Vous êtes sur la page 1sur 8

PROJETO RECICLANDO VIDAS RESUMO: Por ano, 30 bilhes de toneladas de lixo so jogadas no nosso planeta.

88% do lixo domstico descarregado em aterros sanitrios. Em pases mais desenvolvidos, a produo de lixo diria, por habitante, de cerca de 3,2 Kg. Produzimos cerca de 80 milhes de toneladas de plstico por ano. S no Brasil, 100 milhes de pneus esto espalhados nos aterros, rios, terrenos baldios e em mais de 3 mil lixes distribudos pelo pas. Questes como o aquecimento global provocados pela emisso de gases poluentes, cresceu a conscincia mundial, chamando a ateno da humanidade para a questo da gerao e do destino do lixo. natural, portanto, que se trabalhe essa conscincia ambiental especialmente com as novas geraes. O ponto de partida para essas discusses a Educao Ambiental a qual nos d subsdios para despertar reflexes e adquirir conhecimento o qual nos dar opo de escolha, alm da sensibilizao necessria para criamos conscincia ambiental. As questes pertinentes ao lixo vo alm do meio ambiente natural, mas se chocam com os problemas sociais, com impactos negativos e paradoxalmente impactos positivos, como o caso da proposta apresentada neste trabalho.

PALAVRAS CHAVES: Resduos slidos, reaproveitamento, adolescentes, meio ambiente. RESUME: For years, 30 billion tons of garbage is thrown on our planet. 88% of household waste is discharged into landfills. In most developed countries, the production of waste daily, per capita, is about 3.2 Kg Produce around 80 million tones of plastic a year. Only in Brazil, 100 million tires are scattered in landfills, rivers, waste land and in more than 3 thousand lexes distributed by the country. Issues such as global warming caused by emissions of greenhouse gases, increased awareness worldwide, drawing attention to the issue of humanity and the fate of the generation of waste. It is natural therefore that we should work that environmental awareness especially with the new generations. The point of departure for such discussions is the Environmental Education which gives subsidies to awaken thoughts and acquire knowledge which give us option of choice, beyond the awareness needed to create environmental awareness.

The issues relevant to the garbage go beyond the natural environment, but if clash with the social problems, with negative and positive impacts paradoxically, such as the proposal made in this work.

KEY WORDS: Solid waste, reuse, adolescents, the environment.

INTRODUO: Em todo o mundo, a destinao final inadequada dos resduos slidos tem sido vista como um dos principais problemas da atualidade. Pas economicamente desenvolvido depara-se com um resduo cada vez mais complexo em sua constituio e com conseqentes problemas relativos a seu tratamento. As questes relacionadas ao lixo so mais graves do que se tem conscincia, portanto para melhor compreenso devemos saber que Resduos Slidos so materiais heterogneos, (inerte, minerais e orgnicos) resultantes das atividades humanas e da natureza, os quais podem ser parcialmente utilizados, gerando, entre outros aspectos, proteo sade pblica e econmica de recursos naturais. (FUNASA).

Como pode ser classificado o lixo ou Resduo Slido? Existem vrias formas de classific-lo: - Por sua composio qumica: matria orgnica e matria inorgnica. - Por sua natureza fsica: seco e molhado. - Pelos riscos potenciais sade pblica e ao meio ambiente: perigosos, no inertes e inertes. - Quanto a sua origem: domiciliar, comercial, de varrio e feiras livres, de servios de sade e hospitalar, de aeroportos e terminais rodovirios e ferrovirios, industriais, agrcolas e entulhos. 3-) Quais so as classes de Resduos adotadas no Brasil? A classificao dos resduos regulamentada pela ABNT-Associao Brasileira de Normas Tcnicas, atravs da NBR 10004, de SET/ 1987- RESDUOS SLIDOS CLASSIFICAO, que classifica os resduos quanto aos seus riscos potenciais ao meio ambiente e sade pblica, para que estes resduos possam ter manuseio e destinao adequados. So adotados: A -) resduos classe I - Perigosos: Apresentam periculosidade ou uma das seguintes

