Vous êtes sur la page 1sur 4

A motosserra, ao lado da desfribadora de sisal e do trator agrcola, uma das mquinas utilizadas na zona rural das mais perigosas.

. Entretanto, so inegveis os benefcios que ela representa devido ao seu alto rendimento operacional. Isso ficou demonstrado na construo da rodovia e colonizao da Transamaznica, ou quando uma Concessionria de Energia tem de correr contra o tempo para desmatar a rea a ser tomada pelo reservatrio de uma hidreltrica. Os riscos na operao de uma motosserra esto associados, principalmente a: ferimentos com a lmina rudos e vibraes corte e queda da rvore A mquina to perigosa que mereceu um Anexo na Norma NR-12 - MQUINAS E EQUIPAMENTOS do Ministrio do Trabalho. Entre os Equipamentos de Proteo Individual - EPI recomendados para o operador de motosserras esto: capacete, culos, protetor auricular (de concha), macaco, luvas e botas. A mquina em si, por Norma, dever possuir os seguintes dispositivos de segurana: a) freio manual de corrente b) pino pega corrente c) protetor de mo direita d) protetor de mo esquerda e e) trava de segurana do acelerador. Ainda segundo as Normas, todas as motosserras s devero ser comercializadas com o relativo MANUAL DE INSTRUES, contendo informaes relativas segurana e sade do operador, especialmente: a) riscos de segurana e sade ocupacional; b) especificaes de rudo e vibrao; e c) penalidades e advertncias. H que ser oferecido, tambm, um Treinamento Obrigatrio para os Operadores de Motosserras, com carga horria mnima de 8 (oito) horas, com contedo programtico relativo utilizao segura da motosserra, constante do Manual de Instrues. Todos os modelos de motosserras (diz ainda a Norma) devero conter, em local bem visvel, a seguinte advertncia: O uso inadequado da motosserra pode provocar acidentes graves e danos sade. Derrubada de rvores com Motosserras A motosserra uma mquina muito perigosa e s deve ser operada por pessoas treinadas no seu uso. Cerca de 85% dos acidentes com motosserra so provocados pela corrente (elemento cortante) em movimento. Os casos fatais, por outro lado, em sua maioria, devem-se queda de rvores, derrubadas sem a devida tcnica.

1 - Checagem inicial Nos servios em que as motosserras so usadas intensamente (e mesmo nos casos espordicos), deve-se examinar a mquina diariamente, para ter certeza de que ela est operando eficientemente. Deve-se checar a tenso da correia, a lubrificao, ventoinha, etc., segundo as recomendaes do Catlogo do Fabricante e os Manuais de Operao e Manuteno que acompanham o equipamento. Cuidado ao abastecer, para evitar incndio. 2 - Uso dos E.P.I. Nos trabalhos com motosserra, torna-se necessrio (e obrigatrio) o uso de vrios dos Equipamentos de Proteo Individuais, tais como: capacete

protetor de ouvidos do tipo concha culos (de preferncia viseira, como a da foto) luvas de couro macaco e botas

3 - Tcnica de Derrubada Praticamente todas as tcnicas de corte da rvore em p, consistem em proferirem-se 2 cortes ou talhos no tronco, com a motosserra. O primeiro consiste na retirada de uma cunha (num ngulo de 90 graus e a cerca de 1/4 a 1/3 do dimetro), no lado onde se deseja que a rvore caia. O segundo corte feito no lado oposto do tronco (cerca de 5 cm acima do corte em V inicial), provoca a queda da rvore. Antes disso porm, convem conhecer algumas Regras Operacionais 3.1 - Aprenda a avaliar a rvore que vai ser abatida: observe o seu tamanho, dimetro, estado, posio em relao s vizinhas, etc. Assim, por exemplo, se o seu dimetro for cerca de duas vezes maior do que o tamanho da lmina da motosserra, isto ir requerer uma tcnica especial de corte. 3.2 - Antes do corte, h 12 itens a considerar: inclinao do tronco distribuio da copa limpeza em redor da rvore (rea de trabalho) escolha da direo de tombamento escola da rota para uma possvel fuga localizao do companheiro de trabalho posio do veculo ou de benfeitorias presena de linhas de energia prximas uso da tcnica de corte apropriada a presena de reas podres ou ocas no tronco velocidade e direo do vento, e observar quaisquer objetos (frutos, galhos, etc.) que possam vir de cima. 3.3 - Observe a posio correta da mo esquerda durante o corte, tanto para fixar bem a motosserra, como para acionar com o dedo indicador, quando preciso, o mecanismo de segurana. 3.4 - O equilbrio do operador muito importante, para controlar a mquina e mant-la segura com firmeza. H o perigo de ricolchete e mesmo de tombamento do homem, devido ao peso da motosserra. Evite cortes acima do ombro. 3.5 - Deve-se sempre acelerar a mquina antes do corte. 3.6 - Se o operador iniciante e no tem experincia, deve inicialmente treinar a derrubada de rvores pequenas, para aprender e praticar, antes de se aventurar a cortar as rvores de maior porte. 4 - Remoo do Tronco e Pilhas Os riscos de acidente no uso da motosserra no param depois que a rvore tombada e j se encontra no cho. Uma vez no cho, o tronco deve ser removido, ocasio em que a rvore ser desgalhada. O tronco , em geral, dividido em toras, que sero devidamente empilhadas ou transportadas. As rvores caidas esto, em geral, sob tenso, dependendo do modo como esteja apoiada no cho. Via de regra o tronco fica submetido a duas foras de sentidos opostos: a tenso numa extremidade e a compresso na extremidade oposta. H, portanto, de avaliar previamente essas foras, ante de iniciar a diviso do tronco em toras, pois pode haver o perigo de quebra da lmina A foto ao lado mostra a tcnica correta para fracionar o tronco cado. Observa-se que o tronco est apoiado sobre roletes formados com galhos de dimetro pequeno e, assim, a extremidade do tronco est em balano e, portanto, sob tenso, no havendo (no caso), perigo de quebra da lmina da motosserra.

