Vous êtes sur la page 1sur 7

COMO GANHAR DINHEIRO COMBATENDO A POLUIO

Eduardo Mc Mannis Torres

Uma proposta para adoo da Auditoria de Resduos, como elemento deflagrador de um processo de renovao industrial, onde a reduo da gerao de resduos nos processos de fabricao oferece a oportunidade de ganhos financeiros.

INTRODUO
No h sentido em ficarmos discutindo a questo ambiental da mesma forma em que ela foi abordada no incio dos anos 70 , em que o alerta para os malefcios dos desastres ambientais eram necessrios. Hoje com os dados obtidos cientificamente sobre o buraco na camada de oznio, o aquecimento global e a chuva cida, entre outros, percebemos que os problemas comeam a ser analisados de forma diferente, pois no h mais necessidade de provar que eles existem. Discuti-se, isto sim, as solues; o que tem envolvido, inclusive, os governantes dos pases ricos e dos pases emergentes. No h mais dvidas de que o quadro de degradao ambiental, j identificado, necessita modificao. Ocorre que numa economia globalizada em que os produtos competem, em todo o mundo, em preo e qualidade, juntamente com uma viso equivocada de que a soluo das questes ambientais acarretam apenas custos, existe uma rejeio na adoo de tcnicas j desenvolvidas e plenamente compatveis com a necessidade de reduzir custos, diminuir desperdcios e apresentar ganhos ambientais. Nos pargrafos seguintes ser mostrado que pode-se ganhar dinheiro resolvendo as questes ambientais, o que poder ser quem sabe a nica oportunidade de sobrevivncia de empresas que possuem antes de mais nada processos de fabricao extremamente fortes no item desperdcios. Antes de se iniciar qualquer plano de modificao deve-se conhecer com detalhe os processos de produo, identificando e quantificando os pontos de consumo de matrias primas e energia, assim como, onde eles so usados e onde so jogados fora, acarretando poluio e perdas econmicas, a adoo de um sistema de Auditoria de Resduos pode fazer a diferena que permitir a empresa sobreviver ou no depois do ano 2000.

A NECESSIDADE DE MELHORAR
Uma mudana de postura, fruto seguramente da necessidade de competir permanentemente na busca de consumidores cada vez mais exigentes, fez com que vrias atividades tivessem, atravs de uma srie de programas bem sucedidos, atingido uma viso de racionalidade com os recursos naturais,

Eduardo Mc Mannis Torres CONSULTE AMBIENTAL

conseguindo ento produzir melhor, mais barato, com menor uso de recursos e com menor ndice de desperdcio e perdas do que no passado prximo. Uma revista de circulao nacional, em passado recente, abordou a questo do uso mais eficiente dos recursos naturais e conseqentes ganhos para a natureza em funo disto. Alguns dos exemplos listados, e que transcrevemos abaixo, mostram de forma eloqente alguns ganhos j conseguidos por vrias atividades:

MELHORES E MAIS EFICIENTES


-O novo Boeing 777 queima apenas a metade do combustvel que os jatos comerciais da dcada de 80. - Em 1970, eram necessrios 74 quilos de metal para produzir 1000 latas de refrigerante. Hoje, bastam 16 quilos. - Os carros de 25 anos atrs eram 100 vezes mais poluentes que os atuais, que so melhores e mais econmicos. - Os computadores atuais consomem 50% menos energia que os da dcada passada . E so muito mais poderosos. - Novas geladeiras americanas consomem 70% menos eletricidade que as de 10 anos atrs- e no usam o gs CFC. - Sem aumentar a rea plantada, a produo mundial de alimentos cresceu, desde 1970, duas vezes mais rpido que a populao.

Exemplos como estes esto sendo apresentados em todo o mundo, pois a preocupao com o planeta, saiu do mbito das entidades ecolgicas e visita as mesas de negcios. A ONU- Organizao das Naes Unidas, quando publicou "O Nosso Futuro Comum", fazia uma proposta que vinha para ficar - "poluio nada mais do que uma demonstrao de ineficincia dos processos produtivos, ou seja, o resduo antes de tudo, matria prima no aproveitada que estamos colocando fora". Ela, atravs de dois de seus organismos - o Programa das Naes Unidas para Meio Ambiente (PNUMA) e a Organizao das Naes Unidas para o Desenvolvimento Industrial (ONUDI), tem programas estabelecidos e que buscam a reduo na gerao das emisses dos resduos industriais, com eles a ONU pretende que o desenvolvimento acontea dentro de um modelo de ganhos ambientais e econmicos. No passado, o manuseio de resduos se encaminhava atravs do tratamento dos efluentes "ao final do processo" mediante o projeto de plantas de tratamento de resduos e a instalao de equipamentos de controle da contaminao, que buscavam apenas adequar as cargas emitidas aos parmetros estabelecidos para lanamentos. A nova postura exigida atualmente, no entanto, dirigida para a preveno e reduo da gerao dos resduos. Agora devemos nos perguntar sempre:

Eduardo Mc Mannis Torres CONSULTE AMBIENTAL

Como podemos evitar a gerao deste resduo? Como podemos reduzir este resduo? Como podemos reutilizar este resduo? Evidentemente, este tipo de enfoque, para o tratamento desta questo que tem preocupado muita gente, conduz para a reduo da quantidade de resduo, do consumo de matrias primas e por conseqncia dos custos de produo, dos custos de tratamento dos resduos e da contaminao potencial. Melhora ainda a eficincia do processo e as condies de trabalho. Sendo como se costuma disser das coisas boas, sem contra-indicaes.