caractersticas: inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade e patogenicidade. Ex: baterias, produtos qumicos. B -) resduos classe II - No Inertes: No se enquadram como resduos classe I Perigosos ou resduos classe III - Inertes e podem ter as seguintes propriedades: combustibilidade, biodegradabilidade ou solubilidade em gua. Ex: matria orgnica e papel. C -) resduos classe III - Inertes: No tm constituinte algum solubilizado em concentrao superior ao padro de potabilidade de guas. Ex: rochas, tijolos, vidros e certos plsticos e borrachas que no so decompostos prontamente. Tratamentos de Resduos Slidos Compostagem: um processo biolgico, aerbico e controlado, no qual a matria orgnica convertida pela ao de microorganismos j existentes ou inoculados na massa de resduo slido, em composto orgnico. Incinerao: um processo de oxidao a alta temperatura, com a queima dos gases entre 1.000 C a 1.450 C, no tempo de at quatro segundos, devendo ocorrer em instalaes bem projetadas e corretamente operadas, onde h a transformao de materiais e a destruio dos microorganismos dos resduos slidos, visando, essencialmente, reduo do seu volume para 5% e, do seu peso, para 10% a 15% dos valores iniciais. Entre outras formas de tratamento devemos citar as usinas de reciclagem e as prticas de reuso, as quais sero destacadas posteriormente.

Disposio Final: Aterro: o aterramento planejado dos resduos slidos e controlado tecnicamente, de modo a evitar a proliferao de vetores e roedores e outros riscos sade. Aterro controlado: O aterro controlado uma tcnica de disposio de resduos slidos no solo, visando minimizao dos impactos ambientais. Esse mtodo utiliza

alguns princpios de engenharia para confinar os resduos slidos, cobrindo-os com uma camada inerte na concluso de cada jornada. Aterro Sanitrio: O aterro sanitrio semelhante ao aterro controlado, porm dever necessariamente conter sistemas de impermeabilizao da base e laterais, sistemas de drenagem do chorume para tratamento, remoo segura e queima dos gases produzidos.

Ainda devemos destacar a importncia do acondicionamento, coleta e transporte adequados para Resduos Slidos, contudo o que percebemos um total descaso por parte do poder pblico e o resultado so lixes a cu aberto servindo como fonte de doenas. Diante de um cenrio to alarmante atitudes que minimizem os impactos causados pelo o lixo se tornam cada vez mais oportunas, e pensando nisto que o projeto Reciclando Vidas surge, visando no s atitudes ecologicamente corretas, mas tambm socialmente justas. Priorizando prticas de Reaproveitamento de material reciclvel para diminuir o desperdcio e desta forma tambm buscar um destino menos impactante e correto para o que antes seria simplesmente descartado, e na maioria das vezes de forma incorreta.

Justificativa: Vivemos em uma sociedade desigual e excludente, onde nossas crianas e adolescentes so negligenciados e esquecidos, ento de total relevncia a criao de projetos que visem qualidade de vida dessas crianas e adolescentes. Este projeto tem carter pedaggico, educativo e social, com o objetivo de convencer os adolescentes do Centro Socioeducativo Santa Lcia sobre a importncia da coleta seletiva de lixo e, a partir disso, do valor de sua utilizao no trabalho artstico, com a produo de obras artesanais atravs do lixo. Com um pouco de criatividade e conscincia ambiental possvel reaproveitar quase todo o lixo que produzimos. O somatrio de tudo isso, proporcionar mais do que qualidade de vida, estar dando a esses jovens o direito de exercer sua cidadania.

Objetivo geral: Fornecer condies tcnicas aos adolescentes para criarem peas artesanais usando material reciclvel.

