Vous êtes sur la page 1sur 8

Plato

Plato de Atenas (428/27347 a.C.) foi um filsofo grego. Discpulo de Scrates, fundador da Academia e mestre de Aristteles. Acredita-se que seu nome verdadeiro tenha sido Arstocles; Plato era um apelido que, provavelmente, fazia referncia sua caracteristica fsica, tal como o porte atltico ou os ombros largos, ou ainda a sua ampla capacidade intelectual de tratar de diferentes temas. (pltos) em grego significa amplitude, dimenso, largura. Sua filosofia de grande importncia e influncia. Plato ocupou-se com vrios temas, entre eles tica, poltica, metafsica e teoria do conhecimento.

Vida
Plato nasceu um ano aps a morte do estadista Pricles. Seu pai, Aristo, tinha como ancestral o rei Codros e sua me, Perictione, tinha Slon entre seus antepassados. Inicialmente, Plato entusiasmou-se com a filosofia de Crtilo, um seguidor de Herclito. No entanto, por volta dos 20 anos, encontrou o filsofo Scrates e tornou-se seu discpulo at a morte deste. Pouco depois de 399 a.C., Plato esteve em Mgara com alguns outros discpulos de Scrates, hospedando-se na casa de Euclides. Em 388 a.C., quando j contava quarenta anos, Plato viajou para a Magna Grcia com o intuito de conhecer mais de perto comunidades pitagricas. Nesta ocasio, veio a conhecer Arquitas de Tarento. Ainda durante essa viagem, Dionsio I convidou Plato para ir a Siracusa, na Siclia. Plato parte para Siracusa com a esperana de l implantar seus ideais polticos. No entanto, acabou por se desentender com o tirano local e retorna para Atenas. Em seu retorno, funda a Academia. A instituio logo adquire prestgio e a ela acorriam inmeros jovens em busca de instruo e at mesmo homens ilustres a fim de debater idias. Em 367 a.C., Dionsio I morre, e Plato retorna a Siracusa a fim de mais uma vez tentar implementar suas ideias polticas na corte de Dionsio II. No entanto, o desejo do filsofo foi novamente frustrado. Em 361 a.C. volta pela ltima vez a Siracusa com o mesmo objetivo e pela terceira vez fracassa. De volta a Atenas em 360 a.C., Plato permaneceu na direco da Academia at sua morte, em 347 a.C.

Pensamento platnico
Em linhas gerais, Plato desenvolveu a noo de que o homem est em contato permanente com dois tipos de realidade: a inteligvel e a sensvel. A primeira a realidade, mais concreta, permanente, imutvel, igual a si mesma. A segunda so todas as coisas que nos afetam os sentidos, so realidades dependentes, mutveis e so imagens das realidades inteligveis. Tal concepo de Plato tambm conhecida por Teoria das Idias ou Teoria das Formas. Foi desenvolvida como hiptese no dilogo Fdon e constitui uma maneira de garantir a possibilidade do conhecimento e fornecer uma inteligibilidade relativa aos fenmenos.

