Vous êtes sur la page 1sur 156

MONTALEGRE

Jos Dias Baptista

Muncipio de Montalegre

Ficha tcnica
Ttulo Montalegre Autor Jos Dias Baptista Coordenao David Teixeira Ricardo Moura Fotografia Domingos Moura Ecomuseu de Barroso Fernando Mota Jos Manuel Arantes Ricardo Moura Ilustraes Jorge Coutinho Design Norprint Execuo Grfica Norprint, Artes Grficas SA ISBN 97-801-30-6 978-97-801-30-4 Depsito Legal n 4890/06 Junho de 006 Edio Municpio de Montalegre

ndice
As portas do Pas Barroso As mais antigas referncias ..............................16 Acessos ...............................................................18 Por um Ecomuseu O passado no presente ......................................3 A populao ....................................................... A paisagem ........................................................7 Patrimnios Patrimnio arqueolgico Megalitismo .......................................................33 Castros celtizados e romanizados ....................33 Achados - Moedas ............................................3 O Castelo de Montalegre .................................37 Roteiro do romnico O Mosteiro de Pites .....................................41 As Igrejas, capelas, alminhas e cruzeiros .....47 Patrimnio natural Clima - Terra Fria ..............................................49 As manchas florestais ....................................... O Gers, a gua e a serra ..................................3 As guas ............................................................. Os penedos ........................................................8 Patrimnio construdo A casa barros Solares e casas senhoriais ..............................9 A aldeia ...............................................................61 Patrimnio cultural A gastronomia ...................................................66 Usos e costumes ................................................70 As vezeiras ......................................................70 guas de rega .................................................70 Coutos .............................................................70 O pastoreio .....................................................71 O boi do povo e as chegas .............................7 Artesos e artess ..............................................77 O trajo barroso ................................................79 As lendas ............................................................80 Lenda da Misarela ..........................................81 As sextas-feiras 13, dias de bruxas ..................84 O esconjuro .......................................................8 Factos ..................................................................86 O ltimo enforcado de Montalegre .............89 Figuras ................................................................9 Dinamizao econmica Em prol do turismo ....................................................101 A grande rota das barragens ......................................10 As feiras ........................................................................103 As festas .......................................................................104 O associativismo ...................................................................10 As freguesias .........................................................................109 A linguagem ..........................................................................1

Em 00 a Cmara de Montalegre tinha publicado um livro sobre Montalegre, da autoria de Manuel Dias. Foi a primeira publicao que constituiu um pequeno repositrio, simples e breve, de um leque vasto de temticas da nossa histria e da nossa cultura. Essa obra depressa esgotou e exigia-se nova publicao. Mas queramos enriquecer o trabalho, torn-lo mais rigoroso e atractivo e dar mais variedade e colorido a essa viso conjunta do Barroso. O inspector Jos Baptista, como sempre faz, disponibilizou-se para esse trabalho e nasceu uma obra nova, de panormica geral que reflecte a imagem contempornea de Montalegre, mas que d a conhecer o retrato de uma famlia com passado e com vasto patrimnio natural e cultural. No se trata, contudo, da monografia que a nobilssima terra de Barroso merece uma trabalho dessa natureza s o alcanaramos com muitos volumes porque a seara enorme e sobeja campo para muitos estudos que visem descer ao cerne da toponmia barros, da arqueologia, da literatura oral, da mineralogia, da biologia, etc. Trata-se apenas de um roteiro turstico que fala da terra, da vida e da gente, no conjunto do territrio. Fala de Montalegre pela escrita, mas, tambm, pela imagem. E com elevado sentido esttico enquadra a riqueza da palavra e a imagem da nossa beleza paisagstica, o patrimnio histrico e cultural, os nossos usos e costumes, a vida das gentes e das aldeias. Mas com esta obra dispomos do ndice de uma grande monografi a, assim haja trabalho e vontades para a desenvolver. E temos, seguramente, um cativante roteiro cultural, um repositrio histrico e um instrumento de informao e promoo, porque o livro um hino beleza paisagstica da nossa terra. Foi por isso que ele foi concebido, mas tambm para que os Barroses se conheam melhor e para que continuem a orgulhar-se da sua terra.
Montalegre, Junho de 006

Fernando Rodrigues
Presidente da Cmara Municipal de Montalegre

O extraordinrio avano que se verificou por todo o concelho de Montalegre nos ltimos vinte anos (apesar do ostracismo a que tem sido lanado desde h sculos pela administrao pblica central) ao nvel das indstrias e dos comrcios, da construo e dos acessos locais e at da revalorizao de bens e produtos - tanto do patrimnio natural e construdo como do patrimnio dos saberes e dos sabores locais - tudo vinha exigindo esta memria, pela escrita e pela imagem, que situe os barroses no espao e no tempo. Atentssimo como sempre no minorar das necessidades e no alavancar das grandezas da Terra e Gentes de Barroso, solicitou-me o Sr. Presidente da Cmara que metesse mos obra. Aceitei a incumbncia, no porque me considere de grandes letras ou de cincia com inchao, mas porque sou de c e falo deste Pas, destas plantas, aves e gentes como quem fala do que sabe e ; falo destas coisas porque as conheo melhor do que me conheo a mim. No aveludei as frases, bastou-me estruturar as ideias pela velha medida de Barroso. E assim continuar a ser!

Jos Dias Baptista


Autor

10

MARCHA DE MONTALEGRE
Autor: Padre ngelo do Carmo Minhava Ai! No h gente Mais valente e prazenteira Do que esta c da fronteira Do Norte de Portugal! Nem to alegre Como a tua, Montalegre, Gente forte c do Norte, Que nada teme, afinal! Montalegre o meu suave cantinho, Chamem-lhe embora os outros Terra Fria; Alegre e quente sempre a paz de um ninho, Montalegre a terra da alegria. Guarda avanada desta Lusa Terra, Do teu castelo, eu vejo nas ameias, Igual quele que me reflui nas veias, Sangue de heris, vertido em tanta guerra! O teu castelo, Quando noite o luar Vem do cu pr o beijar, Gosto de v-lo: Lembra um guerreiro, Desses tempos de ento, A quem o corao, Fez prisioneiro Nestas alturas, Desta terra sem par Que tambm sabe amar Mesmo entre agruras; Ento eu creio, Vendo-o to belo, Que s tu a fada Enamorada Do castelo!

11

AS PORTAS DO PAS BARROSO

Terras de Barroso

Porta sul da vila de Montalegre

A Vila de Montalegre, cabea das Terras de Barroso que continua a s lo na passagem para Julgado e ainda do Concelho cuja rea ultrapassa 800 km, com mais de 70 quilmetros de fronteira com a Galiza Meridional e, ao longo do seu planltico terrotrio, acomodam-se ainda 13 povoaes. Desde a sua formao tem a sua lenda.

Lenda de Montalegre
Diz-se que andavam por a uns fidalgotes, com avantajadas comitivas de escudeiros, pagens e criadagem os quais entravam nas aldeias, comiam, bebiam do bom e do melhor, acomodavam e alimentavam cavalos e mulas, dormiam nas melhores casas e no prestavam contas. Traziam os barroses de nervos alterados e incapazes de lhes dar resposta condigna visto que partiam como chegavam, fora de horas e sem avisarem. Mas num belo dia uma grande comitiva subia do Minho por Salto, Vila da Ponte, Viade, comendo os melhores leites, vitelas e cabrito, bebendo tripa fora, despejando dispensas e fumeiros e sem abrirem os cordes bolsa.

14

Juntou-se o povinho com grande alarido e ameaas ao alcaide cerca dos cubelos do Castelo. Ameaado e vaiado o alcaide ordenou ao Capito-mor que organizasse as foras necessrias para emboscar os agressores e obrig-los a pagarem os prejuzos causados. Foi acorrentado para o crcere do Castelo o Fidalgo que superintendia e comandava os assaltantes sendo dada ordem aos seus criados de regressarem s suas terras. Que voltassem com as quantias que o Povo exigia pelos gastos e roubos e ento seria dada liberdade ao fidalgo encarcerado. Uns tempos depois chegaram os familiares do preso e pagaram as suas dvidas. De seguida foi entregue o cavalo ao prisioneiro. Que partisse e no voltasse O homem ao montar o seu cavalo a caminho da liberdade, despediu-se com duas palavras que so muito queridas a todos os Barroses. - Monto alegre!!! Montalegre, capital das Terras de Barroso vai para 734 anos, situa-se na prega mais setentrional do ednico planalto barroso. Com efeito, assumiu tal privilgio, no dia 9 de Junho de 173, por carta concedida pelo Bolonhs, o Rei D. Afonso III. O citado monarca ergueu, para sua segurana e de toda a terra de Barroso, a admirvel fortaleza medivica, circuitando-a de muralhas, onde milnios antes os nossos mais remotos antepassados haviam construdo o seu oppidum (castro). O monumental e magnfico exemplar da arquitectura militar portuguesa j estava construdo em 4 de Abril de 181 porque, nessa data, o jovem rei D. Dinis, filho daquele, expede da vila de Castelo de Vide, a famosa Carta de Arras, propter nupcias, (devido a npcias) a Dona Isabel de Arago, a quem doa as vilas de bidos, Abrantes e Porto de Ms e tambm os seguintes doze castelos: Vila Viosa, Monforte, Sintra, Ourm, Feira, Gaia, Lamosis, Nbrega, Santo Estvo de Chaves, Monforte de Rio Livre, Portel e Montalegre. Mais tarde, no rebordo setentrional do morro foi construda uma nova Torre de Menagem, belssima e equilibrada estrutura que indicia ser obra dos arquitectos e mestres canteiros do rei-poeta, monarca que muito investiu na defesa das fronteiras ao longo de todo o territrio. Ao nobre Castelo falta apenas que os estudiosos lhe completem a histria, os seus momentos de angstia e os momentos de glrias passadas, em que assistiu ao fluir das geraes do povo barroso. caso para dizer, como Napoleo no Egipto, que do alto daquelas ameias e mataces sete sculos nos contemplam!!!

Castelo de Montalegre - a referncia da vila

1

Rotunda do Valdoso (rplica do Clustro do Mosteiro de Pites das Jnias)

As mais antigas referncias


O mais antigo documento que se refere s terras de Montalegre, data do sculo VI e alude diviso do territrio em dioceses e parquias. Trata-se de um documento importantssimo que Pierre David parece ter reconstitudo com muita fidelidade. Entre as parquias a arroladas aparece Ad Saltum, sem dvida, a parquia actual do Baixo Barroso. Do Tombo de Celanova constam antiqussimas referncias nossa regio: - Em 941, uma doao de So Rosendo ao mosteiro de Celanova, que inclua 100 mulas e cavalos, 10 guas adultas e vrias manadas de vacas em Barroso. - Em 948, Dona Ilduara, me de So Rosendo, faz tambm uma doao de muitas propriedades e bens ao dito mosteiro, uma manada de vacas em Catavello (era assim que se apelidava o Cvado desde a nascena foz do Regavo portanto, a zona do Rio) outra em Portugal e a terceira em Moranea. (Mourela?). A seguir doa tambm cem ovelhas no Catavelo- In Catavello oves C.; - Em 933, um tal Aloito e sua mulher Bonella doam ao So Rosendo os bens que possuem em Travaos do Rio ipsa villa quam vocitant Travazos, subtus monte Iunias prope rivulo Catavello

1  3

O Tombo de Celanova, Tomo I, Estudo de Andrade Cernadas, Edio do Consello da Cultura Galega, Santiago de Compostela,199, pg. 7/1. Idem, ibidem - Pg. 17/1 Idem, ibidem Pg. 179.

16

- Em 9764, o monge Fafila doa a So Rosendo e ao Mosteiro uma herdade entre os montes Toro e Barroso junto ao Rio Mau herdade que ficaria situada perto de Travaos do Rio, no longe da raia. - Em 106, uma tal Eilona doa ao dito Mosteiro herdades que possua em Tourm. - Em 10746, os padres Adaulfo e Salamiro, doam ao Mosteiro de Celanova a Igreja de Santa Maria e as propriedades adscritas: sita est in finibus Galletie territrio Psallare sub Alpes Ugeres et zebrario secus rivulo Psallare situada nos confins da Galiza, territrio do Salas sob os montes Gers e Zebreiro no muito longe do rio Salas Tratava-se de propriedades enormes cujos limites iam de Requis pela gua do Salas e termo de Guntumil, ao porto de Andrias, pela arca e pelo outeiro de sobre o porto da Regina e pelo termo de Santo Estvo, pelo outeiro de Fonte Fria e pela presa do Salasinho, do moinho que foi de Salamiro Gemondes e Deiro Sarrazins e pelo Sapatelo, da arca da portela sobre a casa de Leonigildo Framires e da pelo combro como entra no agro de Espinhela sobre a casa do irmo Osrio e torna pela fonte do curro de Mouro at que entra na gua do Salas.

Porta ocidental da vila (rplica do traje invernal de Barroso)

- Em 11007, as irms Ilduara e Gatoni, doam a Celanova as herdades de Eroselo e Tourm com reserva de usufruto em suas vidas: damus hereditates nostras de Tuderedi et Erosello medio qui jacent in territorio Psallare et rio Caldo et determinat per monte de junias et dividet per achas de Junias et dividet inter Sallare et Barroso et per Requilanes usque in termino de Randini; et vlla de Erosello iacet in rio Caldo subtus Ogeres, discurrente rivulo Maravaia et Aventes et feret in termino de Lovios et de alia parte usque in Roccas. A partir da, as principais fontes de informao e as principais notcias sobre o nosso territrio encontram-se nas Inquiries de D. Afonso III e D. Dinis, dos fins do sculo XIII e princpios do seguinte; no Catlogo das Igrejas do reinado de D. Dinis, de 10 e no Numeramento de D.Joo III, de 130.

4  6 7

Idem, ibidem- Pg. 331. Idem, ibidem- Pg. 398/399. Idem, ibidem Pg.413. Idem, ibidem- Pg. 439/440

17

Acessos
Na vila actual podemos entrar por vrias portas. Quem circula pela Nacional 103, entre Braga (a 90 km) e Chaves (a 3 km), chega s Terras de Barroso desde Salamonde- Fafio, atravessando a zona ribeirinha de Cabril, do Gers e do Rio; desde Vilarinho dos Padres pela Barragem da Venda Nova e terras de Covlo do Gers e Paradela do Rio; desde a Ch o acesso mais comum e fcil, pelo Alto da Corujeira; desde o Barraco a porta do Rei D. Carlos, em 1907, que nos permite entrar por nascente; desde Chaves pela linha da fronteira galega, a deslado das terras de Ervededo, de Meixide, Vilar de Perdizes, Solveira, Gralhas e Meixedo. E, antigamente, a esmagadora maioria visitante chegava a Montalegre pelo romntico Ourigo e Carvalhais do Avelar. Pode acontecer Mapa de acessos que um dia, um qualquer ano deste sculo, algum se resolva a restaurar, em simples terra batida, mas sem godos, o mais concorrido e histrico caminho de acesso a Montalegre, por essas idlicas paragens e sob o olhar abenoado da Senhora das Treburas! Digo sem godos porque milhentas vezes ouvi contar que os barroses vinham sua vila, com as botas atadas pelos atacadores, ao ombro. No raro, o dedo do p chutava uma pedraQuando o pobre caminheiro tirava as botas do ombro para acudir ferida, dizia convictamente: minhas ricas botinhas! Olhai l se vos levo caladas!... Presentemente, o acesso mais corrente pela Corujeira, aos mil e cem metros de altitude; subindo de Sul e descendo para Norte, chegamos sala de visita da vila: o Largo do Toural, com o Tribunal e a Caixa Geral de Depsitos em frente, esquerda o solar do Cerrado e direita a Cmara Municipal. Estamos no corao da capital e daquela praa desce-se at aos oitocentos metros no leito remansoso do Cvadomenino que se espraia num vale de mil verdes desde os contrafortes do Larouco aos picos do Gers, a ocidente. Foi este rinco do Reino Maravilhoso que D. Afonso III, o ltimo dos reis conquistadores, quis povoar, defender e fortificar, bem guardado pelas vigilantes sentinelas do Castelo do Portelo, no coto de Sendim. Foi aqui que D. Dinis mandou o seu clrigo, Pedro Anes, a 3 de Janeiro de 189, que pugnasse em na fazer povoar daquela maneira que entendesse que melhor seria, mais a minha prole dos da terra. Esta data constitui um marco na histria da vila - capital judicial e cabea administrativa de todo o Pas Barroso. Convm recordar que nesse ano, ou pouco antes, um tal Joo Loureno, procurador bastante dos homens de Sapios, escreveu ao Rei D. Dinis dizendo-lhe que esses de Sapios que no haviam por que pagar nem dar essa renda a Montalegre. E o rei, a 13 de Dezembro de 189, respondeu-lhe: E isto ouvi s partes e soube a verdade e achei que todos os de Barroso foram chamados a essa renda e por tal razo achei que se no escusavam esses de Sapios e mando que paguem essa renda com os de Montalegre. O rigor do Inverno

18

POR UM ECOMUSEU

O passado no presente

Cancelo de lameiro - Salto

O silo das batatas - Parafita

A colmar a beira - Cambeses

O Ecomuseu de Barroso um projecto que abrange todo o concelho de Montalegre, mas que poder alargar-se a todo o Barroso e contribuir, desta forma, para o desenvolvimento da Regio. A ideia do Ecomuseu resulta da conscincia, mas tambm da preocupao de salvaguardar um patrimnio nas suas mltiplas componentes, natural, cultural, social e econmica. O projecto do Ecomuseu de Barroso teve o seu incio h longa data, remontando a uma das visitas de Georges Henri Revire, a Portugal, nos anos 70. Este antroplogo sugeriu a realizao de determinadas aces nesta regio, como a criao do Museu do Tempo e do Espao. O projecto inovador da criao do Ecomuseu de Barroso, por ele proposto, era apenas para as aldeias dentro do Parque Nacional. Mais tarde Antnio Martinho Baptista e Fernando Pessoa, arquelogo e arquitecto paisagista, respectivamente, do ento Servio Nacional de Parques, Reservas e Conservao da Natureza (SNPRCN), so duas das personagens que iniciaram o projecto que depois seria apresentado e ampliado uma vez que expandiu a sua rea territorial para fora do Parque Nacional da Peneda Gers, abrangendo a sede do concelho de Montalegre e a aldeia de Vilar de Perdizes. Deram sugestes e solues que ainda hoje se encontram perfeitamente actuais, razo pela qual se mantm no projecto que actualmente se comeou a implementar. Tambm o nome do projecto fruto de uma evoluo: nasceu finalmente o Ecomuseu de Barroso por deciso da Comisso Local para o Patrimnio A deciso da implementao em definitivo do Ecomuseu de Barroso remonta ao ano 000, quando o Professor Fernando Rodrigues, Presidente da Cmara Municipal de Montalegre, contratou a empresa Quaternaire Portugal para a elaborao de um

3

estudo de caracterizao da regio que apontasse um plano de trabalhos para a implementao, nos prximos anos, do Ecomuseu. As aldeias de Barroso possuem, de um modo geral, um grande valor cnico e cultural, pelo que estas povoaes devem ser consideradas, no seu conjunto, como partes do Ecomuseu. Por fim, dado o enorme territrio concelhio e o nmero de lugares ainda povoados decidimos escolher os plos que sirvam de motor de arranque. Assim em Montalegre ser criada a sede do Ecomuseu, como Centro Interpretativo da Regio, com capacidade de recepo de turistas e mobilizao para visitar os polos temticos que esto j em avanada fase de implementao nas aldeias de Tourm, Pites e Salto. Tourm uma freguesia do Concelho de Montalegre, situada num enclave bem dentro da Galiza, a uma distncia de 30Km da sede do concelho, v aproveitada a corte do Boi do Povo para evidenciar a Identidade Cultural. Este plo ir funcionar em rede com o Centro Interpretativo em Montalegre, abordando as temticas: O Boi do Povo, as relaes com a vizinha Espanha, o Couto misto, o sistema de regadio, o castelo da Piconha, o contrabando, os modos de produo local, as alfaias agrcolas e a venda de artigos artesanais. A aldeia de Pites, situa-se na parte Ocidental do Planalto da Mourela, em pleno Parque Nacional da Peneda Gers, virada a Sul, a mais de 1130 metros de altitude e com uma extenso de 36,890 km de rea, fazendo fronteira de vrios quilmetros com a Galiza. Este plo est situado na corte do Boi do Povo e funciona em rede com o Centro Interpretativo, em Montalegre, dando corpo s seguintes temticas: O Boi do Povo, o pastoreio em regime extensivo, a vezeira, a tecelagem, os abrigos de pastores, a agricultura de Montanha, os modos de produo local/alfaias agrcolas, o patrimnio etnogrfico, o fumeiro, a aldeia velha de o Gers, o mosteiro de Pites, o Parque Nacional da Peneda-Gers e o patrimnio Natural. O ltimo dos plos situa-se na Vila de Salto, uma das maiores freguesias do concelho, na antiga casa do Capito. A Casa do Capito um bom exemplo das casas imponentes das famlias abastadas. Espao vocacionado para a museologia da freguesia, com especial incidncia na rea etnogrfica, a Casa do Capito tambm um lugar de oferta cultural com servio de biblioteca, com acesso Internet, servios educativos e venda de artigos regionais. Tem um auditrio para 0 pessoas que permite reunies e colquios, bem como a passagem de pequenos documentrios representativos da vida barros. Alm do destaque dado vida agrcola e forte presena da raa bovina barros, neste territrio, ser prestada ateno especial questo mineira, remetendo no futuro para um plo das minas de volfrmio da Borralha. O Ecomuseu espera pela vossa visita.

Malhada do centeio - Solveira

4

A Populao

Um momento de pausa na lide diria - Cambeses

Essa, se lhe no valemos a tempo, desaparece. Os barroses da dispora so j muitos mais do que os residentes. Por isso, algumas das nossas muitas aldeias vo a caminho de se tornarem aldeias-fantasmas. Os nossos primeiros reis tomaram medidas eficazes para evitarem o ermamento e defenderem as fronteiras do reino; hoje caminhamos paulatinamente para um ermamento impararvel, que ir provocar o sobrepovoamento de outras zonas, com malefcios incontrolveis no meio ambiente, no relacionamento social e familiar, no progresso do crime e do banditismo; na distribuio da riqueza e nas candidaturas ao emprego que estas situaes sempre acarretam. O excesso de populao como a desertificao so dois pratos da mesma balana que conduzem, sem sada, perda de qualidade de vida e deteriorao das relaes sociais. Antes das correntes migratrias da segunda metade do sculo vinte tnhamos mais do triplo da populao que os censos actuais nos atribuem agora; sem uma interveno dos poderes centrais, um encaminhamento de rendimentos de apoio para o interior; sem a instalao de meios de vida e empreendimentos, fora do litoral, a desertificao pode tornar-se uma fatalidade incontrolvel.



A Paisagem

Lagoa dos Carris - PNPG Monte do Pisco - PNPG

Barroso constitui um mosaico de paisagens ednicas. Podemos dizer que em cada canto h um novo encanto. Basta percorrer as nossas estradas municipais ou vicinais atravs do planalto para redescobrirmos mil recantos admirveis. A ttulo de exemplo referimos a estrada de Fafio a Cabril e daqui aos Padres ou a Cela e Sirvoselo; o trajecto de Paradela do Rio a Outeiro e Parada; a travessia da Mourela com visita ao Mosteiro de Pites e extinta freguesia de So Vicente do Gers ou ao So Joo da Fraga; a visita a Tourm que tanta importncia teve durante a Idade Mdia no seu relacionamento com o castelo da Piconha e o Couto Misto atravs do caminho neutral; uma viagem a Cervos, Arcos e ao clebre e celebrado Pindo mau passo do inevitvel acesso ribeira-tmega que foi valhacouto de ladres e malfeitores; uma passagem, ainda que breve, por capelinhas carregadas de histria e lenda, do sagrado e do profano, de mistrio e dogma, de misticismo e magia: Alvas ermidinhas sob azuis magoados, vejo-vos de longe numa adorao, como ninhos brancos de ideal pousados L nesses fragosos montes escalvados, onde no h gua nem germina o po. L nos altos montes sem trigais nem vinhas, Sem o bafo impuro que dos homens vem, que a Me de Cristo com as andorinhas e as estrelas doiro mesmo ali vizinhas, Num casebre trreo se acomoda bem.

7

Ponte velha e pastagens - Pites das Jnias

Em sequncia do que atrs se deixa dito, cumpre esclarecer que a estrutura demogrfica de Barroso est francamente ameaada pela fuga dos jovens a caminho de franas e araganas, a caminho da universidade ou da fbrica, tudo coisas sempre e sempre muito distantes do Planalto, deixando os locais de origem cada vez mais ermos e ss. A baixssima taxa de natalidade e o alargamento do rol da terceira idade reflecte-se depois na carncia de mo-de-obra, mesmo na actividade agrcola, que no vai alm da criao e produo de bens em regime de subsistncia familiar. O po de cada dia que qualquer famlia produzia e cozia, h poucas dcadas, tem hoje um fabrico industrial. Cr-se que a maioria da populao o no saber j amassar e levar ao forno Os poucos castanheiros que ainda resistem e os imensos carvalhais que alimentavam enormes varas de porcos esto ao deus-dar e nem os frutos lhes apanham capazmente. Estas situaes reflectem-se na dinmica econmica, nas formas de vida dos rurais e, sobretudo, nas idiossincrasias culturais, alimentares e sociais dos indgenas ainda residentes e ainda resistentes. Bem sabemos que a maior parte da populao vivia da criao de gado: No h casa boa sem gado nem coroa! mas tambm nesse aspecto as mudanas foram rpidas e nem sempre para melhor. Com efeito, a melhor vitela do mundo que assegurava a independncia econmica do lavrador barroso, vem sofrendo algumas intromisses abusivas de outro tipo de Carvalhal do Avelar - Montalegre

8

carnes e de animais com maior peso e idade que faz perigar a qualidade e baixa a procura. A importao de leiteiras foi um logro o dinheiro vista vai-se nos produtos para os animais! foroso reganhar a conscincia de que os nossos pastos, os lameiros que bordejam mil ribeiras e as lamas e baldios constituem fontes de alimento imensamente mais barato e com garantia de fuga certa a doenas incertas, evitando-se, no seu uso contnuo, os chiqueiros nojentos de espaos fechados e sujos que so focos de molstias para os animais e para os humanos. A chegada das febres de Malta, das carraas, das vacas loucas tem a ver com a loucura de acreditarmos nos trafulhas e deixarmos de lado os nossos mtodos de trabalho e de vida. A carne da raa barros, alm de mais limpa e resistente, a mais bela e saborosa do mundo! A economia silvo-pastoril, a pecuria e a explorao cuidadosa de madeiras podem continuar a ser uma fonte de receitas para a nossa gente do campo desde que se faa ateno s tcnicas e aos momentos de comercializao desses produtos. Barroso uma excelente marca desde que mantenhamos um esforo contnuo na qualidade e pugnemos pela denominao de origem de mais e mais produtos. Referimo-nos s nossas guas, aos nossos granitos (que levam o nome das respectivas localidades e so todos diferentes e de ptima qualidade), s nossas paisagens, s nossas trutas, s nossas florestas, s nossas carnes, nossa caa e aos nossos ares limpos e silncios divinais. Barroso o que h de melhor! Barroso marca garantida!