Objetivos especficos: Sensibilizar os adolescentes sobre as questes ambientais. Destacar a importncia da separao do lixo orgnico do reciclvel. Gerao de renda. Incluso social atravs do trabalho.

Metodologia: Sero ministradas aulas dirias, com durao de 60 minutos. Este projeto ser dividido em trs mdulos: 1 mdulo: Sero trabalhadas tcnicas para criao de objetos feitos com jornal e revistas.

Segundo William L. Rathje a no-biodegradabilidade total do papel em aterros, ao contrrio do que se pensava , um fato e isto se confirmou quando estudiosos descobriram que trinta anos aps sua disposio em um aterro, uma lista telefnica poderia ser encontrada intacta a trinta metros de profundidade,( pesquisa divulgada pela Associao da industria Qumica ABIQUIM). Tal fato por si s j suficiente para

queremos dar outro destino aos nossos papis usados. Outro fato importante que devido reciclagem muitas rvores tm sido poupadas. 2 mdulo: Confeco de puf feito com garrafas pet.

Uma das vantagens desta pratica que pode reeduzir o volume de lixo nos aterros sanitrios e causar melhoria nos processos de decomposio de matrias orgnicas nos mesmos. O PET acaba por prejudicar a decomposio pois impermeabiliza certas camadas de lixo, no deixando circularem gases e lquidos. Alm de demorarem at cem anos para se decomporem totalmente, segundo a secretria do Meio Ambiente de So Paulo. 3 mdulo: Fabricao de sabo artesanal a partir de leo de cozinha usado.

De acordo com a Companhia de Saneamento do Estado de So Paulo (Sabesp), 1 litro de leo responsvel pela poluio de um milho de litros de gua. A Sabesp estima uma famlia gera 1,5 litros de leo de cozinha por ms e os sistemas de tratamento de esgotos no so projetados para cuidar do leo, ento o leo volta para o rio, por ser

mais leve, fica na superfcie, impedindo a oxigenao das guas e causando a morte de microrganismos e peixes. Ento de total relevncia que se d outro destino a esse leo. .( SUPER INTERESSANTE. So Paulo: Ed. 247,15dez.2007.p.28 )

Concluso: As discusses pertinentes ao meio ambiente esto longe de serem esgotadas aqui, com tudo vamos nos ater ao princpio norteador desse projeto que dar aos adolescentes do Centro Socioeducativo Santa Lcia a oportunidade de trabalharem em algo vivel tanto quanto pelo ponto de vista financeiro quanto didtico. O trabalho uma dimenso essencial na realizao humana. Devemos pontuar que a Educao Ambiental um instrumento interdisciplinar e necessrio para que todos sem distino de sua condio social possa ter acesso ao saber, e atravs dele poder ser um multiplicador, como j foi dito Pensar globalmente para agir localmente. E ainda, todos ns temos o dever de contribuir para a criao de uma sociedade mais justa. Como disse Carlos Rodrigues Brando: preciso termos coragem de mudar a nossa maneira de sentir e de pensar, de nos relacionarmos e de agir entre ns e em nosso mundo. E esta mudana no um acessrio ou uma fantasia. Precisamos comear a crer que dela depende a nossa prpria oportunidade de sobrevivncia e a daqueles que vivero aqui onde ns estamos agora..

REFERNCIAS BIBLIOGRAFICAS: MINISTERIO DA SADE.Manuel de saneamento Funasa Maro de 2004. MINISTERIO DO MEIO AMBIENTE. Encontro e Caminhos: Formao de Educadores Ambientais e Coletivos Educadores.Braslia, DF, 2005. MUGIATTI,A. E o ralo levou. Super interessante. So Paulo, Ed 247, 15 dez. 2007. 28p. BLAC,C.Lixo at o pescoo. Aquecimento Global. So Paulo,ano 1, n. 1, p. 30, 31, http://www.vega.com.br http://www.scielosp.org

Vous aimerez peut-être aussi