Vous êtes sur la page 1sur 23

Luiz Carlos Amorim Robortella Luiz Fernando Amorim Robortella Cludio Maurcio Boschi Pigatti Zilma Aparecida da Silva

Ribeiro Costa Sergio Fischetti Bonecker Patrcia de Oliveira Robortella Antonio Galvo Peres Dora Aparecida Vieira Elisa Maria Baqueiro Cerejo Barana Fernando Antonio Peres Gomes Palmeira

Alessandra Morais Miguel Vanessa Cristina Martins Marcondes Ana Cristina Robortella Denise Pasello Valente Novais Luis Fernando de Lima Carvalho Marcos Viana Gabriel de Souza e Silva Alessandra Lika Kassai Scaramel Danielle Amoroso Guelfi de Aveiro Melissa Gatschnigg Menezes Daniela Piffer Siqueira

REFORMA DO MERCADO DE TRABALHO E DA LEGISLAO TRABALHISTA

Luiz Carlos Amorim Robortella

Advogado Doutor em Direito do Trabalho pela Universidade de So Paulo Professor do Direito do Trabalho da Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie (1974-1995) Professor Titular de Direito do Trabalho da Faculdade de Direito da Fundao Armando lvares Penteado Membro da Academia Nacional de Direito do Trabalho (cadeira n. 93) Membro do Instituto Latino Americano de Derecho del Trabajo y de la Seguridad Social Membro da Associacin - Iberoamericana de Derecho del Trabajo y de la Seguridad Social Membro do Instituto Brasileiro de Direito Social Cesarino Jr, seo brasileira da Societ Internationale du Droit du Travail et de la Securit Social.

] I. Introduo. As tendncias do mercado de trabalho, nos pases ricos e emergentes, apontam para formas de contratao distintas da relao de emprego clssica.

perfil

da

atividade

econmica

tecnologia

exigem

crescente

qualificao

requalificao profissional dos trabalhadores. H um processo criativo de insero no trabalho.

Em uma ponta, os empregados de alta ou mdia qualificao, com muitos interesses comuns; noutra, os de baixa qualificao, oscilando entre o mercado formal e o informal.

Esta a questo social, poltica e econmica do sculo XXI : incluso versus excluso.

II. Novos paradigmas do direito do trabalho. O direito do trabalho foi elaborado a partir no sculo XIX, com o idealismo e sacrifcio Av. Paulista, 1776, 12 e 23 andares R. Marechal Deodoro, 1784, 10 andar So Paulo SP CEP 01310-921 So Bernardo do Campo SP CEP 09710-201 Tel. (11) 3174-0200 / Fax (11) 3284-2961 Tel. (11) 4338-3535 / Fax (11) 4338-2255 www.robortella.com.br

de vrias geraes, para a proteo da parte economicamente fraca nas relaes de produo.

Esse

continua

seu

princpio

fundamental;

no

entanto,

est

sendo

dogmaticamente

atualizado em face das enormes modificaes no mercado de trabalho, cada vez mais heterogneo, como reconhece a doutrina1.

A subordinao o critrio clssico para estabelecer, com segurana, a diferena entre o contrato de trabalho e os demais tipos contratuais, especialmente o de prestao de servios: trata-se de seu trao fisionmico2.

Todavia, a linha divisria entre trabalho autnomo e subordinado cada vez menos ntida, por conta das prticas gerenciais e das novas tecnologias, que muitas vezes fazem desaparecer as diferenas.

Os

empregados

so

cada

vez

mais

independentes;

os

autnomos

so

cada

vez

mais

dependentes.

O modelo de produo fordista cedeu espao para novas formas de organizao da produo, participativas e atreladas ao conhecimento.

Alis, quando se valoriza o acervo intelectual e tecnolgico do trabalhador, ele prprio passa a ter parcela decisiva dos meios e modos de produo capitalista.

O trabalhador qualificado no tem sua capacidade produtiva medida em horas de trabalho ou peas produzidas.

No h mais clara separao entre trabalho e lazer. Parece que ambos se desenvolvem paralelamente em muitas atividades. O empregado, dentro de sua jornada de trabalho, serve-se dos modernos sistemas de comunicao e informao (internet, celular) para estabelecer conexes diversas, sem qualquer relao com as tarefas contratuais.

O que se busca e se mede o resultado.

GHERA. Edoardo. La cuestin de la subordinacin entre modelos tradicionales y nuevas proposiciones. Debate Laboral. n.4. S. Jos da Costa Rica: 1989. p. 48-54. 2 MANNRICH, Nelson. A modernizao do contrato de trabalho. So Paulo: LTr, 1998. p. 119.
Av. Paulista, 1776, 12 e 23 andares R. Marechal Deodoro, 1784, 10 andar So Paulo SP CEP 01310-921 So Bernardo do Campo SP CEP 09710-201 Tel. (11) 3251-1655 / Fax (11) 3284-2961 Tel. (11) 4338-3535 / Fax (11) 4338-2255 www.robortella.com.br

Quanto maior a qualificao, maior a autonomia no trabalho, como diz ALICE MONTEIRO DE BARROS3:

As transformaes no cenrio econmico e social dos ltimos anos, manifestadas por vrias circunstncias, entre as quais se situam a descentralizao produtiva, a inovao tecnolgica (informatizao e automao) e o aparecimento de novas profisses advindas da transio de uma economia industrial para uma economia ps-industrial ou de servios, contriburam, segundo a doutrina, para colocar em crise a tradicional dicotomia: trabalho autnomo e trabalho subordinado. que os modelos (ideais) tpicos submetidos a esta dicotomia apresentam, freqentemente, dificuldades para solucionar as modificaes que se operaram no cenrio econmico e social.

Esse assunto foi tema de captulo de livro de minha autoria, O moderno direito do trabalho, So Paulo, Ltr, 1994.

