Vous êtes sur la page 1sur 34

PRTICA DE PROCESSO CIVIL I PROF(A) JULIANA A.

CARDOSO
Essa matria visa colocar em prtica a lei material civil, ou seja, o Cdigo Civil. Ento para cobrarmos algum de uma dvida, entramos com uma ao de cobrana, para afastarmos um marido que bate na mulher entramos com uma AO CAUTELAR DE SEPARAO DE CORPOS, para executar um cheque que no foi pago usamos a AO DE EXECUO DE TTULO.

Vrias mudanas ocorreram no Cdigo de Processo Civil, uma delas foi que antes acabava o processo tinha que entrar com ao de execuo, agora continua tudo isso no prprio processo. Houve mudanas nos recursos visando dar maior celeridade.

TIPOS DE AES
1- AO

DE CONHECIMENTO: Quando se leva ao conhecimento do Judicirio os fatos alegados pelo autor visando obter uma resposta sobre qual das partes tem razo, mediante aplicao de normas no caso concreto. Essas aes podem ser DECLARATRIAS (apenas visam declarar a existncia ou no de um direito, no precisa executar a deciso apenas declara algum direito. Ex: Investigao de Paternidade, Usucapio); CONSTITUTIVAS OU DESCONSTITUTIVAS(O autor no busca apenas declarar algum direito violado, mas tambm visa modificar, criar ou extinguir algum direito, visa alterar alguma situao. Ex: divrcio.); CONDENATRIA(Alm de declarar um direito, o autor visa que o outro seja condenado a alguma coisa, ou pagar, ou obrigao de fazer ou no fazer, a qual se no for cumprida, gera ao autor o direito de exigir do Estado que se faa valer coativamente sua deciso atravs da execuo.

2- AO DE EXECUO: a ao de provimento jurisdicional

eminentemente satisfativo do direito do credor, visa atravs de atos coativos obter o pagamento de uma obrigao que deveria ter sido realizada. Pode ser quando o autor possui um ttulo judicial ou extrajudicial.

3- AO CAUTELAR: Visa a concesso de uma garantia

processual que assegure a eficcia da ao de conhecimento ou de execuo, no se destina a resoluo de litgios, mas sim garantir que os demais tipos de aes sejam eficazes em sua finalidade. A ao cautelar visa afastar um perigo decorrente da demora no desenvolvimento dos processos principais.Ex: Ao de Sustao de Protesto.

ELEMENTOS DA AO

PARTES: So aqueles que participam da relao jurdica processual desenvolvida perante o juiz. O autor aquele que deduz a pretenso em juzo e o ru o que resiste sua pretenso. CAUSA DE PEDIR: So os fatos e fundamentos jurdicos que levam o autor a procurar o juiz. a descrio da lide e do direito/lei que aplicada aquele caso, pode ser CAUSA DE PEDIR PRXIMA OU JURDICA( o direito que foi violado) CAUSA DE PEDIR REMOTA OU FTICA(So os fatos, a historinha, indicao da leso de algum direito do autor. O Judicirio somente ir agir baseado nos fatos conflitantes. PEDIDO: Toda ao deve conter pelo menos 2 pedidos, ou seja, o que o autor deseja. H o pedido imediato que feito ao juiz solicitando que ele d uma sentena, uma deciso ou condenatria, ou executiva ou cautelar (EXEMPLO: AO FINAL SEJA JULGADO TOTALMENTE PROCEDENTE A PRESENTE AO, SEJA CONCEDIDA A TUTELA ANTECIPADA, SEJA CONCEDIDA A MEDIDA LIMINAR). E h o pedido mediato que a exigncia de algo do autor ao ru.(EXEMPLO: CONDENAO DO RU AO PAGAMENTO DE ALGO)

CONDIES DA AO

POSSIBILIDADE JURDICA DO PEDIDO: Pedido ser possvel. LEGITIMIDADE: A pessoa ser legtima para entrar com a ao ou poder ser ru. INTERESSE DE AGIR: o binmio necessidadeadequao(necessidade de entrar com a ao e entrar com a ao adequada, com pedidos adequados.)

CRITRIOS DE COMPETNCIA
Mesmo dentro de cada justia(federal, eleitoral, militar, estadual) h critrios que determinam qual, dentre os vrios rgos existentes ser o competente para apreciar o conflito. Ento, para achar o juzo ou juiz competente para resolver seu problema necessrio aplicar esses critrios.

CRITRIO EM RAZO DO TERRITRIO OU DE FORO: o critrio indicativo do local onde a ao dever ser ajuizada. Esse critrio determinar qual a comarca ou seo judiciria onde dever a demanda ser proposta. Cada Cdigo, em cada caso traz de acordo com o assunto envolvido, o local exato onde se deve ingressar com a ao. Tais regras so para beneficiar as partes. Esse critrio relativo pois se as partes entrarem em um consenso, esse local pode ser alterado.(foro de eleio). - domiclio das partes; -situao da coisa; -pelo lugar de contratos ou fatos.

CRITRIO EM RAZO DA MATRIA: analisar a matria que est sendo discutida no processo, h rgos especializados, na qual possui juzes especializados e com conhecimento aprofundado sobre o assunto. Esse critrio absoluto, no pode ser alterado pela vontade das partes. Ex: Vara da Famlia, Acidentes de Trabalho, Varas Cveis, Varas Criminais etc...

CRITRIO EM RAZO DA PESSOA/FUNCIONAL: Algumas pessoas gozam de privilgios e por isso devem ser julgadas por juzes especializados. Tal privilgio justificado pelo interesse pblico. Tambm critrio absoluto e no pode ser mudado pela vontade das partes. CRITRIO EM RAZO AO VALOR DA CAUSA: Toda causa deve ter um valor atribudo na inicial, portanto as causas de pequeno valor tem um juiz competente, as de grande valor outros juzos competentes. Esse critrio tambm relativo, pode ser escolhido pelas partes. Em relao matria e a pessoa chamamos de COMPETNCIA ABSOLUTA, ou seja, aquela estabelecida em favor do interesse pblico, portanto, no pode ser mudada pela vontade das partes(foro de eleio). A no observncia dessa competncia gera a completa nulidade do processo. O juiz vendo que essa competncia no est sendo respeitada, deve mandar o processo imediatamente para o juiz competente. Em relao ao territrio e o valor da causa chamamos de COMPETNCIA RELATIVA, pois, ela feita para atender interesses privados e por isso podem ser alteradas pelo consenso das partes ou renunciada por alguma parte. Caso as partes no falem nada, no entrem com exceo de incompetncia-defesa do ru, ocorre a PRORROGAO DA COMPETNCIA( o juiz incompetente se torna competente para julgar aquela causa). Agora se a outra parte alegar atravs de exceo de incompetncia que o juiz incompetente, ai sim deve mudar o juiz. Aqui, o juiz s fala algo se ele for provocado. Ex: Eleio de foros em contratos de adeso. OBSERVAO: COMPETNCIA ABSOLUTA- Interesse Pblico, Matria e Pessoa/Funcional, gera nulidade absoluta, pode ser argida em qualquer fase do processo. COMPETNCIA RELATIVA- Interesse Privado, Territrio e Valor da Causa, gera nulidade relativa, s pode ser argida no prazo de resposta do ru.

CONEXO E CONTINNCIA:

1- CONEXO( Art. 103 CPC) Reunio de duas ou mais aes para julgamento em conjunto, afim de evitar a existncia de sentenas conflitantes(evitando que as partes tenham duas decises diferentes). Essa reunio deve ocorrer pois os processos apresentam identidade do pedido ou da causa de pedir, e indicativo que a permanncia delas em diferentes processos pode gerar decises diferentes. OBSERVAO: Pode acontecer da conexo estar em processos com competncias absolutas diferentes, como por exemplo: Processo Criminal de Leso Corporal e Processo Cvel de Indenizao pelos danos dessa leso corporal, nesse caso, no h como unir os processos pois as competncias so diferentes e absolutas. Assim, um processo pra at que se julgue o outro.

2- CONTINNCIA uma espcie de conexo, ocorre quando duas aes possuem as mesmas partes e a mesma causa de pedir, mas o pedido de uma delas engloba o da outra. Aqui as duas aes no so idnticas, pois os pedidos so diferentes, porm uma delas tem contedo abrangido por completo pela outra demanda.

