Vous êtes sur la page 1sur 3

31/8/2009 Governana de TI Impresso em: 31/08/2009 21:49 Julio Cesar Hilzendeger

A infra-estru

* Julio Cesar Hilzendeger consultor certificado CGEIT pela ISACA para Governana d e TI, professor da Unisinos na graduao e MBA da Segurana da Informao 31/08/2009 -Governana de TI A infra-estrutura de TI Na semana que passou abordamos o tema da arquitetura de TI e dando seqncia nesta s emana quero compartilhar com vocs o tema da infra-estrutura de TI. Cotidianamente arquitetura e infra-estrutur a de TI so dois conceitos que possuemo mesmo significado, entretanto sob o enfoque da governana de TI a arquitetura e a infra-estrutura so aspectos diferentes. Prosseguindo ento, vamos abordar o significado da infra-estrutura para a governana de TI. A infra-estrutura de TI corresponde s plataformas de hardware, de telecomunicaes, d as redes Lan e Wan, as instalaes fsicas e ao peopleware, as pessoas, necessrios para exercerem os papis e responsabi lidades relativas a TI. Uma vez que estabelecemos a arquitetura de TI, que o desenvolvimento do modelo de dados corp orativo e ainda dos servios necessrios atender os requisitos de negcio e o alcance dos objetivos definidos par a o mesmo, podemos ento agora passar a definio do hardware, dos recursos de TIC e das habilidades e capacidades que so necessrias para que a infraestrutura possa ser operada e produza os resultados esperados. O que normalmente encontramos o arranjo de hardware sendo pensado e definido de forma antecipada, junto com os primeiros requisitos de negcio. Esta inverso provoca o que usualmente vemos quando a infra-estrutura tem dificuldades ou ainda, incompatvel com a proposta de negcio tornando a sua operao dispendiosa e inef iciente. Igualmente a definio dos recursos de TIC de forma antecipada, ou ainda, antes do m odelo corporativo de dados e servios de TI, mais uma vez o resultado obtido vemonerar a TI pela ineficincia da soluo e p elo dispndio de sua manuteno.

Ao definirmos antecipadamente as plataformas de hardware e TIC, estas iro requere r instalaes para que aquelas plataformassejamseguramenteinstaladas, ese, estasplataformasnoestiveremcorretamen tedefinidasasinstalaes onde aquelas plataformas sero instaladas podemestar sub ou super dimensionadas, o casionando a necessidade de investimentos futuros visando sanar os problemas de sub dimensionamento ou umdis pndio maior que o necessrio para a manuteno de instalao super dimensionadas e ainda uma rpida obsolescncia e retorno ins ficiente para os investimentos ali realizados.

Complementando a definio da infra-estrutura podemos agora tratar das necessidades de recursos humanos necessrios a gesto, operao e manuteno dos demais itens que compe a infra-estrutura de TI. Alm dis

se ainda no conhecemos os requisitos do negcio, torna-se difcil a definio das habilidades e capacidades que precisamos contratar ou desenvolver alm de planejar o aperfeioamento das mesmas ao longo do ciclo de vida da infra-est rutura. Tambm aqui, apesar de menos perceptvel, a presena de recursos altamente qualificado s ou cuja qualificao insuficiente, farcomqueosresultadosobtidossejaminferioresaocustodemanutenodamesmaou aineficinciadodas solues desenvolvidas pela ausncia das habilidades e capacidades necessrias aos requi sitos do negcio. No entanto vocs podem contestar-me dizendo que a grande maioria das empresas assi m desenvolveu as suas solues, pensando primeiro na sua infra-estrutura de TI e posteriormente na arquitetura d e TI e os resultados obtidos permitiram as mesmasmanterem-seatuanteseatendendoaosseusobjetivos. Sim, istoverdadepormestaordem almdeos resultados alcanados ficarem nos nveis mnimos previstos, onde encontramos aquela de finio ou conceito de que a TI o mau necessrio . E desta forma observamos a TI ser alijada do processo estratgico do negcio por ser uma concorrente por recursos essenciais ao negcio e no ser vista como uma aliada para obterem-se as solues espera das.

Esta mais uma razo para a adoo de um processo de governana de TI quando ento poderem s repensar as estruturas eanteriormentedesenvolvidasenointegradasapropostadenegcio, paraummodeloalinhadocom onegcioecapazde produzir para este novas oportunidades a partir da tecnologia, agregando valor e participando ativamente do processo estratgico do negcio.

A adoo de umprocesso de governana semque sejamrepensadas as estruturas, os conceito s de arquitetura e infraestrutura de TI, a causa de frustraes pois semrepensar as definies destes dois tpicos, mantend -se a conceituao anterior frustram-se as expectativas de sucesso pela incompatibilidade das conce itos e definies de arquitetura e infraestrutura de TI comos modelos de governana de TI. baguete.com.br/colunasDetalhes

Vous aimerez peut-être aussi