O problema reconhecido internacionalmente. Na Frana temos o conhecido Relatrio BOISSONAT (1995)4:

Com a difuso das novas tecnologias operou-se uma mudana substancial do prprio contedo do trabalho e de sua organizao, especialmente temporria. As principais referncias anteriormente utilizadas para regular a relao de emprego muitas vezes desapareceram e, por isso, perderam sua pertinncia. Assim, hoje: o vnculo de subordinao, critrio distintivo do contrato de

trabalho, se enfraquece ou se torna menos visvel nos novos sistemas de prescrio das tarefas, nas novas organizaes de horrios e na evoluo das relaes hierrquicas, no mesmo instante em que, de outro lado, a autonomia de alguns trabalhadores independentes se reduz

progressivamente, porque, de fato, dependem muitas vezes das empresas; as fronteiras jurdicas que limitavam o objeto do contrato de

trabalho, atribuindo-lhe como contedo normal o trabalho de produo

3 4

BARROS, Alice Monteiro de. As relaes de trabalho no espetculo. So Paulo: LTr, 2003. p. 49. BOISSONAT, Jean. 2015 Horizontes do Trabalho e do Emprego. So Paulo: LTr, 1998. p. 76.
Av. Paulista, 1776, 12 e 23 andares R. Marechal Deodoro, 1784, 10 andar So Paulo SP CEP 01310-921 So Bernardo do Campo SP CEP 09710-201 Tel. (11) 3251-1655 / Fax (11) 3284-2961 Tel. (11) 4338-3535 / Fax (11) 4338-2255 www.robortella.com.br

direta mensurado em tempo, distinto da pessoa do assalariado e em ligao direta com a atividade da empresa com fins lucrativos, so tambm embaralhadas por prticas cujo desenvolvimento acaba de ser indicado. Com efeito, a exigncia de envolvimento da pessoa no

trabalho e todas as novas formas de organizao do trabalho implicam a impreciso dos contornos ampliados do objeto do contrato de trabalho. Hoje so muitos os assalariados e principalmente os executivos que trabalham em funo de resultados, o que, no final das contas, no est muito longe do trabalho autnomo (...) (...).

Com a diminuio e at desaparecimento da subordinao em vrias tarefas, natural e cada vez mais freqente a escolha de outras modalidades de contratao.

Se

essa

realidade

do

mercado

de

trabalho,

no

razovel

presumir

sempre

existncia de relao de emprego, principalmente quando se est diante de formas de engajamento ou contratao expressamente autorizadas na legislao civil, no direito societrio ou empresarial.

As

razes

dogmticas

do

direito

do

trabalho

partem

de

uma

falsa

premissa

para

atualidade: a homogeneidade da classe trabalhadora.

A homogeneidade abstrata do mercado pe em cheque a tutela coletivista tradicional da lei,que oferece uma base de proteo a quem empregado, mas exclui os demais, que trabalham sob regimes diversos.

Portanto, a natureza jurdica da relao de trabalho deveria ser analisada e entendida luz da nova realidade: o mercado de trabalho heterogneo.

IV. A heterogeneidade do mercado de trabalho.

tecnologia

divide

mercado

de

trabalho

entre

os

que

tm

os

que

no

tm

conhecimento.

Vive-se a sociedade da informao.

Av. Paulista, 1776, 12 e 23 andares R. Marechal Deodoro, 1784, 10 andar So Paulo SP CEP 01310-921 So Bernardo do Campo SP CEP 09710-201 Tel. (11) 3251-1655 / Fax (11) 3284-2961 Tel. (11) 4338-3535 / Fax (11) 4338-2255 www.robortella.com.br

O trabalhador com formao mais sofisticada, jovem, de elevado esprito empreendedor, mostra-se a cada dia menos confortvel nos estreitos limites da relao de emprego.

Nas

ocupaes

de

menor

qualificao

esse

fenmeno

tambm

observado,

dada

multiplicidade de relaes atpicas de trabalho, muitas na informalidade.

Na grande empresa, h a revoluo dos servios ou industrializao dos servios. As corporaes vem-se rodeadas de pequenas ou microempresas, voando como borboletas sua volta.

Opta-se preferencialmente pelo mercado de servios terceirizados, ao invs de contratar empregados.

As exigncias de competitividade e qualidade, a globalizao e as novas tecnologias desconcentram o processo produtivo.

Qual o papel do direito do trabalho ? Pode ele contribuir para o progresso econmico e social ?

Existe um direito do trabalho da crise econmica ?

V. Reviso dogmtica. O direito do trabalho, voltado a proteger o empregado, como componente axiolgico e teleolgico inafastvel, v-se forado a assumir outros valores polticos, econmicos e sociais.

Em sua concepo moderna, um instrumento de sntese dos interesses comuns ao capital e ao trabalho. Sob esta tica, no se destina apenas a compensar a inferioridade

econmica do trabalhador, mas tambm se abre para a organizao da produo.

Ao lado das atribuies tradicionais de proteo e redistribuio da riqueza, o direito de produo de riquezas e regulao do mercado de trabalho.

Sua reviso dogmtica conseqncia do papel assumido na gesto e governabilidade da sociedade. Av. Paulista, 1776, 12 e 23 andares R. Marechal Deodoro, 1784, 10 andar So Paulo SP CEP 01310-921 So Bernardo do Campo SP CEP 09710-201 Tel. (11) 3251-1655 / Fax (11) 3284-2961 Tel. (11) 4338-3535 / Fax (11) 4338-2255 www.robortella.com.br

Por isto, admite novas tcnicas de proteo, mais sintonizadas com a realidade social, sem perda de identidade e dos seus fundamentos filosficos.

No pode ignorar ou reprimir formas civis de prestao de servios, eis que lhe cabe desenvolver um protecionismo flexvel ou dinmico.

Afinal, estamos na terceira revoluo industrial, tambm chamada revoluo tecnolgica.

VI. A terceira revoluo industrial

segunda

revoluo do

industrial e a

ocorreu

no em

incio srie,

do

sculo

XX,

com do

organizao e do

cientfica taylorismo.

trabalho

produo

caractersticas

fordismo

TAYLOR, em Filadlfia, e FORD, em Detroit, partiram de alguns a) a especializao exaustiva do trabalhador, com poucos

princpios fundamentais: e elementares movimentos

elementares; b) a padronizao dos produtos e dos processos; c) a coordenao das tarefas.

Transformaram a fbrica num imenso relgio no qual os homens e as mquinas desempenham o papel de engrenagens programadas (De Masi, Domenico).

Mas h diferenas: o taylorismo separa rigidamente a concepo e a execuo do trabalho; o fordismo busca a produo em srie e o consumo de massa. O empregado produtor e consumidor ao mesmo tempo (Vendramin e Valenduc, p.131).

Estes sistemas base de cadeias de montagem, em grandes unidades, com tarefas pequenas, parcelizadas, so inadequados para a produo contempornea.

Terceira

Revoluo

Industrial

trouxe

novas

tecnologias

nas

reas

de

informao,

biotecnologia, microeletrnica, engenharia gentica, fibras ticas, raios laser, robs, telecomunicao.

Av. Paulista, 1776, 12 e 23 andares R. Marechal Deodoro, 1784, 10 andar So Paulo SP CEP 01310-921 So Bernardo do Campo SP CEP 09710-201 Tel. (11) 3251-1655 / Fax (11) 3284-2961 Tel. (11) 4338-3535 / Fax (11) 4338-2255 www.robortella.com.br

Tecnologia alavanca do desenvolvimento econmico.

