Vous êtes sur la page 1sur 45

Direito Processual Penal IV Prof. Andr Cerqueira Material de Apoio Apostila III Prof. Andr Cerqueira (andre.cerqueiraadv@gmail.

com) TEMA: TEORIA GERAL DOS RECURSOS CRIMINAIS *Bibliografia complementar: PELLEGRINI, Ada Grionver; SCARANCE Recursos no processo penal. Ed. Saraiva. 1. Conceito e natureza jurdica dos recursos O recurso o procedimento atravs do qual a parte, ou quem esteja legitimado a intervir na causa, provoca o reexame das decises judiciais, a fim de que elas sejam invalidadas ou reformadas, pelo prprio magistrado que as proferiu, ou por algum rgo de jurisdio superior. o De etimologia latina, o verbo recursare significa correr para trs ou correr para o lugar de onde se veio, e da, esta idia de reexame. Como o processo um progredir ordenado, no sentido de obter-se com a sentena a prestao da tutela jurisdicional que se busca, o recurso corresponder sempre a um retorno, no sentido de reflexo, sobre o prprio percurso do processo, a partir daquilo que se decidiu para trs, a fim de que se reexamine a legitimidade e os prprios fundamentos da deciso impugnada. Vrios autores procuram conceituar recurso de diferentes formas: o Segundo Tourinho Filho, o direito pblico subjetivo de se pedir o reexame de uma deciso. Para Eduardo Espnola Filho, ...pode afirmar-se ser o recurso um remdio, cujo uso a lei, expressamente, ordena ao juiz, ou autoriza parte, que se considera prejudicada por uma deciso daquele ou por uma situao processual, visando nova apreciao do focalizado (seja a causa, no seu conjunto, seja um incidente processual, seja a situao criada parao ru), para o prprio julgador, ou o Tribunal Superior, corrigir, modificar ou confirmar o estado de coisa existente. Segundo Ada Pellegrine Grionover e Antnio Scarance Fernandes, recurso o instrumento processual voluntrio de impugnao de decises judiciais, previsto em lei, utilizado antes da precluso e na mesma relao jurdica 1 FERNANDES, Antonio.

Direito Processual Penal IV Prof. Andr Cerqueira processual, objetivando reforma, invalidao, integrao ou esclarecimento da deciso judicial anterior. Natureza Jurdica: O que um recurso? o 1 corrente: um desdobramento do direito de ao. Quando se interpe um recurso, d-se continuidade ao processo na mesma relao jurdica processual, diferentemente do habeas corpus ou reviso criminal (pois criam nova relao jurdica processual conexa). a posio majoritria (Tourinho Filho, Ada Pelegrine Grinover, Eugenio Pacelli e do STF e do STJ). Se recurso um desdobramento do direito de ao, a doutrina consegue extrair duas concluses: a) como se trata de desdobramento do direito de ao, todas as condies da ao tambm devem estar presentes na fase recursal, sob pena de no-conhecimento do recurso; b) como se trata de desdobramento do direito de ao, o recurso manejado na mesma relao jurdica processual, o que faz distinguir recursos de aes autnomas de impugnao, j que estas so manejadas em relao jurdica autnoma. o 2 corrente: Para Hlio Tornaghi, o recurso uma nova ao dentro do processo. Tornagui afirma que as partes que funcionam no plo ativo e passivo da ao podem ser invertidos na fase recursal (recorrente e recorrido), da porque se trata de uma nova ao dentro de um processo j existente. Trata-se de um equvoco do pensamento do renomado autor, pois a mudana dos fatores no altera o produto. Logo, no porque as partes podem ser alteradas que o recurso seria uma nova ao; o 3 corrente: incrivelmente, o CPP (na redao originria em 1941) definia que recurso seria qualquer ferramenta de impugnao da deciso judicial. A posio do CPP est absolutamente ultrapassada. O CPP peca ao adotar tal corrente, colocando no captulo dos recursos o HC e a Reviso Criminal, que na verdade so aes de impugnao. posio que no deve ser adotada na atualidade.

Direito Processual Penal IV Prof. Andr Cerqueira 2. Fundamentos da existncia dos recursos Segundo a doutrina de Ada Pellegrine Grinover e Antnio Scarance Fernandes, existem, pelo menos, trs fundamentos para a existncia de recursos no processo penal: o Falibilidade Humana: por tal fundamento, o recurso justifica-se porque o juiz pode cometer erros, de modo que o recurso permite a possibilidade de reviso da deciso por um rgo colegiado. Ademais, a partir do momento em que o juiz sabe que sua deciso pode ser revista, ele tomar mais cuidado no exerccio de sua prestao jurisdicional. o Inconformismo Humano: por tal fundamento, o recurso justifica-se porque a partir do momento em que se possibilita que uma deciso desfavorvel a algum possa ser revisada por tribunal, pode-se amenizar o inconformismo do condenado. Dificilmente algum se conforma com o primeiro no. A existncia de um recurso, ento, permitiria a reviso da deciso recorrida por um rgo mais experiente e mais propenso (em tese) a um julgamento justo. o Evitar a autotutela: por tal fundamento, o recurso justifica-se porque na era moderna no dado aos homens, uma vez convivendo em sociedade, a utilizao da autotutela, isto , a justia com as prprias mos. 3. Princpios Recursais 3.1. Princpio do Duplo Grau de Jurisdio: Conceito: a possibilidade de interposio de um recurso que seja capaz de devolver ao tribunal o conhecimento de toda a matria de fato, de direito e probatria apreciada na primeira instncia.
Cuidado! No a possibilidade de recorrer, mas de ter um recurso amplo que aborde toda a matria de fato (o RE e REsp no so exemplos plenos do duplo grau de jurisdio

Questo altamente instigante saber se o princpio do duplo grau de jurisdio vem estabelecido na CF/88. Para isso, existem duas correntes: o 1 corrente: a maioria afirma que o princpio no previsto expressamente na Constituio Federal, mas decorre implicitamente no texto da Carta Magna. a posio de 3

Direito Processual Penal IV Prof. Andr Cerqueira Eugenio Pacelli, Guilherme de Souza Nucci, Paulo Rangel etc. Ento, para essa corrente, o duplo grau de jurisdio no princpio expresso da CF/88, mas sim um princpio implcito, sendo extrado de dois princpios e de uma regra: a) do princpio do devido processo legal (art. 5, LIV); b) do princpio da ampla defesa (art. 5, LV) e; c) das regras de competncias recursais dos Tribunais (art. 102, 105, 108, 112 etc, todos da CF/88.).
Art. 5 (...) LIV - ningum ser privado da liberdade ou de seus bens sem o devido processo legal; LV - aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral so assegurados o contraditrio e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes;

Segundo tal posio, ento, em alguns casos a CF/88 pode autorizar que a lei, sempre observando o postulado da razoabilidade e proporcionalidade venha a suprimir, a existncia do princpio do duplo grau de jurisdio, como nos seguintes casos: a) Pessoas com foro por prerrogativa de funo: nos crimes comuns, os magistrados so julgados pelo Tribunal a que se encontram subordinados. Logo, da deciso do Tribunal Local, no cabe mais nenhum recurso ordinrio (que admite o reexame de toda a matria), mas apenas os extraordinrios, que tem efeito devolutivo limitado ao conhecimento da matria jurdica. b) Partes dos processos que tramitam originariamente nos Tribunais de Segunda Instncia, nos Tribunais Superiores e no STF: das decises dos rgos jurisdicionais citados, se admite o reexame de ateriaa ftica ou probatria. c) Corru no processo em que, por conexo ou continncia, a autoridade goza de foro por prerrogativa de funo (Smula 704 do STF): nos termos da supracitada smula se uma autoridade detentora de foro por prerrogativa de funo cometer crime em concurso com outra pessoa, esta, embora sem foro por prerrogativa, ser julgada no Tribunal a qual a autoridade detentora de foro por prerrogativa por processada. Nesse caso, a doutrina passou a questionar se haveria ofensa ao princpio do duplo grau (no caberia mais recurso ordinrio da deciso), ao princpio do juiz natural (o juiz natural da causa no seria o Tribunal) e ao princpio do contraditrio e 4

Direito Processual Penal IV Prof. Andr Cerqueira ampla defesa a atrao do processo do corru ao processo da autoridade detentora de foro por prerrogativa de funo. O STF, pacificando a questo, editou a Smula 704.
Smula 704 do STF: No viola as garantias do juiz natural, da ampla defesa e do devido processo legal a atrao por continncia ou conexo do processo do co-ru ao foro por prerrogativa de funo de um dos denunciados. Fique por dentro: Parcela minoritria da doutrina liderada por autores do quilate de Aury Lopes Jr. e Denilson Feitoza defendem que deveria haver, no caso, ciso de processos, tendo em vista que a atrao do processo corru sem foro por prerrogativa de funo, viola a garantia do juiz natural, na medida em que o Juiz da causa previsto expressamente na Lei, e cuja organizao de competncia se deu, o juiz de primeira instncia e no o respectivo Tribunal. Viola ainda o princpio da ampla defesa, na medida que retira de tais pessoas o direito de levar a apreciao ftica ao respectivo Tribunal. Por fim, viola o princpio do devido processo legal, na medida em que processo devido processo justo, o que no ocorre com a atratividade de processos nos Tribunais.

o 2 corrente: para outra parcela da doutrina, o duplo grau no est previsto nem mesmo implicitamente na CF/88, justificando-se tal concluso a possibilidade de que o sistema admita decises que no comporte recurso.
Fique mais uma vez por dentro: Embora no prevista expressamente na CF/88, a Conveno Americana de Direitos Humanos assegura este princpio de maneira expressa em seu art. 8, 2, h, que foi reconhecida com carter supralegal pelo STF no julgamento do RE 466.343/SP.
EMENTA: PRISO CIVIL. Depsito. Depositrio infiel. Alienao fiduciria. Decretao da medida coercitiva. Inadmissibilidade absoluta. Insubsistncia da previso constitucional e das normas subalternas. Interpretao do art. 5, inc. LXVII e 1, 2 e 3, da CF, luz do art. 7, 7, da Conveno Americana de Direitos Humanos (Pacto de San Jos da Costa Rica). Recurso improvido. Julgamento conjunto do RE n 349.703 e dos HCs n 87.585 e n 92.566. ilcita a priso civil de depositrio infiel, qualquer que seja a modalidade do depsito .

3.2. Princpio da Voluntariedade dos Recursos Conceito: por tal princpio, o recurso no obrigatrio. Logo, ningum obrigado a recorrer de absolutamente nada. A parte prejudicada (sucumbente) recorre se quiser. Os recursos esto intimamente ligados ao desejo e a estratgia da parte impugnante. O recurso um simples nus e no uma obrigao, um dever.
Questo especial de concurso: O MP obrigado a recorrer da condenao? O defensor pblico e o defensor dativo so obrigados a recorrer da absolvio?

No, nem mesmo eles so obrigados a recorrer (STJ, HC 105.845/SC), haja vista que os recursos so ferramentas voluntrias, devendo ser resguardada a 5

Direito Processual Penal IV Prof. Andr Cerqueira independncia funcional do membro do MP ou da Defensoria Pblica.
PROCESSUAL PENAL. HABEAS CORPUS. ESTUPRO. SENTENA CONDENATRIA. INTIMAO PESSOAL. RU E ADVOGADA DATIVA. AUSNCIA DE MANIFESTAO DE RECURSO. APELO INTERPOSTO. ADVOGADO SEM PROCURAO. INTIMAO. INSTNCIA RECURSAL. NO-APRESENTAO DO MANDATO. APELAO NO-CONHECIDA. NULIDADE. INEXISTNCIA. 1 - Se a defensora dativa e o ru foram intimados pessoalmente da sentena condenatria e no manifestaram a pretenso de recorrer, aplicvel, espcie, a regra processual da voluntariedade dos recursos, insculpida no art. 574, caput, do Cdigo de Processo Penal, segundo a qual no est obrigado o defensor pblico ou dativo, devidamente intimado, a recorrer. 2 - cedio que o acusado tem o direito de constituir advogado de sua confiana para atuar no processo-crime a que responde, no entanto o causdico tem o dever de comprovar a outorga de poderes, juntando aos autos o competente instrumento de mandato. 3 - No h de se falar em nulidade do acrdo impugnado que no conheceu da apelao, se o advogado subscritor do recurso, mesmo aps a intimao especfica para a prtica do ato, no apresentou procurao, notadamente se o ru foi defendido, at ento, por advogado dativo que no manifestou desejo de apelar. 4 - Ordem denegada. (HC 105845/SC, Rel. Ministro OG FERNANDES, SEXTA TURMA, julgado em 10/03/2009, DJe 06/04/2009)

Recurso de ofcio, reexame necessrio ou duplo grau de jurisdio obrigatrio, bem como recurso de devoluo necessria: em algumas decises, mesmo que as partes no recorram, o magistrado estar obrigado a remet-la para que o Tribunal reanalise. O CPP, nitidamente, ligado ao regime fascista militar que vivia o Brasil, colocou uma interrogao na idoneidade do Juiz. Disse o CPP que algumas decises do Juiz devero ser necessariamente revistas pelo Tribunal, independente de recurso da parte prejudicada. o Trata-se de uma anttese terminolgica insupervel: primeiro porque recurso voluntrio (depende da vontade da parte), segundo porque juiz no recorre porque inimaginvel pensar que o juiz recorre de uma deciso que ele mesmo proferiu. Na verdade, todas as decises que so submetidas ao Tribunal atravs deste nefasto expediente so desfavorveis ao Ru, como veremos (ex.: concesso de HC em primeiro grau, concesso de reabilitao criminal, absolveu o ru sumariamente no procedimento do jri para a minoria etc). Em virtude da crtica terminolgica, a doutrina e o STF passaram a chamar o expediente de Remessa Necessria, retirando seu status recursal, e criando um requisito sem o qual a sentena no transita em julgado. Trata-se, ento, de condio de trnsito em julgado para a sentena, e no da produo de seus efeitos.

