Vous êtes sur la page 1sur 9

CONTRATO com a CDHU

ESTIMADO MORADOR,
SAUDAES! ESTA A CARTILHA QUE A CDHU PREPAROU PARA FALAR DO IMVEL QUE VOC EST ADQUIRINDO, COM INFORMAES SOBRE O SEU CONTRATO COM A CDHU.

Aqui voc vai encontrar esclarecimentos importantes a respeito de seus direitos. Nesta cartilha, tivemos a preocupao de explicar o significado das palavras menos usadas ou pouco conhecidas. Contratante, por exemplo, quer dizer a pessoa que assina o contrato com a CDHU. Valor de financiamento quer dizer quanto custou o seu imvel. o valor que vai ser financiado para voc pagar em prestaes. Subsdio quer dizer um abatimento no valor da sua prestao por um prazo predeterminado no seu contrato, concedido pelo Governo do Estado de So Paulo, para as famlias mais necessitadas. Como contratante, voc tem obrigaes referentes ao uso de seu imvel e isso tambm est esclarecido nas pginas seguintes. Sugerimos que leia com ateno e guarde em lugar seguro esta cartilha, para consultar em caso de dvida. Se sentir necessidade de mais algum esclarecimento, comunique-se com a CDHU. A lista de endereos est na ltima pgina desta cartilha. Desejamos boa sorte a voc, em sua nova residncia.

05

Este manual pertence a Rua Data n

O CONTRATO COM A CDHU


O que o CONTRATO?
O contrato o seu compromisso com a CDHU, estabelecendo direitos e obrigaes, alm de fornecer informaes sobre o financiamento da sua moradia ou condies para sua ocupao:

NDICE
05 06
O que o contrato? Quem assina o contrato? Quais as principais obrigaes da famlia que assina o contrato? O que pode acontecer se voc no cumprir as obrigaes do contrato? Quais os benefcios do seu contrato? Voc e o imvel esto cobertos por quais seguros? Quais reformas podem ser feitas no imvel? O que no pode ser reformado? Por qu? O que o valor de financiamento? Qual o prazo de financiamento? Como calculada a prestao mensal do seu imvel? O que subsdio?

11

Quando ser reajustada a prestao do seu imvel? Os recursos do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Servio) podem ser utilizados? Quais outras taxas voc deve pagar? Qual o dia de pagamento da prestao? Como e onde voc deve pagar a prestao? Se precisar de 2 via da prestao, o que voc deve fazer? O que fazer em caso de desemprego? O que fazer em caso de necessidade de ausncia temporria, mudana ou desistncia da compra do imvel? Quais os prximos passos para voc entrar em sua moradia? O que fazer em caso de dvida? Comunique-se com a CDHU

Se voc for menor emancipado ou tem idade entre 18 e 55 anos e 6 meses, o seu contrato de cesso de posse e promessa de compra e venda; Se voc tem idade de 55 anos e 6 meses ou mais e no participa do Programa de Atendimento ao Idoso, por fora de condies impostas pela companhia seguradora, que estabelece que o prazo de financiamento somados a sua idade, no poder ultrapassar 80 anos e 6 meses, e caso sua renda familiar no seja suficiente para assumir uma prestao resultante de um financiamento com prazo inferior a 25 anos, o seu contrato de concesso de uso onerosa com opo de compra e venda; Se voc tem idade superior a 60 anos e participou do Programa de Atendimento ao Idoso, o seu contrato de concesso de uso onerosa de imvel. Esses contratos so a sua garantia de posse do imvel. Nos dois primeiros casos, garantem a possibilidade de se tornar dono do lugar onde vai morar, e no terceiro caso, garante a sua tranqilidade em poder usufruir de um lar acolhedor e confortvel na sua melhor idade.

12

07

08

13

09 10

14

06

07

Quem assina o CONTRATO?


Os membros da famlia que apresentaram a comprovao de renda na habilitao assinam o contrato. A mulher da famlia ( cnjuge ou companheira) a nica pessoa que sempre assina o contrato, mesmo se ela no possuir renda, ou mesmo se o casal no for oficialmente casado.

Quais os BENEFCIOS do seu contrato?


O primeiro a garantia de que voc adquiriu a sua moradia prpria. Outro benefcio importante, do contrato, a cobertura de seguro pessoal por morte ou invalidez permanente. Deve ser ressaltada, tambm, a cobertura de seguro de danos fsicos do imvel. Isso quer dizer que voc no ficar no prejuzo, em caso de inundao, desmoronamento ou incndio do imvel.

