Vous êtes sur la page 1sur 4

Orientaes de Seleo do Pessoal Entrevista Antes de iniciar uma entrevista indispensvel que seja feito um planejamento.

. A entrevista bem planejada ser mais eficaz e tornaro seus resultados satisfatrios para ambos os lados. Durante a entrevista, deve ser eliminada toda influncia negativa, como preconceitos, antipatias, julgamentos sem fundamentao real, medos, presso, etc... Para programar uma entrevista adequadamente, o entrevistador deve conhecer os dados referentes ao e ntrevistado, saber exatamente o que se espera dele e o que se quer da entrevista. Para que a entrevista tenha o seu devido efeito o entrevistado precisar ser colocado vontade. O encerramento de uma entrevista deve ser natural, quando os objetivos tiverem sido alcanados. Investigao da Entrevista Aparncia Postura, hbitos; Vcios, bebidas, fumo, droga; Trabalhos anteriores; Estudos; Habilidades; Famlia, vida social; Sade atual e anterior; Vida passada, honestidade, tendncia men tira; Conhecimento da profisso, potencial; Tcnicas de Entrevista - Apresente-se, dizendo o seu nome. Se for o caso, indique seu cargo. - Convide o candidato a sentar -se, tratando-o pelo nome. - Explique a finalidade da entrevista e o processo de sele o que ser utilizado. - Garanta que os dados fornecidos na entrevista, pelo candidato, so confidenciais, bem como sua participao no processo. Para que haja alta produtividade na entrevista - ajude a pessoa a sentir a vontade e com disposio para fa lar. - No formule perguntas que induzam a uma atitude negativa ou defensiva. - Mostre franqueza. - No pergunte nada sem propsito. - Mantenha-se alerta para perceber os erros constantes. - As perguntas devem ir at onde se pretende avaliar as pessoas, ne m mais, nem menos. Use a objetividade. - No se mostre surpreso pelas coisas que so ditas. - Tire suas concluses, anote e faa uma sntese.

Roteiro para entrevista Histrico Familiar - Identificar a profisso dos pais (se so vivos), sua necessidad e financeira de trabalhar. Verificar com quem vive, nmero de irmos, atividade profissional e escolaridade. - Se casado, h quanto tempo, nmero de filhos? - Identifique se tem outros dependentes e em que grau de parentesco - dependentes legais ou no. Histrico Social - identifique se sua situao pessoal atual ou profissional satisfatria para ele (a). - Se for o caso perguntar porque no tem determinado documento. - Verifique como utiliza seu tempo livre - (lazer, recreaes, trabalhos voluntrios ) Histrico Escolar - Verifique a freqncia e o rendimento escolar - Qual o grau de instruo que o candidato possui - Identifique as atividades sociais e esportivas na escola - Identifique se estuda atualmente, qual o curso, o horrio, durao, local. - Identifique se pretende voltar a estudar, qual o curso, o horrio, durao, local. Histrico Profissional - Comece pelo primeiro emprego e pea um relato de cada atividade desenvolvida, observando principais atividades, motivos de sada. - Identifique o relacionamento do candidato com as chefias, colegas e subordinados. - Identifique como o candidato se ajustava empresa e estrutura existente. - Identifique reas em que ele gostaria de trabalhar e tipo de atividade que gostaria de desenvolver. - Identifique como o candidato imagina que o trabalho seja desenvolvido na empresa e quais suas sugestes e opinies. Apresentao do Cargo - Discorra sobre o cargo em questo, apresente o valor do cargo na estrutura salarial. - Apresente as tarefas que devem ser desempenhadas pelo ocupante do cargo. - Apresente suas expectativas sobre o ocupante do cargo. - Indique qual a rea em que ele dever trabalhar. Final - Despea-se do candidato, avise -o do prximo contato, agradea a participao dele na entrevista. - Se for a entrevista final, defina em quanto tempo voc decidir sobre o escolhido e defina em quanto tempo ele pode considerar como no tenha sido escolhido, se no voltar a ser chamado. - To logo o candidato saia da sala, registre sua sntese da entre vista.