Direito Processual Penal IV Prof. Andr Cerqueira o Existem trs posies doutrinrias sobre a natureza do instituto: 1 corrente: o reexame necessrio no foi recepcionado pela Constituio Federal, pois o Juiz no pode recorrer de ofcio, sob pena de ofensa ao sistema acusatrio previsto no art. 129, I, CF/88. a posio de Aury Lopes Jr; 2 corrente: por lhe faltar a caracterstica da voluntariedade, no se trata de recurso, mas de uma condio de eficcia objetiva da deciso recorrida, ou seja, a deciso dada pelo juiz no transitar em julgado enquanto no houver o reexame necessrio. a posio amplamente majoritria no Brasil, consubstanciada na Smula 423 do STF; 3 corrente: para Nestor Arruna, doutrinador Cearense, recurso de ofcio recurso sim e foi recepcionado pela CF/88, vez que quando o Juiz remete os autos ao Tribunal, ele no est atuando como Juiz, mas sim presentando o Estado. Com todo respeito ao renomado autor, posio francamente equivocada.

Hiptese de cabimento do reexame necessrio no processo penal: nos termos do art. 574 do CPP, os recursos so voluntrios, ressalvados as seguintes decises pelo rgo jurisdicional de primeiro grau: o Da sentena que concede Habeas Corpus: primeiramente temos a hiptese de concesso de habeas corpus, ao constitucional de rito mandamental que visa resguardar o direito de locomoo daquele que sofra ou se encontre ameaado de sofrer violncia ou coao quanto ao exerccio de tal direito, por ilegalidade ou abuso de poder, que encontra guarida no artigo 5, LXVIII, da Constituio Federal, e no artigo 647 e seguintes do Cdigo de Processo Penal. Uma vez impetrado o writ, pelo paciente ou por outrem em lugar daquele, independentemente de capacidade postulatria, deve o rgo jurisdicional competente analisar com brevidade a existncia ou no de ilegalidade no constrangimento e, em concluindo por esta, expedir a competente ordem para fazer cessar a ilegalidade (alvar de soltura ou salvo conduto, conforme se trate de habeas corpus liberatrio ou preventivo, respectivamente). Segundo o comando legal contido no artigo 574, I, do CPP, uma vez concedida a ordem, dever o magistrado remeter os autos superior instncia para reapreciao da deciso. 7

Direito Processual Penal IV Prof. Andr Cerqueira

o Absolvio sumria na primeira fase do procedimento do Tribunal do Jri: segundo Guilherme de Souza Nucci, liderando posio majoritria (LFG, Rogrio Sanches, Badar etc.), com a entrada em vigor da Lei n. 11.689/08, no existe mais reexame necessrio contra absolvio sumria no jri, em face da nova redao do art. 415 do CPP, que ao tratar da deciso no faz referncia ao instituto. Ento, apesar do art. 574, II do CPP no ter sido revogado expressamente do CPP, a doutrina entende que ele foi revogado tacitamente pela Lei n. 11.689/08. Nestor Tvora e Andrey Borges acreditam persistir a regra.
Art. 574. Os recursos sero voluntrios, excetuando-se os seguintes casos, em que devero ser interpostos, de ofcio, pelo juiz: I - da sentena que conceder habeas corpus; II - da que absolver desde logo o ru com fundamento na existncia de circunstncia que exclua o crime ou isente o ru de pena, nos termos do art. 411.

Ressalte-se que, mormente o disposto no art. 574 do CPP, ainda encontramos outras hipteses de cabimento do reexame necessrio no processo penal: o Do arquivamento do Inqurito ou absolvio em crimes contra a economia popular ou contra a sade pblica (art. 7, Lei 1.521/51): essa a nica hiptese em que o arquivamento do Inqurito Policial comporta expediente de remessa para o Tribunal. De se reiterar que em todos estes casos, impe a lei a remessa necessria somente em se tratando de crimes contra a economia popular ou sade pblica, haja vista a referncia expressa palavra "crime" feita pelo artigo 7 da Lei n. 1.521/51, no existindo embasamento legal para hipteses relativas a contravenes da mesma natureza, conforme observa Julio Fabrini Mirabete. o Do indeferimento liminar do pedido de reviso criminal pelo relator, nos Tribunais, cabe reexame necessrio a Turma ou Cmara (art. 625, 3, CPP): ajuizada reviso criminal e uma vez indeferida liminarmente pelo relator, caber reexame necessrio ao rgo fracionrio competente, nos termos do que dispe o CPP; o Da deciso que concede a reabilitao (art. 746 do CPP): Segundo Cezar Roberto Bitencourt, reabilitao a declarao judicial de que esto cumpridas ou extintas as penas impostas ao sentenciado. Essa definio no corresponde aos efeitos que a reabilitao produz, destoando dos seus objetivos. Na verdade, apenas garante o 8

Direito Processual Penal IV Prof. Andr Cerqueira sigilo da condenao, e suspende condicionalmente os efeitos secundrios especficos da condenao. Referido autor salienta ainda a relativizao da importncia do instituto da reabilitao, cujo principal efeito seria o sigilo acerca da condenao havida, diante da disposio trazida pelo art. 202 da Lei n 7.210, de 11 de julho de 1984, Lei de Execuo Penal, que assegura tal sigilo automaticamente. No entanto, atravs da reabilitao, pode o condenado, depois de extintas as penas a ele impostas, seja pelo cumprimento, seja por outra causa legalmente prevista, obter a cessao de efeitos extrapenais da condenao, contidos no artigo 92 do Cdigo Penal brasileiro . Com efeito, Fernando da Costa Tourinho Filho, com a clareza e propriedade que lhe so peculiares, nos ensina que a reabilitao, atualmente, o direito subjetivo [do condenado] para que se lhe assegure o sigilo dos registros sobre o seu processo e condenao, ou, se for o caso, para que cessem os efeitos extrapenais da condenao previstos no art. 92 do CP (TOURINHO FILHO, 2001, p. 742). Assim sendo, naqueles casos em que se tenha verificado algum dos efeitos extrapenais da condenao, o condenado tem evidente interesse na reabilitao, no obstante seja impossvel a reintegrao ao status quo ante
Art. 746. Da deciso que conceder a reabilitao haver recurso de ofcio.

3.3. Princpio da Disponibilidade dos Recursos Desdobramento do princpio da voluntariedade, pelo princpio da disponibilidade dos recursos a parte legitimada a recorrer pode dispor de seu direito, seja por meio da renncia, seja por meio da desistncia. Registre-se que tanto a renncia como a desistncia independem de aceitao da parte contrria. o Renncia: se d antes da interposio do recurso e sempre expressa, segundo a posio da doutrina. Isto , caso intimada, a parte pode manifestar expressamente o desejo de no recorrer, renunciando ao prazo recursal estabelecido em seu favor. A renncia do ru manifestada sem a assistncia do defensor impede a interposio de um recurso? Imagine um caso onde o ru foi intimada e manifestou o desejo em no recorrer (renncia), mas o defensor do ru, tambm intimado, apresentou o recurso no prazo hbil. Tal recurso poderia ser conhecido e efetivamente julgado?

Direito Processual Penal IV Prof. Andr Cerqueira R.: Nos termos da pacfica posio existente no Supremo Tribunal Federal e na doutrina, a renncia do direito de recorrer feita pelo ru, manifestada sem a assistncia do defensor, no impede a interposio de um recurso por este interposto (Smula 705 do STF). Assim, a jurisprudncia dos Tribunais Superiores (STF e STJ) j assentou, em inmeros precedentes, que, no caso de divergncia entre o ru e seu defensor quanto a convenincia da interposio do recurso de Apelao, deve prevalecer a vontade da defesa tcnica, tendo em vista que, em tese, est melhor preparada para avaliar a necessidade da impugnao
Smula 705 do STF. A renncia do ru ao direito de apelao, manifestada sem a assistncia do defensor, no impede o conhecimento da apelao por este interposta.

O MP pode renunciar a interposio de um recurso? R.: Devemos lembrar que a atuao do MP, no processo penal, pautada pelo princpio da obrigatoriedade e da indisponibilidade da ao penal pblica. Logo, segundo pacfica posio doutrinria, se no dado ao MP renunciar o direito de ao, tambm no possvel renunciar o direito de recorrer. No entanto, segundo o STF e o STJ, embora no possa renunciar o direito de recorrer, o MP no fica obrigado a interpor o recurso, devendo obedecer sua independncia funcional, o que, em tese, bastaria no apresentar o recurso no prazo devido (STJ, HC 105.845/SC). o Desistncia: trata-se de ato jurdico em sentido estrito onde o profissional tcnico desiste de um recurso que j havia interposto. Isto, enquanto a renncia um ato anterior a interposio, a desistncia sempre se d depois da interposio do recurso. Observao importante que merece ser ressaltada que o MP no pode desistir de um recurso que havia interposto, conforme expressa vedao do Cdigo de Processo Penal (art. 576 do CPP).
Art. 576. O Ministrio Pblico no poder desistir de recurso que haja interposto.

3.4. Princpio da Converso 10

Direito Processual Penal IV Prof. Andr Cerqueira Segundo Paulo Rangel, por tal princpio se o recurso foi endereado ao rgo incompetente este dever remet-lo ex officio ao Tribunal competente, convertendo o direcionamento, isto porque a parte no pode ficar prejudicada pela atecnia de seu Defensor. Assim, se o recurso foi endereado ao rgo incompetente, o recurso no deve deixar de ser conhecido. Ao contrrio, o relator deve encaminh-lo ao rgo competente. o A parte no ser prejudicada pelo endereamento errado do recurso, cabendo ao Tribunal incompetente remeter os autos ao rgo competente para apreci-lo. 3.5. Princpio da convolao Segundo Norberto Avena, consiste na possibilidade de que um recurso manejado corretamente seja convolado em outro em virtude de se revelar mais til ao recorrente, com viabilidade de maiores vantagens. o A convolao se diferencia da fungibilidade porque para a aplicao deste princpio necessrio que o recurso tenha sido interposto erroneamente, enquanto a incidncia da primeira pressupe acerto na oferta da impugnao. Ou seja, no princpio da convolao, o recorrente apresenta a ferramente correta, mas o relator a transforma em outra, quando se apresentar mais til ao recorrente. Norberto Avena exemplifica esse princpio com o caso em que uma reviso criminal manejada corretamente contra uma deciso condenatria transitada em julgado recebida como habeas corpus, por ser este mais clere e dispensar formalidades relativamente primeira. Embora se trate de aes autnomas e no de princpio exclusivo da Teoria dos Recursos, a argumentao do exemplo vlida se levarmos em considerao que essas demandas funcionam, em sentido amplo, como sucedneos recursais.

3.6. Princpio da Taxatividade Os recursos em matria criminal esto taxativamente previstos em Lei. No processo penal, os recursos esto exauridos na lei, no se admitindo, assim, recurso inominado ou recurso de improviso. A previso legal condio necessria para que a deciso seja recorrvel e para que o recurso exista. O rol dos recursos taxativo, isso porque, se no o fossem, sacrificariam o princpio da segurana jurdica, segundo Ada Pellegrini Grinover. Portanto, a lei estabelece qual o recurso cabvel para as decises proferidas 11

Direito Processual Penal IV Prof. Andr Cerqueira 3.7. Princpio da Complementariedade dos Recursos Segundo Ada Pellegrine, por tal princpio o recorrente pode complementar a fundamentao de seu recurso se houver integrao ou complementao da deciso original em virtude do acolhimento de embargos de declarao. 3.8. Princpio da unirrecorribilidade ou singularidade recursal Tal Princpio consiste em que para cada espcie de deciso judicial, em regra, existe um nico recurso, sendo nus do recorrente escolher o recurso adequadamente previsto em lei para que haja seu reexame. Assim, para Tourinho Filho, o princpio da unirrecorribilidade ou singularidade recursal expressa regra de que a parte no pode manejar mais de um recurso para vergastar a mesma deciso (art. 608, CPP). o O principio admite mitigaes? o Excepcionalmente uma mesma deciso pode comportar mais de um recurso. o que ocorre, por exemplo, com a possibilidade do manejo simultneo do REsp ao STJ e do RE ao STF, quando uma mesma deciso contrariar a CF/88 e a Legislao Federal. Discordando da posio, em minoria, Paulo Rangel afirma que trata-se de deciso subjetivamente complexa, ou seja, de cada parte da deciso, existe um captulo autnomo (decises autnomas em si), cabendo, para cada parte um, s recurso. A posio de Paulo Rangel, embora absolutamente sedutora, foi rechaada pelo STF pacificou sua jurisprudncia no sentido de que se um mesmo captulo da deciso violar tanto a CF/88 quanto a Lei Federal, ser exigido que o recorrente apresente os dois recursos, sob pena de um s no ser conhecido.
Questo especial de concurso: Quando o Tribunal, julgando o recurso de apelao, prolata uma deciso com mais de um captulo, sendo um unnime e outro no-unnime, ser possvel a interposio simultnea de RE ou REsp contra a parte unnime e Embargos Infringentes/Nulidade contra o captulo no-unnime?

