Vous êtes sur la page 1sur 35

1

UNI-ANHANGUERA - CENTRO UNIVERSITRIO DE GOIS CURSO DE DIREITO

A RESSOCIALIZAO NO SISTENA PENAL E A EFICCIA DAS PENAS ALTERNATIVAS

DANIELA MONTEIRO GOMES

Goinia 2011

DANIELA MONTEIRO GOMES

A RESSOCIALIZAO NO SISTENA PENAL E A EFICCIA DAS PENAS ALTERNATIVAS

Monografia apresentada Coordenao de Atividade Complementar de Trabalho de Concluso de Curso da Uni-Anhangera Centro Universitrio de Gois, requisito parcial para obteno do ttulo de Bacharel em Direito. Orientadora: Prof. Millene Baldy SantAnna Braga.

Goinia 2011

Monografia A Ressocializao no Sistema Penal e a eficcia das Penas Alternativas, apresentada a Professora Millene Baldy SantAnna Braga, do Curso de Direito do UniAnhangera Centro Universitrio de Gois, pela Bacharelanda Daniela Monteiro Gomes, como trabalho de Concluso de Curso, requisito parcial para obteno do ttulo de Bacharel em Direito, aprovada pela banca examinadora formada pelos professores:

Orientadora Prof. Millene Baldy SantAnna Braga Assinatura:

Examinador Prof. Assinatura:

Dedico este, em primeiro lugar a Deus que tem me dado sabedoria para vencer os obstculos da vida. A minha famlia a quem devo minhas maiores conquistas.

Agradeo em primeiro lugar Deus pela minha vida, aos meus pais pela educao que me deram para chegar onde cheguei. Aos meus colegas de Faculdade, a minha orientadora Millene Baldy SantAnna Braga pela dedicao e ateno no decorrer de suas orientaes.

RESUMO O presente estudo tem por finalidade discorrer sobre ressocializao no sistema penal e a eficcia das penas alternativas. O processo de ressocializao do indivduo em condies de privao da liberdade se apresenta como um dos principais focos de preocupao, tanto das esferas governamentais, como da sociedade de uma forma geral. Visando contribuir para o entendimento do fenmeno, de forma a subsidiar a Administrao Pblica, analisada a evoluo do Sistema Penitencirio, atravs dos aspectos institucionais, os quais apontam, para a necessidade da ressocializao por intermdio de prticas organizacionais que envolvem a reeducao e a reintegrao social. O presente trabalho se divide em trs captulos. No primeiro fala sobre o Histrico das Prises. No segundo trata sobre as espcies de penas na Legislao Brasileira. O terceiro captulo aborda sobre a ressocializao, penas alternativas e suas eficcia, discorrendo sobre o conceito e objetivos da ressocializao, conceito de pena alternativa, suas espcies e classificaes, a no reincidncia, da ausncia de ameaa ou violncia e por fim a eficcia das penas alternativas, discorrendo sobre suas vantagens e desvantagens. Demonstrando atravs das vantagens que existe uma possibilidade real de recuperao de condenados por meios dessas penas. A presente pesquisa tem o carter bibliogrfico, uma vez que a natureza das fontes investigadas foram os livros de Direito Penal, revistas, entre outras doutrinas. Palavras-Chave: Penas; Individuo; Privao de liberdade; Sistema penitencirio.

SUMRIO

INTRODUO................................................................................................... 1 SISTEMA PRISIONAL................................................................................... 1.1 Sistema Pensilvnico ou Celular...................................................................... 1.2 Sistema auburniano ......................................................................................... 1.3 Sistemas Progressivos...................................................................................... 2 ESPCIES DE PENAS NA LEGISLAO BRASILEIRA........................ 2.1 Recluso e Deteno ....................................................................................... 2.2 Pena de Multa ................................................................................................. 2.3 Evoluo e conceito das Penas privativas de liberdade................................... 2.4 Penas Alternativas de Direitos e Condicionamentos do Sistema Penal........... 2.4.1 Classificao e espcies de penas alternativas ............................................. 2.5 A converso .................................................................................................... 2.6 Espcies de penas alternativas de direitos....................................................... 3 RESSOCIALIZAO, PENAS ALTERNATIVAS E SUA EFICCIA.... 3.1 Conceito e objetivo de Ressocializao .......................................................... 3.2 Da no reincidncia ......................................................................................... 3.3 Da ausncia de ameaa ou violncia ............................................................... 3.4 Eficcia das penas alternativas com suas vantagens e desvantagens .............. 3.4.1 Vantagens das penas alternativas.................................................................. 3.4.2 Desvantagens das penas alternativas............................................................ CONSIDERAES FINAIS..............................................................................

08 10 10 11 11 13 13 14 15 16 17 18 19 26 26 29 30 30 31 32 34

REFERNCIAS................................................................................................... 36

INTRODUO

O processo de ressocializao do indivduo em condies de privao da liberdade se apresenta como um dos principais focos de preocupao, tanto das esferas governamentais, como da sociedade de uma forma geral. Mas se o sistema atual est retrgrado e no ressocializa ningum, sua substituio necessria e no somente possvel. A sociedade - atravs de suas instituies - consolida as desigualdades sobre as quais se estabelece sua "ordem" e cria um verdadeiro crculo vicioso de marginalidade. A ressocializao no moderno sistema penal vigente est deslegitimado sob vrios aspectos, principalmente sob o ponto de vista social, por trata-se de um sistema que age no abstrato, no atendendo s demandas reais exigidas por aqueles que o utilizam. Assim, o processo de ressocializao do indivduo em condies de privao de liberdade, assunto principal deste trabalho, considerado bastante complexo, pois, alm de envolver diversos fatores, envolve tambm, a postura da sociedade em relao aos egressos. A importncia de se trabalhar o tema A Ressocializao no Sistema Penal e a eficcia das Penas Alternativas, se justifica em face da problemtica penitenciria se apresentar, atualmente, como um dos focos de maior preocupao, tanto das esferas governamentais, como da sociedade de uma forma geral. Dizer que a pena de priso e o crcere no recuperam ningum, mas, pelo contrrio, provocam a degradao do ser humano, dizer uma verdade hoje incontestvel. Alis, tomouse um discurso por demais repetitivo e, por parte de alguns, um discurso meramente de impacto, acomodatcio, que no traz proposta alguma. O presente trabalho foi desenvolvido por meio de pesquisas bibliogrficas, realizadas em revistas, internet e doutrinas.

A elaborao do projeto adveio do mtodo indutivo, onde se cria concluses a partir da observao dos fatos, mediante a generalizao do comportamento observado; na realidade, o que realiza uma espcie de generalizao, sem que atravs da lgica possa conseguir uma demonstrao das citadas concluses. As referidas concluses poderiam ser falsas e, ao mesmo tempo, a aplicao parcial efetuada da lgica poderia manter a sua validade; por isso, o mtodo indutivo necessita de uma condio adicional, a sua aplicao considera-se vlida enquanto no se encontrar nenhum caso que no cumpra o modelo proposto. O presente estudo se divide em trs captulos. No primeiro fala sobre o Histrico das Prises. No segundo trata sobre as espcies de penas na Legislao Brasileira. O terceiro captulo aborda sobre a ressocializao, penas alternativas e suas eficcia, discorrendo sobre o conceito e objetivos da ressocializao, conceito de pena alternativa, suas espcies e classificaes, a no reincidncia, da ausncia de ameaa ou violncia e por fim a eficcia das penas alternativas, discorrendo sobre suas vantagens e desvantagens.

