Vous êtes sur la page 1sur 7

Os protistas so as algas unicelulares e os protozorios. A clula de um protista semelhante s clulas de animais e plantas, mas h particularidades.

. Os plastos das algas so diferentes dos das plantas quanto sua organizao interna de membranas fotossintticas. Ocorrem clios e flagelos para a locomoo. Alguns protozorios, como certas amebas, tm envoltrios protetores, as tecas. Os radiolrios e heliozorios possuem um esqueleto intracelular composto de slica. Os foraminferos so dotados de carapaas externas feitas de carbonato de clcio. As algas diatomceas possuem carapaas silicosas. Os protistas podem ainda ter adaptaes de forma e estrutura de acordo com o seu modo de vida: parasita, ou de vida livre. Segundo a classificao do mundo vivo em cinco reinos (Whittaker 1969), um deles, o dos Protistas, agrupa organismos eucariontes, unicelulares, auttrofos e hetertrofos. Neste reino se colocam as algas inferiores: euglenfitas, pirrfitas (dinoflagelados) e crisfitas (diatomceas), que so Protistas auttrofos (fotossintetizantes). Os protozorios so Protistas hetertrofos. Protozorios so seres microscpicos, eucariontes e unicelulares. Quando dividimos os seres vivos em Animais e Vegetais, os protozorios so estudados no Reino Animal e os fitoflagelados que so protozorios so estudados no Reino Vegetal. Os protozorios constituem um grupo de eucariontes com cerca de 20 mil espcies. um grupo diversificado, heterogneo, que evoluiu a partir de algas unicelulares. Em alguns casos essa origem torna-se bem clara, como por exemplo no grupo de flagelados. H registro fssil de protozorios com carapaas (foraminferos), que viveram h mais de 1,5 bilho de anos, na Era Proterozica. Grandes extenses do fundo dos mares apresentam espessas camadas de depsitos de carapaas de certas espcies de radiolrios e foraminferos. So as chamadas vasas Os protozorios so, na grande maioria, aquticos, vivendo nos mares, rios, tanques, aqurios, poas, lodo e terra mida. H espcies mutualsticas e muitas so parasitas de invertebrados e vertebrados. Eles so organismos microscpicos, mas h espcies de 2 a 3 mm. Alguns formam colnias livres ou ssseis. Muitos protozorios apresentam orgnulos especializados em determinadas funes, da serem funcionalmente, semelhantes aos rgos. Suas clulas, no entanto, podem ser consideradas pouco especializadas, j que realizam, sozinhas, todas as funes vitais dos organismos mais complexos, como locomoo, obteno do alimento, digesto, excreo, reproduo. Nos seres pluricelulares, h diviso de trabalho e as clulas tornaram-se muito especializadas, podendo at perder certas capacidades como digesto, reproduo e locomoo. A clula do protozorio tem uma membrana simples ou reforada por capas externas proticas ou, ainda, por carapaas minerais, como certas amebas (tecamebas) e foraminferos. H estruturas de sustentao, como raios de sulfato de estrncio, carapaas calcreas ou eixos proticos internos, os axstilos, como em muitos flagelados. Amebas so protozorios cuja locomoo se d via expanses citoplasmticas pseudpodes. As pertencentes famlia Endamoebidae, como as dos gneros Entamoeba, Iodamoeba e

Endolimax, so parasitas comuns de nossa espcie e tm como caracterstica o tamanho diminuto e capacidade de formar cistos.