Para alguns autores, ainda exceo o manejo dos Embargos infringentes e de nulidade para a parte no unnime e RE e REsp para a parte unnime de deciso 12

Direito Processual Penal IV Prof. Andr Cerqueira de Tribunal (cf. posio de Tourinho Filho). No entanto, pacificando a orientao, o STJ reafirmou sua jurisprudncia no sentido de no ser admissvel a interposio simultnea (o que caracterizaria mais uma exceo ao referido princpio) em virtude da aplicao subsidiria do art. 498 do CPC no processo penal (STJ, REsp 785.679/SP). Essa ltima a posio que prevalece na doutrina (nesse sentido, Guilherme Nucci, Nestor Tvora, Eugenio Pacelli, dentre outros).
Art. 498. Quando o dispositivo do acrdo contiver julgamento por maioria de votos e julgamento unnime, e forem interpostos embargos infringentes, o prazo para recurso extraordinrio ou recurso especial, relativamente ao julgamento unnime, ficar sobrestado at a intimao da deciso nos embargos. (Redao dada pela Lei n 10.352, de 26.12.2001) Pargrafo nico. Quando no forem interpostos embargos infringentes, o prazo relativo parte unnime da deciso ter como dia de incio aquele em que transitar em julgado a deciso por maioria de votos. (Includo pela Lei n 10.352, de 26.12.2001) Fique atento: apenas para o registro histrico, at 2008 a legislao admitia outra exceo ao princpio da singularidade ou unirrecorribilidade dos recursos: admitia-se a interposio de apelao ou do protesto para o novo jri nas condenaes proferidas pelo Tribunal do Jri quando superiores a 20 (vinte) anos. Tal exceo foi revogada com a edio da Lei n 11.690/08 (art. 608 do CPP na antiga redao).

3.8. Princpio da fungibilidade ou teoria do recurso indiferente ou teoria do tanto vale O princpio da fungibilidade, segundo Nestor Tvora e Rosmar Alencar, disciplinado no art. 579 do CPP, consiste na admisso de que um recurso equivocado possa ser conhecido e julgado como se fosse o correto, desde que o recorrente no tenha agido de mf ou que no tenha havido erro grosseiro. o princpio segundo o qual o processo no deve sacrificar o fim pela forma, ou seja, a parte no pode ficar prejudicada de fazer valer a correta aplicao da lei pelo equvoco formal na interposio de um recurso. o Requisitos para a aplicao do princpio da fungibilidade: segundo a doutrina do Prof. Antonio Scarance Fernandes, a aplicao do princpio da fungibilidade no caso concreto exige o preenchimento de dois requisitos:

13

Direito Processual Penal IV Prof. Andr Cerqueira o Dvida objetiva na interposio de um recurso: a doutrina afirma que tal requisito representa a existncia de controvrsia sobre qual recurso deve-se propor, evitando-se o erro grosseiro, mormente quando existentes discusses doutrinrias ou jurisprudncias acerca do cabimento de um recurso no caso concreto (ex.: cabimento do RESE no mbito dos Juizados Especiais Criminais) o Inexistncia de m-f: por tal requisito, no se admite o princpio da fungibilidade quando constatado a m-f do recorrente (art. 579, CPP). O problema da m-f de dificlima comprovao judicial. Cuida-se, de fato, de questo localizada exclusivamente no plano subjetivo da intencionalidade. Por isso, a jurisprudncia dos Tribunais (STF, RTJ 92/123), tratou de estabelecer um critrio objetivo para o acolhimento do princpio em tela: a observncia, concreta, da tempestividade da impugnao oferecida. Em ltima anlise, aceita-se um recurso pelo outro, desde que observado o prazo do recurso legalmente cabvel.

Ento, no havendo erro grosseiro ou m-f na interposio de um recurso equivocado, e atendido o prazo limite do recurso que seria cabvel, a parte no ser prejudicada pela interposio de um recurso por outro; nesse caso, o juiz, tomando cincia da impropriedade de uma impugnao recursal por motivo plausvel, deve mandar process-la em conformidade com o rito do recurso cabvel, tal como prev o pargrafo nico, do art. 579, do CPP.
Art. 579. Salvo a hiptese de m-f, a parte no ser prejudicada pela interposio de um recurso por outro. Pargrafo nico. Se o juiz, desde logo, reconhecer a impropriedade do recurso interposto pela parte, mandar process-lo de acordo com o rito do recurso cabvel.

3.9. Princpio da Personalidade dos Recursos A luz da doutrina do Prof. Renato Brasileiro Lima, o princpio da personalidade dos recursos deriva de duas regras fundamentais: o O recurso s pode beneficiar parte que recorreu, no aproveitando parte que no recorreu: segundo tal acepo, o efeito do recurso, em regra, pessoal, no podendo beneficiar nem prejudicar a parte que no interps o recurso. Sucede que tal regra pode ser excepcionada de 14

Direito Processual Penal IV Prof. Andr Cerqueira acordo com a vontade do legislador, como o caso, por exemplo, do art. 580 do CPP, que admite que no caso de concurso de agentes, o recurso de um deles beneficie os demais, desde que exista circunstncia de carter geral em outras palavras, circunstncias que no sejam de carter pessoal (ex.: inexistncia do fato, atipicidade e excludente de ilicitude na participao etc.). Essa exceo conhecida como efeito extensivo dos recursos.
Art.580. No caso de concurso de agentes (Cdigo Penal, art. 25), a deciso do recurso interposto por um dos rus, se fundado em motivos que no sejam de carter exclusivamente pessoal, aproveitar aos outros. EMENTA: PROCESSUAL PENAL. RECURSO DE APELAO. EFEITO EXTENSIVO. HIPTESE. SITUAO DE FATO CONTROVERTIDA. HABEAS-CORPUS. CPP, ART. 580. INAPLICABILIDADE - Se no concurso de agentes as atuaes de cada denunciado so diferentes, como no caso de trfico de drogas em que agente principal acusado de utilizar pessoas para o transporte da mercadoria ilcita, no possvel a aplicao do efeito extensivo de que trata o art. 580, do Cdigo de Processo Penal, na hiptese de absolvio das chamadas mulas, cuja conduta resultou de induo de policiais, considerada incua para lesar o bem jurdico tutelado. - Recurso ordinrio desprovido (STJ, RHC 87.690/SP, Rel. Min. Og Fernandes, 6 Turma, DJe 17/03/2011).

o Quem recorreu no pode ter sua situao agravada, se no houve recurso da parte contrria: segundo tal acepo, se a parte se conformou com a deciso e no apresentou recurso, o Tribunal no pode piorar a situao do recorrente em face da inrcia do recorrido.

Essa regra somente vlida em favor do acusado (pois, em recurso nico da acusao, a situao do acusado pode melhorar), j que no existe ampla acusao, mas sim ampla defesa.
Art.617. O tribunal, cmara ou turma atender nas suas decises ao disposto nos arts. 383, 386 e 387, no que for aplicvel, no podendo, porm, ser agravada a pena, quando somente o ru houver apelado da sentena.

3.10. Princpio da Dialeticidade dos Recursos Nestor Tvora, afirmando a existncia do princpio da dialeticidade dos recursos no nosso ordenamento jurdico, dispe que tal princpio impe um dever anexo ao recorrente de declinar os motivos pelos quais pede o reexame da deciso, pois somente assim poder a parte contrria apresentar as suas contra-razes (est ligado ao contraditrio). o A aplicao de tal princpio pode gerar algumas controvrsias no caso concreto, como passaremos a expor (todas as relevantes controvrsias foram extradas de importantes provas subjetivas de concurso): 15

Direito Processual Penal IV Prof. Andr Cerqueira

1) O denunciado precisa ser intimado da deciso de rejeio da denncia para apresentar contrarrazes ao recurso interposto pelo parquet? Nos termos da Smula 707 do STF, constitui nulidade a falta de intimao do denunciado para oferecer contrarrazes ao recurso interposto. Isto , mesmo no fazendo parte da ao penal at a admissibilidade da persecuo, o princpio da dialeticidade impe ao recorrente requerer a intimao do denunciado para a apresentao de suas contrarrazes.
Smula 707 do STF: Constitui nulidade a falta de intimao do denunciado para oferecer contra-razes ao recurso interposto da rejeio da denncia, no a suprindo a nomeao de defensor dativo.

2) Os art. 589 e 601 do CPP que, entre outras coisas, admite a remessa da apelao e do RESE ao Tribunal local, sem as devidas razes de inconformismo, quando o recorrente deixe de apresent-las no prazo legal, foram recepcionadas pela CF/88?
Art. 589. Com a resposta do recorrido ou sem ela, ser o recurso concluso ao juiz, que, dentro de dois dias, reformar ou sustentar o seu despacho, mandando instruir o recurso com os traslados que lhe parecerem necessrios. Pargrafo nico. Se o juiz reformar o despacho recorrido, a parte contrria, por simples petio, poder recorrer da nova deciso, se couber recurso, no sendo mais lcito ao juiz modific-la. Neste caso, independentemente de novos arrazoados, subir o recurso nos prprios autos ou em traslado. Art. 601. Findos os prazos para razes, os autos sero remetidos instncia superior, com as razes ou sem elas, no prazo de 5 (cinco) dias, salvo no caso do art. 603, segunda parte, em que o prazo ser de trinta dias. 1 Se houver mais de um ru, e no houverem todos sido julgados, ou no tiverem todos apelado, caber ao apelante promover extrao do traslado dos autos, o qual dever ser remetido instncia superior no prazo de trinta dias, contado da data da entrega das ltimas razes de apelao, ou do vencimento do prazo para a apresentao das do apelado. 2 As despesas do traslado correro por conta de quem o solicitar, salvo se o pedido for de ru pobre ou do Ministrio Pblico.

Tais dispositivos Possibilitam o julgamento de um RESE ou de uma Apelao sem a apresentao de razes. Para a doutrina, tais dispositivos so invlidos, no podendo ser aplicados num sistema processual penal que busca a aplicao do sistema acusatrio e presuno de no-culpabilidade. Para o STF, inclusive, a ausncia de contrarrazes apelao do MP no causa de nulidade absoluta (STF, HC 91.251/PE).

16

Direito Processual Penal IV Prof. Andr Cerqueira 3) A manifestao do Procurador de Justia (membro do MP que atua em segundo grau de jurisdio) desacompanhada de intimao da defesa, causa de nulidade do julgamento pelo Tribunal? Nos termos da pacfica jurisprudncia do STF e do STJ, que contraria posio de parcela minoritria da doutrina (cf. Aury Lopes Jr.), inexiste qualquer ilegalidade na no abertura de prazo para manifestao da parte aps a emisso de parecer, em segundo grau, pelo Ministrio Pblico. A exemplo do que ocorre no STF e no STJ, a manifestao ministerial, nesse caso, como custos legis, vale dizer, seu pronunciamento isento e no como parte no processo, mas como fiscal da lei. Assim, no se mostra necessrio, apesar de sustentado por importante parcela doutrinria, que seja oportunizada nova manifestao da defesa aps a emisso do parecer do Procurador de Justia (STJ, HC 167.540/SP, 6 Turma, Min. Haroldo Rodrigues, DJe 21/03/2011). 4) A luz do art. 610 do CPP, a sustentao oral feita pelo presentante do MP antes ou depois da sustentao oral da defesa?
Art. 610, pargrafo nico. Anunciado o julgamento pelo presidente, e apregoadas as partes, com a presena destas ou sua revelia, o relator far a exposio do feito e, em seguida, o presidente conceder, pelo prazo de 10 (dez) minutos, a palavra aos advogados ou s partes que a solicitarem e ao procurador-geral, quando o requerer, por igual prazo.

Em recurso exclusivo da acusao, o representante do MP deve manifestar-se antes da sustentao oral da defesa, mesmo que invoque a qualidade de custos legis (STF, HC 87.926).
EMENTA: AO PENAL. Recurso. Apelao exclusiva do Ministrio Pblico. Sustentaes orais. Inverso na ordem. Inadmissibilidade. Sustentao oral da defesa aps a do representante do Ministrio Pblico. Provimento ao recurso. Condenao do ru. Ofensa s regras do contraditrio e da ampla defesa, elementares do devido processo legal. Nulidade reconhecida. HC concedido. Precedente. Inteligncia dos arts. 5, LIV e LV, da CF, 610, nico, do CPP, e 143, 2, do RI do TRF da 3 Regio. No processo criminal, a sustentao oral do representante do Ministrio Pblico, sobretudo quando seja recorrente nico, deve sempre preceder da defesa, sob pena de nulidade do julgamento. (HC 87926, Relator(a): Min. CEZAR PELUSO, Tribunal Pleno, julgado em 20/02/2008, DJe-074 DIVULG 24-04-2008 PUBLIC 25-04-2008 EMENT VOL02316-04 PP-00665 RTJ VOL-00204-02 PP-00751 LEXSTF v. 30, n. 356, 2008, p. 349-375)

3.11. Princpio da non (vedao) da reformatio in pejus Princpio de importante aplicao no ordenamento jurdico brasileiro, regulado no art. 617 e 626, pargrafo nico do CPP, 17

