Vous êtes sur la page 1sur 4

Leishmaniose

1) A Leishmaniose Tegumentar Americana LTA a forma mais comum da doena no Brasil. O grande nmero de indivduos com leses incapacitantes, desfigurantes e algumas vezes fatais, levou a Organizao Mundial de Sade - OMS a incluir esta doena entre as seis mais importantes do mundo. Baseado nestes dados assinale a alternativa CORRETA. a. A Leishmaniose causada pelo protozorio do gnero Leishmania e transmitida pela picada do inseto do gnero Anopheles. b. A forma cutnea localizada da LTA caracterizada por leses ulcerosas, indolores, nicas ou mltiplas. c. A infeco do inseto ocorre quando o macho pica o vertebrado para se alimentar (hematofagia) e ingere macrfagos parasitados. d. Amastgotas constituem as formas metacclicas infectantes da Leishmania. e. A devastao das florestas no tem influncia na disseminao dos insetos silvestres que se aproximam do ambiente urbano. 2) Baseado no ciclo evolutivo esquematizado abaixo, a doena se refere a:

(A) Doena de Chagas (B) Malria (C) Febre amarela (D) Leishmaniose (E) Dengue 3) "Nesse incio de ano, um surto de Leishmaniose vem assustando os moradores de alguns bairros da periferia da cidade. Trata-se da leishmaniose visceral ou Calazar, causada por Leishmania donovani, transmitida pela picada de um mosquito do gnero Phlebotomus. A Secretaria Municipal de Sade tomou providncias imediatas buscando identificar ces contaminados, sacrificando-os, e tratando os pacientes humanos infectados."

A respeito dessa doena, todas as alternativas abaixo so verdadeiras, EXCETO: a) A leishmaniose causada por um protozorio. b) Os pacientes so tratados apenas para prevenir que transmitam, atravs dos mosquitos, a doena para outras pessoas. c) O combate ao mosquito poderia ser uma medida profiltica. d) Os ces so sacrificados para evitar que os mosquitos possam neles se contaminar e transmitir o parasito para o homem. e) O artrpode mencionado (Phlebotomus) apenas vetor da doena.

Doena de Chagas
1) A Doena de Chagas continua causando muitas mortes no Brasil e em pases pobres do mundo. O texto a seguir sobre esta doena hipottico. Leia-o com ateno. "Um paciente residente na periferia de Trs Coraes procurou o posto mdico, queixando-se, entre outras coisas, de febre, anemia, cansao e hipertrofia ganglionar. Aps os exames clnico e laboratorial, diagnosticou-se, corretamente, que ele estava com a Doena de Chagas. Ao tomar conhecimento do caso, um professor resolveu discutir o caso com seus alunos, solicitando que eles opinassem sobre que medidas deveriam ser tomadas para controlar a propagao da doena. Os alunos apresentaram cinco sugestes". Dentre as sugestes apresentadas pelos alunos, a nica inteiramente correta : a) isolamento do paciente, para evitar o contgio com outras pessoas, pois a doena se propaga tambm pela inalao do ar contaminado; b) campanha de vacinao em massa, em Trs Coraes e por todo o estado de Minas Gerais, para evitar uma epidemia na cidade; c) aplicao de inseticidas em toda a cidade, para eliminao do Aedis aegypti, inseto transmissor do Trypanosoma cruzi, agente causador da doena; d) vacinao de ces e eliminao de ces de rua, pois eles so reservatrios naturais de protozorios do grupo Trypanosoma; e) proteo das portas e janelas com telas, a fim de evitar a entrada do barbeiro, inseto transmissor da doena, nas residncias".

Esquistossomose
1) Combater o caramujo Biomphalaria e o mosquito Lutzomyia so maneiras de prevenir respectivamente, as seguintes doenas: (A) Esquistossomose e doena de Chagas. (B) Esquistossomose e Leishmaniose (C) Malria e filariose. (D) Amarelo e doena de Chagas (E) Amarelo e malria

Ascaris
1) Infeces por helmintos so distribudas no mundo inteiro e afetam grande parte da populao. A figura a seguir apresenta, de acordo com a ONU (Organizao das Naes Unidas), a prevalncia mundial de 4 helmintos. Observe-a.

A prevalncia mostrada na figura acima se deve a vrios fatores. As alternativas abaixo apresentam 04 fatores relacionados com esse resultado. Analise-as e assinale a que JUSTIFICARIA a prevalncia de ascaridase apresentada. A) Uso individual de roupas de cama. B) Hbitos alimentares precrios. C) Utilizao de telas nas janelas das casas. D) Aumento no aquecimento da Terra, devido ao efeito estufa.

Geral
01) (UFMG/97) As figuras abaixo foram extradas da bula de um medicamento e representam procedimentos que podem ser adotados na preveno de algumas doenas. Das protozooses abaixo a nica que pode ser evitada por esses procedimentos a: a) amebase b) doena de Chagas

c) leishmaniose d) malria

Vous aimerez peut-être aussi