Tecnologia significa poder poltico e econmico.

Criam-se

polticas

de

produo

difuso

de

tecnologia,

mediante

parceria

entre

entidades pblicas e particulares: a poltica tecnolgica.

As

empresas

adotam

estruturas

menores,

de

mais

baixo

custo,

com

alto

grau

de

especializao e conhecimento.

O trabalhador tem maior versatilidade e polivalncia.

teletrabalho no

desconcentra trabalho.

os

trabalhadores. tempo, pois no

Aumenta exige

produtividade.

maior Atenua

satisfao

Poupa

deslocamento

fsico.

problemas de trfego nas grandes cidades, melhorando a qualidade de vida.

H teletrabalho em escala continental para a mesma organizao.

Nos pases ricos uma forma de exportar trabalho, diminuindo a mo de obra imigrante.

Segundo RIFKIN, necessrio o uso de inteligncia abstrata na produo, exigindo dos operrios mais atividades intelectuais. Os trabalhadores no esto mais cobertos de graxa e de suor, porque cada vez mais a fbrica assemelha-se a um laboratrio (Rifkin, Jerome, "O fim dos empregos", p. 107).

Transformou-se o prprio conceito espacial de escritrio. O conceito agora temporal, com o "escritrio virtual", ou seja, trabalhadores equipados com laptop, palmtop,

blackberry e telefone celular, que trabalham distncia, at mesmo em suas casas.

As videoconferncias ou foneconferncias renem pessoas nos mais diversos pontos.

Quando necessita sala de reunio, o trabalhador faz uma reserva e a sala preparada, com seu nome na porta e at retratos da famlia, para criar uma atmosfera mais

aconchegante"(Rifkin, op.cit. p. 163).

Av. Paulista, 1776, 12 e 23 andares R. Marechal Deodoro, 1784, 10 andar So Paulo SP CEP 01310-921 So Bernardo do Campo SP CEP 09710-201 Tel. (11) 3251-1655 / Fax (11) 3284-2961 Tel. (11) 4338-3535 / Fax (11) 4338-2255 www.robortella.com.br

H tambm os chamados bureaux datterrissage ou touchdown offices (hotelling), ou seja, escritrios alugados por dias ou horas, em hotis.

A especializao gera pequenas unidades de produo, mediante redes de subcontratao, em lugar da produo de massa. No norte da Itlia, h (Vendramin, 132). So as empresas-rede, como a redes descentralizadas de PME Benetton, formadasa mediante

subcontrataes.

At negociao coletiva se faz pela Internet.

O Le Monde noticiou a existncia de um sindicato virtual (Vendramin, 132/133).

Essa tecnologia prejudica o nvel de emprego ?

Para alguns estudiosos, esta no uma consequncia necessria: a tecnologia, quando encontra ambiente legal favorvel, no prejudica o emprego. EUA, Japo e Sucia tm alto ndice de automao e baixo desemprego porque a tecnologia cria muitos postos de trabalho, que compensam a extino de outros.

Para WATANABE, no setor micro-eletrnico, como dos caixas automticos de bancos, pensouse que haveria forte desemprego. Mas o novo sistema, por sua eficincia, estimulou maior utilizao dos servios bancrios, gerando novos empregos.

Segundo RIFKIN, "um caixa humano pode realizar at 200 transaes por dia, trabalha 30 horas semanais, ganha um salrio entre US$ 8 mil e US$ 20 mil anuais, mais benefcios, tem intervalo para o caf, frias e licena mdica... Em contraste, um caixa automtico pode atender 2 mil transaes dirias, trabalhar 168 horas semanais, sua operao custa aproximadamente US$ 22 mil anuais e no interrompe o servio para tomar caf ou tirar frias.

mquina

de

escrever

eltrica,

alm

de

no

ter

causado

desemprego,

melhorou

as

condies de trabalho dos operadores, por exigir menor esforo fsico.

As calculadoras modernas propiciaram muitos empregos na indstria eletrnica, alm de democratizar a possibilidade de clculo.

Av. Paulista, 1776, 12 e 23 andares R. Marechal Deodoro, 1784, 10 andar So Paulo SP CEP 01310-921 So Bernardo do Campo SP CEP 09710-201 Tel. (11) 3251-1655 / Fax (11) 3284-2961 Tel. (11) 4338-3535 / Fax (11) 4338-2255 www.robortella.com.br

A televiso diminuiu o espao de rdios e jornais impressos, mas, por outro lado, gerou empregos.

Isto provocou forte impacto no mercado de trabalho, quanto s formas de contratao.

Na Europa, a maioria dos empregos criados a tempo parcial, durao temporria ou horrios diferenciados, noite ou apenas no fim de semana, alm de grande nmero de autnomos (VENDRAMIN e VALENDUC, p. 135).

Assim classificam esses autores as formas atpicas: a) tempo parcial, fim de semana, flexvel, noite, mediante chamada etc.; b) contrato prazo determinado, partilha do posto de trabalho, anualizao, zero hora (sem fixao da quantidade), interino ou precrio, de insero de jovens etc; c) localizao escritrios satlites, trabalho mvel, escritrios hotis, em

domiclio, teletrabalho; d) trabalho terceirizado agncia, autnomo, empresa fornecedora (VENDRAMIN, Patricia e VALENDUC, Grard, Lavenir du travail dans la socit de linformation, Ed. L

Harmattan, 2000, Paris. (p. 136).

A esse respeito, pode-se ser otimista ou pessimista.

otimista

exalta

autonomia,

qualificao

mais

elevada,

maior

possibilidade

de

desenvolver outros relacionamentos profissionais e sociais, alm de melhor qualidade de vida familiar.

O pessimista acha que a autonomia se converte em dependncia, a flexibilidade do tempo de trabalho estende a jornada para os horrios de vida em famlia, impedindo relaes sociais melhores.

Denuncia

criao

de

uma

sociedade

segmentada

onde,

fora

do

ncleo

central,

os

trabalhadores so automatizados, alugados e sub-contratados em funo dos interesses do mercado e do custo do trabalho (VENDRAMIN e VALENDUC, p.141).

O empregado mais independente tecnicamente, mas persiste a dependncia econmica.

Av. Paulista, 1776, 12 e 23 andares R. Marechal Deodoro, 1784, 10 andar So Paulo SP CEP 01310-921 So Bernardo do Campo SP CEP 09710-201 Tel. (11) 3251-1655 / Fax (11) 3284-2961 Tel. (11) 4338-3535 / Fax (11) 4338-2255 www.robortella.com.br

10

Ademais, na pequena e mdia empresa, a legislao protecionista menos efetiva, e nelas se concentram os trabalhadores em sua maioria (Supiot, 38).

