Vous êtes sur la page 1sur 9

BIBLIOTECA COMUNITRIA

Guia para padronizao de Citaes:


de acordo com NBR 10520/2002

So Carlos 2010

Guia para padronizao de Citaes

As orientaes abaixo so de acordo com a NBR 10520/2002 da Associao Brasileira de Normas Tcnicas - ABNT.

Citao de citao Citao direta destacada no texto Citao direta inserida no texto Citao indireta Definio Expresses Latinas Notas de Rodap Orientaes Gerais Sistema de Chamadas Tipos de Citaes

1 DEFINIO

Segundo a norma NBR 10520 da ABNT, citao a meno, no corpo do texto, de uma informao extrada de outra fonte. Tudo o que citado no texto, precisa ser referenciado, em decorrncia dos Direitos Autorais.

2 SISTEMAS DE CHAMADA

Existem duas formas de padronizar as citaes no texto: o Sistema Alfabtico e o Sistema Numrico. O autor deve escolher um desses dois sistemas para utilizao no trabalho. Essa deciso ir determinar tambm a ordem das Referncias no final do trabalho.

2.1 Sistema Alfabtico

As citaes so feitas pelo sobrenome do autor e relacionadas nas Referncias no final do trabalho em ordem alfabtica. Esse sistema tambm denominado Autor-Data.

2.2 Sistema Numrico

As citaes so numeradas em algarismos arbicos, em ordem crescente, independente do sobrenome do autor, e as referncias so

ordenadas numericamente. No se inicia nova numerao a cada pgina.

3 ORIENTAES GERAIS

1. Quando o autor da citao estiver inserido no texto, dever ser grafado em letras minsculas (caixa baixa) e, quando estiver inserido entre parnteses, todo em letra maisculas. Exemplo:

Na anlise de Ferreira (2003, p. 21)... ou (MOURA; FERNANDES, 1998, p. 109).

2. As citaes com o mesmo autor e mesma data de publicao, devem ser diferenciadas por letras minsculas, em ordem alfabtica, aps a data e sem espao. Exemplo: (SOUZA, 1998a). (SOUZA, 1998b).

3. Citaes de autores diferentes com o mesmo sobrenome devem ser diferenciados com as iniciais dos prenomes e, se ainda

existir coincidncia, colocam-se os prenomes por extenso. Exemplo:

(CASTRO, A., 1970), (CASTRO, V., 1970). ou (CASTRO, Elisete, 1970), (CASTRO, Evandro, 1970).

4. As

citaes

indiretas em tm

de

diversos

documentos e

da

mesma

autoria, publicados simultaneamente, Exemplo:

anos suas

diferentes datas

mencionados por vrgula.

as

separadas

(GALLARDI, 1988, 1992, 1995). ou (CRUZ; CORREA; COSTA, 1998, 1999, 2001).

5. As citaes indiretas de diversos documentos de vrios autores, mencionados simultaneamente, devem ser separados por ponto e vrgula, em ordem alfabtica. Exemplo:

(FONSECA, 1998; GIMENEZ, 1999; SILVA, 2001).

6. Nas citaes onde a autoria for de uma instituio, utiliza-se o nome da instituio por extenso. Exemplo:

(ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS, 2002, p. 2).

7. Nas citaes de autoria desconhecida, indicar a primeira palavra do ttulo em letra maiscula, seguida de reticncias, data do documento e paginao. Exemplo:

(O HORIZONTE..., 2000, p. 34).

8. Para citaes com mais de trs autores, indica-se somente o primeiro e a expresso et al., que pode ser substituda pela palavra e colaboradores ou e outros. Exemplo:

Gonzles e colaboradores (1991) ou (GONZALES et al., 1991).

4 NOTAS DE RODAP

So indicaes, observaes ou adies ao texto feitas pelo autor, tradutor ou editor e so utilizadas para complementar ou esclarecer informaes.

Exemplo:

No texto Essa modernidade tem como um de seus pilares, no plano das representaes sociais, a difuso de um ethos empresarial para a sociedade.

No rodap _____________
A expresso ethos empresarial foi utilizada em 1994, por E. Ottone, secretrio da Cepal, em consonncia com a concepo difundida pelos organismos internacionais de financiamento.
1

5 EXPRESSES LATINAS

Atualmente recomenda-se evitar o uso excessivo das expresses latinas, devendo as mesmas serem substitudas pela traduo correspondente. As expresses mais conhecidas so:

id. ibid. - idem ibidem - mesmo autor e na mesma obra op. cit. - opus citatum - na obra citada apud - citado por sic - assim est escrito loc. cit. - loco citato - no lugar citado passim - em diversas passagens Das expresses latinas citadas acima apud a nica que pode ser utilizada no texto. As demais devem ser usadas em nota de rodap.

6 TIPOS DE CITAES

Existem vrios tipos de citaes, conforme relao abaixo.

6.1 Citao direta inserida no texto

Toda citao literal at trs linhas deve ser transcrita diretamente no texto, mantendo a grafia, o idioma e a pontuao originais, entre aspas e inseridas no pargrafo. Nas citaes diretas a indicao das pginas obrigatria.

Exemplo: Segundo Silva (1999, p. 73) o Brasil tambm acompanhou esse processo, com o atraso inevitvel.

6.2 Citao direta destacada no texto

Trechos longos de citao literal com mais de 3 linhas devem ser destacados do corpo do texto, iniciando em pargrafo distinto, com 1 espao anterior e posterior entre citao e o texto e sem aspas, com letra menor do que a utilizada no texto.

Exemplo:

Neste particular Oliveira Neto (1997, p. 516) registrou que:


pode-se expressar a importncia do cooperativismo na agricultura brasileira atravs da participao das cooperativas no cenrio produtivo nacional, em que grande parte da produo de soja, milho, leite, sunos, entre outros, feita por cooperativas.

Isso demonstra que...

6.3 Citao indireta

So reprodues das idias do autor consultado sem que haja transcrio literal, mantendo o sentido do texto original, no necessitando de aspas. Indispensvel a indicao da fonte nas referncias no final do trabalho.

Exemplo:

Fergunson (1992) relata a existncia de pacientes que no permitem aplicao de flor pelo tempo de 4 min e, nesses casos, um tempo menor certamente melhor que nenhum tratamento.

6.4 Citao de citao

Citao direta ou indireta de um texto em que no se teve acesso ao original. Tal procedimento deve ser evitado ao mximo.

Exemplo:

No texto: Slack, citado por Alves (2001, p. 37), destaca que ........ ou Slack apud Alves (2001, p. 37), destaca que .......

Em nota de Rodap: __________ SLACK, N. Administrao da produo. 2. ed. So Paulo: Atlas, 2002.

Deve-se fazer a referncia de Alves, ou seja, da obra consultada, nas Referncias no final do trabalho e em nota de rodap coloca-se a referncia do documento ao qual no se teve acesso.

Departamento de Referncia Tel. (16) 3351-8135 E-mail: srefer@ufscar.br

Vous aimerez peut-être aussi