A Entamoeba histolytica a responsvel pela amebase, embora possa estar presente no organismo sem desenvolver a doena. Esta, de perodo de incubao que varia entre 2 e 4 semanas, se caracteriza pela manifestao de diarreias e, em casos mais graves, comprometimento de rgos e tecidos. responsvel por cerca de 100000 mortes ao ano, em todo o mundo. Doenas A amebase mais comum em regies onde as condies de saneamento bsico so precrias, uma vez que a forma de contaminao se d via ingesto de seus cistos. Estes, liberados nas fezes da pessoa adoecida, podem se espalhar na gua e vegetais que, sem a devida higienizao antes de ser ingeridos, podem causar a doena. Vale pontuar que a resistncia dos cistos muito grande: podem viver cerca de 30 dias na gua, e 12 em fezes frescas.
Aps a ingesto, no sistema digestrio, estas formas do origem a trofozotos. Estes invadem o intestino grosso, se alimentando de detritos e bactrias ali presentes, causando sintomas brandos ou mais intensos, como diarreia sanguinolenta ou com muco e calafrios. Os trofozotos, por meio de sucessivas divises, podem dar origem a novos cistos, sendo liberados pelas fezes e dando continuidade ao ciclo de infeces. Podem, tambm, invadir outros tecidos, via circulao sangunea. Nestas regies, alimentam-se das hemcias ali presentes, provocando abscessos no fgado, pulmes ou crebro. Note que, no primeiro caso, o indivduo pode apresentar o parasita de forma assintomtica, mas tambm sendo capaz de contaminar outras pessoas ao liberar os cistos em suas fezes: a maioria dos casos de infeco por E. histolytica se manifestam desta forma. Para diagnstico so necessrios exames de fezes e, em casos mais graves, de imagem e de sangue, alm de puno das inflamaes. Para tratamento feito o uso de frmacos antimicrobianos, prescritos pelo mdico. Medidas relacionadas a saneamento bsico, como implantao de sistemas de tratamento de gua e esgoto, e controle de indivduos que manipulam alimentos, devem ser levadas em considerao para se reduzir ou, em longo prazo, erradicar a amebase. Comportamentos individuais de higiene, como lavar as mos aps ir ao banheiro, trocar fraldas, brincar com animais e antes de comer ou preparar alimentos; ingerir unicamente gua tratada; higienizar os vegetais antes do consumo, deixando-os em imerso em cido actico ou vinagre por cerca de 15 minutos; evitar o contato direto ou indireto com fezes humanas; e isolamento dos pacientes que lidam com crianas ou alimentos so necessrios para evitar reincididas ou infeco de outras pessoas.

REINO PROTISTA : Filos: Algas unicelulares :

Euglenfitas : Euglena ( flagelada ) . Se o meio no tem alimento , ela passa a fazer fotossntese , mas se ocorre o contrario ela assume um perfil heterotrfico . Diatomceas ( Algas douradas ou Crisfitas ) : carapaa de slica ( usada industrialmente: cosmticos , pastas de dentes , construo civil ) . Pirrfitas : dinoflageladas . So as causadoras da mar vermelha , pois comeam a se reproduzir desenfreadamente por faltarem predadores naturais . Protozoa ( protozorios ) Protozorios X animais : os protozorios so seres unicelulares , portanto , no possuem tecidos verdadeiros , e muito menos aparelhos . Alem do mais , eles so heterotroficos que fazem fagocitose , enquanto os animais so heterotroficos por ingesto . Algas pluricelulares ( mas sem tecidos verdadeiros ) Rodfita ( algas vermelhas ) Faifita ( algas pardas ) Clorfila ( algas verdes - alface do mar ) OBS : Essas algas constituem a principal fonte de oxignio do planeta . ( Fazem fotossntese) - Conjunto de todas as algas : fitoplncton . Algas X plantas : As algas no possuemrgos especializados , como razes , caules e folhas , que esto presentes nas plantas . Protozorios: Classes:Rizpoda ( pseudpodes ), Mastigophora ( flagelados ), Ciliophora ( clios ), Esporozoa. OBS:A classificao dos protozorios baseada na forma de locomoo, de reproduo e de captura de alimentos. - Cistos: forma de resistncia dos protozorios. Rizpodes: Entamoeba histolitica : Reveste a parede intestinal , impedindo a digesto. Portanto, e um parasita. E adquirida atravs da ingesto de cistos . E monoxena . Amoeda proteus : Vida livre Entamoeba coli: Relao de comensalismo com o homem , vive no intestino . E monoxena . Entamoeba gengivales : comensal , vive na boca , monoxeno . Ciliophora: Paramrcio : vida livre. Vive emgua doce .Possui dois ncleos: - macroncleo: controla o metabolismo da clula. - microncleo: reproduo ( sexuada - conjugao / assexuada - mitose ) - Cistostoma :boca da clula - Citofaringe :corredor Ciliado causador de doena : Palantidium

coli - parasita intestinal (contaminao : ingesto de cistos ) - balantidiose Mastigophora: Tripanossoma cruzi : Doena de Chagas. Parasita do sangue e do corao . Dois hospedeiros: homem ( intermedirio) e o barbeiro (intermedirio , pertence ao gnero Triatoma e a ordem dos hemipteros , espcie : Triatoma infestans ) - ele no faz reproduo sexuada em nenhum.( heteroxeno ) Localizao: Destaque para o norte e leste de MG, ES , GO , BA , RJ , SP . O Tripanossoma s faz reproduo sexuada ( diviso binaria ) . Forma de transmisso : aravas das fezes do barbeiro , atravs das quais o parasita entra no corpo ( ferimentos , conjuntiva ocular ) . Doena relacionada a ocupao da terra , O ciclo deixa de ser silvestre para ser domestico . Formas do protozorio :