Embora a nova tecnologia possa, no futuro, resolver problemas sociais graves como a excluso, a fome e a misria, a experincia at agora demonstra que as disparidades no esto diminuindo.

Mas a tecnologia no pode ser evitada ou suprimida. O impulso tecnolgico surge de maneira natural, para sobrevivncia na economia de mercado, eis que vital para a produtividade e a qualidade do produto, assim como da qualidade de vida.

difcil imaginar o mundo contemporneo sem a tecnologia j conquistada. Seria o caos.

S para operar os sistemas de telecomunicao, se mantidos os processos antigos, talvez fosse insuficiente toda a populao do planeta.

De fato, medida que desaparecem atividades, no surgem outras suficientes.

Os trabalhadores, atnitos, no sabem como reagir. Os sindicatos esto enfraquecidos. Contentam-se com acordos defensivos.

Mas a culpa no s da tecnologia. A falta de trabalho decorre de outros fatores: a) deslocamento de trabalhadores da agricultura para a indstria; b) crescimento extraordinrio dos servios; c) aumento do trabalho que exige informao e conhecimento tecnolgico no-manual

("white collars"); d) entrada das mulheres no mercado de trabalho; e) dificuldade de acesso dos jovens ao emprego e formao profissional; f) rigidez da legislao trabalhista.

Enfim, o desemprego deriva de vrios fenmenos associados.

Mas a tecnologia essencial e irreversvel.

Av. Paulista, 1776, 12 e 23 andares R. Marechal Deodoro, 1784, 10 andar So Paulo SP CEP 01310-921 So Bernardo do Campo SP CEP 09710-201 Tel. (11) 3251-1655 / Fax (11) 3284-2961 Tel. (11) 4338-3535 / Fax (11) 4338-2255 www.robortella.com.br

11

Ignor-la fortemente

condenar-se condicionado

ao

atraso,

pobreza

excluso. e

progresso pela

social

pelo

desenvolvimento

econmico,

este,

evoluo

tecnolgica.

No se consegue imaginar um pas que renuncie tecnologia para salvar os empregos.

Nessa matria no se deve adotar uma posio obscurantista e anti-tecnolgica.

A alternativa adquirir tecnologia ou no competir.

O direito do trabalho deve ajustar-se cuidadosamente a essas mutaes.

VII. Revalorizao dos contratos civis. O direito do trabalho tem razes na locao de servios do direito civil. Dela se afastou aps longa elaborao doutrinria. Esse afastamento atingiu seu apogeu nos anos cinqenta, quando a doutrina repudiava quaisquer invocaes do direito civil.

Hoje a realidade exige um novo dilogo entre o direito civil e o direito do trabalho.

A sub-contratao est consagrada definitivamente pelo processo econmico. Um terceiro especializado, com superior qualidade e em condio de parceria, presta servios ou produz bens para a empresa tomadora.

Proporciona qualidade e competitividade, mediante transferncia a terceiros de vrias atividades. A empresa tomadora articula e racionaliza do trabalho dos fornecedores.

A terceirizao provoca um desmonte da estrutura clssica, que concebia a empresa como uma entidade auto-suficiente, autrquica, que se responsabilizava por quase todas as fases do processo produtivo.

Ao

invs

da

expanso

vertical

da

atividade

empresarial,

uma

horizontalizao,

fragmentando-se entre fornecedores independentes de bens e servios.

A antiga estrutura tendia concentrao vertical da atividade empresarial, atravs dos grupos econmicos, formados por vrias empresas. Av. Paulista, 1776, 12 e 23 andares R. Marechal Deodoro, 1784, 10 andar So Paulo SP CEP 01310-921 So Bernardo do Campo SP CEP 09710-201 Tel. (11) 3251-1655 / Fax (11) 3284-2961 Tel. (11) 4338-3535 / Fax (11) 4338-2255 www.robortella.com.br

12

O moderno direito do trabalho exige mudana de postura5.

professor

argentino

ADRIN

GOLDIN,

ao

cuidar

do

futuro

do

Direito do

Trabalho,

identificou um processo de deslaboralizao dos prestadores de trabalho, especialmente na atividade intelectual6.

ANTONIO

MONTEIRO

FERNANDES das normas

lamenta,

no e

direito pede

portugus, uma regulao

inadequao mais prxima

e da

disfuncionalidade

trabalhistas

diversidade das situaes concretas e menos preocupada com a unicidade do paradigma de referncia, hoje largamente obsoleto7.

VIII. Crescimento do trabalho autnomo Um relatrio da Unio Europia, coordenado por ALAIN SUPIOT, confirma a crescimento das formas atpicas e do trabalho independente8

O relatrio reconhece a tendncia reduo do campo de aplicao do direito do trabalho que, embora no se afaste totalmente do conceito estrito de subordinao jurdica, no pode ignorar a grande desenvoltura do trabalho autnomo ou independente. Textualmente, cette tendance est le corollaire des pollitiques lgislatives et jurisprudencialles conduites pour ouvrir un espace plus large au travail indpendant9.

A Lei Madelin, no direito francs, exemplo dessa preocupao ao afastar a presuno de existncia de contrato de emprego quando h um outro tipo contratual expressamente escolhido pelas partes10.

O mesmo se v no direito espanhol, segundo ANTONIO BAYLOS:

ROBORTELLA, Luiz Carlos Amorim. O moderno direito do trabalho. S. Paulo: LTr, 1994. GOLDIN, Adrin. Ensayos sobre el futuro del Derecho del Trabajo. Buenos Aires: Zavala, 1997. p. 7677. 7 FERNANDES, Antonio Monteiro. Um rumo para as leis laborais. Coimbra: Almedina, 2002. p. 38-39. 8 SUPIOT, Alain. Au-del de lemploi. Paris: Flammarion, 1999. p. 36-37. 9 Op. cit., p. 41. 10 Veja-se a alterao do Cdigo de Trabalho pela Lei 94-126 de 11 de fevereiro de 1994: Art. 49. Il est insr, dans le code du travail, un article L. 120-3 ainsi rdig: Art. L. 120-3. Les personnes physiques immatricules ao registre du commerce et des socits, au rpertoire des mtirs, au registre des agents commerciaux ou aprs des unions pour le recouvrement des cotisations de scurit sociale et des allocations familiales pour le recouvrement des cotisations dallocations familiales sont prsumes ne pas tre lies par un contrat de travail dans lxcution de lctivit donnant lieu cette immatriculation. (...).
6

Av. Paulista, 1776, 12 e 23 andares R. Marechal Deodoro, 1784, 10 andar So Paulo SP CEP 01310-921 So Bernardo do Campo SP CEP 09710-201 Tel. (11) 3251-1655 / Fax (11) 3284-2961 Tel. (11) 4338-3535 / Fax (11) 4338-2255 www.robortella.com.br

13

(...) la presuncin de existencia del contrato de trabajo reduce su virtualidad a los casos en los que las partes no han manifestado expresamente su voluntad de obligarse; cuando por el contrario se h elegido un tipo contractual no laboral (arrendamiento de servicios, contrato de agencia, de transporte, etc) solo se puede obtener la calificacin de la relacin como laboral mediante la prueba sin presuncin legal que la ahorre de todos los presupuestos materiales de la misma.11

Evidentemente, essa tendncia no significa admitir fraudes ou simulaes.