Quando acontece o fenmeno na conexo ou continncia o juiz que ir ficar com ambos os processos ser aquele que primeiro tomou cincia de algum processo. o chamado JUIZ PREVENTO.

3- CONFLITO DE COMPETNCIA possvel que dois juzes se dizem competentes para julgar alguma ao, ou quando ambos dizem que so incompetentes, ou quando h conflito na reunio ou separao de processos. Quando surge essa briga, quem decide quem competente o juzo hierarquicamente superior a ambos os juzes.

DAS PARTES PROCURADORES

NO

PROCESSO

SEUS

1- RELAO JURDICA PROCESSUAL: A relao jurdica existente no processo existe entre as partes/litigantes e o Estado-Juiz. Essa relao complexa porque impulsionada pela prtica de vrios atos processuais ordenados pelas partes e pelo juiz, todos visando a obteno da tutela jurisdicional. Essa finalidade ocorre mesmo que as partes no exeram suas faculdades processuais e deixem de movimentar o processo, pois o processo se inicia pelo princpio da ao e se movimenta pelo princpio do impulso oficial. A princpio a relao processual ocorre somente entre as partes e o Juiz, pois somente com a anlise da petio inicial e deferimento pelo juiz que as partes comeam a ter relao processual.

---------------------PARTES----------------------2- CONCEITO DE PARTE: Partes so aquelas pessoas que participam da relao processual existente com o Estado-Juiz, exercem faculdades que lhes so oferecidas, observam os deveres a elas impostos e sujeitam-se aos nus processual. Conforme o processo escolhido ou a fase processual a denominao da parte varia: -Autor X Ru -Credor X Devedor -Exequente X Executado -Denunciante X Denunciado -Recorrente X Recorrido

3- FACULDADES, DEVERES E NUS PROCESSUAIS

FACULDADES PROCESSUAIS: As partes, na defesa de seus interesses e buscando formar o convencimento daquele que ir decidir, pode praticar atos destinados ao exerccio do seu direito de ao e defesa, como por exemplo: o direito de produzir provas, recorrer, comparecer nos atos processuais etc... DEVERES PROCESSUAIS: Por outro lado, alm dos direitos, tambm h deveres impostos para as partes, cujo descumprimento poder acarretar sanes no s no prprio processo civil(litigncia de m-f), como at mesmo na esfera criminal(desobedincia), como por exemplo atuar no processo com lealdade, urbanidade, boa f.

NUS PROCESSUAIS: So faculdades processuais concedidas s partes, as quais apesar de no serem obrigatrias geram prejuzos na relao jurdica processual, consistente em trazer desvantagem perante aquele que ir decidir a lide. Exemplo: Contestao, muito embora ningum seja a ela obrigado, a sua ausncia gera uma desvalia/prejuzo processual ao ru, e o estabelecimento da presuno de veracidade dos fatos alegados pelo autor, possibilitando inclusive o julgamento antecipado da lide.

4- SUBSTITUIO PROCESSUAL E SUBSTITUIO DE PARTE: O titular da ao aquele titular do direito material violado, s quando a lei permitir admissvel que terceiro venha a juzo tutelar direito alheio, em nome prprio, a substituio processual legitimao extraordinria, agindo o substituto na defesa do interesse que no lhe pertence. Ex: Ao Civil Pblica(meio ambiente, proteo animais) ou Ao Popular. Essa substituio processual diferente da substituio de parte, a qual significa a alterao da pessoa que figura em um dos plos do processo. Aps estabilizada a demanda, nosso ordenamento jurdico somente permite a substituio das partes originrias em caso de falecimento(habilitao de sucessores), caso a ao seja transmissvel, seno ela extinta. OBSERVAO: Venda do bem que est no processo--- Mesmo assim as partes continuam no processo, o mximo que pode ocorrer que o terceiro que comprou entre no processo como terceiro interessado/assistente.

5- CAPACIDADE DE PROCESSUAL:

ESTAR

EM

JUZO

CAPACIDADE

Qualquer pessoa que possua capacidade de ser sujeita de direitos e obrigaes na vida civil tem capacidade de estar em juzo, equivale ela a personalidade jurdica. Muito embora algumas fices jurdicas no possuam personalidade civil, tais como nascituro, massa falida, esplio e condomnio eles tambm podem ser partes no processo de seus interesses, desde que corretamente representados(genitor, sndico, inventariante). J a capacidade processual(legitimatio ad processum), exige as regras da capacidade de exerccio do Cdigo Civil, como a relao jurdica processual implica atos de manifestao de vontade, exige a lei processual os mesmos requisitos da lei civil, idade, sem debilidade mental e vontade plena.

Assim, muito embora o menor possa ser parte no processo(capacidade de estar em juzo), ele no tem capacidade processual por isso deve estar acompanhado de seu representante legal. Ele no assume a posio de parte da ao mas sim seu representante que comparece nos autos para represent-lo, da mesma forma ocorra com a pessoa jurdica que dever estar no processo devidamente representada. OBSERVAO IMPORTANTE: Capacidade processual diferente de legitimidade, pois a primeira o processo j se iniciou e por isso gera extino do processo sem o seu julgamento de mrito, j a segunda condio da ao e por isso gera nulidade do processo por carncia da ao.

------------------ADVOGADO---------------------1- CAPACIDADE POSTULATRIA:

Todo o processo possui todas as suas regras no Direito, possui regras prprias, tcnicas e precisa de pessoas que tenham conhecimento das leis, por isso somente aquele habilitado em curso superior jurdico tem capacidade de postular em juzo. Por isso o advogado tem esse conhecimento e representa as partes no processo. sua a exclusividade da capacidade postulatria, sendo absolutamente nulo o processo no qual a parte no tenha advogado. Porm a lei coloca como exceo e permite em alguns casos a postulao diretamente pelas partes. Exemplo: Quando o advogado advoga em causa prpria, juizado especial cvel quando o valor da causa no passar de 20 salrios mnimos. Para que o advogado represente a parte de maneira vlida necessrio que essa parte outorgue mandato/procurao ad judicia(art. 38 CPC), por instrumento pblico(analfabeto) ou particular para a prtica dos atos processuais. Portanto tudo que a parte quiser permitir que seu advogado realize deve constar nessa procurao. Essa procurao jamais deve ser dispensada, porm medidas urgentes podem ser praticadas independentemente de mandato, desde que depois se junte a procurao. Caso a parte queira substituir o advogado, o autor deve constituir um outro advogado sob pena de extino do processo, caso o ru queira trocar o advogado ele tambm deve nomear outro advogado seno o processo corre a revelia. Agora caso o advogado queira sair, deve comunicar por escrito a parte para constituir novo advogado ficando no processo por at 10 dias at novo advogado entrar.

-------------------MINISTRIO PBLICO----------------------O Ministrio Pblico tem como funo constitucional a defesa dos interesses sociais, da coletividade, interesses difusos. Essas funes esto tambm disciplinadas na Lei dos Mandados de Segurana, Lei da Ao Civil Pblica, Cdigo de Defesa do Consumidor etc... A lei fornece diversas vantagens processuais ao MP, tais vantagens no so em favor da instituio, mas em favor dos interesses pblicos, como: Necessidade de intimao pessoal do representante do MP de todos os atos do processo, ao contrrio das partes que so intimadas pelo Dirio Oficial; No esto sujeitos a pagamento de custas e honorrios advocatcios; manifestao em ultimo lugar quando o MP atuar como fiscal da lei; prazo em qudruplo para contestar e dobro para recorrer. O Ministrio Pblico pode exercer 2 funes: 1- MINISTRIO PBLICO COMO PARTE( ART. 81, CPC): Nessa qualidade, o Ministrio Pblico tem legitimidade para ajuizar aes expressamente previstas na lei, agindo em nome prprio mas na defesa de interesses alheios(substituio processual), cabendo-lhe respeitar todos os direitos e nus de parte no processo. Ex: Ao Civil Pblica(proteo do meio ambiente, patrimnio etc...), Cdigo de Defesa do Consumidor, Ao de Nulidade de Casamento, Pedido de Interdio, Ao de Investigao de Paternidade etc... 2 MINISTRIO PBLICO COMO FISCAL DA LEI( ART. 82 DO CPC): Nesse caso o Ministrio Pblico um sujeito especial no processo, pois sua presena importante pois h um interesse pblico enorme na aplicao correta da lei. A lei fala em 3 hipteses que o MP entra como fiscal da lei. -QUANDO TIVER INCAPAZES ENVOLVIDOS; -NATUREZA DO LITGIO- Estado exige maior controle na correta aplicao da lei. -PARTICIPAO GENRICA EM TODOS OS PROCESSOS EM QUE SE FAA PRESENTE O INTERESSE PBLICO. A ausncia do MP em processos que sua presena era obrigatria gera nulidade absoluta do processo.

