Vous êtes sur la page 1sur 17

Matrizes

Introduo O crescente uso dos computadores tem feito com que a teoria das matrizes seja cada vez mais aplicada em reas como Economia, Engenharia, Matemtica, Fsica, dentre outras. Vejamos um exemplo. A tabela a seguir representa as notas de trs alunos em uma etapa: Qumica Ingls Literatura Espanhol A B 8 6 7 6 9 7 8 6

C 4 8 5 9 Se quisermos saber a nota do aluno B em Literatura, basta procurar o nmero que fica na segunda linha e na terceira coluna da tabela. Vamos agora considerar uma tabela de nmeros dispostos em linhas e colunas, como no exemplo acima, mas colocados entre parnteses ou colchetes:

Em tabelas assim dispostas, os nmeros so os elementos. As linhas so enumeradas de cima para baixo e as colunas, da esquerda para direita:

Tabelas com m linhas e n colunas ( m e n nmeros naturais diferentes de 0) so denominadas matrizes m x n. Na tabela anterior temos, portanto, uma matriz 3 x 3. Veja mais alguns exemplos:

uma matriz do tipo 2 x 3

uma matriz do tipo 2 x 2

Notao geral Costuma-se representar as matrizes por letras maisculas e seus elementos por letras minsculas, acompanhadas por dois ndices que indicam, respectivamente, a linha e a coluna que o elemento ocupa. Assim, uma matriz A do tipo m x n representada por:

ou, abreviadamente, A = [aij]m x n, em que i e j representam, respectivamente, a linha e a coluna que o elemento ocupa. Por exemplo, na matriz anterior, a23 o elemento da 2 linha e da 3 coluna.

Na matriz

, temos:

Ou na matriz B = [ -1 0 2 5 ], temos: a11 = -1, a12 = 0, a13 = 2 e a14 = 5.

Denominaes especiais Algumas matrizes, por suas caractersticas, recebem denominaes especiais. Matriz linha: matriz do tipo 1 x n, ou seja, com uma nica linha. Por exemplo, a matriz A =[4 7 -3 1], do tipo 1 x 4. Matriz coluna: matriz do tipo m x 1, ou seja, com uma nica coluna. Por exemplo,

, do tipo 3 x 1 Matriz quadrada: matriz do tipo n x n, ou seja, com o mesmo nmero de linhas e

colunas; dizemos que a matriz de ordem n. Por exemplo, a matriz do tipo 2 x 2, isto , quadrada de ordem 2. Numa matriz quadrada definimos a diagonal principal e a diagonal secundria. A principal formada pelos elementos aij tais que i = j. Na secundria, temos i + j = n + 1. Veja:

Observe a matriz a seguir:

a11 = -1 elemento da diagonal principal, pis i = j = 1 a31= 5 elemento da diagonal secundria, pois i + j = n + 1 ( 3 + 1 = 3 + 1) Matriz nula: matriz em que todos os elementos so nulos; representada por 0m x n.

Por exemplo,

Matriz diagonal: matriz quadrada em que todos os elementos que no esto na diagonal principal so nulos. Por exemplo:

Matriz identidade: matriz quadrada em que todos os elementos da diagonal principal so iguais a 1 e os demais so nulos; representada por In, sendo n a ordem da matriz. Por exemplo:

Assim, para uma matriz identidade

Matriz transposta: matriz At obtida a partir da matriz A trocando-se ordenadamente as linhas por colunas ou as colunas por linhas. Por exemplo:

Desse modo, se a matriz A do tipo m x n, At do tipo n x m. Note que a 1 linha de A corresponde 1 coluna de At e a 2 linha de A corresponde 2

Matriz simtrica: matriz quadrada de ordem n tal que A = At . Por exemplo,

temos sempre

simtrica, pois a12 = a21 = 5, a13 = a31 = 6, a23 = a32 = 4, ou seja, a ij = a ij.

