Vous êtes sur la page 1sur 7

Introduo A cana-de-acar a principal matria-prima para a indstria aucareira brasileira.

. nesse aspecto da importncia deste setor agroindustrial que se justifica a necessidade do conhecimento e disseminao das informaes pertinentes aos processos de produo de um acar de qualidade, evitando qualquer tipo de risco qumico, fsico ou biolgico. Este trabalho fala sobre os resduos da produo do acar.

Fabricao do acar O processo de fabricao do acar consiste em: pesagem e anlise do teor de sacarose; descarregamento; lavagem; picagem e desfibramento; moagem; peneiramento do caldo; sulfitao; calagem; aquecimento; decantao; filtragem do lodo decantado; concentrao do caldo; cozimento; cristalizao; centrifugao; e secagem. Um grande volume de gua usado no processamento industrial, e diversos efluentes, slidos ou lquidos, intermitentemente produzidos. Importante se torna analisar as possibilidades de utilizao e o controle desses resduos, bem como as alternativas possveis para o seu aproveitamento, sobretudo pelas caractersticas e quantidades em que so gerados e pelo contedo energtico de que dispem, como forma de minimizar os potenciais impactos ambientais decorrentes. com caractersticas diferentes so contnua e

Resduos e subprodutos do processo de fabricao do acar e seus reaproveitamentos Durante o processo de fabricao do acar so gerados subprodutos e resduos da produo, podendo praticamente todos ser reaproveitados de maneira a aumentar os lucros da prpria indstria e diminuir os custos de produo e impactos ambientais. Entre os resduos e subprodutos que podem ser reaproveitados esto: Bagao Levando-se em conta seu reaproveitamento energtico, o principal desses subprodutos tem sido o bagao, uma vez que o mesmo queimado em caldeiras na prpria usina, convertido em vapor e em energia eltrica pelo processo denominado de cogerao. Essa operao proporciona as usinas do pas uma dependncia praticamente zero, durante a safra, de outra fonte externa de energia como, por exemplo, a energia eltrica via distribuidoras. A cogerao importante, pois alia; a utilizao sustentvel de um resduo com a necessidade, principalmente do Centro-Sul do Brasil, em ampliar sua gerao energtica alternativa uma vez que os recursos hidrulicos para esse fim esto praticamente esgotados. A quantidade de 1 tonelada de cana que moda gera aproximadamente 250 kg de bagao, revertido em energia calrica isso representa o equivalente a 560.000 kcal, essa mesma quantidade de cana produz 70 litros de lcool que proporciona em torno de 392.000 kcal de energia, ou seja, existe mais energia embutida no bagao da cana do que no lcool isoladamente. Aproximadamente 240 kg de bagao retirado de uma tonelada de cana, esse volume com o atual modelo tecnolgico de equipamentos para cogerao empregado em algumas usinas brasileiras, proporcionam o equivalente a 70 kW/h de energia. Destes, 20 kW/h utilizado para gerar vapor e movimentar as mquinas que compem toda a usina, cerca de 10 kW/h perdido e o restante simplesmente no aproveitado. Comparado com a queima do bagao com outros combustveis fsseis, ela mais limpa gerando menor impacto ambiental uma vez que praticamente no libera compostos com bases de enxofre como SO2 ou SO3 relativamente comuns na queima de leos combustveis. Alm disso, sua queima lenta com uma baixa temperatura de chama proporcionando pouca formao de xido nitroso.

A crise energtica que se instalou no pas no ano de 2001, as freqentes ameaas de apages e a recessiva poltica federal de racionamentos forados fizeram pesquisadores, estudiosos e especialistas do setor energtico a repensarem a esgotada matriz energtica nacional baseada quase que exclusivamente em hidreltricas. Uma das sadas propostas estava embasada na construo de termoeltricas a gs natural da Bolvia, combustvel importado com preo fixado em dlar no mercado internacional. E a outra, a utilizao da capacidade instalada das usinas de cana para gerar excedentes energticos a partir da queima de biomassa. Dentro desse quadro de risco potencial de dficit no abastecimento de energia eltrica e de crise econmico-financeira do setor eltrico, algumas usinas canavieiras comearam a viabilizar investimentos em equipamentos de cogerao mais modernos e eficientes a fim de produzir margens de excedentes de energia eltrica comercializveis. Um aspecto importante dessa possibilidade de expanso de energia eltrica originada da cogerao de biomassa de bagao a heterogeneidade das instalaes das usinas. Existe uma grande diferena entre as unidades de processamento de cana do pas, diferenas nas eficincias de rendimento agrcola, na capacidade de moagem e principalmente de postura empresarial. Essa o grande cuidado que se deve ter quando analisamos o potencial gerador desse segmento da economia Os estudos realizados a cerca da utilizao do bagao nas prprias usinas com finalidade energtica so muitos e apontam sempre para a ampliao dos sistemas de cogerao j instalados. Isso necessariamente demanda; a substituio de caldeiras que trabalham em baixa presso por equipamentos mais modernos, melhoras na eficincia das turbinas, ampliao da oferta de geradores de eletricidade a vapor e das linhas de transmisso de energia eltrica. Esse pacote tecnolgico envolve muito investimento e tem como retribuio do governo federal uma poltica ainda deficitria no que diz respeito ao valor do kW/h firmado nos contratos entre concessionrias de energia e usinas de cana. Suas principais aplicaes so: combustvel para caldeira, produo de celulose e na alimentao de gado confinado. vendido como combustvel, depois de acondicionado (briquetado, peletizado, enfardado) ou no; utilizado como polpa para papel ou como material para a produo de celulose e na fabricao de aglomerados. Torta de filtro