Voc e seu imvel esto protegidos por quais SEGUROS? Quais as principais OBRIGAES da famlia que assina o contrato? O que pode acontecer se voc NO CUMPRIR as obrigaes do contrato?
O que pode acontecer voc perder o seu imvel, alm de contrair dvidas e no poder participar de outro Programa da CDHU. Preste bem ateno! Leia com cuidado o contrato! Est escrito l que, se voc no cumprir as suas obrigaes, o contrato poder ser rescindido. E resciso, nesse caso, quer dizer a retomada do imvel. So as seguintes: Ocupar o imvel somente para morar. Por exemplo, o imvel no pode ser usado como ponto comercial. Conservar o imvel. No ceder, alugar ou vender o imvel. Pagar as prestaes mensais. Pagar todos os impostos e taxas referentes ao imvel. Essa obrigao vale para impostos e taxas que j existem e tambm para os novos, que forem criados. Pagar todas as despesas de manuteno e administrao do prdio. Pagar a taxa de condomnio. O imvel coberto por seguro de danos fsicos, como incndio, inundaes ou desmoronamentos. Nesses casos, os tcnicos da seguradora comparecem ao imvel danificado, fazem a percia do dano ocorrido, calculam quanto vai custar e, depois, a seguradora paga somente o custo da reforma necessria. Para quem firmou o contrato de cesso de posse com promessa de compra e venda, o seguro d cobertura de morte ou invalidez permanente. Esse seguro vale para voc e para quem mais da sua famlia tenha apresentado comprovao de renda para aquisio do imvel. No caso da morte de um familiar, o desconto na prestao ser proporcional participao da renda desse familiar. O seguro no d cobertura a doenas que j existiam antes da assinatura do seu contrato. Para quem firmou contrato de concesso de uso onerosa imvel com opo de compra, em sua vigncia, no ter cobertura por morte ou invalidez permanente. Entretanto este instrumento contratual permite a converso para financiamento desde que atendidas as exigncias para tal, sendo assegurado a partir de ento a cobertura por morte ou invalidez permanente. J os que participam do Programa de Atendimento ao Idoso (mais de 60 anos), por no tratar-se de financiamento, no tero cobertura do seguro por morte ou invalidez permanente.

08

09

Quais REFORMAS podem ser feitas no imvel?


Voc pode fazer na sua moradia, por sua conta, benfeitorias referentes a pisos, azulejos, luminrias. Alm disso pode pintar as paredes internas.

O que no pode ser reformado no imvel? Por qu?


Qualquer obra que modifique ou altere a estrutura do imvel, inclusive paredes, s pode ser feita com prvia autorizao da CDHU, porque caso contrrio poder perder o direito ao seguro do imvel. Portanto, se voc sente necessidade ou vontade de modificar o seu imvel, fale antes com a CDHU.

O que o valor de FINANCIAMENTO?


O valor de financiamento quanto custou o imvel. o valor que est sendo financiado para voc pagar em prestaes. Para os participantes do Programa de Atendimento ao Idoso, com idade acima de 60 anos, o contrato de concesso de uso onerosa, no um contrato de financiamento, tendo como encargo mensal uma taxa de ocupao.

Qual o PRAZO de financiamento?


O prazo de financiamento do imvel de 25 anos (300 meses), conforme especificado no contrato. Para os contratantes com mais de 55 anos e 6 meses, o prazo de financiamento menor, portanto, para obteno de financiamento, a famlia deve apresentar rendimentos suficientes para assumir as prestaes, caso contrrio assinado o contrato de concesso de uso onerosa do imvel com opo de compra, mantendo-se as condies financeiras calculadas em funo do prazo de 25 anos. Para os participantes do Programa de Atendimento ao Idoso, com idade acima de 60 anos, o contrato de concesso de uso onerosa que assinaro, prev sua renovao a cada 2 anos, e no se trata de financiamento, tendo como encargo mensal uma taxa de ocupao.

10

11

Como calculada a PRESTAO MENSAL do seu imvel?


Para calcular a prestao do imvel onde o contratante assinou contrato de cesso de posse e promessa de compra e venda ou concesso de uso onerosa do imvel com opo de compra, considerado o seguinte: o valor do financiamento o prazo de pagamento a taxa de cobertura por seguros do imvel e por morte e invalidez a taxa de juros. Para calcular a taxa de ocupao do imvel, para aqueles que participam do Programa de Atendimento a Idosos (mais de 60 anos), considerado o seguinte: o custo de manuteno do imvel a taxa de cobertura por seguro do imvel considerado, tambm, quanto a famlia tem condio de pagar por ms, com base na renda familiar, sendo a diferena subsidiada pelo Governo do Estado de So Paulo.

Quando ser REAJUSTADA A PRESTAO do seu imvel?


A prestao de seu imvel ser reajustada anualmente, de acordo com o ndice constante no seu contrato ou qualquer outro que o Banco Central e a Caixa Econmica Federal (CAIXA), definirem para o Sistema Financeiro de Habitao. Mas voc ser devidamente avisado, se houver essa troca.

