Vous êtes sur la page 1sur 2

At 2010 todas as escolas pblicas tero internet

www.ruifalcao.com.br

Abril de 2008

Programa do governo Lula prev colocar todos os alunos em conexo com a rede mundial de computadores

Com Lula, emprego o maior da histria


H mais emprego, o salrio sobe e aumenta a distribuio de renda.

O PT precisa ter um projeto de pas


O deputado Rui Falco prope mais debate poltico no partido
Mais de duas dcadas na oposio e h seis anos no governo, o PT tem sido criticado e at comparado com o PSDB programaticamente. Nesta entrevista, publicada na ntegra no blog do Z Dirceu, o deputado estadual Rui Falco diz que est faltando informao e debate poltico no partido para que se entendam os fenmenos que esto acontecendo e seus dirigentes tenham argumentos para se contrapor a eles. Leia os principais trechos.

adversrios dizem sobre ns j provoca uma paralisia inicial, uma falta de defesa. Primeiro, fazemos um esclarecimento prvio para depois tentar ir para a ofensiva. [ Z Dirceu ] Como voc avalia a atuao da oposio agora? O PFL (agora DEM) e o PSDB? E o comportamento do PT na relao com a oposio? [ Rui Falco ] Eu no gosto de abjurar a oposio que ns fizemos. Essa histria de que o PT fazia uma oposio inconseqente, selvagem, eu no concordo. Quero deixar claro que oposio para fazer oposio. Tem um projeto distinto do pas e para dificultar, para fazer prevalecer o seu projeto. Nesse sentido, a oposio, tanto a do DEM quanto a do PSDB, com pequenas nuances, uma oposio para valer.

mais ampla poltica de alianas, no plano governamental, em torno de trs requisitos: fidelidade a programas de governo e a pessoas idneas; alianas que caminhem para coalizes que no temos, e deveramos caminhar para t-las; e perfil de capacidade para a funo. [ Z Dirceu ] Como voc v a perspectiva para a eleio municipal, e sua relao com 2010? [ Rui Falco ] Eu vejo com preocupao as eleies aqui em So Paulo. Em alguns centros importantes do Estado, ns estamos sem muita alternativa de disputa eleitoral. Temos boas perspectivas no ABC. Aqui na capital acho que disputamos com muita condio de vitria, embora seja sempre uma eleio difcil. E esse um dos fatores que vo pesar na eleio de 2010. [ Z Dirceu ] Pela sua experincia no governo da Marta em So Paulo, como avalia a nossa passagem pela cidade de So Paulo? E como v os trs anos de Serra-Kassab? [ Rui Falco] Foi uma experincia muito rica ajudar a governar uma cidade como So Paulo, que vinha numa situao de caos absoluto. A Marta inaugurou um novo modelo de gesto na cidade com a participao popular, com descentralizao. Os CEUs, que o Kassab est construindo, so os que ns deixamos contratados, mas todos desfigurados. [ Z Dirceu ] Em relao administrao estadual, como voc avalia o governo Serra? [ Rui Falco ] Os governos tucanos, pelo que a gente observa, no tm nenhuma marca particular. No entanto, eles conseguem, com o suporte da classe dominante e da mdia, passar uma viso de bom governo. O Alckmin fez um bom governo, no isso o que se diz? Agora, voc vai para o concreto, para o interior e pergunta: o que o Alckmin fez aqui? Ningum sabe responder. O Serra est fazendo um movimento de endividamento. Ele est captando recursos no exterior. Relanou o programa de privatizaes colocando 18 empresas para serem avaliadas e estudar a modelagem de privatizao.

[ Z Dirceu ] Depois de 23 anos na oposio, o PT est indo para o sexto ano de governo. Como voc analisa as principais mudanas pelas quais o partido passou? [ Rui Falco ] preciso ressaltar o papel transformador do PT na sociedade brasileira. Avanou com muita dificuldade. Na Presidncia, o PT, seu programa de governo e sua liderana maior, Lula, esto promovendo transformaes importantes no nosso pas. O PT faz um contraponto ao projeto de Estado, sociedade e democracia que tinham os tucanos. preciso que daqui para frente, o PT, principalmente pensando na sucesso do Lula, tenha um projeto maior de pas. [ Z Dirceu ] Qual a avaliao que voc faz do comportamento do conjunto do PT diante das crises no primeiro governo do Lula? [ Rui Falco ] H um despreparo muito grande do PT para o debate poltico. Ento, diante da ofensiva da mdia e dos nossos adversrios, principalmente nesse particular, a nossa tendncia era assim: antes, tudo o que diziam do PT era mentira. Desmentia-se antes para perguntar depois o que estava acontecendo. Mas ns passamos para o outro oposto. Hoje, tudo o que a mdia e os nossos

Vises diferentes sobre a democracia


[ Z Dirceu ] Ouvem-se lamentos de que o principal motivo pelo qual os dois partidos (PT e PSDB) no esto juntos a disputa regional de So Paulo. O que acha disso? [ Rui Falco ] No h nenhuma semelhana programtica de origem e base social com o PSDB. E isso no se deve disputa aqui em So Paulo. Ns podemos ver essas diferenas na viso de Estado que o PSDB tem, formulada pelo Fernando Henrique e por seus seguidores, como o Serra. Alm disso, temos vises diferentes sobre a democracia que queremos e precisamos. [ Z Dirceu ] Sobre as polticas de aliana, qual a avaliao que voc faz sobre esses cinco anos de alianas, tanto em eleies quanto no governo? Haveria outra alternativa? [ Rui Falco ] Eu sou aliancista por tradio. At por no concordar com a idia de sociedades com partido nico e, por achar que, para governar o Brasil, um nico partido no consegue dar conta. Sou a favor de se ter a

