Vous êtes sur la page 1sur 7

Curso: Gesto de Recursos Humanos Disciplina: Economia e Mercado Prof.

: Marcio Coutinho

A ECONOMIA BRASILEIRA DE 1985 A 1994

Governo Sarney: Mar/85 a Mar/90 A recesso no perodo de 1981/83 contribuiu para melhorar o balano de pagamentos, revertendo o dficit existente na balana comercial em expressivos supervits, mas no teve efeito sobre a inflao. No final do governo militar, a situao externa estava equacionada. Os supervits comerciais ocorreram em funo da queda das importaes (81/83) e expanso das exportaes (84). As exportaes cresceram devido a recuperao da economia mundial, incentivos ao setor exportador e a desvalorizao cambial do ano anterior e maturao dos projetos do II PND. A nova republica se inicia com o seguinte quadro: a) Economia em crescimento b) Balano de pagamentos equilibrado c) Inflao elevada em torno de 200%a.a. Cenrio poltico - Colgio eleitoral elege Tancredo Neves. O mesmo adoece e o vice Jose Sarney assume. Em 86 ter eleies diretas para governador, Assemblia Constituinte e eleies diretas para presidente. O ministro Dornelles adotou uma srie de medidas de austeridade fiscal e controle monetrio-creditcio, utilizando controle tarifrio como forma de diminuir as presses inflacionrias. A partir de Junho/85 se observava acelerao inflacionaria. Sai Dornelles e entra Dilson Funaro (Ago/85). A acelerao inflacionaria no final de 85 e inicio de 86, levou ao lanamento do Plano Cruzado (28/02/86). PLANO CRUZADO

Curso: Gesto de Recursos Humanos Disciplina: Economia e Mercado Prof.: Marcio Coutinho

Introduziu nova moeda, substituindo o cruzeiro pelo cruzado e definiu regras de converso de preos e salrios. Salrios manter o poder de compra dos ltimos 6 meses + abono de 8%. Salrio mnio idem + abono de 16%. Introduziu gatilho salarial que seria acionado toda vez que a inflao atingisse 20%; Preos Foram congelados no nvel de 28/02/86. Exceo da energia obteve aumento de 20%. Cambio Foi fixado no nvel de 27/02/86 Alugueis Valores mdios recompostos por meio de fatores multiplicativos Ativos Financeiros substituio da ORTN pela OTN e valor congelado por 12 meses. Contratos posfixados os juros foram transformados em juros nominais. Proibido indexar contrato com prazo inferior a 01 ano (exceto a poupana). Contratos prefixados - foi introduzido a tablita com desvalorizao de 0,45% ao dia (media da inflao dez/85 a 02/86). Inicio do plano ocorreu uma reduo abrupta na taxa de inflao e teve grande apoio popular, graas ao congelamento de preos. Alm da queda da inflao, destaca-se um grande crescimento econmico. O aumento da demanda ocorreu em funo dos seguintes fatores: a) b) c) d) e) Aumento real salrio Exagerada oferta de moeda Diminuio no recolhimento de IR na fonte Consumo reprimido durante a recesso Expanso do crdito

O excesso de demanda provocou escassez de alguns produtos como o caso do Leite, carne e automveis, gerando a cobrana de gio.

Curso: Gesto de Recursos Humanos Disciplina: Economia e Mercado Prof.: Marcio Coutinho

O governo tentou resolver o problema da oferta, sem abrir mo do congelamento, atravs de: isenes de impostos, subsdios, liberao de importao de produtos alimentcios. PLANO CRUZADO II 21/11/86 Visava controlar o dficit publico com aumento da receita (aumento de tarifas e impostos). O aumento das tarifas e impostos foram repassados aos preos. Em fev/87 romperam-se o controle de preos. Corrigiu o valor da OTN, indexao voltou pior, pois os salrios tinham reajustes mensais. Este novo pacote colocava uma poltica monetria restritiva. Aumento da taxa real de juros e restrio de crdito. A Economia desaqueceu. Houve perda de reservas em funo do saldo negativo na balana comercial. Brasil decretou moratria em Fev/87. Em Abril de 87 a inflao superou os 20%a.m.. Saiu Funaro e entrou Bresser Pereira.

PLANO BRESSER ( 12/06/87) Objetivo principal era evitar a hiperinflao Principais medidas: a) b) c) d) e) f) g) Congelamento de salrios por 03 meses Congelamento de preos por 03 meses Desvalorizao cambial 9,5% Congelamento de alugueis Tablita 15%a.m. Criao da Unidade Referencial de Preos (URP) Mudana da base do indice de preo ao consumidor

Curso: Gesto de Recursos Humanos Disciplina: Economia e Mercado Prof.: Marcio Coutinho

O plano Bresser se assentava na conteno salarial e elevada taxa de juros. Foi bem sucedido na recuperao da balana comercial e na queda da inflao, mas provocou queda na produo industrial. Dezembro/87 sai Bresser entra Mailson da Nbrega

Mailson rejeita a idia de choque. Visava estabelecer a inflao em 15%am, reduzir o dficit publico. Adotou congelamento dos emprstimos ao setor publico, a conteno salarial e reduo no prazo no recolhimento dos impostos. Em Jan/88 suspendeu a moratria. Esta poltica era conter a inflao menor que 20% no primeiro semestre, mas a recomposio das tarifas publica no segundo semestre provocou um aumento da inflao. A constituio de 1988 introduziu um aumento das transferncias de impostos para estados e municpios, sem que fossem repassadas as obrigaes, aumentando o desequilbrio do oramento federal. Inflao de 26,9% e 28,8% nos meses de novembro e dezembro, respectivamente e janeiro sinalizando ser superior a 30%, levou a implantao de novo plano econmico.