10

1 SISTEMA PRISIONAL

O escopo do Sistema Prisional alm da penalidade retributiva pelo mal determinado e da ateno de novas transgresses por meio da advertncia, a regenerao, ressocializao do condenado. A priso h de influir sobre os condenados e model-los com uma meta interior. Esse escopo consiste em torn-los aptos para a vida livre. De acordo com Bitencourt (2005), os primeiros sistemas penitencirios surgiram nos Estados Unidos.
Esses sistemas penitencirios tiveram, alm dos antecedentes inspirados em concepes mais ou menos religiosas, um antecedente importantssimo nos estabelecimentos de Amsterdan, nos Bridwells ingleses, e em outras experincias similares realizadas na Alemanha e na Sua. Estes estabelecimentos no so apenas um antecedente importante dos primeiros sistemas penitencirios, como tambm marcam o nascimento da pena privativa de liberdade, superando a utilizao da priso como simples meio de custdia (BITENCOURT, 2005, p. 124).

Em seguida sero mostrados os trs tipos de sistemas prisionais que so: sistemas pensilvnico, auburniano e progressivo. 1.1 Sistema Pensilvnico ou Celular O Sistema Pensilvnico ou Celular foi a primeira priso norte-americana. Segundo Bitencourt (2005), a primeira priso norte-americana foi construda pelos Quacres em Walnut Street Jail em 1776.
O incio mais definido do sistema filadlfico comea sob a influncia das sociedades integradas por Quacres e os mais respeitveis cidados da Filadlfia, e tinha como objetivo reformar as prises. Entre as pessoas que mais influenciaram pode citar-se Bejamim Franklin e William Bradford (BITENCOURT, 2005, p. 125).

11

Neste Sistema Pensilvnico ou Celular, eram utilizados o isolamento celular absoluto, onde o condenado era isolado em um ptio circular e no havia trabalho nem podia receber visita s era incentivado a leitura da Bblia. Pode-se concluir que neste sistema o preso cumpre a sua pena o tempo todo dentro de sua cela, sem poder sair. O grande problema encontrado neste sistema era quanto impossibilidade de readaptao social do condenado, devido ao isolamento. 1.2 Sistema auburniano A autorizao definitiva para construo da priso Auburn s ocorreu em 1816. os fundamentos que passaram a definir esse sistema foram a permisso do trabalho em comum dos reclusos, sob absoluto silencio e confinamento solitrio durante a noite. No sistema auburniano no se admite o misticismo e o otimismo que inspirou o filadlfico. O presente sistema surgiu devido ao desejo e necessidade de superar as limitaes e os defeitos do regime celular.
Em 1797 foi inaugurada a priso Newgati, como referido estabelecimento era muito pequeno foi impossvel desenvolver o sistema de confinamento solitrio. E diante dos resultados insatisfatrios, em 1809 foi proposta a construo da priso de Auburn s ocorreu em 1816 uma das partes do edifcio destinou-se ao regime de isolamento (BITENCOURT, 2005, p. 127).

Em 1821, os prisioneiros de Auburn foram divididos em trs categorias:


1. a primeira era composta pelos mais velhos e persistentes delinqentes, aos quais se destinou um isolamento contnuo, 2. na segunda situaram-se os menos incorrigveis e somente eram destinadas as celas de isolamento trs dias na semana e tinham permisso para trabalhar, e 3. a terceira categoria era integrada pelos que davam maiores esperanas de serem corrigidos. A estes somente era imposto o isolamento noturno, permitindo-lhes trabalhar juntos durante o dia,ou sendo destinados s celas individuais um dia na semana. As celas eram pequenas e escuras, e no havia possibilidade de trabalhar nelas (BITENCOURT, 2005, p. 127-128).

De acordo com este sistema, os detentos no podiam falar entre si, somente com os guardas, com licena prvia e em voz baixa, adotando ento a regra do silncio absoluto. Neste sistema havia o trabalho, primeiro praticado nas celas, depois em comum, onde os condenados deviam manter-se isolados durante o perodo noturno. Uma caracterstica marcante desse sistema era a exigncia de um silencio absoluto entre os condenados.

12

1.3 Sistemas Progressivos

O apogeu da pena privativa de liberdade coincide com o abandono dos regimes celular e auburniano e a adoo do regime progressivo. Incorporado pelo direito penal brasileiro, o sistema progressivo, criado na Inglaterra durante o sculo XIX, visava o comportamento do preso demonstrado pela boa conduta e pelo trabalho, estabelecendo-se trs perodos ou estgios no cumprimento da pena. A primeira fase consiste no recolhimento celular continuo. O segundo estgio o trabalho e o ensino durante o dia e isolamento noturno. Em outra fase, o condenado trabalha fora do presdio durante o dia, retornando pra o recolhimento no perodo noturno. Segundo Bitencourt (2005, p. 128), o regime progressivo substitui o regime celular e auburniano, uma vez que a pena privativa de liberdade continua sendo a espinha dorsal do sistema penal atual. Segundo Bitencourt (2005, p. 129), o regime progressivo significou um avano penitencirio j o sistema progressivo ingls foi dividido em trs perodos:
1. isolamento celular diurno e noturno, onde o apenado refletia sobre seu delito. E era submetido a trabalho duro e obrigatrio, com regime de alimentao escassa; 2. trabalho em comum sob a regra do silncio, o apenado era recolhido em estabelecimento denominado de "public warkhouse" sob regime comum, com a regra do silncio absoluto, se fosse cumprida como era imposto e iria para o terceiro perodo; 3. liberdade condicional neste perodo o condenado obtinha uma liberdade limitada que era restrita, e devia ser obedecido por um perodo determinado. Se neste perodo o condenado cumprisse as determinaes ele obtinha a liberdade de forma definitiva.

No Brasil o conceito de um sistema penitencirio progressivo surgiu no final do sculo XIX, mas, no entanto, sua utilizao generalizou-se atravs da Europa s depois da I Guerra Mundial. Portanto, a adoo do regime progressivo coincidiu com a imagem da consolidao da pena privativa de liberdade como instituto penal (em substituio pena de deportao e a de trabalhos forados) e da necessidade da busca de uma reabilitao do preso. Cada crime deve ser visto e levado em considerao todos os elementos que concorreram para a antijuridicidade, assim como os fatores individuais.

13

2 ESPCIES DE PENAS NA LEGISLAO BRASILEIRA 2.1 Recluso e Deteno

Em se tratando da pena de recluso e de deteno, pena de recluso faculta ser cumprida em regime fechado, semi-aberto ou aberto, por outro lado a pena de deteno pode ser cumprida em regime semi-aberto ou aberto. Conforme Bitencourt (2005) existe uma outra diferena entre a pena de recluso e de deteno, sendo em caso do ru sofrer duas condenaes, uma por crime de roubo e outra pelo crime de ameaa, onde as penas antecipadas respectivamente so de recluso e de deteno, sempre ser cumprida basicamente a pena mais rgida, qual seja a do crime de roubo. Preceitua o atual Cdigo Penal (art. 33, caput) que a pena de recluso dever ser cumprida em regime fechado, semi-aberto ou aberto; a pena de deteno, porm, ser executada em regime semi-aberto ou aberto, Admitindo-se, excepcionalmente, a regresso para o regime fechado. So, portanto, trs os regimes de cumprimento das penas privativas de liberdade, a saber, segundo Prado (2007, p. 101):
a) Regime Fechado: neste a pena privativa de liberdade ser executada em estabelecimento de segurana mxima ou mdia (art. 33, 1, a); b) Regime Semi-aberto: admite a execuo da pena em colnia agrcola, industrial ou estabelecimento similar (art. 33, 1, b); c) Regime Aberto: o cumprimento da pena d-se em casa de albergado ou estabelecimento adequado (art. 33, 1, c)

Portanto, tem-se ento, no regime fechado, o cumprimento da pena em penitenciria, construda quando se tratar de condenados homens em local afastado do centro urbano, a distncia que no restrinja a visitao (arts. 87 e 90, LEP Lei de Execuo Penal). O sentenciado a alojado estar sujeito a trabalho no perodo diurno e a isolamento durante o repouso noturno (art. 34, 1, CP). J o regime semi-aberto a pena de acordo com Fragoso (2005, p.321), ser cumprida em colnia agrcola, industrial ou similar. Poder o condenado ser alojado em compartimento coletivo, observados, porm, os requisitos de salubridade ambientais supramencionados, bem como as exigncias bsicas das dependncias coletivas, tais como: seleo adequada dos presos; limite de capacidade mxima que atenda aos objetivos de individualizao da pena (cf. arts. 91 e 92, LEP).

