Compostos termoplsticos Endereo: Rua Bilac, 280, Vila Conceio, Diadema-SP/ CEP: 09912-260 Telefone: (11) 3576-2500 E-mail: uniplen@uniplen.com.br Site: http://www.uniplen.com.br/empresa
Copyright Servio Brasileiro de Respostas Tcnicas - SBRT - http://www.respostatecnica.org.br

Piramidal- Distribuio de resinas Endereo: Rua Gomes de Carvalho, 1356, 1andar, Vila Olmpia, So Paulo-SP/ CEP:04547-005 Telefone: (11) 36346030 Site: http://www.piramidal.com.br/resinastermoplasticas.php Niquelfer-Produtos qumicos Endereo: Rua Guarda de Honra, 90, So Paulo-SP/ CEP: 04201-070 Telefone: (11) 61661277 E-mail: niquelfer@niquelfer.com.br Site: http://www.niquelfer.com.br Macroplast- Distrubuidora de resinas Endereo: Estrada Particular Eiji Kikuti, 410, Parque Industrial dos Imigrantes, So Bernardo do Campo SP/ CEP: 09852-040 Telefone: (11) 4393-6200 Site: http://www.macroplast.com.br/ No foram encontrados dados sobre a fabricao de flautas doces profissionais em madeira. De acordo com Hosti (2009), o instrumento tambm pode ser confeccionado de forma artesanal, utilizando-se bamb. Abaixo, apresentam-se informaes do autor sobre a fabricao artesanal da flauta. CONFECO DE FLAUTA DOCE EM BAMB (HOSTI, 2009) Instrumentos de marcenaria necessrios para executar este trabalho: Serras, furadeira com brocas de diversas espessuras, limas de diversos modelos, grosa, lixas e formes/coifas. Preparao do material Ser necessrio um pedao de bambu com exatos 375 mm de comprimento e 14 mm de dimetro interno, que no apresente rachaduras. As partes mais prximas ao cho so as melhores para a confeco das flautas. O bambu dever estar seco, pois caso encontre-se verde, a flauta poder rachar depois. Para secar (curar) o bambu poder ser utilizada uma tocha a gs. Este processo melhor do que apanhar o bambu j seco, uma vez que, ao aquec-lo, a resina interna vir tona criando um verniz natural e impermeabilizando a flauta. Com a tocha acesa, o bamb dever ser exposto chama de forma uniforme, principalmente entre os ns, at adquirir colorao amarelada e at que a umidade e a resina sejam liberadas. A resina no deve secar antes que seja espalhada por toda a superfcie da flauta. Cortando e removendo os ns internos Com uma furadeira eltrica e uma broca devero ser removidos todos os ns internos da pea de bambu a ser utilizada (Figura 1). A pea dever ser presa, preferencialmente, em uma morsa, com muito cuidado para no rachar. Deve-se mover a broca para frente e para trs dentro do bambu at desbastar os ns o mximo possvel.

Figura 1 Removendo os ns internos Fonte: ( HOSTI, 2009)


Copyright Servio Brasileiro de Respostas Tcnicas - SBRT - http://www.respostatecnica.org.br

Uma lima cilndrica poder ser utilizada para desbartar o que a broca no conseguiu, deixando a parte interna a mais plana e lisa possvel, porm sem que a parede da flauta fique muito fina, a qual dever ter 14mm de dimetro. Para o uso do bamb verde curado devero ser aguardados trs dias para dar continuidade confeco da flauta, para que o mesmo fique completamente seco. A pea deve ser deixada em um lugar arejado e ventilado, ao abrigo do sol. Impermeabilizando Para que a flauta no reabsorva a umidade retirada no processo de cura, ou mesmo se foi seca ao natural, ser necessrio impermeabiliz-la internamente. Para tanto, poder ser empregado leo selador madeira em uma mecha de algodo, tomando cuidado com o excesso do produto, que difcil remoo. Pode ser utilizado tambm o leo de linhaa bem aquecido. Toda a parte interna deve ficar bem calafetada com o leo. Devem ser aplicadas duas demos, a segunda assim que a primeira estiver bem seca. Preparando o bico da flauta Para o bico da flauta ser necessrio um pedao cilndrico de madeira com 20 mm de comprimento e exatamente com o dimetro interno do bamb, recortado como demonstra a figura 2. Este procedimento facilitado prendendo-se um pedao maior de madeira em uma morsa, fazendo o recorte de 1 mm com uma lima chata e depois cortando-se na medida certa.

