Vous êtes sur la page 1sur 7

1

Deus, de Eternidade a Eternidade Carmelo Peixoto


Na realidade, o que precisamos de Deus mesmo. ... (A. W. Tozer)

Deveramos pensar mais sobre isto: mesmo de eternidade a eternidade, tu s Deus. Salmo 90:2. Ningum o tira da posio de chefe sobre todos: aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus; serei exaltado entre os gentios; serei exaltado sobre a terra. Salmo 46:10 Toda a cultura moderna, centrada no homem um forte apelo para que a igreja crist tambm se esquea de quem Deus e que Ele est acima de tudo e de todos e passe a querer colocar o homem no centro das coisas, e deixe de exortar ao arrependimento os pecadores. Ah se a igreja de nossos dias tivesse uma percepo clara de quem Deus, de sua majestade e do que O Santo de Israel significa para ns, os remidos do Senhor. Esta gerao precisa entender de que o homem p, vento que passa e no volta, seja um milionrio ou zelador do meu prdio. Esquecemos de quem Ele e com isto todo o sistema de pensamento, vida devocional, reflexes de ordem teolgica, ensino, tudo sai do lugar, porque a doutrina de Deus deve vir em primeiro lugar, pois Ele o alfa e o mega, o princpio e o fim.Ele criou todas as coisas. Foi Deus que nos buscou (Romanos 3:11b), quem nos amou primeiro (1 Joo 4:19), ele que nos salva (Efsios 2:8,9), Ele que nos santifica, comeou boa obra em ns e vai levar at o fim (Filipenses 1:6), ele nos deu para o Filho Manifestei o teu nome aos homens que do mundo me deste; eram teus, e tu mos deste, e guardaram a tua palavra. (Joo 17:6), Ele ressuscitou a Jesus e nos ressuscitar no ltimo dia atravs do Filho de Deus: Sabendo que o que ressuscitou o Senhor Jesus nos ressuscitar tambm por Jesus, e nos apresentar convosco. (2 Corntios 4:14) Deus tudo para ns: Quem tenho eu no cu seno a ti? e na terra no h quem eu deseje alm de ti. Salmo 73:25. O mundo atual na sua expresso (cultura moderna e ou ps-moderna) luta contra esta compreenso, e h muitos cristos influenciados por uma viso mesquinha da vida, centrada no homem, nos poucos dias de sua vida, que logo passar. Os cristos do passado no viam as coisas assim: Deus est no comando, sua glria enche a terra e o cu. O que precisamos de Deus mesmo, disse Tozer. Uma vida em que Deus no prioridade produz pouco fruto: para que se consagrar ao Senhor? Est tudo bem assim. Para que pregar o evangelho, ter todo este af de obedecer ao ide de Jesus? Para que orar muito, a vida muito estressante, j trabalhamos demais? Por que ler muito a Bblia? Vemos assim que a vida devocional vai perdendo sentido, porque j se perdeu Deus de vista. Crentes que pensam assim (mas no verbalizam) so coniventes com a sua carne e o pecado, porque a vida perde significado e propsito. A consequncia o no desenvolvimento da vida espiritual dos crentes. Uma igreja sem poder de testemunhar, crianas na f, religiosos, usando mtodos e estratgias sem a orientao de Deus, que eles conhecem pouco, uma vez que nunca cresceram na f. Quando Amazias, rei de Jud, contratou cem mil homens a Israel por cem talentos de prata,