Valorizar o

trabalho independente no ignorar ou desprezar os princpios protetores, mas sim aplic-los necessrios e justos.

A relatrio Supiot, que identifica a valorizao do trabalho independente, condena o emprego simulado quando o recurso a essa modalidade de trabalho serve para expulsar do regime de proteo legal trabalhadores pouco qualificados e em situao de

precariedade12.

Mas, sem duvida, deve-se valorizar o trabalho autnomo quando libera as capacidades de inovao e adaptao de trabalhadores realmente independentes e que so freqentemente portadores de uma alta qualificao13.

Vrios

outros

sistemas

jurdicos

evitam

presuno

de

regime

de

emprego

ou

requalificao do autnomo para

assalariado; a lgica atual no criar empecilhos para


14

a atividade dos profissionais efetivamente autnomos

injusta a proteo trabalhista homognea, que no enxerga diferenas entre os diversos prestadores de servios. Tal homogeneidade pode criar uma espcie de mediante a igualdade"15. "desigualdade

BAYLOS, Antonio. Derecho del trabajo: modelo para armar. Madrid: Trotta, 1991. p. 70. SILVA, Otavio Pinto e. Subordinao, autonomia e parassubordinao nas relaes de trabalho. S. Paulo: LTr, 2004. p. 118. 13 Op. cit., p. 119. 14 VENDRAMIN, Patricia e VALENDUC, Grard. Lavenir du travail dans la socit de linformation. Paris: LHarmattan, 2000. p. 173-174. 15 PEDRAZZOLI, Marcelo. Las nuevas formas de empleo y el concepto de subordinacin o dependencia. Derecho del Trabajo. n.19. Buenos Aires: La Ley, setembro 1989. p.1481.
12

11

Av. Paulista, 1776, 12 e 23 andares R. Marechal Deodoro, 1784, 10 andar So Paulo SP CEP 01310-921 So Bernardo do Campo SP CEP 09710-201 Tel. (11) 3251-1655 / Fax (11) 3284-2961 Tel. (11) 4338-3535 / Fax (11) 4338-2255 www.robortella.com.br

14

uma

fragmentao

que

impe

tratamento

diferenciado

aos

distintos

tipos

de

trabalhadores ps-fordistas.

Na Frana, o cadre corresponde definio legal do executivo; os cadres das normas gerais coletivas e tm de negociar individualmente suas

so afastados condies de

trabalho. A qualificao do cadre determinada, conforme BERNARD TEYSSI, pela funo e pela formao. So trabalhadores altamente qualificados, investidos de poder de comando. Exercem uma parcela da autoridade patronal16.

Segundo BAYLOS17, o ordenamento espanhol consagra manifestaes muito expressivas de determinao das condies de trabalho pela autonomia individual.

A primeira est na regulamentao do rol de relaes trabalhistas de carter especial contido no artigo 2 do Estatuto dos Trabalhadores. Diz que o tema " especialmente claro quanto ao pessoal da alta direo e na relao especial de representao

comercial, como figuras clssicas, mas tambm predicado do trabalho domstico e, em menor proporo, dos artistas em espetculos pblicos e esportistas profissionais"18.

A segunda consiste na excluso, do mbito das convenes coletivas, de certas categorias profissionais, o que normalmente corresponde ao trabalho de maior qualificao19.

H na Itlia, os dirigenti, quadri, impiegati e operari20 merecem especfico tratamento.

respeito

dos

dirigenti,

diz

LUISA

GALANTINO

no

haver

uma

definio

legal

da

categoria. Seus pressupostos, segundo a jurisprudncia majoritria da Suprema Corte italiana, devem ser pesquisados nos contratos coletivos e subsidiariamente nos critrios da jurisprudncia21.

H, abaixo dos dirigenti, a categoria dos quadri. Segundo o artigo 2 da Lei n. 190 de 1985, faz parte da categoria "o prestador de servios subordinado que, no pertencendo categoria dos dirigenti, possui funo de carter continuado de relevante importncia
16 17

TEYSSI, Bernard. Droit du travail. Paris: LITEC, 1980. p. 199. BAYLOS, op. cit., p. 73. 18 Id., loc. cit. 19 Id., loc. cit. 20 Artigo 2.095 c.c, alterado pela Lei n. 190, de 13 de maio de 1985. 21 GALANTINO, Luisa. Diritto del lavoro. Torino: G. Giappichelli, 1996. p. 278.
Av. Paulista, 1776, 12 e 23 andares R. Marechal Deodoro, 1784, 10 andar So Paulo SP CEP 01310-921 So Bernardo do Campo SP CEP 09710-201 Tel. (11) 3251-1655 / Fax (11) 3284-2961 Tel. (11) 4338-3535 / Fax (11) 4338-2255 www.robortella.com.br

15

para o desenvolvimento e consecuo do objeto da empresa" (artigo 2, 1). "Os requisitos para vinculao categoria dos quadri so estabelecidos pela contratao coletiva nacional ou empresarial em relao a cada ramo de produo e particular estrutura organizativa da empresa" (artigo 2, 2)22.

A categoria dos quadri intermediria dos dirigenti e impiegati23. A despeito dos direitos assegurados em normas coletivas, ensina GIOVANI NICOLINI que os quadri tm, em princpio, o mesmo tratamento legal dos impiegati, o que, entretanto, pode ser objeto de negociao coletiva. A disciplina destinada aos quadri , assim, muito flexvel; pelos contratos coletivos pode-se aproxim-la dos dirigenti24.

Enfim, so novos paradigmas, que sugerem a reduo ou adequao do objeto e qualificao do contrato de trabalho.

perfeitamente aceitvel a diferena de tratamento jurdico e nvel de proteo para os diversos tipos de insero do trabalho no mercado.

No

Brasil,

lei

11.196/95

dispe

de

forma

expressa,

embora

pleonstica,

sobre

contratao de pessoas jurdicas em certas atividades, o que um avano.

Art.

129.

