Vous êtes sur la page 1sur 15

1

OBJETIVO Este manual tem como objetivo dialogar sobre os cuidados relacionados a sade do idoso e o papel da Enfermagem ,do cuidador e da famlia para manter a qualidade de vida necessria .

2
JUSTIFICATIVA

Cada vez mais a populao idosa vem aumentando em nosso planeta,devido a fatores associados qualidade de vida e com isso surgem patologias e novas condies associadas a senilidade. A Organizao Mundial de Sade (OMS) estima que em 2020 trs quartos de todas as mortes observadas nos pases em desenvolvimento estaro relacionadas ao processo de envelhecimento, como cncer, doenas do aparelho circulatrio e diabetes.Este manual deve ser utilizado como instrumento terico para nossa prtica.

3
INTRODUO

A enfermagem, inicialmente era praticada por freiras que prestavam assistncia por caridade aos doentes e miserveis nas santas casas, sendo assim, os cuidados prestados aos pacientes no tinham nenhum embasamento cientfico. A enfermagem ao longo do tempo vem se desenvolvendo, tornando uma profisso honrada, digna, tcnica e cientfica, e para isto, passando por vrias fases desde os tempos das civilizaes mais antigas, onde as pessoas que prestavam cuidados aos doentes o faziam apenas por caridade. A partir do sculo XIX, com FLORENCE NIGHTINGALE, iniciou-se um modelo assistencial estruturado no trabalho executado com os soldados durante a guerra da Crimia. Florence j se baseava em uma assistncia holstica, do corpo humano, tendo um olhar dimensional do ser. Enfermagem uma cincia humana, de pessoas de experincias com campo de conhecimento, fundamentaes e prticas do cuidar dos seres humanos que abrangem do estado de sade aos estados de doena.Nos dias de hoje, a enfermagem pode ser definida,enquanto ao, como uma atividade a ser realizada por pessoas que cuidam da vida, da doena e do meio ambiente. A tendncia o aumento da demanda por ILPIS no Brasil, embora as polticas priorizem a famlia como signatria do cuidado ao idoso , porm muitos fatores como a reduo da disponibilidade familiar , a inexistncia de servios de apoio social e de sade, o auto custo do cuidado domiciliar, moradias com espao fsico reduzido, estruturas com riscos para quedas e a violncia ao idoso ,so fatores que propiciam a institucionalizao.Devendo esta assegurar a qualidade de vida do idoso assistindo com ou sem vinculo familiar , sem condies de prover prpria subsistncia de modo a satisfazer as suas necessidades de moradia , alimentao , sade e convivncia social .As estratgias de interveno , alm do saber interdisciplinar e do fazer intersetorial, renem aes de promoo e manuteno da sade , preveno de riscos e agravos . De acordo com a Regulamentao Tcnica, aprovada pela Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria indicadores especficos para avaliao das ILPIS como taxa de mortalidade, densidade de incidncia de doena diarrica aguda, de escabiose, prevalncia de idoso com diabetes mellitus e quadro demencial e a taxa de atendimento de sade realizado pelos funcionrios da ILPI deve sofrer medio sistemtica pelos rgos de sade. Dentre os subsistemas internos da ILPI h a necessidade, prevista pela legislao, de equipe que se ocupe com os processos de ateno sade, respondendo pelas demandas cotidianas de cuidado.Mesmo assim, a relao com os servios de sade inevitvel, uma vez que, em

4
diversos momentos , h a necessidade de exames diagnsticos , referncia a especialidades ou a hospitalizao.