Fezes do barbeiro : Tripomastigota metaciclica ( forma infectante ) . Sangue : Tripomastigota miocrdio : amastgota ( alta capacidade de reproduo ). Fases da doena : Aguda : 15 dias iniciais . No ha combate , por parte dos anticorpos . Os

parasitas esto nadando no sangue . Ha chance de cura . Transmisso em potencial . Crnica : Os anticorpos j esto prontos , mas so insuficientes . O protozorio esta fora do sangue e ha acometimento dos msculos : quadro irreversvel .

Sintomas : Aguda : invaso sbita do miocrdio - parada cardaca . Crnica : Relaxamento da musculatura do esfago (megeesofago) e do

intestino (megaclon). Alm disso h insuficincia cardaca , cansao e problemas respiratrios. Profilaxia : casas de alvenaria e combate ao barbeiro .

Doena endmica . Trichomonas vaginalis :Tricomoniase Dst , uso comunitrio de roupas intimas , secrees naturais . Infeo: mulher - canal vaginal / homem: canal da uretra ( a maioria assintomatica ) monoxeno . Tripanossoma gambiense:( Doena do sono )

Apenas nafrica picada da mosca Ts - Ts Heteroxeno

A importncia mdica
Os protozorios so microorganismos eucariticos unicelulares, que inicialmente foram classificados no reino Animalia, mas que hoje em geral so considerados como integrantes do reino Protista, junto com Algae. Foto : DIENTAMOEBA FRAGILIS-CDC-DPDX. Existem 3 filos de importancia mdica: 1-APICOMPLEXOS, contm os esporozorios, como Plasmodium e os coccdios, como Toxoplasma. 2-SARCOMASTIGFOROS, que compreendem as amebas, como a Entamoeba histolytica, e os flagelados, como Giardia e Trypanosoma . Sua diviso ocorre por diviso binria e sua locomoo , por pseudpodes ou movimento flagelar. 3-CILIFOROS, os ciliados, como Balantidium coli, que se dividem por fisso binria ou conjugao com troca nuclear. A locomoo ocorre por meio de movimento coordenado das fileiras de cilios. Os 4 grupos com importancia mdica so os esporozorios, incluindo os coccideos, as amebas , os flagelados eos ciliados. CARACTERISTICAS DOS PROTOZORIOS: *Os protozorios incluem parasitas intestinais, p.ex. Entamoeba histolytica e Giardia lamblia, e os parasitas do sangue e dos tecidos, p. ex. Toxoplasma gondii e Plasmodium. *Possuem o estgio de trofozoita frgil e a maioria apresenta a forma cistica , resistente. *Todos so pequenos e invisiveis sem a ajuda de um microscpio. *Todos apresentam ciclos de vida fora do hospedeiro humano e a maioria capaz de se multiplicar no homem. A infeco se d por ingesto, inalao ou picada de inseto. *Seus ciclos de vida variam da passagem direta do trofozoita ou da eliminao dos cistos nas fezes e subsequente ingesto, at a alternao complexa de geraes em hospedeiros diferentes. *A imunidade protetora fracamente desenvolvida na maioria das infeces por protozorios , que so muito comuns e podem ser multiplas. *A profilaxia e a terapia com drogas muitas vezes no so satisfatrias.

A importncia ecolgica
"Os protozorios so importantes componentes dos ecossistemas, bem como fundamentais para a pesquisa, funcionando como modelos para estudos de biologia celular, como indicadores ambientais e, mais recentemente, como fonte de produtos naturais para diversos fins. Apesar de