14

Por derradeiro, o regime aberto, baseia-se na autodisciplina e senso de responsabilidade do condenado (art. 36, caput, CP). O cumprimento da pena privativa de liberdade feito, em tese, em casa de albergado. O prdio desta dever situar-se em centro urbano, separado dos demais estabelecimentos, e caracteriza-se pela ausncia de obstculos fsicos contra a fuga, devendo conter, alm dos aposentos para acomodar os presos, local adequado para cursos e palestras, bem como instalaes para os servios de fiscalizao e orientao dos condenados (cf. arts. 94 e 95,LEP). De acordo com Zaffaroni , neste regime, o condenado dever, fora do estabelecimento e sem vigilncia, trabalhar, freqentar curso ou exercer outra atividade autorizada, permanecendo recolhido durante o perodo noturno e nos dias de folga (art. 36, 1, CP). Zaffaroni (2009) ainda, menciona que a principal vantagem da priso aberta consiste em permitir que o sentenciado faa uma experincia de liberdade concreta, e no apenas simulada, pois tem oportunidade de viver e de trabalhar como um homem livre, embora ainda esteja cumprindo pena. O sistema brasileiro adotou o sistema progressivo para a execuo da pena. Portanto, ser advertido no s cumprimento de parte da pena (1/6 da pena) como tambm a importncia do condenado, em se tratando de seu comportamento durante a execuo desta. Contudo, o condenado que cumpre o regime fechado, posteriormente ao cumprimento de um sexto da pena, e se seu comportamento for satisfatrio durante este cumprimento, far jus ao direito de progredir de regime para o mais brando, neste caso, o semi-aberto. Em contrapeso, caso o condenado venha a desobedecer uma norma interna de comportamento, poder regredir de regime, prontamente. Conforme o art. 33 do Cdigo Penal, os parmetros para a imposio do regime inicial pode ser imposto ao condenado. Neste sentido, ao ru condenado a uma pena superior a 8 anos, o regime inicial ser o fechado. Ao ru no reincidente condenado a uma pena entre 4 e 8 anos, o regime inicial ser o semi-aberto. Finalmente, ao condenado no reincidente a uma pena inferior a 4 anos, ser submetido ao regime aberto. 2.2 Pena de Multa Na legislao brasileira, a pena de multa, tambm conhecida por pena pecuniria, tem sua origem remotssima, vinculada reparao do direito germnico, podendo tambm ser encontrada em quase todos os direitos penais antigos. Na sua forma atual, a pena de

15

multa, importa-se na obrigao de pagar uma soma em dinheiro ao Estado, com caracterstica de pena, objetivando-se assim, uma mera reparao do prejuzo causado sociedade. Para Zaffaroni (2009, p. 814), a multa penal, ou seja, a multa como pena, no perde, nunca este o seu carter, pelo que conserva a sua principal funo preventiva.
O patrimnio, conjunto de bens e direitos de contedo econmico de uma pessoa, um bem jurdico, alm de ser objeto de mltiplos direitos, reais e de crdito, por conseguinte, o patrimnio tambm pode ser atingido por uma pena. A pena de multa uma espcie de pena patrimonial, de carter pecunirio (ZAFFARONI, 2009, p. 141-142)

De acordo com Beccaria (2007, p. 136), a pena pecuniria como toda diminuio de nossas riquezas sancionada pela lei como punio de um delito. Segundo Garraud (2002, p. 268) alguns autores, todavia, entendem que ela procede pela criao de obrigao seu efeito tornar o Estado credor do montante de multa, ainda que conservando o carter penal. No entender de Costa Jr (2006), a pena de multa tem como caracterstica a diminuio do patrimnio do indivduo, consistindo na privao de uma parte do patrimnio do delinquente, imposta como pena.
A perda de determinada importncia representa sua consistncia material e a imposio retributiva a razo de ser da perda. Ela incide diretamente sobre bens, e nem mesmo de modo indireto poder atingir a liberdade social (COSTA JR, 2006, p. 750).

Concorrentemente, a multa penal reconhecida como verdadeira pena, pela unanimidade dos autores e das legislaes modernas, estando, por conseguinte, submetida irrestritamente aos princpios que norteiam as demais sanes criminais. 2.3 Evoluo e conceito das Penas privativas de liberdade A pena de priso teve sua origem nos mosteiros da Idade Mdia, como punio imposta aos monges ou clrigos faltosos, fazendo com que se recolhessem s suas celas para se dedicarem, em silncio, a meditao e se arrependerem da falta cometida, reconciliando-se com Deus. Essa idia inspirou a construo da primeira priso destinada ao recolhimento de criminosos, a House of Corrections, construda em Londres entre 1550 e 1552, difundindo-se de modo marcante no sculo XVIII (MIRABETE, 2004).

16

As chamadas penas privativas de liberdade so denominadas de recluso ou de deteno. Destarte h distino entre ambas, sendo a primeira adotada para os crimes de maior gravidade e a segunda para os de menor. A recluso deve ser cumprida em regime fechado, semi-aberto ou aberto. A deteno em regime semi-aberto ou aberto, salvo a necessidade de regresso a regime fechado. Na deteno e na recluso, a pena de recluso mais aflitiva para o condenado e dificultadora das vantagens decorrentes do sistema progressivo do cumprimento da pena, chamado de transferncia, pois se transfere de um regime de execuo de maior gravidade para um de menor gravidade, mas tambm pode ocorrer o inverso, isto , do de menor gravidade para o de maior gravidade, havendo assim a chamada regresso. A progresso e a regresso implicam mudana de regime, no de uma pena para outra, o que ocorre a diminuio ou o aumento das restries ao direito de liberdade do condenado. Os sistemas de penas privativas de liberdade constituem em seu fim verdadeira contradio. Quanto pena privativa de liberdade, pode-se salientar o que ensina Mirabete:
[..] praticamente impossvel a ressocializao do homem que se encontra preso, quando vive em uma comunidade cujos valores so totalmente distintos daqueles a que em liberdade,dever obedecer. Isso sem falar nas deficincias intrnsecas ou eventuais do encarceramento, como a superpopulao, os atentados sexuais, a falta de ensino e de profissionalizao e a carncia de funcionrios especializados (MIRABETE, 2004, p. 251).