Para Plato, o mundo concreto percebido pelos sentidos uma plida reproduo do mundo das Idias. Cada objeto concreto que existe participa, junto com todos os outros objetos de sua categoria, de uma Idia perfeita. Uma determinada caneta, por exemplo, ter determinados atributos (cor, formato, tamanho etc). Outra caneta ter outros atributos, sendo ela tambm uma caneta, tanto quanto a outra. Aquilo que faz com que as duas sejam canetas , para Plato, a Idia de Caneta, perfeita, que esgota todas as possibilidades de ser caneta. A ontologia de Plato diz, ento, que algo na medida em que participa da Idia desse objeto. No caso da caneta irrelevante, mas o foco de Plato so coisas como o ser humano, o bem ou a justia, por exemplo. O problema que Plato prope-se a resolver a tenso entre Herclito e Parmnides: para o primeiro, o ser a mudana, tudo est em constante movimento e uma iluso a estaticidade, ou a permanncia de qualquer coisa; para o segundo, o movimento que uma iluso, pois algo que no pode deixar de ser e algo que no no pode ser, assim, no h mudana. Ou seja (por exemplo), o que faz com que determinada rvore seja ela mesma desde o estgio de semente at morrer, e o que faz com que ela seja to rvore quanto outra de outra espcie, com caractersticas to diferentes? H aqui uma mudana, tanto da rvore em relao a si mesma (com o passar do tempo ela cresce) quanto da rvore em relao a outra. Para Herclito, a rvore est sempre mudando e nunca a mesma, e para Parmnides, ela nunca muda, sempre a mesma e uma iluso sua mudana. Plato resolve esse problema com sua Teoria das Idias. O que h de permanente em um objeto a Idia, mais precisamente, a participao desse objeto na sua Idia correspondente. E a mudana ocorre porque esse objeto no uma Idia, mas uma incompleta representao da Idia desse objeto. No exemplo da rvore, o que faz com que ela seja ela mesma e seja uma rvore (e no outra coisa), a despeito de sua diferena daquilo que era quando mais jovem e de outras rvores de outras espcies (e mesmo das rvores da mesma espcie) sua participao na Idia de rvore; e sua mudana devese ao fato de ser uma plida representao da Idia de rvore. Plato tambm elaborou uma teoria gnosiolgica, ou seja, uma teoria que explica como se pode conhecer as coisas, ou ainda, uma teoria do conhecimento. Segundo ele, ao vermos um objeto repetidas vezes, uma pessoa lembra-se, aos poucos, da Idia daquele objeto, que viu no mundo das Idias. Para explicar como se d isso, Plato recorre a um mito (ou uma metfora) que diz que, antes de nascer, a alma de cada pessoa vivia em uma estrela, onde localizam-se as Idias. Quando uma pessoa nasce, sua alma "jogada" para a Terra, e o impacto que ocorre faz com que esquea o que viu na estrela. Mas ao ver um objeto aparecer de diferentes formas (como as diferentes rvores que se pode ver), a alma recorda-se da Idia daquele objeto que foi vista na estrela. Tal recordao, em Plato, chama-se anamnesis.

A reminiscncia
Uma das condies para a indagao ou investigao acerca das Idias que no estamos em estado de completa ignorncia sobre elas. Do contrrio, no teramos nem desejo nem poder de procur-las. Em vista disso, uma condio necessria (para tal

investigao) que tenhamos em nossa alma alguma espcie de conhecimento ou lembrana de nosso contato com as Idias (contato esse ocorrido antes do nosso prprio nascimento) e nos recordamos das Idias por v-las reproduzidas palidamente nas coisas. Deste modo, toda a cincia platnica uma reminiscncia. A investigao das Idias supe que as almas preexistiram em uma regio divina onde contemplavam as Idias. Podemos tomar como exemplo o Mito da Parelha Alada, localizado no dilogo Fedro, de Plato. Neste dilogo, Plato compara a raa humana a carros alados. Tudo o que fazemos de bom, d foras s nossas asas. Tudo o que fazemos de errado, tira fora das nossas asas. Ao longo do tempo fizemos tantas coisas erradas que nossas asas perderam as foras e, sem elas para nos sustentarmos, camos no Mundo Sensvel, onde vivemos at hoje. A partir deste momento, fomos condenados a vermos apenas as sombras do Mundo das Idias.