Piscinas naturais de Fafio - Cabril

9

PATRIMNIOS

Patrimnio Arqueolgico
Megalitismo
A cultura megaltica floresceu na prhistria, no perodo Neoltico, que se caracteriza pelo aparecimento de utenslios de pedra polida, pela domesticao de alguns animais e incio de actividades agrcolas primitivas que levaram descoberta da cermica. O material mais utilizado era o slex, com que se faziam facas, raspadeiras, pontas de seta e lanas, etc. A sedentarizao do homem deixou-lhe tempo para o progresso social e religioso e, muito mais tarde, para a indstria metalrgica. Contudo, a roda de oleiro e o arado parece terem surgido apenas na Idade do Bronze. Nessas eras a habitao do homem era ainda a gruta natural e a cabana rudimentar. Com os avanos referidos transferem-se os abrigos para stios defensveis em montes cnicos, prximos da gua, constituindo povoados de vrias famlias. No concelho de Montalegre aparecem e existem muitas provas da passagem desses povos em todo o territrio. Era com tais artefactos que o homem primitivo fazia as gravuras rupestres, caava, pescava e descarnava os animais que abatia, em grutas como as de Loivos, junto ao Cvado. Vestgios dessas actividades encontram-se ainda nos Penedos do Sinal, Pedra Pinta, Penedos das Ferraduras, Pena Escrita, Caparinhos, etc. que se distribuem por todo o planalto barroso.

Castros Celtizados e Romanizados


Apesar de no existir uma Carta Arqueolgica do Concelho, cumpre deixar dito que h inmeros monumentos que merecem referncia. O nosso territrio foi habitado desde o Megaltico como fazem prova os muitssimos monumentos desse perodo e que a nossa toponmia preserva: antas, mamoas, motas, forninhos, dlmenes, etc. Estas construes esto disseminadas por todo o concelho. Da mesma poca, mas muito mais raros (e denotando j um avano importante nas

Castro de S. Vicente - Albufeira dos Pises

33

tcnicas de produo de cermica) so as Cistas de que temos exemplares conhecidos e nicos, em Trs-osMontes, na Vila da Ponte. Depois desses ignorados habitantes primitivos provavelmente indgenas, vieram povos a que costume chamar CELTAS cujos conhecimentos e modos de vida se enraizaram definitivamente. So os metalrgicos: alm de recolectores, de pastores e de agricultores passaram a dominar os metais, primeiro o cobre, depois o bronze (liga de cobre e estanho) e, finalmente, o ferro. Da a facilidade com que ocuparam o mundo conhecido. Vrios escritores da antiguidade consideram os Galli, Galatae, Galleci, Keltoi designaes de povos com a mesma entidade tnica os Celtas e ocupando quase toda a Europa e a sia Menor. Habitavam os castros que eles construram muitos sculos antes da era romana. No concelho de Montalegre podemos distinguir facilmente pela anlise dos restos de cermica e de outros objectos os castros romanizados e os celtizados. Vestigios de construes do Castro de S. Vicente Ao nvel artstico e artesanal os Celtas no tm paralelo. Os seus objectos de adorno, em oiro, prata, cobre, ferro e bronze so fruto de uma percia manual imbatvel. Vejam-se, a ttulo de mera referncia, os torques de oiro do castro de Outeiro ou os objectos de bronze de Solveira e Vila da Ponte, aqueles expostos no Salo Nobre da Cmara Municipal e este no Museu Dr. Mendes Correia, na faculdade de Cincias do Porto, onde se encontram tambm os trs vasos da 1 Cista da Vila da Ponte, dita de Donim, achada em 1931. Sete, oito sculos aps a fixao cltica iniciou-se a conquista romana. As mquinas de guerra daquele tempo, como uso chamar-se s legies romanas, demoraram duzentos anos a dominar os povos peninsulares, dentre os quais sobressaem os Vetes, os Vaceus, os Lusitanos, os stures, os Cntabros e, sobretudo, os nossos mais ldimos antepassados os orgulhosos e indomveis Galaicos. Para sustentao de tal domnio foi necessrio abrir estradas para que as legies do exrcito acorressem prontamente a qualquer ponto do imprio. Por isso lhe chamavam estradas imperiais militares, sendo a primeira a que, saindo de Braga (Bracara) e, atravessando o planalto barroso de poente a nascente, aflorava Chaves (Flaviae) e seguia depois por Astorga (Asturica) importantssima zona porturia de Tarragona (Tarraco). Os restos arqueolgicos desta via so vestgios de um passado glorioso e recordam ao mundo que verdadeira a cano:

BARROSO, As tuas terras do, o mineral e o po viva Barroso! Barroso, Terra do po, Do minrio e do carvo, Viva Barroso! (Com msica prpria)
Torques de Ouro - Castro de Outeiro

34

Com efeito daqui saam enormes carroes de cereais (cevada, paino e centeio) e de minrios (sobretudo, estanho e oiro) que ajudaram os homens do Lcio a fazer de Roma o que ela e a manter o imprio ao longo de meio milnio. Memrias dessas eras so o Pindo, o Vinhouro, as Caladas de Currais e de Espindo, as reformadas pontes de Campos, de Peireses e do Cortio, os achados de inmeras moedas algumas coleces catalogadas e outras na posse de diversos particulares e ainda umas dezenas de marcos milirios que se encontram em diferentes locais da regio e nos museus de Chaves e de Braga. Um desses marcos, dito Pedra do Caixo por ter sido reutilizado como sepultura, dos mais antigos da Pennsula e data do tempo do Imperador Augusto, alguns anos ainda antes de Jesus Cristo. Da que a nossa via se tenha chamado Prima ou primeira.

Achados - Moedas
Os achados de conjuntos monetrios mais importantes so os de Penedones (doze denrios de prata que se perderam), da Vila da Ponte (cinco excelentes denrios de prata e alguns bronzes mdios), Minas da Borralha com mais de 3 mil mdios bronzes e Montalegre, com mais de novecentas peas, quase todas denrios com magro banho de prata. As moedas destes achados no ultrapassam o sculo III. Da mesma altura so as aras votivas a vrias divindades, que os romanos acolheram, como o Deus Larouco (Vilar de Perdizes); outras dedicadas ao deus Jpiter (Vilar de Perdizes e Ch); e outras mais, anepgrafas, em Pites e Tourm. Ainda desses recuados tempos so as estelas funerrias cujo exemplar mais conhecido, segundo Hbner, relatava a morte de um tal Camalo Mibois, falecido na idade de 46 anos descida para o rio Cambela, entre Vila da Ponte e Fries, junto da via romana. Igualmente chegam at ns muitas sepulturas lticassinais indesmentveis do atento cuidado que a gente de antanho punha no destino a dar aos cadveres dos seus antepassados.

Antoniano em prata- cunhada em Roma entre os anos 244 d. C. e 249 d.C. Anverso- IMP M IVL PHILIPPVS AVG Busto do imperador Philippe I, com barba, coroa radiada, vestido com toga e virado para a direita.

Reverso- ROMAE AETERNAE Alegoria para a esquerda, sentada num trono sobre escudo, tem um ceptro na mo esquerda e sustm uma pequena vitria na direita.

3

Vaso de bronze que continha 957 moedas romanas - Montalegre

Os rituais funerrios so diversos e vo mudando ao longo dos tempos. Por isso cumpre-nos somente colocar discusso a anlise destes monumentos num contexto arqueolgico e histrico. O homem das cavernas nascia e morria nas cavernas. O primeiro destino do cadver ter sido o abandono; todavia, a inumao e a incinerao so referidas desde as mais remotas eras. Na verdade as antas ou dlmenes esto datadas desde cerca de .000 anos antes de Cristo! As sepulturas lticas, de que nos cabe agora falar, so de dois tipos: as mveis e as imveis ou fi xas. difcil afi rmar qual dos tipos mais antigo ou se so coevos. Os romanos incineravam e enterravam os seus mortos. O Imperador era incinerado numa pira enorme a que estava presa por uma corda uma guia. Quando a corda ardia a guia, fugindo ao fumo e aos cheiros dos lquidos combustveis, subia ao Olimpo a entregar a Jpiter a alma do Imperador. Os Lusitanos faziam-se cremar tambm. A partir do imperador Teodsio, caiu em desuso o hbito de cremar os corpos, pelo menos, das figuras pblicas ou mais importantes. Porm, segundo a Lei das Doze Tbuas, os mortos ficavam fora dos muros das cidades: Hominem mortuum in Urbe ne sepelito neve urito. O rito sepulcral do sculo VI, foi inovado pelo cnone 18 do 1 Conclio de Braga, em 61 que j impedia o enterramento nas igrejas: Aprouve que os corpos dos defuntos por nenhum modo se enterrem dentro da baslica dos santos. A partir de ento apareceram as sepulturas antropomrficas do lado de fora das igrejas. S as excepes, que sempre as houve, erguiam arcosslios no corpo interior dos templos de que so exemplo o sarcfago de Covas de Barroso e vestgios de um tmulo em Covelo do Gers. H muitas sepulturas lticas mveis, talvez os monumentos mais antigos, e sepulturas fi xas. Das mveis temos exemplos em Bobadela, Sapios, Bustelo (Vila da Ponte), Tourm, Pites, Santo Adrio (Montalegre) e, sobretudo, os enigmticos arces granticos de Salto, a merecerem um estudo mais atento. Das fi xas, que normalmente aparecem em grupos, temos vrias necrpoles: no Cristelo da Seara (Salto), entre Penedones e Parafita (Vila de Mel), em Penedones, sobre a aldeia, junto Capela de Santo Amaro (Dones) e perto da Capela da Senhora de Galegos do Cortio (Cervos) e de Antigo de Arcos. O patrimnio histrico-arqueolgico do concelho de Montalegre conquistou, ao longo dos sculos, um lugar de grande importncia. Analisemos alguns exemplares comeando pela arquitectura militar de que memria nica.

36

O Castelo de Montalegre
uma das mais slidas e bonitas fortalezas fronteirias da Pennsula Ibrica. Conjunto de majestosas propores que reflecte uma inexcedvel adaptao ao coroamento grantico onde foi erguido, foi construdo, sem qualquer dvida, pelo ltimo rei conquistador D. Afonso III: e vs povoadores deveis dar minha escolha um cavaleiro fidalgo natural do reino que vena 00 soldos, o qual me faa homenagem do meu Alccer (Castelo) quando eu a o edificar e o mesmo cavaleiro deve ser a meu Alcaide Mor Esta citao integra o texto do foral, datado de 9 de Junho de 173. D. Afonso III viria a morrer, aos 70 anos, no dia 16 de Fevereiro de 179. E teria o rei-conde construdo o Castelo nesses cinco anos e meio de vida? Temos hoje a certeza documental, sem margem para dvidas, de que assim aconteceu: o Castelo foi erguido entre 9 de Junho de 173 e 4 de Abril de 181! Porqu? Porque a 4 de Abril de 181 (ano segundo do reinado de D. Dinis, filho de D. Afonso III) o jovem monarca mandou passar Carta de Arras, isto , do dote, futura Rainha Santa. Fica assim documentalmente provado que o Castelo de Montalegre j existia em 181, contando pelo menos 733 anos. Compunha-se o imponente roqueiro de trs torres, em semicrculo de nascente para poente sendo a daquele lado a de Menagem, a do meio, dita do Relgio e a ltima e mais pequena, a da Plvora ou do Paiol. Mais tarde, ergueu-se a belssima torre dionisina que exibe, a mais de vinte metros de altura, elegantes mataces ameiados tal como a dita torre e tambm a torre afonsina que foi a primeira Torre de Menagem.

Vista do miradouro- Montalegre

37

Conjunto arquitectnico medieval - Igreja de Santa Maria, 1 Matriz e Castelo de Montalegre

Toda a parte norte e noroeste do Terreiro era defendido por enormes cubelos redondos, fora da fortaleza propriamente dita, que permitiam a defesa do mais fcil acesso ao reduto, por meio de seteiras quase ao nvel do solo. Integrando o memorvel conjunto estava (e est) a Igreja do Castelo, e primeira matriz, sob o orago de Nossa Senhora da Assuno. Tal como o Castelo tambm a Igreja sofreu os ataques e destruies que as guerras sempre trazem mas, no exterior, tendo servido de suporte de bebedouro pblico, de gua potvel, est uma pedra de armas primitivas que parece revelar as insgnias reais de D. Afonso III. muito possvel que a matriz antiga, situada no aro do segundo cordo de muralhas, seja da mesma altura do castelo mas as reconstrues no deixaram evidncias que o provem. A actual torre de menagem assenta o seu primeiro piso, a cerca de cinco metros do solo, numa abbada grantica; os restantes pisos poisam em travejamentos e soalhos de madeira. Sobressaem do conjunto, a vinte e cinco metros de altura, elegantes balces ressaltados sobre msulas com bueiros e sem cobertura (que era de todo desnecessria dada a altura a que se situam) mas de vigorosa fbrica e decorando os cunhais e o corpo cimeiro das fachadas da Torre de Menagem, excepo da fachada poente. Ao mesmo nvel esto grgulas salientes em forma de cabea de leo. Acima dos mataces havia merles nos caminhos dos ventos galegos. No terreiro interior aparece-nos a profundssima cisterna, forrada de cantaria, destinada a conter milhes de pipas de guas pluviais. sede no parece possvel que a guarnio viesse a render-se em caso de cerco por mais duradouro que fosse! As quatro torres esto ligadas pelo adarve, muitssimo robusto e escorreito, com porta a nascente, (talvez com parapeito subido e ameias pentagonais face exterior para defesa especfica da citada entrada e reforo da cintura defensiva da cidadela). extraordinria a profuso de siglas, dentro e fora, na torre de nascente. Era assim que os nossos hbeis canteiros assinavam as obras que produziam para honra e glria de Barroso e de Portugal. muito possvel (e h indcios que o atestam) que o adarve corresse, agora em varanda de madeiramento, at s entradas da Torre de Menagem (o acesso que agora tem um expediente sem lgica) e das torres nascente e do relgio. Tal construo corporizaria um trecho de elevado valor esttico que o edifcio merecia, mereceu e devia continuar a merecer! O Castelo, ex-libris monumental da nossa terra e das nossas gentes, desafia ainda a fria dos elementos naturais e o vandalismo dos homens e recorta orgulhosamente as suas vetustas torres e muralhas no horizonte antropogeogrfico do sagrado cho da capital barros. Bendito seja!

38

Floresceram tambm no aro barroso: a) A Torre de Seirros, b) O Castelo da Piconha, c) Castelo do Portelo, d) Castelo de O Gers e e) O Castelo de So Romo Em Portugal, tanto ao longo da raia como no interior, os Castelos, cuja fundao histrica se desconhece, aparecem normalmente devido necessidade de defender as terras que se iam reconquistando aos mouros. mais que certo que seja essa a razo da existncia de pequenos castelos ao longo do nosso territrio. No que respeita a Barroso e Montenegro h-de ser essa a origem dos baluartes fortificados como Santo Estvo, o Gers, Gouveia, Seirros e So Romo, sendo que estes ltimos foram todos obra da famlia dos Barrosos a quem serviram de quints por vrias geraes. Qualquer um deles ainda existia e era habitado (do de Gouveia restava memria certa) ao tempo das Inquiries de D. Afonso III, em 18, como se pode provar documentalmente. Alis, O Gers (a que agora se aplica o galeguismo mais que estpido Juriz) assentava num rochedo idlico, junto do rio Beredo, muito mais bem situado e protegido que a actual povoao de Pites. Gozava ainda da proximidade de gua mais que suficiente. O Gers constitua uma freguesia sob a invocao de So Vicente como atestam as ditas Inquiries. Referido ao Castelo no h qualquer documento mas subsistem orgulhosamente os alicerces do edifcio, abertos ao longo do rochedo e, querendo ns, podamos reconstituir fielmente as suas linhas originais e elaborar o respectivo projecto, ao nvel do solo. J, em relao ao Castelo de So Romo a histria outra. Alm do traado da sua planta tambm no morro grantico onde assenta, vem sendo destrudos, h poucas dcadas a esta parte, os panos de muralhas que resistiam, bem como a cisterna. No falam dele as Inquiries de D. Afonso III, mas dedicam-lhe significativas palavras as de D. Dinis, de 190. Sabemos mesmo quem era, em 1308, o seu Alcaide um tal Ferno Gonalves. Do mesmo modo, sabemos que o Alcaide de Montalegre era, na mesma data, Rodrigo Anes, por ambos terem sido testemunhas da Carta de Confirmao do Foral, feita talvez, em 0 de Novembro de 1306. Nem os Castelos nem as povoaes vizinhas de O Gers e So Romo so j lembradas no Numeramento de D. Joo III, em 130, sinal evidente de que, nesses duzentos anos, desapareceram completamente ou se deslocaram os seus habitantes para as povoaes vizinhas.

Perspectiva nocturna do Castelo de Montalegre

39

Roteiro do Romnico
O Mosteiro de Pites
O tipo construtivo que floresceu aps o ano mil foi o chamado estilo romnico por ser proveniente da juno de arte bizantina com a arte romana. O edifcio tem planta de dois rectngulos, nave nica e bside e segue fielmente, apesar das injrias dos sculos, dos temporais e do abandono, o plano-tipo das abadias cistercienses, como se pode verificar atravs das estampas da Peregrinatio Hispnica.

Interior da fachada principal

Prtico do cemitrio

uma construo de evidente equilbrio, apesar de reconstruda em diferentes pocas, girando as suas partes volta da igreja, paralela qual fica a ala do refeitrio, cozinha, forno e despensa. Na planta baixa temos, partindo da cabeceira da igreja, sacristia, sala do captulo, enfermaria e oficinas. Sobre esta ala, sobranceiras ribeira, ficavam as celas dos monges, logo aps a do abade. Ao centro destas construes era o claustro. Coroa a empera da fachada um campanrio muito elegante com duas sineiras gmeas de arcos de volta inteira, com desiguais aduelas contrarrestadas por estribos muito justos. Os ps direitos e a divisria das sineiras exibem canais que acompanham todos os bordos, ao abrigo do sofito simples das abas salientes, onde descansam os saimeis dos arcos e, no ngulo poente, um rebuscado relgio de sol8. Sobre o conjunto estende-se uma cimalha bastante parecida com a da base onde se levanta um remate imponente ladeado por pinculos iguais aos da fachada da igreja. Toda a fachada constitui uma arrojada tentativa de exaltao mstica. um prtico muitssimo harmonioso, bem caracterstico dos monumentos romnicos9.
8 A pedra do relgio tem na metade superior a forma do escudo herldico e, na metade inferior, numa base abaulada em que se abre um ornato muito belo semelhando um rolo de papel aberto com a data 1777. 9 M. LAbbe- J. Bourass, Archologie Chrtienne, 7 edio, Tours, 1967, pp. 18,186 : As portas constituram o objecto de predileco dos escultores; desde o dcimo sculo que foram sumptuosamente decoradas.

41

A estirpe do romnico barroso

Um Modilho (pormenor) no paramento lateral

Apresenta duas arquivoltas circuitadas por um friso de canais de pronunciado boleio, gradualmente saliente para o exterior. A arquivolta exterior, de perfeito e simtrico entranado, bordejada inferiormente por singelo mas encorpado cordo. Aps o costumado recuo de cerca de um palmo aparece a arquivolta interior ainda mais simples e lisa. Sobrepujando impostas de esmerado lavor as arquivoltas repousam em ps-direitos que constituem o prprio paramento e que, em reentrncia de ngulo recto, determina os pilares em cujas mochetas assentam a padieira e o tmpano. Na padieira repete-se, em duas filas, um quadriptalo cujo desenho muitas vezes se identifica com as cruzes terminais das igrejas romnicas. A regio timpanal divide-se em trs domnios: ao centro, duas circunferncias concntricas sendo que na menor se inscreve uma cruz ptea10 em que os espaos entre os respectivos braos so vasados; a cada lado, trs pequenos crculos igualmente vazados definindo tringulos equilteros. Um pouco acima e a meio do extradorso da arquivolta maior abre-se uma fresta rudimentar que, no interior, produz aceitvel efeito. A imposta, elemento arquitectnico de lavor atento, uma faixa corrida e saliente, muito bem decorada que percorre horizontalmente todo o paramento da fachada, saindo da base do tmpano at s esquinas com as fachadas laterais. Percorre tambm o mesmo espao interior, mas a, por vezes, o elemento decorativo uma dupla espiral. Creio que, o que alis era corrente, a imposta determinava (antes das primeiras beneficiaes) a separao dos pisos do templo, ao nvel do coro e do plpito11. Perfilados a meio das fachadas laterais, e separados alguns metros uns dos outros, restam cinco modilhes de cada lado, todos de tocante arcasmo e singelamente ornatados, como aprazia ao patrono S. Bernardo. Com efeito, intrigante verificar que todo o bestirio, por vezes fabuloso, que costumava figurar nos modilhes, grgulas e capitis, aqui no existe. De duas, uma: ou as beneficiaes a que o edifcio foi sujeito retiraram todas as figuraes ou, como afirma Bourass1: Ao deixar a espada, a mo dos homens do norte no foi muito hbil a usar os instrumentos de arquitecto.
10 Cruz herldica cujos braos levemente cncavos vo alargando para o exterior e que alguns confundem com a cruz da Ordem do Templo e, talvez por isso, tenham associado o nosso mosteiro aos Templrios. 11 O cro no existe e o plpito remendo tardio em cuja base aparece a inscrio de uma foto seguinte. 1 Op. Cit. Pg. 11.

4

Vamos, contudo, observar um dos modilhes, situados, como se disse, a meio dos panejamentos da nave. Do lado do claustro, no sentido da bside, o primeiro vazio, o segundo apresenta um xadrez, o terceiro mostra duas grossas rodas ligadas por no menos avantajado eixo, o quarto, numa trana simples e o quinto, tambm vazio. Do lado do cemitrio: o primeiro vazio, o segundo tem um hesmisfrio quadripartido, o terceiro uma srie de rectngulos sobrepostos de diferentes dimenses em crescendo, o quarto com duas figuraes semelhantes do segundo cachorro, e o quinto como o terceiro mas com menos rectngulos. Segundo a leitura de Upjohn-Wingert-Mahler13 o nosso mosteiro parece estar mais perto da chamada escola Normanda do romnico ocidental. Em boa verdade, so constantes os elementos decorativos que os citados estudiosos consideram caractersticos daquela escola: Esferides, barriletes e dentes de serra. bvio que os modilhes de Pites nunca podero servir de prova do romnico tanto mais que a sua posio a meio dos paramentos laterais h-de ter duas leituras diferentes: dir-se- que, enquanto no alado voltado para o convento, os cachorros poderiam servir de suporte ao vigamento do andar superior, sobre o claustro, no alado do cemitrio no passariam de objectos decorativos, alis assimetricamente colocados. Todavia urge dedicar alguma ateno a um ponto que ningum referiu at hoje: a retaguarda da bside revela parte do segredo da vida destas opus francigenum ao longo dos sculos No stio que outrora fora o cume do outo esqueceram os monges artistas uma linda cruz apoiada num cachorro esculpido Ser o que resta da primitiva cachorrada ou o que resta das primitivas esculturas romnicas? Inclino-me para esta hiptese dada a semelhana de feies e ausncia de vida que as imagens revelam! Esta exibe uma espcie de folheado onde suposto haver pescoo, no plano da cornija, como algum que permanecesse para sempre vivendo o mistrio das guas do ribeiro que logo abaixo se despenham na infernal cascata. Foi ento que o telhado de duas guas sobre a abbada do altar-mor, de modo a evitar infiltraes14 se transformou numa s gua para dar seguimento cobertura do primeiro andar do convento1.

Janelo gtico da capela-mor

Cruz indita da poca medieval

Um pouco para a esquerda, onde outrora teria sido a Sala do Captulo notam-se ainda, entre duas pequenas janelas inferiores, os sinais muito evidentes de anteriores serventias. Parece certo que se havia perdido a tcnica da escultura desde o sculo VI. Reinventara-se no romnico deste perodo, meio milnio aps.
13 Upjohn, Wingent, Mahaler, A Histria Mundial da Arte, , Bertrand, 9 edio, pp. 16-163. 14 Pela humidade existente no interior da bside certo que o telhado no cumpre a sua obrigao. 1 Como se prova pela fotografia

43

Visto e atento o irrealismo da imaginria romnica inicial, como adjectiva Henri Focillon, possvel que a esttua do janelo do cemitrio (que estaria de p num qualquer pedestal ou servindo de coluna) e justamente considerada objecto de culto, ali se reutilizasse para no se perder nem ultrajar. De igual modo se procedeu com as sepulturas lticas mveis existentes que serviram de banca e de caldeiras para recolha de gua potvel na cozinha. A meio do espao entre os modilhes e a cornija corre, um pouco saliente, uma bonita imposta, ao longo de quase todo o pano. Apresenta-nos como ornato os sempre citados dentes de serra. acima de todo este friso que se abrem as seis rsticas frestas do templo. A nave apresenta ainda duas portas laterais muito semelhantes, enfrentadas. Os tranqueiros, a cerca de trs quintos da sua altura, inclinando-se, apertam a entrada. Remata a abertura um tmpano simples em que aparece a cruz ptea do prtico. Uma arquivolta singela circuita o conjunto, ao nvel dos paramentos. Finalmente, depois da nave, a bside. Trata-se de obra nitidamente posterior e em que foram abertos dois lindssimos e avantajados janeles: um, incongruentemente, na cabeceira absidal stio onde se costumam ver esguias frestas para arejamento e iluminao; outro, a nascente, quase no enfiamento do altar-mor. Ambos levam um arco de ponto subido, em evidente transio para o gtico, em que os rebordos boleados, tanto o interior como o que fica ao nvel do paramento acompanham simtricos canais. No janelo do cemitrio o boleado interior nasce de bases em forma de rodelas sobrepostas. Parte do espao inicialmente definido para o janelo foi depois tapado por um bloco de cantaria de larga Coluna do plpito com inscrio gtica dimenso e, sobre ele, encurtando algo mais a abertura, um outro bloco esculturado. Os falsos colunelos laterais e os canais que os acompanham, abraam na ponta do arco um crculo em cujo interior se admira um belo triflio vasado. A esquadria de ferro crava-se na escultura deitada que serve de peitoril e que continuar a ser um enigma uma rude manifestao de arte escultrica de inexpressivas feies O janelo da cabeceira foi ainda mais reduzido depois de feito. Entre a janela rectangular e a ponta do arco inicial, bem distinguvel, aparece um bloco de granito bem trabalhado e cujos elementos centrais so tambm o triflio vasado inscrito no crculo. Sob este conjunto aparece uma fresta horizontal recuada e ladeada de duas bonitas bases de colunelos. Ao cimo da empena outra bonita cruz. de saber que as malfadadas beneficiaes no devem confundir-se com as modificaes devidas ao fluir do tempo e estabelecem notrias diferenas de estilo convico que decorre no s da elegncia e tamanho dos janeles atrs descritos (em que a elevao do arco afirma j a arte ogival) mas ainda pela existncia da abbada. O diagrama abobadal do amador permite as seguintes observaes: dada a independncia da bside servem de contrafortes os muros da nave e das outras construes do convento. Contudo tais ajudas no existem do lado do cemitrio com o ribeiro, cabeceira. Por outro lado a nossa abbada quase parece desmentir as definies de Moore quanto aos elementos estruturais do gtico de transio: uma abbada quadripartida que alteia em excesso os arcos formeiros, o que, revelando indiscutvel habilidade tcnica, permitiu ignorar-se o contraforte como elemento estrutural ou o butaru e lanou as nervuras desde capitis (ou no) muito simples e muito fundos, a menos de metro e meio da base.

44

Restos de antigas glrias, quase ao nvel do pavimento lajeado, abre-se um cofre? ou lavatrio? na parede, no longe do lugar onde fora a porta da sacristia e do armrio. De todo o conjunto sobressai tambm o moinho, extremamente rstico, o claustro restos de impressionante elegncia a entrada do cemitrio e a cozinha, de feio utilitria e onde se ergue uma extraordinria chamin bem digna de curar os salpices de suas reverendssimas. verdadeiramente estranhvel que uma igreja de glrias sofra assim, indiferentemente, este afrontoso estiolar. Ora, sabendo-se que o Mosteiro de Nossa Senhora das Unhas, em Pites, uma das rarssimas jias da arqueologia religiosa romnica de Barroso, parece legtimo e urgente exigir um remdio eficaz para a potica construo de nobres crnicas e linhas Deveria ser-lhe feita uma operao de envergadura (a reconstruo inteligente e fiel) e eliminar as mal serzidas remendices que desfeiam o venerando convento de a par Mourela. E o Mosteiro de Pites poder voltar a ser o paradigma dos monumentos cuja primeira caracterstica a sobriedade explcita, a fidelidade perfeitssima de adaptao s asprezas recatadas da serra inspita onde tomou assento. A desatendida natureza da construo serrana e fronteiria, l vem resistindo s injrias do tempo e das vrias espcies de selvagens. Ainda bem que resiste porque a estirpe do romnico barroso e aguarda uma monografia conscienciosa.