Portanto, cabe ressaltar que a pena de priso apresenta tais aspectos negativos, no se pode, entretanto, questionar que continua ela a ser nico recurso aplicvel para os delinquentes de alta periculosidade, isto no ponto de vista educativo e recuperatrio. Conforme estudos realizados, a priso precisa ser mantida para servir como reconhecimento inicial dos condenados que no tenham condies de serem tratados em liberdade. 2.4 Penas Alternativas de Direitos e Condicionamentos do Sistema Penal A pena alternativa uma medida punitiva imposta ao autor da infrao penal no lugar da pena privativa de liberdade, sendo as mesmas punies de natureza penal. Entre estas a multa, o perdo judicial (iseno da pena) e a prestao de servios comunidade. Conforme Zaffaroni (2009, p. 806), a Lei n 9.714, de 25 de novembro de 1998, atendendo o apelo da poltica criminal dos dias atuais, ampliou as possibilidades da adoo

17

das penas alternativas de direitos, no s reprisando as contidas na legislao anterior, mas acrescentando ao cdigo mais duas outras espcies dessa penas (art. 43, incisos I, II, IV, V e VI). Alm disso, estabeleceu que essas penas so aplicadas de maneira autnoma, em substituio s penas privativas de liberdade que no sejam superiores a quatro anos, desde que o crime no tenha sido cometido com o emprego de violncia ou grave ameaa, ou, qualquer que seja a pena, no crimes culposos (art. 44 e seus incisos I e II).
Existe uma limitao para a substituio de uma pena privativa de liberdade por uma restritiva de direitos, e s podendo ser realizada em duas hipteses: a) quando, nos crimes dolosos, a pena aplicada no supere os quatro anos e no tenha o agente empregado violncia fsica ou moral; b) quando se tratar de crime culposo, qualquer que seja a pena aplicada (art. 44, inciso I). A aplicao da pena restritiva de direitos depende da no reincidncia do agente em crime doloso (inciso II) desde que a conduta social e a personalidade do condenado, bem como os motivos e as circunstncias, indicarem que essa substituio seja suficiente (inciso III) (ZAFFARINI, 2009, p. 808).

Se a pena aplicada ao delito, seja o mesmo doloso ou culposo, pode ser operada a substituio com a imposio de pena de multa ou de uma pena restritiva de direitos. Como exemplo, tem-se, a pena for superior a um ano, e no excedendo a quatro anos quando doloso o crime, ou mesmo superior em se tratando de crime culposo, a pena privativa de liberdade pode ser substituda por uma pena restritiva de direitos e multa ou por duas penas restritivas de direito. (art. 44, 2).
Porm ser preciso que a pena privativa de liberdade aplicada no seja superior a dois anos (art. 180, LEP). Alm deste requisito para se conceda tal benefcio, o citado dispositivo prev trs outros pressupostos para que ocorra a converso: a) que o condenado esteja cumprindo a pena em regime aberto; b) que tenha sido cumprido pelo menos um quarto da pena; c) que os antecedentes e a personalidade do condenado indiquem ser a converso recomendvel (PRADO, 2007, p. 334).

Conforme Sznick (2000), a pena alternativa se refere que, mesmo punindo, no afasta o indivduo da sociedade, no o exclui do convvio social e dos seus, no impede os seus afazeres normais. Portanto, a pena alternativa uma medida punitiva imposta ao autor da infrao penal no lugar da pena privativa de liberdade, sendo as mesmas punies de natureza penal. Entre estas a multa, o perdo judicial (iseno da pena) e a prestao de servios comunidade. As penas alternativas tm natureza jurdica de pena. So aflitivas, visam a preveno geral e a especial, sendo de dupla natureza.

18 Autnoma - so penas substitutivas; no so acessrias nem dependem da pena privativa para serem impostas; so prprias, como as penas privativas de liberdade, a pecuniria e as restritivas de direito. Acessria - a que depende da aplicao de uma pena detentiva, ao depois substituda pela pena alternativa. O juiz, ao condenar, impe a pena privativa de liberdade e, atendidos os requisitos pelo condenado, converte-a, por exemplo, em pena de prestao de servios comunidade como elemento de sursis e do livramento condicional (SZNICK, 2000, p. 55).

As penas alternativas se inserem em solues simples e urgentes dentro de uma criminalidade crescente e bastante violenta, e de outro lado no s a superlotao carcerria mas a falta de vagas (quase o mesmo nmero de presos so os mandados de priso, espera de serem cumpridos) esto a exigir substitutivos penais como as penas alternativas que mantm o condenado em seu ambiente social, no sentido de que, em no o afastando do convvio social, melhor ser a sua recuperao social. Conforme Bitencourt (2005), o que a sociedade quer uma punio pronta e clebre, selecionando os casos mais graves pena celular e os crimes leves, com penas pequenas, sejam afastados de penas privativas que mais corrompem e pervertem o condenado mais do que o corrigem e preparam seu reingresso na comunidade. Esse o papel da pena alternativa, que no constitui um benefcio, mas sim uma pena, que surgiu com a evoluo dos tempos, para punir, mas ao mesmo tempo no degradar o preso, impondo-lhe a pecha do condenado. Ademais, a pena de priso no s exerce influncia perniciosa sobre o condenado, mas tambm atinge seus familiares, muitas vezes desestabilizando-os e fazendo-os passar por dificuldades financeiras. Dentro do conceito de que a pena deve tambm buscar a defesa da sociedade (defesa social), verificamos que as penas alternativas - atendendo personalidade, conduta, antecedentes e no descurando do dano causado pela infrao criminosa - so bastante eficientes. Assim, em crimes de menor gravidade (os crimes de menor potencial ofensivo) no
se justifica sua retirada do convvio social e familiar, sendo que as penas alternativas se apresentam como soluo para o caso. uma pena que, mesmo aflitiva, mas com carter retributivo presente, tem como maior objetivo a reintegrao do criminoso na sociedade, recuperando-o, j que possibilita a sua reabilitao.

2.4.1 Classificao e espcies de penas alternativas Segundo Damsio de Jesus (2000), as penas alternativas podem ser classificadas em: restritivas de liberdade, com limitao de fim de semana; restritivas de direitos, como as

19

interdies provisrias de direitos; pecunirias, como a multa e a prestao pecuniria e de tratamento, conforme exposto no captulo anterior deste estudo. Conforme Sznick (2000), as penas alternativas so da mais variada espcie. Para ficarmos com dois pases que mais tem-se destacando nos substitutos penais pena de priso - coincidentemente ambos da common law e utilitaristas.
Como filosofia da pena temos a preferncia por uma pena alternativa: Inglaterra mesmo aplicando o servio comunidade, qui por ser mais antiga, h uma preferncia pela probation, na qual - como tambm nos Estados Unidos - o condenado fica em liberdade sob a superviso de um agente responsvel, por um determinado perodo (trs meses a trs anos), objetivando dar apoio e fiscalizao ao condenado e, assim, facilitar sua recuperao e evitar a reincidncia. Em Londres a cada ano so impostas mais de 3.500 sentenas. H casos em que na probation o condenado se recolhe noite a instituies para esse fim (apoio, aconselhamento e orientao). No ano de 1994/95, 97% dos condenados so sujeitos probation, sendo responsvel cada um por 35 condenados (esses agentes tm formao universitria e so jovens, com idade mnima de 24 anos) (SZNICK, 2000, p. 56).