Conhecimento
Plato no buscava as verdadeiras essncias da forma fsica como buscavam Demcrito e seus seguidores, sob a influncia de Scrates buscava a verdade essencial das coisas. Plato no poderia buscar a essncia do conhecimento nas coisas, pois estas so corruptveis, ou seja, variam, mudam, surgem e se vo. Como o filsofo deveria buscar a verdade plena, deveria busc-la em algo estvel, as verdadeiras causas, pois logicamente a verdade no pode variar, se h uma verdade essencial para os homens esta verdade deve valer para todas as pessoas. Logo, a verdade deve ser buscada em algo superior. Nas coisas devem ter um outro fundamento, que seja alm do fsico, a forma de buscar estas realidades vem do conhecimento, no das coisas, mas do alm das coisas. Esta busca racional contemplativa, isto significa buscar a verdade no interior do prprio homem. Porm o prprio homem no meramente sujeito particular, mas como um participante das verdades essenciais do ser. Plato assim como seu mestre Scrates busca descobrir as verdades essenciais das coisas. O conhecimento era assim o conhecimento do prprio homem, mas sempre ressaltando o homem no enquanto corpo, mas enquanto alma. O conhecimento que continha na alma era a essncia daquilo que existia no mundo sensvel, assim em Plato tambm a tcnica e o mundo sensvel eram secundrios. A alma humana enquanto perfeita participa do mundo perfeito das idias, porm este formalismo s reconhecvel na experincia sensvel. Tambm o conhecimento tinha fins morais, isto , levar o homem bondade e felicidade. Assim a forma de conhecimento era um reconhecimento, que faria o homem dar-se conta das verdades que sempre j possua e que o levavam a discernir melhor dentre as aparncias de verdades e as verdades. A obteno do autoconhecimento era um caminho rduo e metdico. Referente ao mundo material o homem pode ter somente a doxa (opinio) e tchne (tcnica), que permitia a sobrevivncia do homem, ao passo que referente ao mundo das idias, ou verdadeiro conhecimento filosfico, o homem pode ter a pisthme (verdadeiro conhecimento). Plato no defendia que todas as pessoas tivessem iguais acessos razo. Apesar de todos terem a alma perfeita, nem todos chegavam contemplao absoluta do mundo das idias.

Poltica
"... os males no cessaro para os humanos antes que a raa dos puros e autnticos filsofos chegue ao poder, ou antes, que os chefes das cidades, por uma divina graa, ponham-se a filosofar verdadeiramente". (Plato, Carta Stima, 326b). Esta afirmao de Plato deve ser compreendida baseado na teoria do conhecimento, e lembrando que o conhecimento para Plato tem fins morais. Mas cumpre ressaltar outro aspecto: Plato acreditava que existiam trs espcies de virtudes baseadas na alma. A primeira virtude era a da sabedoria, deveria ser a cabea do Estado, ou seja, a governante, pois possui carter de ouro e utiliza a razo. A segunda espcie de virtude a coragem, deveria ser o peito do estado, isto , os soldados, pois sua alma de prata imbuda de vontade. E, por fim, a virtude da temperana, que deveria ser o baixo-ventre do estado, ou os trabalhadores, pois sua alma de bronze orienta-se pelo desejo das coisas sensveis.

O homem
O homem para Plato era dividido em corpo e alma. O corpo era a matria e a alma era o imaterial e o divino que o homem possua. Ao passo que o corpo sempre est em constante mudana de aparncia, forma... A alma no muda nunca, a partir do momento em que nascemos temos a alma perfeita, porm no sabemos. As verdades essenciais esto escritas na alma eternamente, porm ao nascermos esquecemos, pois a alma aprisionada no corpo. A alma divida em 3 partes: 1=> racional: regio da cabea; esta tem que controlar as outras duas partes. 2=> trax: irascvel; parte dos sentimentos. 3=> abdmen: concupiscvel; desejo, mesmo carnal (sexual), ligado ao libido. Plato acreditava que a alma depois da morte reencarnava em outro corpo, mas a alma que se ocupava com a filosofia e com o Bem, esta era privilegiada com a morte do corpo. A ela era concedida o privilgio de passar o resto de seus tempos em companhia dos deuses. Por meio da relao de sua alma com a Alma do Mundo, o homem tem acesso ao mundo das Idias e aspira ao conhecimento e s idias do Bem e da Justia. A partir da contemplao do mundo das Idias, o Demiurgo, tal como Plato descreveu no Timeu, organizou o mundo sensvel. No se trata de uma criao ex nihilo, isto , do nada, como no caso do Deus judaico-cristo, pois o Demiurgo no criou a matria (Timeu, 53b) nem a fonte da racionalidade das Idias por ele contempladas. A ao do homem se restringe ao mundo material; no mundo das Idias o homem no pode transformar nada. Pois, se perfeito, no pode ser mais perfeito.

