Vous êtes sur la page 1sur 2

UkiNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CENTRO DE CINCIAS EXATAS E TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE FSICA DISCIPLINA: Fsica A TURMA: N1 PROFESSOR: Jenderson de Melo

Dantas DATA:___/___/___ ALUNO: ________________________________________________________ 2 AVALIAO 1) Um bloco de massa m1 = 4 kg sobre o plano sem atrito inclinado de um ngulo 30 est preso a uma corda de massa desprezvel que passa por uma polia de massa e atrito desprezveis, segurando verticalmente na outra extremidade um outro bloco de massa m2 = 3 kg. Quais so a) o mdulo da acelerao de cada bloco, b) a tenso da corda? 2) Um tren carregado de pingins, pesando 98 N, est em repouso sobre um plano inclinado de ngulo = 45 com a horizontal. Entre o tren e o plano, o coeficiente de atrito esttico de 0,25, e o coeficiente de atrito cintico de 0,15. (a) Qual a menor intensidade da fora , paralela ao plano, que far o tren comear a se mover plano acima? (b) Qual o valor de F necessrio para mover o tren acima com velocidade constante? 3) Suponha que o coeficiente de atrito esttico entre a estrada e os pneus de um carro de 0,80 e que no h empuxo negativo sobre o carro. Que velocidade deixar o carro na iminncia de deslizamento quando ele fizer uma curva plana de 30 m de raio? 4) A figura mostra trs foras aplicadas a um ba que se move para a esquerda por 3 m sobre um piso sem atrito. Os mdulos das foras so F1 = 5 N, F2 = 9 N, e F3 = 3 N, e o ngulo indicado = 60. Nesse deslocamento, (a) qual o trabalho resultante realizado sobre o ba pelas trs foras e (b) a energia cintica do ba aumenta ou diminui? 5) Um esquiador de 100 kg parte do repouso de uma altura H = 40 m acima da extremidade de uma rampa para saltos de esqui. Quando o esquiador deixa a rampa, sua velocidade faz um ngulo = 30 com a horizontal. Despreze os efeitos da resistncia do ar e suponha que a rampa no tem atrito. (a) Qual a maior altura h do seu salto acima da extremidade da rampa? (b) Se ele aumentasse seu peso colocando uma mochila nas costas, h seria maior, menor ou a mesma?

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CENTRO DE CINCIAS EXATAS E TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE FSICA DISCIPLINA: Fsica A TURMA: N1 PROFESSOR: Jenderson de Melo Dantas DATA: ___/___/___ ALUNO: ________________________________________________________ 2 AVALIAO 1) Um bloco de massa m1 = 6 kg sobre o plano sem atrito inclinado de um ngulo 30 est preso a uma corda de massa desprezvel que passa por uma polia de massa atrito desprezveis, segurando verticalmente na outra extremidade um outro bloco de massa m2 = 4 kg. Quais so a) o mdulo da acelerao de cada bloco, b) a tenso da corda? 2) Um tren carregado de pingins, pesando 98 N, est em repouso sobre um plano inclinado de ngulo = 30 com a horizontal. Entre o tren e o plano, o coeficiente de atrito esttico de 0,25, e o coeficiente de atrito cintico de 0,15. (a) Qual a menor intensidade da fora , paralela ao plano, que far o tren comear a se mover plano acima? (b) Qual o valor de F necessrio para mover o tren acima com velocidade constante? 3) Suponha que o coeficiente de atrito esttico entre a estrada e os pneus de um carro de 0,40 e que no h empuxo negativo sobre o carro. Que velocidade deixar o carro na iminncia de deslizamento quando ele fizer uma curva plana de 20 m de raio? 4) A figura mostra trs foras aplicadas a um ba que se move para a esquerda por 3 m sobre um piso sem atrito. Os mdulos das foras so F1 = 5 N, F2 = 9 N, e F3 = 3 N, e o ngulo indicado = 60. Nesse deslocamento, (a) qual o trabalho resultante realizado sobre o ba pelas trs foras e (b) a energia cintica do ba aumenta ou diminui? 5) Um esquiador de 80 kg parte do repouso de uma altura H = 30 m acima da extremidade de uma rampa para saltos de esqui. Quando o esquiador deixa a rampa, sua velocidade faz um ngulo = 30 com a horizontal. Despreze os efeitos da resistncia do ar e suponha que a rampa no tem atrito. (a) Qual a maior altura h do seu salto acima da extremidade da rampa? (b) Se ele aumentasse seu peso colocando uma mochila nas costas, h seria maior, menor ou a mesma?

Vous aimerez peut-être aussi