-------------------JUIZ----------------Juiz no processo essencial e garante o bom andamento do processo. Primeiramente deve ele tratar as partes com igualdade, claro que a lei j prev situaes em que visando dar a igualdade ela concede alguns benefcios para uma das partes. Ex: Justia Gratuita, Inverso da Onus da

Prova etc... O juiz deve ser sempre imparcial no processo, por isso o juiz no pode atuar no processo quando houver impedimento, suspeio. As partes cabem apenas iniciar o processo, pois o juiz deve levar o processo at o final, pelo princpio do impulso oficial, de maneira mais clere e econmica.

CITAO
1- CONCEITO E GENERALIDADES: Recebida a petio Inicial o juiz determinar a citao do ru, ato pelo qual este chamado a juzo para, querendo, apresentar sua defesa. (Art. 213, CPC). Atravs do cumprimento vlido dessa citao, ou seja, se ela for feita corretamente, a relao jurdica processual torna-se completa com a integrao do ru ao processo. A ausncia da citao ou algum vcio gera nulidade absoluta do processo. OBSERVAO: Pode acontecer do ru aparecer antes da citao no processo, um comparecimento espontneo, nesse caso no precisar de citao. A REGRA - A citao deve ser sempre realizada na pessoa do ru ou de quem tenha poderes especficos para receb-la em seu lugar. Havendo suspeita de demncia ou incapacidade do ru, dever o oficial de justia certificar a ocorrncia, sobrevindo nomeao de mdico para elaborao de laudo e, reconhecida a impossibilidade de compreenso da citao pelo requerido, nomear-se- em seu favor um curador para a prtica do ato.

2- MODALIDADES DE CITAO: A citao pode ser CITAO REAL ou CITAO FICTA OU PRESUMIDA.

CITAO REAL: So aquelas recebidas pessoalmente pelo ru ou por quem o represente. Assim, caso citado no d a resposta no processo caracteriza-se a revelia. - PELO CORREIO(ART. 222 E 223 DO CPC)--- Esse tipo de citao faculdade concedida ao autor e poder ser feita para qualquer comarca do pas, com exceo das aes de estado, quando o ru for incapaz, pessoa de direito pblico, residir em local no

atendido pelos Correios e nos processos de execuo. Sua validade est ligada assinatura do ru ou de quem o represente no aviso de recebimento. OBSERVAO: - ENTREGA EM EMPRESA-RECEPO RECEBER -ENTREGA EM CONDOMNIOS- PORTEIRO RECEBER.

- POR OFICIAL DE JUSTIA( ART. 225 E 226 CPC)- Essa citao cabe quando o autor no optar pela citao por correio, ou quando a citao pelo correio tiver sido frustrada ou quando a lei vedar a citao por correio. O oficial de justia auxiliar do Juiz, ele recebe o mandado de citao que conter o nome do autor e do ru, o endereo dos dois, cpia da petio inicial(contraf), advertncia que caso o ru no resposta sero presumidos verdadeiros todos os fatos alegados na petio inicial pelo autor, data da audincia se houver, prazo para defesa, assinatura do juiz. Encontrado o ru pelo oficial de justia, ele ler o mandado e entregar a contraf, colhendo a assinatura do ru no mandado. Em caso de recusa do recebimento da contraf dever o oficial certificar o ocorrido no mandando, descrevendo tudo que ocorreu.

- POR MEIO ELETRNICO( LEI N 11.419/2006)- Essa lei introduziu a possibilidade de citao por meio eletrnico, mas no est sendo adotada ainda.

CITAO FICTA OU PRESUMIDA: Nesta espcie de citao no existe a certeza de que o ato tenha realmente chegado ao conhecimento do ru, sendo estabelecida simples presuno de seu conhecimento da existncia da ao. Logo, no sofrer os efeitos da revelia, sendo obrigatria a constituio em seu favor de um curador especial, o qual passa a ter incumbncia de formular a sua defesa nos autos, defesa formal. - CITAO POR EDITAL(ART. 231 A 233 CPC)--- Ocorre sempre que o ru se encontre em local incerto, no sabido ou nos casos expressos em lei. So requisitos de validade do edital a afirmao do autor ou a certido do oficial que ateste estar o ru em local incerto ou no sabido, afixao do edital na sede do juzo, em jornal oficial e 2 vezes em jornais locais e o prazo para contestar de 20 a 60 dias dependendo da deciso do juiz. O autor pode responder por perdas e danos caso dolosamente fale que desconhece o paradeiro do ru, ensejando invalidade na citao por edital.

- CITAO POR HORA CERTA(ART. 227 A 229 CPC)- Por vezes o ru se furta de receber a citao com o intuito de prejudicar o

autor, que se v impedido de formar a relao jurdica processual e obter a satisfao de seu direito. Ento nesse caso a lei permite que a citao seja feita realizada na pessoa que no o ru. Para ter validade essa citao o oficial de justia deve procurar o ru por trs vezes em seu domiclio, em dias e horrios diferentes, sem localiz-lo. Havendo suspeita de ocultao, o oficial dever informar qualquer pessoa da famlia do ru, ou, na ausncia destas, qualquer vizinho, do seu retorno no dia imediato para efetuar a citao, na hora que designar. No dia agendado, no encontrando o ru, efetuar a citao e deixar a contraf com os familiares ou vizinhos, lavrando certido pormenorizada de todos os atos e circunstncias do evento. Por fim, feita a citao por hora certa, enviar o escrivo carta registrada ao ru dando-lhe cincia do ocorrido, sem a necessidade de prova do seu recebimento.

3- EFEITOS DA CITAO: A citao vlida gera vrios efeitos processuais e materiais e ainda interrompe a prescrio. - PREVENO: gerada pelo primeiro juiz a realizar a citao vlida e serve de soluo do conflito entre juzes de competncia distintas(comarcas distintas). -LITISPENDNCIA: Existncia de duas aes idnticas em andamento. O primeiro processo a realizar a citao vlida prossegue sobrevindo a extino dos demais. -LITIGIOSIDADE: Eventual alienao de coisa discutida em juzo aps a citao vlida ineficaz para o processo, no gerando a alterao das partes e vinculando seu destino futura sentena. A venda no proibida, porm aquele que comprar corre o risco de eventual sucesso do alienante no processo. Ele apenas pode entrar como assistente no processo. -CONSTITUIO DO DEVEDOR EM MORA: A citao constitui em mora o devedor de uma obrigao. -PRESCRIO: realizada a citao vlida a prescrio retroage a data da distribuio da ao.

4- DIFERENA ENTRE INTIMAO E CITAO: Citao chama o ru ao processo para se defender e intimao apenas comunicao dos atos processuais, cincia do que est acontecendo no processo, convocando algum para que faa algo ou deixe de fazer alguma coisa.