O que resta do claustro do Mosteiro de Santa Maria das Unhas

4

As Igrejas, Capelas, Alminhas e Cruzeiros

Igreja de S. Pedro de Morgade

Vestgios de estilo romnico nas Igrejas de S. Vicente da Ch, Viade e Tourm. justo salientar que diversas outras igrejas datam dos primeiros tempos da monarquia e seriam includas nesse estilo. Acontece que foram sofrendo remodelaes muitas vezes a fundamentis que as descaracterizaram. A ltima grande febre dos arranjos deu-se nos princpios do sculo XVIII e, por isso, os edifcios exibem datas dessa altura. Por exemplo: Pondras -17; Santo Andr- 1813; Vila da Ponte 1710, etc. Contudo, a maior riqueza das nossas igrejas encontrase no interior: tanto em muitos dos seus santos que escaparam usura de sacristes, padres e homensbons, como na talha que as orna, sendo que uma boa parte dela se deve a ignorados artistas autctones. Merecem algum realce certos exemplares como Salto, Santa Marinha, Covelo, Vila da Ponte, Viade, S. Vicente, e sobretudo, pelo ruralssimo e humlimo conjunto de talha de S. Miguel de Vilaa. S o concelho de Montalegre tem mais de cento e cinquenta capelas com quase outros tantos oragos. No h praticamente povoao que no tenha ao menos uma, Alminhas de Sabuzedo mesmo tendo a sede de freguesia.

47

As alminhas so o dobro, mais ou menos, das capelas e algumas de singular aspecto. Destacam-se as alminhas de Sabuzedo. Os cruzeiros so mais de 60 e se lhes juntarmos os calvrios ainda existentes com as cruzes das estaes da via sacra sero trs vezes mais. Destacam-se o de Salto, Pondras, Mourilhe, Codessoso de Meixedo, de Montalegre, o da Interdependncia da Vila da Ponte, Negres, Meixedo, Sabuzedo, Santa Marinha, Santo Andr, Penedones, Antigo de Serraquinhos, Sezelhe, Travasos do Rio, Vila da Ponte, Bustelo e Parafita! Das ermidinhas, que o estro de Junqueiro abenoa, destacamos quer pela beleza paisagstica do local, quer pelo encanto do conjunto Construo humana e Natureza envolvente: Nossa Senhora das Neves (So Loureno) e So Tiago (Fafio), na freguesia de Cabril; Senhor do Alvio, em Salto; Senhora do Monte (Serra do Barroso); So Frutuoso (Montalegre); Santo Amaro (Dones); Santa Marinha, em Vilar de Perdizes; S. Domingos, em Morgade; Nossa Senhora de Galegos, no Cortio (Cervos); So Joo da Fraga, em Pites; So Loureno, em Tourm, e Nossa Senhora da Vila de Abril, em So Pedro (Contim). Este tema merece uns volumes que um dia se faro, sob o ttulo de Barrosania Sacra!
Igreja matriz de Salto

Capela da Senhora da Sade - Vilar de Perdizes

48

Patrimnio Natural
Clima - Terra Fria

Pr do sol sobre a neve, Monte da Av - Padroso

Barroso constitui uma regio, desde a medievalidade, ocupando cerca de mil e cem quilmetros quadrados de superfcie. Enquadra-se na chamada TERRA FRIA TRANSMONTANA pelo que zona de contrastes climatricos, com estios de temperaturas elevadas e invernos ventosos e frios. A sabedoria popular local lembra-nos a propsito do clima: nove meses de Inverno e trs de inferno; e acrescenta: para o ms de So Joo guarda-se o melhor tio. Para confirmao deste ltimo rifo, dizem ainda: primeiro de Agosto, primeiro de Inverno.

49

Carrilheiras de Barroso - percursos pedestres

Larouco - Capital Mundial de Parapente 2003

Porm, aquilo que antigamente constitua uma forte razo para no se fazerem visitas a Barroso e, por extenso, a Montalegre, que diziam ser terra de gelos e neves que cobriam caminhos e casas por meses seguidos: Nos meses que tenham R, no vades a Montalegre - passou a ser um motivo fortssimo de visita. Um nevo arrasta multides a Montalegre. Na origem primeira de tudo isto est a orografia nica de Barroso que o isolou durante milnios, sobretudo aps os romanos, com o esboroar dos caminhos e pontes, sob o domnio brbaro. Porque um planalto cuja altitude mdia sobe acima dos oitocentos e tal metros, rodeado de pncaros que se vo s nuvens, como escrevia o inefvel Frei Lus de Sousa, em leve declive para Nascente e Sul. Ao longo da linha da fronteira com a Galiza temos o Larouco (segunda serra, em altitude, no continente e onde nasce o segundo maior rio nacional o Cvado); temos as serras da Arandela e da Mourela que ligam pelo noroeste com o Gers; a Serra do Barroso, tambm dita Cornos das Alturas, eleva-se at aos 180 metros bem no centro da regio, dividindo agora os concelhos de Montalegre, Boticas e o extinto de Vilar de Vacas (Ruives); pelo Poente, Sul e Nascente circuitam o territrio Barroso as serras da Cabreira, da Seixa, do Leiranco, do Ferro e da Olga. Rasgam-no quatro bacias hidrogrficas mais significativas: a do Cvado pelo norte, a do Bea pelo nascente, a do Regavo pelo centro do territrio e a do Cabril pelo ocidente. Como se v no falta a absolutamente nada (em termos fsicos) para transformar este espao em Ecomuseu: uma ideia de salvaguardar o patrimnio natural, cultural, social, econmico, visando contribuir para o desenvolvimento dos seus habitantes, respeitando e valorizando a sua cultura activa e actuante. Os mais valiosos recursos do Pas Barroso so a sua gente, a sua cultura e as suas tradies. Urge que os mais esclarecidos e os responsveis de todas as vertentes da administrao pblica no deixem abastardar o nosso patrimnio seja ele arqueolgico, seja religioso, seja natural ou cultural. Temos vrios locais de interesse ambiental nico; temos actividades artesanais e tcnicas tradicionais com carcter prprio no amanho das terras agrcolas; termos rituais de vida individual e comunitria que preciso e urgente preservar. Preservar e expr, mostrar, discutir, divulgar e dar a conhecer a identidade barros, transmitir s geraes Vela na albufeira do Alto Rabago vindouras os valores sagrados da barrosanidade.

0

A natureza em estado puro - Vila da Ponte

O clima de Barroso de tipo continental rigoroso mas no excessivo, com ndices pluviomtricos altos, bastante frio no Inverno e calor demasiado no vero. As guas sempre foram suficientes para o triplo da populao actual; com efeito, ns ainda nos recordamos de Montalegre ter o triplo da populao actual. Todavia, o nosso modo de ser pacfico e de boa vizinhana, a existncia de milhares de hectares baldios e a ambio cega de arrivistas e dos dirigentes estranhos vo contribuindo para inverter perigosamente esta situao. Temos conscincia de que a gua se est a tornar um bem de primeirssima necessidade e cada vez mais valioso. E, por isso, comeamos a temer que a nossa ndole de povo solidrio e naturalmente respeitador do segundo mandamento, nos leve a sofrer o descontrolado efeito de ambies estranhas. Foi o que sucedeu com as construes megalmanas das barragens Perdemos ento uma boa parte dos nossos melhores solos agrcolas e nascentes. Continuaremos a ser ludibriados no desvio das guas represadas? Alguns dos melhores vales esto debaixo de gua. Ora, a principal fonte de subsistncia dos barroses era o gado grado que exige pastos permanentes: os lameiros. Os mais dos que agora temos so pasteiros abertos e sem rega ou mal regados a que tambm chamamos poulas. Perdemos muitos lameiros vedados e bem regados que eram destinados a produzir forragens abundantes para a longa invernia. Da mesma forma, muitos terrenos de cultivo de milho, nos vales ou encostas mais abrigados, davam origem feitura de enormes medas dos caules do cereal. Sem tais produtos torna-se muito difcil manter grandes manadas de vacas sem recorrer s raes industriais. As vacadas que h, agora, so de meia dzia de lavradores por cada lugar, em vacarias moda estrangeira e comem necessariamente produtos importados e bem pagos! Ao contrrio do que se poderia pensar, o gado vacum exige que o possuidor tenha determinados bens e se dedique, portanto, agricultura. Por outras palavras, a agricultura exige a posse contnua da terra enquanto a pastorcia sobrevive capazmente nos baldios. Porm, a pastorcia era actividade dos mais pobres e acabou ou vai acabar com o fim dos subsdios; e a agricultura para l caminha! Sinais evidentes disso so a morte eminente de alguns outros vestgios do comunitarismo: os fornos do povo, as eiras comuns e os moinhos de herdeiros. H j muitas dezenas de moinhos em completa runa no nosso concelho.

1

As Manchas Florestais
H, em Barroso, nomeadamente no concelho de Montalegre, algumas manchas florestais dignas de meno e, sobretudo, de ateno. Por um lado representam um valor econmico a ter em conta e, por outro lado, so uma importantssima mais valia ecolgica pela riqueza paisagstica e biolgica, pelo interesse anti-erosivo visto que, como o aro montanhoso, tais manchas se relacionam estreitamente com os ndices pluviomtricos da regio. So tambm dignas de referncia as vrias manchas arbustivas de pequeno porte, mas sobretudo, as manchas nobres de carvalho, de vidoeiro e de pinheiro nas lombas mais elevadas.

A fora das cores do Avelar - Montalegre

Vidoeiros em Cepeda



O Gers, a gua e a Serra

Lagoa glaciar do Marinho - Gers

Uma das atraces do concelho de Montalegre que, uma quarta parte do seu territrio, mais de 00 quilmetros quadrados, integram o nico Parque Nacional do Pas, o da Peneda-Gers. Dele fazem parte seis freguesias num total de dois mil habitantes distribudos por vinte e seis povoados. Serve-lhe parcialmente de fronteira o rio Cvado que recebe guas de vrios ribeiros do Parque e fazem, em cada recanto, a seduo dos visitantes: o Rio Mau que une as freguesias de Seselhe e Coveles; o rio Campesinho que, depois de lavar os ps ao Mosteiro de Pites, se despenha em rumorosa cascata; o rio Cabril que desce das brenhas infernais entre as Minas dos Carris e a Garganta das Negras e nos brinda com as mais belas piscinas naturais do mundo, escavadas no granito; e, por fim, o rio Fafio ou Toco que corre abruptamente entre penedais e arvoredo e lana as guas na barragem de Caniada. Os recantos do Gers-Barroso so verdadeiros polos de atraco turstica ainda conhecidos de muito pouca gente, pela variedade e raridade das suas paisagens e, sobretudo, por uma biodiversidade verdadeiramente assombrosa: a) a sua riqueza geolgica, que enorme, continua mal explorada devido dificuldade de acessos. A sua riqueza litolgica evidente, como demonstram as minas abandonadas dos Carris e do Borrageiro. Os seus granitos, ou antes, as formaes pegmatticas so extremamente abundantes e nos files de macios eruptivos encontram-se jazigos com alguns minerais muito apreciados pelo coleccionismo: o topzio, o berilo, a gua-marinha, a turmalina, a magnetite, a volframite, a scheelite, as granadas e tambm minerais de tntalo, de nibio, de ltio. Encontram-se ainda belssimos exemplares de quartzo hialino, ametista e quartzo defumado e de ortoclase, de biotite, moscovite e outros mais.

Picano de dorso vermelho - macho

3

b) A sua riqueza faunstica vai sendo falada nos compndios: coros, lobos, porcos bravos, lebres, a guia-real, falces, milhafres e uma variedade de pssaros sem conta; entre os rastejantes so dignos de meno a vbora, a salamandra, o lagarto de gua e as lagartixas; contam-se ainda muitas outras espcies como os garranos selvagens, fuinhas, toires, ginetas, lontras, o bufo-real, a coruja do-mato, o mocho-galego, etc. Muitas so as espcies de aves e rpteis como o picano-de-dorso-vermelho e a vbora-de-Seoane que tm no concelho de Montalegre uma das suas nicas reas de ocorrncia a nvel nacional. c) A sua riqueza florstica fenomenal pois tem povoamentos florestais espontneos a que s agora se d proteco; destacam-se os bem protegidos azevinhos, medronheiros, amieiros negros, carvalhos negrais, os arcaicos teixos e arbustos como a tramazeira, a caldoneira, a urze, a queir e a giesta e o zimbro, flores como o lrio, a dabocia e a abrtega. , sem dvida, no Gers a vegetao mais rica das serras de Portugal.
Mocho Galego

Medronhos

Lebre

Picano - fmea

4

As guas

Ponte velha no Rio Salas - Tourm

Para alm do Parque Nacional a natureza continua presente em Barroso. Nos grandes planaltos nascem os rios, como o caso: na segunda maior serra nacional o Larouco, nasce o segundo maior rio nacional o Cvado; ali bem perto nasce o Regavo e logo ao lado o Bea trs rios extremamente ricos que a administrao pblica alienou prejudicando os montalegrenses: neles se fizeram enormes barragens para fornecer energia aos grandes centros e s zonas industrializadas mas o fornecimento de energia que nos reservaram deplorvel; depois, via Servios Florestais e Aqucolas, lanaram nas nossas guas espcies assassinas de peixes que levaram extino os maravilhosos e incomparveis escalos e trutas indgenas; as gigantescas albufeiras ocuparam alguns dos nossos melhores vales de cultivo e de forragens. Enquanto isso, o barroso emigrae come o po que o diabo amassou pelo mundo alm! Agora vem a outra agresso se os homens bons desta terra (a comear pelo Presidente da Cmara) se no acautelarem!...A me de todas as barragens barross a Barragem de Pises vai dar gua a metade do distrito de Vila Real! Primeiro ficmos sem os campos, agora pagamos a energia (fraca e incerta) to cara como os mais e, mais tarde, nem campos, nem peixes, nem gua!!! A ver vamos! Apesar de tudo ainda temos mais de mil fontes por esses recantos e algumas, que abasteceram as povoaes, merecem uma visita! So as fontes de mergulho ou de chafurdo: em Mourilhe, Arcos, Vila da Ponte, Meixedo, Telhado, Viade de Baixo Quase todas as povoaes tinham a sua. Essas mesmas encostas que assistem impavidamente ao murmrio das guas correndo para os vales ainda guardam religiosamente os seus penedos mais famosos. To famosos que, como as guas e as encostas, as rvores e os homens, os bois e os campos, tambm foram baptizados e tm nome. Em Barroso tudo tem nome, tudo recebeu a gua lustral do baptismo. Por isso dizemos que este cho sagrado, muito antes das divinais e correctivas visitas de Frei Bartolomeu dos Mrtires. Rio Rabago



6

7

Os Penedos

Penedos na invernia - Padroso

So clebres por conterem inscries ou gravados e, portanto, histricos: O penedo de Rameseiros, o afloramento de Caparinhos, o Altar de Pena Escrita (Vilar de Perdizes), O Penedo dos Sinais (Viveiro-Ferral), o Penedo do Sinal, o Penedo da Ferradura e a Pedra Pinta (Vila da Ponte), o Penedo de Letra (Gralhas), o Penedo de Pegada (Ferral). So igualmente clebres por serem incomuns: o penedo do Esporo (S. Loureno Cabril), a Laje dos Bois (Lapela-Cabril) o Penedo da Pala (Cela-Outeiro) o Penedo da Caoila (Pedrrio-Sarraquinhos) A Casa dos Mouros ( Morgade), o Penedo Sagrado (Salto) A Mesa do Galo (Borralha-Salto), o Penedo da Caldeira (Vila da Ponte), o Castelo (Fervidelas), A Fraga, os Cornos da Fonte Fria, Altar de Cabres (Pites), o Altar da Moura (Frades-Cambezes) A Pedra Bolideira (Ponteira Paradela), o Penedo do Touro (Chos-Cabril) ao abrigo dele se podem defender das inclemncias do tempo mais de duzentas cabras, os Pedralhos (Vila da Ponte) onde escreviam o nome os emigrantes para o Brasil, alguns dos quais nunca regressaram terra, a Pedra da Gola Furada e a Pedra que Tine (Seselhe), o Penedo Buraco da Serpe (So Ane - Cabril) e uma infinidade de outros Brazalite - Pites das Jnias mais ao longo do concelho de Montalegre.

8

Patrimnio Construdo
A Casa Barros
A habitao barros actual vai perdendo dia a dia as caractersticas da nossa arquitectura tradicional. A base dessas construes era o granito local que agora vai sendo substitudo por outros materiais, conquanto haja exemplos abundantes inspirados nos arqutipos da regio. Por via da regra, tais exemplos so igualmente incaractersticos porque no passam de pssima imitao das obras de brasileiros de trona-viagem do sculo XIX, com dois e trs andares e at guas furtadas. A aplicao de novos materiais verifica-se tambm nos canastros, capelas, abrigos para o gado e at nos caminhos. A nossa casa integrava uma povoao aglomerada roda dos lugares de culto e no longe de gua, na linha dos hbitos ancestrais dos castrejos nossos antepassados. Alis, o povoamento barroso , maioritariamente, no s semelhante como est assente sobre os castros de h trs mil anos. significativo que a povoao se aglomere e concentre sobre o Outeiro, Oiteiro, Eiteiro, Iteiro, que tudo um e significa o stio do altarium, o altar. Muitas das actuais povoaes nunca mudaram de stio, nasceram junto do altar e l continuam, bem integradas na paisagem. A casa do lavrador tem, normalmente rs-do-cho e primeiro andar. No rs-do-cho so as cortes dos animais (e s vezes, a cozinha, e no primeiro andar os sobrados e a sala. So poucas as que exibem uma varanda para a rua. Geralmente tm uma porta carral para o ptio interior. Em consequncia desta evoluo/revoluo a arquitectura moderna vem desfigurando a fisionomia das nossas povoaes com o emprego de materiais industrializados, coloridos e berrantes.

Construo tpica de Barroso - Pites de Jnias

9

Palheiro sobre cortes de gado - Tourm

Colmadores no Piso de Paredes do Rio

Esta mudana anti-tradicional (e, no raro, anti - natural) deve-se a motivos de ndole cultural provocados por cinquenta anos de obscurantismo; deve-se s tcnicas agressivas de marketing e publicidade e ainda rapidez da construo actual. Nos alinhamentos contguos uma escada interior sobe ao primeiro andar em cujos compartimentos se entra atravs da varanda. Algumas, no obstante, servem-se de escaleiras exteriores em granito. O ptio ou curral quase sempre fechado, com porta ou cancela para a horta ou cortinha. No seu interior h as portas das cortes, da dispensa e, por vezes, do palheiro e tulho. O granito de cada zona (a carta geolgica refere como principais tipos o de Montalegre - Pondras-Borralha, o de Vila da Ponte, o de Parada, o de Pises, o de Telhado, e o granitoide de Seselhe) era o material de construo por excelncia. Os telhados tanto podiam e podem ser de duas como de quatro guas. Mais de duas, geralmente com guarda-ventos. Hoje a cobertura de telha; alis, o colmo, no acto das debulhas que hoje se praticam, no sai em to boas condies de ser utilizado como era antigamente. A cozinha a diviso primordial da casa barros. Ali se junta toda a famlia para comer, falar e fazer sero; ali se cura o presunto e o fumeiro; ali se erguia o canio. As casas mais abastadas tinham ali o seu forno, ao lado da lareira. Esta recebe o fogo entre dois escanos, sobre um dos quais rodava a burra ou com a caldeira ou potes para irem ao fogo. Contra a parrogueira juntava-se a cinza de carvalho para fazer a barrela. Entre a borralheira e a parrogueira ficava o trasfogueiro de ferro, pedra ou madeira onde poisavam as achas a arder. Do escano, ou mesmo da parede, podia pender uma mesa para se comer no Inverno. Esta parte da cozinha , muitas vezes, coberta por uma saia que se destinava a encaminhar o fumo para os enchidos (e, muitos anos antes, para o canio das castanhas) e, por fim, para a chamin exterior.

60

A Aldeia
O concelho de Montalegre constitudo por 3 freguesias e estas por mais de 130 lugares. Na generalidade so povoaes pequenas, cada vez mais pequenas metade das casas recuperadas ou novas e outra metade em runas. Grassa entre ns a desertificao devido a uma administrao pblica monarquicamente centralizada, desde h novecentos anos, em que a distribuio da riqueza se faz medida da gula insacivel da Foz do Tejo que tudo arrebanha, que tudo leva, que tudo consome. Eles comem tudo e no deixam nada! Figurativamente Portugal um polvo especial, de pequenssima cabea (e sem crebro) e um capelo enorme que chega ao Porto; longussimos braos carregados de duas filas de ventosas que se estendem pelo territrio a partir do litoral: um vai a Caminha, outro a Vila Real ao longo do Douro por causa do vinho fino; o terceiro vai a Viseu devido aos queijos da Serra; o quarto Cova da Beira; o quinto sobe pelo Tejo at s Portas do Rdo; o sexto entra pelo Alentejo at vora; o stimo desce ao Algarve e o ltimo segue o Vale do Sado para admirar os golfinhos descendo o rio. Demograficamente, os dez milhes de habitantes distribuem-se proporo das ventosas mais activas: quatro quintos pelo vale do Tejo e pelo litoral e o restante quinto, que so dois milhes de habitantes, foi mandado aos quintos por esses ermos sem fim. So verdadeiros emigrantes dentro da sua prpria casa e na terra que eles fizeram e fazem ainda. Moram em casas de granito, algumas muito bonitas, mas a falta de educao esttica e de outras educaes, leva alguns a substituir os seus materiais por outros mais brilhantes e coloridos mas menos duradoiros e eficazes. H vrias povoaes com ncleos de construes tradicionais, bem conservados, muitssimo belos e dignos de ajuda para a melhor preservao do patrimnio construdo. Esto neste caso Fafio, Pinces, Salto (diversos lugares de freguesia) Currais, Vila da Ponte, Viade, Carvalhais, Cervos, Dones, Gralhas, Tourm, Pites, Parada e Sirvoselo. Em todas elas h ncleos construdos dignos de integrar os roteiros de visita ao patrimnio que o Ecomuseu defende.

Junta de vacas barross - Arcos

61

As casas podem e devem ser divididas historicamente em dois grupos: os lavradores e os cabaneiros. Tais designaes vm dos alvores da fundao nacional: os Herdadores e os Cabaneiros. Cumpre esclarecer que o nosso cabaneiro no o servo da gleba, no o homem adstrito propriedade como aconteceu noutras regies. Esses eram homens/ fora de trabalho mas os nossos sempre foram pessoas! Nalguns locais foram considerados coisas diferentes: Nesses seis casais moram vinte e um homens e trs cabaneiros. E tambm: H ai quarenta e sete casais e trs cabaneiros- como explicam as Inquiries de D. Afonso III, de 18. Assim se contrapunha o cabaneiro ao homem e ao casal o que, entre ns, no acontecia. O nosso cabaneiro era homem livre, pessoa civil que possua casa e horta conquanto no tivesse gados para contar: vacas, cabras ou ovelhas. Como hoje, o povo barroso que no possua bens de raiz como os herdadores, servia quem queria e se no tinha mais independncia era porque no eram muitos os terrenos produtivos. Escravos eram apenas os mouros cativos na guerra que no conseguiam remir-se. A liberdade era entre ns um Merenda na Malhada - Parafita princpio geral. Estas ideias ajudam a compreender o tipo construtivo das nossas aldeias, das prprias habitaes e restantes edifcios. Assim a casa do lavrador costuma ter porta carral, ptio interior e primeiro piso com sobrados e sala, onde dormem os moradores e recebem as visitas. No obstante, o compartimento mais importante a cozinha. A se come, se passa a maior parte do tempo de cios e se fazem os seres. Tem dispensa onde existe a salgadeira, os produtos alimentares secos (farinhas, feijes, batatas, enchidos, presuntos e o

Canastro do milho - Vila da Ponte

6

galheiro do po) e outros alimentos. J a casa do cabaneiro muito mais humilde. Fica muitas vezes pegada do lavrador ou das suas cortes e combarros. Geralmente trrea e tem apenas dois ou trs (e s vezes apenas um) compartimentos: uma cozinha onde guarda o pouco que tem, a come, dorme e arruma a lenha em que se empoleiram meia dzia de galinhas que ganham a vida nas ruas e valetas. No tugrio ao lado desta quadra dorme o seu porco. Claro que hoje as mudanas aceleram ao ritmo da vida. Os cabaneiros emigraram, os lavradores mecanizaram as suas exploraes e o ambiente habitacional e patrimonial mudou radicalmente. Uma das construes sagradas da nossa terra era o Forno do Povo mas o seu uso tradicional j no existe. Pelo mesmo caminho de inexorvel abandono iro outras construes igualmente sagradas como o Combarro, o Tulho, a Eira e o Moinho. E que dizer das profisses tradicionais? Onde esto os nossos canteiros, os soqueiros, os croceiros, os ferreiros, os ferradores, os capadores, os colmadores, os seitoiras, os atadores, os amoladores, as costureiras, os albardeiros, os homens de arte que faziam molhelhas, engaos, malhos, serts e trempes; os carpinteiros que faziam carros de bois, grades, arados, rocas, espadelas, maos, dobadouras, beros e caixes; as parteiras, as mulheres de virtude, etc. etc? Tudo vai desaparecendo a passos de gigante no rodar veloz dos tempos actuais.

Testemunhos do tempo - Santo Andr

63

64

6

Patrimnio Cultural
A Gastronomia

Presunto de Barroso

Galheiro do po

Dizia o poeta que todo o mundo composto de mudana e verdade. Tudo muda. Porm, as pessoas continuam a correr atrs dos manjares da av, daqueles sabores tradicionais cada vez mais difceis de encontrar. Por isso valer a pena recordar alguns pratos com o tal quid que faz a diferena e se pode chamar Barroso. No se esqueam da orelheira e do Ranho (p de porco) que so pratos obrigatrios no Entrudo, sempre acompanhados pela batata e a couve! E que dizer dos rojes (sobretudo os de suventre) que se guardam em unto at ao Vero? E o arroz de chourio com espigos? E a alheira com grelos? E a costeleta (ou posta) de vitela barros com dois gros de sal sobre as brasas? Desde logo o cozido barroso que originariamente levava carne de diferentes partes do porco (salpico, chouria, sangueira, e farinhota) algum feijo, muita couve e batata, cenoura e nabo. E que dizer dos ossinhos da su?

66

Quanto ao cabrito, se o animal comeu as nossas ervas e matos, acreditem no dizer popular: Quanto ao cabrito, cozido, assado ou frito! O mesmo podamos dizer da vitela que, por melhor boca ou mais biqueira criatura, ningum a rejeita. No se esqueam que h sculos atrs estes pratos eram acompanhados, no com batata mas com castanha. Quando puderem, experimentem. Mas h outros pratos dignos de memria: caldo de castanha; gua quente de natas ou de unto; chouria cozida ou alheira com grelos; truta com presunto, etc Tambm nas sobremesas haviam delicias que esto postas de lado! Pobres modernices! O palaio, pedro ou bucho; o leite coalhado com mel; doce de castanha; doce de abbora com nozes ou pinhes; amoras silvestres com mel e vinho, etc. E depois uma quantidade de compotas, geleia e at licores que faziam gua na boca ao mais esquisito. Faam encomenda destas especialidades gastronmicas e provem-nas que no tarda nada j voltam a encomendlas e a com-las. O desenvolvimento turstico de qualquer regio tem de assentar num conjunto de pressupostos de modo a reverter no interesse das populaes residentes e nos visitantes. Assim, tendo em conta que o turismo hoje a maior indstria do mundo, h que ficar atento ao impacto econmico (emprego, balana de pagamentos e de investimento) e ao impacto ambiental e scio-cultural. A globalizao do comrcio e das tecnologias dos meios de comunicao coloca uma srie de desafios ao sector turismo a que urge estar-se atento. No basta precavermo-nos quanto s infra-estruturas; necessrio que as pessoas adquiram saberes, acompanhem as necessidades dos visitantes, que sejam exigentes em termos de qualidade e informao.