Deus enviou certo homem de Deus para dizer-lhe que no usasse na guerra o exrcito de Israel porque o Senhor no com Israel, evitando que o rei Amazias se associasse com ms companhias e ainda advertiu que ele cairia diante do inimigo se levasse consigo tais soldados. Ao ouvir isto, o rei Amazias atendeu a orientao de Deus e teve vitria contra o inimigo, na batalha, ferindo a dez mil dos filhos de Seir. Mas uma gerao que no d testemunho, que se associa com gente incrdula, que no conhece ou tem uma percepo clara de quem Deus, dos seus atributos, do que Ele para a alma humana, e que, possivelmente por isso, no tem Deus como prioridade, uma gerao com to pouco conhecimento do Deus eterno, no produz muito fruto, esqueceu-se de que so apenas ramos e que sem mim nada podeis fazer (Joo 15:5) A igreja crist precisa voltar a ver espiritualmente quem Deus. Quando Isaas viu quem era Deus, cercado por querubins no alto e sublime trono, reconheceu que estava passando, morrendo. (ver cap. 6 do livro de Isaas) A santidade de Deus o colocou no seu devido lugar, mas foi preciso um novo toque de graa vindo do altar no seu pecado para que ele pudesse ouvir Deus dizer: Quem h de ir por ns e poder responder: eis-me aqui envia-me a mim. Por que to poucos querem ser missionrios? quase certo que porque no viram ainda Deus na beleza da sua santidade, no o viram como chefe sobre todos. No tem o anelo de Deus, da presena dele, da comunho com ele, por isso so to pouco transformados, por isso levam suas vidas na sua carne, de partir o corao ver tanta riqueza de Deus, aberta ao seu povo, na fonte que Jesus Cristo, e os crentes tendo to pouco dele. Quero acrescentar nesta reflexo um texto que se encaixa naquilo que estou tentando comunicar. Trata-se da Confisso de F Batista de 1689, o captulo 2, referente a Deus e Santssima Trindade. Creio que vai ajudar muito a buscarmos mais a Deus, para a glria de Deus e para o nosso bem .
CAPTULO 2 DEUS E A SANTSSIMA TRINDADE 1. O Senhor nosso Deus somente um, o Deus vivo e verdadeiro, [1] cuja subsistncia est em si mesmo e provm de si mesmo; [2] infinito em seu ser e perfeio, cuja essncia por ningum pode ser compreendida, seno por Ele mesmo. [3] Ele um esprito purssimo, [4] invisvel, sem corpo, membros ou paixes; o nico que possui imortalidade, habitando em luz inacessvel, a qual nenhum homem capaz de ver; [5] imutvel, 6 imenso, 7 eterno, [8] incompreensvel, todo-poderoso; [9] em tudo infinito, santssimo, 10 sapientssimo; completamente livre e absoluto, operando todas as coisas segundo o conselho da sua prpria vontade, 11 que justssima e imutvel, e para a sua prpria glria; 12 amantssimo, gracioso, misericordioso, longnimo; abundante em verdade e benignidade, perdoando a iniquidade, a transgresso e o pecado; o recompensador daqueles que o buscam diligentemente; 13 contudo justssimo e terrvel em seus julgamentos, 14 odiando todo pecado, 15 e que de modo nenhum inocentar o culpado. 16 1 1Co.8.4,6: No tocante comida sacrificada a dolos, sabemos que o dolo de si mesmo nada no mundo, e que no h seno um s Deus.

Todavia para ns h um s Deus, o Pai, de quem so todas as cousas e para quem existimos, e um s Senhor, Jesus Cristo, pelo qual so todas as cousas, e ns tambm por ele. Dt.6.4: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus o nico Senhor. 2 Jr.10.10: Mas o Senhor verdadeiramente Deus; ele o Deus vivo e o rei eterno; do seu furor treme a terra, e as naes no podem suportar a sua indignao. Is.48.12: D-me ouvidos, Jac, e tu, o Israel, a quem chamei; eu sou o mesmo, sou o primeiro, e tambm o ltimo. 3 x.3.14: Disse Deus a Moiss: Eu Sou O que Sou. Disse mais: Assim dirs aos filhos de Israel: Eu Sou me enviou a vs outros. 4 Jo.4.24: Deus espirito; e importa que os seus adoradores o adorem em espirito e em verdade. 5 1Tm.1.17: Assim, ao Rei eterno, imortal, invisvel, Deus nico, honra e glria pelos sculos dos sculos. Amm. Dt. 4.15,16: Guardai, pois, cuidadosamente as vossas almas, pois aparncia nenhuma vistes no dia em que o Senhor vosso Deus vos falou, em Horebe, no meio do fogo; para que no vos corrompais, e vos faais alguma imagem esculpida na forma de dolo, semelhana de homem ou de mulher; 6 Ml. 3.6: Porque eu, o Senhor, no mudo; por isso vs, filhos de Jac, no sois consumidos. 7 1Rs.8.27: Mas, de fato habitar Deus na terra? Eis que os cus, e at o cu dos cus, no te podem conter, quanto menos esta casa que eu edifiquei. Jr..23.23: Acaso sou Deus apenas de Perto, diz o Senhor, e no tambm de longe? 8 Sl.90.2: Antes que os montes nascessem e se formassem a terra e o mundo, de eternidade a eternidade, tu s Deus. 9 Gn.17.1: Quando atingiu Abrao a idade de noventa e nove anos, apareceu-lhe o Senhor, e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso: anda na minha presena, e s perfeito. 10 Is.6.3: E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, santo, santo o Senhor dos Exrcitos, toda terra est cheia da sua glria. 11 Sl.115.3: No cu est o nosso Deus; e tudo faz como lhe agrada.