ATOS PROCESSUAIS

1- CONCEITO: So todos os atos praticados pelos Sujeitos do

Processo(Partes e Juiz) visando dar andamento ao processo. H os atos de criao que so aqueles que foram realizados para iniciar a ao/processo. Ex: Petio Inicial, Citao, Contestao/Defesa. E h os atos de modificao/extino que servem para movimentar o processo. Ex: Despachos, Solicitaes que o juiz faz e a Sentena. So em sua maioria atos formais, exigem certa formalidade sob pena de nulidade do processo.
2- ATO PROCESSUAL NO TEMPO(Art. 172 e seguintes CPC):

Trata do horrio hbil para as prticas dos atos processuais. Os atos devem ser praticados nos dias teis(segunda a sexta feira, no inclui feriados estaduais ou municipais ou frias) das 06:00 hs s 20:00 hs, mas a lei permite que as vezes ultrapasse esse horrio quando a interrupo for prejudicial diligncia ou puder resultar em grave dano. Nos casos de penhora ou citao, possvel realizar fora do horrio normal, inclusive domingos e feriados, desde que respeitadas a inviolabilidade do domiclio noite e mediante expressa autorizao judicial.
3- ATO

PROCESSUAL NO ESPAO: Normalmente os atos processuais devem ser praticados na sede do juzo/dependncias do Frum, as excees ocorrem quando algumas pessoas tiverem prerrogativas pessoais como o Presidente da Repblica, Governador, Deputados etc... ou quando alguem mostrar a necessidade de ser realizado fora do Frum como pessoas enfermas.

4- ATOS DAS PARTES: Os atos das partes classificam-se em:

ATOS POSTULATRIOS(pedir algo, postular): Aqueles mediante os quais as partes trazem suas teses de fato e direito para o juiz. Ex: Peties Iniciais, Contestaes, Recursos. ATOS PROBATRIOS(provar algo): Aqueles destinados a trazer aos autos os elementos de convencimento ao juiz, visando demonstrar a veracidade dos fatos alegados pelas partes. ATOS DE DISPOSIO( dispor de algo, deixar de querer algo): So os atos que visam facilitar a composio, os acordos na lide, nesses atos as partes abrem mo de seus direitos. Ex: Renncia(Ato Unilateral pelo qual uma parte abre mo de uma faculdade processual, como o direito de recorrer); Reconhecimento do pedido do outro( uma parte reconhece o direito o outro e o juiz somente homologa essa deciso); Transao( ato bilateral na qual o autor abre um pouco a mo

de seu direito e o ru tambm, acordo entre as partes) ou Desistir do Processo, do direito de ao.

5- ATOS DO JUIZ: Est definido no artigo 162 do CPC, devero ser

redigidos, datados e assinados pelo juiz.

DESPACHOS: So atos sem qualquer contedo decisrio e tem por finalidade impor a marcha normal do processo, ante o que reza o princpio do impulso oficial. No se trata de deciso e por isso no cabe recurso apesar de que se algo tumultuar muito o processo cabe correio parcial. DECISO INTERLOCUTRIA: So os atos pelos quais o juiz decide alguma questo incidente no processo, mas no coloca fim ao processo, so decises que cabem como recurso o agravo retido ou de instrumento. SENTENA: o ato que o juiz decide o processo colocando fim nesse processo, podem colocar meio fim no processo quando extingue o processo sem julgamento do mrito e o assunto poder ser discutido de novo em outro processo, o juiz no analisou a matria, e h tambm as decises definitivas que o juiz analisou o mrito, a matria do processo, acolhendo ou no os pedidos do autor. As sentenas cabem como recurso o recurso de apelao.

PRAZOS PROCESSUAIS

1- CONCEITO: As partes devem dar incio ao processo atravs do PRINCPIO DA AO, e o juiz deve seguir o processo atravs do PRINCPIO DO IMPULSO OFICIAL, porm imposto aos sujeitos do processo prazos para o cumprimento dos seus atos processuais. A inobservncia desses prazos acarretar as partes a perda da faculdade processual concedida, que a chamada precluso e ao juiz s vezes, a possibilidade de receber sanes administrativas. Todos os prazos processuais esto previstos nas leis, porm em caso de omisso quanto esse prazo, cabe ao juiz fix-lo, e se o juiz no fixar deve-se aplicar o prazo de 5 dias, conforme afirma o artigo 185 do CPC.

2- CLASSIFICAES DOS PRAZOS:

A) PRAZOS PRPRIOS E IMPRPRIOS: O prazo prprio

aquele imposto s partes, pois acarreta a precluso pelo vencimento do seu termo final, impossibilitando sua prtica posterior e prosseguindo o procedimento para o seu estgio subseqente. J o prazo imprprio so aqueles estabelecidos pelo juiz e seus auxiliares, posto no gerarem qualquer conseqncia processual se no observados, possibilitando, entretanto, a aplicao de sanes de natureza administrativa. OBSERVAES: O Ministrio Pblico atuando como parte no processo, conforme o artigo 81 do CPC sujeita-se aos mesmos prazos das partes, sendo prazos prprios, j na qualidade de fiscal da lei ele possui prazo imprprio. Porm o MP tem o qudruplo de prazo para contestar e o dobro para recorrer. A Fazenda Pblica tambm tem esse prazo.

B) PRAZOS

DILATRIOS E PEREMPTRIOS: O prazo dilatrio pois aquele que comporta ampliao ou diminuio desse prazo pela vontade das partes ou do juiz, porm eles precisam ser requeridos antes do vencimento, fundado em motivo legtimo e o juiz preciso aprovar e fixar o novo vencimento. J os prazos peremptrios so aqueles inalterveis pelo juiz ou pelas partes, com exceo no que ocorre nas comarcas de difcil acesso e transporte ou em casos de calamidade pblica. A lei no costuma dizer claramente quais so os prazos dilatrios e quais so os prazos peremptrios, portanto cabe ao juiz dizer quais so os prazos a serem aplicados, mas a doutrina ensina que o melhor critrio a ser adotado aquele que afirma que os prazos peremptrios todo o prazo que se no observado altera a relao processual jurdica gerando um prejuzo ao omisso e vantagens processuais outra parte. Agora se essa ausncia de observncia do prazo e a precluso no gerarem vantagens nem desvantagens s partes, estamos no campo dos prazos dilatrios, porm h alguns prazos que j esto jurisprudencialmente aceitos que so peremptrios como o prazo para contestar, recorrer, apresentar excees ou reconvenes etc... J os prazos para apresentar diligencia, testemunha geralmente so dilatrios.

3- DO CURSO DOS PRAZOS E CONTAGEM DOS PRAZOS:

Todo prazo em regra contnuo, no se interrompendo nos feriados ou dia no til( Art. 178 do CPC), sobrevindo porm frias forenses, suspende-se os prazos. Paralisada a

contagem, o restante recomear a fluir a partir do primeiro dia til seguinte ao trmino das frias. Tambm suspendem-se os prazos quando: Morte ou perda da capacidade processual da parte ou de seu procurador; Conveno das partes se o prazo for dilatrio; Exceo de incompetncia, suspeio ou impedimento do juiz. Superado o motivo que deu causa suspenso, conta-se apenas o prazo remanescente.

Os prazos em regra so contados excludos do dia do comeo e incluso do dia do vencimento, conforme artigo 180 do CPC. Como a intimao o marco inicial dos prazos, estes s comeam a fluir a partir do primeiro dia til seguinte ao da intimao. Exemplo: Intimao feita na sexta feira--- incio do prazo na segunda feira(se for til) e o trmino do prazo tambm se cair em dia no til ou quando no houver expediente normal o prazo se encerrar no primeiro dia til subseqente.

4- DA INOBSERVNCIA DO PRAZO PROCESSUAL: Primeiramente, caso o juiz no respeite o prazo processual cabe s partes, Ministrio Pblico reclamarem ao Presidente do Tribunal de Justia para instaurao de procedimento administrativa e possvel aplicao de penalidade. J se as partes no respeitarem prazo processual ocorre a chamada precluso, que o fenmeno da perda da faculdade processual de praticar um ato, conforme afirma o artigo 183 do CPC: Art. 183 CPC- Decorrido o prazo, extingue-se, independentemente de declarao judicial, o direito de praticar o ato. Nem toda precluso gera um prejuzo quele que perdeu o prazo, podendo implicar apenas no prosseguimento do feito para o estgio/fase seguinte. A precluso classifica-se em:

PRECLUSO TEMPORAL: a perda da faculdade de praticar um ato processual em virtude da no observncia de um prazo estabelecido em lei ou pelo juiz. Ex: Parte deixou de contestar, ocorre a revelia e presume-se verdadeiros os fatos alegados pela parte autora, ou a parte perde o prazo para recorrer, no pode tentar mudar o que a sentena fixou. PRECLUSO LGICA: a perda da faculdade pela prtica de um ato anterior incompatvel com o ato posterior que se pretende realizar. Decorre da incompatibilidade entre o ato praticado e outro que se queria praticar tambm. Ex: Parte que aceitar expressa ou tacitamente a sentena dada no processo, depois no poder recorrer, outro exemplo a parte solicitar atravs de petio uma produo de provas periciais e depois solicitar o julgamento antecipado do processo sem mais provas a produzir. PRECLUSO CONSUMATIVA: aquela que a faculdade processual j foi exercida validamente, com a escolha de uma das hipteses legalmente oferecidas para a prtica do ato. Pelo fato do ato j ter sido praticado, no poder ser praticado novamente. Ex: Parte j apelou e por isso no pode entrar com outro recurso como embargos de declarao. Ou na fase de resposta do ru que pode ser contestao, reconveno ou exceo, a contestao e reconveno a lei fala que deve ser interpostos juntas e se entrar com uma s, depois no pode entrar com a outra.