Direito Processual Penal IV Prof. Andr Cerqueira segundo Ada Pelegrine Grinover, consiste na observncia, pelo Tribunal, de que em um recurso exclusivo da defesa, a situao do acusado no pode ser agravada, ainda que se trate de erro material (STF, HC 83.545 e RHC 100.973/SP, 2 T., DJ 27/05/2010 ou STJ: HC 102.932/RJ, 6 T., Rel. Min. Og Fernandes).
EMENTA: SENTENA PENAL. Captulo decisrio. Condenao. Pena privativa de liberdade. Recluso. Fixao. Soma dos fatores considerados na dosimetria. Erro de clculo. Estipulao final de pena inferior devida. Trnsito em julgado para o Ministrio Pblico. Recurso de apelao da defesa. Improvimento. Acrdo que, no entanto, aumenta de ofcio a pena, a ttulo de correo de erro material. Inadmissibilidade. Ofensa proibio da reformatio in peius. HC concedido para restabelecer o teor da sentena de primeiro grau. No lcito ao tribunal, na cognio de recurso da defesa, agravar a pena do ru, sob fundamento de corrigir ex officio erro material da sentena na somatria dos fatores considerados no processo de individualizao (HC 83545, Relator(a): Min. CEZAR PELUSO, Primeira Turma, julgado em 29/11/2005, DJ 03-03-2006 PP-00072 EMENT VOL-02223-01 PP-00147 RB v. 18, n. 511, 2006, p. 28-30 RT v. 95, n. 849, 2006, p. 474-477) PROCESSO PENAL. HABEAS CORPUS. TRFICO DE DROGAS E ASSOCIAO EVENTUAL PARA O RFICO. RECURSO EXCLUSIVO DA DEFESA. ANULAO Da SENTENA PELO TRIBUNAL A QUO. NOVA DECISO QUE MODIFICA A IMPUTAO PENAL E MAJORA A PENA. REFORMATIO IN PEJUS. NECESSIDADE DE PROLAO DE NOVA DECISO. OFENSA AO PRINCPIO DA RAZOVEL DURAO DO PROCESSO. 1. vedado ao Tribunal agravar a situao do paciente, em sede de recurso exclusivo de defesa, sob pena de incorrer em violao ao princpio da non reformatio in pejus. 2. Hiptese em que, anulado o julgamento inicial por recurso exclusivo da defesa e com a ocorrncia do trnsito em julgado para a acusao, a nova sentena modificou a imputao penal e majorou em 7 (sete) anos a pena anteriormente fixada. 3. A primeira deciso, mesmo anulada, deve servir como parmetro para a prolao de novo julgado, no podendo o magistrado ir alm do que ali estiver disposto. Art. 617. O tribunal, cmara ou turma atender nas suas decises ao disposto nos arts. 383, 386 e 387, no que for aplicvel, no podendo, porm, ser agravada a pena, quando somente o ru houver apelado da sentena. Art. 626. Julgando procedente a reviso, o tribunal poder alterar a classificao da infrao, absolver o ru, modificar a pena ou anular o processo. Pargrafo nico. De qualquer maneira, no poder ser agravada a pena imposta pela deciso revista. Questo especial de concurso: possvel o reconhecimento da reformatio in pejus mesmo se o Tribunal, ao julgar o recurso, reduziu a pena, mas reconheceu, nos autos, a presena de uma circunstncia desfavorvel ao ru (cf. reincidncia)?

Ocorre reformatio in pejus se o Tribunal, ao julgar recurso exclusivo da defesa, conhece situao desfavorvel ao ru, no reconhecida na deciso recorrida, mas mesmo assim diminui a pena do ru. Assim, segundo pacfica posio doutrinria e jurisprudencial, encontrando respaldo, inclusive, no STF e no STJ, resta configurada a reformatio in pejus, quando o Tribunal, em julgamento de recurso de apelao exclusivo da defesa, reconhece circunstncia judicial desfavorvel no considerada na sentena de primeiro grau, ainda que tenha reduzido o quantum total da pena imposta ao paciente. No h mero redimensionamento de circunstncia judicial desfavorvel para o reconhecimento de outra, quando, na apelao, o Tribunal inova, levando em considerao fato no reconhecido na sentena 18

Direito Processual Penal IV Prof. Andr Cerqueira proferida em primeira instncia (STF, HC 98.307/MG, 1T, DJ 22/04/2010 e HC 99.925/RR, 1 T., DJ 25/03/2010). Espcies de reformation in pejus: a doutrina reconhece duas hipteses de reformatio in pejus que esto vedadas pelo Cdigo de Processo Penal: o Reformatio in pejus direta: trata-se de julgamento realizado pelo Tribunal quando, em recurso exclusivo da defesa, piora a situao do recorrente. Registre-se que no existe reformatio in pejus em favor da acusao. Assim, se o MP propuser um recurso pugnando o aumento da pena imposta, nada impede que o Tribunal, julgando tal recurso, absolva o ru, mesmo que a defesa no tenha recorrido da deciso.
Ateno: Nos termos da Smula 160 do STF, vedado ao Tribunal, julgando recurso exclusivo da acusao, reconhecer nulidade que no fora suscitada, prejudicando o ru, salvo no caso de reexame necessrio. Assim, se o juiz absolver o ru e o MP apelar requerendo a reforma para uma condenao, o Tribunal, por exemplo, no pode, sem que tenha havido requerimento expresso nesse sentido, reconhecer a incompetncia do juzo e anular a deciso.

o Reformatio in pejus indireta: Em um recurso exclusivo da defesa, caso a deciso de 1 instncia venha a ser anulada, o acusado no poder ter sua situao agravada quando da nova deciso a ser proferida ( caso em que uma sentena nula ainda surte efeitos, ou seja, h efeitos prodmicos efeito que uma sentena anulada tem de limitar a sentena posterior). Nesse sentido, STJ, HC 165.767/SP, 5 T. DJ 28/06/2010
Ex: o juzo a quo prolata sentena condenatria de 6 anos. Contra essa sentena condenatria houve recurso exclusivo da defesa visando a anulao da deciso. O TJ resolve anular o juzo a quo e devolve o caso concreto ao juzo a quo para proferir nova deciso. Nessa nova deciso o juiz no poderia prolatar sentena que condenasse em mais de 6 anos.

Questo especial de concurso: a reformatio in pejus indireta se aplica no caso de incompetncia absoluta? Imagine que certa pessoa tenha sido condenado por um juiz estadual por ter praticado um furto contra uma das agncias da Caixa Econmica Federal. A defesa, apresentando recurso, consegue perante o TJ a anulao da deciso e a remessa a Justia Federal (Juiz Natural da causa). Nesse caso, o Juiz Federal tambm ficar adstrito aos limites da primeira deciso?

o 1 Corrente: Para Eugenio Pacelli de Oliveira, Norberto Avena e Nestor Tvora, nos casos de incompetncia absoluta, no pode o juiz natural ficar limitado em virtude de pena fixada por juiz absolutamente incompetente. Era o posicionamento que prevalecia no STJ (HC 54.254/SP, 5 19

Direito Processual Penal IV Prof. Andr Cerqueira T, DJ 01/08/2006). Atualmente trata-se de posio minoritria. o 2 Corrente: segundo a posio predominante no Brasil, o princpio ne reformatio in pejus, apesar de no possuir carter constitucional, faz parte do ordenamento jurdico complementando o rol dos direitos e garantias individuais j previstos na Constituio Federal, cuja interpretao sistemtica permite a concluso de que a Magna Carta impe a preponderncia do direito a liberdade sobre o Juiz natural. Assim, somente se admite que este ltimo princpio do Juiz natural - seja invocado em favor do ru, nunca em seu prejuzo. Sob essa tica, portanto, ainda que a nulidade seja de ordem absoluta, eventual reapreciao da matria, no poder de modo algum ser prejudicial ao paciente, isto , a sua liberdade (STJ, HC 105.384/SP, 6 T, DJ 03/11/2009 e STF, HC 80.263/SP, Pleno) Non reformatio in pejus indireta e soberania dos vereditos: o princpio da vedao a reformatio in pejus indireta se aplica no mbito do Tribunal do Jri? Como tal princpio se relaciona com o princpio da soberania dos veredictos no mbito do Tribunal Popular? A questo absolutamente instigante, pois consiste em saber se os jurados de um segundo jri podem reconhecer circunstncias desfavorveis ao ru no percebidas pelos jurados do primeiro julgamento que fora anulado pelo Tribunal. Sobre a matria existem duas correntes: o Segundo posio amplamente predominante no Brasil, que encontra respaldo, inclusive, no STF (HC 73.367/MG) e no STJ (REsp 1.068.191/SP, 5 T., DJ 10/05/2010), em virtude da soberania dos vereditos os jurados podem, no segundo julgamento, reconhecer qualificadoras e causas de aumento de pena no reconhecidas no julgamento anterior; porm, caso no segundo julgamento a deciso dos jurados seja idntica primeira deciso, o juiz presidente no poder agravar a situao do acusado por ocasio da fixao da pena Assim, os jurados no ficam adstritos ao princpio da reformatio in pejus indireta, podendo reconhecer circunstncias prejudiciais ao ru no reconhecidas no primeiro julgamento; porm, se reconhecerem as mesmas circunstncias, o principio da reformatio in pejus indireta ser aplicvel ao juiz-presidente, que, em casos como esses, sempre ficar adstrito no mbito da dosimetria da pena.

20

Direito Processual Penal IV Prof. Andr Cerqueira Cuidado com o HC 89.544/RN, 2 T., julgado pelo STF em 2010 e publicado no Dirio da Justia em 14/05/2010. Neste julgado, o STF decidiu que os jurados, embora soberanos, no podem ser desproporcionais no reconhecimento de circunstncias prejudiciais ao acusado num recurso exclusivo da defesa, como no caso de uma absolvio redundar em uma condenao a uma pena de elevado patamar. Histrico do Caso do HC 89.544 1 Julgamento do Jri Absolvio e recurso do MP e o TJ anulou o julgamento. 2 Julgamento do Jri Condenao por homicdio simples e pena de 6 anos, com recurso exclusivo da defesa. 3 Julgamento do Jri Condenao por homicdio qualificado (art. 121, 1) e pena de 12 anos.
EMENTA: AO PENAL. Homicdio doloso. Tribunal do Jri. Trs julgamentos da mesma causa. Reconhecimento da legtima defesa, com excesso, no segundo julgamento. Condenao do ru pena de 6 (seis) anos de recluso, em regime semiaberto. Interposio de recurso exclusivo da defesa. Provimento para cassar a deciso anterior. Condenao do ru, por homicdio qualificado, pena de 12 (doze) anos de recluso, em regime integralmente fechado, no terceiro julgamento. Aplicao de pena mais grave. Inadmissibilidade. Reformatio in peius indireta. Caracterizao. Reconhecimento de outros fatos ou circunstncias no ventilados no julgamento anterior. Irrelevncia. Violao conseqente do justo processo da lei (due process of law), nas clusulas do contraditrio e da ampla defesa. Proibio compatvel com a regra constitucional da soberania relativa dos veredictos. HC concedido para restabelecer a pena menor. Ofensa ao art. 5, incs. LIV, LV e LVII, da CF. Inteligncia dos arts. 617 e 626 do CPP. Anulados o julgamento pelo tribunal do jri e a correspondente sentena condenatria, transitada em julgado para a acusao, no pode o acusado, na renovao do julgamento, vir a ser condenado a pena maior do que a imposta na sentena anulada, ainda que com base em circunstncia no ventilada no julgamento anterior. (HC 89544, Relator(a): Min. CEZAR PELUSO, Segunda Turma, julgado em 14/04/2009, DJe-089 DIVULG 14-05-2009 PUBLIC 15-05-2009 EMENT VOL02360-01 PP-00197 RT v. 98, n. 886, 2009, p. 487-498).

Questo especial de concurso: o que se entende por reformatio in mellius? Ela admita no Brasil? Segundo o princpio da reformatio in mellius, como no existe, no Brasil, ampla acusao, em um recurso exclusivo da acusao pode a situao do acusado ser melhorada, a teor da interpretao a contrariu sensu do art. 617 do CPP. Esta a posio predominante no Brasil. Assim, se o MP apelar com o intuito de ver aumentada a pena no caso concreto, nada impede que o TJ reconhea a inocncia do ru, mesmo que este no tenha recorrido (cf. posio contrria em Eugenio Pacelli que afirma violao ao efeito devolutivo dos recursos). Ora, se o TJ pode conceder HC de ofcio, no h impedimento algum para que absolva o ru em recurso exclusivo da acusao que visa o aumento do patamar de pena.

21

Direito Processual Penal IV Prof. Andr Cerqueira 4. Direito Intertemporal e Recursos No presente tpico, procuraremos saber qual lei que regulamentar um recurso, se, no curso do processo, surge uma nova lei nova que altera o prazo ou mesmo o cabimento de uma ferramenta recursal. Isto , a partir de agora, procuraremos saber qual lei rege um recurso. o Para tanto, segue um exemplo: Alexandre e Isabela Nardoni, praticaram um crime em 2007 contra a garota Isabela. poca em que praticaram o crime, ainda estava em vigor um recurso chamado de Protesto por Novo Jri, que cabia em todas as condenaes proferidas pelo Jri quando superasse 20 (vinte) anos. No entanto, em 2008, surgiu a Lei n 11.689/08 que aboliu o recurso acima citado, isto ainda quando o Casal encontrava-se respondendo o processo. Em 2009, Nardoni foi condenado a 34 anos. A pergunta : ele pode se valer pelo Protesto por novo jri, j que praticara o crime poca em que estava em vigor tal recurso e que obteve condenao superior a 20 (vinte) anos? 1 corrente: A nova lei que suprime um recurso tem natureza de norma genuinamente processual, isto porque a recorribilidade regida pela lei em vigor na data em que a deciso recorrvel foi publicada. (no a lei do momento da prtica do delito). Logo, passa-se a ter direito adquirido s regras recursais ento vigentes quando da publicao da deciso recorrida. Assim, segundo tal posio, como Nardoni foi condenado em 2009, quando j no mais estava em vigor o Protesto pelo novo jri, o mesmo no poderia se valer do referido recurso. a posio majoritria na doutrina (cf. Ada Pellegrine, Denilson Feitoza, Renato Brasileiro Lima). 2 corrente: a supresso de um recurso norma processual-material, de modo que, por interferir na esfera de liberdade do indviduo, deve ser aplicada a lei anterior (prevista a poca do delito), sob pena de prevalecer a novatio legis in pejus. posio garantista, mas minoritria (cf. Nestor Tvora, Rogrio Sanches, Aury Lopes Jr e Gustavo Badar.). Por tal posio, Nardoni poderia se valer do Protesto por novo jri, j que cometeu o crime poca em que o recurso estava em vigor.

