Vous êtes sur la page 1sur 4

Historico

O sistema linfatico foi descoberto ha mais de 300 ano pelo anatomista dinamarques Thomas Bartiiolin (1654) . Em 1892 as manobras de drenagem linfatica foram realizadas com o conhecimento da epoca sobre o sistema linfatico, pelo estudioso Winiwarter. Emil Vodder, em 1932 descobriu a tecnica e a apresentou em 1936 numa conferencia internacional de saude, sendo ela aprimorada mais tarde por um professor da universidade de Bruxelas, Dr. Leduc. No Brasil ainda e pouco conhecida, mas ja se tem dados comprovados da utilizacao dessa tecnica de massagem. Quanto a sua eficacia nos tratamentos de estetica e, principalmente no pos cirurgia plastica. A drenagem linfatica manual e um metodo especifico de massagem, utilizado por fizioterapeutas e esteticistas, sendo que o fisioterapeuta atua em patologiaas e o esteticista em problemas esteticos, quando nao ha contra-indicacoes.

ANATOMIA DO SISTEMA LINFATICO

O sistema linfatico e um conjunto de vasos, orgaos e tecidos que recolhem exesso de fluido ou linfa de todo o corpo e considerado anexo do sistema nervoso, visto que recolhe a linfa dos espacos intercelulares e a lanca atraves de vasos e formacoes proprias na corrente venosa, sendo ela transportada de volta ao coracao depois de purificada.

COMPONENTES DO SISTEMA LINFATICO


1) Linfa 2) Via Linfaticas 2.1) Capilares linfaticos 2.2) Vasos Linfaticos 2.3) Troncos Linfaticos 3) Tecidos Linfoiddes 3.1) Ganglios Linfaticos 3.2) Baco 3.3) Amigdalas 3.4) Timo 1) Linfa A linfa proveniente dos tecidos tem = Orgaos

composicaao quimica semelhante a do plasma, contem grande numero de leucocitos particularmente linfocitos, representando assim, um tecido imunologico circulante. Ela e recolhida e filtrada pelas paredes dos capilares linfaticos, entrando pelos vaasos linfaticos e seguindo em direcao aos ganglios linfaticos, onde e novamente filtrada, livrando de todas as bacterias nocivas. Alem da parte liquida, a linfa transporta macro moleculas (proteinas, mucopolissacarideos, lipoproteinas, acidos graxos e tambem bacterias e fragmentos de celulas), para as quais os capilares linfaticos repressentam a unica possibilidade de remocao do ambito interstical, para garantir a homeostase. 2) Vias Linfaticas 2.1) Capilares Linfaticos Os capilares linfaticos sao os menores vasos condutores do sistema linfatico, formados por tubos de paredes finas, compostos de umma camada unica de celulas endoteliais sobrepostas ao tecido circunjacente. As bordas internas, sobrepostas em forma de escamas agem como valvulas, formando aberturas para os capilares atraves das quais o liquido interstical entra sendo fechadas em

eguida, impedindo que haja refluxo do lliquido. Os capilares linfaticos, dispostos de formas de redes fechadas, espalhan-se por todo o corpo, dando origem aos vasos linfaticos. 2.2) Vasos Linfaticos Os vasos linfaticos, para os quais drenam os capilares, possuem paredes de tres camadas, semelhantes as paredes das veias e valvulas, mais numerosas que as veias que permitem a linfa fluir numa unica direcao. Cada segmento de vaso entre duas valvulas funciona como uma bomba independente. A medida que se estira com o enchimento e se contrai para forcar a linfa para a frente no proximo segmento. Estao divididos em pre-coletores ou vasos poscapilares, de menor calibre e coletores linfaticos que sao os vasos de maior calibre, quando se encontram, formam os troncos linfaticos. 2.3) Troncos Linfaticos Sao os constituidos por: ducto ou canal toracico, ducto esquerdo e ducto direito.

Vous aimerez peut-être aussi