Vous êtes sur la page 1sur 5

Instituto Mdio politcnico de Computao Gesto

Disciplina de TA

Tema: Estudo sobre as Teorias de Administrao.


Teoria Cientfca Teoria Clssica Teoria da Relaes Humanas Teoria Burocrtica

Discente:
Norberto Bonifcio Gasti N 27, T/LM1

Docente: Joaquim Massango

22.04.09

No despontar do sculo xx, surgue Abordagem Cssica de Administrao. Ela divide-se em duas teorias diferentes e, at certo ponto opostas entre si, mas se complementam com relativa coerncia, que so: Administra cientfica e Administrao Clssica.

Teoria Cientfica
Fundada pelo Americano Taylor, a sua obra esteve ligada aos objectivos e tarefas, por isso chamou-se abordagem analtica concreta. Taylor procurava meios e mtodos cientficos para realizar o trabalho rotineiros das organizaes. A sua contribuio foi para a gerncia. Para Taylor na organizao tinha que haver uma racionalizao do trabalho no nvel operacional, por isso a preocupao era aumentar a eficincia no nvel operacional, isto , no nvel operacional. Deu mais nfase na anlise e na diviso do trabalho do operrio, um vez que as tarefas do cargo do ocupante constituia unidade fundamental da organizao.

Vantagens
Antes de implementar a a organizao deve ser estudada e tratada cientficamente. A administrao passa a ser uma cincia. Harmonia, em vez de discordia; Cooperao, no individualismo; Rendimento mximo, em lugar de produo reduzida; Desenvolvimento de cada funcionrio, no intuito maior efecincia e prosperidade.

Desvantagens
Preocupa-se demasiamente com os operrio, esquecendo de que o administrador, contribui tambm para o bom funcionamento da organizao. Se no tivermos boa administrao, logo a organizao no ser eficiente. A especializao do funcionrio, s permite para a tarefa que faz, no permitindo a progresso da sua careira dentro da organizao.

Crtica
A administrao cientfica deu origem a era da maquinizao do Homem. Quando foi implementada na poce reduziu os custos e a produo dos produtos manufacturados, passando a ser acecvel aos ricos. Tornou possvel o aumento dos salrios, e ao mesmo tempo reduziu os custos totais dos produtos. Ao baixar os custos de um produto acabado significa sempre salrios baixos aos funcionrios. A administrao cientfica dizia o contrrio, menor custos significa maior salrios, e maior renda para os trabalhadores, e
Estudo sobre as Teorias de Administrao. Teoria Cientfica, Teoria Clssica, Teoria das

relaes Humanas e Teorias Burocrtica.

issso contradiz-se na prtica. Incrementou a composio da fora do trabalho e modificou sua estrutura.

Teoria Clssica
Fundada pelo Frederich Fayol, a preocupao era aumentar a efecincia da empresa por meio de uma organizao formal, e a disposio do orgos da organizao e as suas inter-relaes estruturais. Fayol estudava funes de direo, sua contribuio foi para a direco das organizaes. Nesse sentido a teoria clssica inversa a teoria cientfica, vai da direco aos operrios. A sntese e a viso global permitia a melhor maneira de subdividir a organizao sob a centralizao de um chefe principal. Caracteriza-se na estrutura da organizao para sere efeciente.

Vantagens
Melhordiviso do trabalho; Especializao dos operrios; A unidade de comando tenm maior controle; Ao dividir a organizao em estrutura, tem .se mais coordenao; Organizao formal.

Desvantagens
Descuindo-se da organizao informal; Recebe o nome de teoria da mquina pelo facto de se considerar de que o operrio tinha que possuir condies fisca para cumprir com os objectivos da produo; Trata da organizao como se fosse um sistema fechado; Em uma era de mudaas e instabilidades, mostra-se rgida, infexvel e conservadora.

Crtica
A teoria clssica muito simples, baseando-se fundamentalmente em propor princpios, que so contraditrios entre si. muito normativa em vez de emprica, por dizer como deve ser, e no o que . Fayol, fundamentou seus conecitos na observao e senso comum, faltando a ausncia do mtodos rigorosamente cientfico. Os princpios da teoria clssica apresentam muita nfase e mesmo dogmtico. Em resumo, falta a comprovao cientca.