ANEXO I - MOTOSSERRAS NR 12 - MQUINAS E EQUIPAMENTOS


1. FABRICAO, IMPORTAO, VENDA, LOCAO E USO DE MOTOSSERRAS proibida a fabricao, importao, venda, locao e o uso de motosserras que no atendam s disposies contidas neste Anexo, sem prejuizo dos demais dispositivos legais e regulamentares sobre Segurana e Sade no Trabalho. 2. PROIBIO DE USO DE MOTOSSERRAS. proibido o uso de motosserras a combusto interna em lugares fechados ou insuficientemente ventilados. 3. DISPOSITIVOS DE SEGURANA As motosserras, fabricadas e importadas, para comercializao no Pas, devero dispor dos seguintes dispositivos de segurana: a) Freio Manual de Corrente; b) Pino Pega Corrente; c) Protetor de Mo Direita; d) Protetor de Mo Esquerda; e) Trava de Segurana do Acelerador. 3.1 Para fins de aplicao deste tem, define-se: a) Freio Manual de Corrente: dispositivo de segurana que interrompe o giro da corrente, acionado pela mo esquerda do operador; b) Pino Pega Corrente: dispositivo de segurana que, nos casos de rompimento da corrente, reduz seu curso, evitando que atinja o operador; c) Protetor da Mo Direita: proteo traseira que, no caso de rompimento da corrente, evita que esta atinja a mo do operador; d) Protetor da Mo Esquerda: proteo frontal que evita que a mo do operador alcance, involuntariamente, a corrente, durante a operao de corte; e) Trava de Segurana do Acelerador: dispositivo que impede a acelerao involuntria. 4. RUDOS E VIBRAES Os fabricantes e importadores de motosserras instalados no Pas introduziro nos catlogos e manuais de instrues de todos os modelos de motosserras, os seus nveis de rudo e vibrao e a metodologia utilizada para a referida aferio. 5. MANUAL DE INSTRUES Todas as motosserras fabricadas e importadas sero comercializadas com Manual de Instrues, contendo informaes relativas segurana e sade no trabalho, especialmente: a) riscos de segurana e sade ocupacional; b) instrues de segurana no trabalho com o equipamento, de acordo com o previsto nas Recomendaes Prticas da Organizao Internacional do Trabalho - OIT; c) especificaes de rudo e vibrao, e d) penalidades e advertncias.

6. TREINAMENTO OBRIGATRIO PARA OPERADORES DE MOTOSSERRAS Devero ser atendidos os seguintes: 6.1 Os fabricantes e importadores de motosserras instalados no Pas, atravs de seus revendedores, devero disponibilizar treinamento e material didtico para os usurios de motosserras, com contedo programtico relativo utilizao segura da motosserra, constante no Manual de Instrues. 6.2 Os empregados devero promover a todos os operadores de motosserra treinamento para utilizao segura da mquina, com carga horria mnima de 8 (oito) horas, com contedo programtico relativo utilizao segura da motosserra, constante no Manual de Instrues. Os certificados de garantia dos equipamentos contaro com campo especfico, a ser assinado pelo consumidor, confirmando a disponibilidade do treinamento ou responsabilizando-se pelo treinamento dos trabalhadores que utilizaro a mquina. 7.ROTULAGEM Todos os modelos de motosserra devero conter rotulagem de advertncia indelvel e resistente, em local de fcil leitura e visualizao do usurio, com a seguinte informao: O uso inadequado da motosserra pode provocar acidentes graves e danos sade. 8. PRAZO A observncia do disposto nos items 4, 6 e 7 ser obrigatria a partir de janeiro de 1995.

Vous aimerez peut-être aussi