Vous êtes sur la page 1sur 6

DA PRESCRIO E DECADNCIA

Da prescrio
CONSIDERAES Denominaes erroneas que ao longo da evoluo histrica do direito caminharam ao lado da preguia equivocada dos doutrinadores: Ex: "A ao est precrita"; "A prescrio ataca a ao", etc. Um jurista paraibano, na dcada de 1960, influenciado pelo direito Alemo, tentou propor uma nova maneira de ver a disciplina da prescrio e decadncia no h prazo prescricional para a ao. O grande Jurista o Dr. Agnelo Filho. Curiosamente, o seu reconhecimento veio de forma tardia, somente em 2002, mas seus ensinamentos enrraizaram no direito civil brasileiro onde ficou esclarecido que no se pode dizer que prescrio ataca ao. Todo o prazo prescricional estipulado pela lei. O Nascimento do prazo precricional nasce a partir da violao do direito (nascimento de um poder), terminando no ultimo dia do prazo estipulado por lei. Esse poder conferido ao credor de coercitivamente de exigir o cumprimento da obrigao. O poder a pretenso. Assim, o que prescreve no a ao, a pretenso. Se esse poder (pretenso) no for exercido dentro do prazo prescricional, o direito estar prescrito.

Art. 189. Violado o direito, nasce para o titular a pretenso, a qual se extingue, pela prescrio, nos prazos a que aludem os arts. 205 e 206.
OBS: Direito de Ao Mesmo havendo a ocorrncia da prescrio, o direito de ao pode ser exercido pelo Autor. Desse modo, a prescrio, no ataca o direito de ao, entendido como direito pblico, processual e abstrato de pedir ao Estado provimento jurisdicional, no prescreve nunca. O que prescreve, como dito antes, a pretenso que nasce quando o direito violado e queda-se no ultimo dia do prazo estabalecido em lei.

No CC, os prazos prescricionais estao apenas em 02 artigos (todos os outos so decadenciais) e podem se submeter a causas impeditivas ou suspensivas art. 197 a 199:

Art. 205. A prescrio ocorre em dez anos, quando a lei no lhe haja fixado prazo menor. Art. 206. Prescreve: 1 Em um ano: I - a pretenso dos hospedeiros ou fornecedores de vveres destinados a consumo no prprio estabelecimento, para o pagamento da hospedagem ou dos alimentos; II - a pretenso do segurado contra o segurador, ou a deste contra aquele, contado o prazo: a) para o segurado, no caso de seguro de responsabilidade civil, da data em que citado para responder ao de indenizao proposta pelo terceiro prejudicado, ou da data que a este indeniza, com a anuncia do segurador; b) quanto aos demais seguros, da cincia do fato gerador da pretenso; III - a pretenso dos tabelies, auxiliares da justia, serventurios judiciais, rbitros e peritos, pela percepo de emolumentos, custas e honorrios;

IV - a pretenso contra os peritos, pela avaliao dos bens que entraram para a formao do capital de sociedade annima, contado da publicao da ata da assemblia que aprovar o laudo; V - a pretenso dos credores no pagos contra os scios ou acionistas e os liquidantes, contado o prazo da publicao da ata de encerramento da liquidao da sociedade. 2 Em dois anos, a pretenso para haver prestaes alimentares, a partir da data em que se vencerem. 3 Em trs anos: I - a pretenso relativa a aluguis de prdios urbanos ou rsticos; II - a pretenso para receber prestaes vencidas de rendas temporrias ou vitalcias; III - a pretenso para haver juros, dividendos ou quaisquer prestaes acessrias, pagveis, em perodos no maiores de um ano, com capitalizao ou sem ela; IV - a pretenso de ressarcimento de enriquecimento sem causa; V - a pretenso de reparao civil; VI - a pretenso de restituio dos lucros ou dividendos recebidos de m-f, correndo o prazo da data em que foi deliberada a distribuio; VII - a pretenso contra as pessoas em seguida indicadas por violao da lei ou do estatuto, contado o prazo: a) para os fundadores, da publicao dos atos constitutivos da sociedade annima; b) para os administradores, ou fiscais, da apresentao, aos scios, do balano referente ao exerccio em que a violao tenha sido praticada, ou da reunio ou assemblia geral que dela deva tomar conhecimento; c) para os liquidantes, da primeira assemblia semestral posterior violao; VIII - a pretenso para haver o pagamento de ttulo de crdito, a contar do vencimento, ressalvadas as disposies de lei especial; IX - a pretenso do beneficirio contra o segurador, e a do terceiro prejudicado, no caso de seguro de responsabilidade civil obrigatrio. 4 Em quatro anos, a pretenso relativa tutela, a contar da data da aprovao das contas. 5 Em cinco anos: I - a pretenso de cobrana de dvidas lquidas constantes de instrumento pblico ou particular; II - a pretenso dos profissionais liberais em geral, procuradores judiciais, curadores e professores pelos seus honorrios, contado o prazo da concluso dos servios, da cessao dos respectivos contratos ou mandato; III - a pretenso do vencedor para haver do vencido o que despendeu em juzo.