Para

fins

fiscais

previdencirios,

prestao

de

servios intelectuais, inclusive os de natureza cientfica, artstica ou cultural, em carter personalssimo ou no, com ou sem a designao de quaisquer obrigaes a scios ou empregados da sociedade prestadora de servios, quando por esta realizada, se sujeita to-somente

legislao aplicvel s pessoas jurdicas, sem prejuzo da observncia do disposto no art. 50 da Lei n 10.406, de 10 de janeiro de 2002 Cdigo Civil.

O legislador, agora atento heterogeneidade do mercado de trabalho, veda a presuno de existncia da relao empregatcia que no revelada no contrato25.

22 23

Id. Ibid., p. 279. Id., loc. cit. 24 NICOLINI, Giovani. Diritto del lavoro. Milano: Giuffr, 1992. p. 264. 25 JOO, Paulo Srgio. Possibilidades e conflitos na contratao de profissionais constitudos em pessoa jurdica. Suplemento trabalhista. n. 5/06. S. Paulo: LTr, 2006, p. 15.
Av. Paulista, 1776, 12 e 23 andares R. Marechal Deodoro, 1784, 10 andar So Paulo SP CEP 01310-921 So Bernardo do Campo SP CEP 09710-201 Tel. (11) 3251-1655 / Fax (11) 3284-2961 Tel. (11) 4338-3535 / Fax (11) 4338-2255 www.robortella.com.br

16

O ordenamento jurdico brasileiro no oferece segurana jurdica s novas formas de contratao de servios, em face de preconceitos arraigados na interpretao de suas normas. A preocupao com a tutela homognea a todos os trabalhadores gera tais

distores.

So muitos os casos duvidosos resolvidos pela Justia do Trabalho.

Por falta de opo no direito material, o juiz obrigado a aplicar a legislao trabalhista homognea.

IX. Direito europeu A reforma alem de 1974 criou os para-subordinados, ao lado dos trabalhadores a

domiclio, agentes de comrcio e outros autnomos.

O para-subordinado pessoa semelhante ao trabalhador subordinado (Alves, 2004, p. 97), cabendo ao judicirio trabalhista a competncia para apreciar seus litgios, semelhana da Itlia.

Na Frana, caracterizado como intermedirio (misto) entre trabalho subordinado e autnomo. Gerard Lyon-Caen diz:

No estado atual das prticas em matria de emprego faz certamente falta um conceito intermedirio (parassubordinao no de uma total limpidez) que permita aplicar os conceitos de Direito do Trabalho a certas pessoas que no so verdadeiros

independentes sem serem assalariados: que so a parte mais fraca do contrato.(OLIVEIRA, Murilo Carvalho Sampaio. Subordinao jurdica: um conceito desbotado. Revista de

Direito do trabalho, abril-junho 2007, So Paulo, vol. 126, pg.120 )

Realmente, a autonomia, antes sinnimo de capacidade organizativa e poder econmico, traz outra face: a fragilidade econmica do trabalhador. O autnomo no recebe qualquer proteo trabalhista (OLIVEIRA, op. cit., pp.123-124).

A subordinao jurdica afasta os autnomos ps-modernos. Sua moldura funciona mais para excluir do que para incluir (OLIVEIRA, op. cit., p.125).

Av. Paulista, 1776, 12 e 23 andares R. Marechal Deodoro, 1784, 10 andar So Paulo SP CEP 01310-921 So Bernardo do Campo SP CEP 09710-201 Tel. (11) 3251-1655 / Fax (11) 3284-2961 Tel. (11) 4338-3535 / Fax (11) 4338-2255 www.robortella.com.br

17

O trabalho economicamente dependente pode ser por conta alheia e por conta prpria: ambos dependem do tomador.

Na Inglaterra, os direitos em matria de no-discriminao, a proteo da sade e da segurana, as garantias de salrio mnimo, assim como a proteo dos direitos de

negociao coletiva, foram estendidos aos trabalhadores economicamente dependentes.

Na UE, os agentes comerciais, conforme a Diretiva 86/653/CEE, tm proteo quanto ao pagamento da remunerao, converso dos contratos a termo em contratos sem termo, e indenizao pela cessao do contrato.

E quando os trabalhadores esto implicados em longas cadeias de subcontratao ?

Vrios

pases

europeus

adotam

responsabilidade

conjunta

solidria

entre

os

contratantes e subcontratados. Este sistema incentiva o controle do cumprimento da legislao do trabalho pelos parceiros comerciais.

A nova lei espanhola (n. 20, de 11.7.07) no prembulo, diz que, do ponto de vista econmico e social, o trabalhador autnomo atual muito diferente. Antes, eram

atividades de pequena rentabilidade, de reduzida dimenso, sem grande investimento, tais como agricultura, artesanato e pequeno comrcio. Hoje, prolifera em pases de elevado nvel de renda, em atividades de alto valor agregado, em face de novas concepes de administrao, da difuso da informtica e das telecomunicaes.

Alm

disto,

forma

escolhida

por

muitos

para

se

inserir

no

mercado

com

autodeterminao e independncia.

A lei tem as seguintes linhas gerais:

a) cria, dentre outros, o trabalhador autnomo economicamente dependente; b) garante os direitos fundamentais como trabalho, livre escolha de profisso, liberdade de iniciativa, propriedade intelectual, no-discriminao, respeito intimidade,

proteo sade e segurana, conciliao entre vida profissional, pessoal e familiar; c) conceituado como aquele que recebe pelo menos 75% de sua receita de um s cliente, para o qual trabalha de forma habitual, pessoal, predominante e direta; d) responsabilidade subsidiria do principal tomador, no caso de subcontratao; Av. Paulista, 1776, 12 e 23 andares R. Marechal Deodoro, 1784, 10 andar So Paulo SP CEP 01310-921 So Bernardo do Campo SP CEP 09710-201 Tel. (11) 3251-1655 / Fax (11) 3284-2961 Tel. (11) 4338-3535 / Fax (11) 4338-2255 www.robortella.com.br

18

e) no pode ter empregados; f) executar trabalho de forma diferenciada dos empregados do tomador; g) contrato escrito; h) na falta de clusula de prazo, se presume o tempo indeterminado; i) descanso anual de 18 dias; j) descanso semanal e feriados; k) limitao de jornada, podendo ser excedida em no mximo 30%; l) indenizao por perdas e danos, em caso de resciso injusta; m) aplicao de acordos de interesse profissional, celebrados entre empresas e

associaes de trabalhadores autnomos; n) competncia da Justia Laboral.