O que SUBSDIO?
Subsdio um abatimento no valor da sua prestao por um prazo predeterminado no seu contrato, concedido pelo Governo do Estado de So Paulo, para as famlias mais necessitadas. O subsdio estabelecido de acordo com a renda da sua famlia. importante lembrar que este subsdio regressivo, isto , diminuir ao longo dos anos, conforme consta no seu contrato no item razo de regresso. Isto , o subsdio no dura o financiamento todo, vai diminuindo ano a ano. Preste bem ateno: conforme vai diminuindo o valor do subsdio, o valor da sua prestao vai aumentando, mas no quer dizer que est acontecendo um reajuste da prestao.

Os recursos do FGTS (Fundo de Garantia pdo Tempo de Servio) podem ser utilizados?
Voc pode utilizar parte ou total do seu saldo no FGTS para os contratos de cesso de posse e promessa de compra e venda para: Quitao do financiamento; Abatimento do saldo devedor do financiamento; Abatimento do valor da prestao (por um perodo mximo de 01 ano).

Quais OUTRAS TAXAS do imvel voc deve pagar?


Voc deve pagar as taxas e impostos que incidem sobre o seu imvel, como por exemplo: a taxa de condomnio, as contas de gua, luz e gs do imvel e o IPTU. o que deve ser pago por toda pessoa que tem casa prpria.

12

Qual o dia do PAGAMENTO da prestao?


O dia de pagamento da sua prestao ou taxa de ocupao, ocorrer no perodo de 8 a 22 de cada ms, conforme constar no seu boleto. A primeira prestao no ter vencimento no prazo inferior a 30 dias da data de assinatura do contrato. Se voc achar necessrio mudar o dia de pagamento para um dia mais apropriado a suas condies, procure a CDHU.

Se precisar de 2 via da prestao, o que voc deve fazer?


Se precisar de 2 via da prestao, procure o posto de atendimento da CDHU que fique mais prximo (veja a relao dos endereos da CDHU na ltima pgina desta cartilha). Voc pode tambm emitir a 2 via pela Internet. Se voc tem computador em casa ou no seu trabalho, s entrar no endereo www.cdhu.sp.gov.br, para conseguir a 2 via.

O que fazer em caso de necessidade de AUSNCIA TEMPORRIA, MUDANA ou DESISTNCIA DE COMPRA do imvel?
Pode acontecer de voc precisar ficar fora da sua moradia durante alguns meses ou at alguns anos. Pode ser, tambm, que voc ache melhor desistir da compra do seu imvel. Nesses casos, procure a CDHU. A sua situao vai ser analisada com a preocupao de se encontrar a melhor soluo possvel.

COMO e ONDE voc deve pagar a prestao?


Voc receber o seu boleto bancrio para pagamento em sua nova moradia. At o dia do vencimento, voc pode pagar a sua prestao em qualquer agncia de banco ou em qualquer casa lotrica. Aps o dia de vencimento voc pode pagar a sua prestao nas agncias da Caixa Econmica Federal (CAIXA). Mas ateno: a prestao paga com atraso fica mais cara, porque vem com juros e correo monetria.

Quais os prximos passos para voc ENTRAR na sua moradia?


As atividades sero agendadas oportunamente e voc receber comunicados a respeito. Mas, em princpio, os prximos passos para o acesso sua moradia so os seguintes: A inaugurao do seu conjunto habitacional A entrega das chaves e vistoria da sua moradia Voc providenciar a mudana para a sua moradia Reunies para orientaes sobre a conservao da sua moradia O apoio da CDHU para organizao do seu condomnio.

O que fazer em caso de DESEMPREGO?


Em caso de desemprego, sempre procure a CDHU para anlise do que poder ser feito no seu caso especfico.

ATENO: A partir da assinatura do contrato voc responsvel pelo imvel. Comparea para receber a sua chave e providenciar a mudana.

O que fazer em caso de DVIDA?


Procure a CDHU. Entre em contato se aparecer qualquer dvida sobre o seu contrato ou outras questes referentes CDHU.

14

15

COMUNIQUE-SE COM A CDHU!