ESCALA DE PRIORIDADES
J prtica normal nas grandes empresas, a adoo de uma escala de prioridades, para definir a forma de encaminhar a soluo do problema da gerao dos resduos. De um modo geral pode-se dizer que a escala mais adotada estabelece os seguintes passos por ordem decrescente de importncia: 1- Evitar a gerao, 2- Minimizar a gerao, 3- Reciclar o resduo, 4- Reutilizar o resduo, 5- Dar um tratamento qumico, fsico, biolgico ou incinerao, 6- Dispor adequadamente no solo.

No entanto, se o nosso objetivo fosse estabelecer uma escala, em que levssemos em considerao a freqncia de utilizao dos mtodos listados acima, com certeza a escala seria invertida. Contra este fato que temos que lutar, pois o caminho para a humanidade no pode ser outro que no seja a ordem listada acima. Tambm temos certeza, de que os maiores entraves para migramos de uma situao para a outra, trata-se da questo tecnolgica e da falta de vontade de mudar. Sendo que os exemplos tm mostrado que a falta de vontade de mudar preponderante sobre a questo tecnolgica, como principal dificuldade para migramos para uma condio mais adequada e mais confortvel. Mas no nos iludamos de que isto seja fcil de mudar, esta luta s ser vencida com o envolvimento de toda a sociedade, tanto do lado dos produtores como dos consumidores.

Eduardo Mc Mannis Torres CONSULTE AMBIENTAL

O PRIMEIRO PASSO
Para dar inicio a um programa adequado e que tenha sucesso, preciso que se conhea em detalhes as ocorrncias nos processos de produo, portanto o primeiro passo a realizao de uma Auditoria de Resduos. importante esclarecer desde j que no se trata de uma auditoria ambiental, em que se verificam conformidades com a legislao, a relao com a vizinhana, o cumprimento da poltica ambiental e etc. A Auditoria de Resduos se foca no processo produtivo, nos fluxos materiais, nos resduos gerados, mede eficincias, identifica perdas, propem ganhos, calcula custos, enfim faz uma anlise detalhada do processo produtivo, sempre achando que ele pode ser melhorado. Um exemplo que pode ser citado, o de uma empresa do sul da ndia, que produzia 60.000 toneladas anuais de celulose para raion, usando como matria prima a pasta de madeira das plantaes locais de eucalipto e casuarina. No incio dos anos 80, a empresa comeou a passar por srias dificuldades, pois a matria prima sofrera uma grande elevao de preos, no podendo mais a empresa competir com as fibras que eram importadas. A alta direo entendeu que a nica forma de sobreviver era examinando a fundo seus processos de produo e reduzindo drasticamente seus custos. O plano de recuperao estabeleceu os seguintes pontos principais: motivar e envolver os empregados da companhia para identificarem e corrigirem operaes ineficientes e dissipadoras de recursos, assegurando ainda a manuteno adequada dos equipamentos e instalaes de modo a aumentar sua confiabilidade e a conservao dos recursos; identificar meios de recuperar e reutilizar os resduos de materiais e de energia; estabelecer metas para o prprio processo de produo, e analisar as oportunidades de reduzir o consumo de substncias qumicas diminuindo o nmero de etapas do processo ou introduzindo tecnologia inovadora; e instalar novos equipamentos com maior eficincia energtica intrnseca ao processo. Para por o plano em prtica, foi solicitado a todos os chefes de departamento que medissem seus fluxos de recursos e sugerissem opes para melhorar a eficincia. Ao todo, mais de 200 projetos foram implantados entre 1983 e 1989, resultando em ganhos da seguinte ordem: aumento da produo em 20%; reduo no consumo de energia em 60%; reduo do consumo de substncias qumicas em 55%; reduo na carga dos efluentes em 55%. 4

Eduardo Mc Mannis Torres CONSULTE AMBIENTAL

O custo total do projeto foi da ordem de 70 milhes de dlares e o tempo de retorno do capital foi inferior a dois anos. Um outro fato significativo neste trabalho foi o de que apesar de tratar-se de um pas em desenvolvimento, as melhorias foram conseguidas usando-se tecnologias e tcnicos locais; nenhum consultor estrangeiro foi contratado e nenhum equipamento foi importado.