Veja a ntegra da entrevista no blog do Z Dirceu:

www.zedirceu.com.br

Com o PT no governo e Lula na Presidncia, melhoram as condies de vida do povo

Mais benefcios para a populao


O governo Lula vai trocar 10 milhes de geladeiras de famlias de baixa renda. O programa tem como objetivo principal a economia de energia eltrica na conta de famlias para as quais o consumo gerado por uma geladeira velha representa 27% do total da conta de energia eltrica. A medida importante, uma vez que as geladeiras que hoje saem da fbrica so 40% mais econmicas do que as fabricadas h cinco anos. Segundo o ministro de Minas e Energia, Edison Lobo, essa uma idia do presidente Lula, que est muito interessado e est insistindo nela. As geladeiras sero financiadas pela Caixa Econmica Federal, e a geladeira velha valer como parte de pagamento da geladeira nova. A aquisio da nova geladeira ser feita em postos de troca autorizados, que funcionaro em lojas do comrcio varejista. Os refrigeradores tero iseno de impostos federais, proporcionado um menor preo para que todas as famlias de baixa renda possam realizar a troca sem pesar no oramento domstico. O programa traz benefcios para todos os brasileiros, pois vai gerar empregos na indstria, alm de proporcionar uma economia de energia que poder ser usada em diversos setores que esto em crescimento.

A farra dos cartes em So Paulo


Aprovado pela Comisso de Constituio e Justia da Assemblia Legislativa de So Paulo, o Projeto de Lei n 39/2008, de autoria do deputado Rui Falco, determina que o governo do Estado disponibilize os gastos pblicos na Internet, includas as despesas pagas com cartes corporativos. O gasto com os cartes corporativos no Estado de So Paulo aumentou em 200% de 2001 a 2007. No ano de 2001, os gastos foram de cerca de R$ 5,4 milhes. Em 2007, as despesas com

Populao no tem acesso aos gastos do Serracard

os cartes chegaram a R$ 108 milhes. No entanto, o governo Serra no disponibiliza para a populao informaes a respeito. Com a aprovao do Projeto, o Estado de So Paulo manter um Portal Transparncia, semelhante ao do governo federal. O objetivo reunir as informaes sobre o uso do dinheiro pblico, inclusive o uso dos cartes corporativos no Governo Estadual.
Acesse o projeto na ntegra: www.ruifalcao.com.br

O novo fracasso de Serra


Serra amargou o terceiro fracasso tucano ao tentar entregar a Companhia de Energia do Estado de So Paulo (Cesp) para o capital privado. A derrota foi aplaudida pelos movimentos sindical e social. Durante o processo que precedeu o desastroso leilo, o deputado Rui Falco e a bancada do PT, juntamente com as entidades da sociedade, quesNo detalhe, cartilha contra a privatizao da Cesp, elaborada pelo gabinete do deputado Rui Falco

Educao no mercadoria
O deputado Rui Falco apresentou o Projeto de Lei n. 85/2008 que probe as escolas privadas do ensino infantil, mdio, fundamental, superior, ps-graduao, cursos profissionalizantes e cursos distncia a inclurem no SERASA E SCPC (Servio de Proteo ao Crdito) o nome de estudantes inadimplentes. A educao um direito fundamental de todos, sendo imprescindvel para a formao de cidados e cidads. A escola no pode ser encarada como uma mercadoria ou um produto qualquer de consumo, a ponto de expor o estudante a pecha de mal pagador, mesmo porque as escolas podem se valer de outros meios para receber as mensalidades.

tionaram a entrega da terceira maior geradora de energia do Brasil para o setor privado. Muitas manifestaes contra a privatizao ocorreram no Mato Grosso com a participao de diversos prefeitos. Em So Paulo, a bancada do PT realizou um grande ato em defesa do patrimnio da Cesp. Agora, a luta exigir do governo Serra a ateno para com o futuro da Cesp, devendo se preocupar com a boa gesto da empresa nos aspectos econmico-financeiro e organizacional.
Mais informaes: www.ruifalco.com.br e www.sinergiaspcut.org.br

Deputado presente
O debate da comunicao

Veja a seguir dois eventos que marcaram a agenda do deputado neste ms.

Ncleo do PT de So Mateus
No dia 5 de abril, o deputado Rui Falco participou da fundao do ncleo de base JVR do PT em So Mateus. Participaram do evento mais de 100 militantes do Diretrio Zonal de So Mateus. Alm do deputado Rui Falco, o evento contou com a presena do deputado federal Vicentinho (PT-SP), do vereador Chagas (PT-Capital) e de Marinho (presidente do DZ-So Mateus).

Conhea melhor os projetos. Acesse: www.ruifalcao.com.br

O deputado Rui Falco defendeu a necessidade de se aprofundar no Pas a democratizao da comunicao, na plenria preparatria para a III Conferncia Nacional de Comunicao do PT, realizada em 13 de abril em So Paulo, por iniciativa do Diretrio Estadual. Ao avaliar o estado da comunicao social no governo Lula, Rui Falco afirmou que a criao da TV pblica uma iniciativa que avana nessa direo.
EXPEDIENTE |

e saiba mais sobre os temas propostos pelo deputado.

Gabinete do deputado Rui Falco - Avenida Pedro lvares Cabral, 201 - Sala 3.011 - CEP: 04097-900 - Fone: (11) 3886.6776 - Site: www.ruifalcao.com.br - e-mail: gabinete@ruifalcao.com.br Jornalista responsvel: Nivaldo Manzano - Ilustraes: Nicoletti - Criao e editorao: rea Comunicao: www.areacomunicacao.com.br Grfica: LWC - Tiragem: 10.000 exemplares

Vous aimerez peut-être aussi