Produtos de Barroso

Fumeiro de Barroso - uma seduo permanente

67

Folar feito no Forno do Povo de Santo Andr

As potencialidades ambientais e culturais da nossa regio (que integra a Regio de Turismo Alto Tmega e Barroso) so enormes. Importa, por isso, passar da lgica territorial a que estamos apegados, lgica de mercado de modo a suprir insuficincias e a variar as ofertas, atravs de programas integrados de desenvolvimento. Vamos ter de receber bem quem nos visita! Vamos ter de promover uma poltica activa junto das populaes em geral, sensibilizando-as para a importncia do turismo na nossa economia regional! Se no vendermos gato por lebre, temos futuro porque somos capazes de preservar o ambiente, os nossos valores culturais e as nossas tradies; porque o concelho de Montalegre tem os melhores ares do planeta; porque temos paisagens deslumbrantes, porque temos silncios que falam na alma; porque temos locais para a meditao e para a aventura, espaos para actividades desportivas de competio e de lazer; condies para satisfazer os gostos mais exigentes na pesca e na caa; sendas para caminhadas na floresta e na montanha escalvada; guas para se fazer vela em cenrios paradisacos, para canoagem e provas de remo e para a prtica do esqui aqutico; porque temos serras para o alpinismo arrojado e para o montanhismo familiar; temos um mundo para a gente jovem e outro mundo para a gente menos jovem. Talvez nenhuma outra regio europeia tenha to perto e to diferentes seis barragens sua espera: Salamonde, Venda Nova, Paradela, Salas (Tourm), Seselhe e Pises.Se adepto das aventuras areas, procure a Papa-Ventos, associao que o acompanhar numas manobras de parapente ou asa-delta; se prefere as adrenalinas do pedal, coma bem para tentar fazer subidas iguais s da Torre ou da Senhora da Graa; se gosta do pedal das viaturas aparea nas manifestaes de velocidade no nosso Autdromo; se quer paz no esprito e deliciar os olhos e o corpo todo, d um mergulho nas piscinas naturais da Abelheira, no Parque Nacional.

68

Se no isso que procura mas quer conhecer a nossa histria, no esquea: por aqui se forjou o arrojo, o nimo e a fora fsica dos primeiros portucalenses (os galaicos ou calcios) logo aps, e mesmo durante, os primeiros avanos da Reconquista Crist; por aqui se comeou a fazer este jardim beira-mar plantado; por aqui se referveu a ndole caracterstica dos portugalenses; por aqui se idealizou uma ptria: A mais ditosa e linda Que ondas do mar E luz do luar Viram ainda! Em resumo, diremos que estamos muito razoavelmente servidos de infra-estruturas, a todos os nveis, para que os visitantes do planalto barroso fruam a natureza, os nossos espaos habitados, compartilhem o nosso po de cada dia, as nossas alegrias, as nossas actividades, as nossas noites, os nossos silncios, as nossas tradies e a nossa histria. Temos instalaes desportivas diversas, instalaes hoteleiras de variado tipo e nvel de qualidade e bem distribudas pelo territrio concelhio, piscinas, albergarias, hospital, clnicas, etc.

O melhor do Barroso servido mesa

69

Usos e Costumes
Os usos e costumes dos barroses lanam as suas razes no hmus ancestral do comunitarismo e este perdese na noite profunda dos milnios. Ainda o homem era um simples recolector de alimentos e vagamundeava por vales e encostas, ao longo dos rios e das matas e usava processos e instrumentos de entrajuda. Depois de se instalar nas suas choupanas e arrotear as suas leiras refinou esses processos.

As vezeiras
Quando todos os braos de trabalho eram porcos para apanhar as castanhas e as bolotas; quando era necessrio que todo o povo se dedicasse ceifa do centeio, do paino da cevada ou debulha desses cereais, ento juntavam-se os rebanhos, as cabradas, os porcos, os cavalos e entregavam-se guarda de um ou dois guardadores permitindo assim que vinte ou trinta pastores ajudassem na recolha dos produtos que lhes iriam servir de po de cada dia.

guas de Rega
Do mesmo modo se organizavam na diviso das guas de rega, na utilizao do Forno do Povo, no pastoreio e engorda do Boi do Povo, na matana dos seus porcos, etc: Pelo Santo Andr Quem no tem porco Mata a mulher!
Tipicidade do lar barroso

Coutos
Claro que todos estes trabalhadores eram organizados democraticamente, ouvindo todos os vizinhos e o decidido nesses ajuntamentos (a que chamamos Couto), passava a constituir lei, sujeita a penas por incumprimento. Durante milhares de anos estes usos, foram as leis desta gente indmita que to depressa espetava a sachola no campo do vizinho para ajudar nas culturas como lhe espetava a sachola na cabea se se via roubado ou ludibriado.

Medas de centeio - Cambeses

70

O Pastoreio
A actividade pastoril e ganadeira, obrigatoriamente subsidiria da agricultura, a base da economia local e deve-se a conceitos prprios de antiqussimos regimes comunitrios. A existncia de vezeiras gados apascentados sob regras democrticas prprias indica como foi excelente a nossa coeso social, fruto duma organizao jurdica especfica e da qual, entre ns, restam documentos manuscritos, ainda que rudimentares, do Padre Diogo Martins Pereira, nascido em Pinces, em 1681. Esclarece-nos o reverendo sobre as frmulas comunitrias adoptadas pelas populaes cabrilenses no sentido de enriquecerem as suas casas e de melhorarem os seus termos territoriais, nomeadamente, os baldios. Entre outras coisas, descreve detidamente os diferentes lugares da freguesia de Cabril e o funcionamento das asO chibo da vezeira sembleias: o modo como resistiam a inimigos de fora parte, como apascentavam as suas vezeiras, como perseguiam os animais selvagens que consideravam prejudiciais, como faziam queimadas controladas para melhorar os pastos e como decidiram inar alguns montes e corgas de outras rvores nobres e tambm de medronheiros com que evitavam os malefcios da eroso e de cujos frutos alimentavam os bichos e faziam aguardente.

Vezeira mista (cabras e ovelhas) - Gralhas

71

O Boi do Povo e as Chegas


Para qualquer barroso o boi muito mais que o rei dos animais, um bicho sagrado e o que mais genuinamente representa os modos de vida, a cultura e as tradies deste povo. Esta ligao ao boi vem dos princpios do mundo e vai continuar at consumao dos sculos. Tambm os egpcios, os minoicos, os persas, os gregos e os romanos alimentaram ligaes muito estreitas com o boi mas nenhum deles vai to longe como o povo barroso. Na mitologia Jpiter, o deus dos deuses, tomou a forma de boi para seduzir a bela Europa que acabou por entregarse-lhe. A esposa de Jpiter teve de transformar-se em vaca para recuperar o pai dos deuses! A prpria bblia, o nosso livro sagrado, refere-se ao boi em dezenas de passagens, desde o Gnesis ao Apocalipse de So Joo. Na simbologia crist, So Lucas, evangelista e Vitelos do Barroso mdico, representado pelo boi o animal dos sacrifcios. Esta simbologia bem pode ser extensiva ao homem barroso pelos sacrifcios a que se submete cada dia e pela forma como se relaciona com este abenoado animal. Na maior aflio, na implacvel doena, na eminente sentena de priso, a maior ddiva que o homem de Barroso poderia entregar, ao santinho da promessa e do milagre, era o bezerrinho que se criava com todo o amor. E o bezerro mais bonito, mais perfeito, havia de ser o boi do povo, o pai de centenas de crias do lugar e o orgulho da populao. Por causa dele roubam-se canastros, tulhes e moinhos. Por causa dele o barroso capaz de matar e de morrer.

Raa barros - Animal de sentimentos

7

O desporto do barroso - A chega de bois

O boi do povo em Barroso o smbolo mximo da vida comunitria, da virilidade, da fecundidade, da fora e da honra da freguesia. No castelo de So Romo gravaram uma cabea de boi, h milhares de anos, em sinal do culto que lhe devotavam; no sculo passado, os de Travaos do Rio, terra de memrias firmes e longas, gravaram a cabea do boi campeo numa torre que lhe dedicaram. No h muitas dcadas, dezenas e dezenas de bovinos faziam novenas roda da Capelinha do Santo Antnio de Viade que os protegera de doenas e desastres. As inseminaes artificiais retiraram divindade de cornos o poder dos testculos mas no impediram que os barroses continuem a praticar o seu desporto favorito que so as chegas. At esto organizadas num campeonato ao longo do ano! Se os leitores forem ao futebol, em Montalegre, vero a assistir umas cem ou duzentas pessoas; se esperarem para ver uma chega de campees, tenham cuidado!...no sejam atropelados por alguma multido de cinco ou seis mil pessoas cheias de emoo! Esperemos que os homens de hoje no deixem morrer as nossas mais vincadas tradies ligadas nobreza deste excelente animal como pretende significar o monumento que lhe levantaram a norte da vila de Montalegre, em rotunda para o efeito! Se pretendem conhecer este desporto caracterstico (que o mais humano de todo o reino animal) leiam a Antologia das Chegas que a Cmara de Montalegre mandou publicar.

73

74

7

Artesos e Artess
Talvez seja prefervel falar de artesos do que de artesanato. Afinal, a par do Padre - Nosso e do Responso a Santo Antnio, uma das primeiras coisas que a criana de Barroso aprendia, se rapariga, era bordar e fazer meia. Uma boa parte aprendia a tecer (h ainda grande quantidade de teares por essas aldeias) e a fazer tecidos, alguns dos quais lhes iriam servir de vesturio. Ento as nossas igrejas e capelas mostravam saciedade que afinal as mos das mulheres de Barroso embelezavam como nenhumas outras os seus altares de devoo. Lindas toalhas de linho laboriosamente rendadas, com motivos locais e de simbologia caracterizadamente crist. Desde sempre tivemos artesos entre os melhores! ver a obra de Pedro Gonalves carpinteiro de Cambeses que depois casou em Salto em cuja Igreja deixou o taburno onde esto os Cristos na Capela do Senhor e o andor

Soqueiro - Paredes do Rio

ver o que resta da obra do Joo Gonalves Pintor, de Vila da Ponte (que fez a sua prpria casa e cujas propores deliciam ainda hoje os modernos arquitectos que a conhecem) pintor de nomeada que o distinguia dos mais e passou a apelido de famlia. Artista emrito que fazia as tintas de leo com que pintava as suas obras sobre madeira de castanho. So conhecidos apenas dois quadros seus: um das Almas do Purgatrio e outro de Santo Antnio de Lisboa.

Carpinteiro - Paredes do Rio

77

Foi provavelmente filho doutro artista que ter pintado, na viragem do sculo dezassete, maneira naife, dois ex-votos que se encontram no santurio de Nossa Senhora do Viso, em Fontes, Santa Marta de Penaguio local de devoo comparvel ao Cristo de Orense, Nossa Senhora de Rocamador ou So Pedro de Rates. ver a obra, tanto em pedra como em madeira, de Jos Bento Pereira, nascido em Pereira de Salto, e cujas peas adornam os nichos, altares e sacrrios do Baixo Barroso, alm do mais diverso mobilirio destinado a servir no pio e no profano. ver e conhecer a trade dos Pintos de Dones que tantas obras nos legaram e pedem meas a qualquer artista; so verdadeiras obras-primas que ornam ainda os altares de dezenas de igrejas, desde Montalegre a Chaves, Boticas e Valpaos. Foram exmios escultores, com algumas peas perfeitamente inditas no nosso meio; foram pintores, douradores de altares e imagens, ensambladores e entalhadores. De todos estes exerccios guardamos espcimes de altssima qualidade no nosso Concelho. O primeiro, Bento Pinto Jnior (1837-19) tem obras em Dones, Frvidas, Peirezes, Sapelos, Pedrrio, Montalegre, Travaos, Cambeses e Viade; Domingos Jos Pinto (1874-190) deixou obras na Vila da Ponte a primeira imagem da Senhora de Ftima em Barroso- em Montalegre, Dones, Padroso, Nogueira (Boticas) e Bustelo, Vilarelho e Chaves (todas do concelho de Chaves); Antnio Teixeira Pinto est bem representado nos quatro concelhos acima referidos, sobretudo na pintura e douramento de altares conquanto tenha executado diversas imagens.

Segada do centeio em Barroso

78

O Trajo Barroso

Trajes festivos

Indumentria de pastor - capa de burel e croa de junco

No s no carcter amalgamado por mal conhecidas foras atvicas e sob as influncias do telurismo que os barroses so diferentes; no s na gastronomia, nas paisagens, nos ventos, nos silncios e nas melodias inebriantes da passarada; no s no tipicismo das ancestrais tradies e ritmos de vida comunitria: tambm eram diferentes os barroses pelos seus trajos e modos de vestir. O trajo era, acima de tudo, de dois tipos: de Inverno e de Vero. O homem, de Inverno vestia cala e casibeca de fazenda ou de burel sobre ceroulas e camisa de linho (por baixo do colete donde pendia uma corrente de prata ou ouro), e de estopa, com chapu ou gorro e botas untadas ou socos ferrados (consoante se trate de gente abastada ou no lavradores ou trabalhadores). Estes, usavam tambm croa de junco, chapeiro e polainas sobre meias de l e socos tapados. Roupas exteriores escuras. De Vero, tudo roupas claras ou mesmo brancas em que o linho e as saragoas eram comuns. Os prprios trabalhadores, nas malhadas e segadas usavam safes, ceroulas, camisas e dedeiras (espcies de luvas) tudo de linho. Os trajos femininos (tirante o das meninas e mulheres de casas abastadas que eram realmente espectaculares devido profuso de adereos) eram semelhantes aos dos homens nos tecidos que no, obviamente, nas formas. Leno escuro na cabea (com diferentes modos de uso, como o cabelo), blusa, saiote com algibeira, saia, avental, meias e socas ou tamanquinhas. Rarssima a mulher que no usasse um par de arrecadas e um anel. De Inverno era de uso obrigatrio a capucha barros feita de burel, de saragoa e at de veludo negro. De longe a longe ainda se tiram das caixas de roupa limpa estas peas maravilhosas.

79

As Lendas

Animao em noites de festa

As lendas constituram desde sempre uma das mais fascinantes facetas da nossa cultura. A literatura oral barros conta, no seu impressionante esplio, com muitas lendas, algumas de inexcedvel urdidura. Por isso, a ttulo de mero exemplo que contamos, aqui e agora, a lenda de Misarela, nas duas variantes populares mais correntes. Como todas as lendas a sua principal caracterstica estar relacionada com a ponte, naquele lugar belohorrvel, e abordando um tema de invulgar premncia para o barroso medieval: a constituio de uma famlia numerosa, com braos para o pastoreio, para a lavoura e para os servios caseiros. uma narrativa com razo de ser. O carcter tnico, ou seja, o carcter barrosnico desta lenda, o carcter deste povo que a criou, que a acolheu e nela espelhou uma forma arcaica da liturgia do baptismo cristo. possvel identificar aqui as caractersticas das lendas? Ter um fundamento histrico a nossa lenda? Sem dvida! Desde logo a ponte sobre o Regavo que, de incio, era de madeira e, talvez s no sculo XVIII, de pedra; depois o baptismo dos nascituros que teriam de se chamar Senhorinhas e Gervsios, conforme o sexo - nomes prprios de nobres figuras regionais, da parcialidade dos Sousos, senhores da terra barros e das redondezas minhotas e galegas, no sculo X e XI. Fica assim a nossa lenda situada no espao e no tempo, duas caractersticas primordiais das lendas. Mas nela, como exige o maravilhoso popular d-se o aparecimento do demnio e, igualmente, o maravilhoso cristo, na pessoa do padre que representa Deus.

80

Lenda da Misarela
Um fidalgo duriense (h quem diga um criminoso) fugia desalmadamente aos beleguins do rei que injustamente o perseguiam e acusavam de traies. Quando chegou Misarela o Regavo ia de monte a monte, medonhamente tempestuoso pelas chuvadas invernais. Vendo-se acossado e sem poder passar a corrente pediu a interveno divina e de todos os santos que conhecia. Em vo. No conseguia prosseguir a fuga. Lembrou-se ento de invocar o poder do diabo em gritos desesperados: -Satans! Satans! Passa-me que te dou a alma! E o diabo, aparecendo num estarrinco do trovo, respondeu: -Passars, passars, sem olhar para trs! No mesmo instante estendeu-se sua frente uma ponte que o fidalgo (ou criminoso) atravessou. Mal ps o p na encosta fronteira, atrs de si, a ponte rua com enormssimo estrondo no abismo vertiginoso. E assim fugiu ira do monarca o tal fidalgo (ou Ponte da Misarela - Sidrs criminoso) que decidira exilar-se em Barroso. Por a viveu muitos anos ainda mas sempre rodo de remorsos e angstias por ter dado a alma ao diabo. Quando chegou a hora da morte mandou chamou o padre para se confessar. E contou-lhe o seu pecado. O padre absolveu-o, depois de exigir que confessasse toda a verdade e pensou que talvez fosse possvel refazer a ponte sem grandes sacrifcios Tomou a caldeirinha da gua benta e o hissope (h quem diga que foi uma laranja onde meteu gua benta depois de lhe tirar do interior os favos por um orifcio) e dirigiu-se uma noite ao local indicado pelo moribundo, invocando o diabo: -Satans! Satans! Passa-me que te dou a alma! E repetiu-se a cena: o diabo (ao ribombar o trovo) apareceu e respondeu-lhe: -Passars, passars, sem olhar para trs! Num pice reaparece entre dois penedes enormes a ponte. O padre comeou a atravessar aspergindo gua benta sobre a construo! (Tambm se diz que largou a laranja a rolar pela ponte! Eduardo Noronha, na sua obra A marqueza de Chaves diz que o padre aspergiu gua benta da caldeirinha com um ramo de alecrim). E assim ficou benzida a ponte! Nesse mesmo instante o diabo desapareceu como aparecera deixando no ar fortssimo cheiro a enxofre, pez e incenso ( Noronha diz enxofre e salitre) mas a ponte ficou de p. Por isso h quem lhe chame Ponte do Diabo e Ponte do Salvador, mas para o nosso povo a Ponte de Misarela, lugar mtico, mgico e sagrado. As mulheres grvidas, com medo de abortar, dirigiam-se ponte ao anoitecer e esperavam pacientemente que se verificassem duas coisas: que no passasse animal algum depois do pr- do- sol e que a primeira pessoa a passar se dispusesse a baptizar o feto que trazia na barriga. Se tais condies se verificassem, a pessoa passante colheria das profundezas, com uma vasilha segura por uma corda, um pouco de gua e, logo ali, regava o ventre da mulher desenhando cruzes e pronunciando ao mesmo tempo o ensalmo: Eu te baptizo pelo poder de Deus e da Virgem Maria! Padre-Nosso e Av-Maria!

81

Se fores meninha (menina) Sers Senhorinha; Se fores rapaz Sers Gervs (Gervsio). A verdade que so ainda muitas as pessoas que carregam esses chamadouros, sados das noites passadas na ponte da Misarela! A ponte da Misarela no deve ser conhecida apenas pela sua lenda nem por ser um stio de beleza admirvel ou simples cartaz turstico. um local histrico que nos honra como povo amante da liberdade e cioso do seu sagrado cho. As numerosas foras napolenicas foram aqui acossadas, na muito tempestosa noite de dezasseis de Maio de 1809, s mos de 800 paisanos barroses, que esperaram em vo a chegada de reforos, porque as tropas anglo portuguesas de Wellesley nunca chegaram. Desse facto h ecos no cancioneiro popular: Chorai meninas de Frana, Chorai por vossos maridos, Na ponte da Misarela eram mais mortos que vivos! A ponte deve tambm ser recordada porque l se deu, em  de Janeiro de 187, um recontro importante entre as tropas realistas do general Silveira e as tropas constitucionais do coronel Zagalo. Ainda na Misarela, no dia 18 de Setembro de 1838, se feriu a cruenta batalha em que os liberais, liderados pelo General Antas, derrotaram as tropas cartistas do marechal Saldanha, do duque da Terceira e do baro de Leiria.

Representao teatral da Lenda da Misarela

8

As Sextas-feiras 13 - dias de Bruxas


Venham a Montalegre que ns contamos-lhes histrias de Bruxas! Aps a queda do imprio romano e a consequente invaso dos brbaros, a populao peninsular noroestina (dominada pelos Suevos) estava dividida em catlicos, arianos e pagos: a classe dirigente era ariana; a populao dos principais centros das dioceses era catlica; o povo indgena das zonas rsticas e a ral invasora eram pagos, isto , praticavam a idolatria ancestral, uma espcie de arqueocultura religiosa cujas razes desciam s lamas das eras clssicas, pr-clssicas, proto-histricas e at pr-histricas. Mesmo depois de So Martinho ter convertido os Suevos e publicado o De corretione Rusticorum o povo rural (e mesmo algum clero) persistiu na prtica de arqutipos gentlicos, de actos ritualsticos e de supersties. Essas supersties o prprio So Martinho que as recorda: os cultos dos astros, do fogo, dos mortos, das guas e da natureza (das florestas, montes e troves); os agouros e adivinhaes; os ensalmos, exorcismos e encantamentos; os louros e ervas; os amuletos, feitiaria, magia e sortilgios; a invocao de dolos ( como chamam aos planetas e aos dias da semana) e do demnio. Pela prtica destas mesmas supersties e pouco mais haviam sido executados o bispo Prisciliano e seis companheiros seus, cerca de 00 anos antes, nos finais do sculo IV. J no concretamente pela prtica desses ritos e cerimnias, mas acusados de as terem praticado, foram presos, numa sexta-feira, 13 de Outubro de 1307, e condenados depois morte na fogueira, mais de seiscentos templrios. possvel que to inqua e sinistra justia do Papa de Avinho que era Clemente V e do rei Filipe V de Frana, o Belo, tenham contribudo para manter viva essa mentalidade arqueotradicional que cr nos poderes da feitiaria e dos maus olhados, sobretudo, em sexta-feira/13 Em Montalegre so cada vez mais os crentes e juntam-se em lauto jantar, com vestimenta adequada cada sexta-feira13. No faltam as lustraes e libaes (mas sem gua) antes com maduros ou verdes e queimadas sacrificiais do alho, do sal virgem e da ma na aguardente acompanhada liturgicamente com ensalmo a condizer: Todos os dias 13, sexta-feira, so j um cartaz turstico da vila de Montalegre que arrastam centenas de pessoas dos concelhos vizinhos e mesmo de Chaves, de Braga e do Porto.

Sexta-Feira 13 - Noite das Bruxas

84

Ladainha da Queimada das Bruxas

O povo sedento pela Queimada

Sapos e bruxas, mouchos e crujas, demonhos, trasgos e dianhos, espritos das eneboadas beigas, corvos, pegas e meigas, feitios das mezinheiras, lume andante dos podres canhotos furados, luzinha dos bichos andantes, luz de mortos penantes, mau olhado, negra inveija, ar de mortos, treves e raios, uivar de co, piar de moucho, pecadora lngua de m mulher casada cum home belho. Vade retro, Satans, Prs pedras cagadeiras! Lume de cadvres ardentes. mutilados corpos dos indecentes peidos de infernais cus. Barriga intil de mulher solteira, miar de gatos que andam janeira,

guedelha porca de cabra mal parida! Com esta culher levantarei labaredas deste lume, que se parece co do Inferno. Fugiro daqui as bruxas, por riba de silbaredos e por baixo de carbalhedos, a cabalo na sua bassoira de gesta, pra se juntarem nos campos de Gualdim. Pra se banharem na fonte do areal do Pereira Oubide! Oubide os rugidos das que esto a arder nesta caldeira de lume. E cando esta mistela baixe polas nossas gorjas, ficaremos librs dos males e de todo o embruxamento. Foras do ar, terra, mar e lume, a vs requero esta chamada: Se verdade que tendes mais poder que as humanas gentes, fazei que os espritos ausentes dos amigos que andam fora participem connosco desta queimada!...

8

Factos
Em quem poder no teve a morte! Este rinco sagrado que constitui o pas barroso foi habitado desde h mais de 6000 anos como atestam os monumentos funerrios que erigiram e o culto dedicado aos seus mortos desde a mais remota antiguidade. So inmeros os exemplares desses monumentos ao longo do territrio do concelho de Montalegre! Muito significativas, referem-se a ttulo de mero exemplo, as Cistas de Vila da Ponte, as motas da veiga de Montalegre/Meixedo e o grupo de antas da Mourela. Todos os caminhos vo dar a Roma! - 20 anos a.c. Ainda antes de Cristo o imperador romano Octaviano Vaso da Cista - cerca de 3.000 anos a.c. Csar Augusto mandou rasgar a via prima a primeira estrada militar romana que nos ligaria ao centro do Mundo, Roma. o que se infere leitura do marco milirio (agora chamado Pedra do Caixo) que se encontra no Museu da regio Flaviense e apareceu perto da via, no longe do Senhor do Bonfim. (Ardos) Sinais dos tempos Vrios outros monumentos da romanizao se descobriram e permanecem c testemunhando a sua origem e finalidade: marcos milirios em (Padres, Currais, Travaos e Arcos) aras romanas em (Vilar de Perdizes, Pites e So Vicente da Ch) estelas funerrias (Vila da Ponte/ Fries), o clebre Penedo de Rameseiros (Vilar de Perdizes) e outros. Terra de encantos - desde o ano 71 Do tempo das invases dos brbaros, mais concretamente do ltimo povo que por aqui se instalou os Mouros guardamos na tradio popular milhentas lendas que carecem de recolha e publicao rpida antes que de todo se percam. Temos tambm certificado vlido da sua estadia na toponmia: Aldeia, Alaria e Caria, Alccer, Albergaria, Albergue, Alfndega, Almoinha, Arrabalde, Atafona, Atalaia, Bobadela, Azenha, Mouro, Moura, Mourisco, Sarraquinhos, Nora, etc. Dos objectos de uso quotidiano, entre centenas de nomes: almotolia, safes, aafate, aaimo, aafro, acm, acepipe, aougue, acar, aude, aor, aucena, aguazil, alambique, alarido, alazo, albarda, albufeira, alcauz, alcatifa, alcatruz, alcavala, aldrava, alfaia, alfaiate, alferes e outros mil termos no alforge. O foral de Montalegre - ano 1273 O quinto rei de Portugal - ltimo rei conquistador- que foi D. Afonso III, concedeu foral a Montalegre e terras de Barroso, no dia 9 de Junho de 173. um documento que nos conferiu grandes regalias e privilgios! Padres casados ou solteiros? - ano 1561 Dentre os decretos conciliares do Sagrado Conclio Tridentino releva, no aspecto dogmtico, o decreto que declara que, tal como a Sagrada Escritura, tambm a tradio fonte de F! Ora, bebendo ns nessa fonte lmpida e perene da tradio, fazemos f que Frei Bartolomeu, cansado j da verborreia de tantos conciliares e enfastiado do jogo de interesses nas questes da primazia e da residncia, tenha advertido o conclio com a famosa reprimenda: Os Ilustrssimos e Reverendssimos Cardeais precisam de uma ilustrssima e reverendssima Reforma! Uma das primeiras aces do Santo Arcebispo Frei Bartolomeu dos Mrtires, logo que chegou a Braga em fins de 19, foi partir em visita pastoral a Barroso, no frgido Janeiro de 160, apesar das vozes que tentavam demov-lo. Foi ento que conheceu o estado de ignorncia religiosa e de duvidosa moral de muitos procos, que vivam como lavradores e chefes de famlia. De seguida partiu para Trento, na terceira abertura do Conclio em 161.

