Vous êtes sur la page 1sur 12

A CULTURA MATERIAL DA GUERRA SERTANEJA DO CONTESTADO: POSSIBILIDADES INTERDISCIPLINARES DE PESQUISA

Jaisson Teixeira Lino Professor da Universidade Federal da Fronteira Sul-UFFS Campus de Chapec-SC lino@uffs.edu.br Resumo: O presente artigo tem por objetivo desenvolver algumas reflexes iniciais sobre pesquisa em nvel de doutorado, que est sendo realizada junto a Universidade de Trs-os-Montes e Alto-Douro (UTAD), de Portugal, dentro do Programa Quaternrio: Materiais e Culturas. Pretendemos realizar um levantamento sobre a cultura material da Guerra Sertaneja do Contestado (1912-1916), permitindo uma primeira abordagem das possibilidades arqueolgicas deste importante conflito blico ocorrido no sul do Brasil. Neste texto, enfatizamos as importantes contribuies interdisciplinares envolvendo as disciplinas de Arqueologia e Histria, para a investigao regional na perspectiva da longa durao. Palavras-chave: Guerra Sertaneja do Contestado; Arqueologia; Cultura Material.

Introduo: Contexto histrico e geogrfico. A regio-foco de nossa pesquisa est situada no meio oeste do atual Estado de Santa Catarina, em uma regio que s vai se consolidar territorialmente a partir do sculo XX, vindo da o nome de Contestado. Em um primeiro momento, a Argentina, em fins do sculo XIX, reclamou as terras catarinenses situadas a oeste de Lages. Tal reclame culminou com a interveno dos Estados Unidos, que por meio de arbtrio do ento presidente Grover Cleveland que, em 1895 deu ganho de causa para o Brasil. Nesta mesma poca, aconteciam contendas entre os representantes das provncias de Santa Catarina e Paran, pela posse deste territrio, cujos episdios ficaram conhecidos como questo de Palmas. Ambas provncias sabiam da importncia econmica da regio, no medindo esforos para anex-las s suas

respectivas unidades. O impasse somente foi resolvido em 1916, quando j no perodo republicano, foram definidos os atuais limites territoriais entre os dois estados:
Foi nesse contexto, e por interferncia direta do governo Federal, que os governadores de Santa Catarina e do Paran estabeleceram um acordo, em outubro de 1916, para a definio dos limites entre os dois Estados na rea contestada. Dos 48.000 km em disputa, Santa Catarina ficou com aproximadamente 28.000 km, e o Paran com 20.000 km. (SANTOS, 1999, p. 22)

No entanto, o grande marco historiogrfico da regio foi a chamada Guerra do Contestado, que ocorreu entre 1912 e 1916. Este conflito ocorreu devido a espoliao das populaes que viviam em uma rea expropriada para a construo da ferrovia So Paulo-Rio Grande, cortando a regio serrana de Santa Catarina. Esta populao, muito pobre, realizou forte resistncia a instalao deste empreendimento, formando uma verdadeira guerra de guerrilhas, forando o poder oficial a movimentar dezenas de tropas, com o intuito de por fim ao conflito. Alm disso, surgiram na regio alguns indivduos que ganharam respeito por suas profecias, aglutinando muitas famlias em redutos, que eram imensas vilas.
As prticas dos monges encontraram grande receptividade entre os sertanejos, qualquer palavra de conforto era bem vinda, justia divina tornava-se esperana, uma vez que a justia social deixava a desejar. (VALENTINI, 2000, p. 49)

Portanto, a religiosidade popular, aliada a misria, forou os sertanejos a buscar formas de resistncia. Os capitalistas responsveis pela instalao da ferrovia, tambm exploraram vastas reas, principalmente para a produo de madeira, em sua maioria provenientes das araucrias que ocupavam espaos por todo o planalto. Muitos estudos foram realizados, produzindo-se uma vasta bibliografia sobre a guerra do Contestado, principalmente no que se refere a histria e a sociologia. Contudo, no h sequer um trabalho relacionando tais episdios ao estudo da cultura material, e portanto, h a ausncia de estudos arqueolgicos direcionados ao tema.