Matriz oposta: matriz -A obtida a partir de A trocando-se o sinal de todos os elementos

de A. Por exemplo,

Igualdade de matrizes Duas matrizes, A e B, do mesmo tipo m x n, so iguais se, e somente se, todos os elementos que ocupam a mesma posio so iguais:

. Operaes envolvendo matrizes Adio Dadas as matrizes matriz Exemplos: , chamamos de soma dessas matrizes a , tal que Cij = aij + bij , para todo A+B=C :

Observao: A + B existe se, e somente se, A e B forem do mesmo tipo. Propriedades Sendo A, B e C matrizes do mesmo tipo ( m x n), temos as seguintes propriedades para a adio: a) comutativa: A + B = B + A

b) associativa: ( A + B) + C = A + ( B + C) c) elemento neutro: A + 0 = 0 + A = A, sendo 0 a matriz nula m x n d) elemento oposto: A + ( - A) = (-A) + A = 0 Subtrao Dadas as matrizes , chamamos de diferena entre essas matrizes a soma de A com a matriz oposta de B: A-B=A+(-B) Observe:

Multiplicao de um nmero real por uma matriz Dados um nmero real x e uma matriz A do tipo m x n, o produto de x por A uma matriz Bdo tipo m x n obtida pela multiplicao de cada elemento de A por x, ou seja, bij = xaij: B = x.A Observe o seguinte exemplo:

Propriedades Sendo A e B matrizes do mesmo tipo ( m x n) e x e y nmeros reais quaisquer, valem as seguintes propriedades: a) associativa: x . (yA) = (xy) . A b) distributiva de um nmero real em relao adio de matrizes: x . (A + B) = xA + xB c) distributiva de uma matriz em relao adio de dois nmeros reais: (x + y) . A = xA + yA d) elemento neutro : xA = A, para x=1, ou seja, A=A

Multiplicao de matrizes O produto de uma matriz por outra no determinado por meio do produto dos sus respectivos elementos. Assim, o produto das matrizes A = ( aij) m x p e B = ( bij) p x n a matriz C = (cij) m x n em que cada elemento cij obtido por meio da soma dos produtos dos elementos correspondentes da isima linha de A pelos elementos da j-sima coluna B.

Vamos multiplicar a matriz cadaCij: 1 linha e 1 coluna

para entender como se obtm

1 linha e 2 coluna

2 linha e 1 coluna

2 linha e 2 coluna

Assim, Observe que:

Portanto, comutativa.

.A, ou seja, para a multiplicao de matrizes no vale a propriedade

Vejamos outro exemplo com as matrizes

Da definio, temos que a matriz produto A . B s existe se o nmero de colunas de A for igual ao nmero de linhas de B:

A matriz produto ter o nmero de linhas de A (m) e o nmero de colunas de B(n): Se A3 x 2 e B 2 x 5 , ento ( A . B ) 3 x 5 Se A 4 x 1 e B 2 x 3, ento no existe o produto Se A 4 x 2 e B 2 x 1, ento ( A . B ) 4 x 1 Propriedades

Verificadas as condies de existncia para a multiplicao de matrizes, valem as seguintes propriedades: a) associativa: ( A . B) . C = A . ( B . C ) b) distributiva em relao adio: A . ( B + C ) = A . B + A . C ou ( A + B ) . C = A . C + B . C c) elemento neutro: A . In = In . A = A, sendo In a matriz identidade de ordem n Vimos que a propriedade comutativa, geralmente, no vale para a multiplicao de matrizes. No vale tambm o anulamento do produto, ou seja: sendo 0 m x n uma matriz nula, A .B =0 m x n no implica, necessariamente, que A = 0 m x n ou B = 0 m x n. Matriz inversa Dada uma matriz A, quadrada, de ordem n, se existir uma matriz A', de mesma ordem, tal que A . A' = A' . A = In , ento A' matriz inversa de A . Representamos a matriz inversa por A1 .

Nota: O produto de matrizes uma operao no comutativa, ou seja: A x B BxA


DETERMINANTES

Entenderemos por determinante , como sendo um nmero ou uma funo, associado a uma matriz quadrada , calculado de acordo com regras especficas .
importante observar , que s as matrizes quadradas possuem determinante .