22

Direito Processual Penal IV Prof. Andr Cerqueira 5. Pressupostos ou Requisitos de Admissibilidade Recursal Conceito: So elementos legalmente exigidos para que o recurso possa ser conhecido, e por conseqncia, apreciado pelo rgo jurisdicional. Distines importantes: o Juzo a quo: o juzo contra o qual se recorre. Juzo ad quem: o juzo para o qual se recorre. So geralmente juzos distintos, mas nem sempre o sero (ex: embargos de declarao).
Questo especial de concurso: A quem cabe a anlise dos pressupostos de admissibilidade recursal? Os pressupostos de admissibilidade so verificados tanto pelo juzo a quo, como tambm pelo juzo ad quem.

o Conhecimento X No conhecimento Recurso conhecido: acontece quando os pressupostos de admissibilidade recursal esto presentes. Quando o recurso conhecido, opera-se o efeito da substitutividade, pois a deciso do juiz ad quem substitui a do juiz a quo. Recurso no conhecido: acontece quando pelo menos um dos pressupostos de admissibilidade recursal est ausente. No conhecido o recurso, no se passa ao mrito. A Importncia da distino serve para fixao da competncia para o julgamento da Reviso Criminal Em regra, quem julga a reviso criminal so os tribunais.
Imaginemos uma Deciso condenatria com trnsito em julgado e que tenha havido o ajuizamento de Reviso Criminal (aos tribunais compete o julgamento da Reviso Criminal de seus prprios julgados) Juiz a quo Juiz 1 Instncia/PE: condenou TJ/SP: manteve a condenao No caso acima, se houver RE para o STF, h que se observar se o RE foi ou no conhecido: a) se o RE foi conhecido, a competncia para o julgamento de eventual Reviso Criminal, pertencer ao STF, haja vista que, conhecendo do recurso, adentrou no mrito da questo; b) porm, se o RE no foi conhecido, o STF no adentrou no mrito, sendo a Reviso Criminal de competncia do Tribunal Local.

23

Direito Processual Penal IV Prof. Andr Cerqueira

o Provimento X No provimento: A idia de provimento est sempre ligada ao mrito recursal. Recurso provido: aquele em que o pedido foi concedido. Recurso no provido: aquele em que o pedido no foi concedido. 5.1. Espcies de Pressupostos recursais Os pressupostos de admissibilidade dos recursos esto subdivididos em dois grandes grupos: a) os pressupostos de natureza objetiva; b) os pressupostos de natureza subjetivas. Passaremos a estud-los, ento. 5.1.1. Pressupostos de natureza objetiva a) Cabimento Segundo tal pressuposto, deve haver previso legal de recurso contra a deciso recorrida. Logo, falar em cabimento falar em previso legal da existncia de um recurso para atacar aquela deciso (no processo penal tambm temos a regncia do Princpio da taxatividade). o Despachos: em regra so irrecorrveis. o Decises interlocutrias no Processo Penal, em regra, so irrecorrveis, salvo se listadas no art. 581 do CPP (que traz decises interlocutrias recorrveis). Quando o juiz indefere perguntas feitas pelas partes, no curso da audincia de instruo, no h recurso especfico, portanto, deve a parte fazer constar em ata de audincia a negativa, para depois utilizar-se destas negativas em eventual de apelao (mesmo que o ato seja irrecorrvel, nada impede que se argua em prejudicial de outro recurso). o Sentenas: em regra, comportam apelao (art. 593, CPP). b) Adequao Segundo tal pressuposto, para cada deciso que comporte recurso, um nico recurso ser cabvel (juzo de tipicidade). Tal pressuposto tem a ver com o princpio da unirrecorribilidade dos recursos.

24

Direito Processual Penal IV Prof. Andr Cerqueira o Cuidado: o pressuposto de admissibilidade objetivo da adequao mitigado pelo princpio da fungibilidade dos recursos, que admite, em caso de recurso equivocado em que no tenha havido erro grosseiro nem m-f, o conhecimento da ferramenta recursal como se fosse a correta. O princpio da fungibilidade est previsto de forma expressa no art. 579 do CPP
Art. 579. Salvo a hiptese de m-f, a parte no ser prejudicada pela interposio de um recurso por outro. Pargrafo nico. Se o juiz, desde logo, reconhecer a impropriedade do recurso interposto pela parte, mandar process-lo de acordo com o rito do recurso cabvel.

c) Tempestividade A tempestividade do recurso, segundo Nestor Tvora, medida pela sua interposio. O recurso deve ser interposto no prazo legal sob pena de precluso temporal. o Formas de interposio: via de regra, pode se dar de duas formas: a) por meio de uma petio; b) por termo nos autos: recurso interposto por termo aquele feito sem rigor formal. o O CPP, preocupado com a autodefesa, prev advogado quanto o acusado podem recorrer penal (geralmente, o acusado intimado defensor), lembrando-se que o acusado tem autnoma para recorrer.
Fique atento: Em alguns recursos (apelao e RESE), sem qualquer justificativa plausvel, o CPP autoriza que o recorrente proponha duas peties diferentes: a) a interposio; b) as razes recursais. Isto , o CPP estabelece diferentes prazos para interpor e para arrazoar. Como a tempestividade aferida pela interposio do recurso, o STJ pacificou a orientao no sentido de que razes protocoladas fora do prazo acarretam mera irregularidade, no impedindo o conhecimento do recurso

que tanto o no processo aps o seu legitimidade

o Prazos dos recursos no processo penal:


48 HORAS 2 DIAS 5 DIAS Carta Testemunhvel (art. 639 a 646 do CPC) Embargos de Declarao em 1 ou 2 Instncia Apelao, RESE, Protesto por novo jri, Agravos, Correio Parcial, Embargos de Declarao nos Juizados, Recurso Ordinrio Constitucional (para STF e STJ) Apelao nos Juizados, Embargos Infringentes, Embargos de Nulidade Recurso Extraordinrio e Recurso Especial RESE contra lista dos jurados

10 DIAS 15 DIAS 20 DIAS

25

Direito Processual Penal IV Prof. Andr Cerqueira


Questo especial de concurso: Existe prazo em dobro no processo penal?

o No processo penal, s tem prazo em dobro para recorrer a Defensoria Pblica por fora do art. 5, 5 da Lei n 1.050/60 c/c art. 128, I, LC 80/94. Os advogados dativos e o MP no possuem prazo em dobro no processo penal. constitucional o tratamento diferenciado da Defensoria Pblica? 1 Corrente: O tratamento diferenciado inconstitucional, devendo o MP tambm gozar de prazo em dobro, isso em virtude da aplicao do princpio da isonomia e do princpio da paridade de armas. Ademais, a justificativa para o prazo em dobro dos DPEs (excessivo nmero de processos) tambm existe para o MP. posio absolutamente minoritria. 2 corrente: o tratamento diferenciado ainda constitucional, isto porque at que a Defensoria Pblica esteja devidamente aparelhada por todas as comarcas, dever ter prazo em dobro para a prtica dos atos processuais, dentre eles, o de propor recurso. Logo, o dispositivo padece de inconstitucionalidade progressiva (lei ainda constitucional ou lei em trnsito para a inconstitucionalidade). a posio que prevalece no Brasil luz de diversos precedentes do STF (STF, HC 70.514/SP). o Cuidado com o prazo em dobro da Defensoria Pblica no mbito dos juizados especial (Lei 10.259/2001, art. 9 e art. 1, 2, Lei n 12.153/09): Em observncia aos princpios da celeridade, isonomia e especialidade, a Turma Nacional de Uniformizao de Jurisprudncia dos Juizados Especiais Federais junto ao Conselho da Justia Federal, entendeu que o prazo em dobro para a Defensoria Pblica no se aplica ao rito dos Juizados Especiais. Para combater este posicionamento, os membros da Defensoria Pblica argem a redao do art. 5, 5 da Lei n 1.050/60 c/c art. 128, I, LC 80/94 para afastar a aplicao da lei ordinria 10.259/2001. Ademais, a prpria LC 80/94 foi alterada em 2009 e foi mantido o prazo em dobro.
Art. 9 No haver prazo diferenciado para a prtica de qualquer ato processual pelas pessoas jurdicas de direito pblico, inclusive a interposio de recursos, devendo a citao para audincia de conciliao ser efetuada com antecedncia mnima de trinta dias.

26

Direito Processual Penal IV Prof. Andr Cerqueira


Art. 1o Os Juizados Especiais da Fazenda Pblica, rgos da justia comum e integrantes do Sistema dos Juizados Especiais, sero criados pela Unio, no Distrito Federal e nos Territrios, e pelos Estados, para conciliao, processo, julgamento e execuo, nas causas de sua competncia. Pargrafo nico. O sistema dos Juizados Especiais dos Estados e do Distrito Federal formado pelos Juizados Especiais Cveis, Juizados Especiais Criminais e Juizados Especiais da Fazenda Pblica.

o Contagem de prazo para recorrer: No processo penal, o prazo conta-se a partir da efetiva intimao (smula 710 do STF). O prazo tem natureza processual, logo, despreza-se o primeiro dia e inclui-se o ltimo dia
Smula 710 do STF: No processo penal, contam-se os prazos da data da intimao, e no da juntada aos autos do mandado ou da carta precatria ou de ordem.

No caso de intimao por meio de publicao em final de semana: Advogado intimado no sbado por meio de publicao com prazo de 5 dias para interpor recurso. Qual o ltimo dia? Deve-se consider-la feita no primeiro dia til subseqente (segunda-feira) e o prazo s comea a contar no dia subseqente (tera-feira) e o prazo ir at sbado (prorrogando-se o prazo para o primeiro dia til posterior, ou seja, segunda). Assim, se a intimao se der por publicao em finais de semana, considera-se feita no primeiro dia til subseqente. No caso da interposio de recurso por meio de fax: nos termos da Lei que regulamenta o processo por meio de fac-smile (art. 2 da Lei n 9.800/99), pode-se interpor recurso por meio de fax, mas tem-se um prazo de 5 (cinco( dias para juntar o recurso original. Este prazo de 5 dias contado a partir de quando? Prevalece que os 5 dias so contados do trmino do prazo assinalado para a prtica do ato processual (prazo recursal), e no do recebimento do material por meio de fax. (STF, RHC 86.952)
RECURSO - PRAZO - FAC-SMILE. A dilao prevista para a apresentao do original tem como termo inicial a data do trmino do prazo assinado para a prtica do ato e no aquela alusiva ao recebimento do fac-smile inteligncia do artigo 2, cabea e pargrafo, da Lei n 9.800/99. CONDENAO - FITA - MONTAGEM. Descabe cogitar de montagem de fita, a partir de armao poltica, quando as instncias ordinrias tornaram-lhe a validade estreme de dvidas, sinalizando a harmonia com a prova testemunhal. (RHC 86952, Relator(a): Min. MARCO AURLIO, Primeira Turma, julgado em 13/02/2007, DJe-018 DIVULG 17-05-2007 PUBLIC 1805-2007 DJ 18-05-2007 PP-00084 EMENT VOL-02276-01 PP-00192 LEXSTF v. 29, n. 342, 2007, p. 385-391)

27

Direito Processual Penal IV Prof. Andr Cerqueira No caso de autoridades que gozam da prerrogativa de receber os autos com vista, como o caso do Promotor e do Defensor Pblico: O prazo recursal do MP, e agora tambm da Defensoria Pblica, comea a contar a partir do momento da entrega dos autos no setor administrativo, pouco importando a data em que o promotor ou defensor aponha seu ciente na deciso (STF, HC 83.255).
DIREITO INSTRUMENTAL - ORGANICIDADE. As balizas normativas instrumentais implicam segurana jurdica, liberdade em sentido maior. Previstas em textos imperativos, ho de ser respeitadas pelas partes, escapando ao critrio da disposio. INTIMAO PESSOAL - CONFIGURAO. Contrapese intimao pessoal a intimao ficta, via publicao do ato no jornal oficial, no sendo o mandado judicial a nica forma de implement-la. PROCESSO TRATAMENTO IGUALITRIO DAS PARTES. O tratamento igualitrio das partes a medula do devido processo legal, descabendo, na via interpretativa, afast-lo, elastecendo prerrogativa constitucionalmente aceitvel. RECURSO - PRAZO NATUREZA. Os prazos recursais so peremptrios. RECURSO - PRAZO - TERMO INICIAL - MINISTRIO PBLICO. A entrega de processo em setor administrativo do Ministrio Pblico, formalizada a carga pelo servidor, configura intimao direta, pessoal, cabendo tomar a data em que ocorrida como a da cincia da deciso judicial. Imprpria a prtica da colocao do processo em prateleira e a retirada livre discrio do membro do Ministrio Pblico, oportunidade na qual, de forma juridicamente irrelevante, ape o "ciente", com a finalidade de, somente ento, considerar-se intimado e em curso o prazo recursal. Nova leitura do arcabouo normativo, revisando-se a jurisprudncia predominante e observandose princpios consagradores da paridade de armas. (HC 83255, Relator(a): Min. MARCO AURLIO, Tribunal Pleno, julgado em 05/11/2003, DJ 12-03-2004 PP-00038 EMENT VOL-02143-03 PP-00652 RTJ VOL-00195-03 PP-00966)

No caso da interposio de recursos e incio do prazo recursal se a sentena for proferida em audincia: se a sentena for proferida na audincia una de instruo e julgamento, o prazo recursal comea a fluir a partir deste momento. d) Inexistncia de fato impeditivo e extintivo ao direito de recorrer Para que o recurso seja conhecido, faz-se necessrio um requisito negativo: no estarem presentes nenhuma das hipteses de impedimento ou extino do seu conhecimento. Quais so os impedimentos? 1) Renncia: ocorre quando a parte abre mo do seu direito de recorrer. D-se antes da interposio de recurso (a desistncia d-se depois de recorrer). o O MP pode renunciar ao direito de recorrer? 1 corrente: Segundo Eugnio Pacelli de Oliveira (lder da posio majoritria), por fora do princpio da indisponibilidade da ao penal pblica, o MP no 28

Direito Processual Penal IV Prof. Andr Cerqueira pode renunciar ao direito de recorrer. a posio que prevalece no Brasil. 2 Corrente: Segundo Denilson Feitoza, por meio de uma interpretao a contrario sensu do art. 576 do CPP, o MP pode renunciar ao direito de recorrer, j que a lei s fala em desistir.
Art. 576. O Ministrio Pblico no poder desistir de recurso que haja interposto.