Por outro lado, destaca-se a grande presena da materialidade ainda presente na regio. Antigos locais de batalhas, espaos sagrados e vestgios de redutos podem ser encontrados, mapeados e registrados. Para alm da dimenso material, muitos espaos possuem significado simblico importante ainda nos dias de hoje, ressaltando-se portanto o prprio local como um stio arqueolgico, passvel de ser estudado sob diversas perspectivas. Da justifica-se a elaborao e desenvolvimento dessa pesquisa, aproveitando-se a massa de trabalhos produzidos e procurando enfatizar tanto a relao entre a arqueologia e a guerra do Contestado, bem como entre a arqueologia e o estudo da materialidade dos movimentos sociais, de modo geral. Alm do pioneirismo, esta investigao tentar debater as possibilidades futuras de pesquisas arqueolgicas sobre o tema, de modo geral, e a guerra do Contestado, em particular, fortalecendo a produo da arqueologia histrica no Estado de Santa Catarina.

Fundamentao terica, metodologia e fontes. Dentre tantos aportes tericos, para o nosso caso em especial e com respeito especificamente a teoria arqueolgica, se escolheu pela abordagem ps-processual. Em realidade, sobre esta escola de pensamento, existem inmeras direes tericas, que em muitos casos, divergem bastante uma da outra. Os pontos em comum foram resumidos por JOHNSON (2000): 1) Repdio s idias processuais, principalmente s ligadas com o funcionalismo e o positivismo; 2) A interpretao deve ser hermenutica; 3) No existe oposio bvia entre as esferas materiais e ideolgicas da cultura; 4) Perceber que os valores e conceitos do passado, so diferentes das sociedades contemporneas onde o arquelogo atua; 5) No apenas o grupo social, mas tambm o individuo deve ser considerado como atuante no registro arqueolgico; 6) A cultura material deve ser encarada como um texto a ser lido; 7) O contexto deve ser percebido e; 8) Aceitar as implicaes sociais e polticas em que atua o arquelogo. Estes pontos em comum que aproximam arquelogos ps-processuais possibilitam a elaborao de uma arqueologia-problema, ciente das implicaes que o fazer arqueolgico produz no apenas no passado, mas tambm no presente, com as complexas associaes identitrias via de regra surgidas de um passado mtico.

A outra grande vantagem que as abordagens ps-processuais trazem se referem ao campo da trans- e interdisciplinaridade. Nas ltimas trs dcadas do sculo passado, a Arqueologia conseguiu transformar rapidamente seu status de cincia auxiliar para assumir uma autonomia, criando seu prprio corpus terico e mtodos de pesquisa. Atualmente, j no se trata de simplesmente reunir dados para a Histria e Antropologia poderem interpretar, mas sim, juntamente com estas e outros ramos das Cincias Sociais, alm das Cincias da Terra e Biolgicas, articular de modo inter e transdisciplinar os problemas de pesquisa. Ambos os conceitos foram extrados de MORAIS (1999/2000: p. 212), para quem a transdisciplinaridade significa transpor fronteiras disciplinares aproximando, inclusive, a cincia e a tradio, e a interdisciplinaridade entendida como o mximo aproveitamento das potencialidades de intercomunicao entre duas ou mais disciplinas, no encalo de objetivos comuns. De acordo com FUNARI (2003), a disciplina arqueolgica tem em seu percurso histrico intimas relaes com a Antropologia e a Histria at os dias atuais. E estas relaes tm ainda a ver com um contexto geogrfico. Na Europa, existe um continuum histrico que permite que os pesquisadores estejam estudando eles mesmos a histria de seus antepassados desde a ocupao do Homo sapiens naquele continente. Devido a isto, l a maioria dos arquelogos est ligado a Departamentos de Histria. Para o caso da Amrica, ocorre o contrrio, pois a maioria dos pesquisadores est estudando uma outra sociedade, Deste modo, portanto, no existe um vnculo, uma identificao, uma vez que a maioria dos estudiosos de origem europia, africana, asitica, etc. Para o caso de nossa pesquisa em particular, se partir de uma intima relao entre Arqueologia e Histria1, teoricamente vinculada com a Histria da Cultura Material. Antes de 1930, a Histria, com as suas duas correntes tericas at ento principais, o positivismo e o materialismo histrico, no privilegiavam o estudo da cultura material, antes, a encaravam como curiosidade. Foi, a partir desta dcada, com o advento da Revista de Analles (BURKE, 2008; PESAVENTO, 2004), que a cultura ganhou um lugar de destaque na historiografia.