Segundo Bitencourt (2005) os Estados Unidos empregam, tambm, muito a probation e o Servio Comunidade mas esto cada vez mais empregando o plea bargaining (transao penal brasileira) como alternativa priso. As espcies de penas alternativas segundo Sznick (2000), da seguinte maneira:
Penas pecunirias: 1) - multa recolhida aos cofres do Estado; 2) - multa indenizatria (para a vtima, prevista no Cdigo de Trnsito, Lei 9.009/95 e Lei dos Crimes Ambientais); 3) - reparao do dano (Lei 9.099/95 e Lei dos Crimes Ambientais); 4) - entrega de dinheiro ao Estado; 5) entrega de dinheiro a instituies beneficentes; 6) - pagamento de cestas bsicas (atual lei) ; 7) - multa assistencial (a entidades beneficentes) . Restrio de liberdade: 1) - limitao de fim de semana; 2) - penas de choque (privando a liberdade por curta durao: de um dia a uma semana de priso); 3) priso (recolhimento) domiciliar (Lei dos Crimes Ambientais); 4) - priso por perodo descontnuo. Restrio de direitos: 1) - interdio temporria de direitos; 2) - perda de direitos. Restrio de ir e vir: 1) - proibio de freqentar certos lugares (como condio do sursis, livramento condicional, prestao de servio comunidade, recolhimento domiciliar - (atual lei); 2) - confinamento (exlio local ou rural); 3) - proibio de passar por certo lugar (diante da casa da vtima, seu local de estudo ou trabalho); 4) - expulso do territrio; obrigao de mudar de residncia ou de bairro. Penas de servio: 1) - prestao de servio comunidade; 2) - tarefas outras (visitas a hospitais, asilos e casa de repouso, a presdios e cadeias, a pronto-socorros). Inabilitao ou perda de funo: 1) - suspenso de direitos polticos (votar; ser votado); 2) - perda de cargo ou funo (inclusive eletivo); 3) - incapacidade para o ptrio poder, tutela ou curatela; 4) - inabilitao para dirigir veculo (Cdigo de Trnsito e Cdigo Penal). Programas sociais de reabilitao: 1) - freqncia a cursos profissionais e escolares (P e 2 grau); 2) - tratamento de desintoxicao (para alcolatras e drogados: Lei de Entorpecentes); 3) - programas de reabilitao (sesses psicolgicas, psiquitricas, terapia social).

20 Arrependimento: 1) - repreenso ou admoestao pblica; 2) - retratao (pedido de desculpas vtima); 3) - cauo de no molestar mais a vtima; Inabilitao comercial: 1) - inabilitao temporria do uso de cheque bancrio (em caso de estelionato, apropriao indbita); 2) - inabilitao temporria do uso de carto de crdito (estelionato, apropriao indevida) (SZNICK, 2000, p. 57-58).

Como se pode verificar as penas alternativas possuem vrias espcies, tendo como objetivo principal a ressocializao e reintegrao do individuo sociedade. 2.5 A converso A converso primordialmente visa dinamizar o quadro da execuo de tal maneira que a pena finalmente cumprida no seja, necessariamente, a pena da sentena, buscando dignificar o procedimento executivo das medidas de reao ao delito, em ateno ao interesse pblico e na dependncia exclusiva da conduta e das condies pessoais do condenado (Exposio de Motivos de Lei de Execuo Penal, item 164). Isto posto, a Converso nem sempre ser efetuada com vistas a beneficiar o ru, mas tambm se afigurar possvel para atender ao interesse pblico. A Lei de Execues penais rene as causas de converso obrigatria segundo a modalidade de pena restritiva de direitos imposta. Dessa maneira, a pena de prestao de servios comunidade ser convertida quando o condenado (art. 181, 1, LEP):
a) no foi encontrado por estar em lugar incerto e no sabido, ou desatender intimao por edital; b) no comparecer, injustamente, entidade ou programa em que deva prestar servio; c) recusar-se, injustificadamente, a prestar o servio que lhe foi imposto; d) praticar falta grave; e) sofrer condenao, por outro crime, pena privativa de liberdade cuja execuo no tenha sido suspensa.

Quanto pena de limitao de fim de semana, ser convertida quando o condenado, segundo art. 181, 2, LEP).
a) no comparecer ao estabelecimento designado para o cumprimento da pena; b) recusar se a exercer a atividade determinada pelo juiz; c) no for encontrado por estar em lugar incerto e no sabido, ou desatender intimao por edital; d) praticar falta grave; e) sofrer condenao, por outro crime, pena privativa de liberdade cuja execuo no tenha sido suspensa.

21

Finalmente, a pena de interdio temporria de direitos ser convertida quando o condenado (art. 181, 3, LEP):
a) exercer, injustificadamente, o direito interditado; b) no for encontrado por estar em lugar incerto e no sabido, ou desatender intimao por edital; c) sofrer condenao, por outro crime, pena privativa de liberdade cuja execuo no tenha sido suspensa;

Logo ocorrendo a converso, conforme Prado (2007, p. 254) computa-se na durao total da pena privativa a ser executada o quantum de cumprimento efetivo da pena restritiva inicialmente aplicada. 2.6 Espcies de penas alternativas de direitos Aps a publicao da Lei n 7.209/84, acolheu-se o sistema de penas alternativas ou substitutivas. Tais penas tm carter geral, posto que podem substituir a pena privativa de liberdade, independentemente do ttulo em que esteja inserido o delito em questo, desde que presentes os requisitos autorizantes. As penas restritivas de direitos substitutivas por excelncia encontram-se elencadas no art. 43 do Cdigo Penal e abrangem as seguintes espcies a seguir: a) Prestao pecuniria

De acordo com Zaffaroni (2009, 810) a prestao pecuniria conforme o art. 45, do CP, consiste no pagamento em dinheiro vtima, a seus dependentes ou a entidade pblica ou privada com destinao social, de importncia fixada pelo juiz, no inferior a 1 (um) salrio mnimo, nem superior a 360 (trezentos e sessenta) salrios mnimos. O valor pago ser deduzido do montante de eventual condenao em ao de reparao civil, se coincidentes os beneficiados. A aplicao desta pena possui uma evidente natureza reparatria. b) Perda de bens e valores A perda de bens e valores pertencentes aos condenados est elencada no art. 43, II, do Cdigo Penal, ressalvada a legislao especial, em favor do Fundo Penitencirio Nacional, e seu valor ter como teto o que for maior o montante do prejuzo causado ou do provento

22

obtido pelo agente ou por terceiro, em conseqncia da prtica do crime ( art. 45, 3). Essa nova pena alternativa, de natureza patrimonial, guardadas as devidas distines, assemelha se pena de confisco especial ou individual, consistente na perda legal da propriedade pelo condenado em favor do Estado. c) Prestao de servio comunidade ou a entidades pblicas A prestao de servio comunidade ou a entidades pblicas um trabalho desenvolvido pelo ru, ou melhor, as tarefas lhe so atribudas, e por este servio no h remunerao, (art. 30, LEP), posto que no h vnculo empregatcio entre aquele e o Estado. Esta prestao de servio, somente aplicvel s condenaes superiores a seis meses de privao de liberdade. De acordo com Prado (2007, p. 352) a entidade, rgo da execuo penal, designado pelo juiz, onde o ru cumprir sua pena, dever dentro dos termos do art. 79, I e II, da LEP, orientar os condenados pena restritiva de direitos, bem como fiscalizar o cumprimento das penas de prestao de servio comunidade ou a entidades pblicas e de limitao de fim de semana. Cabe ressaltar que a entidade beneficiada com a prestao de servios, encaminhar mensalmente ao juiz da execuo, relatrio circunstanciado das atividades do condenado, bem como, a qualquer tempo, comunicao sobre ausncia ou falta disciplinar (art. 150, LEP). d) Interdio temporria de direitos Na atualidade, estas penas so reguladas de diversas maneiras na legislao comparada, tanto como penas principais como penas acessrias. Reza em seu art. 47, as interdies cabveis:
I proibio do exerccio de cargo, funo ou atividade pblica, bem como de mandato eletivo; II proibio do exerccio de profisso, atividade ou ofcio que dependem de habilitao especial, de licena ou autorizao do poder pblico; III suspenso de autorizao ou de habilitao para dirigir veculo; IV proibio de freqentar determinados lugares.