Regra para o clculo de um determinante de 2 ordem Dada a matriz quadrada de ordem 2 a seguir:

O determinante de A ser indicado por det(A) e calculado da seguinte forma : det (A) = A = ad - bc

Exemplo:

Ora, senx.senx + cosx.cosx = sen2x + cos2x = 1 ( Relao Fundamental daTrigonometria ) . Portanto, o determinante da matriz dada igual unidade. Regra para o clculo de um determinante de 3 ordem ( Regra de SARRUS). SARRUS (pronuncia-se Sarr), cujo nome completo Pierre Frederic SARRUS(1798 - 1861), foi professor na universidade francesa de Strasbourg. A regra de SARRUS, foi provavelmente escrita no ano de 1833.

Nota: So escassas, e eu diria, inexistentes, as informaes sobre o Prof. SARRUS nos livros de Matemtica do segundo grau, que apresentam (ou mais simplesmente apenas citam) o nome do professor, na forma REGRA DE SARRUS, para o clculo dos determinantes de terceira ordem. Graas ao Prof. Jos Porto da Silveira - da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, pudemos disponibilizar a valiosa informao acima! O Prof. SARRUS, foi premiado pela Academia Francesa de Cincias, pela autoria de um trabalho que versava sobre as integrais mltiplas, assunto que vocs estudaro na disciplina Clculo III, quando chegarem Universidade. Para o clculo de um determinante de 3 ordem pela Regra de Sarrus, proceda da seguinte maneira: 1 - Reescreva abaixo da 3 linha do determinante, a 1 e 2 linhas do determinante. 2 - Efetue os produtos em "diagonal" , atribuindo sinais negativos para os resultados esquerda e sinal positivo para os resultados direita. 3 - Efetue a soma algbrica. O resultado encontrado ser o determinante associado matriz dada.
Exemplo:

. 2 . 1

3 5 7 4

Portanto, o determinante procurado o nmero real negativo .- 77.


Principais propriedades dos determinantes

P1) somente as matrizes quadradas possuem determinantes. P2) o determinante de uma matriz e de sua transposta so iguais: det(A) = det( At ). P3) o determinante que tem todos os elementos de uma fila iguais a zero , nulo. Obs: Chama-se FILA de um determinante, qualquer LINHA ou COLUNA. P4) se trocarmos de posio duas filas paralelas de um determinante, ele muda de sinal.

P5) o determinante que tem duas filas paralelas iguais ou proporcionais, nulo. P6) multiplicando-se (ou dividindo-se) os elementos de uma fila por um nmero, o determinante fica multiplicado (ou dividido) por esse nmero. P7) um determinante no se altera quando se substitui uma fila pela soma desta com uma fila paralela, multiplicada por um nmero real qualquer. P8) determinante da matriz inversa : det( A-1) = 1/det(A) . Se A-1 a matriz inversa de A , ento A . A-1 = A-1 . A = In , onde In a matriz identidade de ordem n . Nestas condies , podemos afirmar que det(A.A-1) = det(In) e portanto igual a 1. Logo , podemos tambm escrever det(A) . det(A-1) = 1 ; logo , conclumos que: det(A-1) = 1 / det(A). Notas: 1) se det(A) = 0 , no existe a matriz inversa A-1. Dizemos ento que a matriz A SINGULAR ou NO INVERSVEL . 2) se det A 0 , ento a matriz inversa A-1 existe e nica . Dizemos ento que a matriz A INVERSVEL . P9) Se todos os elementos situados de um mesmo lado da diagonal principal de uma matriz quadrada de ordem n , forem nulos (matriz triangular), o determinante igual ao produto dos elementos da diagonal principal. P10) Se A matriz quadrada de ordem n e k R ento det(k.A) = kn . det A Exemplos: 1) Qual o determinante associado matriz?