possuir um tamanho diminuto, hoje se sabe que contribuem substancialmente com o metabolismo de ambientes aquticos e terrestres, servindo de elo de ligao entre diferentes nveis trficos" "Segundo Patterson (1996), a importncia dos protozorios nos ambientes encontra-se intimamente relacionada ao uso das bactrias como fonte de alimento. Os protozorios de vida livre possuem, de modo geral, duas formas diferentes de obteno de alimento: filtrao e predao (Hausmann e Hlsmann,1996). Por possuir distintas fontes de alimento (como, por exemplo, a heterotrfica ou mesmo a mixotrfica), o grupo dos protozorios considerado artificial, no sendo mais considerado um filo" As algas tm um importantssimo papel na biosfera alis, sempre tiveram, basta recordar que foram elas as primeiras produtoras de oxignio no nosso planeta. No presente, elas so as responsveis pela maior parte da produo nos ecossistemas aquticos: como produtores primrios, elas formam a base da cadeia alimentar desses ecossistemas. As macroalgas marinhas, ou seja, as que tm dimenses maiores que as do fitoplncton, como as algas verdes, vermelhas e castanhas, podem, por vezes colonizar grandes pores do substrato, fornecendo refgio, alimento e mesmo substrato secundrio a uma grande variedade de organismos, tornando-se num microhabitat especfico dentro dum ecossistema maior. Algumas algas so excelentes indicadores de determinados problemas ecolgicos. Por exemplo, quando se v um tapete de alfaces-do-mar ou de algas azuis numa zona, isso normalmente indicador de poluio por excesso de efluentes nitrogenados. Por vezes, as algas planctnicas multiplicam-se demasiado normalmente em condies de temperatura ptima e de nutrientes abundantes formando o que se chama "flor-da-gua". Este fenmeno pode ser uma indicao de poluio, como indicado acima, e pode levar destruio da biodiversidade duma massa de gua (lago, esturio), uma vez que as algas que morrem so decompostas, levando diminuio do oxignio na gua. Mas pode tambm ser um fenmeno natural, que desaparece quando a temperatura muda e quando os nutrientes so esgotados pelas algas; nesse caso, a populao planctnica normalmente regressa aos nveis normais. Um fenmeno semelhante mas mais grave acontece quando, associadas poluio, o grande acmulo de nutrientes provoca um aumento desenfreado das algas Pirrofceas (Alga Cor-deFogo), formando o que se chama mar vermelha. Nesta situao, estes organismos produzem toxinas avermelhadas e podem provocar a morte de uma grande quantidade de peixes e mesmo de aves ou outros animais que deles se alimentam.

Importncia das algas para o homem


Alm da importncia ecolgica das algas, elas apresentam grande participao em atividades industriais e econmicas para o homem. So utilizadas como matria-prima para a produo de espessantes (a partir das Feofcias, produz-se a algina, utilizado na indstria alimentar e de cosmticos); na produo de medicamentos e indstria farmacutica, para produo de meio-de-cultura de fungos e bactrias (a partir das algas Rodofcias, obtem-se o gar); na indstria de tintas e filtros (a partir das Crisofceas Diatomceas, que produzem um esqueleto silicoso).

A importncia econmica

Alimentao
Muitas algas apresentam um contedo rico em protenas, vitaminas e sais minerais, polissacardeos e so amplamente utilizadas na alimentao, principalmente por povos orientais, h cerca de 10.000 anos. Algas da espcie Laminaria japonica (Phaeophyta), popularmente conhecidas como Kombu, so utilizadas no preparo de carnes, peixes e sopas. O wakame, tambm pertencente ao grupo das feofceas, utilizado como ingrediente de molhos e sopas. As rodofceas tambm so utilizadas na alimentao. A Porphyra spp., conhecida como nori, utilizada no preparo de sushi. Muitas algas marinhas tm sido utilizadas para a produo de rao para animais.

Ficocolides
Os ficocolides so polissacardeos coloidais extrados de algas. Em solues aquosas essas substncias se comportam como gel. Os alginatos so utilizados como emulsificantes, estabilizantes e gelificante. So utilizados em tintas para tecidos e produo de espuma de cerveja. Os carragenanos so substncias encontradas na parede celular de algumas algas vermelhas. So utilizados na indstria farmacutica, alimentcia e cosmtica. O gar encontrado em algas vermelhas e um poderoso gel. utilizado na produo de meios de cultura. Atravs dele tambm se produz a agarose.

Fertilizantes
As algas tm sido utilizadas como fertilizantes graas s suas concentraes de nitrognio e potssio. Servem tambm para a correo do ph do solo.

Medicina
Algumas algas possuem beta-caroteno, que utilizado como complemento alimentar. Vrias algas ss utilizadas como medicamento, por exemplo, a Laminaria, que cura o bcio.

Vous aimerez peut-être aussi