Essa pena restritiva de direitos tem sua aplicao particularmente indicada nas hipteses de violao de dever funcional relativo ao regular desempenho de cargo, funo ou

23

atividade pblica (dever de lealdade, obedincia, conduta tica, etc.) ou mandato eletivo (PRADO, 2007, p. 353). Assim, os condenados por crimes contra a administrao pblica, peculato culposo, emprego irregular de verbas ou rendas pblicas, prevaricao, condescendncia criminosa, advocacia administrativa, abandono de funo, exerccio funcional ilegalmente antecipado ou prolongado, violao de sigilo ou proposta de concorrncia, podero ter a pena privativa de liberdade imposta, desde que no superior a quatro anos, substituda pela interdio temporria de direitos. No se faz confundir, a interdio temporria para o exerccio de cargo, funo ou atividade pblica, ou mandato eletivo, com sua perda. Esta efeito de somente de condenao (art. 92, I, CP). Cabe ressaltar, que a pena de interdio temporria de direitos na modalidade consignada no art. 47, II, do Cdigo Penal, aplica-se no s queles que infringirem deveres prprios de profisso, atividade ou ofcio sujeito a habilitao, licena ou autorizao do poder pblico, mas predominantemente aos autores de delitos prprios, como o de maus tratos, violao de segredo profissional, etc. e) Limitao de fim de semana A limitao de fim de semana consiste na obrigao de permanecer aos sbados e domingo, por cinco horas dirias, em casa de albergado ou outro estabelecimento adequado, perodo durante o qual podero ser ministrados ao condenado cursos e palestras ou atribudas atividades educativas (art. 48, CP; 152, LEP). Conforme Zaffaroni (2009, p. 813), trata-se tambm de uma pena que s recentemente foi introduzida na legislao comparada, e conhecida como priso de fim de semana. Durante o cumprimento desta pena, dever o estabelecimento onde o condenado cumpre a pena, designado pelo juiz da execuo, encaminhar mensalmente um relatrio comunicando a ausncia ou falta disciplinar do apenado (art. 153, LEP).

24

3 RESSOCIALIZAO: AS PENAS ALTERNATIVAS E SUA EFICCIA 3.1 Conceito e objetivo de Ressocializao A ressocializao refere-se ao retorno do condenado ao convvio social. Contudo seu objetivo o de humanizar a passagem do detento na instituio carcerria, dando a entender sua essncia terica, numa direo humanista, passando a focalizar a pessoa que delinquiu como o centro da reflexo cientfica. Conforme Cruz (2009) ressocializao significa a convivncia em sociedade, ou seja, tem como objetivo a reintegrao do condenado sociedade. A pena de priso gera inovao com um exemplo que assinala que no basta punir o indivduo, mas orient-lo dentro da priso para que ele possa ser reintegrado sociedade de maneira efetiva, evitando com isso a reincidncia. Damsio de Jesus (2000) refere-se ao exemplo ressocializador como aparelho reabilitador, que adverte a idia de cautela especial pena privativa de liberdade, devendo consistir em medida que vise ressocializar a pessoa em conflito com a lei. Nesse sistema, a priso no um instrumento de vingana, mas sim um meio de reinsero mais humanitria do indivduo na sociedade.
Esse modelo tem como caracterstica a reinsero social da pessoa que cometeu a infrao; onde a posio da vtima secundria; admite progresso na execuo da pena de acordo com o comportamento do condenado, iniciando-se no regime mais rigoroso at chegar ao regime mais ameno, sendo os regimes fechado; semi-aberto; e, aberto, no necessariamente, o sentenciado inicia-se no regime fechado (SILVA, 2003, p. 30).

Contudo, o modelo ressocializador ostenta a natureza social do problema criminal, formado nos princpios de co-responsabilidade e de solidariedade social, entre o transgressor e as normas do Estado (social) contemporneo.

25

O modelo ressocializador propugna, portanto, pela neutralizao, na medida do possvel, dos efeitos nocivos inerentes ao castigo, por meio de uma melhora substancial ao seu regime de cumprimento e de execuo e, sobretudo, sugere uma interveno positiva no condenado que, longe de estigmatiz-lo com uma marca indelvel, o habilite para integrar-se e participar da sociedade, de forma digna e ativa, sem traumas, limitaes ou condicionamentos especiais. (MOLINA, 1998, apud Silva, 2003, p.31)

Conforme Bitencourt (2005), a ressocializao no capacita ser viabilizada numa criao carcerria, pois essas resumem-se num microcosmo no qual reproduzem-se e agravam-se as contradies que existem no sistema social.
Alguns desses setores chegam a afirmar que o ideal ressocializador uma mera utopia, um engano, apenas discurso, ou simplesmente uma declarao ideolgica. O descrdito em relao ressocializao d-se por que esta aparece apenas nas normatizaes (Lei de Execuo Penal, Regras de Tquio, Declarao de Direitos Humanos), deixando a desejar no que tange prtica aplicada nas instituies carcerrias. Nestas acontecem, de fato, abusos repressivos e violentos aos direitos dos presos, onde o acompanhamento social, psicolgico, jurdico ainda geralmente precrio, insuficiente, obstruindo qualquer forma efetiva de ressocializao e reinsero do preso sociedade (SILVA, 2003, p. 33).

Contudo, na atualidade o exemplo ressocializador confirmou ser ineficaz, sendo demonstrada a sua falncia por meio de investigaes sem carter cientfico que identificaram as dificuldades estruturais e os insuficientes resultados conseguidos pelo sistema carcerrio, em relao ao objetivo ressocializador.
A ressocializao no o nico e nem o principal objetivo da pena, mas sim, uma das finalidades que deve ser perseguida na medida do possvel. Salienta tambm que no se pode atribuir s disciplinas penais a responsabilidade de conseguir a completa ressocializao do delinqente, ignorando a existncia de outros programas e meios de controle social atravs dos quais o Estado e a sociedade podem dispor para cumprir o objetivo socializador, como a famlia, a escola, a igreja, etc. (BITENCOURT, 2005, p. 25).

Conforme Bitencourt (2005), a ressocializao tem como objetivo a educao e socializao do preso na sociedade. Mas isso se torna difcil atualmente devido ao grande ndice de superlotao, as ms estruturas fsicas dos complexos penitencirios nos presdios brasileiros, se tornando assim impossvel atenderem tal finalidade que a ressocializar o individuo. Contudo, para Cruz (2009) preciso reintegrar o condenado sociedade, desenvolvendo programas de ressocializao, sendo preciso que exista carter preventivo e

26

punitivo, pois a realidade dos presdios brasileiros mostra o contrrio, tendo como finalidade apenas de punir o condenado e no o de ressocializ-lo. 3.2 Da no reincidncia O requisito da no incidncia para concesso de penas alternativas um requisito muito discutido e guerreado dentre os doutrinadores. Tal entendimento nos traz ao campo da subjetivao de tais requisitos, eis que entendemos que deveria haver a possibilidade de concesso ao reincidente se estudado cada caso de forma diferente. Dotti (2009, p. 258), em estudo muito interessante ressalta:
elementar que, se um condenado pelo crime de ameaa, beneficiado com pena restritiva de proibio de freqentar o bairro onde mora a vtima, vier, dentro do prazo de 5 (cinco) anos, a cometer contra a mesma o delito de leso corporal, a substituio se mostra absolutamente incabvel. Outra poder ser a soluo se este ltimo crime for praticado contra vtima diversa e as circunstncias dos fatos em cotejo (do crime anterior e do atual) recomendarem a substituio como providncia de interesse pblico.

desta forma e seguindo este pensamento que entende-se ser necessria maior subjetividade e quantificao s penas alternativas, ao invs de apenas proibir em qualquer caso de reincidncia. 3.3 Da ausncia de ameaa ou violncia Outro requisito para concesso das penas alternativas a necessidade de o crime cometido no pode ser eivado de grave ameaa ou violncia. Conforme Lopes (2010), a ameaa e a violncia so dois caracteres por demais subjetivos, bem como a supracitada reincidncia, para que sejam, a exemplo daquela, completamente excludas do crivo alternativo. J de acordo com Cruz (2009), h inmeras formas de ameaa e violncia, algumas inclusive que no causam grandes prejuzos vtima e, destarte, talvez no ensejassem o envio do delinqente priso. Acerca do discutido, mais uma vez o professor Dotti (2009, p. 260), leciona: O dispositivo proibindo a substituio quando o crime for cometido com violncia ou grave ameaa (art. 44, I, do CP) no pode ser interpretado no sentido meramente literal, mas compreendido em seu contexto lgico-sistemtico.