CAUSAS SUSPENSIVAS E IMPEDITIVAS

Art. 197. No corre a prescrio: I - entre os cnjuges, na constncia da sociedade conjugal; II - entre ascendentes e descendentes, durante o poder familiar; III - entre tutelados ou curatelados e seus tutores ou curadores, durante a tutela ou curatela.

Art. 198. Tambm no corre a prescrio: I - contra os incapazes de que trata o art. 3; II - contra os ausentes do Pas em servio pblico da Unio, dos Estados ou dos Municpios; III - contra os que se acharem servindo nas Foras Armadas, em tempo de guerra.

Art. 199. No corre igualmente a prescrio: I - pendendo condio suspensiva; II - no estando vencido o prazo; III - pendendo ao de evico.

OBS: encontra-se uma situao especial de prazo decadencial sujeito a causa impeditiva do inicio do prazo no art. 26 do CDC:

Art. 26. O direito de reclamar pelos vcios aparentes ou de fcil constatao caduca em: . 2 Obstam a decadncia: I - a reclamao comprovadamente formulada pelo consumidor perante o fornecedor de produtos e servios at a resposta negativa correspondente, que deve ser transmitida de forma inequvoca;
A causa impede o inicio de um prazo. Todavia, se incidir em um prazo inciado, transforma-se em uma causa suspensiva.

CAUSAS INTERRUPTIVAS

Art. 202. A interrupo da prescrio, que somente poder ocorrer uma vez , (para evitar abuso por parte dos credores) dar-se-: I - por despacho do juiz, mesmo incompetente, que ordenar a citao, se o interessado a promover no prazo e na forma da lei processual;

II - por protesto, nas condies do inciso antecedente; III - por protesto cambial; IV - pela apresentao do ttulo de crdito em juzo de inventrio ou em concurso de credores; V - por qualquer ato judicial que constitua em mora o devedor; VI - por qualquer ato inequvoco, ainda que extrajudicial, que importe reconhecimento do direito pelo devedor. Pargrafo nico. A prescrio interrompida recomea a correr da data do ato que a interrompeu, ou do ltimo ato do processo para a interromper.

Da DECADNCIA
O que direito potestativo (ou direito formativo segundo prof. Francisco Amaral)? Quando se exerce o direito potestativo, no est esperando uma contra-prestao. O direito potestativo um direito de interferncia, ou seja, o direito potestativo quando exercido, interfere na esfera jurdica alheia, impondo apenas uma sujeio. Ex: Direito que o advogado tem de renunciar o mandado, ou do cliente de revogar procurao so direitos potestativos; o direito de anular (de per si); Determinado prazo considerado "decadencial", quando nasce com o prprio direito potestativo, entendendo-se este como sendo "o poder jurdico conferido ao seu titular de interferir na esfera jurdica terceiro, sem que este nada possa fazer". E este ponto deve ser bem realado: diferentemente dos prazos prescricionais, que sempre so LEGAIS, os decadenciais podero derivar da LEI ou da VONTADE das prprias partes este prazo ser sempre decadencial. Em sntese, poderamos apresentar o seguinte quadro, para o adequado entendimento da matria: Prazos prescricionais - derivam sempre da lei - extinguem a pretenso Prazos decadenciais - derivam da lei ou da vontade das partes - extinguem um direito potestativo Ex: Prazo decadencial Legal direito de anular um negcio jurdico, por erro ou dolo, por exemplo, submete-se ao prazo decadencial legal de 04 anos art. 178. Ex: Prazo decadencial convencional Contrato que estipula o direito de arrependimento no prazo de 30 dias pelas partes.

DICA DE CONCURSO: Cumpre-nos observar, que, no novo Cdigo Civil, a opo legislativa foi no sentido de aglutinar os prazos prescricionais apenas nos arts. 205 e 206, de maneira que, qualquer outro prazo, constante na Parte Geral ou Especial, considerado decadencial

RECONHECIMENTO DE OFCIO PELO JUIZ


Da decadncia O prazo decadencial legal, uma vez consumado, pode ser reconhecido pelo juiz de oficio; o prazo decadencial convencional no, cabendo ao interessado argui-la.

Da Prescrio: Inovando, a Lei n. 11.280/2006 passou a admitir o reconhecimento de ofcio da prescrio, revogando, por conseqncia, o art. 194 do Cdigo Civil (ART. 219, 5, CPC: 5 O juiz pronunciar, de ofcio, a prescrio).

Por ser matria de ordem pblica, a prescrio h ser decretada de imediato, mesmo que no tenha sido debatida nas instncias ordinrias. In casu, tem-se direito superveniente que no se prende a direito substancial, devendo-se aplicar, imediatamente, a nova lei processual. Tratando-se de norma de natureza processual, tem aplicao imediata, alcanando inclusive os processos em curso, cabendo ao juiz da execuo decidir a respeito da sua incidncia, por analogia, hiptese dos autos" (REsp n 814696/RS, 1 Turma, Rel. Min. Teori Albino Zavascki, DJ de 10/4/2006). Jornada de Direito Civil:

N 154.: Art. 194: O juiz deve suprir de ofcio a alegao de prescrio em favor do absolutamente incapaz. N 155. Art. 194: O art. 194 do Cdigo Civil de 2002, ao permitir a declarao ex officio da prescrio de direitos patrimoniais em favor do absolutamente incapaz, derrogou o disposto no 5 do art. 219 do CPC.
Respeitando a natureza defensiva da prescrio, e bem assim, nos termos do art. 191, antes de pronunciar a prescrio, deve o juiz abrir prazo ao credor e ao devedor para que se manifestem, garantindo assim, nos termos do enunciado n 295 da IV Jornada de Direito Civil, que o devedor possa renunciar a prescrio e pagar a dvida.