5
CARACTERSTICAS GERAIS DE ILPIS E DA NOSSA CASA 1-CARACTERSTICAS SOCIAIS E PRINCPIOS O acolhimento residncial um tipo especfico de casa, com caractersticas e formas de organizao prprias.Os seus elementos no so apenas os que nelas residem, mas todos os que contribuem para a sua existncia e desenvolvimento, isto , colaboradores remunerados e voluntrios, diretores , familiares e amigos dos residentes, entre outros. Designamos o conjunto destas pessoas,equipamentos, recursos financeiros e outros por organizao.Esta resulta da combinao de esforos individuais que tem por objetivo realizar propsitos comuns.Atravs dela torna-se possvel definir e alcanar objetivos que de outra maneira no seriam atingveis, dado que no seria tarefa fcil de ser atingida por uma s pessoa. Tendo sempre o residente como centro da sua ao , a estrutura residencial deve procurar responder s suas necessidades , respeitar e promover seus direitos. Para poder dar resposta aos seus residentes e comunidade em que se insere, uma organizao deve ter princpios orientadores, comuns a todos os que nela colaboram sendo estes princpios que a definem como nica no servio que presta. A cultura organizacional deve orientar se para e por uma misso comum e ter uma viso clara do futuro que deseja, cumprindo normas ticas e obedecendo a valores fundamentais. A exigncia de qualidade tem de ser um imperativo na gesto organizacional das ILPIS para isso temos de encontrar o equilbrio entre direitos,deveres e responsabilidades visando trs pilares bsicos: Misso, valores e a viso. 2-CARACTERSTICAS DE PESSOAL E FSICA Nosso lar, o Lar do Idoso Recanto So Francisco de Assis , localizada na zona sul da cidade de So Paulo uma instituio filantrpica ,que vem buscando atender a populao idosa das proximidades dotada de Enfermeira , auxiliares de enfermagem , cuidador de idoso , cozinheira, voluntrios entre outros colaboradores ;Foi fundada h 9 anos atrs porm somente em 2010 que conseguiu que o funcionamento existisse de forma legal. Atualmente com 15 assistidos ,distribudos em 3 grandes quartos ,uma sala para atividades de integrao , refeitrio, cozinha, lavanderia ,rea externa coberta para atividades de recreao , capela para meditao, sala de enfermagem, banheiro com 4 sanitrios e dois chuveiros e 1 lavatrio. SERVIOS Fica estabelecido que todo e qualquer visitante dever, assinar a folha de controle , colocar nome completo e legvel a data e o RG . Horrio de visitas todos os dias das 13:00 s 17:00 horas Servios Prestados *Cuidados Pessoais;Apoio as atividades de vida diria (higiene pessoal, alimentao, tratamento de roupas , medicao, mobilizao ....) *Servio de lavanderia:Tratamento de roupas de uso pessoal e coletivo. *Servio de Refeies: Horrios Caf da manh: 08:00 horas Colao:10:00 horas Almoo:11:00 horas Colao:13:00 horas Lanche:15:00 horas ( coincide com o horrio das visitas e realizado no refeitrio) Jantar:17:30 horas Ceia:20:00 horas

6
Servios Administrativos/Secretria Este servio tem como objetivo garantir o funcionamento correto do atendimento e informao, a contabilidade, pagamentos de despesas e o tratamento documental. De segunda a sexta. Atividades Ldicas e Recreativas *Exibio de filmes *Comemorao de pocas festivas *Comemorao dos aniversariantes de cada ms( Aproveitando para realizar um convvio com os familiares e a comunidade)

7
A PESSOA IDOSA E A EQUIPE MULTIPROFISSIONAL Ao idoso no cuidar o conhecimento amplo e as vises complementares de mltiplos profissionais so elementos essenciais para que possamos captar toda a complexidade de fatores que influenciam o envelhecer e o adoecer nesta populao. O profissional de sade deve estimular o idoso ao aoutocuidado , independncia ,pequenas alteraes como marcha debilitada , equipe de apoio mal informada , dficit nas coisas primrias interferem na qualidade de vida do idoso. de grande necessidade que toda a equipe ,incluindo cuidadores , profissionais da limpeza , da enfermagem , mdicos , fisioterapeutas e recreao , sejam capacitados a lidar com as dificuldades e limitaes do idoso , respeitando assim seu espao.No podemos esquecer que este no uma criana pois o processo inverso ,no devemos infantilizlos. Cabe enfermeira um papel prioritrio no apoio aos idosos, patolgicos ou no, independentes ou no, com autonomia ou no. profissional determinante, principalmente no processo de reabilitao fazendo com que a assistncia seja sistematizada permitindo assim que se identifiquem os problemas dos idosos de maneira individualizada. A enfermeira tambm tem como papel avaliar cuidados da assistncia, dar acessoria, planejar e coordenar servios prestados pela enfermagem, orientaes e avaliaes das aes relacionadas sade dos idosos.Preveno de complicaes das doenas do idoso e de feridas, estimulando deambulao precoce. A equipe de enfermagem deve zelar para que o idoso consiga aumentar os hbitos saudveis, diminuir e compensar limitaes inerentes a idade , colocar em prtica o plano de assistncia. O ato de cuidar no caracteriza o cuidador como um profissional de sade, portanto este no deve executar procedimentos tcnicos que sejam de competncia dos profissionais de sade,tais como :administrao de medicao , curativos etc. O Lar deve ser dotado de documentos que facilitam a identificao do idoso e registro de cuidados prestados a este. obrigatrio ter um pronturio individual onde so registrados procedimentos de enfermagem , intercorrncias , receita mdica, histrico de enfermagem , diagnstico de enfermagem e prescrio de enfermagem. Deve ter um livro de entrada e sada dos idosos contendo informaes bsicas , para o caso de necessidade , livro de intercorrncias dirias onde anotado qualquer eventualidade , livro de controle de medicamentos de uso controlado registrando entrada e sada destes.