PROCESSO DE CONHECIMENTO
O processo de conhecimento visa levar ao Judicirio o conhecimento de uma lide, diferente do processo cautelar e do processo de execuo. PETIO INICIAL 1- CONCEITO: o ato do autor pelo qual ele provoca o exerccio da jurisdio, que inerte e leva ao Judicirio a sua pretenso resistida, requerendo a tutela jurisdicional(sentena) e a sujeio do ru a deciso eventualmente acolhida. a pea que inaugura o processo, estabelecendo a relao jurdica processual entre o autor e o juiz.
2- REQUISITOS: ART. 282 DO CPC

A petio inicial ato formal, feito por escrito em lngua ptria, ao qual deve preencher os requisitos do artigo 282 do CPC. So eles:

JUIZ OU TRIBUNAL A QUE DIRIGIDA: o endereamento, serve como critrio de fixao da competncia, principalmente nos casos em que ao autor facultado o ajuizamento da ao perante mais de um juzo. NOMES, PRENOMES, ESTADO CIVIL, PROFISSO, DOMICLIO E RESIDNCIA DO AUTOR E DO RU: a qualificao das partes, importante para o processo pois serve para individualizar as partes do processo, possibilitando a comunicao dos atos processuais e a anlise da legitimidade das partes. OBSERVAO: Caso no seja possvel saber todos esses requisitos, no causar o no recebimento da petio inicial(indeferimento). Ex: Invaso de Terras por vrias pessoas impossvel prever todos os dados dos invasores. FATOS E FUNDAMENTOS JURDICOS: necessrio conter os fatos e as causa de pedir prxima e remota, pois todo direito alegado est ligado necessariamente a um fato. Tudo deve ser

narrado detalhadamente, sob pena de indeferimento(no aceitao) da petio inicial e impedir o julgamento de mrito do processo. Deve ento o autor narrar os fatos, e colocar os fundamentos jurdicos que embase a historia e os pedidos. PEDIDOS, COM SUAS ESPECIFICAES: Toda petio inicial traz consigo dois pedidos, o imediato, referente a sentena esperada pelo autor e o mediato que corresponde pretenso do direito material alegado pelo autor(o que o autor quer). O pedido deve ser certo e determinado, de modo que permite que o juiz e o ru entendam com clareza e certeza o que o autor quer, qual a pretenso do autor. Se no fizer o juiz no aceita a petio inicial. O autor poder ainda formular pedidos cumulativos, alternativos ou sucessivos: A) PEDIDOS CUMULATIVOS: So aqueles formulados em adio contra o ru, em decorrncia de um mesmo fato, o juiz deve ser o mesmo competente para apreciar todos os pedidos, o procedimento deve ser o mesmo, devem ser compatveis e ser contra o mesmo ru. B) PEDIDOS ALTERNATIVOS: So formulados quando o autor se encontra diante de uma obrigao alternativa, na qual o devedor se exonera pelo cumprimento de uma das opes existentes. O ru escolhe qual a opo quer cumprir. C) PEDIDOS SUCESSIVOS: Quando o autor formula uma pretenso principal, mas traz na petio inicial pedidos subsidirios a serem analisados no caso de impossibilidade de acolhimento de sua preferncia. Ao contrrio dos pedidos cumulados que o autor pretende o acolhimento de todos os pedidos e do alternativo nos quais a satisfao do autor se realiza pelo acolhimento de qualquer um dos pedidos. O pedido sucessivo estabelece uma ordem de preferncia, sujeitando-se a analise dos pedidos subsidirios. VALOR DA CAUSA: Est no artigo 259 do CPC, o valor da causa importante para clculo de custas do processo, taxas judicirias, a competncia e fixao de verbas de sucumbncia. O valor da causa o valor que corresponder ao proveito econmico que o autor deseja. Pode o ru no concordar com o valor da causa e apresentar no mesmo prazo da contestao, uma pea chamado IMPUGNAO AO VALOR DA CAUSA, que ficar em apenso ao processo principal. PROVAS COM QUE O AUTOR PRETENDE DEMONSTRAR A VERDADE DOS FATOS ALEGADOS: Compete ao autor especificar as provas que pretende demonstrar a veracidade dos fatos que argiu. Ento ele deve juntar todos os documentos na petio inicial que comprovem seu direito e deve requerer a produo de prova testemunhal, caso trate de ritos sumrios(juizado especial cvel) deve constar os nomes da testemunhas na prpria petio inicial.

O REQUERIMENTO DE CITAO DO RU: o ato pelo qual o autor requer seja o ru chamado a participar da relao jurdica processual.

3- EMENDA E INDEFERIMENTO DA INICIAL: Uma vez distribuda a inicial, compete ao juiz examinar o preenchimento de todos os requisitos essenciais e estando ela em perfeita ordem, dever o juiz mandar citar o ru. Porm, no se encontrando presentes os requisitos do artigo 282, o juiz pode optar por dois caminhos: 1 EMENDAR A INICIAL: Art. 284 do CPC. Se a petio inicial trouxer omisses, lacunas, contradies capazes de prejudicar o futuro julgamento da lide, pode o juiz conceder o prazo de 10 dias para o autor consertar, de modo que nesse caso permite a citao do ru. Uma vez indicado pelo juiz que h falhas, ele deve mostrar onde esto essas falhas. OBSERVAES: A doutrina pergunta a possibilidade de emendar mais de uma vez a petio inicial em um mesmo processo. Embora o artigo 284 do CPC imponha o indeferimento da inicial de imediato, por questo de economia processual, efetividade do processo a jurisprudncia vem aceitando mais de uma emenda. 2 INDEFERIMENTO DA INICIAL: Por vezes o vcio apresentado na inicial insanvel, ou seja, muito grave e por isso no h nem como ter correo e sim a petio inicial deve ser indeferida logo, sobrevindo a extino do processo sem julgamento do mrito.

ANTECIPAO DA TUTELA
1- CONCEITO: A preocupao com a celeridade do processo

tem sido cada vez mais discutida. Muitas vezes, a demora no curso do processo acaba gerando injustias e ferindo direitos. Assim o CPC inseriu o artigo 273 que permite a antecipao de tutela e visando assim conceder aos sujeitos do processo meio capaz de afastar os danos materiais decorrentes da demora do processo. Tal instituto possibilita ao autor, desde que preenchidos os requisitos legais, obter antecipadamente os efeitos do provimento jurisdicional que somente seriam alcanados com o transito em julgado da sentena de mrito. Essa antecipao dos efeitos da tutela, permite ao autor atender sua pretenso antes do momento normal, a tutela ser concedida liminarmente e mediante simples cognio, baseada na prova documental trazida pelo autor

na petio inicial. Mas nada impede que a antecipao da tutela seja dada em qualquer fase do processo at a sentena. A antecipao de tutela provisria e fica determinada at a prolao da sentena ou qualquer outra forma de extino do processo. Pode antecipar totalmente o que o autor requereu ou apenas parcialmente. No trata-se de ferimento ao princpio do contraditrio e da ampla defesa pois aqui o ru poder impugnar quando der a sua resposta e levar ao processo novos elementos para convencer o juiz a derrubar aquela liminar. 2- REQUISITOS OBRIGATRIOS:

PROVA INEQUVOCA DA VEROSSIMILHANA: provar tudo aquilo que se est alegando. So as provas documentais levadas pelo autor no processo, prova inequvoca prova que no gera dvida, pode ser que a princpio com as provas levadas pelo autor o juiz no d a antecipao da tutela, mas depois com outros documentos ou at com a resposta do ru o juiz conceda. REVERSIBILIDADE: S se conceder a antecipao de tutela se eventual sentena de improcedncia puder reverter os efeitos concretos gerados pela deciso provisria, fazendo retornar as partes ao status quo anterior. Caso contrrio, estaramos transformando a defesa do ru em ato totalmente desnecessrio e o processo seria intil e desnecessrio, se a tutela fosse sempre definitiva. Ento uma execuo provisria, no se permitindo venda de bens ou levantamento de dinheiro sem cauo. FUNDADO RECEIO DE DANO IRREPARVEL OU DE DIFICIL REPARAO: Provar o autor que caso a antecipao da tutela no seja dada ele teria um prejuzo enorme. E diante de todos os documentos trazidos por ele possvel o juiz constatar o direito do autor. demonstrar que a demora do processo acarretar ao titular do direito provvel dano irreparvel e de difcil reparao. OBSERVAES FINAIS PETIO INICIAL--------------- CITAO---------------------- RESPOSTAS DO RU(COMPLETADA A RELAO JURDICA PROCESSUAL)

1- DA FORMAO DO PROCESSO:

Para o autor o processo se forma com a distribuio da petio inicial, aqui tem-se apenas a relao processual entre autor e juiz. J para o ru o processo s passa a existir com sua citao vlida, enquanto no citado o ru a relao processual ainda incompleta, sendo que autor ainda possui plena disponibilidade de ao para alterar seus elementos. Assim, de acordo com o artigo 264 do CPC depois que ocorrida a citao vlida, a relao jurdica processual fica completa e qualquer alterao na petio inicial s admissvel com o consentimento do ru.
2- DA REVELIA:

Distribuda a petio inicial---------------- citao-------------------- Resposta do ru.

Realizada

Porm pode ocorrer do ru no responder a citao, deixando de comparecer em juzo e oferecer resposta. A ausncia da contestao faz com que os fatos constitutivos do direito do autor no se tornem controversos, gerando a presuno relativa de sua veracidade. A regra se no responde a ao, presume-se verdadeiros os fatos alegados pelo autor, porm h excees que esto no artigo 320 do CPC, na qual no ocorre revelia: -havendo pluralismo de rus e algum deles contestar a ao; -o litgio versar sobre direitos indisponveis; -a petio inicial no estiver acompanhada de procurao. A partir do momento que ocorre a revelia, o ru no mais intimado para os atos do processo, porm pode ele comparecer no processo em qualquer momento e a partir daquele momento passar a ser intimado dos atos processuais. Mesmo com a revelia vedado a alterao dos termos da petio inicial pelo autor, que somente poder fazer providenciando nova citao e concedendo novo prazo para contestao. Aps a contestao/defesa do ru, o juiz abrir vista do processo ao autor para apresentar impugnao contestao do ru, a chamada RPLICA.

-----------------------PROCEDIMENTO----------------------------1- CONCEITO: Procedimento a forma de materializao do

processo, ou seja, maneira pelo qual os atos so realizados.


2- TIPOS DE PROCEDIMENTOS: Para resolver todos os tipos

de lide, h diversos procedimentos.

PROCEDIMENTO COMUM: O Estado trabalho com um procedimento comum, aplicvel a todos os casos em que a natureza do direito material alegado pela parte no demande a utilizao de regras/procedimento especial. esse o procedimento adotado quando a lide no exige um procedimento especial. O procedimento comum se subdivide em: - RITO ORDINRIO: Esse rito o mais adotado, nele h uma diviso clara entre a fase postulatria, ordinatria, probatria e decisria, com predominncia da forma escrita dos atos. Com o avano da tecnologia, essa forma escrita gradativamente ser substituda pela forma digital(processos eletrnicos). Esse rito o mais utilizado pois ele aplicado quando no se aplica o rito sumrio ou o procedimento especial. A fase postulatria a composta pela petio inicial, citao e eventual resposta do ru e corresponde a fase em que as partes vem juzo formular pretenses, trazendo os motivos de fato e direito que entendem suficientes para a formao da convico do juiz. A fase ordinatria corresponde verificao pelo juiz da regularidade e correo do processo, sendo composta das providncias preliminares e do despacho saneador. A fase probatria o estgio de produo de provas, periciais, testemunhais etc... Finalmente a fase decisria aquela em que o juiz, estando o processo completo e devidamente instrudo, profere deciso. PETIO INICIAL---------- CITAO-------------- EVENTUAL RESPOSTA DO RU------------- RPLICA----------- DESPACHO SANEADOR------------FASE PROBATRIA----------- FASE DECISRIA. - RITO SUMRIO: Esse rito tem como principal caracterstica a oralidade, a celeridade e a concentrao de atos processuais. Esse rito cabvel nos casos previstos no artigo 275 do CPC. So para causas que no ultrapassem 60 salrios mnimos, irrelevante a natureza do direito e da matria que est sendo discutida(art. 275, I do CPC). E tambm para as matrias especficas previstas no artigo 275, II do CPC, como: arrendamento rural ou de parceria agrcola, cobrana aos condminos de quaisquer quantia devida do condomnio, ressarcimento por danos em prdio urbano ou rstico, ressarcimento por danos causados em acidente de veculo de via terrestre, cobrana de seguro, relativamente aos danos causados em acidente de veculo, ressalvados os casos de processo de execuo, cobrana de honorrios dos profissionais liberais, revogao de doao etc...

PETIO INICIAL---------- CITAO-------------AUDINCIA DE CONCILIAO E EVENTUAL RESPOSTA DO RU----------- DESPACHO SANEADOR--------- FASE PROBATRIA COM A AUDINCIA DE INSTRUO E JULGAMENTO----------- SENTENA(QUE PODE SER DADA NA PRPRIA AUDINCIA). Observao: Se ao invs de escolher o rito ordinrio escolher o sumrio gera a nulidade absoluta do feito. Agora o contrrio no gera nada, porque o rito ordinrio mais amplo que o rito sumrio.

PROCEDIMENTO ESPECIAL: So assuntos discutidos pelas partes que precisam e possuem procedimento especial previsto em lei. a necessidade de receber tratamento diferenciado, essas regras especiais visam facilitar a composio das lides decorrentes de controvrsias das partes diante de um direito. Esse procedimento diferente pois limita a discusso de algumas matrias de defesa, a forma de executar a sentena etc... Ex: Ao de consignao de valores, Divrcio Direto, Fixao de Alimentos etc...

------DO DESPACHO SANEADOR E DO JULGAMENTO DO PROCESSO NO ESTADO EM QUE SE ENCONTRA------1- CONCEITO: Acabada a fase das providncias preliminares o juiz

poder optar em seguir 2 caminhos:

DESPACHO SANEADOR- Neste caso o juiz corrigir eventuais problemas no processo at aquele momento e depois seguir o processo para a prxima fase que a fase probatria. Produo de provas. JULGAMENTO DO PROCESSO NO ESTADO EM QUE SE ENCONTRA O juiz verificando a possibilidade de proferir desde j uma sentena apreciando ou no o mrito do processo ele poder fazer isso. Podendo extinguir o processo com ou sem resoluo/apreciao do mrito.