A renncia do ru manifestada sem a assistncia do defensor impede a interposio de um recurso? Imagine um caso onde o ru foi intimada e manifestou o desejo em no recorrer (renncia), mas o defensor do ru, tambm intimado, apresentou o recurso no prazo hbil. Tal recurso poderia ser conhecido e efetivamente julgado? Nos termos da pacfica posio existente no Supremo Tribunal Federal e na doutrina, a renncia do direito de recorrer feita pelo ru, manifestada sem a assistncia do defensor, no impede a interposio de um recurso por este interposto (Smula 705 do STF). Assim, a jurisprudncia dos Tribunais Superiores (STF e STJ) j assentou, em inmeros precedentes, que, no caso de divergncia entre o ru e seu defensor quanto a convenincia da interposio do recurso de Apelao, deve prevalecer a vontade da defesa tcnica, tendo em vista que, em tese, est melhor preparada para avaliar a necessidade da impugnao
Smula 705 do STF. A renncia do ru ao direito de apelao, manifestada sem a assistncia do defensor, no impede o conhecimento da apelao por este interposta.

2) No recolhimento do acusado priso nos casos em que a lei o exige: Nos termos do Art. 393, I do CPP, uma vez condenado o acusado, o magistrado deveria obrig-lo a recolher-se a priso, mesmo antes do trnsito em julgado, se o ru fosse reincidente ou portador de maus antecedentes. Tal priso, poca, denomina-se priso decorrente de sentena condenatria recorrvel (art. 595, CPP). Essa era a posio adotada pelo CPP at 2008, afirmando o STJ, inclusive, que a exigncia de priso provisria para apelar no ofende a garantia constitucional da presuno de inocncia (Smula 09 do STJ). Ento, durante muito tempo no tendo sido recolhido priso havia um fato impeditivo de interposio de recurso.

29

Direito Processual Penal IV Prof. Andr Cerqueira


Art. 393. So efeitos da sentena condenatria recorrvel: I - ser o ru preso ou conservado na priso, assim nas infraes inafianveis, como nas afianveis enquanto no prestar fiana; Smula 9 do STJ: A exigncia da priso provisria, para apelar, no ofende a garantia constitucional da presuno de inocncia.

No entanto, toda esta viso acima cai por terra a partir do HC 88.420/SP no STF. Afirmou a Suprema Corte que a Conveno Americana de Direitos Humanos, assegura, independente de qualquer condio, a possibilidade de recorrer da deciso ao Tribunal. Ora, se a Conveno Americana de Direitos Humanos, cujo status supralegal (RE 466.343/SP), assegurava esta importante garantia em favor de qualquer acusado, como que se pode estabelecer uma forma de pedgio para recorrer? Assim, com base na Conveno Americana de Direitos Humanos e com base na Constituio Federal, o STF entendeu que no era constitucional a exigncia de recolhimento obrigatrio do crcere para apelar, afirmando que seria direta a ofensa ao princpio da presuno da inocncia, que dura at o trnsito em julgado da deciso. Logo aps essa deciso, o STJ editou a Smula 347 de sua jurisprudncia
Smula 347 do STJ: O conhecimento de recurso de apelao do ru independe de sua priso.

Se no bastasse, o legislador ordinrio proferiu diversas alteraes trazidas pelas leis 11.689/08 e 11.719/08, que modificaram vrios artigos do CPP, consagrando a impossibilidade de recolhimento a priso para apelar, como foi o caso dos arts.: Art. 387, pargrafo nico do CPP
Art. 387, pargrafo nico. O juiz decidir, fundamentadamente, sobre a manuteno ou, se for o caso, imposio de priso preventiva ou de outra medida cautelar, sem prejuzo do conhecimento da apelao que vier a ser interposta. (Includo pela Lei n 11.719, de 2008).

Art. 413, 3 do CPP


Art. 413, 3o O juiz decidir, motivadamente, no caso de manuteno, revogao ou substituio da priso ou medida restritiva de liberdade anteriormente decretada e, tratando-se de acusado solto, sobre a necessidade da decretao da priso ou imposio de quaisquer das medidas previstas no Ttulo IX do Livro I deste Cdigo. (Includo pela Lei n 11.689, de 2008)

Art. 492, I, e do CPP


Art. 492. Em seguida, o presidente proferir sentena que: (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008)

30

Direito Processual Penal IV Prof. Andr Cerqueira


I no caso de condenao: (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008) e) mandar o acusado recolher-se ou recomend-lo- priso em que se encontra, se presentes os requisitos da priso preventiva; (Includo pela Lei n 11.689, de 2008)

Embora o legislador tenha reformado apenas as disposies (inconstitucionais) do CPP, pacfica a posio doutrinria no sentido de que todas as disposies, previstas em leis especiais, que ainda exigem o recolhimento ao crcere cautelar para apelar so incompatveis com a Constituio Federal e com a Conveno Americana de Direitos Humanos, no se pode mais condicionar o conhecimento do recurso ao recolhimento do acusado priso. Isso acontecia com o Art. 9 da Lei 9.034/95, com o Art. 59 da Lei 11.343/06, com o Art. 3 da Lei 9.613/98, bem como com o Art. 2, 3 da lei 8.072/90, antes da redao determinada pela Lei n 11.557/07. Assim, se no mais possvel o recolhimento obrigatrio a priso para apelar, o nico fato impeditivo que subsiste a renncia. o Quais so as hipteses de extino do direito de recorrer? 1) Desero: na redao originria do CPP, a desero ocorria em vrias hipteses: a) Se o ru, condenado, fugir depois de haver apelado (art. 594 e 595 do CPP)
Art. 594. O ru no poder apelar sem recolher-se priso, ou prestar fiana, salvo se for primrio e de bons antecedentes, assim reconhecido na sentena condenatria, ou condenado por crime de que se livre solto. (Redao dada pela Lei n 5.941, de 22.11.1973) (Revogado pela Lei n 11.719, de 2008). Art. 595. Se o ru condenado fugir depois de haver apelado, ser declarada deserta a apelao.

Na redao originria do art. 594 e 595 do CPP tnhamos duas situaes: a) ru que respondia processo em liberdade e era condenado, s poderia apelar se recolher-se ao crcere; b) ru que respondeu processo preso, e que fugiu, se apelasse, teria sua apelao julgada deserta. Ento, a desero era uma verdadeira sano processual ao apelante fugitivo. Tratava-se de um absurdo manifesto, j que o recurso s seria julgado se o ru estivesse na cadeia. Com a reforma isso acabou: o recolhimento ao crcere indiferente para que o recurso de apelao seja julgado. No mais requisito para julgar a apelao o recolhimento ao crcere. Atualmente indiferente para o 31

Direito Processual Penal IV Prof. Andr Cerqueira julgamento do recurso de apelao o recolhimento do ru ao crcere, sendo que tambm no mais existe a desero pela fuga (o art. 595 est revogado tacitamente pelo pargrafo nico do art. 387 do CPP e art. 413, 3, CPP). Logo, no existe mais tal hiptese de desero. Essa nova interpretao do STF tem o condo de retroagir? Essa nova interpretao possibilita o ajuizamento de Reviso Criminal a fim de rescindir sentenas condenatrias que transitaram em julgado em virtude do no recolhimento do acusado a priso, a fim de que haja a possibilidade de apreciao de uma apelao. O fundamento da reviso criminal o art. 621, I do CPP.
Art. 621. A reviso dos processos findos ser admitida: I - quando a sentena condenatria for contrria ao texto expresso da lei penal (em sentido amplo) ou evidncia dos autos;

b) Falta de preparo do recurso nas hipteses em que ele exigido (Art. 806, 2 do CPP)
Art. 806, 2o A falta do pagamento das custas, nos prazos fixados em lei, ou marcados pelo juiz, importar renncia diligncia requerida ou desero do recurso interposto.

2) Desistncia: trata-se de ato jurdico em sentido estrito onde o profissional tcnico desiste de um recurso que j havia interposto. Isto, enquanto a renncia um ato anterior a interposio, a desistncia sempre se d depois da interposio do recurso. Se um membro do MP interps recurso, mas no apresentou as razes do mesmo. Outro membro do MP no ter a liberdade de, uma vez no entendendo haver motivos para a interposio do recurso, no apresentar as razes recursais, ou seja, ter a obrigao de apresentar as razes do recurso, em face do art. 576 do CPP. Observao importante que merece ser ressaltada que o MP no pode desistir de um recurso que havia interposto, conforme expressa vedao do Cdigo de Processo Penal (art. 576 do CPP).
Art. 576. O Ministrio Pblico no poder desistir de recurso que haja interposto.

e) Regularidade formal

32

Direito Processual Penal IV Prof. Andr Cerqueira o atendimento das exigncias na formao da pea e na maneira de impugnar a deciso. 5.1.2. Pressupostos de natureza subjetiva a) Legitimidade Recursal Nos termos do art. 577 do CPP, a legitimidade para impetrao do recurso pertence: o MP o Querelante o Ru O ru, no processo penal, tem capacidade postulatria autnoma para interpor recursos, ainda que se trate de recursos dirigidos aos Tribunais Superiores. Pode-se conciliar a autodefesa (interposio do recurso) + a defesa tcnica (feita por advogado). o Advogado de defesa
Art. 577. O recurso poder ser interposto pelo Ministrio Pblico, ou pelo querelante, ou pelo ru, seu procurador ou seu defensor. Pargrafo nico. No se admitir, entretanto, recurso da parte que no tiver interesse na reforma ou modificao da deciso.

o Assistente da acusao nas hipteses do art. 271 do CPP O recurso do assistente um recurso subsidirio. Pela leitura do CPP, o assistente pode recorrer nas seguintes hipteses (art. 598 e art. 584, 1 do CPP): Contra a impronncia Contra a absolvio Contra a deciso extintiva da punibilidade
Art. 598. Nos crimes de competncia do Tribunal do Jri, ou do juiz singular, se da sentena no for interposta apelao pelo Ministrio Pblico no prazo legal, o ofendido ou qualquer das pessoas enumeradas no art. 31, ainda que no se tenha habilitado como assistente, poder interpor apelao, que no ter, porm, efeito suspensivo. Pargrafo nico.O prazo para interposio desse recurso ser de quinze dias e correr do dia em que terminar o do Ministrio Pblico. Art. 584, 1 Ao recurso interposto de sentena de impronncia ou no caso do no VIII do art. 581, aplicar-se- o disposto nos arts. 596 e 598.

Prazo para interposio do recurso do assistente: Se o assistente j estava habilitado, o prazo ser de 5 dias. Se o assistente no estava habilitado, o prazo ser de 15 dias.

33

Direito Processual Penal IV Prof. Andr Cerqueira Em ambas as hipteses, o prazo comea a contar depois do recurso do prazo do MP (Smula 448 do STF).
Smula 448 do STF: O prazo para o assistente recorrer, supletivamente, comea a correr imediatamente aps o transcurso do prazo do Ministrio Pblico. (Reviso Preliminar pelo HC 50417RTJ 68/604*)

b) Interesse Recursal O interesse recursal consta do art. 577, pargrafo nico do CPP e consubstancia-se no binmio necessidade-utilidade da impetrao do recurso. Isto , o recurso precisa ser necessrio e til aos interesses do recorrente.
Art. 577, pargrafo nico. No se admitir, entretanto, recurso da parte que no tiver interesse na reforma ou modificao da deciso.

O interesse recursal deriva da situao de sucumbncia. o Sucumbncia uma situao de desvantagem jurdica oriunda da emergente deciso recorrida. Logo, tem interesse em recorrer a pessoa que teve prejuzo direto ou indireto com a deciso proferida. O acusado pode recorrer contra sentena absolutria? o Sim, para buscar a modificao do fundamento da deciso (ateno para os reflexos civis da deciso absolutria, pois alguns fundamentos fazem coisa julgada no cvel). O MP pode recorrer em favor do acusado? o Ao MP incumbe a defesa de interesse individuais indisponveis (como a liberdade de locomoo), por isso no h qualquer problema em recorrer em favor do acusado. Pode o MP recorrer na ao penal privada? o Em favor do querelado (acusado), o MP tem interesse recursal. Todavia, caso o querelante no recorra de sentena absolutria em crimes de ao penal exclusivamente privada, ao MP no ser permitido recorrer (por fora do princpio da disponibilidade da ao penal privada). 6. Efeitos dos Recursos

34

Direito Processual Penal IV Prof. Andr Cerqueira 6.1. Efeito Devolutivo: Em um conceito pragmtico, efeito devolutivo o reconhecimento que o recurso tenha fora de permitir que a matria seja rediscutida pelo Judicirio. Se todo recurso permite que a matria seja rediscutida pelo Judicirio, todo recurso possui efeito devolutivo (cf. posio contrria de Alexandre Cmara). Classificao
Recursos de devolutividade ampla 1) So aqueles que impugnam todo o contedo decisrio Recurso de devolutividade restrita 1) aquele que vem a impugnar parte da deciso

Onde a parte delimita o que objeto (a abrangncia) de uma impugnao? O objeto de impugnao delimitado, em regra, pela petio de interposio, ou seja, quando se entra com recurso, tende-se a delimitar o recurso na prpria petio de interposio, e no nas razes recursais. Quando o recorrente no delimita o objeto de impugnao na petio de interposio, prevalece que se devolve a integralidade da matria ao Tribunal. o Em se tratando de recurso de apelao no jri (art. 593, III do CPP), possvel que o recorrente delimite o objeto de impugnao nas razoes recursais. (STF HC 93942).
Art. 593. Caber apelao no prazo de 5 (cinco) dias: III - das decises do Tribunal do Jri, quando a) ocorrer nulidade posterior pronncia; b) for a sentena do juiz-presidente contrria lei expressa ou deciso dos jurados c) houver erro ou injustia no tocante aplicao da pena ou da medida de segurana; d) for a deciso dos jurados manifestamente contrria prova dos autos.