Os ENDEREOS so os seguintes:
ESCRITRIOS REGIONAIS DA CDHU RMSPREGIO METROPOLITANA DE SO PAULO 1. Gerncia Regional da Capital Av. Dr. Dante Pazzanese, 295 Vila Mariana CEP 04012-180 Fax: (0xx11) 5081-8059 PABX: (0xx11) 5081-8000 So Paulo 2. Gerncia Regional da Regio Metropolitana Av. Dr. Dante Pazzanese, 295 Vila Mariana CEP 04012-180 Fax: (0xx11) 5081-8047 PABX: (0xx11) 5081-8000 So Paulo INTERIOR 3. Gerncia Regional de ARAATUBA Rua Torres Homem, 722 Jardim Bandeirantes CEP 16015-510 Tel: (0xx18) 3624-4814 / 3624-3477 Fax: (0xx18) 3621-8901 Araatuba 4. Gerncia Regional de ARARAQUARA Av. Bento de Abreu, 1.008 Fonte Luminosa CEP 14801-396 Tel: (0xx16) 3335-5332 Fax: (0xx16) 3335-5332 R. 223 Araraquara 5. Gerncia Regional da BAIXADA SANTISTA R. Tolentino Filgueiras, 159 Gonzaga CEP 11060-471 Tel: (0xx13) 3289-7575 Fax: (0xx13) 3289-7575 R. 210 Santos 6. Gerncia Regional de BAURU R. Manuel Bento da Cruz, 2.053 Vila Santa Lcia CEP 17013-032 Tel: (0xx14) 3224-1344 Fax: (0xx14) 3224-1344 R. 209 Bauru 7. Gerncia Regional de CAMPINAS R. Fernando Martini, 28-A Vila Nova CEP 13073-060 Tel / Fax: (0xx19) 3243-9320 Campinas 8. Gerncia Regional de MARLIA R. Santo Antnio, 581 Centro CEP 17500-070 Tel: (0xx14) 3413-3570 Fax: (0xx14) 3413-3570 R. 222 Marlia 9. Gerncia Regional de PRESIDENTE PRUDENTE R. Cap. Walter Ribeiro, 140 Vila Jesus CEP 19010-120 Tel: (0xx18) 221-7743 Fax: (0xx18) 221-7743 R. 202 Presidente Prudente 10. Gerncia Regional de RIBEIRO PRETO Av. Senador Csar Vergueiro, 480 Jd. So Lus CEP: 14020-510 Tel: (0xx16) 3916-1333 Fax: (0xx16) 3916-1314 Ribeiro Preto 11. Gerncia Regional de S. J. RIO PRETO Av. Dr. Fernando Costa, 399 Vila Maceno CEP 15061-000 Tel / Fax: (0xx17) 3225-4400 So Jos do Rio Preto 12. Gerncia Regional de SOROCABA R. Comendador Antnio Soares Regal, 145 Jd. Romilda CEP 18046-417 Tel: (0xx15) 3217-7007 Fax: 3221-7007 Sorocaba 13. Gerncia Regional de TAUBAT Av. Marechal Deodoro, 111 Jd. Santa Clara CEP 12080-000 Tel: (0xx12) 3621-8085 Fax: (0xx12) R. 209/214/218 Taubat

POSTOS DE ATENDIMENTO DA CDHU Escritrio de Apoio Tcnico de BARRETOS Rua Trinta e Dois, 1.243 Centro CEP 14780-900 Tel: (0xx17) 3323-2047 / 3323-2161 Fax: (0xx17) 3322-3116 Barretos CIC ENCOSTA NORTE Rua Padre Verglio Campelo, 150 C.H. Encosta Norte CEP 08131-310 CIC FERRAZ DE VASCONCELOS Av. Tabatinguera, 45 Centro CEP 07909-150 CIC JARAGU Estrada de Taipas, 990 Jaragu CEP 02910-000 CIC JOVA RURAL Rua Ari da Rocha Miranda, 36 C.H. Jova Rural CEP 02281-190 CIC SO LUIS Av. Jos Manoel Camisa Nova, 100 C.H. Jardim So Luis CEP 05822-000 IBIRAPUERA Av. Dr. Dante Pazzanese, 295 Vila Mariana CEP 04012-180

POUPATENPO CAMPINAS SHOPPING Rua Jacy Teixeira de Camargo, 940 Jardim do Lago 13050-008 POUPATEMPO GUARULHOS Rua jos Canpanella, 95 Macedo CEP 07112-100 POUPATEMPO ITAQUERA Av. do Contorno, 60 Estao Corinthians/Itaquera do Metr CEP 08220-380 POUPATEMPO RIBEIRO PRETO Av. Presidente Prudente Kennedy, 1500 Ribeiranea CEP 14096-350 POUPATEMPO SANTO AMARO Rua Amador Bueno, 176/258 Santo Amaro CEP 04752-000 POUPATEMPO SO BERNARDO Rua Nicolau Filizola, 100 Centro CEP 09725-760 POUPATEMPO SO JOS DOS CAMPOS Av. So Joo, 2200 Shopping Colinas CEP 12242-000 POUPATEMPO S Praa do Carmo, s/n Centro CEP 01019-020

Realizao Governo do Estado de So Paulo Secretaria de Estado da Habitao CDHU - Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de So Paulo

Cartilha O Contrato com a CDHU - 1 edio. So Paulo, 2 semestre de 2005

TELEATENDIMENTO DO POUPATEMPO:

Coordenao, Projeto Grfico, Redao e Edio Superintendncia de Comunicao Social da CDHU

0800 7723 633

Vous aimerez peut-être aussi