86

A sabedoria teolgica, a erudio bblica e, sobretudo, a argcia filosfica de Frei Bartolomeu do Mrtires te-lo-o levado, durante a 3 e antepenltima sesso do Conclio, ao discutir-se o problema do Matrimnio e da Ordem se os padres poderiam ou no casar-se a vociferar perante os conciliares boquiabertos: Saltem Barrosani! Pelo menos os Barroses. Perante as situaes que conhecia era melhor que os padres de Barroso se casassem. Um bispo no exlio - sculo XIX Um bispo de Ourense, da importante famlia galega dos Quevedos, foi ameaado de morte no advento do liberalismo (princpios do sc. XIX). Abandonou o Reino de Galiza e a sua catedral e exilou-se na povoao de Tourm. A viveu em paz muitos anos porque, residindo nos limites da sua diocese, estva contudo em pas estranho, onde o no podiam prender nem condenar. A Ponte da Misarela Esta ponte temerariamente assenta em penedos e sobre uma fecha (cascata) uma construo mgica em que se fundem um maravilhoso cristo e um maravilhoso pago das gentes de Barroso. Tambm por isso foi o local escolhido para tira-teimas de foras nas batalhas: - 800 Barroses contra os Franceses de Soult, em 17 de Maio de 1809; - De realistas contra constitucionais, em  de Janeiro de 187; - Dos liberais contra os cartistas, em 18 de Setembro de 1838. O ltimo enforcado em Montalegre - ano 1841 No dia 17 de Setembro de 1844 foi enforcado na Praa do Toural em Montalegre (hoje Praa D. Afonso III) em patbulo a erguido, junto ao Carvalho da Forca, Jos Fernandes, por alcunha o Vagueiro da Casa do gaio de Codeoso do Arco, actual freguesia da Venda Nova. Aclamao de D. Miguel I, rei absoluto de Portugal - ano 1846 Fez h dias 160 anos (18 de Junho de 1846) que a Ponte Medieval da vila assistiu ao espectculo mais triste, ocorrido em Barroso, durante a Guerra Civil da Maria da Fonte que passou histria com o nome de Guerra da Patuleia. Desde vrios anos antes que se sucediam os pronunciamentos militares, as insurreies e os motins de agitadores e criminosos. Em Barroso tambm germinavam bigorrilhas e morgados lorpas, amanuenses corruptos e curas estpidos. Apareceram em Montalegre 10 homens (1/3 com armas de fogo e os restantes com gadanhas e fouces roadouras) comandados pelo Padre Antnio Teixeira das Quintas, o ex alferes picador de cavalaria, natural das Lavradas, Manuel Joaquim Teixeira e Bento Gonalves dos Santos Moura, natural de Medeiros. Sobem aos Paos do concelho, proclamam Rei de Portugal D. Miguel I e lavram Auto de Aclamao nomeando Nova Cmara: Joo Manuel, de Medeiros Presidente Jos Martins, do Cortio Vogal Antnio Alves, de Firvidas Vogal Jos Martins, de Medeiros Procurador do Concelho. Assinam o Auto Bento dos Santos Moura, de Medeiros, o abade Joo Batista Rosa, de Codessoso da Ch, o Padre Antnio Teixeira, das Quintas, Manuel Joaquim Teixeira, das Lavradas, o Padre Antnio Alves, de Cepeda, Joo Alves Dias, de Torgueda e Antnio Monteiro, de Pinho. Logo no dia 18 uma fora de cavalaria comandada pelo Major Antnio Teixeira Sarmento marcha sobre Montalegre. Aliciados pelos acima nomeados conspiradores uns trinta ou quarenta paisanos que ali se achavam dispararam alguns tiros contra a guarda avanada e dispersaram precipitadamente quando o peloto de cavalaria entrava na Portela. Perseguidos os agressores que fugiam pelos juncais junto ponte lograram alcanar 6 que pagaram com a vida o seu louco atrevimento. Pobres tolos de quem nem se sabem os nomes!

87

Incndios de Mourilhe - anos 1854 e 1875 No dia 4 de abril de 184 a povoao ficou reduzida a cinzas. Reconstruda por subscrio pblica, no minho e trs-os-montes, voltou a ser devorada pelas chamas, em 4 de julho de 187, salvando-se apenas quatro casas e a igreja de s. Tiago. A Questo de Salto - anos de 1914 a 1916 Entre 1914 e 1916 ocorreu a Clebre Questo de Salto. Foi o caso de um algarvio, eleito pelos eleitores do Minho, chamado Augusto Jos Vieira decidir agitar os nimos da boa gente nortenha. Assim, props (aps a necessria campanha Caciquista no Minho) a anexao da freguesia de Salto ao concelho de Cabeceiras de Basto. A batalha durou trs anos mas no fim tudo correu como devia: Salto foi, e ser de Montalegre. Fronteiras (emigrao e contrabando) - desde 1960 No h barreiras que barrem o caminho fome, nem machado que corte a raiz ao pensamento. Por isso, ao longo dos sculos o Barroso derrubou barreiras e fronteiras desde o sc. XII. Sirva de exmplo D. Pro Gomes Barroso que levou a nossa terra para Toledo. Pelo sc. XVI at ao sc. XVIII o destino dos emigrantes era o Brasil; depois foi a Amrica, o Canada, a Austrlia; finalmente na dcada de 60 (sc. XX) invadimos a Europa: Frana, Alemanha, Luxemburgo, a Inglaterra e aSuia. O contrabando com a vizinha Espanha merece mil pginas de Histria Econmica e Qumica!

Exposio de inaugurao do plo do Ecomuseu de Barroso - Pites das Jnias

88

O ltimo enforcado em Montalegre


Diz-se que quem conta um conto aumenta um ponto. Hoje, o conto no pra por a. H quem, ao recontar o conto e at a histria, lhe aumente meia dzia de pontos. Todavia, o ltimo enforcado em Montalegre constitui um facto histrico graas ao meu inolvidvel amigo, Jos Jorge lvares Pereira, que em boa hora decidiu resgatar s garras do mito e da lenda, atendo-se aos documentos escritos duma testemunha contempornia e que assistiu execuo da pena. O texto que aparece entre aspas fruto da tradio, o que vai em itlico do Padre Jos Ado dos Santos lvares, que o publica na Revista Universal Lisbonense, tomo II, pgina 14-144, e que lvares Pereira consultou. H apenas duas coisas que o prprio tribunal no dilucidou e que o pobre criminoso (como em toda a matria acusatria) no se importou em esclarecer: o nome oficial do criminoso e a confisso dos crimes de que foi acusado. Na povoao de Codessoso do Arco ( este o verdadeiro topnimo) nasceu, em 181, Jos Fernandes, filho natural de Senhorinha Fernandes. Tinha uma irm, igualmente filha de pai incgnito e a que a histria no recorda o nome. Estes Fernandes eram conhecidos pela alcunha de Gaios de Codessoso que, entre ns, as famlias tambm podem ter alcunhas. Carvalho da Forca - Montalegre Como o rapaz no se dedicasse a nenhum ofcio e andasse sempre de vago, puseram-lhe a alcunha de Bagueiro. Alis, termo muito ofensivo, que se d tambm aos burros e que o resto do pas mal conhece enquanto tal. Os nossos dicionaristas ignoram-no por completo com tal sentido. No admira pois que o prprio correspondente da revista, mas no o tribunal, lhe juntasse ao nome a alcunha Begueiro, pronunciada (e escrita) moda do Minho. A verdade que o homem, de  anos, de relaes cortadas com o trabalho e sem rendimentos teria de arranjar meio de subsistir. Roubava. Encontrando-se um dia na taberna das Alturas, viu ali entrarem para comer dois viajantes de Braga: a viva Incia Joaquina e o menor Francisco Baptista. Diz-se que tinham ido a Chaves buscar uns magros tostes que dois canteiros seus familiares ganhavam na reconstruo das muralhas. Comida a bucha, a mulher pagou e disse ao taberneiro: Graas a Deus que ainda aqui levo trinta reis! Saram mas foram logo seguidos pelo Bagueiro que lhes apareceu, fora do povo, oferecendo-se para lhes indicar o melhor caminho para Braga. Quando chegaram ao descampado enorme, onde mora a Senhora do Monte, o Bagueiro pediu mulher os trinta mil reis! Quando a viva lhe ia a dizer que s tinha trinta reis, j cara morta. O mesmo aconteceu ao rapaz logo a seguir. Foi preso, um ms depois, na taberna de Codessoso. Conduzido Senhora do Monte, onde ainda estavam os cadveres, confessou apenas que os tinha acompanhado. Foi julgado, quase quatro anos aps o crime e condenado pena de morte na forca. A execuo da pena demorou mais um ano e meio; aconteceu a 17 de Setembro de 1844, devido ao pedido de clemncia dirigido rainha D. Maria II. Pedido rejeitado. Corre entre ns a verso ridcula de que o condenado, j no patbulo, ter pedido a presena da me para se despedir. Ento, em vez do beijo de despedida, ter-lhe-ia cortado o nariz com uma feroz dentada. Episdio inventado e torpe. A sentena resume-se ao seguinte: acusado o ru Jos Fernandes, solteiro, trabalhador primeiro, de ter num dos dias do ms de Abril de 1838, na serra das Alturas, assassinado e roubado a Incia Joaquina e Francisco Baptista; segundo, havendo-os previamente enganado e fazendo-lhes crer que havia passagem de tropas nas Alturas (sic) e que deviam evit-las; terceiro, de ter, na ocasio em que foi preso, em uma taberna do lugar de Codessoso da Venda Nova, no dia 21 de Maio 1838, sido encontrado com um pau de chuo, uma choupa e uma faca de ponta aguda.

89

Circunstncias agravantes apontadas no libelo: ao se encontrar junto aos cadveres dos assassinados um chapu velho pertencente ao ru; se ter visto a este nos ltimos dias do ms de Abril um capote velho cor de pinho que algumas pessoas asseveraram t-lo visto ao falecido Francisco Baptista; sendo conduzido o ru ao lugar em que se achavam os cadveres j meios consumidos e devorados, ali confessou ter acompanhado os referidos indivduos assassinados por caminhos transversais; finalmente, o ru padece notas de opinio de ladro, salteador e assassino. Aluso do juiz defesa do ru: - Defende-se o ru alegando que um cidado bem comportado, que ganha a sua vida honestamente por meio do trabalho e que nunca padeceu notas de ladro, salteador ou assassino e que nunca usara de armas defesas e que as que foram encontradas na casa em que foi preso no eram suas. Campo Toural, Montalegre (Anos 50) - Portanto, pelo que dos autos consta em vista da deciso do jri e os princpios de direito criminal em que me fundo, condeno o ru Jos Fernandes, solteiro e jornaleiro do lugar de Codeoso da Venda Nova, a morrer morte natural para sempre, levantando-se para esse fim uma forca no lugar do Toural desta Vila. Pague o mesmo ru as custas dos autos. Audincia geral em Montalegre, 21de Janeiro de 1842. Joo Carlos de Oliveira Pimentel O autor do relato desta execuo o padre Jos Ado dos Santos lvares que tambm se assinava Jos Ado dos Santos Moura. Foi filho do mdico Jos dos Santos Dias, ambos naturais do Cortio, freguesia de Cervos. O Padre, ao tempo, paroquiava So Vicente da Ch e era correspondente de vrias publicaes alm da Revista Universal Lisbonense. Ao enviar a notcia 30 Revista prestou-nos um excelente servio enquanto barroses e cidados. Contudo, comete pequenos lapsos exclusivamente devidos ao isolamento em que as povoaes viviam. E parece que soou a hora de relatarmos apenas o que realmente , sem ofensa para ningum, nem receio de dizer a verdade. O ru chamava-se Jos Fernandes, por alcunha o Vagueiro, filho de Senhorinha Fernandes, da casa dos Fernandes, por alcunha os Gaios, de Codessoso do Arco, antiga freguesia de So Simo e, agora, lugar da freguesia de So Pedro da Venda Nova. O vocbulo Begueiro foi importado do Minho. Os Barroses, querendo significar o animal de carga, o burro, dizem vagueiro, ou melhor Bagueiro . E era assim que chamavam ao Jos, dos Gaios de Codeoso o Bagueiro! Veio o ru da cadeia da Relao, no Porto, (onde alguns anos depois foi cair o clebre romancista Camilo mais a sua paixo). Trazia uma escolta de cinquenta soldados de Infantaria n e foi despedir-se de sua me e da irm a Codeoso continuando em direco Capelinha da Senhora do Monte. Consta que a sua infeliz me, uma desgraadinha viva o seguiu longo tempo na mais viva consternao e que obrigada a tornar para trs, caiu de cama onde se conserva. Assim se rejeita a tradicional cena do beijo uma vez que a me no assistiu execuo. O Bagueiro chegou a Montalegre, no dia 13 de Setembro de 1844, pelas 10 horas e entra logo na priso. Fuma constantemente e bebe gua. Dia 1, ao meio-dia, chegam os executores; ele v-os das grades da priso e deixa a meio a refeio. Prestam-lhe apoio religioso (e psicolgico) quatro padres, revezando-se ao longo do dia.

90

No dia 16 ouve trs missas e comungou. A seguir deita-se e perde quase todo o alento de que vinha dando mostras. Para o fim do dia revela extremo abatimento; mostra-se compungido mas resignado; recita jaculatrias e beija repetidamente um crucifixo; no come, s bebe gua. Enquanto batem as horas, conta-as e faz saber o tempo que lhe resta de vida. Reconcilia-se vrias vezes porque quer morrer como cristo. Diz-se que, de madrugada, as sentinelas adormeceram e ele veio ao Toural ver o patbulo onde seria executado. Regressado priso acordou as sentinelas e disse-lhes que no fugira porque queria pagar os seus erros e ser recebido no paraso. No dia 17 voltou a confessar-se. So onze e meia; chega a irmandade da misericrdia e os executores com alva e corda entram; no desanima; vestem-no, cingem-lhe o barao; ele se presta com toda a resignao e ajuda a acomodar as voltas da corda na priso das mos; saem para a praa do Toural, a pequena distncia, a misericrdia com o painel de Nossa Senhora, um minorista com um crucifixo voltado para o padecente; segue-se este caminhando a p acompanhado dos eclesisticos e os dois executores de casaco e cala preta Chegam Capela de So Sebastio, na dita praa onde o capelo da misericrdia celebra o santo sacrifcio da missa; aqui o padre Manuel Caetano faz uma alocuo ao ru e ao povo toda de sentimento e compuno Dirigem-se para o centro da praa onde se ergue o patbulo o padre reza e exorta a uma forte confiana na proteco da Senhora e com breves e patticas oraes o anima a subir. Simes, o executor mais novo, o esperava j no cimo do patbulo. O padecente pede novamente gua, e depois ele prprio, com voz sonora e inteligvel pede perdo a todos: d adeus ao mundo, implora a proteco de Maria Santssima cede custosamente o crucifixo; lana-lhe o algoz o capuz. num choro geral e extraordinrios alaridos dos espectadores anunciaram que tudo estava consumado. A execuo diz-se que fora pronta; mas no tanto quanto por ventura o pede a humanidade. O cadver foi pela Irmandade da Misericrdia conduzido ao cemitrio da Matriz. A tudo isto assistiu, s carrachuchas de seu pai, uma criana de sete anos que foi meu av. Dizia ele que a administrao concelhia envidava esforos no sentido de que cada famlia se fizesse representar nas execues das penas de morte pela cabea de casal e o seu herdeiro mais jovem mas em idade de razo. Fica assim justificada uma assistncia de cinco mil pessoas, o que constitua um tero da populao residente no concelho de Montalegre por esse tempo. A ttulo de nota marginal, cumpre saber que estiveram presentes dois executores, vulgo carrascos. Um deles era o carrasco oficial e legal, natural de Capeludos de Aguiar, de seu nome Lus Negro. Foi um facnora abominvel e soldado dos drages de Chaves. Condenado morte na forca viu a sua pena comutada em priso perptua ao aceitar, com paga por cabea, o ofcio de carrasco no funcionalismo dos tribunais. Mas, afinal, o Negro no tinha a alma to negra como o pintavam! O padre Jos Ado no quis ver a execuo toda mas ns sabemos que quem lanou o capuz ao ru foi o Simes (figura sinistra que pensamos ter sido um tal Jos Ramos Simes, assassino confesso e condenado pena mxima. Foi-lhe tambm comutada a pena por ter aceitado ser executor de Alta Justia. Era ele a quem o Negro pagava para lhe fazer o servio e, pelos vistos, fazia-o bem por ser de avantajada estatura. Lanou-se, abraado ao condenado, para que com o seu peso a morte lhe chegasse mais depressa. O Lus Negro, carrasco legal, pagava portanto do seu bolso a quem fizesse tal servio e desse o fatal abrao ao condenado! o que diz o Visconde de Ouguela no seu trabalho O ltimo carrasco; o Camilo, nas Noites de Insnia, o d a entender e o padre Jos Ado na sua notcia para a revista e eu aprendi de meu pai e tios. De todo o modo, o Lus Negro no levou muito trabalho, desse dia em diante, com execues, a norte do Mondego. Com efeito, s pagou e recebeu estipndio em mais duas execues: a do Manuel Pires, natural da Rua, concelho de Sernacelhe, salteador e assassino conhecido por Russo da Rua, enforcado a 8 de Maio de 184. O ltimo acto rancoroso do comportamento ferino do Russo deu-se quando j pendente nos ares e cavalgado do verdugo, mord-lo rijamente na perna esquerda! Dessa dentada safou-se o Lus Negro! Finalmente, a 19 de Setembro de 184, no Largo do Tabulado, em Chaves, assistiu execuo de Jos Maria, o Calas. Andava, por esse tempo, muito acesa a luta contra a pena de morte. Para crimes polticos somos ns os pioneiros pois abolimo-la, em 18 e para os crimes civis, em 1867. Todavia, aps a Patuleia foram rareando as condenaes pena capital e essas eram comutadas em penas perptuas ou de degredo para as costas de frica. Mas Lus Antnio Alves, por alcunha o Negro, executor de Alta Justia, cumpriu integralmente a sua pena pois morreu na cadeia do Limoeiro, na primavera de 1874, vinte anos depois do Vagueiro de Codessoso. Paz s suas almas.

91

Figuras
H criaturas que pelas suas qualidades nicas servem de modelo aos comuns mortais e servem de ttulo s diferentes pginas da Histria dos povos. Barroso tambm as tem. Dentre umas boas dezenas sobressaem os que aqui elencamos: 1. D. Gomes Mendes, de Barroso (sc. XI - XII), neto de D. Gueda o Velho, todos senhores de Barroso. D. Gomes foi rico homem do Conde D. Henrique e D. Teresa e depois de seu filho D. Afonso Henriques. Ou ele ou seu pai construram a Torre de Seirros que foi solar da famlia por muitas geraes. . D. Egas Gomes Barroso (sc. XII - XIII), filho do antecessor, foi rico homem de D.Sancho II e D. Afonso III e ao servio do Bolonhs e de elevada idade, acompanhou D. Fernando, o Santo, conquista de Sevilha, em 148. 3. D. Gomes Viegas (sc. XIII), filho de D. Egas, fez quint em Basto, dando origem famlia desse nome, originria dos Barrosos. Antes de abandonar Barroso fez um filho na filha de um escudeiro, chamado Pedro ou Pero. D. Gomes Viegas foi um dos mais indefectveis aliados do Bolonhs, a par dos seus aparentados Briteiros. Enquanto o Rei D. Sancho II combatia os mouros, os fidalgotes minhotos traam, conspiravam e cometiam todo o gnero de abusos e tropelias. D. Gomes Viegas e Rui Gomes de Briteiros estiveram no Conclio de Leo onde foi deposto o rei D. Sancho II e nomeado governador do Reino seu irmo (futuro D. Afonso III), em 14. 4. D. Pedro Gomes Barroso (sc. XIII), filho do anterior que, muito jovem ainda, acompanhou o av na conquista de Sevilha, em 148, mas ao servio do herdeiro do trono de Castela, futuro D. Afonso X o autor das Cantigas de Santa Maria. D. Pedro e D. Afonso X foram exmios trovadores e homens de cultura no seu tempo. D. Pedro casou em Ajofrim (Toledo), onde morreu, e a sua gerao e as armas da Famlia Barroso ficaram assim largamente espalhadas (e ainda visveis) em diferentes locais e em nobres famlias castelhanas. . D. Martim Pais, de Regavo (sc. XIII), talvez nascido na Quinta de Regavo, pouco acima do actual Castelo de So Romo, da freguesia de Viade, entre Vilarinho/ Negres e Penedones/ Travaos da Ch, foi comendador de Palmela e Mestre de Santiago em Portugal. Combateu com tal denodo, frente dos seus freires, na conquista da praa de Alccer do Sal, em 117, que o cruzado Godofredo, no relato que fez do assalto e da batalha, disse: commendator Palmele, parvus corpore, corde leo o comendador de Palmela, pequeno de corpo, corao de leo! As memrias coevas concentram neste homem a bravura mpar com que os seus freires combatiam. No apareceu, vivo ou morto, depois de mais um combate na regio de Ourense (na Sainza?) contra os Mouros, j depois de 10. 6. D. Marinha Martins (sc. XIII), filha do clebre D. Martim Pais de Regavo, foi casada com D. Gonalo Mendes que serviu D. Sanches I e D. Afonso II de quem foi privado e chanceler. Ele e D. Pedro Anes (mordomo mor) os dois mais altos funcionrios do Estado com D. Afonso II, foram os trs excomungados pelo papa Honrio III, pela bula Cum nunquam formari, de 4 de Janeiro de 11. D. Gonalo ainda exerceu o cargo de chanceler na menoridade do rei D. Sancho II. 7. Vasco Gonalves Barroso (sc. XIV) foi tetraneto de D. Egas, viveu no reinado de D. Fernando que o designou ou confirmou como alcaide do Castelo de Montalegre, em 137. mais conhecido por ter sido o primeiro marido de D. Leonor de Alvim Senhora da Casa de Bragana enquanto esposa de D. Nuno lvares Pereira. Diz o manuscrito do Padre da Seara que este D. Vasco morreu a jogar a barra com o morgado da Taipa, depois de render, isto , a jogar o malho, contraiu uma hrnia fatal e morreu, em 1376. 8. Afonso Anes Barroso (sc. XV), trata-se do ignorado escudeiro, depositado no arcosslio da Igreja de Santa Maria de Covas de Barroso, que ningum conseguiu identificar. O facto de ter ficado em Barroso, num moimento de pedra da regio, com uma esttua jacente de aprimorado lavor fazem do escudeiro uma figura assinalvel e a merecer uma investigao histricogenealgica. provvel que tivesse sido sobrinho neto do anterior D. Vasco e dorme o sono eterno desde 149.

9

9. Joo Rodrigues Cabrilho (sc. XVI) - Segundo algumas opinies, Joo Rodrigues Cabrilho, nasceu no lugar de Lapela, freguesia de Cabril. Precrias condies de vida levaram-no a emigrar para a vizinha terra da Galiza, mas no seria, ainda, a que resolveria os seus problemas. Era ento, o tempo das descobertas, j tinha sido assinado o Tratado de Tordesilhas e as boas relaes existentes entre as cortes de D. Joo II e os Reis Catlicos (Fernando e Isabel) permitiam que portugueses e espanhis fossem mutuamente aceites em empreendimentos de cada um dos pases. Tendo optado pelo servio na marinha , o montalegrense Cabrilho torna-se navegador ao servio da Espanha e cruza o Atlntico. Viveu em Cuba, participou na conquista do Mxico, sob comando de Cortez, foi subindo na hierarquia e, j , como oficial comandante que integra a expedio provncia de Oaxaca, onde ajuda a fundar a cidade do mesmo nome (actualmente elevada pela UNESCO categoria de Patrimnio Mundial da Humanidade). Em 14, avana para a Guatemala e tambm a colabora na fundao da primeira capital do pas, Santiago de los Caballleros, onde fixa residncia e ascende ao estatuto de Fidalgo. Muito prestigiado, coberto de honrarias, regressa a Espanha em 13 e toma como esposa Dona Beatriz Ortega, filha de um abastado mercador de Sevilha. A sua vocao e o seu destino estavam , porm, do outro lado do Atlntico. Retorna Guatemala com a mulher, que lhe d dois filhos. sucessivamente, magistrado, governador (da cidade de Iztapa, onde passa a residir) e almirante. Nesta condio, comanda, em 140, uma misso s Molucas (Especiarias ). A 7 de Junho de 14, sobe com a sua armada ao longo do flanco oeste do continente americano. Desembarca na costa a que chamaria Califrnia e na qual procedeu a levantamentos topogrficos. Pouco mais de seis meses decorridos, a chegaria ao fim da sua vida de aventuras: no dia 3 de Janeiro de 143, uma tempestade parte-lhe uma perna e rouba-lhe a vida. sepultado na Ilha de Possesion, que seria rebaptizada com o seu nome. J no nosso tempo, a cidade de San Diego, na Califrnia onde avulta uma importante comunidade portuguesa - , celebra anualmente o Dia de Cabrilho , apelido derivado do cho de origem, Cabril, acrescentando ao seu nome. In Montalegre terras de Barroso de Manuel Dias 10. Frei Gonalo Coelho (sc. XVI), nascido em Chaves e morreu como Abade do Mosteiro de Pites, na Calendria de 101, em plena Serra do Gers, enregelado pela neve. Diz-se que os sinos do mosteiro bateram os sinais, anunciaram a sua morte, no mesmo instante. Foi santificado pelo povo que lhe chama So Gonalinho. 11. Padre Gonalo Barroso Pereira (sc. XVII) Num manuscrito, pela maior parte de sua autoria, se apresenta desta forma: Eu, o Padre Gonalo Barroso Pereira, Reitor de Salto, nasci no lugar de Seara desta freguesia, a meu pai chamavam Andr Pires e a minha me Ins Gonalves, em Agosto de 168. Fui para a Vila da Ponte de 7 anos (163) onde estudei com o Reverendo Giraldo Pereira a vigrio, primo direito de meu pai e no tive outro mestre. Este manuscrito, em mau estado, as primeiras sete folhas quase ilegveis e sem as ltimas vinte, constitua-se, ao tempo, de noventa folhas e foi-me entregue para ser lido pelo seu possuidor, o meu grande e saudoso amigo Jos Jorge lvares Pereira, de Pomar de Rainha. Foi-me penoso tomar apontamentos, dia e noite, em duas semanas, dos dados que ento me pareceram mais curiosos, numa altura em que ainda no havia fotocopiadoras. Devolvi-o em tempo ao seu legtimo dono com quem passei muitas horas de alegria a interpretar os textos, alguns dos quais com imensa graa, arte e realismo. Julgo que o dito manuscrito j desapareceu, infelizmente. As notcias a relatadas vo at 1703, j tinha o autor 7 anos de idade. 1. Padre Joo Barroso Pereira (sc. XVII), sendo tambm conhecido por Padre da Seara, por a ter nascido, freguesia de Salto deixou-nos um manuscrito datado de 170 de bastante valor para a freguesia e respectivos habitantes que, ao longo do sculo dezanove foi muito mal copiado e adulterado. Contm, apesar de tudo, muitas informaes e notcias de interesse local. 13. Padre Diogo Martins Pereira (sc. XVII) nasceu em  de Julho de 1681 no lugar de Pinces, freguesia de So Loureno de Cabril. Deixou um manuscrito, datado de 1744, sobre a sua freguesia a que deu o nome de Eptome Familiar e rvore de Geraes de algumas casas da freguesia de So Loureno de Cabril que um excelente relatrio de muitas famlias do Baixo Barroso, seus costumes, suas vidas e seus feitos a histria e a lenda locais, no sculo dezassete, escritas com muito saber e gosto.