6.2. Efeito Suspensivo o reconhecimento de que a deciso proferida s se efetiva, no mundo jurdico, aps a precluso recursal ou aps o julgamento do recurso pelo respectivo Tribunal. Em ltima anlise, consiste no impedimento da eficcia da deciso recorrida em virtude da interposio do recurso. o Para que um recurso goze de tal efeito faz-se mister que a lei discipline expressamente. Logo, no existe efeito suspensivo implcito. Para que haja efeito suspensivo preciso posio expressa na lei nesse sentido. o O efeito suspensivo trazido pela interposio de um recurso (CESPE)? No, porque se o efeito suspensivo s se verificasse quando o recurso fosse apresentado, estar-se-ia 35

Direito Processual Penal IV Prof. Andr Cerqueira admitindo-se que, no intervalo entre o dia que o Juiz proferiu a deciso at o dia em que fosse interposto o recurso, nesse prazo, a deciso poderia surtir efeitos, o que no verdadeiro. Barbosa Moreira esclareceu muito bem: o efeito suspensivo existe pelo simples fato de uma deciso proferida ser recorrvel abstratamente por um recurso que goza do efeito suspensivo. A apelao no processo penal sempre dotada de efeito suspensivo? A apelao contra sentena absolutria ou extintiva da punibilidade no dotada de efeito suspensivo, de modo que o ru ser imediatamente posto em liberdade; a apelao contra sentena condenatria dotada de efeito suspensivo (art. 596 e 597 do CPP).
Art. 596. A apelao da sentena absolutria no impedir que o ru seja posto imediatamente em liberdade. (Redao dada pela Lei n 263, de 23.2.1948) Pargrafo nico. A apelao no suspender a execuo da medida de segurana aplicada provisoriamente. (Redao dada pela Lei n 5.941, de 22.11.1973) Art. 597. A apelao de sentena condenatria ter efeito suspensivo, salvo o disposto no art. 393, a aplicao provisria de interdies de direitos e de medidas de segurana (arts. 374 e 378), e o caso de suspenso condicional de pena.

*Recursos Extraordinrios (RE e REsp) Ateno para o art. 27, 2 da lei 8.038/1990 e art. 637 do CPP.
Art. 637. O recurso extraordinrio no tem efeito suspensivo, e uma vez arrazoados pelo recorrido os autos do traslado, os originais baixaro primeira instncia, para a execuo da sentena.

Se o RE e o REsp no possuem efeito suspensivo, possvel execuo provisria da pena no Brasil?


CONDENADO NO DEFINTIVO PRESO Cabe execuo provisria, desde que transitada em julgado a condenao para o MP. Fundamentos que permitem a execuo provisria de pena: o Art. 2, pargrafo nico da LEP A LEP se aplica aos presos provisrios. o Smula 716 do STF: admite-se a progresso de regime de cumprimento da pena ou a aplicao imediata de regime menos severo nela determinada, antes do trnsito em julgado da sentena condenatria. Smula 717 do STF: no impede a progresso de regime de execuo da pena, fixada em sentena no transitada em julgado, o fato de o ru se encontrar em priso especial. Resoluo 19 do CNJ (O juiz expedir guia de recolhimento de provisria independentemente do trnsito em julgado CONDENADO NO DEFINITIVO SOLTO No cabe execuo provisria, em respeito ao princpio da presuno de no-culpabilidade.

36

Direito Processual Penal IV Prof. Andr Cerqueira


para o MP, remetendo ao juzo da execuo penal) OBS: essa resoluo 19 foi alterada pela Resoluo 57 do CNJ, condicionando a execuo provisria ao trnsito em julgado para o MP. NA PENDNCIA DE REsp OU RE Cabe execuo provisria 1 Corrente Cabe execuo provisria, mesmo para aquele que respondeu ao recurso ordinrio solto, baseando-se no art. 637 do CPP (estes recursos no tm efeito suspensivo). Art. 637. O recurso extraordinrio no tem efeito suspensivo, e uma vez arrazoados pelo recorrido os autos do traslado, os originais baixaro primeira instncia, para a execuo da sentena. 2 Corrente No cabe execuo provisria, pois o art. 637 do CPP foi revogado implicitamente pela LEP (em 1984) e pela CRFB/88 (que prev o princpio da presuno de inocncia. a corrente adotada pelo STF!!!

Assim, para o STF, apesar dos Recursos Extraordinrios no serem dotados de efeito suspensivo, em virtude do princpio da presuno de inocncia no possvel a execuo provisria de sentena condenatria sem trnsito em julgado, somente sendo possvel o recolhimento priso quando baseado em um dos pressupostos do art. 312 do CPP (HC 101.705/BA, 1 T., DJ 19/06/2010 do STF).
Art. 312. A priso preventiva poder ser decretada como garantia da ordem pblica, da ordem econmica, por convenincia da instruo criminal, ou para assegurar a aplicao da lei penal, quando houver prova da existncia do crime e indcio suficiente de autoria. (Redao dada pela Lei n 8.884, de 11.6.1994)

6.3. Efeito Regressivo/Iterativo/Diferido/Reiterativo Consiste na devoluo da matria impugnada para reexame ao mesmo rgo jurisdicional que prolatou a deciso recorrida. Hipteses de juzo de retratao: o RESE e Agravo em Execuo (este ltimo segue o mesmo procedimento do RESE), carta testemunhvel e ao agravo de instrumento para destrancar RE ou REsp na origem. 6.4. Efeito Extensivo Consiste na extenso benfica dos efeitos do recurso ao orreu que no recorreu, desde que a deciso esteja fundamentada em motivos de carter objetivo (ex.: no h extenso se o Tribunal reconhece motivos de carter subjetivo, como, por exemplo, negativa de autoria). Nesse sentido, Cf. STJ PExt no HC 117.698/DF, 6 T, DJ 16/11/2009

37

Direito Processual Penal IV Prof. Andr Cerqueira *Essa idia do efeito suspensivo vlida no s para recursos, como tambm para Revises Criminais, MS e habeas corpus ou mesmo, a depender da situao, a Liberdade Provisria (STJ, AgRg no PExt no HC 131.007/SP, 6 T., DJ 28/10/2009 . *Esse efeito extensivo pode ser dado no prprio recurso ou por intermdio de posterior habeas corpus, salvo se concesso do benefcio legal (ex: continuidade delitiva) depender, para seu deferimento, da avaliao de circunstncias (pessoais, espaciais, temporais e operacionais) sujeitas a ponderaes fundadas em elementos de ordem ftica e de carter probatrio, matrias absolutamente estranhas a via estreita do writ (STJ, HC 129.078/SP, 5 T., DJ 19/09/2009) 6.5. Efeito Substitutivo Uma vez conhecido o recurso, o julgamento proferido pelo tribunal tem o condo de substituir a deciso recorrida naquilo que tiver sido objeto de impugnao, seja nas hipteses de provimento, seja nas hipteses de negativa de provimento. A idia de efeito substitutivo importante para fins de determinao da competncia para fins de reviso criminal (CPC, art. 512).
Art. 512. O julgamento proferido pelo tribunal substituir a sentena ou a deciso recorrida no que tiver sido objeto de recurso. Juiz a quo Juiz 1 Instncia/SP TJ/SP No caso acima, se houver RE para o STF, h que se observar se o RE foi ou no conhecido: Juizo ad quem TJ/SP TJ/SP Caso o RE sequer seja conhecido, ao Tribunal de origem (TJ/SP) caber o julgamento da Reviso Criminal. Caso o RE seja conhecido, a competncia para o julgamento da Reviso Criminal depende daquilo que foi objeto de impugnao: Se o objeto da impugnao da Reviso Criminal tiver sido apreciado pelo STF no julgamento do RE, ao prprio STF caber o julgamento da Reviso Criminal. Caso contrrio, a competncia ser do tribunal de origem.

6) Procedimento Recursal na 2 Instncia Interposio do recurso se d, em regra, no rgo a quo para que realize um juzo de admissibilidade, que pode ser de duas formas: o Negativo: se o juzo negativo, o recurso ser rejeitado; o Positivo: se o juzo positivo, o recurso ser recebido, devendo o rgo a quo dar seguimento ao recurso (remeter o recurso ao rgo ad quem) No rgo ad quem ser sorteado o relator para que promova novamente o Juzo de admissibilidade, que pode se dar tambm de duas formas: o Negativo: se o juzo feito pelo Tribunal negativo, o recurso no ser conhecido (a expresso diferente de rejeio); 38

Direito Processual Penal IV Prof. Andr Cerqueira o Positivo: se o juzo feito pelo Tribunal positivo, o relator dar seguimento ao recurso para que o rgo colegiado julgue o mrito do recurso. Ao julgar o mrito, de duas uma, ou o recurso ser provido ou ser negado provimento ou denegado. Fique por dentro
Caro aluno, Com o objetivo de melhor aprofundamento da matria, no final de cada apostila disponibilizaremos um espao para o conhecimento das principais decises do STF e do STJ acerca do assunto relacionado nessa apostila. Todas as notcias so extradas do site do STF e do STJ, fonte inesgotvel de conhecimento. 1) Congresso Nacional edita nova lei de prises e altera diversos artigos do Cdigo de Processo Penal.
LEI N 12.403, DE 4 DE MAIO DE 2011. Altera dispositivos do Decreto-Lei no 3.689, de 3 de outubro de 1941 - Cdigo de Processo Penal, relativos priso processual, fiana, liberdade provisria, demais medidas cautelares, e d outras providncias.

Vigncia

A PRESIDENTA DA REPBLICA Fao saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Art. 1o Os arts. 282, 283, 289, 299, 300, 306, 310, 311, 312, 313, 314, 315, 317, 318, 319, 320, 321, 322, 323, 324, 325, 334, 335, 336, 337, 341, 343, 344, 345, 346, 350 e 439 do Decreto-Lei no 3.689, de 3 de outubro de 1941 - Cdigo de Processo Penal, passam a vigorar com a seguinte redao: TTULO IX DA PRISO, DAS MEDIDAS CAUTELARES E DA LIBERDADE PROVISRIA Art. 282. As medidas cautelares previstas neste Ttulo devero ser aplicadas observando-se a: I - necessidade para aplicao da lei penal, para a investigao ou a instruo criminal e, nos casos expressamente previstos, para evitar a prtica de infraes penais; II - adequao da medida gravidade do crime, circunstncias do fato e condies pessoais do indiciado ou acusado. 1o As medidas cautelares podero ser aplicadas isolada ou cumulativamente. 2o As medidas cautelares sero decretadas pelo juiz, de ofcio ou a requerimento das partes ou, quando no curso da investigao criminal, por representao da autoridade policial ou mediante requerimento do Ministrio Pblico. 3o Ressalvados os casos de urgncia ou de perigo de ineficcia da medida, o juiz, ao receber o pedido de medida cautelar, determinar a intimao da parte contrria, acompanhada de cpia do requerimento e das peas necessrias, permanecendo os autos em juzo. 4o No caso de descumprimento de qualquer das obrigaes impostas, o juiz, de ofcio o u mediante requerimento do Ministrio Pblico, de seu assistente ou do querelante, poder substituir a medida, impor outra em cumulao, ou, em ltimo caso, decretar a priso preventiva (art. 312, pargrafo nico). 5o O juiz poder revogar a medida cautelar ou substitu-la quando verificar a falta de motivo para que subsista, bem como voltar a decret-la, se sobrevierem razes que a justifiquem.