COMUNICAO Com o envelhecimento ocorre o declnio das capacidades intelectuais ,sociais e profissionais , em muitos casos h o desuso da linguagem oral , escrita e falta de comunicao. A perda auditiva muito comum nesta idade ,assim como a dificuldade de mastigao e deglutio devido a perda dentria e diminuio do tnus,os sintomas de dificuldade de deglutio que exigem cuidado e encaminhamento um profissional especifico so : engasgo , mudanas na qualidade de voz , pneumonias. Indica-se promover atividades de interesse de todo o grupo que favoream a comunicao de todas as formas.Podendo ser por exemplo uma discusso de texto(Jornais , revistas , cartas etc).

MEMRIA Com relao memria necessrio promover jogos que exijam concentrao , memria , raciocnio e interao como por exemplo baralho , domin , palavras cruzadas entre outros. Neste caso necessrio um moderador para calcular perdas , ganhos .

QUEDAS Quedas constituem a primeira causa de acidentes na populao com idade superior a 60 anos.Suas conseqncias podem causar ainda mais incapacidade, a melhor alternativa prevenir ,promovendo um ambiente livres de riscos para tal. CUIDADOS COM O BANHO E A HIGIENE DO IDOSO A boa higiene do idoso se reflete na limpeza dos cabelos e do couro cabeludo,na limpeza de todo o corpo e na higiene intima .A cavidade oral e a limpeza das gengivas, prteses e dos dentes tambm fundamental. *Orientaes para um bom banho:Ter sempre mo escova de dente , pasta de dente, antisptico oral, gazes, esptula , xampu, hidratante, colnia, luvas descartveis, sabo e esponja. Na higiene da boca e dentes: -Reunir escova de dente, pasta de dente, anti-sptico oral , gaze; Aps a escovao dos dentes (caso tenha) , pegar uma esptula e envolve la com gaze, embebe la na soluo anti sptica e fazer a higiene da boca do idoso;Caso o paciente tenha prtese dentria , retirar e lavar com escova e pasta de dente. Banho - Usando uma esponja com sabo , lavar braos, pernas, axilas, trax, regio submamria, abdmen, pernas e ps, no esquecendo de lavar entre os dedos; - Retirar o sabo com gua limpa; - Recolher a roupa suja - jogar fora o material de uso descartvel Aps o banho aplicar hidratante, secar direito entre os dedos e as pregas da pele , motivar o assisitido a colaborar , conforme a sua capacidade , prestar ateno apele do idoso, atentar para que os materiais de higiene sejam exclusivamente de uso pessoal. ADMINISTRAO DE MEDICAO Toda vez que algum medicamento for administrado , usar a tcnica dos cinco certos ou seja, fazer uma etiqueta e escrever o nome do paciente, o nome da medicao, a via de administrao, a dosagem da medicao e o horrio ,evitando erros.Aps a administrao,checar na folha de controle e escrever na anotao de enfermagem..Exemplo de etiqueta:

Sr.Fernando, Fenitona 100mg, as 12h00minhs, Via oral.


A medicao de controle especial , permanecer trancada e identificada por nome do assistido e dosagem,cada auxiliar ter uma caixa,onde ser armazenado semanalmente a quantidade necessria para toda semana ,sendo de cada um a responsabilidade da sua caixa, esta dever permanecer trancada , tendo as chaves a Enfermeira e os auxiliares .Em caso de perda de comprimidos sendo por queda no cho ou em outros casos a enfermeira dever ser comunicada, esta anotar no livro de controle de medicao de uso especial.