Is. 46.10: ...que desde o princpio anuncio o que h de acontecer, e desde a antigidade as cousas que ainda no sucederam; que digo: O meu conselho permanecer de p, farei a minha vontade; 12 Pv.16.4: O Senhor fez todas as cousas para determinados fins, e at o perverso para o dia da calamidade.

Rm. 11.36: Porque dele e por meio dele e para ele so todas as cousas. A ele, pois, a glria eternamente. Amm. 13 x.34.6,7: E, passando o Senhor por diante dele, clamou: Senhor, Senhor Deus compassivo, clemente e longnimo, e grande em misericrdia e fidelidade; que guarda a misericrdia em mil geraes, que perdoa a iniquidade , a transgresso e o pecado, ainda que no inocenta o culpado, e visita a iniquidade dos pais nos filhos, e nos filhos dos filhos at terceira e Quarta gerao. Hb.11.6: De fato, sem f impossvel agradar a Deus, porquanto necessrio que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam. 14 Ne.9.32,33: Agora, pois, Deus nosso, Deus grande, poderoso e temvel, que guardas a aliana e a misericrdia, no menosprezes toda a aflio que nos sobreveio, a ns, aos nossos reis, aos nossos prncipes, aos nossos sacerdotes, aos nossos profetas, aos nossos pais e a todo o teu povo, desde os dias dos reis da Assria at ao dia de hoje. Porque te s justo em tudo quanto tem vindo sobre ns; pois tu fielmente procedeste e ns perversamente. 15 Sl.5.5,6: Os arrogantes no permanecero tua vista; aborreces a todos que praticam iniquidade. Tu destris os que proferem mentira; o Senhor abomina ao sanguinrio e ao fraudulento. 16 x.34.7: ...que guarda a misericrdia em mil geraes, que perdoa a iniquidade , a transgresso e o pecado, ainda que no inocenta o culpado, e visita a iniquidade dos pais nos filhos, e nos filhos dos filhos at terceira e Quarta gerao. Na. 1.2,3: O Senhor Deus zeloso e vingador; o Senhor vingador e cheio de ira; o Senhor toma vingana contra seus adversrios, e reserva indignao para os seus inimigos. O Senhor tardio em irar-se, mas grande em poder, e jamais inocenta o culpado; o Senhor tem o seu caminho na tormenta e na tempestade, e as nuvens so o p dos seus ps.

2. Deus tem em si mesmo e de si mesmo toda a vida, 17 glria, 18 bondade 19 e bem-aventurana. Somente ele auto-suficiente, em si e para si mesmo; e no precisa de nenhuma das criaturas que fez, nem delas deriva glria alguma; 20 mas somente manifesta, nelas, por elas, para elas e sobre elas a sua prpria glria. Ele, somente, a fonte de toda existncia: de quem, atravs de quem e para quem so todas as coisas, 21 tendo o mais soberano domnio sobre todas as criaturas, para fazer por meio delas, para elas e sobre elas tudo quanto lhe agrade. 22 Todas as coisas esto abertas e manifestas perante Ele; 23 o seu conhecimento infinito, infalvel e independe da criatura, de maneira que para Ele nada contingente ou incerto. 24 Ele santssimo em todos os seus pensamentos, em todas as suas obras,

25 e em todos os seus mandamentos. A Ele so devidos, da parte de anjos e de homens, toda adorao, 26 todo servio, e toda obedincia que, como criaturas, eles devem a criador; e tudo mais que Ele se agrade em requerer de suas criaturas. 17 jo.5.26: Porque assim como o Pai tem vida em si mesmo, tambm concedeu ao Filho ter vida em si mesmo. 18 Sl.148.13: Louvem o nome do Senhor, porque s o seu nome excelso: a sua majestade acima da terra e do cu. 19 Sl.119.68: Tu s bom e fazes o bem; ensina-me os teus decretos.

