Vous êtes sur la page 1sur 5

Ementa, objetivos e bibliografia: Antropologia Jurdica/Fabel (2011)

Disciplina

Responsvel: Dr. Anselmo do Amaral Paes Mestre e Doutor pelo Programa de Ps-Graduao em Cincias Sociais-Antropologia/UFPA Pesquisador do Sistema Integrado de Museus e Memoriais do Par/SECULT-PA Bacharel em Direito/UNAMA Professor Adjunto Fabel

Objetivo Geral: Formar aplicadores do Direito com viso crtica, reflexiva e nfase nos princpios constitucionais.

Disciplina: Antropologia Jurdica

Docente: Dr. Anselmo do Amaral Paes

Objetivo da Disciplina: Propor aos acadmicos, conhecimentos de forma objetiva, crtica-reflexiva do ordenamento jurdico vigente, com uma integrao metodolgica entre a teoria e a prtica. Preparando os para a realidade social atravs do entendimento e criao de solues, argumentao e interpretao dos fenmenos jurdicos a luz da constituio.

Objetivo da Disciplina: Apresentar os fundamentos da Antropologia: seus mtodos, o conceito de cultura e o estudo do homem em sua diversidade. Apresentar a Antropologia Jurdica em sua especificidade. Refletir sobre o dilogo entre o Direito e a Antropologia e a possibilidade de incorporao do olhar antropolgico para a prtica do Direito. Proporcionar aos alunos os instrumentos tericos necessrios para a compreenso da relao da Antropologia com o Direito. Relacionar a democratizao da sociedade, s aes de polticas pblicas e a atuao do Direito frente diversidade cultural do Brasil. Investigar a relao dos campos epistemolgicos convergentes do Direito (como: sujeito, cidado, sociedade, lei e Estado).

Promover a educao superior associada ao desenvolvimento suste ntvel de Belm e regio.

Contedo Programtico: Unidade I Apresentar a Antropologia: cultura, alteridade e encontro (10h)

1.1- O que Antropologia? 1.3-Da natureza cultura. O que cultura? Dinmica e operao da cultura. 1.4-Relativismo e etnocentrismo.

Unidade II

Antropologia Jurdica (12h)

2.1-O que Antropologia Jurdica? 2.2-Direito e costume 2.3-Direito e Estado 2.4-Smbolo e Direito

Unidade III Unidade III Direito (8h)

A possibilidade de incorporao do olhar antropolgico para a prtica do

3.1-Temas em Antropologia e Direito. Direito de ser: igual e diferente: y y y y Direitos Humanos; Identidade, etnia e racismo; Estigma, desvio e divergncia; Gnero e sexualidade. Laudos Antropolgicos

3.2 Sobre o dilogo entre a prtica do Direito e a Antropolgica

Ementa: Conceito, objeto, desenvolvimento, correntes, mtodos, importncia da Antropologia. O estudo do direito e do fenmeno jurdico sob enfoque cultural em todas as sociedades, em todos os tempos e sob todas as suas modalidades. O Direito e a Antropologia enqu anto instrumentos de compreenso da cultura jurdica, na anlise de processos, resolues, disputas e situaes de conflito em diferentes sociedades e/ou contextos culturais, sejam estas sociedades: tradicionais, simples, complexas, industriais e metropoli tanas (em especfico, no contexto da sociedade brasileira). As questes do respeito s diferenas, igualdade jurdica, do acesso justia e direitos humanos. Sensibilidades Jurdicas. Alteridade. Tolerncia. Pluralismo Jurdico. Movimentos tnico culturais e novos atores sociais do Direito.

BIBLIOGRAFIA BSICA: 1. ASSIS, Olney Queiroz & KMPEL, Vitor Frederico. Manual de Antropologia Jurdica. So Paulo Saraiva, 2011. 2. MALINOWSKI, Bronislaw. Crime e Costume na Sociedade Selvagem. Braslia: Editora Universidade de Braslia/ So Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 2003. 3. SHIRLEY, Robert Weaver. Antropologia Jurdica. So Paulo: Saraiva, 1987. 4. LAPLANTINE, Franois. Aprender Antropologia. So Paulo: Brasiliense, 2000. 5. LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropolgico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2000.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: 1. BELTRO, Jane Felipe. Haraxare Krokti Rorone Konxarti e vigilncia do

territrio Gavio Parkatj . In: Humanitas: Revista do Centro de Filosofia e

Cincias Humanas da Universidade Federal do Par, Belm, n. 18, n. 1, jun./2002, p. 101 -116. 2. BELTRO, Jane Felipe; MASTOP-LIMA, Luiza de Nazar & MOREIRA, Hlio Luiz Fonseca. De agredidos a indiciados, um processo de ponta-cabea: SuruAikewra Versus Divino Eterno (mimeo). 3. CLASTRES, Pierre. A Sociedade Contra o Estado. So Paulo: Cosac e Naify, 2003. 4. GEERTZ, Clifford. O saber local: fatos e leis em uma perspectiva comparativa . In: O Saber Local. Petrpolis, Vozes, 1998, p. 249 -356. 5. GOFFMAN, Erving. Estigma: notas sobre a manipulao da identidade deteriorada. Rio de \Janeiro: LTC, s/d. 6. MATTA, Roberto da. O que faz o brasil, Brasil? Rio de Janeiro: Rocco, 1986. 7. _____. Relativizando: uma introduo antropologia social. Rio de Janeiro: Rocco, 1987. 8. OLIVEIRA, Lus R. Cardoso. Antropologia e laudos periciais. Disponvel em: <http://www.abant.org.br/conteudo/001DOCUMENTOS/Artigos%20e%20Text os/Antropologia%20e%20laudos%20periciais.pdf> . Acesso em 01/09/2009. 9. OLIVEIRA, Roberto Cardoso de. Identidade, Etnia e Estrutura Social. So Paulo: Livraria Pioneira Editora, 1976. 10. RABELO, Iglesias Fernanda de Azevedo & SARAIVA, Rodrigo Viana. A Lei Maria da Penha e o reconhecimento legal da evoluo do conceito de famlia . In: Jus Navigandi, Teresina, ano 11, n. 1170, 14 set./2006. Disponvel em: <http://jus.uol.com.br/revista/texto/8911>. Acesso em: 02. fev. 2011. 11. RABENHORST, Eduardo R. Direito e Vida Social . Disponvel em: Laudo Antropolgico. Belm, UFPA, 2003

<http://www.ccj.ufpb.br/primafacie/prima/artigos/n4/direitoevidasocial.pdf>. Acesso em 20/01/2008. 12. ROCHA, Jos Manuel de Sacadura. Antropologia Jurdica: para uma filosofia antropolgica do Direito. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

Promover a educao superior associada ao desenvolvimento sustentvel de Belm e regio.

Vous aimerez peut-être aussi