X. Flexigurana - contrato de atividade profissional ALAIN SUPIOT sustenta que a condio jurdica de trabalhador assalariado deveria ser substituda pela noo de estado profissional da pessoa, permitindo conciliar a

diversidade, a continuidade e a descontinuidade do trabalho, que hoje marcam cada vez mais a vida do trabalhador, dada a tendncia precarizao das relaes.

Desse modo, mais que estabilidade no emprego, h que garantir estabilidade no trabalho ou continuidade da carreira. Trata-se de proteger o trabalhador nas fases de uma empresa para outra, proporcionando-lhe determinadas garantias ao longo dos perodos de trabalho e tambm na ausncia dele. concebidas como elementos As interrupes e mudanas na vida laboral devem ser normais da condio profissional (Transformaciones del

trabajo y porvenir del derecho laboral en Europa, RIT, vol.118, 1999, n.1, pp.39/41). O trabalho deve gerar valores indenizatrios ou sob a forma de direitos, que seriam utilizados pelo trabalhador nos diversos momentos de sua vida profissional. Seria uma espcie de fundo de direitos, alimentado por contribuies do Estado, da empresa, do trabalhador e da seguridade social (Supiot, Au del de lemploi, p. 150). Por outro lado, admite a aplicao do direito do trabalho tanto ao trabalhador

subordinado como ao autnomo, com tratamentos diferenciados e protees adequadas a cada situao.

Diz PEDRO PROSCURCIN:

A idia a garantia durante toda a vida produtiva (Supiot) ou emprego de tempo de vida ativa (Boissonnat). Essa vida ativa e/ou produtiva implicaria o reconhecimento, como Av. Paulista, 1776, 12 e 23 andares R. Marechal Deodoro, 1784, 10 andar So Paulo SP CEP 01310-921 So Bernardo do Campo SP CEP 09710-201 Tel. (11) 3251-1655 / Fax (11) 3284-2961 Tel. (11) 4338-3535 / Fax (11) 4338-2255 www.robortella.com.br

19

bens

serem

protegidos,

do

emprego,

do

desemprego,

da

formao

ou

do

trabalho

independente, na perspectiva de tutela dos diferentes estados profissionais. Seria uma cobertura tutelar para as mutaes do trabalho da pessoa e do profissional. A proposta de Boissonnnat amplia o estado profissional, mencionando a tutela necessria

mobilidade geogrfica, alternncia entre trabalho efetivo, compreendendo as situaes de transio entre atividade, a vida interempresarial, a formao e a atividade

socialmente til. Vem dessa assero a idia de contrato de atividade que, na viso dos seus autores, deveria ter prazos de durao de pelo menos 5 anos.

Essa flexibilidade, aliada a polticas ativas de mercado de trabalho, prestaes por desemprego e permanente qualificao profissional, com diviso da responsabilidade pelo pelos trabalhadores entre as empresas e a sociedade, o que se denomina flexigurana, a partir do modelo da Dinamarca.

XI Reforma da CLT A participao dos sindicatos e dos trabalhadores condio de legitimidade das

modificaes estruturais da sociedade.

Essas

transformaes,

entretanto,

devem

ser

estimuladas

atravs

de

reforma

constitucional, exigida por amplos setores polticos e jurdicos brasileiros.

Deve-se comear com uma emenda Constituio com as seguintes premissas bsicas:

a) liberdade sindical, inclusive para criao de sindicatos, sem observncia do critrio de categorias profissionais ou econmicas, bem como de se associar ou no; b) fim do monoplio de representao gerado pela unicidade sindical obrigatria; c) supresso da contribuio sindical obrigatria; d) extino do poder normativo, podendo a Justia do Trabalho atuar na soluo dos conflitos econmicos somente atravs de arbitragem facultativa, ou seja, a pedido

conjunto das partes;

necessria tambm emenda ao artigo 7, acrescentando ao caput a expresso observado o disposto em lei, convenes coletivas e acordos coletivos.

Av. Paulista, 1776, 12 e 23 andares R. Marechal Deodoro, 1784, 10 andar So Paulo SP CEP 01310-921 So Bernardo do Campo SP CEP 09710-201 Tel. (11) 3251-1655 / Fax (11) 3284-2961 Tel. (11) 4338-3535 / Fax (11) 4338-2255 www.robortella.com.br

20

Surgiria

assim

um

ordenamento

jurdico

trabalhista

hierarquicamente

estruturado

em

quatro nveis : a) ncleo mnimo de normas inderrogveis, aplicveis a quaisquer trabalhadores; b) normas dispositivas, s aplicveis quando inexistente conveno ou acordo coletivo; c) clusulas de contrato individual, quando mais favorveis. O ncleo mnimo inclui normas relativas durao do trabalho, mnimo, condies ambientais, medicina formao do trabalho, descanso, salrio do trabalho, seguro-

segurana de

identificao,

fiscalizao,

profissional,

poltica

emprego,

desemprego, proteo ao sindicato e ao sindical etc.

As

normas

dispositivas

so

aquelas

revogveis

por

conveno

ou

acordo

coletivo,

aplicveis somente na ausncia de norma coletiva.

Outras sugestes podem ser feitas para a reforma.

a) Limitao da hora extraordinria, reservando-a para situaes efetivamente especiais.

b) Criao, por lei ou negociao coletiva, de jornada mvel ou varivel, mediante livre ajuste individual, com limite entre duas e oito horas dirias. A comunicao do horrio deve observar antecedncia mnima de uma ou duas semanas, sendo o salrio estipulado por hora trabalhada.

c) Ampliao do conceito de utilidade no-salarial, j flexibilizado no artigo 458, pargrafo 2 da CLT (vesturio, educao, transporte, assistncia mdica, seguro de vida e acidentes, previdncia privada).

d) Possibilidade de ajuste de salrio complexo ou complessivo, com clara definio de todos os direitos nele includos, quando se tratar de gerente ou empregado de confiana, com remunerao superior (por exemplo, 15 salrios mnimos).

e) Vigncia da norma coletiva at, no mximo, 120 dias aps o prazo estipulado pelas partes, falta de nova negociao. A Emenda 45, a nosso ver, s permite os efeitos da norma coletiva durante o prazo fixado pela conveno ou acordo.

Av. Paulista, 1776, 12 e 23 andares R. Marechal Deodoro, 1784, 10 andar So Paulo SP CEP 01310-921 So Bernardo do Campo SP CEP 09710-201 Tel. (11) 3251-1655 / Fax (11) 3284-2961 Tel. (11) 4338-3535 / Fax (11) 4338-2255 www.robortella.com.br

21

f) Normas de proteo no ambiente de trabalho extensveis a todos os trabalhadores, sejam eles empregados, autnomos, avulsos, eventuais etc. O artigo 225 da CF/88 proclama que todos tm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Pblico e coletividade o dever de defend-lo e preserv-lo para as presentes e futuras geraes.

g)

Incluso

dos

trabalhadores

eventuais,

precrios,

intermitentes

autnomos

economicamente dependentes, mediante legislao que favorea sua utilizao no mercado formal e sua integrao ao sistema de previdncia social, com alguns direitos mnimos.

h) mais flexibilidade na aprendizagem.