93

14. Filipe Jos Gonalves Andrade (sc. XVIII) nasceu em Travaos do Rio, em 173. Foi mdico e cirurgio mor do Reino do Algarve. Traduziu do francs a Memria a respeito da peste e faleceu, com oitenta anos, em Cabril, Montalegre. Foi agraciado com o hbito da Ordem de S. Tiago em 1791. 1. Jos dos Santos Dias (sc. XVIII) nasceu em 6-XII-1778 no Cortio, Cervos, como mdico que era foi director clnico das Caldas do Gers. Recebeu a medalha de prata da Instituio Vacnica. Em 1813 estudou um marco milirio, aparecido em Arcos, no jornal de Coimbra, marco que determinou a desligao histrica da via Prima ao trajecto proposto por Argote e a consequente situao da cidade pr-romana de Caladunum na freguesia de Cervos. Em 1836 escreveu o importante opsculo Ensaio Topogrfico Estatstico do Julgado de Montalegre que o resumo do manuscritos a Memria ou descrio fsica e econmica da vila e termo de Montalegre e deixou indita a Memria sobre as Caldas do Gerez. Morreu em 1846. Balbi teceu-lhe honroso elogio no seu Essai Statistic, tomo II. 16. Padre Jos Ado dos Santos lvares (sc. XIX) nasceu no Cortio, filho do anterior, em 1814. Foi correspondente muito conceituado de vrios jornais e revistas do Porto, Braga e Lisboa. Foi proco de So Vicente da Ch, onde jaz, e arcipreste de Montalegre. Descreveu com realismo os ltimos momentos de vida de Jos Fernandes, o Bagueiro, ltimo condenado morte em Barroso, que subiu ao cadafalso em 17 de Setembro de 1844.
Padre Domingos Barroso

17. Frei Joaquim da Boa Morte (sc. XIX) nasceu em Medeiros da Ch em 1814. Faleceu em cheiro de santidade, em Santo Emilio, Pvoa de Lanhoso. Foi cnego Regrante de Santo Agostinho. Muito velho e pobre foi assim que o conheceu o notvel escritor Raul Brando que nas suas, Memrias, vol I, edio de Jos Carlos S. Pereira, pgina 0, fala assim, com verdadeira uno evanglica de D. Joaquim da Boa Morte lvares de Moura, formado em filosofia e matemtica: o homem a quem estas secas linhas se referem era na verdade um santo. Deixou tudo para viver entre cavadores e a gente pobre da terra, que o adorava () Antes de morrer pediu que o enterrassem embrulhado na manta coada que pertencera a sua me e que tinha guardado no fundo da arca. Manta essa velha manta como eu lha invejo! Era num farrapo assim, com um resto de calor e ternura, que eu queria ir aconchegado para a terra. Nem a eternidade das eternidades, nem o isolamento, nem o frio dos frios, conseguiriam jamais trespass-la. Que descanse em Paz. Frei Joaquim da Boa Morte publicou o folheto Santo Teotnio conhecido e veneradoem 1869. Foi tambm um orador sagrado de grande reputao. Morreu, com 9 anos, em 1903. 18. Prof. Dr. Morais Caldas (sc. XIX) nasceu em Montalegre em 1846. Foi cirurgio de grande fama e professor da Escola Mdico-Cirrgica do Porto deixando estudos cientficos de renome: Casamentos Consanguneos e Anestesia cirrgica. Da sua fortuna pessoal deixou valioso legado que devia ser destinado a apoiar crianas e velhos pobres de Barroso. 19. Artur Maria Afonso (sc. XIX) - A 17 de Maro de 188 nasceu em Montalegre este poeta, fundador do quinzenrio regionalista O Barroso. Deixou alguns livros de poesia onde revela um gosto potico apurado, cheio de graa e musicalidade. Foi pai do celebre pintor Nadir Afonso.

94

0. Justiniano da Silva Fidalgo (sc. XIX), filho de um almocreve, nasceu a  de Outubro de 188, na tpica aldeia de Ponteira, freguesia de Paradela do Rio. Entregaria bem longe a alma ao Criador: faleceu na cidade de Ludlow ( Massachussets, EUA) ,em 3 de Novembro de 194. Homem possante, ganhou fama na aldeia e nas terras em redor, graas a proezas atlticas que o levariam at Lisboa, onde continuou a exibir-se em faanhas de grande exigncia fsica. O atltico barroso embarcaria, ento, para os Estados Unidos da Amrica, pas em que a sua vocao ganhou asas, a ponto de se tornar campeo de luta livre (catch-as-catchcan), passeando a sua classe de lutador indomvel pelas trs Amricas. In Montalegre terras de Barroso de Manuel Dias. 1. Albino Fidalgo (sc. XX) veio ao mundo na capital barros, nos alvores do sculo XX. o exemplo do emigrante feliz pois acumulou importante fortuna. O seu esprito solidrio transformou-o em benemrito generoso que apoiou muitos pobres da sua terra. Perpetuaram-lhe a memria dando o seu nome a bairros de habitao social, construdos neste concelho. . Padre Domingos Barroso (sc. XIX) nasceu na quase erma povoao de Sanguinhedo, em 1889. Assinalado praticante das actividades cinegticas, devemos-lhe o apuramento da raa canina dita perdigueira. Devido a tal escreveu O Perdigueiro Portugus, obra publicada em duas edies e muito elogiada. Escrevia muito bem, em estilo desempenado e limpo e colaborou em diversos rgos de comunicao social escrita. 1. Padre Manuel Jos Afonso Baptista (sc. XIX), natural de Vila da Ponte e o melhor aluno de um curso de telogos que deu brado no seu tempo e dos quais se destacam: os Monsenhores Antas da Gama e Garcia de Oliveira, os Padres Domingos Barroso (Vilar de Perdizes), Jos Estrela (Esposende), Teixeira Martins (Faies), Joo Afonso (Vila da Ponte) e o Cardeal Patriarca Manuel Gonalves Cerejeira. Foi um ilustre orador sagrado a quem os colegas chamavam o Leo de Barroso e deixou alguns sermes manuscritos. Em letra de forma existe o conhecido Elogio fnebre do Monsenhor Jos Fernandes que os colegas do falecido decidiram publicar. O seu esprito solidrio levou-o a acolher alguns galegos perseguidos pelas falanges de Franco, durante a guerra civil espanhola.
Albino Fidalgo

Padre Manuel Jos Afonso Baptista

9

96

Sacrrio e jarras de madeira de Jos Bento Pereira - Vila da Ponte

Busto que presta homenagem a Vtor Branco - Montalegre

. Os Pintos de Dones (sc. XIX - XX) - Bento Pinto nasceu em 1837; o Domingos Pinto, filho daquele, nasceu em 1874 e o Antnio Pinto, filho deste, nasceu em 191 e vive na Amrica do Norte. Foram pintores, douradores, escultores e entalhadores, sobretudo de arte sacra, de enormssima habilidade. As suas obras encontram-se espalhadas pelas igrejas e capelas de todo o Alto-Tmega e Barroso. urgente publicar uma monografia que permita dar a conhecer o lavor aprimorado de tanta imagem e distinguir as imensas qualidades de cada autor, entre av, pai e neto. 3. Jos Bento Pereira (sc. XIX XX) nasceu em Pereira de Salto e foi um artista de primeira gua. As suas variadas criaes encontram-se, sobretudo, nas freguesias baixo-barross de Salto e Vila da Ponte. A excelncia da sua talha e a tendncia que revela para representar o que da nossa terra so motivos de orgulho para ns e caractersticas muito interessantes deste arteso regionalista. Fez sacrrios, imagens de diversos santos, cadeiras episcopais, artefactos de uso religioso e vasos sagrados, em madeira e em pedra, de indubitvel perfeio. 4. Dr. Vtor Branco (sc. XIX - XX) nasceu em Frades do Rio, em 1863. Democrata de lei, foi um Barroso de peso, tanto na barra dos tribunais como na poltica e ainda lhe sobrou tempo para escrever e bem! algumas belas pginas na lngua ptria. As mais delas podem ser catalogadas na gaveta literria das Polmicas mas no deixam de ser bem nossas e de ter o quid que fazem dele um grande homem, um grande barroso e um grande escritor. Morreu em 1947.

97

DINAMIZAO ECONMICA

Em prol do turismo
Congresso de Medicina Popular H umas dcadas um cura de Barroso decidiu organizar um congresso de Medicina Popular. Foi o padre Fontes. Inicialmente acorria ao evento gente de todas as condies vidas de cultura e tradies. Eram presentes mdicos, cirurgies, especialistas de nomeada e, obviamente, tambm apareciam os vendedores de banha de cobra. A breve trecho eram muitos mais os endireitas do que os cientistas. s centenas, apareciam endireitas, mulheres de bertude, rezadeira, cortadores de coxo e de todos os males humanos. No faltam ainda os figures das garrafadas que curam o cancro, todos os cancros, expulsam os demnios, etc. Vendem licores de todo o gnero, chs, infuses, e at os bruxos esto presentes. Passam trs dias em Vilar de Perdizes e, por isso, a terra mais conhecida que as Caldas de Chaves. Apaream e vero milhares de pessoas atarefadas procura do mito! A par deste fenmeno, so evidentes os sinais de crescimento do concelho de Montalegre a vrios nveis mas nota-se que o motor desse crescimento o turismo. Tudo devido sub-regio ecolgica. Riqueza fitolgica Com efeito as variaes de altitude determinam a existncia de biodiversidade ecolgica no que respeita ao coberto vegetal de que so exemplos admirveis , o Carvalhal de Avelar e a Lomba de Pinces Fafio, de sobreiro, arbustos variados e medronheiros. Riqueza ornitolgica Foi criada uma zona de proteco especial para preservao de aves e respectivos habitats, na fronteira barros do parque Nacional e considerado stio prioritrio a nvel mundial . Riqueza florstica Igualmente dignas de visitas pelo seu elevado valor ecolgico e cientfico temos: o azevinho, os mirtilos o escalheiro (nome que aqui damos pereira brava) o teixo e o zimbro que viraram espcies ornamentais, o abrunheiro e o pilriteiro, e sobretudo, as rarssimas sorveiras e uvas do monte. Riqueza fngica Tomou j um lugar importante na gastronomia barros a procura de cogumelos silvestres. Aqui, nas pocas prprias podemos encontrar as sanchas.(nos pinhais), os fradelhos(nas restolhas) os choteiros (a que tambm chamam centieiros, nos lameiros e campos abertos) e os tortulhos e finalmente, os nscaros. Riqueza biogeogrfica porque no planalto barroso confluem duas reas de influncia complementar a atlntica e a mediterrnica que torna esta zona diferente e rara no conjunto das regies ibricas. Da a riqueza de animais vertebrados de que lembramos: o lobo ibrico, o tartaranho azulado, a narceja e a coruja do nabal nico stio em Portugal onde est confirmada a sua nidificao! Riqueza paisagstica absolutamente nica e lamenta se que h milhares de pessoas que nos visitam e no tomam conhecimento destas riquezas ! Locais a visitar: - Margem esquerda do Alto Cvado ( entre S. Pedro e Paradela) o carvalhal espontneo; - O Ourigo (entre Castanheira, Montalegre e Cambezes ) mancha de folhosas exticas; - Serras do Larouco, Barroso e Mourela matos de carqueja e urze! - As piscinas naturais da Abelheira a oeste de Paradela, no Gers! - As turfeiras em reas lagunares de montanha Mourela e Gers! - A rota dos lameiros de regadio: da Pedreira de Pises, Vila da Ponte at ao Santurio de N.S. de Ftima e ribeiras de Travaos Coveles. - A rota das barragens.

101

A grande rota das barragens


Vamos propor um passeio ao longo das albufeiras que se espraiam pelos vales dos rios Cvado e Rabago. So cenrios majestosos de gua e serra, bem vivos nos prazeres da pesca, da vela do flyserf, do remo, da canoagem e do esqui, ou no gosto da vitela barros, do cabrito, das trutas e das carpas. Fixe como ponto de partida a vila de Montalegre. Saia em direco EN 103, Braga - Chaves, seguindo em direco s aldeias da Aldeia Nova do Barroso aldeia dos Colonos - Morgade, Negres, Lamach e Lavradas, j no concelho vizinho, para ter acesso ao grande miradouro do Vale do Rabago, que so os Cornos das Alturas. Lamach e Vilarinho Seco so aldeias pequenas de rosto antigo, sorridentes nas expresses populares e rodeadas de pastos, campos de milho e centeio. Na descida para Lama da Missa pare e admire o vasto panorama da albufeira da barragem do Alto Rabago. A truta, o escalo, a boga e a carpa so as principais espcies pisccolas existentes nesta albufeira, considerada como a maior do Norte de Portugal. Em Penedones, o Clube Nutico e de Barragem dos Pises Aventura do Alto Rabago organiza passeios de barco na albufeira para grupos at 16 pessoas, bem como regatas, passeios a p, ou de bicicleta de montanha. Neste local est instalado o Parque de Campismo Municipal e passa tambm o GR 117 Via Romana XVII. Passando o dique da barragem de Pises, continue pelo vale do Alto Rabago at Vila da Ponte, assim chamada pela sua ponte medieval, de origem ps - romana, sobre o rio Rabago, e a cista funerria, com 4.000 anos. Em S. Fins, comeam os panoramas da albufeira da Venda Nova . A estrada acompanha a linha de gua at Venda Nova, ao longo das margens suaves, rodeadas de lameiros e pinhais. Em Sanguinhedo, a estrada comea a subir, passando por Padres, at ao coroamento da barragem, continuando direita pela EN 103-8. Daqui desa para Vila Nova e Sidrs, aldeias empoleiradas na garganta panormica do Rabago. Nesta ltima aldeia pode visitar a Ponte do Diabo ou da Misarela, que se ergue sobre os penhascos do leito do rio Rabago. Aqui v-se a ponte medieval da Misarela que, segundo a lenda teria sido construda pelo Diabo. Por ela passaram os franceses fugitivos, a quando da segunda invaso, chefiada por Soult. As barragens do Parque Nacional da Peneda Gers Est-se assim na periferia do Parque Nacional da Peneda Gers (PNPG), cuja entrada acontece um pouco mais frente, junto central hidroelctrica de Vila Nova de onde se pode contemplar o majestoso panorama da barragem de Salamonde. Curva aps curva, ao longo da EN 308, surgem vistas de sonho. Cabril, Santo Ane e Fafio so nomes de aldeias a no esquecer. Em Fafio visite o Fojo do Lobo, os lagares de azeite, aprecie a gastronomia de montanha (o javali), contemple os penhascos da majesttica Serra do Gers, delicie-se com a panormica do Vale do Cvado e repouse sombra dos pinheirais. De Cabril subimos pelo Miradouro da surreira do meio-dia, passamos na terra do navegador Cabrilho Lapela. Se estiver calor d um mergulho nas cascatas de Cela de cavalos e siga at Sirvozelo, aldeia integrada na rocha. Em Paradela, sobressai o espantoso dique da barragem erguido entre dois morros granticos com mais de 100 metros de altura. Ao longo da estrada vem-se bem vivos os sinais da terra do Barroso, na capucha das mulheres, nos cornos do gado barroso ( hastes em lira) e no ambiente intensamente verde e fresco que h - de acompanhar este circuito turstico at final. Siga pela EM 14 atravessando as aldeias de Vilaa e S. Pedro. Repare nos lameiros, nas casas de granito cobertas de colmo e nos canastros onde as gentes guardam o milho. Entre S. Pedro e Seselhe descobre-se a albufeira do Alto Cvado que se estende suavemente pelo planalto do Barroso. At Montalegre, a estrada segue pelas margens frteis do Cvado que se estende suavemente pelo planalto do Barroso.

10

As Feiras

Feira do Fumeiro de Montalegre

O barroso nunca foi muito dado a trocas e baldrocas, nem a negociatas. Fazia sobretudo a troca do trabalho, a entreajuda. Era um povo comunitrio at medula. Por isso, desde cedo preferia o comrcio nas feiras em dias prdefinidos, tendncia que ainda se revela. A feira de Montalegre remonta aos primrdios da nacionalidade. Primeiro durava um s dia mas, em 1317, no reinado de D. Dinis, os montalegrenses pediram ao rei que os autorizasse a feirar trs dias cada ms a fim de facilitar o comrcio aos feirantes que ali afluam. O rei autorizou A feira constitui um dia santo e um dia de obrigaes para o barroso: por um lado um dia de convvio certo; por outro lado altura de satisfazer as suas dvidas. Mesmo que no tenha nada para vender ou que comprar o rstico vai feira para rever amigos e saber os preos a que correm os animais e os produtos. De tal modo estes hbitos esto enraizados que a feira mensal passou a quinzenal e, agora, em meses pr-definidos ocorrem feiras de especialidades tradicionais e locais. Em Janeiro faz-se a Feira do Fumeiro que arrasta multides de mais de 0.000 visitantes e atinge volumes de venda da ordem dos milhares de toneladas de produtos porcinos que representam muitos milhares de euros. Constitui j um cartaz de enormssimo sucesso mas exige uma vigilncia 1000 vezes superior, sobretudo do aspecto de manter a qualidade durante o  e 3 dias da feira! Em Maro, por alturas da Pscoa a Feira do Cabrito. Pode vir a ser uma boa aposta se levar as voltas e as exigncias que se aplicam Feira do Fumeiro! Cesteiro que faz um cesto, faz um cento! Em Junho, a Feira da Vitela outra especialidade conhecida. Em Agosto, a Feira do Prmio do Gado por altura das festas do concelho. Em Outubro, a Feira dos Santos, altura de precaver o rigor do Inverno.

103

Em todas elas se costuma provar os excelentes produtos locais: as pessoas habituaram-se a matar saudades, nas pocas prprias, das diferentes especialidades gastronmicas. Por isso, nos restaurantes e nas tasquinhas, no h mos a medir em tais comemoraes. Estas feiras so do agrado das pessoas pela quantidade de visitantes que sobem ao planalto e porque se tornam em verdadeiras romarias com a visita de amigos e familiares.

As Festas
Por falarmos em festas, algumas ocorrem cada ano por toda a regio. As de mais nomeada e tradio so as festas concelhias ao Senhor da Piedade, que se realizam na capital, durante a primeira quinzena de Agosto; a de Salto, Senhora do Pranto, em 1 de Agosto; a de Vilar de Perdizes, Senhora da Sade, a meados de Junho; as das sete Senhoras, todas elas Nossa Senhora dos Remdios, em sete localidades diferentes de Barroso, no dia 8 de Setembro, etc. Muitas delas apresentam um programa de carcter etnogrfico e recreativo e realizam-se em locais de impressionante envolvncia paisagstica. Entre estas destacam-se: a Senhora da Vila de Abril, na freguesia de Contim; a Senhora das Neves, na freguesia de Cabril; So Joo da Fraga, em Pites; a Senhora de Galegos, na freguesia de Cervos (Cortio); o So Domingos, em Morgade e o Santo Antnio, em Viade. Outras h em que se revelam fortes indcios de religiosidade popular, com laivos de lenda e crendice como as festas a So Sebastio, em variados locais, por todo o Barroso.

Procisso do Senhor da Piedade - Montalegre

104

O Associativismo

Gaiteiros de Pites das Jnias

Barroso tambm uma terra de contrastes e de contradies. Uma dessas contradies, a mais inexplicvel, a das associaes, colectividades e cooperativismo. Ora, num pas como este, em que a entreajuda, a cooperao e a solidariedade so valores primordiais, a implementao de estruturas associativas actuais e actuantes deixa bastante a desejar. H-as mas so poucas e bastante dbeis ao que no ser alheio o facto de ser reduzida a populao cada vez mais idosa. No que respeita ao desporto h: O Jogo do Pau (Salto) de que ainda no se fez a histria em Barroso; o Centro Desportivo e Cultural de Montalegre e o Grupo Desportivo de Salto ( o Grupo Desportivo de Vilar de Perdizes e a Associao Desportiva A Colmeia foram extintos ) colectividades que participam em provas futebolsticas, em diferentes escales. s vezes organizam outros jogos como o fito (ou vinte), a malha, a choca e tambm jogos de cartas em que ressalta a sueca. Ainda no domnio do lazer e do cio h gente que organiza marchas de montanha, por itinerrios definidos e previamente escolhidos os carrilheiros; h agrupamentos de escuteiros o nmero 111, em Montalegre e o 176, em Salto. H ligado ao montanhismo a que a regio se presta como nenhuma outra, o Papaventos, grupo que j organizou campeonatos internacionais (e o Campeonato do Mundo em 003) de parapente. H desporto ligado aos automveis e camies, com provas importantes ao longo do ano, na magnfica pista automvel de Montalegre; h parques de lazer em Salto, Associao O Jogo do Pau - Salto Seselhe, Penedones e Senhor da Piedade (Montalegre) e

10

Parques de Campismo do Trote-Gers (Cabril) e do Inatel em Penedones; no domnio da animao artstica h o rancho folclrico da Venda Nova, o grupo coral de Montalegre, o grupo de Cantares de Salto, os Gaiteiros de Pites e, sobretudo, a impagvel banda de msica de Parafita. Alm das organizaes assistenciais que vinham dos primrdios da Repblica, e se deviam a mecenas sempre lembrados (o Prof. Dr. Morais Caldas e Albino Fidalgo), existe com suficiente vigor a Misericrdia de Montalegre e o seu Lar de Idosos, bem como os centros de dia de Vilar Perdizes, Salto, Vila da Ponte, Cabril, Paredes do Banda musical de Parafita Rio e Viade. H ainda pequenas associaes culturais em vrios pontos que so dignas de referncia: a Borda de gua, em Salto, os Amigos das Barragens, em Pises, e os centros paroquiais de Viade e Vila da Ponte com pequenos museus locais. Neste ltimo h ou havia uma coleco de peas de trajo de finssimo recorte e que merecia a ateno da administrao pblica pelo valor histrico, etnogrfico e folclrico que carrega. No olvidamos a extraordinria importncia de outras associaes: Criadores de Gado Barroso cujo solar em Salto; O Boi do Povo que organiza o Campeonato das Chegas; a Asflobar, ligada s espcies florsticas e arbreas; Os Barroses mais vocacionados para actividades de pesca; a Associao Cultural de Paredes; a dos Mineiros das Minas da Borralha; a juvenil Invensons que lanou na zona os festivais de msica celta verdadeiro blsamo que toca o barroso (como o minhoto e o galego) no mais ntimo do seu carcter e, finalmente, as Associaes Humanitrias de Bombeiros (Montalegre e Salto) que to benficos servios prestam a uma populao envelhecida e doente. Bem hajam!

Acampamento Regional de Escuteiros promovido pelo Agrupamento 1115 de Montalegre

106

AS FREGUESIAS

Cabril
rea: Populao Presente: Orago: Pontos tursticos: Lugares da Freguesia: 76,6 km 9 S. Loureno Lagar de Azeite e Parque de Campismo do Outeiro Alto (Cabril); Fojo do Lobo e o rio Toco (Fafio); Senhora das Neves (S. Loureno). (1) Azevedo, Bostocho, Cabril (Vila), Cavalos, Chos, Fafio, Fontanho, Lapela, Pinces, So Ane, So Loureno, Vila Boa, Chelo, Sertelo e Ch de Moinho. Densidade Populacional: 8,4 hab/km

um mosaico de pequeninas povoaes ao longo das encostas abrigadas que descem sobre os rios. Sertelo (trata-se do diminutivo de deserto Deserto+elo > Desertelo, como ermo deu Ermelo, (aps a afrese do de inicial resulta Sertelo) que fica acima dos 700 metros, Lapela e Pinces, acima dos 600 metros, So Loureno, Chelo, Fafio e Azevedo, acima dos 00 metros, Bustocho e Vila Boa, acima dos 400 metros, e todas as restantes, Cabril (que j se chamou a Vila ou a Baixa), Cavalos, Chos, Fontanho, So Ane e Ch do Moinho no sobem para l dos 300 metros de altitude. No admira por isso que, nestas funduras quentes e hmidas, Barroso se orgulhe de colher boa fruta, vinho e azeite na freguesia de Cabril. Pinces foi a primeira aldeia do concelho que teve honra de monografia publicada, da autoria de Jacinto de Magalhes. a segunda mais extensa freguesia do concelho (76,6 km) e, provavelmente, a mais buclica, a mais rica no plano das espcies arbreas e avcolas e tambm a mais admirvel no aspecto multifacetado das suas paisagens ednicas, sem dvida, devido s condies orogrficas e climatricas que a cordilheira do Gers apresenta.

Panormica da sede de freguesia - Cabril

110

Cambeses

Cambeses

rea: Populao Presente: Orago: Pontos tursticos: Lugares da Freguesia:

11,3 km 131 S. Mamede Casa de colmo (Cambezes); Castros do Picoto e da Cividade e Altar da Moura (Frades). () Cambeses e Frades

Densidade Populacional: 1, hab/km

uma das poucas povoaes expostas ao cortante frio do setentrio, alm de que, segundo a carta do Instituto Geogrfico e Cadastral, de 1/0.000, cortada a meio pela curva de nvel dos 1000 metros de altitude, situao a que poucos lugares se alcandoram. O termo de freguesia dividido a meio pelo Cvado. Encabea, portanto, as freguesias ditas do Rio. Pode dizer-se que esta freguesia barros mantm um altssimo nvel de rusticidade e tipicismo bem prprios para filmes medievais a que at o seu orago se adapta com enorme propriedade. Com efeito, este mrtir da Capadcia tem culto antiqussimo na Pennsula Ibrica. O ser advogado das mes que aleitam os filhos deve-se talvez ao facto de a me dele (Santa Rufina) o ter parido quando ela e o marido estavam na priso, durante a perseguio do feroz e tresloucado imperador Aureliano, nos fins do terceiro quarteiro do sculo II.

111

Cervos
rea: Populao Presente: Orago: Pontos tursticos: Lugares da Freguesia: 3 km 38 Santa Cristina Ponte, Castro, N. Senhora de Galegos e Sepulturas Lticas (Cortio); Via Romana e Fonte (Arcos); Largo e Residncia Paroquial de Cervos. (7) Arcos, Barraco, Cervos, Cortio, Alto Fonto, Vidoeiro e Vilarinho de Arcos Densidade Populacional: 10 hab/km

A freguesia mais oriental do concelho foi atravessada de ls-a-ls pela via imperial romana, a primeira ou Prima. No seu aro apareceram j trs marcos milirios, o primeiro dos quais em 1813, na rua principal de Arcos, perto da Senhora do Campo, e que muito contribuiu para localizar, in situ, o verdadeiro e nico trajecto da citada via. Pelos marcos virios e Moimentos ficmos tambm a conhecer a verdadeira localizao da antiqussima cidade pr-romana de CALADUNUM que dever situar-se no termo desta parquia. Antigo (de Arcos), Vilarinho de Arcos e Arcos sem necessidade de arcos em rio que no possuem trazem no prprio nome a indicao de que seria por a o antigo opidum. A Senhora de Galegos com sua lenda mais o castro e a passagem da via romana, no Cortio, sobre o Bea, merecem visita atenta. tambm digna de referncia a lenda.

Igreja de Cervos

11

Ch
rea: Populao Presente: Orago: Pontos tursticos: 1 km 87 So Vicente Igreja Romnica e Inscrio votiva a Jpiter (S. Vicente); Ponte Velha (Peireses); Sepulturas Antropomrficas e Ara (Penedones); Via Romana (Gralhs); Cascata de Frvidas; Parque de lazer de Penedones. (1) Aldeia Nova, Castanheira, Frvidas, Gorda, Gralhs, Medeiros, Peireses, Penedones, So Mateus, So Vicente, Torgueda e Travaos da Ch. Densidade Populacional: 18, hab/km

Lugares da Freguesia:

Igreja romnica da Ch

Ainda ostenta evidentes vestgios da sua importncia constante nos tempos medievais e clssicos. Cinco das suas doze povoaes receberam a visita da estrada Romana a XVII do Itinerrio de Antonino: Penedones (Santo Aleixo), Travaos, So Vicente, Peireses e Gralhs. Pouco mais jovem que a via Romana a ara que recentemente se achou em So Vicente sinal inequvoco de que no outeiro (altarium) onde o cristianismo ergueu o templo romnico, sculos antes, os povos que nos antecederam, a adoravam o seu Deus ptimo Mximo. O mesmo lugar foi tambm do interesse dos reis de Portugal que o ofereceram como comenda s freiras de Santa Clara com mais duas freguesias anexas, num total de dezasseis povoaes. O actual templo da freguesia bem digno da mais atenta visita devido obra patente dos Pintos de Dones, exmios artistas de Barroso.