A AUDITORIA DE RESDUOS
Conforme demonstrado no exemplo anterior, o primeiro passo sem dvida conhecer o problema da forma mais profunda possvel, e para isso o nico caminho a auditoria. Evidentemente que a complexidade e a extenso de uma auditoria, depender sempre do tamanho e da complexidade da empresa e dos processos a serem auditados. De uma forma muito simplificada podemos disser que uma auditoria de resduos dever conter os seguintes passos, no mnimo: Preparao Prvia; Estabelecimento dos balanos materiais; Encaminhamento das solues.

Preparao Prvia
Esta fase tem uma significncia enorme no processo, pois nele que se consegue enxergar a fbrica como um todo, antes de separar o processo em pequenas fatias que sero detalhadas profundamente. Para esta fase fundamental que esteja incorporado equipe pelo menos um profissional senior que seja conhecedor do processo. As etapas principais desta fase so as seguintes: Etapa 01 - Prepare e organize a equipe de auditores e determine os recursos necessrios; Etapa 02 - Divida todo o processo em operaes unitrias; Etapa 03 - Elabore os diagramas de fluxo do processo e estabelea as ligaes das operaes unitrias.

Eduardo Mc Mannis Torres CONSULTE AMBIENTAL

Estabelecimento dos balanos materiais


Esta fase que ser sem dvida trabalhosa e envolver muita gente, permitir o conhecimento detalhado dos nmeros; nela ser feita uma radiografia completa da fbrica. Etapa 04 - Identifique e mea todas as entradas de insumos, matrias primas e energia Etapa 05 - De um destaque especial para a gua, identifique e registre todos os seus usos Etapa 06 - Mea os nveis atuais de reutilizao/reciclagem dos resduos Etapa 07 - Quantifique todos os produtos e subprodutos Etapa 08 - Mea os efluentes lquidos, quantifique a gua que est saindo Etapa 09 - Mea as emisses gasosas Etapa 10 - Mea os resduos slidos que saem da planta Etapa 11 - Estruture uma tabela com as entradas e as sadas Etapa 12 - Estabelea um balano preliminar dos materiais Etapa 13 - Avalie e revise o balano de materiais obtido nas fases anteriores.

Encaminhamento das solues


a fase mais demorada e mais complicada, pois normalmente no existem solues prontas para tudo o que foi detectado nas fases anteriores. A fase exige investimentos e muito estudo, mas nela que os resultados aparecem. Etapa 14 - Identifique de imediato as situaes bvias de reduo de resduos. Etapa 15 - Identifique e caracterize os resduos problemticos. Etapa 16 - Estude as alternativas de segregao dos resduos. Etapa 17 - Identifique medidas de reduo de resduos a longo prazo. Etapa 18 - Faa a avaliao ambiental e econmica das opes de reduo dos resduos, identificando as opes viveis. Etapa 19 - Estabelea e implemente um plano de ao para reduzir resduos, incluindo mecanismos que estimulem a busca permanente da melhoria da eficincia dos processos. Etapa 20 - Divulgue os resultados obtidos interna e externamente, e no esquea de compartilhar os resultados obtidos, com as equipes que realizaram as melhorias.

Eduardo Mc Mannis Torres CONSULTE AMBIENTAL

CONCLUSO
As possibilidades de ganho, na maioria das vezes, esto sob os nossos narizes, temos apenas que enxerg-las. Um processo de Auditoria, semelhante ao que descrevemos brevemente nos itens anteriores, tem a capacidade de nos sacudir, para que acordemos para estas oportunidades. Para encerrar e com objetivo de ser motivador para a adoo do sistema proposto, apresentaremos uma tabela com empresas de vrios lugares do mundo, que j esto trilhando o novo caminho.

Pas
Singapura

Tipologia industrial

Principal providncia

Investimento US$

Grcia

Indonsia

Polnia EUA

tratamento de substituio do metais processo de tmpera curtimento de recuperao e couro reciclagem do cromo produo de melhorias nos cimento controles dos processos galvanostegia recirculao dos banhos produo de recuperao circuitos do cobre impressos

Ganhos Tempo anuais de US$ retorno 180.000 87.000 2 anos

40.000

43.550 11 meses

375.000

350.000 13 meses

36.000 220.000

193.000

2 meses

155.000 18 meses

Como pode ser observado, qualquer ramo industrial tem possibilidade de aplicao das prticas e mtodos de produo limpa. Precisamos, no entanto, primeiro estabelecer a vontade de mudar, e para estabelecer esta vontade no precisamos de investimento nenhum.
EDUARDO MC MANNIS TORRES- Engenheiro Qumico (UFRJ/76), consultor de empresas, trabalha h 25 anos no estabelecimento de planos de gesto ambiental, de gesto de resduos industriais e em planificao de relao com comunidades. professor da Universidade Luterana do Brasil e scio-gerente da CONSULTE AMBIENTAL. Maiores informaes podero ser obtidas com a CONSULTE AMBIENTAL, atravs do telefone/fax 51 334 9497 ou pelo endereo Av. Iguau 485/501 - CEP: 90470-430 Porto Alegre/RS, ou ainda pelo E-Mail : torres@portoweb.com.br

Vous aimerez peut-être aussi