N 295. Art. 191: A revogao do art. 194 do Cdigo Civil pela Lei n 11.280/2006, que determina ao juiz o reconhecimento de ofcio da prescrio, no retira do devedor a possibilidade de renncia admitida no art. 191 do texto codificado.

PRESCRIO INTERCORRENTE
aquela prescrio que se d dentro de um processo paralizado por culpa do credor. A Lei n. 11.051, que modificou a Lei de Execuo Fiscal (6.830/1980), para admitir que o magistrado conhecesse de oficio da prescrio do crdito tributrio, desde que ouvida previamente a Fazenda Pblica (art. 40, 4:

Se da deciso que ordenar o arquivamento tiver decorrido o prazo prescricional, o juiz, depois de ouvida a Fazenda Pblica, poder, de ofcio, reconhecer a prescrio intercorrente e decret-la de imediato.").
Sentido favorvel em processo tributrio: PROCESSUAL CIVIL E TRIBUTRIO. EXECUO FISCAL. FEITO PARALISADO H MAIS DE 5 ANOS. PRESCRIO INTERCORRENTE. MATRIA DE ORDEM PBLICA. DECRETAO DE OFCIO. ART. 219, 5, DO CPC (REDAO DA LEI N 11.280/2006). DIREITO SUPERVENIENTE E INTERTEMPORAL. 1. Vinha entendendo, com base em inmeros precedentes desta Corte, pelo reconhecimento da possibilidade da decretao da prescrio intercorrente, mesmo que de ofcio, visto que: - O art. 40 da Lei n 6.830/80, nos termos em que admitido no ordenamento jurdico, no tem prevalncia. A sua aplicao h de sofrer os limites impostos pelo art. 174 do CTN. - Repugnam os princpios informadores do nosso sistema tributrio a prescrio indefinida. Assim, aps o decurso de determinado tempo sem promoo da parte interessada, deve-se estabilizar o conflito, pela via da prescrio, impondo-se segurana jurdica aos litigantes. - Os casos de interrupo do prazo prescricional esto previstos no art. 174 do CTN, nele no includos os do artigo 40 da Lei n 6.830/80. H de ser sempre lembrado que o art. 174 do CTN tem natureza de lei complementar. 2. Emps, a 1 Turma do STJ reconsiderou seu entendimento no sentido de que o nosso ordenamento jurdico material e formal no admite, em se tratando de direitos patrimoniais, a decretao, de ofcio, da prescrio. Finalmente, ainda quanto denominada "prescrio intercorrente", vale anotar haver resistncia da jurisprudncia, para os processos civis em geral, quando a mora atribuda ao prprio Poder Judicirio: PROCESSUAL CIVIL. PRESCRIO INTERCORRENTE. NO-OCORRNCIA. DEMORA IMPUTADA AO PODER JUDICIRIO. VIOLAO AO ART. 535 DO CPC. AUSNCIA. FUNDAMENTOS SUFICIENTES PARA EMBASAR A DECISO. DISSDIO JURISPRUDENCIAL. AUSNCIA DE COTEJO ANALTICO. AGRAVO REGIMENTAL IMPROVIDO. 1. Conforme previsto no art. 535 do CPC, os embargos de declarao tm como objetivo sanar eventual obscuridade, contradio ou omisso existentes na deciso recorrida. No h omisso quando o Tribunal de origem pronuncia-se de forma clara e precisa sobre a questo posta nos autos, assentando-se em fundamentos suficientes para embasar a

deciso. 2. A demora na prestao jurisdicional resultou exclusivamente do mecanismo judicirio, pelo que no se opera a prescrio intercorrente. Inteligncia da Smula 106/STJ. 3. O agravante no procedeu ao cotejo analtico do acrdo recorrido e dos paradigmas, conforme exigncia dos arts. 541, pargrafo nico, do CPC, e 255, 1 e 2, do RI/STJ. 4. Agravo regimental improvido.(AgRg no Ag 618.909/PE, Rel. Ministro ARNALDO ESTEVES LIMA, QUINTA TURMA, julgado em 24.05.2005, DJ 01.07.2005 p. 600) RECURSO ESPECIAL. PRESCRIO. DEMORA NA CITAO. CULPA DO EXEQENTE. INEXISTNCIA. Proposta a ao no prazo fixado para o seu exerccio, a demora na citao, por motivos alheios vontade do autor, no justifica o acolhimento da argio de prescrio ou decadncia. (Smula

Vous aimerez peut-être aussi