ALIMENTAO

A alimentao do idoso em geral, deve ser mais mole do que a do adulto , no chegando a ser homognea , promovendo assim a utilizao de seus msculos e no perdendo a mastigao, em local adequado livre de barulhos e agitaes como por exemplo , televiso e rdios. A posio sentada obrigatria durante as refeies , devendo permanecer assim , por pelo menos 30 minutos aps a refeio, muito importante e obrigatrio a realizao de higiene oral aps todas as refeies.A refeio deve ser feita de maneira fracionada ou seja em mais vezes e em menores quantidades para evitar que o cansao atrapalhe a nutrio, sendo assim necessrio no mnimo 6 refeies por dia. LIMPEZA E DESCONTAM INAO DE ALIMENTOS/ ARMAZENAGEM E PREPARO A boa higiene dos alimentos necessria para evitar contaminaes e previne quanto infeces, o ambiente deve estar visivelmente limpo livre de sujidade ou poeira,aceitvel para os assistidos ,visitantes e at mesmo para os funcionrios. O principal modo de transmisso das infeces alimentares a ingesto de alimentos contaminados por sujeiras, secrees de outras pessoas ou materiais sujos com secrees e eliminaes , portanto obrigatrio antes de qualquer coisa , quando entrar na instituio lavar as mos ,quando entrar na cozinha lavar novamente com gua , sabo e quando possvel lcool em gel. Outro modo bastante comum a transmisso por vetores onde, alimentos mal armazenados podem entrar em contato com roedores e insetos. Alimentos devem ser armazenados em locais abrigados da luz , secos e limpos, quando abertos devem ser devidamente fechados e armazenados novamente. Recomenda-se ou uso de hipoclorito de sdio para descontam inao de frutas e verduras na proporo de 30 gotas para um litro de gua. Para prepararmos alimentos devemos estar com as mos devidamente lavadas, unhas bem aparadas e coberta por base , (no pintar as unhas pois o esmalte impede a visibilidade de acumulo de sujeira ou secrees ), em caso de cortes ou ferimentos nas mos utilizar luvas de procedimentos descartveis durante o preparo . Os cabelos devem estar presos e cobertos por touca higinica .Usar avental para evitar o manchas ou sujeiras desagradveis. Vale a pena lembrar que deve ser feito uma vistoria pelo menos uma vez ao ms , em todos os alimentos armazenados , enfocando os cuidados ao armazenar, condies de higiene e data de vencimento dos alimentos que pode ser feito pela cozinheira responsvel ou pela Enfermeira responsvel tcnica esta, deve administrar palestras e sanar dvidas de toda a equipe.

10

ARTIGOS So instrumentos de naturezas diversas tais como louas,talheres , comadres , papagaios , cubas rim , entre outros.

Artigos descartveis so aqueles que aps o uso perdem suas caractersticas originais ou causam riscos reais e potenciais , no devendo ser reutilizados ou reprocessados.Em caso de perfuro cortantes utilizar caixa especifica para descartar, lembrando que nunca devemos reencapalos .

RECIPIENTES So objetos capazes de armazenar resduos slido e lquidos podendo ser , saco plstico , galo e caixa. LIMPEZA o ato mecnico de limpar (retirada da sujidade de qualquer superfcie).Dizemos que o ambiente fica higienizado aps o ato da limpeza. CONTAMINAO a transferncia do agente infeccioso para um organismo , objeto ou substncia. INFECO o resultado da penetrao e multiplicao do agente infeccioso , no organismo humano ou animal.

AGENTE INFECCIOSO

11

So seres microscpicos que no so visveis a olho nu.(bactrias , vrus , fungos)

HOSPEDEIRO Homem ou animal que oferea condies naturais,para alojar um agente infeccioso. CONTGIO Transmisso de um agente infeccioso de um doente ou portador para outro indivduo. MATRIA ORGNICA So secrees ou excrees do organismo (Pus , Sangue , Fezes ,Vmito). LAVAGEM a operao que visa a remoo da sujidade acumulada com a utilizao de mquinas ,deve ser feita soluo de detergente neutro e gua para enxge, com dois baldes. DESCONTAM INAO o processo de eliminao total ou parcial da carga microbiana de artigos e superfcies , tornando aptos para o manuseio seguro.Este processo pode ser aplicado atravs da limpeza , desinfeco e esterilizao. DESINFETANTE um agente que destri microorganismos, particularmente organismos patognicos DESINFECO um processo qumico ou fsico que destri todos os microorganismos ,exceto os esporulados.

12

PRINCIPAIS DOENAS CAUSADAS POR BACTRIAS Meningite Tuberculose Difteria Hansenase Disenteria Bacilar Febre tifide Ttano Clera Botulismo VRUS uma partcula basicamente protica que pode infectar organismos vivos.Vrus so parasitas obrigatrios do interior celular e isso significa que eles somente reproduzem pela invaso e pros sesso do controle do mecanismo de autoproteo celular. So doenas virais :caxumba, raiva, rubola, sarampo, gripe, catapora entre outras. Devido ao uso do mecanismo das clulas do hospedeiro, os vrus tornam-se difceis de matar. As mais eficientes solues mdicas so as vacinas para prevenir infeces , e drogas que tratam os sintomas . FUNGOS Os fungos so uma classe de seres vivos que possuem caractersticas especiais.Esta classe engloba os bolores, as leveduras, os fungos comestveis e os venenosos.Na natureza existem mais de100.000 espcies de fungos. Fungos e doenas (micoses)Os fungos podem infectar o organismo de diversas formas. As infeces podem ser ligeiras e passar despercebidas, ou graves e por vezes mortais.