27

Nesse diapaso, o entendimento de muitos doutrinadores, que a jurisprudncia deveria ser chamada a decidir sobre a possibilidade ou no da concesso de penas alternativas a autores destes crimes. 3.4 Eficcia das penas alternativas com suas vantagens e desvantagens Quando se discute a eficcia das penas alternativas, no se pode deixar divagar acerca das ideologias e vontades da populao. Deve-se ater s reais e prticas falhas que tornam as penas alternativas atuais no-efetivas. Cabe, entretanto, atinar para as declaraes pertinentes de Bitencourt (2005, p. 358);
Na verdade, a nova lei limita-se a estender a aplicao das penas restritivas s penas antes previstas para serem cumpridas em priso-albergue, e que, no sistema anterior, terminavam sendo efetivadas em priso domiciliar, vale dizer, flagrante impunidade.

O renomado autor continua sua brilhante lio:


Trocou-se a no efetividade da prisoalbergue pela no efetividade da prestao de servios comunidade. Ao fim e ao cabo, resultar em se aplicar a pena que nenhum trabalho ou dispndio de esforo acarreta ao Juzo da Execuo penal, Administrao Pblica, ao Ministrio Pblico, ou seja, a pena de prestao pecuniria (...). A extenso das penas restritivas s penas no superiores h quatro anos entra no sistema como corpo estranho, pois torna sem sentido a suspenso condicional da pena, bem como a prpria priso albergue que remanesce no cdigo (p. 358).

Assim sendo, preocupa o fato de que no depende da efetividade das penas alternativas de novas leis incluindo diversidades de penas, mas sim que o legislador defenda a partir de agora as condies de aplicao das penas para que sua efetividade seja plena. A grande quantidade de opes a serem aplicadas, indiscriminadamente, sem qualquer critrio e mesmo que sejam aplicadas dificilmente atingiro seu efeito desejado. O prprio sursis queda-se prejudicado pelas tentativas do legislador em resolver a no efetividade das penas alternativas criando mais opes de penas e no discriminando formas de aplicao.

28

3.4.1 Vantagens das penas alternativas Conforme Damsio de Jesus (2000, p. 30-31), as vantagens das penas alternativas, so as seguintes:
Diminuem o custo do sistema repressivo; Permitem ao juiz adequar a reprimenda penal gravidade objetiva do fato e s condies pessoais do condenado. Como disse o ex-ministro Renan Calheiros, as penas alternativas tm capacidade de retribuir a culpa, reparar o dano e satisfazer os fins preventivos da pena; Evitam o encarceramento do condenado nas infraes penais de menor potencial ofensivo; Afastam o condenado do convvio com outros delinqentes; O condenado no precisa deixar sua famlia ou comunidade, abandonar suas responsabilidades ou perder seu emprego;

Em se tratando da diminuio do custo do sistema repressivo. Segundo uma reportagem especial da Revista Notcia Agora (2010, p. 12), em que h 10 mil pessoas cumprindo penas alternativas em liberdade, nmero maior do que as 5,3 mil em presdios. (...) Isso ir gerar economia ao Estado de R$ 1,9 mil por preso. (...) O lucro ser resgatar um infrator, que ser ressocializado. Segundo o Juiz Carlos Eduardo Ribeiro Lemos, cada dia de trabalho voluntrio, aos fins de semana e fora do horrio de trabalho, equivale a um dia na cadeia. O custo mensal de um detento de R$ 2 mil, contra R$ 16,80 do apenado. (...) No entanto, para que o sistema funcione, necessrio que tenha fiscalizao. (...) A lgica simples: para cuidar de um detento, uma penitenciria precisa de pelo menos um funcionrio para cada trs presos. Em um programa de servios prestados comunidade, a secretaria calcula que precisa de apenas uma pessoa para grupo de 50 condenados. Isso porque eles trabalham em hospitais, escolas e rgos pblicos e cumprem suas tarefas com os demais funcionrios oferecendo oportunidade para o cumprimento de pena em liberdade, por meio de atividades que venham reforar uma reflexo sobre a relao delito, cidadania e sociedade. Assim, possvel uma queda de reincidncia na proporo dos condenados ao regime fechado. Isto ocorre porque com a passagem pela priso praticamente dobra as chances de que algum venha a delinqir novamente. Em se tratando de evitar o encarceramento do condenado nas infraes penais de menor potencial ofensivo, na verdade, conforme Damsio de Jesus (2000) isso s evita o aumento do nmero de condenados a cumprirem pena no regime fechado, mas no permite uma queda no nmero de encarcerados. Essa modalidade de punio ajuda a no superlotar as

29

prises e sua efetividade muito maior, pois aplicada nos delitos de menor potencial ofensivo. O condenado no precisa deixar sua famlia ou comunidade, abandonar suas responsabilidades ou perder seu emprego. Deve-se oferecer oportunidade para o cumprimento de pena em liberdade, por meio de atividades que venham reforar uma reflexo sobre a relao delito, cidadania e sociedade. Portanto, conforme Sznick (2000), as penas alternativas, no deixam no condenado, o estigma de ex-presidirio. 3.4.2 Desvantagens das penas alternativas Entre as desvantagens segundo Damsio de Jesus (2000, p. 31-32), pode-se destacar:
No reduzem o nmero de encarcerados; No apresentam contedo intimidativo; O legislador induzido a criar novas normas incriminadoras, aumentando o nmero de pessoas sob controle penal e ampliando a rede punitiva; Faltade fiscalizao.

Em se tratando de no reduzirem o nmero de encarcerados, o impacto negativo das medidas da populao carcerria, o sentenciado condenado at quatro anos, regra geral, inicia o cumprimento da pena no regime aberto (art. 33, 2, c, CP), enquanto a crise do sistema penitencirio se centra, principalmente, no sistema prisional fechado. Por no apresentarem contedo intimidativo, as penas alternativas parecem meios de controle pessoal ou medidas disciplinadoras do condenado. preciso aplicar as penas com carter punitivo, como forma de intimidar o delinqente, para que ele pense duas vezes antes de cometer um novo crime. De acordo com Paulo Renato Ferrony, a alternatividade priso temporria e no recuperatria. E, na grande maioria dos casos, levada a final, to somente com uma alternativa restrio da liberdade e no como instrumento de fazer com que o punido repense sua postura. Ocorre a falta de fiscalizao, pois no adianta simplesmente aplicar a pena alternativa, preciso fiscalizar frequentemente o condenado a cumpri-la. Se no houver uma fiscalizao, como j vem ocorrendo, podemos dizer que no h uma punio para o delinqente, tendo em vista que ele vai estar desvigiado e livre para a prtica de novos crimes. A fiscalizao a essncia e o principal meio de vigilncia das penas alternativas. Sem a fiscalizao poderemos falar que no h penas alternativas.

