Vous êtes sur la page 1sur 7

PS-GRADUAO LATO SENSU ESPECIALIZAO EM DOCNCIA DO ENSINO SUPERIOR

ATIVIDADE AVALIATIVA PSICANLISE E EDUCAO

JEFFERSON AMAURI LEITE DE OLIVEIRA

BRASLIA/DF

2011 JEFFERSON AMAURI LEITE DE OLIVEIRA

ATIVIDADE AVALIATIVA PSICANLISE E EDUCAO

Trabalho final da disciplina Psicanlise e Educao do curso de Especializao em Docncia do Ensino Superior da Faculdade Alvorada. Prof Rosalina Rodrigues de Oliveira.

BRASLIA/DF
2

2011
SUMRIO

1. Introduo............................................................................................................04 2. Conceituando: Inconsciente, Infantil e Transferncia...........................................04 3. De que forma estes conceitos podem contribuir para o entendimento e/ou uma
possvel interveno no processo educativo formal/informal................................05

4. Releitura das impresses iniciais sobre a psicanlise..........................................06


5. Consideraes.....................................................................................................07

INTRODUO

O processo educativo comtempla a construo coletiva da sociedade, portanto, uma ao complexa que conjuga diferenas e pluralidades, sendo assim, se entendermos a realidade descrita por Aristteles enquanto um conjunto de indivduos, poderemos compreender o quanto e necessrio refletir sobre a ao educativa e as suas consequncias. Nesse sentido, a pedagogia vem ao longo da histria buscando mtodos e modelos ideias de aplicao no processo educativo, e para isso, se utiliza de outros ramos cientficos tais como: sociologia; filosofia; psicologia e etc. O dilogo com outras cincias torna-se possvel na medida em que a estrutura epistemolgica comum entre as mesmas, o que parece favorecer a construo de ferramentas que contribuem para a aplicao dos mtodos educativos elaborados pela pedagogia. Porm, quando falamos na comunicao entre a pedagogia e a psicanlise, surge uma tenso epistemolgica, primeiramente pela psicanlise no ser uma cincia e trabalhar com o emocional, enquanto a pedagogia trabalha com o cognitivo, alm disso, a pedagogia trabalha com a aplicao de mtodos e modelos fechados em si, com uma padronizao do aluno, e a psicanlise no projeta modelos, segundo OLIVEIRA 20071, o polo central da psicanlise o sujeito e a trajetria psquica de sua constituio. Sendo assim, preciso refletir sobre alguns conceitos da psicanlise, e buscar uma forma no ortodoxa de aplica-los na melhoria da nossa prtica docente.

OLIVEIRA, Rosalina Rodrigues de. Psicanlise: algumas possveis contribuies ao ato educativo, 2007.

CONCEITUANDO: INCONSCIENTE, INFANTIL E TRANSFERNCIA

Para se construir um dilogo entre pedagogia e psicanlise, necessrio refletir sobre algumas definies prprias da psicanlise, para isso, foram selecionados os trs conceitos a seguir: Inconsciente: a partir dos estudos dos sonhos realizados por Freud, pode-se chegar a uma conceituao do contedo ausente da conscincia em um dado momento, ou seja, o inconsciente, o cerne da teoria psicanaltica. Esse adjetivo seria constitudo por contedos recalcados, bloqueados, aos quais foi recusado o acesso ao sistema pr-conscienteconsciente. Infantil: a psicanlise se utiliza da anlise da infncia dos pacientes atravs da fala dos mesmos, para descobrir como um fato ficou gravado em seu psiquismo, e no como ele ocorreu empiricamente. Isso pode ser determinante para se verificar tanto a constituio da memria psquica do indivduo, como tambm, seu modo de relembrar o passado, e esse movimento duplo que a psicanlise chama de infantil, ou seja, o infantil estabelece ao mesmo tempo em que constitui os modos de interpretao dessa constituio do indivduo. Transferncia: o processo de deslocamento do sentido atribudo a pessoas do passado (pai, me, irmos, amigos e etc.) para pessoas do nosso convvio atual. Este processo executado por meio do nosso inconsciente.

DE QUE FORMA ESTES CONCEITOS PODEM CONTRIBUIR PARA O ENTENDIMENTO E/OU UMA POSSVEL INTERVENO NO PROCESSO EDUCATIVO FORMAL/INFORMAL

Fica claro a partir da compreenso dos conceitos apresentados anteriormente, que o processo educativo imprevisvel. Sendo assim, todo o esforo em elaborar modelos didticos a partir de uma imagem ilusria do aluno padro cai por terra, e com isso surge a necessidade de repensarmos na nossa prtica docente essencialmente influenciada pelo cartesianismo didtico. Desse modo, refazendo a nossa interpretao da pedagogia freireana, a educao no pode ser compreendida como algo esttico, um objeto isolado de um campo cientfico, ao contrrio, preciso reinvent-la diariamente a partir das nossas experincias dentro do processo de via dupla que a educao.

RELEITURA DAS IMPRESSES INICIAIS SOBRE A PSICANLISE

Confesso que a minha compreenso a respeito do tema era quase que inexistente, j que sou graduado em pedagogia e o foco da rea de psicologia e educao foi o desenvolvimento psicolgico do individuo, onde os principais nomes abordados foram: Piaget, Vygotsky, Wallon e Schinner. Mesmo assim, eu tinha uma viso a respeito da psicanalise como cincia, e portanto dotada do mesmo arca bolso metodolgico das demais cincias, onde o subconsciente seria o seu objeto de estudo. Mas para a minha surpresa, nem a psicanalise considerada cincia (idem filosofia), muito menos o conceito de subconsciente faz parte do seu desenvolvimento terico, na medida em que sub um prefixo pejorativo para o que na verdade se trata de inconsciente. Fiquei surpreso tambm ao saber dessa crtica a pedagogia enquanto produtora de modelos para a educao, nunca havia pensado ou escutado algo 6

semelhante, e at agora estou refletindo essa ideia que, diga-se de passagem, veio em um momento de amadurecimento da minha prxis enquanto docente do ensino superior.

CONSIDERAES

A experincia adquirida durante a disciplina Psicanlise e Educao foi muito importante para a construo de um novo olhar para a prtica docente, onde o entendimento do processo educativo como imprevisvel e, portanto incapaz de ser padronizado, faz surgir a urgncia de nossa tornarmos educadores reflexivos, flexveis e sensveis as adversidades do dia-a-dia.

Vous aimerez peut-être aussi