2- DO JULGAMENTO DO PROCESSO NO ESTADO EM QUE SE ENCONTRA: O juiz analisando que o processo est pronto para ser julgado, que nenhuma prova precisa ser produzida, e presente as hipteses dos artigos 267 e 269 do CPC o juiz julgar o processo imediatamente. Nos casos de preenchidos algum inciso do artigo 267 do CPC o juiz extinguir o processo SEM O JULGAMENTO DO MRITO(sem apreciar o assunto)-- Art. 267 CPC
Art. 267. Extingue-se o processo, sem resoluo de mrito: I - quando o juiz indeferir a petio inicial; Il - quando ficar parado durante mais de 1 (um) ano por negligncia das partes; III - quando, por no promover os atos e diligncias que Ihe competir, o autor abandonar a causa por mais de 30 (trinta) dias; IV - quando se verificar a ausncia desenvolvimento vlido e regular do processo; de pressupostos de constituio e de

V - quando o juiz acolher a alegao de perempo(abandonar o processo por trs vezes), litispendncia ou de coisa julgada; Vl - quando no concorrer qualquer das condies da ao, como a possibilidade jurdica, a legitimidade das partes e o interesse processual; Vll - pela conveno de arbitragem; Vlll - quando o autor desistir da ao;

IX - quando a ao for considerada intransmissvel por disposio legal; X - quando ocorrer confuso entre autor e ru; XI - nos demais casos prescritos neste Cdigo. 1o O juiz ordenar, nos casos dos ns. II e Ill, o arquivamento dos autos, declarando a extino do processo, se a parte, intimada pessoalmente, no suprir a falta em 48 (quarenta e oito) horas. 2o No caso do pargrafo anterior, quanto ao no II, as partes pagaro proporcionalmente as custas e, quanto ao no III, o autor ser condenado ao pagamento das despesas e honorrios de advogado (art. 28). 3o O juiz conhecer de ofcio, em qualquer tempo e grau de jurisdio, enquanto no proferida a sentena de mrito, da matria constante dos ns. IV, V e Vl; todavia, o ru que a no alegar, na primeira oportunidade em que Ihe caiba falar nos autos, responder pelas custas de retardamento. 4o Depois de decorrido o prazo para a resposta, o autor no poder, sem o consentimento do ru, desistir da ao. Art. 268. Salvo o disposto no art. 267, V, a extino do processo no obsta a que o autor intente de novo a ao. A petio inicial, todavia, no ser despachada sem a prova do pagamento ou do depsito das custas e dos honorrios de advogado. Pargrafo nico. Se o autor der causa, por trs vezes, extino do processo pelo fundamento previsto no no III do artigo anterior, no poder intentar nova ao contra o ru com o mesmo objeto, ficando-lhe ressalvada, entretanto, a possibilidade de alegar em defesa o seu direito.

Nos casos de extino do processo sem apreciao do mrito, o autor poder novamente entrar com a ao e buscar de maneira diferente conseguir que o juiz aprecie o mrito. J os casos previstos no artigo 269 do CPC o juiz apreciar o mrito e extinguir com processo COM JULGAMENTO DO MRITO, o juiz analisar o assunto.- Art. 269 CPC.
Art. 269. Haver resoluo de mrito: I - quando o juiz acolher ou rejeitar o pedido do autor; II - quando o ru reconhecer a procedncia do pedido; III - quando as partes transigirem; IV - quando o juiz pronunciar a decadncia ou a prescrio; V - quando o autor renunciar ao direito sobre que se funda a ao.

Nesse caso o autor no poder entrar novamente com a ao.

Porm h casos no processo que at passaria pela fase de produo de provas, porm o autor e o ru j trouxeram tantas provas para os autos que o juiz analisando tudo se convence de querer j julgar o processo no estado em que ele se encontra. Esse o caso de quando o processo somente trata de questes de direito, no h problema em relao aos fatos, pois o ru concordou com os fatos trazidos no processo, o processo agora depende de somente anlise das provas documentais j existentes do processo, ou nos demais casos previstos no artigo 330 do CPC.
Art. 330. O juiz conhecer diretamente do pedido, proferindo sentena: I - quando a questo de mrito for unicamente de direito, ou, sendo de direito e de fato, no houver necessidade de produzir prova em audincia; II - quando ocorrer a revelia (art. 319).

3- DESPACHO

SANEADOR: No caso do processo ter que continuar, quando h a necessidade de produo de provas oral ou pericial. Nesse caso o juiz realizar o saneamento do processo, nesse ato o juiz analisar eventuais problemas no processo, eventuais pontos controvertidos e para isso ele descrever tudo no chamado despacho saneador. Nesse ato o juiz tambm mandar intimar as partes para a 1 audincia de conciliao, prevista no artigo 331 do CPC. Aqui podero comparecer as partes ou seus procuradores para tentativa de conciliao. Essa audincia no obrigatrio o seu comparecimento.

Art. 331. Se no ocorrer qualquer das hipteses previstas nas sees precedentes, e versar a causa sobre direitos que admitam transao, o juiz designar audincia preliminar, a realizar-se no prazo de 30 (trinta) dias, para a qual sero as partes intimadas a comparecer, podendo fazer-se representar por procurador ou preposto, com poderes para transigir. 1o Obtida a conciliao, ser reduzida a termo e homologada por sentena. 2o Se, por qualquer motivo, no for obtida a conciliao, o juiz fixar os pontos controvertidos, decidir as questes processuais pendentes e determinar as provas a serem produzidas, designando audincia de instruo e julgamento, se necessrio. 3o Se o direito em litgio no admitir transao, ou se as circunstncias da causa evidenciarem ser improvvel sua obteno, o juiz poder, desde logo, sanear o processo e ordenar a produo da prova, nos termos do 2o.

Na audincia o Juiz tentar um acordo que pode ocorrer ou no. Se ocorrer o juiz desde j extingue o processo com julgamento do mrito conforme o art. 269, inciso III do CPC(porque as partes transigiram), caso no tenha acordo o juiz mandar prosseguir o processo e passar ento para a fase de produo de provas(fase probatria).

TEORIA GERAL DAS PROVAS-FASE PROBATRIA

1- CONCEITO: Provas so elementos de convico do julgador,

deve-se produzir nos autos para tentar demonstrar a veracidade dos fatos alegados pelas partes. So exemplos as provas documentais, orais, periciais e qualquer outro meio admitido em processo civil. Portanto no so admitidas em processo civil as provas obtidas por meio ilcitos mesmo sendo direito privado e tutelando interesse das partes. As provas devem visar comprovar os fatos alegados pelas partes, porm provas relativas a fatos notrios de conhecimento de todos, os fatos afirmados por uma parte e confessados pela outra parte, os fatos objetos de revelia etc... As provas devem ser RELEVANTES e PERTINENTES com os fatos alegados sob pena de indeferimento.
Art. 334. No dependem de prova os fatos: I - notrios; II - afirmados por uma parte e confessados pela parte contrria; III - admitidos, no processo, como incontroversos; IV - em cujo favor milita presuno legal de existncia ou de veracidade

O artigo 337 do CPC estipula os casos em que o juiz poder determinar a prova de teor e vigncia do direito alegado pela parte, so os casos de pretenso fundada em direito estrangeiro(atravs de traduo juramentada), estadual, municipal ou consuetudinrio(atravs de oitiva de testemunha), pois o juiz no obrigado a conhecer todas as legislaes existentes no Brasil e nem fora dele.
Art. 337. A parte, que alegar direito municipal, estadual, estrangeiro ou consuetudinrio, provar-lhe- o teor e a vigncia, se assim o determinar o juiz

2- FINALIDADE

E DESTINATRIO DA PROVA: Toda prova produzida nos autos tem como destinatrio o juiz da causa e como finalidade o seu convencimento. Pelo princpio da ampla defesa visa-se assegurar a utilizao pelas partes de todos os meios legais para obteno de sentena favorvel. O QUE NO EST NOS AUTOS NO EST NO MUNDO. relativas a distribuio do nus da prova, partindo da premissa bsica de que quem alega deve provar a veracidade dos fatos. Dessa forma, impe-se ao autor a comprovao dos fatos constitutivos de seu direito, enquanto o ru exige-se a prova dos modificativos, impeditivos ou extintivos do direito do autor.
Art. 333. O nus da prova incumbe: I - ao autor, quanto ao fato constitutivo do seu direito; II - ao ru, quanto existncia de fato impeditivo, modificativo ou extintivo do direito do autor.

3- NUS DA PROVA: O art. 333 do CPC estabelece regras gerais

Porm as vezes, o CPC permite a inverso da nus da prova, procurando facilitar a defesa do direito de uma das partes em litgio, tais como no Cdigo de Defesa do Consumidor ou em diversos casos de responsabilidade civil. No CDC exige-se no art. 6 dois requisitos para a inverso da nus da prova: hipossuficincia(desproporo existente entre quem presta o servio ou produto e aquele que adquire ou o recebe) e verossimilhana(juzo de probabilidade das alegaes trazidas pela parte como verdadeira).