Embora ausentes deste artigo, as interfaces interdisciplinares tambm se estendem para as relaes entre Arqueologia e Paisagem (Arqueologia da Paisagem) e Arqueologia e Arquitetura (Arqueologia da Arquitetura).

Entre os fundadores do que se convencionou chamar Nova Histria, destacamse Marc Bloch, Fernand Braudel e Lucien Febvre. Bloch estudou as paisagens rurais medievais, destacando as tcnicas e os instrumentos. (PESEZ, 1978). Braudel talvez tenha sido o mais notvel historiador a pesquisar sobre a cultura material e suas relaes com o homem e a paisagem. Dentre suas obras, merecem destaque O Mediterrneo e o Mundo Mediterrneo (BRAUDEL,1996) e Civilizao Material, Economia e Capitalismo. (BRAUDEL, 1995) Segundo ATADES E SOUZA (1998, p.83),
Para Fernand Braudel, a vida majoritria feita de objetos, utenslios, gestos do homem comum; apenas esta vida lhe diz respeito no seu dia-a-dia; o que lhe absorve os pensamentos e os atos, que estabelece as condies da vida econmica.

Febvre, apesar de ser historiador das mentalidades, tambm se preocupou com a cultura material e foi o iniciador de uma longa histria ligada ao solo, ao meio e a tudo que rodeia o homem. (ATADES E SOUZA, 1998: p. 82). A partir destes precursores, muitos estudos foram realizados no Brasil sobre a histria da cultura material, principalmente relacionada com aspectos de transformao capitalista da sociedade2. Para o caso de Santa Catarina em particular, no entanto, pesquisas nesse sentido inexistem, embora exista abundante material distribudos em museus e pela paisagem, tanto documental bem como arqueolgico, a espera de estudos nesse sentido. As fontes, dentro deste campo interdisciplinar, so de maneira muito apropriada ampliadas, com perspectivas de uso de fontes primrias e secundrias. Dentro do campo da arqueologia, as fontes primrias consistem em stios arqueolgicos e histricos que sero localizados, registrados e mapeados em fase de trabalhos de campo. Dentre estes stios, destacam-se: ferrovia e estruturas relacionadas (estaes, pontes, tneis, casas de turma), serrarias, campos de batalhas, locais dos antigos redutos, cemitrios, igrejas, locais de instalao de monumentos cristos (cruzeiros e capelas) e fontes dgua com poderes de cura.

ver por exemplo CARVALHO (2008) e MARTINEZ (2007).

Com relao aos objetos do cotidiano, como instrumentos utilitrios e vesturio, se realizar pesquisa em museus, com acervo especfico sobre a Guerra do Contestado. Nesse sentido, destaca-se o Museu do Contestado, na cidade de Caador-SC. Na rea de Histria, realizaremos pesquisa em documentos escritos e fotogrficos sobre o contexto de ocupao humana at a deflagrao do conflito, incluindo seu desfecho. So documentos produzidos por autoridades militares e religiosas que, em alguma medida, podem contribuir para o entendimento do estudo da cultura material do Contestado. Como fontes secundrias, estaremos realizando exaustiva pesquisa em publicaes e relatrios que em algum momento tratem de nossos problemas de pesquisa.3 Como fontes secundrias, utilizaremos a vasta bibliografia sobre a produo historiogrfica a nvel regional, como livros, captulos, dissertaes, teses e monografias, destacando aquelas fontes que possuem informaes sobre a dinmica de ocupao humana espacial e de sua materialidade. Ainda no campo das fontes secundrias, trabalharemos tambm com pesquisas arqueolgicas que, mesmo no havendo o foco na rea-tema desta tese, possuam afinidade em algum sentido, seja por seus aportes tericos ou por tratarem de temas afins, como estudos arqueolgicos de ferrovias, movimentos sociais, conflitos blicos, aspectos sagrados, etc.