XII. Contrato de trabalho e de emprego na reforma O projeto da ANDT, ao cuidar das relaes de trabalho, disciplina o contrato individual de trabalho e o contrato individual de emprego, salvo o disposto em conveno coletiva ou acordo coletivo, quando couber. nico. So abrangidos o trabalho urbano, exercido em territrio nacional e no

exterior, o trabalho rural e o trabalho domstico.

Artigo 5. So as seguintes as espcies de contrato individual de trabalho: a) eventual, quando o trabalho prestado pelo prazo mximo de 30 (trinta) dias para

o mesmo tomador, consecutivos ou no, apurados a cada perodo de 180 (cento e oitenta) dias, com durao diria jamais superior a 10 (dez) horas; b) intermitente, quando o trabalho no exceda a 2 (dois) dias por semana, com

durao mxima de 10 (dez) horas; c) d) em estgio, na forma da legislao pertinente; avulso, por intermediao de sindicato profissional, quando o trabalho prestado

at 7 (sete) dias por ms, com durao mxima diria de 10 (dez) horas, sem prejuzo do trabalho avulso regido pela Lei 8630/93; e) autnomo, quando o trabalho prestado com habitualidade por profissionais

dotados de organizao e meios prprios, ainda que em regime de coordenao com o tomador do servio; f) voluntrio, na forma da lei;

g) temporrio, na forma da lei. Av. Paulista, 1776, 12 e 23 andares R. Marechal Deodoro, 1784, 10 andar So Paulo SP CEP 01310-921 So Bernardo do Campo SP CEP 09710-201 Tel. (11) 3251-1655 / Fax (11) 3284-2961 Tel. (11) 4338-3535 / Fax (11) 4338-2255 www.robortella.com.br

22

Artigo 6. Aplicam-se ao contrato individual de trabalho as normas de proteo relativas a direitos da personalidade, no-discriminao, segurana, sade, mulher, criana e adolescente, inclusive aquelas previstas em convenes da OIT, tratados e outros

compromissos internacionais assumidos na forma da Constituio Federal. Par. 1. garantida remunerao nunca inferior ao salrio mnimo horrio, exceto quanto ao trabalho voluntrio e em estgio. Par. 2. A durao semanal do trabalho no poder ser superior a 44 (quarenta e quatro) horas, observado o limite de 10 (dez) horas dirias, salvo o disposto em lei especial.

Captulo III Contrato individual de emprego

Artigo 7. Contrato individual de emprego o negcio jurdico que tem por objeto a prestao de servios do empregado, pessoa natural, ao empregador, com pessoalidade, subordinao, continuidade e onerosidade. Pargrafo nico. Equipara-se ao contrato individual de emprego o contrato de equipe.

Artigo 8. a) b) c)

So as seguintes as espcies de contrato individual de emprego: urbano; rural; domstico;

Art. 9. A presente lei no se aplica aos diretores e administradores, quando investidos na forma do Cdigo Civil e legislao das sociedades, qualquer que seja sua atividade ou forma jurdica. 1 Os empregados investidos nas funes previstas neste artigo tero o contrato suspenso escrito. durante o mandato ou exerccio do cargo, salvo ajuste em contrrio, por

Artigo 10. O contrato individual de emprego pode ser celebrado por prazo determinado ou indeterminado. Par. 1. Salvo o disposto em conveno coletiva ou acordo coletivo de trabalho, o contrato por prazo determinado, sempre escrito, no pode ter prazo superior a 3 (trs) anos, admitida uma prorrogao, por prazo igual ou inferior. Av. Paulista, 1776, 12 e 23 andares R. Marechal Deodoro, 1784, 10 andar So Paulo SP CEP 01310-921 So Bernardo do Campo SP CEP 09710-201 Tel. (11) 3251-1655 / Fax (11) 3284-2961 Tel. (11) 4338-3535 / Fax (11) 4338-2255 www.robortella.com.br

23

Par. 2. O contrato de experincia, sempre escrito, pode ser celebrado pelo prazo de 90 (noventa) dias, permitida uma prorrogao, por prazo igual ou inferior.

Artigo 11. Aderem ao contrato individual de emprego todas as clusulas de conveno coletiva ou acordo coletivo de trabalho, at 90 (noventa) dias aps o trmino de sua vigncia, na ausncia de nova norma coletiva; passado esse perodo, no mais

permanecero em vigor.

Captulo IV Alterao do contrato individual de emprego

Artigo 12. O contrato individual de emprego poder ser alterado a qualquer tempo por ajuste das partes, desde que no haja prejuzo ao empregado, salvo negociao coletiva ou ajuste individual com assistncia do sindicato profissional. nico. A apurao de eventuais prejuzos deve ser feita mediante a comparao,

limitada a 12 (doze) meses, do conjunto de clusulas anterior com o posterior, bem como os fatores conjunturais de ordem econmica, financeira, tecnolgica que atinjam o

contrato.

Artigo 13. A transferncia de local de trabalho s admitida por real necessidade de servio, nas seguintes hipteses: a) inerente natureza do servio; b) expressamente aceita pelo empregado; c) o empregado exercer cargo de confiana; 1 A transferncia provisria assegura ao empregado adicional correspondente a 25% do valor do salrio, enquanto durar essa situao. 2 Cabem ao empregador as despesas decorrentes da mudana de residncia do empregado. 3 Para efeitos desta lei, no se considera transferncia: a) a alterao de local de trabalho, quando no implicar necessariamente mudana de residncia do empregado; b) a alterao de local de trabalho no exerccio de atividades mveis e dispersas; c) a viagem de negcios, quando no exceder a 30 (trinta) dias; d) quando expressamente solicitada pelo empregado, com anuncia do empregador. 4 Ao empregado, nas hipteses de transferncia provisria e nas previstas nas alneas a, b e c do pargrafo terceiro, permanecero aplicveis as convenes e acordos coletivos do local de origem. Av. Paulista, 1776, 12 e 23 andares R. Marechal Deodoro, 1784, 10 andar So Paulo SP CEP 01310-921 So Bernardo do Campo SP CEP 09710-201 Tel. (11) 3251-1655 / Fax (11) 3284-2961 Tel. (11) 4338-3535 / Fax (11) 4338-2255 www.robortella.com.br

Vous aimerez peut-être aussi