Observe que a 4 linha da matriz proporcional 1 linha (cada elemento da 4 linha obtido multiplicando os elementos da 1 linha por 3). Portanto, pela propriedade P5 , o determinante da matriz dada NULO. 2) Calcule o determinante:

Observe que a 2 coluna composta por zeros; FILA NULA DETERMINANTE NULO , conforme propriedade P3 acima. Logo, D = 0. 3) Calcule o determinante:

Ora, pela propriedade P9 acima, temos: D = 2.5.9 = 90


Exerccios propostos:

1) As matrizes A e B , quadradas de ordem 3, so tais que B = 2.At , onde At a matriz transposta de A. Se o determinante de B igual a 40 , ento o determinante da matriz inversa de A igual a: *a) 1/5 b) 5 c) 1/40 d) 1/20 e) 20 2) Seja a matriz A de ordem n onde aij = 2 para i = j e aij = 0 para i j . Se det (3A) = 1296 , ento n igual a: Resp: n = 4 3) Determine a soma dos elementos da diagonal principal da matriz A = ( aij )3 X 3 , onde aij = i + j se i j ou aij = i - j se i < j. Qual o determinante de A? Resp: soma dos elementos da diagonal principal = 12 e determinante = 82 4) Se A = ( aij ) matriz quadrada de ordem 3 tal que aij = i - j ento podemos afirmar que o determinante da matriz 5 A igual a: Resp: zero

1 - Definies:

1.1 - Chama-se Menor Complementar ( Dij ) de um elemento aij de uma matriz quadrada A, ao determinante que se obtm eliminando-se a linha i e a coluna j da matriz. Assim, dada a matriz quadrada de terceira ordem (3x3) A a seguir :

Podemos escrever: D23 = menor complementar do elemento a23 = 9 da matriz A . Pela definio, D23 ser igual ao determinante que se obtm de A, eliminando-se a linha 2 e a coluna 3, ou seja:

Da mesma forma determinaramos D11, D12, D13, D21, D22, D31, D32 e D33. Faa os clculos como exerccio!
1.2 - Cofator de um elemento aij de uma matriz : cof ( aij ) = (-1 )

. Dij . Assim por exemplo, o cofator do elemento a23 = 9 da matriz do exemplo anterior, seria igual a: cof(a23) = (-1)2+3 . D23 = (-1)5 . 10 = - 10.
2 - Teorema de Laplace

i+j

O determinante de uma matriz quadrada igual soma dos produtos dos elementos de uma fila qualquer (linha ou coluna) pelos respectivos cofatores. Este teorema permite o clculo do determinante de uma matriz de qualquer ordem. Como j conhecemos as regras prticas para o clculo dos determinantes de ordem 2 e de ordem 3, s recorremos este teorema para o clculo de determinantes de 4 ordem em diante. O uso desse teorema, possibilita abaixar a ordem do determinante. Assim, para o clculo de um determinante de 4 ordem, a sua aplicao resultar no clculo de quatro determinantes de 3 ordem. O clculo de determinantes de 5 ordem, j justifica o uso de planilhas eletrnicas, a exemplo do Excel for Windows, Ltus 1-2-3, entre outros. Para expandir um determinante pelo teorema de Laplace, mais prtico escolher a fila (linha ou coluna) que contenha mais zeros, pois isto vai facilitar e reduzir o nmero de clculos necessrios. Pierre Simon Laplace - (1749-1827) - Matemtico e astrnomo francs.

3 - Clculo da inversa de uma matriz.

a) A matriz inversa de uma matriz X , a matriz X-1 , tal que X . X-1 = X-1 . X = In , onde In a matriz identidade de ordem n. b) Matriz dos cofatores da matriz A: a matriz obtida substituindo-se cada elemento pelo seu respectivo cofator. Smbolo: cof A . c) Frmula para o clculo da inversa de uma matriz:

Onde: A-1 = matriz inversa de A; det A = determinante da matriz A; (cof A)T = matriz transposta da matriz dos cofatores de A .