Obra

Papiro Oxyrhynchus, com trecho da Repblica, de Plato

Dilogos
Plato escreveu, principalmente, na forma de dilogos. Esses escritos, considerados autnticos, so, em uma ordem cronolgica provvel : 1. Hpias (menor): trata do agir humano; 2. Alcibades (Primeiro): trata da doutrina socrtica do auto-conhecimento; 1. Alcibades (Segundo): trata do conhecimento; 3. Apologia de Scrates: relata o discurso de defesa de Scrates no tribunal de Atenas; 4. Eutfron: trata dos conceitos de piedade e impiedade; 5. Crton: trata da justia; 6. Hpias (maior): discusso esttica; 7. Laques: trata da coragem; 8. Lsis: trata da amizade/amor; 9. Crmides: dilogo tico; 10. Protgoras: trata do conceito e natureza da virtude; 11. Grgias: trata do verdadeiro filsofo em oposio aos sofistas; 12. Mnon: trata do ensino da virtude; 13. Fdon: relata o julgamento e morte de Scrates e trata da imortalidade da alma; 14. O Banquete: trata da origem, as diferentes manifestaes e o significado do amor sensual; 15. Fedro: trata da retrica e do amor sensual; 16. on: trata de poesia; 17. Menxeno: elogio da morte no campo de batalha; 18. Eutidemo: crtica aos sofistas; 19. Crtilo: trata da natureza dos nomes; 20. A Repblica: aborda vrios temas, mas todos subordinados questo central da justia; 21. Parmnides: trata da ontologia. neste dilogo que o jovem Scrates, a personagem, defende a teoria das formas que duramente criticada por Parmnides; 22. Teeteto: trata exclusivamente da Teoria do Conhecimento; 23. Sofista: dilogo de carter ontolgico, discute o problema da imagem, do falso e do no-ser; 24. Poltico: trata do perfil do homem poltico;

25. Filebo: versa sobre o bom e o belo e como o homem pode viver melhor; 26. Timeu: trata da origem do universo. 27. Crtias: Plato narra aqui mito de Atlntida atravs de Crtias (seu av). um dilogo inacabado; 28. Leis: aborda vrios temas da esfera poltica e jurdica. o ltimo (inacabado), mais longo e complexo dilogo de Plato; 29. Epidmite 30. Cartas (dentre as quais, somente a de nmero 7 (sete) considerada realmente autntica)

Tetralogias
H, na Antigidade, duas classificaes das obras de Plato: a trilgica, de Aristfanes de Bizncio, e a tetralgica, de Trasilo. Segundo Digenes Larcio, as 9 tetralogias so:

I. Eutfron, Apologia de Scrates, Crton, Fdon II. Crtilo, Teeteto, Sofista, Poltico III. Parmnides, Filebo, Banquete, Fedro IV. Primeiro Alcibades (1), Segundo Alcibades (2), Hiparco (2), Os amantes (2) V. Theages (2), Carmides, Laques, Lsis VI. Eutidemo, Protgoras, Grgias, Mnon VII. Hipias (maior) (1), Hpias (menor), on, Menxenes VIII. Clitfon (1), A Repblica, Timeu, Crtias IX. Minos (2), Leis, Epnomis (2), Stima carta (1).

Muitos dilogos no inclusos nas tetralogias de Trasilo circularam com o nome de Plato, ainda que fossem considerados esprios (notheuomenoi) at mesmo na Antigidade.

Axocho (2), Definies (2), Demdoco (2), Epigramas, Erxia (2), Halcyon (2), Da Justia (2), Da Virtude (2), Ssifo (2).

Os dilogos que esto marcados com (1) nem sempre so atribudos a Plato, e os marcado com (2) so considerados apcrifos. Os que no esto marcados so de autoria certa. O critrio para a atribuio variado, mas geralmente so consideradas obras de Plato as que so citadas por Ccero ou Aristteles, ou referidas pelo prprio autor em outros textos.

