Vous êtes sur la page 1sur 6

Mandado de Segurana Lei 12.

016/09
(Dia 02/02/2011) Tramitou por 9 anos no congresso nacional. DEFINIO: Remdio Jurdico contra um ato ilegal, utilizvel, quando for um direito liquido e certo.

utilizado quando o direito for liquido e certo, cristalino esse remdio jurdico. Impetrado contra o ato ilegal da autoridade coatora. Surgiu em 1934, em 1937, veio a ditadura Vargas e cancelou o MS. - em 1946, ressurgiu na CF. Rito sumrio: O Procedimento sumrio o mesmo que o art. 275? No pq no MS no se admite instruo, no so ouvidas testemunhas, provado com prova DOCUMENTAL. O procedimento RPIDO E CLERE. uma ao de civil de rito sumrio e especial, pelo sistema de excluso, se no for caso de Habeas Corpus, caso de Mandado de Segurana. Hipteses de cabimento por excluso. Quando PROIBIDO: vedado o MS nos termos do art. 5 de ato:
I Contra o qual caiba recurso administrativo com efeito suspensivo

O que vai acontecer com o MS nesse caso? Ser carecedor de ao por falta de interesse de agir, falta de condio de ao.
II Se h recurso na lei processual voc no pode impetrar Mandado de Segurana. Teratologia = ilegal Cabe agravo de instrumento y Efeito suspensivo quando a deciso for positiva y Efeito ativo do recurso quando a deciso for negativa Pede-se esse efeito para o tribunal conceder a tutela.

Ex. de efeito suspensivos ativo da deciso

AxB
Gratuidade Pedido indeferido y Determinou recolhimento das custas
y

(suspensivo)

Dar continuidade ao feito

(ativo)

Excees:

AxB
Ao de reintegrao de posse contra B pessoa fsica y Liminar concedida y B tinha uma empresa de jardinagem Embargos de terceiros oferecidos em nome de pessoa jurdica com pedido de liminar. Sent. 267 e 269 impugnveis na apelao obrigatria para impetrar o MS. Ato ilegal pois no se confunde PF com PJ cabe MS ainda que haja recurso previsto em lei. (excepcionalmente).
III (Smula 268 STF) No cabe mandado de segurana contra deciso judicial com trnsito em julgado Cabe ao RESCISRIA novo projeto reduziu para 1 ano. Quanto a parte esgota na recursal ou por algum motivo no recorreu (TRANSITO EM JULGADO).

Legitimidade Ativa para impetrao do Mandado de Segurana Pode ser tanto pessoa fsica quanto pessoa jurdica (art. 1 da Lei 12.016/09) Legitimidade Passiva para impetrao do Mandado de Segurana Autoridade Coatora e o Representante dessa autoridade (pessoa fsica que ela representa).
Smula 631 STF Extingue-se o processo de mandado de segurana se o impetrante no promove, no prazo assinado, a citao do litisconsorte passivo necessrio.

Aula do dia 09/02/2011 COMPETNCIA


Juiz (1 grau) TJ/SP A competncia relacionada a MS eventualmente impetrado na Justia estadual vem estabelecida na constituio estadual, bem como na lei orgnica da magistratura (LOM). Com relao a atos ilegais praticados por juzes de 1 grau a competncia do TJ/SP. A matria controvertida no que tange a competncia para impetrao do mandamus relativa a atos ilegais de magistrados vinculados ao juizado especial. H entendimento de que seja da turma recursal, por outro lado alguns sustentam que prevalece a competncia do TJ ou da JF conforme o caso, em virtude da LOM.

CF, CE E LOM = P/ VERIFICAR COMPETENCIA. J.E.F. Turma Recursal J. Federal J.E. Civel Turma Recursal TJ/SP
Competncia Para o Mandado de Segurana >Competncia do STF = artigo 102, I, d >Competncia do STJ = artigo 105, I b >Competncia do TRF = artigo 109, VIII >Competncia do TRE = artigo 121, 4, Prazo para Impetrao Artigo 23 Lei 12.016/09 => 120 dias.

O prazo de 120 dias contados da cincia pelo interessado do ato impugnado, para a impetrao de Mandado de Segurana.
E se cair no sbado? CPC Seria segunda, porm prazo DECADENCIAL, que NO se prorroga.

H entendimento que seria sexta tambm. Omisso da autoridade, como contar esse prazo? Ato omissivo, como contar esse prazo? Se no se manifestar em 30 dias, comea a contar o prazo do MS. Viola direito liquido e certo. O prazo mnimo de 15 dias, depende do caso concreto.

Petio Inicial art. 6


Deve a Inicial respeitar os requisitos do artigo 282 do CPC, inclusive com o va lor da causa. Deve apresentar em duas vias, ambos com fora probatria devido ao direito liquido e certo e diferente das outras aes, devem s duas vias estar acompanhadas de todos os documentos que sero anexados na contra-f, pois ser encaminhado a autoridade coatora, sob pena de ter que corrigir a petio no prazo de 10 dias (art. 284 CPC) ART. 284 CPC O juiz no vai indeferir direto, somente no caso de INEPCIA.