PLANO VERO (JAN/89) Visava conter a demanda e elevao das taxas de juros. Novo congelamento de preos, sendo que vrios preos administrados foram aumentados e alterou a data de comparao do ndice de preos para dia 15. Nova moeda, Cruzado Novo, cortou 03 zeros. Os salrios foram convertidos pela media dos ltimos 12 meses + aplicao da URP de janeiro.

Curso: Gesto de Recursos Humanos Disciplina: Economia e Mercado Prof.: Marcio Coutinho

Ativos financeiros Aplicao de tablitas nos contratos pr e posfixados, evitando desta maneira a transferncia de renda dos devedores para os credores. O Estado era o principal devedor. Cambio- desvalorizao do cruzado em 18% a adotou taxa fixa em que NCz$ 1,00 = US$1,00.

O governo Sarney se caracterizou pelo descontrole das contas publicas (aumento do dficit operacional e crescimento do endividamento intero a prazos mais curtos) e taxas de juros reais elevadas.

GOVERNO COLLOR/ITAMAR Diagnostico era que existia a possibilidade de rpida monetizao das aplicaes financeiras, e a principal fonte de rolagem da dvida era o overnight. O governo Collor inicia com as seguintes medidas: a) Reforma monetria - Reduo drstica da liquidez da economia (bloqueio de recursos). O objetivo era evitar presses de consumo b) Reforma administrativa e fiscal Diminuir o dficit por meio de reduo do custo de rolagem da divida publica, suspenso de subsdios, incentivos e isenes, ampliao da base tributria (setor exportador e ganhos de capital na bolsa), tributao grandes fortunas e fim do anonimato fiscal c) Congelamento de preos e desindexao dos salrios em relao a inflao passada. Nova regra maio/90 d) Cambio Taxa flutuante

Curso: Gesto de Recursos Humanos Disciplina: Economia e Mercado Prof.: Marcio Coutinho

e) Liberalizao do comercio exterior (reduo de tarifas de importao). Pequena parcela da sociedade ficou com o dinheiro bloqueado por 18 meses. A partir de maio/90 houve um relaxamento no controle de preos e salrios, juntamente com a monetizao, acelerou a inflao no segundo semestre. Com objetivo de reduo de gastos foi dado inicio ao programa de privatizao que ficou a cargo do BNDES. Com as dificuldades de exportar, facilidade de importar e aumento do petrleo (guerra do golfo), deteriorou o saldo da balana comercial, e o banco central se viu obrigado a intervir no mercado de cambio, desvalorizando a moeda. Fracasso do plano Collor I. PLANO COLLOR II Acabava com o overnight e criava o Fundo de Aplicao Financeira (FAF), onde o governo determinava a composio do patrimnio deste fundo (mnimo de 56% de ttulos do governo). Cria-se a TR, que refletia a media de taxa dos CDB e congelamento de preos e salrios. Sai Zlia entra Marcilio Marques Moreira. O novo ministro tinha a viso de que o controle da inflao passaria por um maior controle do fluxo de caixa do governo; preocupao com a negociao da divida externa e descongelamento de preos e salrios. A recesso de 92 sem diminuir a inflao, a baixa arrecadao, as altas taxas de juros, o quadro poltico desfavorvel, resultou no impeachment do presidente. Porm com a taxa de cambio real, combinado com a abertura financeira e excesso de liquidez internacional, promoveu uma grande entrada de recursos externos. 01 semana de aplicao no Brasil, se ganhava ao correspondente a um ano no exterior.

Curso: Gesto de Recursos Humanos Disciplina: Economia e Mercado Prof.: Marcio Coutinho

Itamar assume com a postura de um governo de transio. Vrios ministros passam pelo comando da economia. Em Maio/93 Fernando Henrique Cardoso assume como ministro da fazenda e implantou o plano real (Julho/94). O problema inflacionrio passava por um ajuste fiscal. Foi aprovado o IPMF (imposto provisrio sobre movimentao financeira) e lanado o Plano de ao imediata (reduo despesas em todas as esferas do governo; endurecimento nas negociaes com os estados e municpios e dificultando para este se utilizar dos bancos estaduais para o financiamento da divida. Situao da economia na implantao do Plano Real: Inflao inercial; situao fiscal melhor; maior nvel de reservas; pas inserido no fluxo voluntario de recursos externo e maior grau de abertura comercial.

Vous aimerez peut-être aussi