113

114

Contim
rea: Populao Presente: Orago: Pontos tursticos: Lugares da Freguesia: 1,1 km 99 So Vicente Santurio da Vila de Abril e Passadeiras de Vilaa. (3) Contim, So Pedro e Vilaa. Densidade Populacional: 8,3 hab/km

Todas as trs povoaes que formam a freguesia j serviram de sede: em todas se rezou missa e se ergueu baptistrio capaz. Metade de So Pedro, aldeia fundada sobre um castro onde ainda continua, pertenceu Comenda de So Tiago de Mourilhe. Porm, o mais idlico recanto de todo o planalto talvez seja a capela de Nossa Senhora da Vila de Abril que foi ermitrio medieval carregadinho de religiosidade e lendas. uma das Sete Senhoras festejadas a 8 de Setembro de cada ano. Vejam bem a poesia desta lenda: Consta que um ermito (os ermites, como possveis vestgios de algum antigo mosteiro que a tivesse havido, habitaram no local, pelo menos at ao sculo XVIII), um belo dia de h sculos atrs, ao abrir a porta da capela aos peregrinos, deu pela falta da imagem da Senhora no seu altar. Convenceu ento os assistentes a juntarem-se a ele em oraes que se prolongaram por todo o dia. Ao cair do sol no horizonte, sobre o Alto de So Pedro do Rio, uma sombra triangular alongou-se pelo corpo do edifcio Era a Senhora que regressava muito cansadinha E a Senhora respondeu: - homem de pouca f, que te zangas sem motivo, fui s portas do poente pra salvar um marinheiro que no mar estava perdido! E a senhora regressou ao seu altar ante a estupefaco dos presentes. Era assim, sem cerimnias, que o ltimo proco da freguesia contava a potica lenda. O ermito franziu a sobrancelha e repreendeu-a: Maria, ento como .. que me deixas to aflito, preocupado e doente?

Contim

11

Coveles
rea: Populao Presente: Orago: Pontos tursticos: Lugares da Freguesia: 0 km 179 Santa Maria Moinhos, Espigueiros com relgio de sol, Piso com engenho hidrulico (Paredes) e Relgio de Sol (Coveles). () Coveles e Paredes do Rio. Densidade Populacional: 9,3 hab/km

a primeira das freguesias que circuitam a serra da Mourela. Esta serra, verdadeiro planalto de altitude mdia a caminho dos 1100 metros, e foi, desde os tempos megalticos, um local muito apto para a transumncia ascendente. Com efeito, as povoaes prximas a conduzem numerosas vezeiras de gado que por l demoram todo o vero. Tal costume h-de ter origem nos ancestrais pr - histricos que encheram aquele espao de mamoas, sinal de que a viveram e morreram. O que tambm j morreu ou quase (nos dias que correm!) foi a rarssima perdiz cinzenta, tambm conhecida por charrela! Devamos envergonharmo-nos de tal notcia! A actual freguesia compe-se de dois lugares: Coveles e Paredes do Rio. Ambos foram sede de freguesia, aquele sob o orago de Santa Maria e este de Santo Antnio. Nesta localidade existe um piso, com outras curiosidades dignas de visita, entre as quais uma sala que servir de polo na rede informtica do Ecomuseu.

Igreja e canastros - Paredes do Rio

116

Covlo do Gers
rea: Populao Presente: Orago: Pontos tursticos: Lugares da Freguesia: 10,8 km 8 So Pedro Miradouro da Fonte Alta e Igreja (Covelo); So Bento. (4) Covlo do Gers, Penedas, So Bento de Sexta-Freita e Cruz da Estrada Densidade Populacional: 3,6 hab/km

O Cvado a abrir caminho por entre as pedras

Este lugar o herdeiro nico do determinativo do Gers que pertenceu tambm s freguesias de Ferral (Santa Marinha do Gers) e Parada do Gers (actual freguesia de Outeiro) e So Vicente do Gers (Pites). A situao, numa altitude inferior aos setecentos metros, e encaixada entre o Gers e a serra do inter-flvio, torna a freguesia apta para produes agrcolas semelhantes de Cabril. Por isso o ditado antigo, sobre os principais povos de Barroso, no que dizia respeito produo vincola: Covas e Pinho Vila da Ponte sem vinho; Atrs vem Covlo do Gers Que d na tola aos outros trs. E no s na produo do verdasco porque o nosso Povo tambm se diz: Vaca de So Pedro, mulher de Covelo!

117

Dones
rea: Populao Presente: Orago: Pontos tursticos: Lugares da Freguesia: 17, km 70 So Pedro Castro, Cruzeiro, Santo Amaro e Senhora da Peneda. (1) Dones. Densidade Populacional: 4, hab/km

uma das freguesias condenada extino, se for avante a necessria reforma administrativa, pois apenas conta sete dezenas de habitantes. Sobreviver, contudo, por outras razes bem mais duradoiras que as pessoas: a Igreja de So Pedro, o castro, os moinhos, as capelinhas da Senhora da Peneda e de Santo Amaro onde resistem meia dzia de sepulturas antropomrficas fixas e sobreviver tambm porque preserva com carinho e devoo exemplares magnficos dos habilidosos artistas, seus filhos gratos, os trs Pintos de Dones.

Moinho e ponte - Dones

118

Fervidelas
rea: Populao Presente: Orago: Pontos Tursticos: Lugares da freguesia: ,3Km 116 So Tiago A cascata e o castelo. () Fervidelas e Lamas. Densidade Populacional:  hab/km

Cascata de Fervidelas

Ao redor do altar onde veneram o Santinho que foi peregrino de bordo, chapu e cabacinha, Fervidelas abriga-se por trs do Oural, do frgido vento castelhano. A par de Cambeses a freguesia mais alta de toda a montanha inter-fluvial. Apesar de se ter tornado independente h vrios sculos, andou sempre anexada sua vizinha Santa Maria de Viade por ser demasiado pequena em territrio e populaes. Vale a pena percorrer os seus caminhos de montanha para admirar a cascata e o castelo de penedos empoleirados bem como o Monte Oural que traz com ele o nome quanto riqueza de paisagens que dali se vislumbram.

119

Ferral
rea: Populao Presente: Orago: Pontos Tursticos: Lugares da freguesia: 1.3 Km 39 Santa Marinha Igreja, Ponte da Misarela, Penedo dos Sinais (Pardieiros) e Central de Vila Nova. (8) Nogueir, Ferral, Pardieiros, Sacozelo, Santa Marinha, Cidrs, Vila Nova e Viveiro. Densidade Populacional: 3.8 hab.km

Esta freguesia mudou vrias vezes de nome: foi primeiro Santa Marinha de Covlo do Gers por oposio a So Pedro de Covlo do Gers; depois dava apenas pelo hagiotopnimo Santa Marinha; mais tarde foi Santa Marinha de Ferral e hoje somente Ferral. Contudo, da tradio local que existiu neste mesmo termo a freguesia de So Joo da Misarela, de que no possumos qualquer documento escrito! Na realidade, nunca se encontraram vestgios de tal construo nem qualquer referncia sua localizao. Apesar das oito povoaes que integram a freguesia, o seu isolamento at ao sculo XVIII era to acentuado que se tornava extremamente propcio criao e sedimentao de lendas de que paradigma a da Misarela. Tal como na vizinha Cabril, antes das barragens, os rios eram barreiras difceis de transpor, mesmo de vero Por isso a freguesia foi-se alargando e anexando povoaes na rea de entre Cvado e Regavo: Vila da Ponte e Bustelo (freguesia anexa at ao sculo XIX) e Contim e So Pedro, igualmente freguesia anexa. Restos evidentes desse antigo fausto a riqussima talha da vetusta Igreja de Santa Marinha.

Ponte do diabo- Sidrs

10

Fies do Rio
rea: Populao Presente: Orago: Pontos Tursticos: Lugares da freguesia: 6 Km 99 Santo Andr Casa de Bento Gonalves e Ponte (Fies do Rio) () Fies do Rio e Loivos Densidade Populacional: 17. hab/km

Fies do Rio

Homenagem a Bento Gonalves

Ocupa o penltimo lugar em termos de pequenez do respectivo territrio. Foi a que nasceu Bento Antnio Gonalves, em 190, que bem cedo migrou para Lisboa. Muito jovem encabeou as lutas laborais/sindicais como operrio (torneiro mecnico) no Arsenal da Marinha o que o levaria a ser detido pela Pide e condenado a degredo no Tarrafal (Cabo Verde) onde viria a morrer com quarenta anos. Foi o primeiro Secretrio Geral do Partido Comunista Portugus (PCP). A sua ponte de madeira, tal como a de Coveles, sobre o rio Cvado, muito antiga. Referidas a ela contam-se muitas peripcias de imensa graa e alguma histria. Por l passavam grupos de pessoas da margem norte, em romagem a So Bartolomeu, o menos conhecido dos doze apstolos, para que da sua capelinha acorrentasse o demnio e os livrasse das malignas possesses.

11

Gralhas
rea: Populao Presente: Orago: Pontos Tursticos: Lugares da Freguesia: 6 Km 4 Santa Maria Casa do Capito/Seminrio, A Ciada e Castelo Romo. (1) Gralhas Densidade populacional: 17. hab/Km

L por esses tempos do rei D. Dinis, Gralhas foi elevada categoria de Vila aps a concesso do respectivo foral. provvel que da proviessem os muito famosos e no menos ignorados, Gralhos - fidalgotes locais que no passaram histria (porque, entre ns, sempre foi residual a histria longe do trono) mas passaram lenda. Queremos acreditar que, na aba sul do Larouco nasceram para uma paixo agitada e periclitante um tal Ferno Gralho e Maria Mantela, filha de Paio Mantela antropotopnimo de povoao perto de Solveira. Todo o fidalgo rural que se prezava tinha ento a sua quinta na Ribeira. No admira por isso que o jovem casal fosse viver para a nobre cidade (ento vila) de Chaves; nem que, a determinada altura, tivessem filhos! Os renomados filhos de Maria Mantela!...E o resto da lenda fica para outra ocasio... Em Gralhas nasceu o primeiro seminrio da O regresso a casa hora do Sol por - Serra do Larouco diocese de Vila Real. Um ex-aluno do dito escreveu a outro uma longussima carta cheiinha de saudades e de recordaes, desde o Rio de Janeiro: Aqui Rio de Janeiro, Feliz terra do dinheiro To falada em Portugal; Paraso terreal Alm dos mares sem fundo Nas terras do Novo Mundo; Trago sempre na lembrana Nossos dias de criana E os caros tempos de Gralhas; E as primeiras batalhas Contra o azar e os maus fados Em que fomos derrotados

Por no terem chegado a ser padres. ( um poema to comprido como a histria de Gralhas. Fica para outro sero.)

13

Meixedo
rea: Populao Presente: Orago: Pontos tursticos: Lugares da Freguesia: 0 Km 13 Nossa Senhora da Natividade Calvrio, Largo Central e Capela de So Sebastio (Meixedo) () Meixedo e Codessoso Densidade populacional: 11.8 hab/Km

Como Gralhas e outras mais, Meixedo foi uma das honras de Barroso. Por ser lugar honrado os reis no possuam a reguengos. Bem pelo contrrio o seu termo (s de Meixdo) constitua um couto coutado por padres separados que coutou o Senhor Rei Afonso primeiro ao Hospital ( ordem dos Hospitalrios). Esta tinha sido fundada aps a conquista de Jerusalm pelos Cruzados, em 1099. Por ser a nica ddiva dita Ordem dos Hospitalrios, em Barroso, a gente de Meixedo deve considerar-se muito honrada. A Capela de So Sebastio um dos poucos sinais vivos da enormssima devoo a este Santo, depois da peste de 170, e, sobretudo, aps o renascimento do Sebastianismo, com a morte de D. Sebastio, em 4 de Agosto de 178. Pertence hoje freguesia a povoao de Codessoso que antigamente pertenceu freguesia da Ch. Nesta povoao, em 18, pagavam ao rei a oitava de todos os frutos excepto a herdade de cavaleiros e de Dona Maiorina. E, pelo So Miguel, os de Codessoso (as mais antigas referncias deste topnimo no autorizam outra grafia) tinham de entregar simples espduas com po e, como todos os da Ch, iam ao apelido e davam a refeio e a cevada ao mordomo do senhor rei. Pelo termo de Codessoso passava um caminho medieval importante que servia diversos lugares da enorme parquia da Ch, ao tempo das Inquiries de D. Afonso III: Negres, Vilarinho, Lamach, Morgade, Carvalhais e Rebordelo, Frvidas e Gralhs, alm das herdades ribeirinhas do Regavam (sic).

Calvrio de Meixedo

14

Meixide

A castanha j foi alimento base da gastronomia barros

rea: Populao Presente: Orago: Pontos tursticos: Lugares da freguesia:

11.4 Km 1 Santa Maria Capela de N. Sra. da Azinheira (1) Meixide

Densidade populacional: 11.1 hab/Km

Pequena freguesia a nascente do concelho, na cota dos novecentos metros de altitude, domina os outeiros da raia seca com a Galiza na encosta sul do Larouco. Em inexorvel agonia mas preserva ainda uma velha jia: a capelinha da Nossa Senhora da Azinheira que j foi uma das sete senhoras do planalto Barroso. At que um dia se possa esclarecer todo o passo histrico, Meixide vai gozando a fama de ter sido bero do heri Diogo Peres, (da Escaramua dos Nus)...o tal que derretendo aos calores do deserto marroquino, foi refrescar-se na ribeira com alguns mais cavaleiros. Surpreendidos por um troo do exrcito mouro, tomam as espadas e adargas, montam completamente nus os seus cavalos, mas bem vestidos de indomvel valentia desbaratam e pem em fuga a cavalaria moura. Uma faanha limpinha protagonizada moda barros.

1

16

17

Montalegre
rea: Populao Presente: Orago: Pontos tursticos: Lugares da freguesia: 19.8 Km 1799 Nossa Senhora da Assuno Casa do Cerrado; Castelo; Sepulturas Antropomrficas (Santo Adrio); Igreja do Castelo; o Carvalho da Forca; Fojo e Mata do Avelar; Piscina Coberta; Pista Automvel. (1) Montalegre Densidade populacional: 91.8 hab/Km

Em memria batata de semente

Foi, e ser a capital de Barroso. No com certeza das freguesias mais antigas como atestam as confrontaes antigas dos termos vizinhos; mas, depois que o Bolonhs mandou erguer o Castelo autntica jia da arquitectura militar medieval - mudou-lhe os marcos e as cruzes e definiu-lhe num territrio de vinte quilmetros quadrados para sustento (pastoreio e agricultura) dos cem povoadores iniciais. E assim, sem grandes convulses, foi crescendo ao longo dos sculos, por indstria e legtima ambio dos seus moradores.

18

Largo do Pelourinho

Simbolos do orgulho barroso

A vila hoje uma pequena metrpole de vigoroso comrcio, de indstrias incipientes mas estveis e objecto de procura turstica invejvel. So j famosas as suas principais feiras (dos Santos, do Prmio, do Fumeiro, da Vitela), as festas concelhias do Senhor da Piedade, o Festival do Cabrito e diversos outros eventos culturais como congressos de medicina, de arqueologia, de etnologia, de folclore e Medicina Popular. J que se fala em festas cumpre recordar que at ao sculo dezanove a maior festa da vila foi a So Frutuoso, na sua humilde capelinha, a caminho do Larouco. Haver sempre quem faa crticas mas, esses, normalmente no fazem nada para no serem criticados...Como diz o nosso povo: sina de Portugal Comer bem e dizer mal. De relatar, como stio com referncias ao passado das pocas clssicas, um importante achado recente de mais de novecentas moedas romanas.

Zona industrial - Montalegre

19

Morgade
rea: Populao Presente: Orago: Pontos Tursticos: Lugares da Freguesia: 1. km 83 So Pedro Capela de So Domingos(Morgade) Casas (Carvalhais). (4) Carvalhais, Criande, Morgade e Rebordelo Densidade Populacional: 13 hab/ km

Andou muitos anos anexada, bem como Negres, freguesia da Ch: as trs constituam uma Comenda do Convento de Santa Clara de Vila do Conde. O fortalecimento das regras primitivas e da reforma contra a lassido em que haviam cado os frades, levados a peito, ao longo do sculo XVI, originou um grande movimento de apoio das populaes, no plano espiritual e no plano material, que as levaram a construir mosteiros e capelas. Vem da a devoo dos morgadenses a So Domingos de Gusmo, revelada na edificao da sua capela e dos vilapontenses que lhe do lugar de honra no altar-mor da sua Igreja.. Era o comungar desta gente barros com os princpios da pobreza voluntria dos monges pregadores, tambm chamados mendicantes, os frades dominicanos (e os franciscanos) cuja glria mais significativa foi So Toms de Aquino. E j que falamos de Santos no ficava nada mal era at um acto de justia que os de Carvalhais devolvessem sua Capela o orago primeiro que foi So Tiago, conforme muito bem expressa a nossa variante barros da belssima lenda dos Sete Vares Apostlicos.

Pastoreio em Morgade

130

Mourilhe
rea: Populao Presente: Orago: Pontos Tursticos: Lugares da Freguesia: 17.1 km 139 So Tiago Casa do Outo, agora Hotel Rural (Mourilhe); Alminhas com Relgio de Sol (Sabuzedo); () Mourilhe e Sabuzedo Densidade Populacional: 8.4 hab/ km

Aos pirmanos que ainda por c vo resistindo, damos como exemplo esta mrtir povoao. No dia 4 de Abril de 184, ficou reduzida a cinzas, a igreja includa. Reconstruda por subscrio pblica, em terras do Minho e Trs-osMontes, voltou a ser devorada pelas chamas, em 4 de Julho de 187, apenas se salvando desta vez quatro casas e a igreja! O Aquilgio Medicinal d notcia dos efeitos curativos da fonte desta Igreja que foi benzida (consagrada) por So Braz e produz milagrosas curas nas molstias da garganta. No conseguimos descobrir como que o bispo Armnio So Braz c teria chegado trezentos anos depois de Cristo, visto que foi martirizado, em 316. Em lembrana do seu martrio, as cardadeiras e tecedeiras escolheram-no para seu patrono e advogado das gargantas doentes. Por isso, se diz, quando a criana se engasga: So Braz te desafogue J que Deus no pode!
Relgio de sol da Casa do Outo, Mourilhe

Em tempos, Mourilhe foi Comenda de Cristo e levantava rendas em metade da povoao de So Pedro da freguesia de Contim.

Aldeia de Sabuzedo

131

Negres
rea: Populao Presente: Orago: Pontos Tursticos: Lugares da freguesia: 0.6 Km 19 Santa Maria Madalena Pennsula de Vilarinho, Casa do Pinto e Igreja. (3) Lamach, Negres e Vilarinho de Negres Densidade Populacional: 9. Hab/km

Tambm esta freguesia integrou a Comenda da Ch s Clarissas de Vila do Conde, pelo rei de D. Dinis. Em 186, nasceu em Vilarinho de Negres, Domingos Pereira. Ordenado padre e j abade de Refojos (Cabeceiras) contra vontade de seu tio, o tambm padre Joo Albino Carreira, filiado no Partido Regenerador, filiou-se no Partido Progressista. Fiel ao seu credo partidrio, tornou-se amigo ntimo de Paiva Couceiro e recusou aderir Repblica em 1910. Perseguido, como os outros chefes monrquicos, aps a estrondosa derrota, no espaldo da carreira de tiro, em Chaves, foi condenado a 0 anos de penitenciria. Conseguiu colocar no Brasil os seus soldados, na ordem de alguns milhares e regressou a Espanha e sua actividade conspiratria. Conspirou a vida inteira. Depois da amnistia de Sidnio Pais, teve aces preponderantes na proclamao da Monarquia do Norte, em 1919, participando nos combates de Cabeceiras, Mirandela e Vila Real. Restaurada a Repblica exilou-se em Espanha e foi condenado revelia a 0 anos de priso maior. Excludo, como Paiva Couceiro, da amnistia concedida aos monrquicos, regressou em segredo, em 196, a Cabeceiras, onde viveu at 194. Por falar em condenaes, de lembrar a condenao de Jos Pereira, de Lamach, em 1947, a 9 anos e meio de cadeia acusado de ser o autor moral dum crime que de certeza no cometeu. Eram assim os tribunais e juzes fascistas. Esta freguesia (e a maior parte de Barroso) ganhou direito imortalidade atravs da documentao fotogrfica La Mmoire Blanche de autores estrangeiros.

Vilarinho de Negres

13

Outeiro

Panormica de Outeiro

rea: Populao Presente: Orago: Pontos Tursticos: Lugares da freguesia:

.4 Km 0 So Tom Castro (Outeiro); Fojo do Lobo (Parada); (4) Cela, Outeiro, Parada e Sirvoselo

Densidade Populacional: 3.9 hab/km

Em extenso territorial a terceira freguesia de Barroso, contando apenas quatro aldeolas. Entra na conta das freguesias que bordejam a caracterstica Mourela, alm de Coveles, Paredes, Pites, Tourm, e Randim (Galiza). Inicialmente a freguesia chamava-se Parada do Gers, depois So Tom de Parada, depois Parada de Outeiro e, finalmente, Outeiro, sempre sob o mesmo orago que e foi So Tom. Merece referncia o achado de Torques (jias pr-histricas de oiro) encontradas na abertura da estrada de Outeiro a Paradela do Rio, no sop do Castro que linda com o rio Cvado. um tesouro de inestimvel valor um dos muitos que arrastam os turistas mais cultos para longe das nossas terras e assim nos levam desertificao! Pensem nisso! Nunca fomos dignos de guardar o que nosso!

133

Padornelos
rea: Populao Presente: Orago: Pontos Tursticos: Lugares da freguesia: 1.8 Km 141 Santa Maria Miradouros - Portelo e Larouco; Forno e Casa do Capito. () Padornelos e Sendim Densidade Populacional: 9.6 hab/km

a referncia lgica terra fria barros, desde os tempos de Camilo, muito antes de Ferreira de Castro! Mas Padornelos goza de outras referncias bem mais importantes (ou devia goz-las)! Importa recordar que lhe foi concedido um foral autntico, por D. Sancho I e confirmado, a  de Outubro de 166, por D. Afonso III. Foi conselho sobre si, isto , gozava dos privilgios que aos grmios municipais se concediam: Os homens de Padornelos devem meter juz e servial e mordomo e clrigo E assim, por este documento que substitua o de Sancho I, se conferia existncia jurdica ao rudimentar concelho, com magistraturas prprias. Dessas glrias antigas (foi depois uma das honras fronteirias de Barroso) sobeja ainda o facto de ter direito a capito residente para poder arregimentar homens, dos 18 aos 60, para a defesa nacional, sempre que Portugal fosse acossado.

Forno do Povo de Padornelos

134

Padroso
rea: Populao Presente: Orago: Pontos tursticos: Lugares da freguesia: 1.3 Km 141 So Martinho Forno e Igreja (1) Padroso Densidade populacional: 9.6 hab/Km

Padroso

Como todas as freguesias da raia seca tambm Padroso sofreu as agruras das agresses castelhanas e gozou com os benefcios ocasionais do contrabando. Foi uma das honras de Barroso.Mas Padroso tem outras glrias para passar posteridade. Desde logo o ter sido lugar propcio para a emigrao clandestina actos hericos que salvaram da fome e da morte muitas famlias pobres do norte. E justo recordar agora o Padre Domingos de Dones que foi vilipendiado e condenado ao ostracismo, perdendo o sacerdcio e o seu estatuto social, apenas por ter esprito cristo, caritativo e solidrio. Quantos dos que o acusaram, foram mil vezes piores que ele! Padroso e um tal Jlio, cabo da Guarda Fiscal a colocado, foram o stio azado e a mo da justia para armar o lao a um prepotente oficial que a agitao social, sada da monarquia do Norte, designara administrador do concelho de Montalegre. Este, tenente do exrcito, dos lados de Viseu, chamado Aurlio Cruz, trazia o povo aterrorizado, com ameaas, perseguies e multas incompreensveis, com sovas e at com dias de priso! Certo dia, ao ouvido do Dr. Custdio Moura, o tenente revelou inteno de oferecer sua criada um xaile de veludo galego. Foi quanto bastou para o apanharem na esparrela. Como o cabo de Padroso lhe levantasse um auto de notcia, ao apanh-lo em flagrante com o xaile de contrabando, o governo de ento decidiu exoner-lo, por indecente e m figura, despachando-o para setenta lguas de distncia.

13

Paradela
rea: Populao Presente: Orago: Pontos Tursticos: Lugares da freguesia: 1.7 Km  So Joo Barragem; Bolideira, Castro e Capela da Senhora de Ftima. () Paradela e Ponteira Densidade Populacional: 17.3 hab/km

Antigamente era lugar da freguesia de So Joo da Poenteira, ( este o topnimo correcto) hoje invertem-se os termos, sendo sede da dita freguesia Paradela. Porm, como Outeiro, Venda Nova, Ferral, Paredes e Travaos do Rio mantm-se o anterior padroeiro que era e So Joo. uma freguesia de largos horizontes e panormicas paisagens, variadas e de grande profundidade para sul e ocidente. Na sede da freguesia demora uma barragem que assume uma grande novidade em termos de construo: o dique enorme foi erguido com pedregulho a granel, betonado a montante e com um sistema inovador de descarga num funil gigante associado ao tnel de profundidade. Tal como as da barragem da Venda Nova, as suas guas vo em tubarias gigantes fazer mover as turbinas da Central de Vila Nova produzindo energia hdrica. Merecem uma visita cultural as armas dos Carvalhos, na Casa do Ramada, e os exmios ceramistas locais Jos Pereira e esposa.

Paradela

136

Pites
rea: Populao Presente: Orago: Pontos Tursticos: Lugares da freguesia: 33. Km 173 Santa Maria Capela de S. Joo da Fraga; Cascata; Mosteiro de Santa Maria das Unhas; Vestgios da Aldeia de So Vicente do Gers; (1) Pites Densidade Populacional: 6 hab/km

Pites das Jnias

Herdeira natural da velhssima freguesia de So Vicente do Gers, nas profundezas do rio Beredo, que recebe guas de vrios ribeirinhos na montanha, Pites a povoao mais alta de Barroso, na cota dos 1100 metros. Este facto contribuiu em grande medida para a elevada qualidade do presunto e fumeiro desta localidade. Sempre foi conhecida por ser terra de gente lutadora e mesmo guerreira: no resistiu destruio do Castelo, nem do Mosteiro, nem da sua repblica ancestral (conjunto de normas comunitrias e democrticas dos seus habitantes) mas resistiu aos Menezes, condes da Ponte da Barca, a quem um rapaz de casa do Alferes foi raptar uma filha com a qual casou; e resistiu pilhagem e assaltos sistemticos que os Castelhanos organizavam durante a guerra da Restaurao. Em 166, um grande troo de infantaria e cavalaria, sob comando de D. Hieronymo de Quiones atacou Pites mas no s no conseguiram queimar o povo como este lutou bravamente pondo em fuga o inimigo e sem perdas. Alguns dias aps (com os pitonenses a ajudar, em represlia) o capito de couraas Joo Piarro, com 800 infantes, atacaram Baltar, Nio dguia, Godin, Trijedo e Grabelos donde trouxeram 400 bois, 100 ovelhas e 0 cavalos. E resistiu ao florestamento da Mourela, com pinheiros, o que levaria perda das suas vezeiras. Resistiram sempre e ainda bem resistem! Nesta aldeia pode visitar a corte do boi do povo, agora reconstruda como plo do ecomuseu.