13
Alguns fungos esto constantemente presentes, sem gerarem doena, em zonas do organismo como a boca, a pele,o intestino e a vagina. As micoses mais graves desenvolvem-se nos indivduos submetidos a teraputicas antibiticas de longo prazo corticosteride ou imunossupressores.As micoses mais comuns so as superficiais, que afetam a pele, os plos, o cabelo, as unhas,os rgos genitais e a mucosa oral. A Candidase provocada pela Candidaalbicans e afeta principalmente os rgos genitais e a boca (sapinho) .A Tinea, vulgarmente designada Tinha, atinge o tronco, o couro cabeludo e os ps (p de atleta).

TIPOS DE LIMPEZA LIMPEZA CONCORRENTE Trata-se da limpeza realizada diariamente de forma a manter/conservar os ambientes isentos de sujidade e risco de contaminao. LIMPEZA IMEDIATA realizada quando ocorre sujidade em reas crticas e semicrticas, em qualquer perodo do dia. Consiste na remoo imediata de respingos ou deposio de matria orgnica para evitar a sua veiculao ou seu resseca mento e conseqente liberao para o ambiente dos microrganismos porventura presentes. LIMPEZA TERMINAL Em Unidades de Internao de Pacientes,a limpeza terminal realizada a qualquer momento,aps alta, transferncia ou bito ou em perodos programados. LIMPEZA MIDA Consiste na utilizao de gua, como elemento principal da remoo da sujidade, podendo ser por processo manual ou mecnico. LIMPEZA MOLHADA Consiste na utilizao de gua abundante, como elemento principal da remoo da sujidade, podendo ser manual ou mecnica, destinada principalmente para a limpeza terminal. LIMPEZA SECA Consiste na retirada de sujidade, p ou poeira sem a utilizao de gua. LIMPEZA COM JATOS E VAPOR DE GUA Consiste na retirada de sujidade, p ou poeira sem a utilizao de gua. A limpeza com vassouras recomendvel somente em reas externas, sendo proibido o seu uso em reas internas de atendimento.

TRATAMENTO EM SUPERFCIES COM MATRIA ORGNICA

14

Na presena de Matria Orgnica .( sangue, vmitos, escarro) Passos seqenciais: Retirar matria orgnica com pano ou papel desprezando em lixeira de resduo infectante. Lavar com gua e sabo e secar Aplicar o desinfetante (hipoclorito de sdio) Aps tempo de ao remover o desinfetante da rea (tempo de ao 10 minutos) Limpar com gua e sabo o restante da rea DESINFETANTE O desinfetante, como diz o prprio nome, um produto que serve para desinfetar, ou seja, matar micrbios. Foi inventado para eliminar esses micrbios nocivos ao homem e que podem ser encontrados em diversos lugares principalmente nos banheiros. O desinfetante nada mais que um detergente bem fraquinho contendo uma substncia que desinfeta chamada FORMOL. DETERGENTE NEUTRO So substncias tenso ativas solveis em gua, que tm a propriedade qumica de dissolver a sujeira ou as impurezas de um objeto sem corroso e de emusificar gorduras e manter resduos em suspenso. So amplamente utilizados em todo o mundo.O principal representante dos detergentes o sabo.So utilizados para limpeza de artigos, superfcies e para lavagem das mos.

REGRAS BSICAS PARA LIMPEZA E DESINFECO 1-Usar luvas 2-Iniciar a limpeza da rea menos contaminada para a mais contaminada 3-Proceder varredura mida 4-Corredores:dividir ao meio,deixando um lado livre para o trnsito de pessoal enquanto procede a limpeza do outro 5-Usar a tcnica de dois ou trs baldes; -um com gua pura -um com gua e sabo -Um com desinfetante 6-Limpar em nico sentido,de cima para baixo em linhas paralelas,nunca em movimentos de vai e vem. 7-No banheiro, lavar por ultimo o vaso sanitrio, onde ser desprezada toda gua suja(contaminada) 8-Todo material usado para a limpeza (balde,panos,vassouras,etc.)dever ser limpo e guardado em local apropriado.

REFERNCIAS

15

-WIKPDIA ENCICLOPDIA LIVRE -MANUAL DE BOAS PRTICAS DE ALIMENTAO VIGILNCIA SANITRIA -SCIELO ARTIGOS CIENTFICOS REFERENTES LIMPEZA E DESCONTAMINAO DE AMBIENTES. -LILACS-ARTIGOS CIENTFICOS REFERENTES CUIDADOS

Vous aimerez peut-être aussi