4- MOMENTOS DA PROVA: Como regra, para o autor a prova

deve ser requerida na inicial e para o ru na contestao, abrese exceo quando trazido fato novo em contestao, possibilitando o autor requerer provas em rplica ou quando surja outros fatos supervenientes. Muito se questiona na doutrina a atividade probatria do Juiz j que ele deve buscar sempre a verdade, mas tambm ser imparcial, quanto mais o juiz age de ofcio mas ele se distncia da imparcialidade e quanto mais inerte permanece mais ele afasta da verdade. Hoje a concluso em que se chegou de um juiz mais ativo que antes porm agindo com extrema cautela para no violar a exigida eqidistncia das partes. Para prova ser admitida deve ser RELEVANTE, PERTINENTE e NECESSRIA em regra essa avaliao feita na fase saneadora do processo. Quanto ao valor da prova vigora o PRINCPIO DO LIVRE CONVENCIMENTO MOTIVO OU PERSUAO RACIONAL que a exigncia constitucional que toda deciso seja devidamente motivada pelo que consta nos autos, limitado ao pedido formulado pelas partes.

SENTENA(CONT...)

1- CLASSIFICAO DAS SENTENAS PROVIMENTO JURISDICIONAL:

PELA

NATUREZA

DO

o tipo de sentena que se espera quando entra com uma ao.


a) SENTENAS MERAMENTE DECLARATRIAS: Nestas o autor se

limita a pedir ao Judicirio que estabelea a existncia ou no da relao jurdica alegada na petio inicial, sem qualquer outra conseqncia prtica. Ex: Usucapio, Nulidade de um casamento, Investigao de Paternidade. Uma vez dada a sentena, ela ir declarar essa relao e uma vez declarada o juiz no pode fazer mais nada, esgotou-se a tutela jurisdicional, pois era somente para isso. Aqui gera efeito ex tunc com a retroao dos efeitos desde a data em que essa relao jurdica deveria ter sido reconhecida naturalmente.

b) SENTENAS

CONDENATRIAS: So aquelas nas quais o sentenciante, aps certificar-se da existncia de um direito da parte vencedora, profere deciso condenando a parte contrria a uma obrigao de fazer ou no fazer, pagar quantia certa em dinheiro ou dar coisa certa ou incerta. Aqui a jurisdio declara um direito e ao mesmo tempo condena a outra parte a uma obrigao. Caso tenha recusa o processo de conhecimento encerrar e iniciar o processo de execuo com meios coercitivos para o cumprimento dessa obrigao. Tambm tem efeito ex tunc pos retroage a data que aquela pessoa comeou a ficar em mora. extino de uma relao jurdica preexistente, diversamente das declaratrias destinam-se a outorgar certeza jurdica e nas condenatrias fixam a parte perdedora uma condenao e nas constitutivas geram novos efeitos sobre situaes jurdicas pretritas atravs de sua alterao, desconstituio ou criao de algo novo. Tem efeito ex nunc(dali para frente). Ex: Divrcio.

c) SENTENAS CONSTITUTIVAS: Visam a modificao, criao ou

2- EFEITOS DA SENTENA: O principal efeito da sentena

extinguir o processo(efeito formal). H sentenas meramente terminativas que somente extinguiram o processo sem apreciar o mrito e h as sentenas definitivas que so aqueles que tambm terminaram o processo mas aqui analisaram o mrito e por isso alem de extinguir o processo tambm(efeito formal), mas aqui tambm teve o efeito material, porque apreciou o assunto que o efeito que quem entra com uma ao espera, ou condenar algum, ou constituir ou desconstituir uma relao jurdica etc...
3- COISA JULGADA: Aps um tempo da sentena h o prazo para os

recursos e se ningum entrar com recurso ocorre o transito em julgado e por isso torna-se aquela sentena coisa julgada na qual no pode mais ser alterada.

PROCESSO DE EXECUO

1- CONCEITO: O processo de conhecimento visa a aplicao do

direito ao fato concreto, o juiz aplica a norma abstrata no caso concreto. Com a sentena presume-se que a parte ao qual fora condenada cumprir a determinao do juiz, porm nem sempre isso ocorre e por isso necessrio por meios coativos fazer a parte cumprir. Antes de qualquer processo de execuo necessrio uma prvia atividade de conhecimento(processo de conhecimento), sem o qual o direito no adquire certeza para que se possa invadir coercitivamente o patrimnio do devedor.

2- MODALIDADES

DE EXECUO: Pode ser judicial ou extrajudicial. O judicial pressupe a existncia de um processo de conhecimento anterior que fez gerar uma sentena executiva judicial. Agora o extrajudicial para alguns ttulos que a lei j tenha atribuda eficcia executiva. Ambas a execuo so feitas da mesma forma. A execuo pode ser definitiva ou provisria, a definitiva fundada em ttulo executivo judicial definitivo ou ttulo executivo extrajudicial realizada nos prprios autos do processo de conhecimento, j a provisria fundada em sentena que ainda no transitou em julgado como nas antecipaes de tutela, realizada em autos suplementares, nesse caso necessrio que o credor preste cauo garantindo ao devedor o ressarcimento de seus prejuzos, caso sobrevenha futura modificao ou anulao do julgado, que normalmente dispensada de incio e s exigida quando estiver tornando claro que o devedor ir se prejudicar. Nesta provisria no se admite alienao dos bens, nem autoriza sem prestao de cauo o levantamento de dinheiro e assim se no curso da execuo provisria sobrevier sentena modificando ou anulando, as coisas devero ser restitudas ao estado anterior. Pode ter execuo para entrega de coisa(art. 621 e seguintes do CPC), de obrigao de fazer ou no fazer(art. 632 e seguintes do CPC) e por quantia certa contra devedor solvente(art. 748 e seguintes do CPC).

3- PARTES NO PROCESSO DE EXECUO:

Legitimidade ativa: aquele que possui um ttulo executivo, o credor. Esse credor deve ter capacidade processual, inclusive com a questo da representao e assistncia. Lembrar tambm que em caso de morte os sucessores podem ocupar o lugar do credor, ou quando ocorre a cesso de direito. Legitimidade Passiva: A ao ajuizada contra o devedor que est contido no ttulo judicial. No caso de morte devero entrar no processo os herdeiros, mas o valor da execuo no poder ultrapassar o valor das suas heranas. Tambm legitimado entrar na ao um novo devedor que assumiu a dvida no lugar do outro devedor e com o consentimento do credor. Na cesso de crdito no precisa de autorizao, mas a cesso de dbito precisa pois ser o patrimnio do novo devedor que responder pela dvida.

4- COMPETNCIA: A ao de execuo de ttulo judicial ser

processada no juzo que a formou. J a ao de execuo de titulo extrajudicial ser competente o foro do local de pagamento ou no foro de domiclio do devedor, mas essa competncia relativa e pode ser modificada a critrio das partes.
5- REQUISITOS NECESSRIOS PARA A EXECUO:

1- Inadimplemento do devedor-- S entra com processo de execuo quando o devedor no tiver pago no tempo correto. O inadimplente aquele que no satisfaz espontaneamente o direito reconhecido por sentena ou obrigao constante no ttulo executivo. Sempre que o devedor pagar a sua obrigao, no ter porque prosseguir a execuo. 2- Ttulo Executivo- O ttulo e o documento que utilizado para comear a ao de execuo, sem o ttulo no h como executar, pois ele que d certeza de um crdito e do possa invadir o patrimnio do devedor. Podem portanto serem ttulos judiciais( Ex: Sentena Condenatria, Sentena Penal Condenatria, Sentena Arbitral, Sentena estrangeira quando homologada pelo STJ, Formal e Certido de Partilha) ou extrajudiciais( Ex: nota promissria, duplicata, cheque, os contratos, certido de dvida ativa etc...). Esse ttulo executivo deve ser lquido, certo e exigvel para dar incio a execuo. O ttulo certo quando no h controvrsia sobre o crdito(quem se deve), lquido quando determinado claramente o valor e a natureza do quanto se deve(quanto e o que se deve) e para isso muitas vezes deve-se liquidar a sentena para conseguir chegar em um resultado e exigvel quando a dvida j venceu e pode ser cobrada.

Vous aimerez peut-être aussi