39

Direito Processual Penal IV Prof. Andr Cerqueira


6o A priso preventiva ser determinada quando no for cabvel a sua substituio por outra medida cautelar (art. 319). (NR) Art. 283. Ningum poder ser preso seno em flagrante delito ou por ordem escrita e fundamentada da autoridade judiciria competente, em decorrncia de sentena condenatria transitada em julgado ou, no curso da investigao ou do processo, em virtude de priso temporria ou priso preventiva. 1o As medidas cautelares previstas neste Ttulo no se aplicam infrao a que no for isolada, cumulativa ou alternativamente cominada pena privativa de liberdade. 2o A priso poder ser efetuada em qualquer dia e a qualquer hora, respeitadas as restries relativas inviolabilidade do domiclio. (NR) Art. 289. Quando o acusado estiver no territrio nacional, fora da jurisdio do juiz processante, ser deprecada a sua priso, devendo constar da precatria o inteiro teor do mandado. 1o Havendo urgncia, o juiz poder requisitar a priso por qualquer meio de comunicao, do qual dever constar o motivo da priso, bem como o valor da fiana se arbitrada. 2o A autoridade a quem se fizer a requisio tomar as precaues necessrias para averiguar a autenticidade da comunicao. 3o O juiz processante dever providenciar a remoo do preso no prazo mximo de 30 (trinta) dias, contados da efetivao da medida. (NR) Art. 299. A captura poder ser requisitada, vista de mandado judicial, por qualquer meio de comunicao, tomadas pela autoridade, a quem se fizer a requisio, as precaues necessrias para averiguar a autenticidade desta. (NR) Art. 300. As pessoas presas provisoriamente ficaro separadas das que j estiverem definitivamente condenadas, nos termos da lei de execuo penal. Pargrafo nico. O militar preso em flagrante delito, aps a lavratura dos procedimentos legais, ser recolhido a quartel da instituio a que pertencer, onde ficar preso disposio das autoridades competentes. (NR) Art. 306. A priso de qualquer pessoa e o local onde se encontre sero comunicados imediatamente ao juiz competente, ao Ministrio Pblico e famlia do preso ou pessoa por ele indicada. 1o Em at 24 (vinte e quatro) horas aps a realizao da priso, ser encaminhado ao juiz competente o auto de priso em flagrante e, caso o autuado no informe o nome de seu advogado, cpia integral para a Defensoria Pblica. 2o No mesmo prazo, ser entregue ao preso, mediante recibo, a nota de culpa, assinada pela autoridade, com o motivo da priso, o nome do condutor e os das testemunhas. (NR) Art. 310. Ao receber o auto de priso em flagrante, o juiz dever fundamentadamente: I - relaxar a priso ilegal; ou II - converter a priso em flagrante em preventiva, quando presentes os requisitos constantes do art. 312 deste Cdigo, e se revelarem inadequadas ou insuficientes as medidas cautelares diversas da priso; ou III - conceder liberdade provisria, com ou sem fiana. Pargrafo nico. Se o juiz verificar, pelo auto de priso em flagrante, que o agente praticou o fato nas condies constantes dos incisos I a III do caput do art. 23 do Decreto-Lei no 2.848, de 7 de dezembro de 1940 - Cdigo Penal, poder, fundamentadamente, conceder ao acusado liberdade provisria, mediante termo de comparecimento a todos os atos processuais, sob pena de revogao. (NR)

40

Direito Processual Penal IV Prof. Andr Cerqueira


Art. 311. Em qualquer fase da investigao policial ou do processo penal, caber a priso preventiva decretada pelo juiz, de ofcio, se no curso da ao penal, ou a requerimento do Ministrio Pblico, do querelante ou do assistente, ou por representao da autoridade policial. (NR) Art. 312. A priso preventiva poder ser decretada como garantia da ordem pblica, da ordem econmica, por convenincia da instruo criminal, ou para assegurar a aplicao da lei penal, quando houver prova da existncia do crime e indcio suficiente de autoria. Pargrafo nico. A priso preventiva tambm poder ser decretada em caso de descumprimento de qualquer das obrigaes impostas por fora de outras medidas cautelares (art. 282, 4 o). (NR) Art. 313. Nos termos do art. 312 deste Cdigo, ser admitida a decretao da priso preventiva: I - nos crimes dolosos punidos com pena privativa de liberdade mxima superior a 4 (quatro) anos; II - se tiver sido condenado por outro crime doloso, em sentena transitada em julgado, ressalvado o disposto no inciso I do caput do art. 64 do Decreto-Lei no 2.848, de 7 de dezembro de 1940 - Cdigo Penal; III - se o crime envolver violncia domstica e familiar contra a mulher, criana, adolescente, idoso, enfermo ou pessoa com deficincia, para garantir a execuo das medidas protetivas de urgncia; IV - (revogado). Pargrafo nico. Tambm ser admitida a priso preventiva quando houver dvida sobre a identidade civil da pessoa ou quando esta no fornecer elementos suficientes para esclarec-la, devendo o preso ser colocado imediatamente em liberdade aps a identificao, salvo se outra hiptese recomendar a manuteno da medida. (NR) Art. 314. A priso preventiva em nenhum caso ser decretada se o juiz verificar pelas provas constantes dos autos ter o agente praticado o fato nas condies previstas nos incisos I, II e III do caput do art. 23 do Decreto-Lei no 2.848, de 7 de dezembro de 1940 - Cdigo Penal. (NR) Art. 315. motivada. (NR) A deciso que decretar, substituir ou denegar a priso preventiva ser sempre

CAPTULO IV DA PRISO DOMICILIAR Art. 317. A priso domiciliar consiste no recolhimento do indiciado ou acusado em sua residncia, s podendo dela ausentar-se com autorizao judicial. (NR) Art. 318. Poder o juiz substituir a priso preventiva pela domiciliar quando o agente for: I - maior de 80 (oitenta) anos; II - extremamente debilitado por motivo de doena grave; III - imprescindvel aos cuidados especiais de pessoa menor de 6 (seis) anos de idade ou com deficincia; IV - gestante a partir do 7o (stimo) ms de gravidez ou sendo esta de alto risco. Pargrafo nico. Para a substituio, o juiz exigir prova idnea dos requisitos estabelecidos neste artigo. (NR) CAPTULO V DAS OUTRAS MEDIDAS CAUTELARES

41

Direito Processual Penal IV Prof. Andr Cerqueira


Art. 319. So medidas cautelares diversas da priso: I - comparecimento peridico em juzo, no prazo e nas condies fixadas pelo juiz, para informar e justificar atividades; II - proibio de acesso ou frequncia a determinados lugares quando, por circunstncias relacionadas ao fato, deva o indiciado ou acusado permanecer distante desses locais para evitar o risco de novas infraes; III - proibio de manter contato com pessoa determinada quando, por circunstncias relacionadas ao fato, deva o indiciado ou acusado dela permanecer distante; IV - proibio de ausentar-se da Comarca quando a permanncia seja conveniente ou necessria para a investigao ou instruo; V - recolhimento domiciliar no perodo noturno e nos dias de folga quando o investigado ou acusado tenha residncia e trabalho fixos; VI - suspenso do exerccio de funo pblica ou de atividade de natureza econmica ou financeira quando houver justo receio de sua utilizao para a prtica de infraes penais; VII - internao provisria do acusado nas hipteses de crimes praticados com violncia ou grave ameaa, quando os peritos conclurem ser inimputvel ou semi-imputvel (art. 26 do Cdigo Penal) e houver risco de reiterao; VIII - fiana, nas infraes que a admitem, para assegurar o comparecimento a atos do processo, evitar a obstruo do seu andamento ou em caso de resistncia injustificada ordem judicial; IX - monitorao eletrnica. 1o (Revogado). 2o (Revogado). 3o (Revogado). 4o A fiana ser aplicada de acordo com as disposies do Captulo VI deste Ttulo, podendo ser cumulada com outras medidas cautelares. (NR) Art. 320. A proibio de ausentar-se do Pas ser comunicada pelo juiz s autoridades encarregadas de fiscalizar as sadas do territrio nacional, intimando-se o indiciado ou acusado para entregar o passaporte, no prazo de 24 (vinte e quatro) horas. (NR) Art. 321. Ausentes os requisitos que autorizam a decretao da priso preventiva, o juiz dever conceder liberdade provisria, impondo, se for o caso, as medidas cautelares previstas no art. 319 deste Cdigo e observados os critrios constantes do art. 282 deste Cdigo. I - (revogado) II - (revogado). (NR) Art. 322. A autoridade policial somente poder conceder fiana nos casos de infrao cuja pena privativa de liberdade mxima no seja superior a 4 (quatro) anos. Pargrafo nico. Nos demais casos, a fiana ser requerida ao juiz, que decidir em 48 (quarenta e oito) horas. (NR) Art. 323. No ser concedida fiana: I - nos crimes de racismo;

42

Direito Processual Penal IV Prof. Andr Cerqueira


II - nos crimes de tortura, trfico ilcito de entorpecentes e drogas afins, terrorismo e nos definidos como crimes hediondos; III - nos crimes cometidos por grupos armados, civis ou militares, contra a ordem constitucional e o Estado Democrtico; IV - (revogado); V - (revogado). (NR) Art. 324. No ser, igualmente, concedida fiana: I - aos que, no mesmo processo, tiverem quebrado fiana anteriormente concedida ou infringido, sem motivo justo, qualquer das obrigaes a que se referem os arts. 327 e 328 deste Cdigo; II - em caso de priso civil ou militar; III - (revogado); IV - quando presentes os motivos que autorizam a decretao da priso preventiva (art. 312). (NR) Art. 325. O valor da fiana ser fixado pela autoridade que a conceder nos seguintes limites: a) (revogada); b) (revogada); c) (revogada). I - de 1 (um) a 100 (cem) salrios mnimos, quando se tratar de infrao cuja pena privativa de liberdade, no grau mximo, no for superior a 4 (quatro) anos; II - de 10 (dez) a 200 (duzentos) salrios mnimos, quando o mximo da pena privativa de liberdade cominada for superior a 4 (quatro) anos. 1o Se assim recomendar a situao econmica do preso, a fiana poder ser: I - dispensada, na forma do art. 350 deste Cdigo; II - reduzida at o mximo de 2/3 (dois teros); ou III - aumentada em at 1.000 (mil) vezes. 2o (Revogado): I - (revogado); II - (revogado); III - (revogado). (NR) Art. 334. A fiana poder ser prestada enquanto no transitar em julgado a sentena condenatria. (NR) Art. 335. Recusando ou retardando a autoridade policial a concesso da fiana, o preso, ou algum por ele, poder prest-la, mediante simples petio, perante o juiz competente, que decidir em 48 (quarenta e oito) horas. (NR) Art. 336. O dinheiro ou objetos dados como fiana serviro ao pagamento das custas, da indenizao do dano, da prestao pecuniria e da multa, se o ru for condenado.

43

Direito Processual Penal IV Prof. Andr Cerqueira


Pargrafo nico. Este dispositivo ter aplicao ainda no caso da prescrio depois da sentena condenatria (art. 110 do Cdigo Penal). (NR) Art. 337. Se a fiana for declarada sem efeito ou passar em julgado sentena que houver absolvido o acusado ou declarada extinta a ao penal, o valor que a constituir, atualizado, ser restitudo sem desconto, salvo o disposto no pargrafo nico do art. 336 deste Cdigo. (NR) Art. 341. Julgar-se- quebrada a fiana quando o acusado: I - regularmente intimado para ato do processo, deixar de comparecer, sem motivo justo; II - deliberadamente praticar ato de obstruo ao andamento do processo; III - descumprir medida cautelar imposta cumulativamente com a fiana; IV - resistir injustificadamente a ordem judicial; V - praticar nova infrao penal dolosa. (NR) Art. 343. O quebramento injustificado da fiana importar na perda de metade do seu valor, cabendo ao juiz decidir sobre a imposio de outras medidas cautelares ou, se for o caso, a decretao da priso preventiva. (NR) Art. 344. Entender-se- perdido, na totalidade, o valor da fiana, se, condenado, o acusado no se apresentar para o incio do cumprimento da pena definitivamente imposta. (NR) Art. 345. No caso de perda da fiana, o seu valor, deduzidas as custas e mais encargos a que o acusado estiver obrigado, ser recolhido ao fundo penitencirio, na forma da lei. (NR) Art. 346. No caso de quebramento de fiana, feitas as dedues previstas no art. 345 deste Cdigo, o valor restante ser recolhido ao fundo penitencirio, na forma da lei. (NR) Art. 350. Nos casos em que couber fiana, o juiz, verificando a situao econmica do preso, poder conceder-lhe liberdade provisria, sujeitando-o s obrigaes constantes dos arts. 327 e 328 deste Cdigo e a outras medidas cautelares, se for o caso. Pargrafo nico. Se o beneficiado descumprir, sem motivo justo, qualquer das obrigaes ou medidas impostas, aplicar-se- o disposto no 4o do art. 282 deste Cdigo. (NR) Art. 439. O exerccio efetivo da funo de jurado constituir servio pblico relevante e estabelecer presuno de idoneidade moral. (NR) Art. 2o O Decreto-Lei no 3.689, de 3 de outubro de 1941 - Cdigo de Processo Penal, passa a vigorar acrescido do seguinte art. 289-A: Art. 289-A. O juiz competente providenciar o imediato registro do mandado de priso em banco de dados mantido pelo Conselho Nacional de Justia para essa finalidade. 1o Qualquer agente policial poder efetuar a priso determinada no mandado de priso registrado no Conselho Nacional de Justia, ainda que fora da competncia territorial do juiz que o expediu. 2o Qualquer agente policial poder efetuar a priso decretada, ainda que sem registro no Conselho Nacional de Justia, adotando as precaues necessrias para averiguar a autenticidade do mandado e comunicando ao juiz que a decretou, devendo este providenciar, em seguida, o registro do mandado na forma do caput deste artigo. 3o A priso ser imediatamente comunicada ao juiz do local de cumprimento da medida o qual providenciar a certido extrada do registro do Conselho Nacional de Justia e informar ao juzo que a decretou.

44

Direito Processual Penal IV Prof. Andr Cerqueira


4o O preso ser informado de seus direitos, nos termos do inciso LXIII do art. 5 o da Constituio Federal e, caso o autuado no informe o nome de seu advogado, ser comunicado Defensoria Pblica. 5o Havendo dvidas das autoridades locais sobre a legitimidade da pessoa do executor ou sobre a identidade do preso, aplica-se o disposto no 2o do art. 290 deste Cdigo. 6o O Conselho Nacional de Justia regulamentar o registro do mandado de priso a que se refere o caput deste artigo. Art. 3o Esta Lei entra em vigor 60 (sessenta) dias aps a data de sua publicao oficial. Art. 4o So revogados o art. 298, o inciso IV do art. 313, os 1 o a 3o do art. 319, os incisos I e II do art. 321, os incisos IV e V do art. 323, o inciso III do art. 324, o 2o e seus incisos I, II e III do art. 325 e os arts. 393 e 595, todos do Decreto-Lei no 3.689, de 3 de outubro de 1941 - Cdigo de Processo Penal. Braslia, 4 de maio de 2011; 190o da Independncia e 123o da Repblica. DILMA Jos Eduardo Cardozo Este texto no substitui o publicado no DOU de 5.5.2011 ROUSSEFF

45

Vous aimerez peut-être aussi