Liminar art. 7
Alm do Mandado de Segurana pe de-se a Liminar. Nem sempre a Liminar concedida, a Liminar precisa ter dois requisitos:
y y

Fummus Boni Juris Fumaa do bom direito Periculum in Mora Perigo na demora

O juiz poder conceder a liminar, desde que seja preenchidos os requisitos:

y y

Fundamento relevante: a plausabilidade do direito Ineficcia da medida ao final, ou seja, perigo na demora.

PROCEDIMENTO
Quando chega o MS, o juiz determina que a autoridade coatora preste informao no prazo de 10 dias, caso no o faa, no acontece revelia, pois ainda que no tenha prestado informao, o impetrante deve comprovar direito liquido e certo.
OCORRE REVELIA SE NO PRESTAR INFORMAES? NO!!! POIS SOMENTE A PRESTAO DE INFORMAES, MESMO QUE NO APRESENTE, NO IMPORTA, TEM QUE TER DIREITO LIQUIDO E CERTO.

O que prevalece no processo o PRINCIPIO DA VERDADE REAL, o autor deve ter o direito liquido e certo para obter a segurana. A natureza jurdica das informaes assemelhada ao da contestao, porm, na verdade, de mero esclarecimento.

Dos Recursos
Da Liminar o recurso o agravo de instrumento quando concedido ou no (art. 7 1). Em 1 Grau Sentena Cabe apelao com efeito meramente devolutivo (art. 12 nico) Em 2 Grau O relator indefere Cabe agravo interno, regimental inonimado contra deciso monocrtica (art. 557 CPC) Colegiado - Contra Acrdo cabe o Recurso Extraordinrio ( rgo colegiado)

Incabvel no Mandado de Segurana (Art. 25)


y y

Embargos Infringentes No h condenao em verba honorria

possivel aplicao de litigncia de m f? Sim, aplicao subsidiria do CPC. Se a autoridade coatora no cumprir a ordem? Pode incorrer na pena de desobedincia (artigo 26 da lei combinado com o artigo 330 CP). Se a sentena no entrar no mrito no impede que se promova ao ordinria, se entrar, no adianta promover ao declaratria .

Se a sentena denegatria no julgar o mrito, permite discusso em Ao Ordinria, outra peculiaridade que o Mandado de Segurana corre no recesso , frias at a concesso (ou no) da Liminar.

Mandado de Segurana Coletivo Lei 12.016/09


(Dia 16/02/2011)

Definio: Ao

Judicial impetrada por partido poltico, organizao sindical, entidade de classe ou associao legalmente constituda e em funcionamento a pelo menos um ano, fundando-se em direito lquido e certo ameaado por ilegalidade ou abuso de poder praticado por autoridade pblica (art. 21).

Impetrantes:
Artigo 21 Representao no congresso nacional 1) Partido Poltico que tenha participao no Congresso Nacional , ou seja, pelo menos um deputado ou um senador. 2) Organizao Sindical 3) Entidade de Classe 4) Associao legalmente constituda 5) Ministrio Pblico = legitimidade prevista no artigo 127 e 129 II. Requisito fundamental: pertinncia temtica. Necessitam ter esse requisito. O tema deve ser de acordo com que cada impetrante representa. A temtica a sua finalidade, da associao. Caso no existe, no h interesse de ag ir.
REQUISITO FUNDAMENTAL - PERTINENCIA TEMTICA A pessoa fsica pode impetrar MS COLETIVO? A, B, C um litisconsrcio facultativo. S pode ser impetrado por parte dos seus membros ou no.

O que une esses 3? Qual requisito?

Prazo de Impetrao
O prazo de 120 dias da cincia do ato impugnado. O MS Coletivo vai obedecer o MS Individual.

y y

Petio inicial em 2 vias Assistente litisconsorcial uma copia para cada. Artigo 22 2 - difere do individual esse artigo.

Art. 22. No mandado de segurana coletivo, a sentena far coisa julgada limitadamente aos membros do grupo ou categoria substitudos pelo impetrante. 2o No mandado de segurana coletivo, a liminar s poder ser concedida aps a audincia do representante judicial da pessoa jurdica de direito pblico, que dever se pronunciar no prazo de 72 (setenta e duas) horas.

Para conseguir a liminar, o representante deve se manifestar em 72 horas sobre o pedido de liminar. Seria restritiva? Se dano irreparvel, torna -se restritivo, pode perecer o direito. Essa est sendo muito criticada, engessa o Juiz.

Liminar
A Liminar s poder ser decidida aps a audincia (sentido de ouvir) do representante da pessoa jurdica de direito pblico que dever se pronunciar no prazo de 72 horas, nos termos do pargrafo 2 do artigo 22 da lei 12.016/09. o prvio contraditrio, desde que no haja perigo na demora, comprometa o direito, podendo perecer.

Procedimentos
So os mesmo do Mandado de Segurana Individual.

Efeitos dos Recursos


So os mesmos do Mandado de Segurana Individual , aplicao subsidiria do CPC.

FIM

Vous aimerez peut-être aussi