Objetivo geral Realizar estudo de cunho interdisciplinar, relacionando histria e arqueologia no contexto da Guerra do Contestado (1912-1916), que ocorreu na regio do vale do rio do Peixe, planalto serrano do Estado de Santa Catarina. Procurar, atravs do estudo da cultura material, perceber as profundas transformaes na paisagem cultural regional, com especial nfase na identificao de stios arqueolgicos relacionados com o conflito.

Objetivos especficos
3

Destacam-se os relatrios depositados na biblioteca do IPHAN, em Florianpolis-SC, com relao a projetos de arqueologia, arquitetura, restauro e patrimnio.

Discutir as complexas relaes da cultura material com o conflito do Contestado. Estabelecer as bases para uma arqueologia do Contestado. Realizar levantamentos arqueolgicos, visando identificar os locais de Pesquisar documentos escritos primrios que possam contribuir para o estudo da Perceber possveis contribuies nos documentos fotogrficos para o estudo da Avaliar as possibilidades de pesquisas arqueolgicas futuras para a regio e para

ocorrncia de stios arqueolgicos. cultura material. cultura material. uma arqueologia dos movimentos sociais.

Estrutura da pesquisa. Dentre os diversos aspectos que podem ser investigados na regio-foco de nossa pesquisa, destacamos alguns essenciais para entender a Guerra Sertaneja do Contestado, de maneira contextual e levando em considerao os agentes histricos envolvidos no conflito.

O povoamento humano da regio do Contestado na longa durao. Descrever o contexto de ocupao humana da regio do Contestado desde a histria pr-colonial, estabelecendo relaes entre as primeiras ocupaes indgenas e o processo de colonizao. Este tpico de suma importncia no sentido de que a maioria da populao pobre da regio, a poca da guerra, era formada por caboclos, sendo parte destes remanescentes indgenas da regio. Segundo MACHADO (2004), a regio foi palco dos mesmos processos de extermnio dos povos indgenas J do planalto meridional do Brasil, onde a atuao de bugreiros (SANTOS, 1973) provocou o despovoamento de vrias reas. De outro modo, tm-se relatos de relaes pacficas, travadas principalmente entre ndios e lusobrasileiros, resultando em muitos casos em casamentos e constituio de famlias. Destas relaes transculturais surgiu ento a figura do caboclo. De acordo com POLI (1995), caracterizar o caboclo tarefa difcil, sendo que se deve perceb-lo mais sob o ponto de vista scio-econmico, do que propriamente tnico, devido a amlgama de origens que o definem.

Do ponto de vista arqueolgico, importa neste caso estudar a mudana no sistema de assentamento e estruturas residenciais na longa durao, por meio de levantamentos de campo com o intuito de localizao de stios arqueolgicos pr- e ps coloniais. Embora ainda carente de comprovao, provavelmente trata-se da regio menos conhecida do ponto de vista da arqueologia indgena, uma vez que a arqueologia de contrato tem sido realizada de modo espordico4 e, a arqueologia acadmica, praticamente inexiste na regio do meio oeste catarinense.

A formao do espao cultural: tropeiros, ervateiros, caboclos e estancieiros. Importa aqui descrever e discutir como se deu o processo de formao do espao cultural, a partir da posse de terra5 e das estratgias de colonizao, garantindo para o Brasil a posse e manuteno destas terras, pretendidas, num primeiro momento por espanhis e posteriormente por argentinos. Tal abordagem privilegiar os aspectos arqueolgicos da paisagem cultural, composta por fazendas, caminhos de tropas, fbricas de erva-mate, madeireiras, etc.