Figura 2 Rebaixando a insero (Bico da flauta) Fonte: ( HOSTI, 2009) A figura 3 mostra como fazer a janela, uma abertura no bico da flauta. O tamanho da janela poder ter medidas aproximadas s requeridas, no sendo muito crtico milmetros a mais ou a menos. A nica medida crtica a distncia do recorte, que dever iniciar exatamente onde acaba a pea de madeira de 20mm, a qual ser introduzida na ponta. Para fazer o recorte, deve ser utilizado, inicialmente, um estilete para marcar a parte externa, que a mais dura, e depois, um pequeno formo para esculpir madeira, para cortar em ngulo para dentro da flauta, at atingir as dimenses aproximadas da figura.

Figura 3 Fazendo a Janela Fonte: ( HOSTI, 2009)

Copyright Servio Brasileiro de Respostas Tcnicas - SBRT - http://www.respostatecnica.org.br

Depois de feita a janela, dever ser feito um rebaixamento na ponta da flauta, terminando exatamente onde inicia a janela, como mostra a figura 4.

Figura 4 Rebaixando o interior Fonte: ( HOSTI, 2009) A pea de madeira (bico) dever ser introduzida na ponta do bambu, coincidindo os rebaixamentos, tomando-se os devidos cuidados para que fique bem presa e sem espaamentos. Neste momento a pea no deve ser presa em definitivo. Se tudo foi feito corretamente, algum som dever ser produzido ao se soprar. Se o som no for produzido, a pea de madeira deve ser retirada e o rebaixamento, delicadamente, receber ajustes com o auxlio de uma lixa, at que comece a produzir som. Aps este ajuste-fino, a pea de madeira pode ser definitivamente fixada no bamb, com cola prpria para este material, tomando-se medidas para que a cola no entupa a abertura. A figura 5 mostra como fica o bico da flauta j terminado.

Figura 5 Bico terminado Fonte: ( HOSTI, 2009) A figura 6 apresenta outro tipo de acabamento. Para obt-lo, a ponta da flauta deve ser serrada diagonalmente e depois desbastada com o lado arredondado de uma grosa, alm de lixada para dar melhor acabamento.

Figura 6 Recorte Fonte: ( HOSTI, 2009)

Copyright Servio Brasileiro de Respostas Tcnicas - SBRT - http://www.respostatecnica.org.br

Fazendo os orifcios e afinando a flauta Se tudo for feito da maneira correta, a nota a ser produzida ao se soprar a flauta dever ser o Si bemol, acima do D central. Caso esteja abaixo da afinao, v serrando e conferindo a afinao at que atinja a nota Si bemol. A figura 7 mostra como os orifcios devem ser feitos.

Figura 7 Marcando os orifcios Fonte: ( HOSTI, 2009) A flauta deve ser presa firmemente para que sejam feitos os furos e as brocas devem ser trocadas para que sejam atendidas as medidas aproximadas, pois o ajuste fino poder ser feito com uma lima-rabo-de-rato (cilndrica e pequena) e com uma lixa enrolada (Figura 8). A escala poder ser testada para que seja dado o ajuste fino com a lima e a lixa at que cada nota fique bem na afinao.

Figura 8 Fazendo os orifcios Fonte: ( HOSTI, 2009) O acabamento nos orifcios poder ser feito desbastando levemente a borda, com auxlio de lima e lixas, para que fique bem tapado ao tocar (Figura 9).

Figura 9 Fazendo o acabamento Fonte: ( HOSTI, 2009) Informaes sobre custos no so atendidas pelo Servio Brasileiro de Respostas Tcnicas. Concluses e recomendaes Recomenda-se contato direto com os fornecedores de equipamentos e produtos.
Copyright Servio Brasileiro de Respostas Tcnicas - SBRT - http://www.respostatecnica.org.br

O SBRT no tem qualquer responsabilidade quanto idoneidade dos fornecedores, cabendo ao empreendedor optar por aquele que melhor atender s suas necessidades como qualidade, preo e prazo de entrega. Fontes consultadas HISTRIA da flauta doce. [S.l.], [200?]. Disponvel em: <http://www.am2flautas.com.br/port/arquivos/informa-hist%F3ria.htm>. Acesso em: 16 jan. 2011. HOSTI, O. Faa voc mesmo uma flauta doce de bamb. [S.l.], 2009. Disponvel em: <http://www.outrosventos.com.br/portal/feito-a-mao/faca-voce-mesmo-uma-flauta-docedebambu.html>. Acesso em: 18 jan. 2011. UNIPLEN. ABS (acrinolitrila butadieno estireno). [S.l.], 2011. Disponvel em: <http://www.uniplen.com.br/abs>. Acesso em: 17 jan. 2011. Elaborado por Rosa Maria Beraldo Ricardo Augusto Bonotto Barboza Nome da Instituio respondente SIRT- UNESP Data de finalizao 19 jan. 2011

Copyright Servio Brasileiro de Respostas Tcnicas - SBRT - http://www.respostatecnica.org.br

Vous aimerez peut-être aussi