Linha do tempo

432 a.C. - Incio da guerra do Peloponeso. 428/27 a.C. - Nascimento de Plato. 399 a.C. - Condenao de Scrates morte pela Assemblia popular de Atenas. 387 a.C. - Plato funda, em Atenas, a Academia. 347 a.C. - Morte de Plato, em Atenas. 338 a.C. - Felipe da Macednia vence a batalha de Queronia e conquista a Grcia.

Obras completas de Plato


Plato in Twelve Volumes. vols. 5 & 6. Translated by Paul Shorey. Cambridge: Harvard University Press; London: William Heinemann Ltd, 1969. Obras Completas 2a ed. Traduccin, prembulos y notas Maria Araujo, Franciso Garcia Yage et alli. Madrid: Aguilar, 1979. 1717 p. Oeuvres Compltes. Traduit par Auguste Dis, Alfred Croiset et alli. Paris: Les Belles Lettres, 1921. 26 v. Plato Complete Works. Edited by John M. Cooper. Indianapolis: Hackett Publishing Company, 1997. 1808 p.

Obras de Plato em Portugus


A Repblica. 8a ed. Trad. e intr. de Maria Helena da Rocha Pereira. Lisboa: Fundao Calouste Gulbenkian, 1996. 513 p. A Repblica. 3a ed. Trad. de Carlos Alberto Nunes. Intr. de Benedito Nunes. Belm: Editora Universitria UFPA, 2000. 470 p. A Repblica. Trad. de Enrico Corvisieri. So Paulo: Nova Cultural, 1997. 352 p. (Os Pensadores) A Repblica. Trad. de Anna Lia Amaral de Almeida Prado. Intr. de Roberto Bolzani Filho. So Paulo: Martins Fontes, 2006, 419 p. + XLII. Edipro, 1999. 543 p. Cartas. 3a ed. Trad. de Conceio Gomes da Silva e Maria Adozinda Melo. Lisboa: Editora Estampa, 1989. 122 p. Eutidemo. Trad. de Adriana Freire Nogueira. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1999, 137 p. Eutfron, Apologia de Scrates, Crton, Fdon. So Paulo : Nova Cultural, 1996. 191 p. (Os Pensadores) Fdon. Trad. de Maria Teresa Schiappa de Azevedo. Braslia: UnB, 2000. 148 p. Fedro. Trad. de Alex Martins. So Paulo : Martin Claret, 2002. 127 p. Hpias Menor. Trad. de Maria Teresa Schiappa de Azevedo. Lisboa: Edies 70, 1999. 117 p. Laques. Trad. de Francisco de Oliveira. Lisboa: INIC, 1987. 107 p. Mnon. Trad. de Maura Iglsias. So Paulo/Rio de Janeiro : Loyola/Puc-Rio, 2001. 117 p. O Banquete. 9a ed. Trad. de J. Calvalcanti de Souza. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1999. 201 p. O Banquete, Apologia de Scrates. 2a ed. Trad. de Carlos Alberto Nunes. Belm: Editora Universitria UFPA, 2001. 147 p. O Banquete, Fdon, Sofista, Poltico. Trad. de Jos Cavalcanti de Souza et alli. So Paulo: Abril Cultural, 1972. 269 p. (Os Pensadores) Parmnides. Trad. de Maria Jos Figueiredo. Lisboa: Instituto Piaget, 2001. 120 p. Protgoras, Grgias, Fedo. 2a ed. Trad. de Carlos Alberto Nunes. Belm: Editora Universitria UFPA, 2002. 339 p. Teeteto. Trad. de Adriana Freire Nogueira e Marcelo Boeri. Lisboa: Fundao Calouste Gulbenkian, 2005. 322 p. Teeteto, Crtilo. 3a ed. Trad. de Carlos Alberto Nunes. Belm: Editora Universitria UFPA, 2001. 226 p.

Timeu, Crtias, O segundo Alcibades, Hpias Menor. 3a ed. Trad. de Carlos Alberto Nunes. Belm: Editora Universitria UFPA, 2001. 221 p

Vous aimerez peut-être aussi