A Ferrovia So Paulo-Rio Grande: Arqueologia, Capitalismo e Modernidade. A instalao da ferrovia So Paulo-Rio Grande causou profundas transformaes na paisagem cultural da regio, resultando na produo de uma materialidade representando a chegada da modernidade a uma regio ainda pouco transformada pelo capitalismo industrial. Neste tema, trabalharemos a relao entre a cultura material, cujos cdigos culturais esto intimamente relacionados com a modernidade capitalista, e sua relao direta com os conflitos que se estabeleceriam na regio. Atualmente desativada e tambm conhecida como Ferrovia do Contestado, teve seus projetos de viabilidade iniciados em 1887, e sua concluso em 1910. Ligou a cidade de Itarar, em So Paulo, a cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, atravessando todo o meio oeste de Santa Catarina, epicentro da Guerra do Contestado (THOM,1983).
Com exceo de reas ao sul, na divisa com o Rio Grande do Sul, onde ocorreram projetos de arqueologia preventiva em empreendimentos energticos. Ver por exemplo DE MASI (2005; 2006) para o caso da UHE Campos Novos. A prpria terra aqui deve ser entendida como um artefato, e portanto, passvel de pesquisa no mbito dos estudos de cultura material (RAHMEIER, 2009).
5 4

Dentre as estruturas remanescentes, passveis de pesquisa arqueolgica, destacam-se: a prpria estrada de ferro, locomotivas, estaes ferrovirias6, obras de arte (pontes e tneis) e casas de turma.

Uma Arqueologia do Sagrado: Entre monges, cruzeiros e fontes. A circulao de monges na regio desde meados do sculo XIX transformou de maneira radical a viso de mundo da populao, contribuindo para a formao de uma organizao social com fortes laos de solidariedade e baseada em um tipo peculiar de catolicismo popular. Fontes dgua com poder de cura, cruzeiros instalados na paisagem e igrejas so testemunhos arqueolgicos dos importantes elementos sagrados da populao cabocla:
A constituio dos lugares sagrados, escolhidos pelo Monge como morada ou lugar de passagem, estabelecem um conjunto de trilhas pelas quais a tradio se afirma ao mesmo tempo em que se reinventa. Estes lugares guardam as histrias, os segredos e at hoje mobilizam os fiis em mltiplas dimenses. (GOIS, 2009: p. 06)

possvel, por meio de bibliografia, realizar um primeiro levantamento destes locais santos, permitindo uma melhor estratgia de localizao destes stios. Ademais, a maioria destes lugares at hoje conhecido pela populao em geral, que realiza periodicamente peregrinaes.

Por uma arqueologia do Contestado: As batalhas e os redutos. Dentro do contexto da guerra do Contestado, destacam-se os diversos locais de conflitos armados entre as tropas oficiais e a resistncia cabocla, podendo-se estudar tais locais distribudos pela paisagem. Destacam-se tambm os redutos, que eram grandes vilas onde reuniam-se os rebeldes durante a fase dos conflitos. Estes redutos, tambm chamados pelos caboclos de cidades santas, podem ser localizados, configurando-se em stios arqueolgicos que podem em uma fase posterior, ser escavados, contribuindo para

A maioria destas estaes atualmente encontram-se destrudas em suas cotas positivas e portanto, restam os vestgios em cotas negativas (subsuperfcie).

o entendimento da cultura material de um lado da guerra, a partir do ponto de vista dos vencidos. Dentre os diversos redutos surgidos no contexto da guerra, destacam-se os de Taquaruu, que foi o primeiro a contar com uma organizao social e tica rgida, Caraguat, cenrio de importante batalha, e Santa Maria, devido ao grande contingente populacional reunido (VALENTINI, 2000).

Eplogo: Arqueologia e movimentos sociais. No modo de avaliao final, se discutir a relao da pesquisa arqueolgica com os estudos de movimentos sociais. Tentar-se- debater a importncia que a arqueologia, com seu corpus terico e metodolgico especfico, possui na contribuio para o entendimento de processos histricos importantes, como por exemplo e neste caso, dos movimentos sociais e a formao de sua materialidade distribuda na paisagem. Por esta via, se defender o inicio de uma arqueologia do Contestado, propondo linhas futuras de pesquisa para todos aqueles arquelogos que possam atuar na regio e incluindo o patrimnio arqueolgico relacionado com a guerra em suas preocupaes de pesquisa.