30

Um dos grandes questionamentos acerca das penas alternativas se elas so objetos de ressocializao ou de estmulo impunidade penal. Conforme Damsio de Jesus (2000), se as penas alternativas forem cumpridas e fiscalizadas de formas rigorosas, atingindo seus objetivos, poderemos ter a ressocializao dos condenados a cumpri-las. Reeducando o condenado para o convvio social, sem crimes, sem t-lo que tir-lo da prpria sociedade, o reintegra de forma mais vantajosa do que inser-lo no sistema prisional. No podemos esquecer que, para o juiz, no basta simplesmente aplicar a pena alternativa, preciso seguir criteriosamente os requisitos ou pressupostos, para, somente depois, aplic-las.

31

CONSIDERAES FINAIS

Visando conhecer o processo de ressocializao do indivduo em condies de privao da sua liberdade, este trabalho teve como objetivo analisar a ressocializao no sistema penal e a eficcia das penas alternativas, demonstrando as vantagens e desvantagens das penas alternativas. O aumento na adoo de Penas e Medidas Alternativas pode ser uma das alternativas para minimizar um dos graves problemas das unidades penitencirias: a superlotao. Entretanto esse fim s pode ser alcanado, caso sejam proporcionadas ao preso, durante o processo de cumprimento da pena, condies para a sua ressocializao, e dessa forma, aps seu regresso sociedade, possa inspirar-lhes a vontade de viver conforme a lei, a manter-se com o produto do seu trabalho e criar neles a aptido para faz-lo. As hipteses para solucionar o tema em pauta, devem possuir um traado para a elaborao de leis mais dinmicas, tanto processuais como de execuo penal, guardadas as devidas propores das garantias individuais. Nesse sentido, tem-se como exemplo a adoo do encarceramento apenas para autores de crimes considerado violento ou reincidente, ou ainda ampliao dos casos de aplicao de penas restritivas de direito, de multa, etc. Durante o desenvolvimento do presente trabalho, foi analisado as espcies de penas na Legislao Brasileira. Foi demonstrando atravs das vantagens que existe uma possibilidade real de recuperao de condenados por meios dessas penas. Objetivou explicar a pena alternativa e seus objetivos bem como a finalidade desta como meio de reintegrao sociedade o indivduo e as teorias das penas. Tendo a finalidade trplice da pena punir, prevenir e ressocializar, porm pode-se concluir facilmente que a pena em si no tem alcanado o seu objetivo, pois a real situao prisional tem se revelado um verdadeiro fomento para a volta ao crime.

32

O sistema carcerrio no d condies para recuperar o preso, pelo contrrio, a atual situao de superlotao nos presdios tm sido fomento para a criminalidade e conseqentemente para aumentar o ndice de reincidncia criminal. Acredita-se que podem ser realizados convnios entre Ministrio da Justia e os entes pblicos estaduais e municipais e a iniciativa privada, alm tambm de serem modificadas as leis para se dar uma interpretao mais suave a certos delitos. Assim fazendo, seria possvel dar uma maior chance de reintegrao e/ou integrao aos indivduos que tivessem interesse por no mais praticar crimes, possibilitando assim sua iniciao no mercado de trabalho onde poderiam seguir uma carreira. Ademais, entende-se que o legislador deveria pensar em estipular graduao de incidncia para as penas alternativas assim como existe para as penas privativas, para que dessa forma no continuasse a miscelnea de aplicaes de penas alternativas sem critrio. No obstante, demonstrou-se ainda que as penas alternativas atuais e melhoradas so o futuro do sistema carcerrio.

33

REFERNCIAS

BECCARIA, Cesare. Dos Delitos e das Penas. 12 ed. So Paulo: Hemus, 2007. BITENCOURT, C. R. Manual de Direito Penal Parte Geral. So Paulo: Saraiva, 2005. CALHEIROS, Renan. Um novo modelo penal. 1998. Disponvel em www.mj.gov.br. Acesso em 02/01/2011. ________. Falncia da pena de priso Causas e Alternativas. So Paulo: Saraiva, 2009. CAPEZ, Fernando. Curso de Direito Penal Parte Geral. 5 ed.. So Paulo: Saraiva, 2005. CRUZ, Walter Rodrigues da. As penas alternativas no direito ptrio. Leme: LED - Editora de Direito Ltda, 2005. ____________. As penas alternativas no Brasil. Leme: LED - Editora de Direito Ltda, 2009. COSTA JR. P.J. Comentrios ao Cdigo Penal. So Paulo: Saraiva, 2006. DOTTI, Ren Ariel. et al. Penas Restritivas de Direitos Crticas e Comentrios s Penas Alternativas. So Paulo: Revista dos Tribunais. 2009. FELIPETO, Rogrio. Prestao de servios comunidade, Revista Brasileira de Cincias Criminais, 1994, v. 7, p. 145,150. FERRONY, Paulo Renato. Disponvel em http://orbita.starmedia.com/jurifran Acesso em 02/01/2011. FRAGOSO, H.C. Lies de Direito Penal. Parte Especial. Rio de Janeiro: Forense, 2005. GARRAUD, R. Elementos de Direito Penal. So Paulo, 2002. Volume I GODOY, Luiz Antnio. Penas restritivas de direito: estudo sobre algumas alternativas penais. So Paulo: Unesp, 2004. GRECO, Rogrio. Curso de Direito Penal. 4 .ed. Rio de Janeiro: Impetus, 2004. JESUS, Damsio E. Penas alternativas. So Paulo: Saraiva, 2000.

34

_________. Penas alternativas. 2 ed. So Paulo: Saraiva, 2008. _________. Direito Penal (Parte Geral). So Paulo: Saraiva, 2009. LOPES, Jair Leonardo. Curso de Direito Penal. Parte Geral. So Paulo: Ed. Revista dos Tribunais. 2010. . MIRABETE, Julio Fabbrini. Execuo Penal. 11. ed. So Paulo: Atlas, 2004. NOGUEIRA, Ataliba. Pena sem Priso. So Paulo: Saraiva, 2001. NUCCI, Guilherme de Souza. Manual de Direito Penal. 2. ed. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2005. PRADO, L. R Curso de Direito Penal Brasileiro Parte Geral. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2007. REPORTAGEM Especial. Revista Notcia Agora. Vitria, 12/05/2010. SHECAIRA, Srgio Salomo. Criminologia. So Paulo: RT, 2008. SILVA, Jos de Ribamar da. Priso: ressocializar para no reincidir. 2003. Disponvel em: http:// www.depen.pr.gov.br/arquivos/File/monografia_joseribamar.pdf, Acesso dia 25 de maio de 2011. SZNICK, Valdir. Penas alternativas. 2 ed. So Paulo: LEUD, 2000. ZAFFARONI, E. R. Manual de Direito Penal Brasileiro, Parte Geral. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2009.

35

DECLARAO E AUTORIZAO

Eu, Daniela Monteiro Gomes, portador(a) da Carteira de Identidade n5153916, emitida pelo Superintendncia de Policia Tcnico Cientifica, inscrito (a) no CPF sob n 020 175 941-13, residente e domiciliada na Rua da Tainha, Quadra 25, Lote 13, Casa 01, Jardim Atlntico, Goinia/GO, telefone (62) 39320644 e (62) 82037890, endereo eletrnico danielamonteiro8@hotmail.com, declaro, para os devidos fins e sob pena da lei, que o trabalho de Concluso de Curso: A Ressocializao no sistema penal e a eficcia das Penas Alternativas de minha exclusiva autoria. Autorizo o Centro Universitrio de Gois, Uni-Anhanguera a disponibilizao do texto integral deste trabalho na biblioteca (consulta e divulgao pela internet), estando vedadas apenas a reproduo parcial ou total, sob pena de ressarcimento dos direitos autorais e penas cominadas na lei.

___________________________________ Daniela Monteiro Gomes

Goinia (GO), 07 de Junho de 2011.

Vous aimerez peut-être aussi