A torta de filtro um resduo composto da mistura de bagao modo e lodo da decantao sendo proveniente do processo de clarificao do acar, para cada tonelada de cana moda so produzidos de 30 a 40 kg de torta. um composto orgnico (85% da sua composio) rico em clcio, nitrognio e potssio com composies variveis dependendo da variedade da cana e da sua maturao. O modo de aplicao do produto testado de diferente formas nas unidades de produo, desde a aplicao da rea total at nas entrelinhas ou nos sulcos de plantio. A crescente utilizao da torta de filtro como substituto de insumos tradicionais a base de potssio d-se principalmente na operao de plantio, a torta de filtro colocada no sulco juntamente com a muda de cana de acar. Essa prtica propicia bons resultados para a agricultura e as vantagens nutricionais do produto j so conhecidas desde a dcada de 1970. Porm, a prtica de aplicao da torta de filtro e a sua estocagem devem ser rigorosamente controladas uma vez que esse material possui elevado demanda bioqumica de oxignio, uma fonte potencialmente poluidora que causa danos ambientais graves como a contaminando dos cursos dgua e do solo. Melao (ou mel final) Constitui-se no principal subproduto da indstria do acar, sendo produzido na proporo de 40 a 60 quilos por tonelada de cana processada. No Brasil, devido ao elevado teor de acares totais e demais componentes, o melao utilizado, principalmente, na fabricao de lcool etlico, sendo aproveitado, tambm, em outros processos biotecnolgicos como matria-prima para a produo de protena, raes, levedura prensada para panificao, antibiticos, entre outros. Efluentes Decorrentes do processamento industrial da cana, so emitidos diversos efluentes (lquidos e gasosos) e gerados quantidades significativas de resduos slidos. Conforme dados da CETESB (1985), os principais despejos so: gua de lavagem de cana, gua de resfriamento de equipamentos (mancais, turbinas, etc.), gua condensada dos evaporadores do caldo, gua das colunas baromtricas e/ou multi-jatos, , gua de lavagem, pisos e equipamentos, o restilo ou vinhaa. Com exceo da vinhaa, a maioria desses despejos tem sido recirculada e reutilizada (gua de lavagem de cana, gua das colunas

baromtricas, gua condensada dos evaporadores amoniacais , gua de resfriamento da destilaria e dornas, gua de resfriamento de turbinas, pasteurizao, mancais das moendas, turbogeradores e facas), aps prvio tratamento visando melhoria da sua qualidade, tais como: remoo de slidos, acerto do pH, decrscimo de temperatura com a utilizao de torres de refrigerao ou tanques com aspersores.

Vinhaa e gua de lavagem Efluentes da produo do etanol e do acar. As alternativas para dar destino a estes resduos da produo so as seguintes: Podem ser processados em biodigestores anaerbicos, produzindo biogs. Podem ser utilizados nos processos de fertirrigao dos canaviais. Tambm j usada no Brasil a tecnologia de desidratao da vinhaa, que permite a recuperao de 80% de gua prpria para consumo ou irrigao e 20% de um adubo organo-mineral, aplicado nas prprias plantaes de cana. Vinhaa um resduo resultante da destilao e fermentao da cana de acar no processo de fabricao de lcool, tambm pode originar-se como subproduto da produo de acar sendo eliminada no processo de cristalizao do caldo da cana.

Concluso No que diz respeito ao reaproveitamento dos subprodutos e resduos da produo do acar destacam-se como solues o uso do bagao como combustvel nas caldeiras e da torta de filtro na fertilizao da lavoura canavieira, diminuindo assim os custos de produo. E tambm a utilizao do melao na fabricao do lcool etlico e venda dos resduos excedentes alcanando dessa forma a maximizao dos lucros. Quando a indstria segue todas as etapas de produo do acar de maneira correta, atribuindo o reaproveitamento de seus subprodutos e resduos, ela est dessa forma evitando impactos ambientais, e respeitando as leis vigentes.

Vous aimerez peut-être aussi