137

Pondras
rea: Populao Presente: Orago: Pontos Tursticos: Lugares da freguesia: 10.9 Km 189 So Pedro Fins Relgio de Sol (Pondras); Miradouro (Ormeche); Cruzeiro. (4) Ormeche, Paio Afonso, Pondras e So Fins. Densidade Populacional: 17.7 hab/km

Ocorre evidente discrepncia sobre o hagiotopnimo desta freguesia. As inquiries de 18 tratam-na, e bem, por Santo Fins; o Catlogo de todas as Igrejas, 130, (reinado de D. Dinis) chamam-lhe, e mal, So Flix. Mais recentemente, voltmos, e bem, ao chamadouro correcto que So Pedro Fins de Pondras. provvel que a confuso derive do tratamento dado na arquidiocese ao problema de So Pedro de Rates, dito primeiro bispo-fundador da Igreja de Braga, ou a D. Pedro, primeiro bispo-refundador da Igreja de Braga. De todo o modo, em Pondras, fazem festa ao prncipe dos Apstolos, em 9 de Junho. um caso significativo o modo de povoamento verificado visto que as principais povoaes da freguesia, Pondras e Ormeche esto algo distantes do local da Igreja, por acaso (ou talvez no) junto do outeiro que foi um castro e onde demora a povoao de So Fins. ( esta a verdadeira grafia do hagiotopnimo que d nome ao lugar onde se situa a igreja).

So Fins

138

Reigoso
rea: Populao Presente: Orago: Pontos Tursticos: Lugares da Freguesia: 17. km 00 So Martinho Via Romana ; Igreja, Casa do Baa; Capela de S. Loureno. (3) Currais, Ladruges e Reigoso Densidade Populacional: 11.6 hab/ km

Com a freguesia de Reigoso sucedeu o mesmo que sucedeu a Contim: antes de independente esteve anexa de So Pedro de Covelo. Ao ganhar carta de alforria levou consigo Currais e Ladruges. Mas Currais (exemplo nico no Barroso) nasceu de quatro casais de Dona Maior Gomes e que D. Afonso II honrou. Com o decorrer dos tempos esses lavradores organizaram-se em catorze casais, sob a forma de beetria, isto , os habitantes escolhiam o senhor que mais garantias lhe desse: um de seu linhagem qual quiserem! Democracia quando ainda se no pensava nela! Talvez por isso o melhor troo de via romana existente no concelho foi to bem preservado, em Currais. Na freguesia h uma irmandade muito antiga mas igualmente muito fechada e reduzida de irmos.

Marco milirio da Via Romana XVII - Currais

139

Salto
rea: Populao Presente: Orago: Pontos Tursticos: Lugares da Freguesia: 78.6 km 183 Nossa Senhora do Pranto Casa da Fonte (Corva); Sepulturas Antrmpomrficas (Seara) Igreja Velha e Arcas Tumulares (Salto); Monte da Ma; Casas Diversas. (0) Ameal, Amiar, Bagulho, Bes, Minas da Borralha, Cani, Carvalho, Cerdeira, Corva, Linharelhos, Lodeiro dArque, Paredes , Pereira, Pomar de Rainha, Pvoa, Reboreda, Salto, Seara e Tabuadela. Densidade Populacional: 3.8 hab/ km

A freguesia de Salto , quer em rea, quer em populao, a maior freguesia do concelho. Como espao habitado e evangelizado, Salto j referido no Paroquial Suvico como uma das trinta parquias j existentes, no ltimo tero do sculo VI e pertencentes catedral de Braga. Ao longo da sua vida teve muitos momentos de glria, da a riqussima histria desta freguesia. Enquanto os cruzados do norte da Europa atravessavam o Atlntico e o Mediterrneo, para combater nos lugares santos, o povo portugalense trepava descalo os caminhos das suas peregrinaes que atravessavam a freguesia. De tal modo que D. Afonso Henriques autorizou e apoiou a construo da Albergaria de So Bento das Gavieiras, ao monge Benedito, em 1136. Alguns nobres olharam com cobia para esse territrio onde adquiriram casais ou mesmo povoaes como Carvalho, Pvoa e Revoreda que eram do fidalgo-trovador D. Joo Soares Coelho e de suas irms. D. Pedro I, o tal que arrancou o corao pelo peito a Pero Coelho (bisneto do referido Joo Soares Coelho) e pelas costas a lvaro Gonalves por terem morto Ins de Castro, tambm cobiou Salto. Por isso, depois de uma visita a Santa Senhorinha de Basto, de quem era devoto, cedeu-lhe fartos rendimentos da Igreja de Santa Maria de Salto. O territrio da freguesia actual 78,6 km era ocupado tambm pela freguesia de Novaas que inclua vrios casais e herdades em diferentes povoaes entretanto desaparecidas: Pontido, Curros de Mouro, Ulveira, Cruzeiro - Carvalho Gulpilheiras, etc. Os grandes mosteiros do norte Refojos, Pombeiro e Bouro todos levantavam da grossas rendas. A histria desta freguesia dava matria para dez livros como este. Aqui poder visitar a antiga casa do Capito, agora plo do Ecomuseu de Barroso, onde encontrar uma apresentao dos ofcios tradicionais, do Piso de Tabuadela e das Minas do Volframio da Borralha.

141

Santo Andr
rea: Populao Presente: Orago: Pontos Tursticos: Lugares da Freguesia: 19 km 9 Santo Andr Forno; Cruzeiro; Capela ; A Cidade de Grou. (1) Santo Andr. Densidade Populacional: 14.3 hab/ km

Santo Andr, como Solveira, foram desmembradas da sub-zona denominada Vilar de Perdizes a que pertenciam. Ao conseguirem as suas autonomias escolheram os patronos que j antes admiravam e invocavam. At h poucos anos ainda se identificavam deste modo: Vilar de Perdizes (Santo Andr) e Vilar de Perdizes (So Miguel). terra bastante frtil, com alguma fruta. Julgamos que vamos dar notcia importante gente de Santo Andr. Com efeito o Rei D. Jos manda passar certido, petio por escrito, que fora feita em 9/11/1733, de braso de armas de nobreza a Mateus Francisco Padro, cavaleiro professo da Ordem de Cristo, capito de granadeiros no 1 batalho do Regimento de Guarnio da Praa de Elvas onde morador, dizendo nela que ele suplicante filho legtimo de Antnio Francisco e de sua mulher Jernima da Encarnao. Neto pela parte paterna de Afonso Francisco de Sirgo natural da honra e julgado de Santo Andr, freguesia de S. Miguel o Anjo do lugar de Perdizes, e de sua mulher Ins Padroa, filha de Diogo Padro naturais da mesma honra. E pela materna que neto de Alexandre Gonalves e de sua mulher primeira Maria Vaz, naturais da honra de Gralhas onde ele foi vereador e juiz ordinrio, tudo na comarca de Chaves e ele suplicante natural desta cidade de Lisboa. Os quais ditos seus pais, avs e mais antepassados que foram todos muito nobres e por tais conhecidos e respeitados sem que algum deles houvesse labu de judeu ou mouro, nem outro sangue infecto que pudesse pr ndoa na sua fidalguia, nem havia fama ou rumor em contrrio A sentena de justificaes foi proferida a 9/6/176. E a deciso: busquei os livros dos registos das armas da nobreza e fidalguia deste reino que em meu poder ento e nelas achei os que pertencem nobre e antiga linhagem de padro na forma que lhas dou iluminadas com as mesmas figuras, cores e metais nesta carta segundo as regras do nobre oficio da armaria. A saber: Um escudo com as Armas dos Padres que sai em campo azul um Padro ou coluna de prata levantada sobre um monte de sua cor e sobre a coluna um escudo do mesmo metal carregado de uma Cruz da Ordem de Cristo entre duas estrelas de ouro. Elmo de prata aberto guarnecido de ouro. Paquife dos metais e cores das Armas e por diferena uma brica de prata com uma faixa vermelha Lisboa aos nove dias do ms de Maio do ano do N. S. J. Cristo de 1760. Os vrios entendidos na herldica asseveram que esta famlia tem as mesmas armas que os Cos pelo que se presume que descendem de Diogo Co a quem elas foram dadas. Igreja de Santo Andr O prprio Braancamp Freire afirma: As armas do apelido Co!

14

Serraquinhos

Serraquinhos

rea: Populao Presente: Orago: Pontos Tursticos: Lugares da Freguesia:

33. km 318 Santo Maria Castro e Sepulturas Lticas (Pedrrio); Igreja (Serraquinhos). () Antigo, Cepeda, Pedrrio, Serraquinhos e Zebral.

Densidade Populacional: 11.3 hab/ km

Esta freguesia, enquanto tal, no consta das Inquiries de 18 conquanto constem delas todas as localidades que a integram. Em boa verdade l se referem Pedrrio, Serraquinhos, Cepeda, Zebral (onde existia uma herdade do irmo do trovador Joo Baveca) e Antigo. Esta ltima povoao com o topnimo significativo Antigo de Espinho, que o mesmo era dizer Antigo de Aspinius (Aspini). Mais tarde foi Antigo de Arcos, pertencente ao aro de Cervos e, agora, Antigo de Serraquinhos. As voltas que a vida d! Quem vai a Serraquinhos deve seguir o roteiro do grande poeta transmontano e nacional Miguel Torga: visita a igreja, a capela, o castro de Pedrrio e Forno e ouve meia dzia de velhinhas dizer jaculatrias por alma do sempre lembrado Padre Joaquim que Deus haja.

143

144

Seselhe
rea: Populao Presente: Orago: Pontos Tursticos: Lugares da Freguesia: 1,8 km 138 Santo Andr Torre do Boi (Travaos); Barragem do Alto-Cvado () Travaos e Seselhe Densidade Populacional: 11.3 hab/ km

Ambos os lugares desta freguesia foram sede de freguesia, porm anexas a Santa Maria de Montalegre. Todos os edifcios de ambas as localidades esto construdos entre os novecentos e os mil metros de atitude. Como o resto do concelho so terras de produo agro-pecuria, de largos montes de caa e de boas manchas de arvoredo para madeira e lenhas. Os documentos conhecidos no autorizam a grafia deste topnimo com z como por a se v escrever. A criao de gado foi to importante que os de Travaos do Rio ergueram a meio do povo uma torre ao boi campeo. Os seus habitantes devem sentir-se orgulhosos tambm porque Travaos , depois de Salto, a terra barros referida em documentos autnticos e mais antigos: trata-se de dois documentos do Tombo de Celanova, na Galiza, referentes a doaes destinadas ao Mosteiro e ambas no termo de Travaos, datadas, respectivamente, dos anos 93 e 976, sendo que numa delas doadora a prpria me do bispo So Rosendo! H 103 anos! Muitas vezes o corao tem razes que a razo no conhece e assim, por vezes, encontramos canastros, tulhes, cortes de boi, fornos e moinhos feitos com tanto primor e equilbrio como se de altares ou sacrrios se tratasse. A emigrao que hemorragicamente nos vem sangrando, por este andar, vai obrigar-nos a associar no duas mas quatro ou cinco freguesias limtrofes.

Pesca na barragem de Seselhe

14

Solveira

Solveira

rea: Populao Presente: Orago: Pontos Tursticos: Lugares da Freguesia:

1,3 km 00 Santa Eufmia Igreja; Castros; Vestgios de povoados medievais. (1) Solveira

Densidade Populacional: 17.4 hab/ km

a mais recente freguesia do concelho de Montalegre e ganhou a independncia custa de Vilar, como Santo Andr. O topnimo muito antigo: provm do timo sorbu + aria - sorbaria, planta semelhante ao buxo muito utilizada em obras de marcenaria. Como tal, j se v que o territrio desta freguesia foi habitado h muitos sculos. Alis, a toponmia circundante certifica-o. Primeiro o stio das Antas que nos levam at pr-histria; depois o prprio assentamento da povoao no Outeiro altarium; depois o castro do Soutelo, a Cidadonha e finalmente Paio Mantela, uns e outros tradicionalmente considerados locais habitados. Solveira ao fazer parte da honra de Vilar de Perdizes estava abrigada a mandar homens guarda do Castelo da Piconha, pelo menos at ao reinado de D. Joo I, mas h quem pense que a obrigao durou at Restaurao. Entre 1841 e 183 pertenceu ao concelho de Ervededo que foi couto criado por D.Afonso Henriques para o seu amigo Arcebispo D. Paio Mendes, em 113, tal como fizera ao Couto de Dornelas.

146

Tourm
rea: Populao Presente: Orago: Pontos Tursticos: Lugares da Freguesia: 17 km 16 So Pedro Castelo da Piconha; Castro; Forno; Igreja; Vestgios da Sala do Bispo Galego; Capela de Santa Ana; Casas dos Braganas e do Prof. Barros. (1) Tourm Densidade Populacional: 10.9 hab/ km

Ao refazermos a nossa histria regional justo colocar no primeiro captulo a freguesia de Tourm. Recebeu foral de D. Sancho I para manuteno da vigilncia fronteiria a partir do Castelo da Piconha e da sua ligao, num caminho neutral, ao corao do Couto Misto formado pelas povoaes de Santiago, Rubis e Meaus. H mesmo notcia certa de que o Sancho Povoador por ali passou, antes, obviamente, de 111: quando ibat rex domino Sanchio pro a Sancte Pelagio de Piconia Mesmo aps o estabelecimento definitivo da capitalidade das terras de Barroso em Montalegre, as prerrogativas e privilgios de Tourm foram mantidos: basta dizer que as chamadas honras ficaram oneradas em fornecer homens para a guarnio da Piconha. Alis, a defesa do stio era questo Cozinha onde viveu refugiado de Ourense primordial para toda a populao de Tourm como se o bispo Quevedo - Tourm verifica pelos orifcios abertos nas testadas das casas, sobre as portas das habitaes, de modo a evitarem assaltos, cercos e esperas ou emboscadas. Dado de inusitada curiosidade o facto da igreja muito antiga de So Pedro (com vestgios romnicos) no aparecer no catlogo de 130. Pois no aparece porque pertencia, no espiritual, Diocese de Ourense. Por esse motivo ( da tradio e tido como certo) que, a dada altura, no florescimento do Liberalismo Galego, um bispo de Ourense, da famlia Quevedo, se refugiou em Tourm, por razes polticas. O bispo, estando em pas estranho, estava em terra prpria, porque Tourm integrava a Diocese de Ourense. Tourm, muito antes do foral, foi honrada numa escritura de doao de bens ao Mosteiro de Celanova, pelos anos de Cristo de 106! Vista geral de Tourm talvez a freguesia mais cosmopolita da zona com visitas dirias dos labregos e turistas da Galiza Irm! Estes forasteiros podem desfrutar, com toda a comodidade das instalaes legadas pela Casa dos Braganas, reconstruda para turismo de habitao. Nesta aldeia a corte do boi do povo foi transformada em plo do Ecomuseu onde est retratada a questo do contrabando, do couto misto, dos exilados polticos e da relao transfronteiria.

147

Venda Nova
rea: Populao Presente: Orago: Pontos tursticos: Lugares da freguesia: 8. Km 383 So Pedro Albufeira e Miradouro. (4) Codeoso, Padres, Venda Nova e Sangunhedo. Densidade populacional: 48.7 hab/Km

uma localidade relativamente jovem (ainda no existia data do numeramento ordenado por D. Joo III, em 130), mas duzentos anos depois, j consta como sede de freguesia, nas memrias paroquiais de 178. Talvez convenha deixar dito que as referidas memrias paroquiais podem no constituir informao de grande fiabilidade: por um lado, devido ao nvel de interesse que os Inquritos teriam despertado, e por outro, ao estado de esprito, aptides e propenso dos inquiridos! As respostas dos curas anuais ou encomendados em parquias pobres e isoladas, onde sobreviviam um ano ou dois, vindos talvez de lugares distantes, no podem ter o mesmo nvel e valor que as do abade de freguesia rica donde apenas sairiam para a cova ! Alis, esses estados de alma, detectam-se em muitos perodos das diferentes respostas aos inquritos. A nova sede de freguesia substitui o lugar de S. Simo de Codeoso de Arco e passou a chamar-se So Pedro de Venda Nova, tendo andado anexa a Santa Marinha de Ferral. A antiga igreja que fora transferida do vale da igreja para Venda Nova acabou por ser afogada, como toda a povoao e o cemitrio pelas guas da barragem que foi inaugurada em 190, com pompa e circunstncia e onde, no desfazer da festa, afogaram dez pessoas!

Aldeia e barragem da Venda Nova

148

Viade de Baixo

Braso do solar dos Queridos

rea: Populao Presente: Orago: Pontos Tursticos: Lugares da freguesia:

43 Km 70 Santa Maria Albufeira de Pises; Solar dos Queridos; Marco Milirio e Igreja (Viade de Baixo); (10) Antigo, Brandim, Fries, Parafita, Pises, Telhado, Viade de Baixo e Viade de Cima, Lama da Missa e Castelo.

Densidade Populacional: 18.1 hab/km

A freguesia de Santa Maria de Viade orgulha-se do seu passado glorioso, de que restam vestgios notrios, s vezes, de muito difcil estudo por ausncia total de documentos. Referimo-nos ao bonito solar dos Queridos no qual sobressai uma impressionante pedra de armas, dos Barrosos e Mouras, e a extinta capela de Santa Rita. A dificuldade de retirar da obscura poeira dos tempos a verdadeira histria destes e doutros monumentos conduz propagao do rosrio de lendas que a tal respeito se contam. O vale do Regavo, que bordeja a freguesia pelo sul e nascente, d passagem via prima, aqui assinalada por um milirio gigante que depois se transformou na cruz de Leiranque. No longe desse local houve um piso que passou a topnimo da barragem e mais acima a antiqussima Vila de Mel, provavelmente a primeira statio (So Vicente da Ch seria a segunda ) entre as cidades de Praesidium e Caladunum mansiones da dita via imperial. A, ainda se pode ver a necrpole cujas sepulturas abertas num granitoide muito mole e areento se vo esboroando com a eroso elica e aqutica. Urge acudir-lhes. Doutras eras mais recentes temos imensas notcias que dariam para grossos volumes.

149

Vila da Ponte
rea: Populao Presente: Orago: Pontos tursticos: Lugares da freguesia: 10.7 Km 6 Santa Maria Madalena As Cistas; Moinhos; Igreja e Museu Paroquial; Canastros; Castros e Via Romana (Vila da Ponte). () Bustelo e Vila da Ponte. Densidade populacional: 3.9 hab/Km

Sendo uma das freguesias barross com menos rea distribuda , porm a mais produtiva por metro quadrado de terreno. Por outro lado, a povoao sede ainda uma das mais populosas, pois aparece em oitavo lugar (ao lado de Solveira) no conjunto dos 13 povoados do concelho. Tal indicao (ao lado de outros indicadores bem significativos) deve servir como aviso aos poderes vigentes no sentido de providenciarem uma distribuio mais equitativa dos benefcios s populaes. a nica freguesia que no tem acesso outra povoao! Das glrias de que sempre gozou (sem que alguma vez tivesse pretendido obstruir as legtimas capitalidades honras, coutos e sede concelhia) todas lhe vo sendo injustamente sonegadas com evidentes Cista pr-romana - Vila da Ponte malefcios para uma populao ordeira e esclarecida! Orgulha-se das suas villae, disseminadas ao longo do ubrrimo vale e vrzeas e bem testemunhadas em documentos medievais e na toponmia vigorante; dos seus castros estrategicamente colocados sobre linhas de gua que entram no Regavo; dos seus monumentos funerrios (tipo/cistas, achados em dois outeiros, Donim e Gorgolo, sobre os quais corriam lendas cheias de encanto; do seu outeiro (altarium) onde os mais remotos indgenas ergueram altar para adorar os seus deuses e sobre o qual, ao lado do Pao (que hoje o cemitrio local) edificaram o seu oratrio ou baslica, que agora a igreja; da sua velhssima ponte que unia os vales marginais e que, durante sculos, foi a nica passagem invernal para as povoaes de entre-os-rios. Por falarmos do rio lembramos que devemos continuar a dizer Regavo. Com v ou com b, no importa visto que no tratamos de modismos. Mas era assim sempre que o povo dizia! E dizia bem como sempre! Ora, o mais antigo documento conhecido at hoje chama-lhe Regavam (1258)! Que ns saibamos o nico rio transmontano que se pode gabar de ter uma monografia publicada em letra de forma, da autoria do Prof. da Universidade de Coimbra, Raul Miranda, em 1938.

11

1

Vilar de Perdizes
rea: Populao Presente: Orago: Pontos Tursticos: Lugares da freguesia: ,7 Km 1 So Miguel Pao; Gravuras Rupestres Penedo de Caparinhos; Altar de Penascrita; Capela da Senhora das Neves; Penedo de Rameseiros. (1) Vilar de Perdizes Densidade Populacional: 0.7 hab/km

A par de Salto e Tourm das mais cosmopolitas freguesias do concelho, afora Montalegre. Outra zona barros testificadamente habitada desde remotas eras, como se prova numa inventariao sumria dos seus monumentos: as inscries pr-histricas de Caparinhos (gravuras rupestres de controvrsia leitura); o altar sacrificial da Pena Escrita; as duas aras romanas achadas na abertura da estrada para Meixide e Chaves, uma dedicada ao Deus dos Deuses, Jpiter, e outra dedicada ao Deus local Larouco; e a grande inscrio do Penedo de Rameseiros cuja interpretao no consegue recolher consensos. Tal riqueza arqueolgica e to diversificada no usual em meios pequenos. Mas a riqueza continua no que sabemos da sua igreja de So Miguel e no Solar, que foi bero de filhos de algo, e junto do qual floresceram o Hospital e a Capela de Santa Cruz, destinados a prestar apoio fsico e espiritual aos peregrinos de Santiago de Compostela e do Cristo de Ourense que por ali passavam, vindos dos lados de Chaves Alto Douro, Beiras e Castela. Desta freguesia desligaram-se as duas vizinhas de Solveira (Santa Eufmia) e Santo Andr e todas pertenceram, por poucos anos, at sua extino, ao concelho de Couto de Ervededo. Modernamente Vilar de Perdizes entra na moda das notcias televisivas por apadrinhar um evento sciocultural que o Congresso de Medicina Popular. Admira A f do povo - Santa Marinha que alguns, ditos intelectuais, lancem farpas ao dito como se estivssemos ainda no sculo VI, do So Martinho de Dume, a combater pagos e as heresias dos maniquestas e arianos Recusamo-nos a que nos lancem o antema de pagos e hereges pelo facto de querermos alcanar, enquanto tempo, os saberes (no campo da farmacologia, da medicina e das tradies) dos nossos avs! Esperemos que a gente de Vilar continue a acarinhar as ervas com que se fazem mezinhas, defumatrios, infuses e chs que nos debelam as dores do corpo e nos dulcificam as dores do esprito! Esto em fase de concluso os roteiros arqueolgico e do contrabando, que a p e a cavalo de burros iro permitir a visita aos locais que melhor defendem a identidade de Vilar de Perdizes.

13

14

A Linguagem
As linguagens so conjuntos de sinais fonticos e outros com que se relacionam as pessoas. Ns, os barroses, temos uma linguagem prpria a que Rui Guimares chama e muito bem, o falar barroso. E no admira que o tenhamos visto que desde h milhares de anos vemos este planalto ednico onde as estradas subiram apenas, em 1930. Este isolamento no permitiu que a nossa linguagem se afastasse muito da dos nossos irmos galegos. Com efeito, estamos talvez to perto do falar deles como do falar alfacinha. um falar com identidade prpria: basta analisar as centenas de vocbulos prprios que os portugueses a sul do Douro no conhecem! Um bom modo de comparao o das quadras populares o Cancioneiro Popular diferente de todos os mais, de qualquer regio do Pas. Com receio que nos entendam mal, elaboramos um pequeno glossrio que poderia atingir, sem medo de errar, o nmero de mais de dois mil vocbulos!

Alfaia Utenslio agrcola. Alminhas Monumento (s vezes uma simples cruz sobre um cipo) que a tradio afirma indicar o stio onde algum morreu ou foi morto: perdeu a alma! Da alminhas. Anta Monumento tumular pr-histrico. Boi do povo Animal reprodutor. Burel Pano grosseiro de l, fabricado no Piso. Calvrio Lugar onde existe uma cruz ou um conjunto de cruzes. Cambs Cremalheira de elos de ferro para deslocarem pesos com vrias juntas de gado. Canastro Edifcio onde se guardam e secam as espigas de milho. Castro Castelo ou povoao fortificada, geralmente em montes cnicos. Chega Luta de bois reprodutores. Cista Tmulo pr-histrico formado por vrias lajes. Colmo Palha usada na cobertura de habitaes nas zonas rurais. Comunitarismo Sistema social comunitrio definido pelo esprito de entreajuda. Sinais comunitrios so: o boi do povo, os relgios de sol, as guas da rega, os moinhos, as eiras, os fornos, etc.

Corte Casa onde se criam e alojam animais domsticos. Cortinha Quintal. Terra murada e quase sempre susceptvel de rega. Couto do povo Tambm designado por ajuntamento. Prtica comunitria em que as pessoas unem esforos para limpeza de regos, poos e caminhos ou, ainda, as ruas da aldeia nos dias de festa. Croceira Mulher que faz as croas. Croo O mesmo que croa. Capa de junco usada pelos camponeses para se protegerem da chuva. Eira Stio onde se pem a secar cerais ou legumes e onde se debulham e limpam. Podem ser terreiros e de pedra. Fiadeiro Ptio onde, noutros tempos, se realizavam vrios trabalhos ao sero: as desfolhadas do milho, espadeladas do linho, etc. Fojo Encosta ou corga murada em v e em cujo vrtice existia uma cisterna ou cova para apanharem lobos. Fumeiro Lugar em que se pendura a carne para curar ou defumar. Enchidos. Carne fumada ou defumada. Galheiro Utenslio para pendurar o po e livr-lo dos ratos. Jugo Tambm designado por apeiro. Artefacto com que se sujeitam os bois para puxarem o carro o arado, a grade, a zorra, etc.

1

Lameiros Terra alagadia que d bom pasto e feno. Mamoa Restos de grandes construes sepulcrais prhistricas. Matana Cerimonial do sacrifcio do porco. Moinho Em todas as aldeias existem moinhos alguns em locais de inefvel bucolismo - movidos a gua e onde se mi o centeio, o milho e o trigo. Molhelha Espcie de almofada que se coloca na cabea dos bois para apoio do jugo ou apeiro. Morangueiro Casta de videira americana. Necrpole Cemitrio. Pedra bulideira Penedo que bole. Piso Engenho hidrulico usado para a fabricao do burel. Poldras Pedras colocadas numa corrente de gua para se poder passar a p enxuto. Refego Sulco, depresso no terreno. Regadio Mtodo de cultura agrcola, que privilegia o recurso rega. O oposto o sequeiro. Saragoa Tecido grosso de l escura. Segada Tambm conhecida por ceifa (dos cereais). Sepulturas lticas Monumentos funerrios de pedra, geralmente antropomrficas (com forma de corpo humano). Sincelo Aragem fria, tpica dos dias de nevoeiro ou neblina. Popularmente, o sincelo , ainda, designado por caramelo, carambelo, candeolas ou candeias de gelo. Soqueiro Arteso que faz socos ou socas. Tecedeira Mulher que tece pano, que trabalha num tear. Toua Terreno de mato espesso e arboredo. Boua. Torques Bracelete ou colar, de ouro, cobre ou lato, da poca pr-histrica.

Urdideira Mulher que urde ou tece. Veiga Plancie cultivada e frtil. Vezeira Todo o gado se junta sob a vigilncia de um ou dois pastores, sobretudo no vero para haver mais braos para os trabalhos colectivos: segadas, malhadas, etc.

16

Vous aimerez peut-être aussi