Vous êtes sur la page 1sur 8

Processo de transesterificao na produo de Biodiesel Ana Carina Cruz de Mello Carina Pereira Silva Felipe Rivera Miguel Josi

Claire Loureno Porto Rodrigo Lannes Poubel Introduo A produo de biomassa, fonte de energia limpa e renovvel, derivada de materiais orgnicos, para a obteno de biocombustveis; principalmente biodiesel, apresenta um potencial promissor no mundo devido a previses de que os recursos energticos atuais, de fontes no renovveis podem chegar ao fim. O biodiesel um combustvel biodegradvel derivado da biomassa, que pode ser obtido por diferentes processos tais como o craqueamento, esterificao ou transesterificao. Pode ser produzido a partir de gorduras animais ou de leos vegetais, existindo dezenas de espcies vegetais no Brasil que podem ser utilizadas, tais como mamona, dend (palma), girassol, babau, amendoim, pinho manso e soja. Como combustvel, o biodiesel possui algumas caractersticas que representam vantagem sobre os combustveis derivados do petrleo. Dentre elas, o fato de ser livre de enxofre e compostos aromticos e de emitir menos gases poluentes e materiais particulados txicos. A maior parte do biodiesel produzido no mundo deriva do leo de soja. Fatores como a geografia, o clima e economia determinam o leo vegetal de maior interesse para uso potencial dos biocombustveis. Tambm importante ressaltar que a participao do biodiesel na matriz energtica nacional brasileira capaz de impulsionar o agronegcio da cana,

gerando benefcios economia brasileira. A produo de etanol expressiva em, praticamente, todas as regies do pas, e o biodiesel contribuir para o aumento da competitividade do setor, utilizando a rede de distribuio j existente e as tecnologias desenvolvidas para a cadeia produtiva da cana.

necessria uma padronizao do controle de qualidade para o biodiesel. No Brasil, as especificaes foram editadas pela Agncia Nacional do Petrleo, Gs Natural e Biocombustveis (ANP).

Objetivo O objetivo deste trabalho explicar o processo de transesterificao na produo de biodiesel, em escala de laboratrio, e explicar a importncia desse tipo de biocombustvel na matriz energtica mundial e, principalmente, brasileira. Fundamentos Tericos Transesterificao consiste em uma reao qumica entre um ster e um lcool da qual resulta um novo ster e um lcool.

Figura 1 Reao genrica de transesterificao

Consiste em reagir um lipdio conhecido como triacilglicerdeo ou triglicerdeo com um mono-lcool de cadeia curta (metlico ou etlico), na presena de um catalisador, resultando em uma mistura de steres alqulicos de cidos graxos (denominado de biodiesel) e glicerol. So necessrios na reao, trs moles do lcool para cada mol de triacilglicerdeos, alm de ser utilizado excesso de lcool, de modo a aumentar o rendimento em steres, e

favorecer o deslocamento qumico dos reagentes para os produtos, permitindo ainda, a separao do glicerol formado. Nesta reao promovida a quebra da molcula do triacilglicerdeo, por uma seqncia de trs reaes reversveis e consecutivas, em que os monoglicerdeos e os diglicerdeos so os intermedirios. Inicialmente, a molcula de triacilglicerdeo convertida em diglicerdeo, depois em monoglicerdeo e, finalmente, em glicerol, produzindo um mol de ster a cada etapa reacional e liberando a glicerina como co-produto, que possui um de alto valor agregado, com importante aplicao comercial, por exemplo: nas indstrias qumicas, farmacuticas e de cosmticos. Alm da glicerina, a cadeia produtiva do biodiesel gera uma srie de outros co-produtos (torta, farelo, etc) que podem agregar valor e se constituir em outras fontes de renda importantes para os produtores. O mecanismo reacional em etapas est apresentado na figura a seguir:

Figura 2 Etapas da transesterificao (Fonte: Candeia, 2008.) O lcool considerado o agente de transesterificao e este pode conter at oito tomos de carbono em sua cadeia. Entretanto, devido s propriedades conferidas ao produto, os alcois metlico (metanol) e etlico (etanol) figuram entre os principais agentes de transesterificao e so os mais freqentemente empregados no processo. A reao de transesterificao pode ser influenciada por alguns fatores como: a pureza dos reagentes, tipo do lcool, tipo e a quantidade de catalisador, razo molar leo: lcool, agitao da mistura e temperatura. Materiais e Mtodos A transesterificao o processo mais utilizado, atualmente, para a produo de biodiesel. Neste trabalho ser explicado um processo de produo do biodiesel, em escala de laboratrio, a partir do leo vegetal de soja refinado. O lcool utilizado o etlico 99,8 GL e o catalisador o hidrxido de potssio (KOH). Alm do lcool, a escolha do catalisador um fator chave para obteno de um bom rendimento da reao qumica. A transesterificao de leos vegetais pode ser conduzida por uma variedade de rotas tecnolgicas em que diferentes catalisadores podem ser empregados, como bases inorgnicas, cidos minerais, resinas de troca inica, supercidos, superbases e enzimas lipolticas (lipases).