Testes Alm da entrevista, outros recursos ainda podem ser aplicados, para ajudar na seleo de pessoal, com vistas reduo do turnover e melhor aproveitamento do tempo. Algumas sugestes que podem ser utilizadas, na avaliao dos candidatos : - Testes de conhecimentos especficos que poder ser desenvolvido pela empresa - Testes Psicolgicos: Inteligncia geral, aptides especificas, ateno concentrada, personalidade (s podero ser utilizados por psiclogos ) - Anlise grafologica - Dinmicas de grupos DICAS DE PERGUNTAS PARA ENTREVISTA DE SELEO DE PESSOAL Pessoal / familiar/social 1- Fale-me a seu respeito ( como pessoa, familiar e profissionalmente) 2- Onde voc nasceu e foi criado? 3- O que voc gosta de fazer nas horas de folga? 4- Como voc descreve sua personalidade? 5- Quais so seus pontos fortes? 6- Quais so seus pontos fracos? 7- O que voc faz no seu tempo livre? Tem algum hobby? 8- Onde voc se v em cinco anos? 9- Se voc no precisasse do dinheiro, o que estaria fazendo? 10- Fale-me de algum objetivo que voc no consegui realizar e porque? 11- Quais so as suas metas e ambies? Profissional 12- Por que voc est se candidatando a um cargo em nossa empresa? o que voc pode nos oferecer? 13- Por que voc est deixando seu em prego atual? 14- Fazendo uma retrospectiva como voc avalia seu ex empregador? 15- O que voc pensa sobre seu ex gerente? 16- O que voc sabe sobe nossa empresa? 17- Por que voc quer trabalhar para esta empresa? 18- Por que devemos contrata -lo? 19- O que mais importante para voc profissionalmente? 20- Como voc avalia seu desempenho profissional? 21- Com que tipo de pessoa voc prefere trabalhar? Com que tipo de pessoa voc encontra dificuldade para trabalhar? 22- O que voc considera importante num co laborador? 23- O que voc tem feito que mostra iniciativa? Quanto de iniciativa voc tem? D exemplos. 24- Quando voc ou seus colegas esto vivendo um dia ruim, o que voc faz para contornar a situao? 25- O que voc acha de assumir as responsabilidades de um supervisor ou gerente (se no tiver experincia)? 26- Vejo que j teve muitos empregos... voc no consegue manter um emprego? 27- Voc passou muitos anos no emprego anterior... o que o faz pensar que conseguir modificar seu modo de pensar para trab alhar em nossa organizao? 28- Vejo aqui que voc trabalhou na XYZ e nunca foi promovido. 29- O que levou voc a deixar os empregos XYZ ? 30- Quanto voc acha que deve ganhar nesse cargo?

Formao e atualizao 31- Como voc tem se mantido atualizado em s ua rea? 32- Talvez voc seja qualificado demais para o cargo que temos a oferecer. 33- Que tipo de leitura voc se dedica? Que tipo de filmes voc tem assistido ultimamente? 34- Como voc se saiu na escola? 35- Porque no deu continuidade aos seus estudos ? 36- O que o levou a escolher est profisso? 37- Humm... voc chegou mesmo a se formar na faculdade (tcnico), ou apenas frequentou alguns cursos? Informaes gerais 38- Explicaes sobre o cargo, empresa, remunerao e negociao. Perguntas gerais pelo candidato.

O sucesso e a sade da organizao dependem das pessoas que so selecionadas para nela trabalharem e importante ressaltar que no existe candidato bom ou candidato ruim. O que existe o candidato com perfil mais adequado ao cargo e a cultura da organizao. Vera Lucia Saturnino de Souza Psicloga

Vous aimerez peut-être aussi