Referncias bibliogrficas. ATADES, Heloisa Selma Fernandes Capel de; SOUZA, Marcos Andr Torres de. Cultura Material Uma Fonte Legtima? As contribuies da Histria e da Arqueologia para o Debate. Revista de Divulgao Cientfica do IGPA, Goinia, v.2, p. 81-94, 1998. BRAUDEL, Fernand. Civilizao material, economia e capitalismo, sculos XVIIXVIlI. 3 vols. So Paulo: Martins Fontes, 1995. BRAUDEL, Fernand. The Mediterranean and the Mediterranean World in the Age of Philip II. Vols. 1 e 2. California: University of California Press, 1996. BURKE, Peter. A Escola dos Annales (1929-1989): a Revoluo Francesa da Historiografia. So Paulo: Ed. da UNESP, 1997. CARVALHO, Vnia Carneiro de. Gnero e artefato: O sistema domstico na perspectiva da cultura material. So Paulo: Edusp, 2008. DE MASI, Marco Aurlio Nadal. Arqueologia das Terras Altas do Sul do Brasil: O Baixo Vale do Rio Canoas, SC. DE MASI, Marco Aurlio Nadal. (org.) Xokleng 2860 a.C.: As Terras Altas do Sul do Brasil. Tubaro: Ed. Unisul, 2006. p. 47-75.

DE MASI, Marco Aurlio Nadal. Projeto de Salvamento Arqueolgico da Usina Hidroeltrica de Campos Novos, SC Curso Inferior do Vale do Rio Canoas. MILDER, Saul Eduardo Seiguer. (org.). Anais do I Colquio sobre Stios Construdos. Santa Maria: Pallotti, 2005. p. 57-84. FUNARI, Pedro Paulo de Abreu. Arqueologia. So Paulo: Ed. Contexto, 2003. GOIS, Cesar Hamilton Brito. Nos caminhos Santo Monge: Religio e lutas sociais no sul do Brasil. Anais do XIV Congresso Brasileiro de Sociologia. Rio de Janeiro, 2009. JOHNSON, Mathew. Teoria Arqueolgica. Barcelona: Ariel, 2000. MACHADO, Paulo Pinheiro. Lideranas do Contestado. Campinas: Ed. Unicamp, 2004. MARTINEZ, Cludia Eliane Parreira Marquez. Riqueza e Escravido: Vida material e populao no sculo XIX. So Paulo: Annablume, 2007. MORAIS, Jos Luis de. Arqueologia da Regio Sudeste. Revista Usp, n 44, 1999/2000. p. 194-217. PESAVENTO, Sandra Jatahy. Histria & Histria Cultural. Belo Horizonte: Autntica, 2004. PESEZ, Jean-Marie. A Histria da Cultura Material. LE GOFF, Jacques. (Org). A Nova Histria. Coimbra: Almedina, 1978. POLI, Jaci. Caboclo: pioneirismo e marginalizao. In: CEOM - Centro de Organizao da Memria do Oeste de Santa Catarina (Org.). Para uma Histria do Oeste Catarinense - 10 anos de CEOM. Chapec: UNOESC, 1995, v. 1, p. 71-110. RAHMEIER, Clarissa Sanfelice. A terra como cultura material: poder e status na sociedade gacha oiotcentista. Revista de Histria da Arte e Arqueologia, Unicamp, nmero 10, jun-dez de 2009. p. 5-15. SANTOS, Silvio Coelho dos. A modernidade chega pelo trem. 1999. p. 13-59. SANTOS, Slvio Coelho dos. Indios e brancos no sul do Brasil: a dramtica experincia dos Xokleng. Lunardelli: Florianpolis. 1973. THOM, Nilson. Trem de Ferro: A Ferrovia do Contestado. Florianpolis: Lunardelli, 1983. SANTOS, Silvio Coelho dos. (org.) Santa Catarina no Sculo XX. Florianpolis: UFSC, Univali e FCC.

VALENTINI, Delmir Jos. Da cidade Santa cidade celeste: memrias de sertanejos e a Guerra do Contestado. Caador: Ed. da Unc, 2000.

Vous aimerez peut-être aussi