Vous êtes sur la page 1sur 5

Resumo

Quando empurramos ou puxamos um copo qualquer de massa m percebemos que existe certa dificuldade, e em alguns casos percebe-se que o corpo no entra em movimento. Qual a explicao para isso? O que acontece que toda vez que puxamos ou empurramos um corpo, aparece uma fora que contrria ao movimento. Essa fora chamada de Fora de Atrito. A definio de fora de atrito a fora natural que atua sobre os corpos quando estes esto em contato com outros corpos e sofrem a ao de uma fora que tende a coloc-lo em movimento, e ela sempre contrria ao movimento ou tendncia de movimento. A fora de atrito aparece em razo das rugosidades existentes nas superfcies dos corpos. O atrito depende da fora normal entre o objeto e a superfcie de apoio, quanto maior for a fora normal maior a fora de atrito.

Introduo
Quando as superfcies esto em contato, criam-se pontos de aderncia ou colagem (ou ainda solda) entre as superfcies. o resultado da fora atrativa entre os tomos prximos uns dos outros. Se as superfcies forem muito rugosas, a fora de atrito grande porque a rugosidade pode favorecer o aparecimento de vrios pontos de aderncia. Isso dificulta o deslizamento de uma superfcie sobre a outra. Assim, a eliminao das imperfeies (polindo as superfcies) diminui o atrito. Mas isto funciona at certo ponto. medida que a superfcie for ficando mais e mais lisa o atrito aumenta. Aumenta-se, no polimento, o nmero de pontos de "solda".

A fora de atrito se origina, em ltima anlise, de foras interatmicas, ou seja, da fora de interao entre os tomos. A fora de atrito muito comum no nosso mundo fsico. ela que torna possvel o movimento da grande maioria dos objetos que se movem apoiados sobre o solo. Vamos dar trs exemplos: Movimento dos animais; Movimento dos veculos a motor; Superaquecimento por atrito. Vrias experincias como essa levamnos s seguintes propriedades da fora de atrito (direo, sentido e mdulo): Direo As foras de atrito resultantes do contato entre os dois corpos slidos so foras tangenciais superfcie de contato. No exemplo acima, a direo da fora de atrito dada pela direo horizontal. Por exemplo, ela no aparecer se voc levantar a caixa. Sentido A fora de atrito tende sempre a se opor ao movimento relativo das superfcies em contato. Assim, o sentido da fora de atrito sempre o sentido contrrio ao movimento relativo das superfcies. Mdulo Sobre o mdulo da fora de atrito cabem aqui alguns esclarecimentos: enquanto a fora que empurra a caixa for pequena, o valor do mdulo da fora de atrito igual fora que empurra a caixa. Ela anula o efeito da fora aplicada. Uma vez iniciado o movimento, o mdulo da fora de atrito proporcional fora (de reao) do plano-N. Escrevemos:

O coeficiente conhecido como coeficiente de atrito. Como a fora de atrito ser tanto maior quanto maior for , v-se que ele expressa propriedades das superfcies em contato (da sua rugosidade, por exemplo). Em geral, devemos considerar dois coeficientes de atrito: um chamado cinemtico e outro, esttico, . Em geral, , refletindo o fato de que a fora de atrito ligeiramente maior quando o corpo est a ponto de se deslocar (atrito esttico) do que quando ela est em movimento (atrito cinemtico). O fato de a fora de atrito ser proporcional fora de reao normal representa a observao de que mais fcil empurrar uma caixa medida que a vamos esvaziando. Representa tambm por que fica mais difcil empurr-la depois que algum se senta sobre ela (ao aumentar o peso N tambm aumenta). Podemos resumir o comportamento do mdulo da fora de atrito em funo de uma fora externa aplicada a um corpo, a partir do grfico ao lado. Note-se nesse grfico que, para uma pequena fora aplicada ao corpo, a fora de atrito igual mesma. A fora de atrito surge to somente para impedir o movimento. Ou seja, ela surge para anular a fora aplicada. No entanto, isso vale at um certo ponto. Quando o mdulo da fora aplicada for maior do que . O corpo se desloca. Esse o valor mximo atingido pela fora de atrito. Quando o corpo se desloca, a fora de atrito diminui, se mantm constante e o seu valor

Concluso
O atrito resulta da interao entre dois corpos. Na fsica, o atrito uma fora natural que atua apenas quando um objeto est em contacto com outro e sofre a ao de outra fora que tende a coloc-lo em movimento. Esta fora causada pelo contacto dos dois corpos ou meio em que se move o corpo em movimento - neste caso especial, designado por viscosidade. O atrito com uma superfcie depende da Fora Normal entre o objeto e a superfcie; quanto maior for a Fora Normal maior ser o atrito.

Referncias:
[1] www.efisica.if.usp.br; 20:52; 16/03/2011 [2] www.sofisica.com.br; 15:19; 17/03/2011 [3] BISCUOLA, G, J.; Tpicos de Fsica; Saraiva; 18, 2007.

Vous aimerez peut-être aussi