A catlise bsica tem problemas operacionais quando o leo vegetal apresenta altos teores de cido graxo livre, pois so formados sabes que, alm de consumirem parte do catalisador durante sua formao, acabam gerando emulses e dificultando a separao dos produtos (steres e glicerina) no final da reao. Inicialmente, para a formao do etxido mistura-se KOH em etanol (2% da massa do leo) em balo e deixa-se sob agitao durante 10 minutos. Em seguida o leo de soja (proporo molar 1:6 leo/lcool) adicionado soluo de etxido de potssio, esta mistura reacional permanece sob agitao por 3 horas. Posteriormente, a mistura transferida para funil de separao, onde permanece por 2 horas. Logo aps, observa-se a formao de duas fases: mais densa contendo o biodiesel e outra composta de glicerina, sabes, excesso de base e lcool. O biodiesel ento lavado utilizando uma soluo de H3PO4(20%) e com soluo de NH4Cl (5%). Em seguida o biodiesel filtrado a vcuo utilizando Na2SO4 anidro. O produto final da reao pode ser analisado qualitativamente atravs da tcnica de cromatografia gasosa (CG/MS). Utiliza-se hlio como gs de arraste com fluxo na coluna de 1ml/ min -1, temperatura do injetor: 250 C, split 1:10; coluna capilar (30 m x 0,25 mm; 0,25 m ) com fase estacionria VF-5 ms (5% fenil, 95% dimetil polisiloxano). injetada alquota de 1,0 L da amostra do biodiesel que necessita ser diluda previamente na proporo de 1:10 em diclorometano. O teste para analisar o teor de acidez do biodiesel utiliza-se o mtodo potenciomtrico adaptado de qumica nova vol: 29 n 3 593-599, 2006. Para determinao na amostra ministrada soluo padronizada de KOH 0,0076 N, gua destilada e lcool iso-proplico. No ndice de saponificao (I.S) utilizada soluo de KOH 0,7 mol/l em etanol, soluo fenolftaleina 1%, soluo padronizada HCl 0,5 mol/l e tolueno.

Figura 3 Esquema de produo de biodiesel resumido. Concluso Aps a primeira crise do petrleo, provocada por fatores polticos e econmicos, em 1973, todos os pases importadores desse produto fssil foram afetados, inclusive o Brasil. Desde ento, a busca por novas fontes alternativas de energia tem motivado a classe cientfica a desenvolver tecnologias, as quais permitam substituir gradualmente o combustvel fssil por fontes energticas renovveis. E atualmente, estas pesquisas vm sendo aceleradas devido s mudanas climticas associadas liberao de gases da queima de combustveis fsseis,

ao

alto

preo

internacional

do

petrleo

preocupao

com

desenvolvimento sustentvel. Nesse contexto, a utilizao de biodiesel como combustvel tem apresentado um potencial promissor no mundo inteiro. Vrios pases vm investindo na produo e viabilizao comercial do biodiesel, atravs de unidades de produo com diferentes capacidades, distribudas particularmente na Europa, nos Estados Unidos e no Japo. Dentre as matrias-primas mais utilizadas figuram os leos de soja e de canola. A introduo do biodiesel na matriz energtica brasileira poder trazer inquestionveis benefcios no que diz respeito incluso social, economia de divisas, incorporao de terras de baixa qualidade produo agrcola, independncia estratgica, saldo favorvel no balano de carbono, entre outros.

A soja, a mamona, o dend e o babau so considerados as oleaginosas mais promissoras para a produo de biodiesel em larga escala no Brasil. A produo de biodiesel de soja est sendo sustentada como a mais vivel em argumentos como eficincia, infra-estrutura instalada e a escala da sojicultura. Para a produo de biodiesel a partir das demais oleaginosas, os principais argumentos so de cunho econmico, social e ambiental e dependem de vontade poltica para investir em sua produo e elaborar polticas pblicas para consolidao do setor.

A reduo da dependncia externa de importao de diesel consumido no pas, aliada ao fato da reduo da poluio atmosfrica com adio do biodiesel ao diesel, nos estimula a recomendar este processo para obteno do biodiesel.

Portanto, o Brasil possui um enorme potencial para a produo de biomassa para a obteno no s de biodiesel, mas de biocombustveis, em

geral. Esse potencial pode fazer do pas um dos principais fornecedores de biocombustveis e tecnologias limpas do mundo.

Referncias Bibliogrficas http://www.biodieselbr.com/biodiesel/processo-producao/transesterificacao.htm http://www.abq.org.br/biocom/2009/trabalhos/-12-5572.htm BRASIL, Biomassa, Biocombustveis e bionergia. Braslia, MME, 1982 SARKANEN K V., Progess in Biomass Convertion, Vol. 1, New York, Academic Press, 1979 W GRIFFIN JR., RODGER, Modern Organic Chemistry International Student Edition, McGraw-Hill Kogakusha, Ltd. CANDEIA, R.A. (2008). Biodiesel de Soja: Sntese, Degradao e Misturas Binrias. Dissertao de Doutorado em Qumica Orgnica. Centro de Cincias Exatas e da Natureza Universidade Federal da Paraba, Joo Pessoa. pp.825.

Vous aimerez peut-être aussi