Vous êtes sur la page 1sur 7

Cincia dos materiais Laboratrio 3 Prof.

Barbieri Tratamento Trmico em ao carbono SAE 1045 - Tmpera


Procedimento experimental

Realizar o resfriamento dos corpos de prova que se encontram no interior do forno a uma temperatura de aproximadamente 8500C (temp. de tmpera do ao 1045) e a um tempo de encharque no forno de 25 a 30 min.
Resfriado por gua Resfriado por gua e sal (salmoura) Resfriado por leo mineral

Resfriamento da tmpera em um intervalo de tempo de aproximadamente 3 segundos. Limpar e lixar a superfcie das amostras a fim de remover a camada de xido formada para a medio da dureza.
Caracterizao mecnica (dureza Rockwell C). dos corpos de provas tratados

Determinar a dureza Rockwell C do ao SAE 1045 no tratado Determinar a dureza Rockwell C do ao SAE 1045 tratado termicamente por tmpera nas trs configuraes de resfriamento (gua, salmoura e leo).

Tipo de tmpera SAE 1045 s/ tratamento Oleo Agua Salmoura

Corpo de prova CP1 CP2 CP3 CP4

10 medida

20 medida

30 medida

Mdia

-fazer uma comparao (comentrio) dos perfis de dureza com os 3 resfriamentos em funo do padro (SAE 1045) no tratado. - fazer um grfico da dureza em funo do tipo de resfriamento.

Teor de carbono %

Caracterizao mecnica dos corpos de provas tratados (ensaio de trao).

Atravs do vdeo da tempera mostrado anteriormente, que foi realizado um resfriamento em gua e o grfico obtido (se encontra na ltima folha) aplicado ao ensaio de trao do corpo de prova (SAE 1045), identificar e comparar no grfico as seguintes propriedades das curvas no tratada e tratada por tmpera: Mdulo de elasticidade Tenso de escoamento Tenso mxima de trao Tenso de ruptura Ductilidade

- Analisar as propriedades mecnicas (mencionadas acima) da curva tenso-deformao entre o corpo de prova temperado e o no tratado (padro).
Caracterizao metalogrfica dos corpos de provas temperado a gua e sem tratamento.

Identificar e comparar nas seguintes microestruturas da amostra e tratada por tmpera.


Relatrio

figuras as no tratada

Titulo Objetivo Procedimento experimental Resultados (demonstrar sob forma de grfico ou tabelas) Discusso sobre os resultados obtidos nos tratamentos comparando com o corpo de prova padro.

OBS: cada grupo poder ter no mximo 6 alunos

tmpera

Sem tratamento

Cincia dos materiais Laboratrio 4 Prof. Barbieri Tratamentos trmicos Revenido 300 e 5000C
Revenimento do ao SAE 1045 temperado sobre gua. Procedimento experimental

Realizar o revenimento dos corpos de prova colocando o ao


temperado sobre gua no interior dos dois fornos nas temperaturas de 300 e 5000C e a um tempo de encharque nos fornos de 30 min. dos corpos de provas tratados

Caracterizao mecnica (dureza Rockwell C).

Determinar a dureza Rockwell C do ao SAE 1045 temperado;

Determinar a dureza Rockwell C do ao SAE 1045 revenido a


300 e 5000C;

Fazer um comentrio sobre a dureza da pea antes do

revenimento e aps o revenimento (300 e 5000C) e correlacionar as microestruras formadas.

amostra SAE 1045 temperado Revenido a 3000C Revenido a 5000C

Corpo de prova CP1 (3000C ) CP1 (5000C) CP2 CP3

10 medida

20 medida

30 medida

Mdia

Caracterizao metalogrfica dos corpos de provas temperado a gua e sem tratamento.

Identificar e comparar as seguintes microestruturas


formadas nas amostras: no tratada (padro), tratada por tmpera e revenida a 300 e 5000C.
pequenas ou grandes alteraes nas estruturas

Dependendo da temperatura, martensticas resultam.

100 a 200 s vezes chamado 1 estgio do revenido,

ocorre precipitao de carboneto de ferro do tipo epsilon, de frmula Fe2-3C, e reticulado hexagonal; este carboneto pode estar ausente em aos de baixo carbono e de baixo teor em liga; Para os aos de mdio e alto teor de carbono e liga , a dureza Rockwell C comea a cair podendo chegar a 60 HRC e a estrutura formada a matensita revenida; 200 a 300 s vezes chamado 2 estgio do revenido, pode ocorrer transformao de austenita retida em bainita; a transformao ocorre somente em aos-carbono de mdio e alto teor de carbono; a dureza Rockwell continua a cair e microestrutura formada a martensita revenida; 300 a 400 s vezes chamado de 3 estgio de revenido, forma-se um carboneto metaestvel, de frmula Fe5C2, quando ocorre essa transformao, verifica-se em aos de alto teor de carbono, a estrutura visvel ao microscpio uma massa escura, que era chamada troostita, denominao no mais utilizada; e para aos de medio teor de carbono a dureza Rockwell C continua caindo podendo atingir valores superiores a 50 HRC; 400 a 600 ocorre uma recuperao da subestrutura de discordncia; os aglomerados de Fe3C passam a uma frmula esferoidal, ficando mantida um estrutura de ferrita fina acicular,

a dureza Rockwell C cai para valores variando de 45 a 25 HRC. As estruturas tem sido chamadas de sorbta. 600 a 700 ocorre recristalizao e crescimento de gro; a cementita precipitada apresenta a forma nitidamente esferoidal; a ferrita apresenta forma equi-axial; a estrutura freqentemente chamada eferoidita e caracteriza-se por ser muito tenaz e de baixa dureza, variando de 5 a 20 HRC;

Vous aimerez peut-être aussi