Vous êtes sur la page 1sur 26

Esquistossomose Mansnica

UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL CURSO DE GRADUAO EM ENFERMAGEM PARASITOLOGIA Acadmicas: ANDREZA DA SILVA CRISTIANE GALVO GRACIELE BETTI MIRIAM GHIDOLIN TNIA KOCH

Agente etiolgico: Schistosoma Mansoni

Curiosidades

- Provvel origem nas bacias de dois importantes rios, o Nilo na frica e no Yangtze na sia.
-Ovos do esquistossomo foram encontrados chinesas e egipcias de mais de dois mil anos; em mmias

- a doena chegou ao Brasil com os escravos africanos trazidos pela Colnia Portuguesa;

- S. Mansoni a mais disseminada;


- A esquistossomose manosnica conhecida pelos brasileiros como barriga d'gua, xistosa ou doena do caramujo;

Epidemiologia no Brasil

A distribuio da esquistossomose j atinge quase todos os estados brasileiros, principalmente, com infestaes endmicas em partes das regies Nordeste, Sudeste e Centro-oeste.

fonte: UFMG, 2001

Epidemiologia no Brasil

Epidemiologia no Brasil

Morfologia

- Apresentam simetria bilateral;

- Apresentam corpo revestido por cutcula resistente, secretada pela epiderme, onde se encontram os clios.

Morfologia Macho Mede 12mm de comprimento por 0,44mm de largura de cor mais esbranquiada, corpo dividido em duas partes: a anterior com ventosas orais e ventrais, a posterior apresenta o canal ginecfor, caracterstico desse verme , j que no apresenta rgo copulador, a fecundao ocorre por meio de canis deferentes que fecundam a fmea atravs desse canal ginecfor.

Fmea
Mede cerca de 1,5mm de comprimento por 0,16mm de largura, de cor mais escura devido ao sangue semidigerido. Na parte anterior apresenta ventosas para fixao e o acetbulo, seguindo apresenta a vulva, tero com dois ovos.

Morfologia

Morfologia

Ovo
Apresenta formato oval, em sua parte mais larga encontrado um espculo voltado para trs. O ovo maduro caracterizado pela presena da formao de um miracidio, sendo visvel atravs da casca. E essa a forma encontrada nas fezes.

Morfologia

Miracdio

Apresenta forma cilndrica, regio anterior com papila apical onde se encontram as glndulas adesivas ou de penetrao, sucos digestivos, e o tubo digestivo primitivo. Os miracdios se encontram na parte superior dos caramujos

Morfologia

Cercria Apresenta cauda bifurcada. Presena de duas ventosas, uma oral com as glndulas de penetrao, e outra ventosa ventral tambm chamada de acetbulo.

Ciclo biolgico Ciclo de vida: heteroxnico; Eliminados e alcanando a gua, os ovos eclodem originando miracdios que vo parasitar o hospedeiro intermedirio: um caramujo do gnero Biomphalaria. No caramujo, o miracdio se desenvolve, dando origem a cercrias. Um miracdio pode dar origem a 100.000 cercrias. Na gua, as cercrias parasitam o homem, penetrando-lhe a pele. Depois da penetrao, as cercrias passam a se chamar esquistossmulos. Esses ganham a circulao venosa, chegam ao pulmo, corao, artrias mesentricas e sistema porta. A maturao sexual ocorre nesse local aps cerca de 30 dias da penetrao, originado machos e fmeas. H reproduo e ovipostura. Os ovos, aps passarem da submucosa para a luz intestinal, so eliminados nas fezes. O tempo entre a penetrao cutnea e o aparecimento dos ovos nas fezes de 3 a 4 semanas.

Ciclo biolgico

Ciclo biolgico

Patogenia

Os sintomas mais comuns so mal-estar, febre, dor de cabea, perda do apetite, suor intenso, tosse, diarria com ou sem dolorimento abdominal. Nos casos crnicos h dor abdominal, dificuldade de digesto e nuseas. Os sintomas mais agudos surgem quando os vermes amadurecem no organismo humano, aps quatro a seis semanas da infeco, mas no raro, na sua passagem pelos pulmes, provocarem febres e problemas respiratrios. Dependendo do grau de infestao, o fgado pode aumentar muito de tamanho e o doente fica com a barriga inchada, da a denominao de barriga d'gua.

Patogenia

A durao desta fase aguda estende-se at 40 a 60 dias quando comeam a aparecer os primeiros ovos nas fezes, evidenciando a maturao dos parasitas e o quadro febril declina lentamente. O paciente passa, ento, para a fase crnica com diarrias, evacuaes mucosanguinolentas e clicas abdominais. Em casos mais graves, devido a fibrose extensa do fgado, ocorre hipertenso da circulao portal - acumula-se sangue no bao e aparecem varizes no esfago, rgos cujas veias desembocam no sistema porta. A ruptura das varizes esofgicas provoca hemorragias extensas (hematmese) e muito graves. A desnutrio dos pacientes devida no s a anemia decorrente das hemorragias, mas tambm ao funcionamento insuficiente do fgado. A cura exige medicamentos especficos.

Patogenia FASE ASSINTOMTICA FASE SINTOMTICA: - Coceira e vermelho na pele - Sensao permanente nusea de estmago cheio - Vmito - Fraqueza - Emagrecimento - Diarria - Priso de ventre -Tontura - Fezes (pretas) com sangue - Vmito com sangue - Barriga dgua figado e bao aumentados - Varizes dentro do esfago - Paralisia

Patogenia

Patogenia e transmisso

Transmisso

Como pegar? Entrando em contato com gua contaminada, com ovos de Schistosoma Mansoni, a gua fica contaminada quando pessoas contaminadas urinam ou defecam nela.

Tratamento

Pode ser feito com: oxamniquine ou praziquantel. Basta uma nica dose, via oral, de um dos medicamentos. Ambos so bem tolerados e de baixa toxicidade e a eficcia do tratamento gira em torno de 80% dos casos, em adultos, e 70% em crianas de at 15 anos. Atualmente, prefere-se o praziquantel por apresentar o menor custo, j que o medicamento vem sendo fabricado no Brasil por Farmanguinhos/Fundao Oswaldo Cruz.

Profilaxia

Profilaxia

Como Prevenir:
- Combate ao caramujo - Tratamento de gua - No defecar ao ar livre - Educao em sade - No andar descalo - No nadar em rios, lagos ou represas em regies onde a esquistossomose ocorre

Gratas pela ateno !

Vous aimerez peut-être aussi