20 J 22.2,3: Porventura ser o homem de algum proveito a Deus? Antes o sbio s til a si mesmo. Ou tem o Todo-Poderoso interesse em que sejas justo, ou algum lucro em que faas perfeitos os teus caminhos? 21 Rm.11.34-36: Quem, pois, conheceu a mente do Senhor? ou quem foi o seu conselheiro? Ou quem primeiro lhe deu a ele para que lhe venha a ser restitudo? Porque dele e por meio dele e para ele so todas as cousas. A ele, pois, a glria eternamente, amm. 22 Dn.4.25,34,35: ...sers expulso de entre os homens, e a tua morada ser com os animais do campo, e dar-te-o a comer ervas como aos bois, e sers molhado do orvalho do cu; e passar-se-o sete tempos por cima de ti, at que conheas que o Altssimo tem poder sobre o reino dos homens, e o d a quem quer. Mas ao fim daqueles dias eu, Nabudodonosor, levantei os olhos ao cu, tornou-me a vir o entendimento, e eu bendisse o altssimo, e louvei e glorifiquei ao que vive para sempre, cujo domnio sempiterno, e cujo reino de gerao a gerao. Todos os moradores da terra so por ele reputados em nada, e segundo a sua vontade ele opera com o exrcito do cu e os moradores da terra, no h quem lhe possa deter a mo, nem lhe dizer: Que fazes? 23 Hb.4.13: E no h criatura que no seja manifesta na sua presena; pelo contrrio, todas as cousas esto descobertas e patentes aos olhos daquele a quem temos de prestar contas. 24 Ez.11.5: Caiu, pois, sobre mim o Esprito do Senhor, e disse-me: fala: Assim diz o Senhor: Assim tendes dito, casa de Israel; porque quanto s cousas que vos surgem mente, eu as conheo. At.15.18: diz o Senhor que faz estas cousas conhecidas desde sculos. 25 Sl.145.17: Justo o Senhor em todos os seus caminhos, benigno em todas as suas obras.

26 Ap.5.12-14: ...proclamando em grande voz: Digno o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riqueza, e sabedoria, e fora, e honra, e glria, e louvor. Ento ouvi que toda criatura que h no cu e sobre a terra, debaixo da terra e sobre o mar, e tudo o que neles h, estava dizendo: quele que est sentado no trono, e ao Cordeiro, seja o louvor, e a honra, e a glria, e o domnio pelos sculos dos sculos. E os quatro seres viventes respondiam: Amm; tambm os ancios prostraram-se e adoraram.

3. Neste ser divino e infinito h trs pessoas: o Pai, a Palavra (ou Filho) e o Espirito Santo; 27 de uma mesma substncia, igual poder e eternidade, possuindo cada uma inteira essncia divina, que indivisvel. 28 O Pai, de ningum gerado ou procedente; o Filho gerado eternamente do Pai; 29 o Espirito Santo procede do Pai e do Filho, eternamente; 30 todos infinitos e sem princpio de existncia. Portanto, um s Deus; que no deve ser divido em seu ser ou natureza, mas, sim, distinguido pelas diversas propriedades peculiares e relativas, e relaes pessoais. Essa doutrina da Trindade o fundamento de toda a nossa comunho com Deus e confortvel dependncia dEle. 27 1Jo.5.7: Pois h trs que do testemunho [no cu: o Pai, a Palavra e o Esprito Santo; e estes trs so um. Mt.28.19: Ide, portanto, fazei discpulos de todas as naes, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Esprito Santo; 2Co.13.13: A graa do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunho do Esprito Santo sejam com todos vs. 28 x.3.14: Disse Deus a Moiss: Eu Sou o que Sou. Disse mais: Assim dirs aos filhos de Israel: Eu Sou me enviou a vs outros. Jo.14.11: Crede-me que eu estou no Pai, e o Pai em mim; crede ao menos por causa das boas obras. 1Co.8.6: ...todavia, para ns h um s Deus, o Pai, de quem so todas as cousas e para quem existimos, e um s Senhor, Jesus Cristo, pelo qual so todas as cousas, e ns tambm por ele. 29 Jo.1.14,18: E o Verbo se faz carne, e habitou entre ns, cheio de graa e de verdade, e vimos a sua glria, glria como do unignito do Pai. Ningum jamais viu a Deus: o Deus unignito, que est no seio do Pai, quem o revelou. 30 Jo.15.26: Quando, porm, vier o Consolador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Esprito da verdade, que dele procede, esse dar testemunho de mim; Gl.4.6: .E, porque vs sois filhos, enviou Deus aos nossos coraes o Esprito de seu Filho, que clama: Aba, Pai.

Fonte: http://www.monergismo.com/textos/credos/1689.htm A compreenso que surge de Deus a partir destes tpicos precisa chegar ao conhecimento dos cristos desta gerao, para que sua atitude de adorao, comunho, orao, servio, por exemplo, possa se fortalecer e a sua vida crist se desenvolver. No se pode esperar muito de cristos sem crescimento espiritual, no se pode confiar a eles um trabalho na seara que seja efetivamente frutfero. Deus no incio, Deus no fim, Deus no Centro de nossa vida, em Cristo Jesus; glria a Ele na igreja, em todos os sculos, como faz Paulo. De eternidade a eternidade, tu s Deus. Carmelo Peixoto.

Visite o nosso blog sobre orao e avivamento: carmelopeixoto.blogspot.com

Vous aimerez peut-être aussi