Estudo sobre as Teorias de Administrao. Teoria Cientfica, Teoria Clssica, Teoria das

relaes Humanas e Teorias Burocrtica.

Teoria da Relaes Humanas


Nasceu da necessidade de corrigira forte tendncia desumanizao do trabalho com aplicao de mtodoss rigorosos, cientficos e preciosos aos quais os trbalhadores tinham de se submeter. Preocupou-se o com esmagamento do Homem pelo desenvolvimento das industrias. Helton Maya, salientou que o progresso industrial provocou um desgaste no sentimento da cooperao.

Vantagens
Trata a organizao como gupo de pessoas; Inspirada em sistema de psicologia; Autonomia do empregado; Confiaa nas pessoas; Dinmica grupal e interpessoal.

Desvantagens
Conceptuao ingua e romantica dos operrios; Limitao do campo experimental; Mostra-se parcial, retriguindo-se a organizao informal; restruita a fbrica, deixando de lado as demais reas da empresa.

Crtica
A teoria da relaes humanas literlamente oposta a teoria cientifica. Na poca, grandes empresas criaram departamentos de relaes industriais para cuidar das relaes dos operrios. Essa rea passou a lidar principalmente com conflitos entre capital e trabalho. O administrador passou a solucionar problemas de conflitos e de insatisfao humana na organizao. A teoria de relaes humanas preocupa-se com o bem estar e a felicidade dos trabalhadores, esquece-se de que essa preocupao no funo principal da organizao, que de produzir bens e gerar lucros. O indivduo acredita estar fazendo algo que vem de encontro com sua vontade, quando na realidade ela foi condicionada a pensar assim, foi manipulado.

Teoria Burocrtica
Max webber, ao estudar a burocracia, baseou-se nos princpios da teoria clssica e teoria das relaes humanas. Visto as duas teorias revelaram a falta de uma teoria de organizao slida e abragentee que servisse de orientao para o trabalho do
Estudo sobre as Teorias de Administrao. Teoria Cientfica, Teoria Clssica, Teoria das

relaes Humanas e Teorias Burocrtica.

administrador. Ele tirou os pontos essenciais para a administrao , e introduziu uma teoria masi consolidada, que adrage-se diversos pontos na administrao para a organizao. Weber preocupou-se com as caractersticas da burocracia. Sua contribuio foi para a organizao como um todo. O que fez com que ele afirma-se a burocracia como sendo uma organizao por exelncia.

Vantagens
Difini-se o cargo exacto, pelo conhecimento que a pessoa possui; Defini-se com maior rapidez as decises; O regulamento nico e seguido por todos; As rotina e os procedimento so os mesmos, definindo um padro. A escolha do pessoal certo feito com muita garantia, pois segue-se critrios; Menor chaces de haver conflitos, pois o funcionrio sabe os seus limites e a dos outros; As decises so tomadas nas mesmas circunstncias; confivel, pois a organizao segue regras e mtodos sistemticos.

Desvantagens
Fragilidade na estrutura Organizaes burocrticas apresentam tendncia a desfazer-se; Excesso de normas internas; Resistncia a mudanas; Excesso de formalismo e papelrio; Conservantismo.

Critica
A burocracia no leva em conta o crescimento de pessoal e o desenvolvimento da personalidade madura da pessoa. No considera a organizao informal assim como problemas emergentes e no previstos. No possui meios adequados para resolver conflitos. Dificilmente assimila a implementao de novas tecnologias na organizao. um sistema fechado, no considerando o contexto externo da organizao. Considera o cliente como um intruso no sistema da organizao. Exclui completamente as relaes sociais entre os funcionrios, no sendo substncial para o funcionamento da organizao. Contudo, apesar da burocracia possuir todas as limitaes e restries, a burocracia uma das melhores alternativas de organizaom superior a vrias outras teorias tentadas no sculo XX. O mais importante que a teoria burocrtica deixou de lado a abordagem normativa e prescritiva para dedicar-se a uma abordagem descritiva e explicativa.

Estudo sobre as Teorias de Administrao. Teoria Cientfica, Teoria Clssica, Teoria das

relaes Humanas e Teorias Burocrtica.

Vous aimerez peut-être aussi