Exerccios propostos

1 - Se A = ( aij ) matriz quadrada de ordem 3 tal que aij = i - j ento podemos afirmar que o seu determinante igual a: *a) 0 b) 1 c) 2 d) 3 e) -4 2 - UFBA-90 - Calcule o determinante da matriz:

Resp: 15 3 - Considere a matriz A = (aij)4x4 definida por aij = 1 se i j e aij = i + j se i < j. Pede-se calcular a soma dos elementos da diagonal secundria. Resp: 12 4 - As matrizes A e B , quadradas de ordem 3, so tais que B = 2.At , onde At a matriz transposta de A. Se o determinante de B igual a 40 , ento o determinante da matriz inversa de A igual a:

*a) 1/5 b) 5 c) 1/40 d) 1/20 e) 20 5 - Dadas as matrizes A = (aij)3x4 e B = (bij)4x1 tais que aij = 2i + 3j e bij = 3i + 2j, o elemento c12 da matriz C = A.B : a)12 b) 11 c) 10 d) 9 *e) inexistente

Regra de Chi
Tomamos como base a seguinte matriz:

1 - Escolhe-se o piv (que precisa ser um nmero 1) e a partir dele se exclui sua linha e coluna;

Obs: Caso no haja nenhum elemento 1 (um) na matriz divida uma fila por algum elemento de modo que aparea o elemento 1 e no se esquea de multiplicar esse elemento ao resultado final do determinante.

2 - Subtraia de cada elemento da nova matriz o produto dos elementos que pertenciam a sua linha e coluna e que foram retirados. E multiplique o determinante da nova matriz por: (-1)i+j, sendo i e j a posio do elemento piv.

3 - O determinante a ser calculado possui o mesmo valor da matriz inicial e possui uma ordem a menos.

4 - A partir deste ponto temos duas opes: 4.1 - Podemos obter a determinante da raiz 3x3 atravs do teorema de Sarrus. ("Esse sim creio que a maioria conhea.")

4.2 - Ou continuamos o calculo pelo teorema de Chi para chegarmos a ordem 2x2. 5 - Seguiremos no teorema de Chi e repetiremos ento os procedimentos 1,2 e 3.

6 - Agora teremos uma matriz de ordem 2x2, como mostrado abaixo. Para resolver a determinante da mesma obedeceremos a seguinte regra: Det = a1x1 * a2x2 - (a1x2 * a2x1).

Det = -1*1*(-19*-43-(-49*-13) = -180


Como queramos demonstrar, este nosso resultado.

Determinando a matriz inversa


Neste tpico so dados os passos para a determinao da matriz inversa pelo mtodo de Gauss-Jordan. Seja a matriz abaixo, cuja inversa se deseja saber.

O primeiro passo acrescentar uma matriz unitria no lado direito:

O objetivo somar ou subtrair linhas multiplicadas por escalares de forma a obter a matriz unitria no lado esquerdo. Notar que esses escalares no so elementos da matriz. Devem ser escolhidos de acordo com o resultado desejado. 1 linha = 1 linha + 2 linha multiplicada por 1. Com essa operao, consegue-se 1 no elemento 11 (primeira linha, primeira coluna) da matriz esquerda.

Os elementos 12 e 13 tornaram-se nulos, mas apenas uma coincidncia. Em geral isso no ocorre logo na primeira operao. 2 linha = 2 linha + 1 linha multiplicada por 1. 3 linha = 3 linha + 1 linha multiplicada por 2.

Com as operaes acima, os elementos 21 e 22 tornaram-se nulos, formando a primeira coluna da matriz unitria.

3 linha = 3 linha + 2 linha multiplicada por 3. Essa operao forma a segunda coluna da matriz identidade:

3 linha = 3 linha multiplicada por 1. Multiplicao executada para fazer 1 no elemento 33 da matriz esquerda.

2 linha = 2 linha + 3 linha multiplicada por 1. Essa operao forma a terceira e ltima coluna da desejada matriz identidade no lado esquerdo.

E a matriz inversa a parte da direita:

claro que h outros mtodos para a finalidade. Para matrizes 22, uma frmula rpida dada a seguir (det = determinante. Ver prxima pgina).

O mtodo de Gauss-Jordan pode ser usado tambm para resolver um sistema de equaes lineares. Nesse caso, a matriz inicial a matriz dos coeficientes e a matriz a acrescentar a matriz dos termos independentes (de uma coluna). Seja, por exemplo, o seguinte sistema de equaes:

Monta-se a matriz:

Usando procedimento similar ao anterior, obtm-se a matriz unitria no lado esquerdo.

E a soluo do sistema :
x = 124 y = 75 z = 31

Vous aimerez peut-être aussi