Vous êtes sur la page 1sur 5

Pastor Significado:Pastor Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

Um pastor algum que se dedica a cuidar de animais como ovelhas, cabras e outros, se dedica em protegelas e conduzi-las ao bom alimento. FERRAMENTAS OU EQUIPAMENTOS USADOS PELO PASTOR: VARA E CAJADO A vara e o cajado so instrumentos importantes no trabalho de um pastor de ovelhas. A vara uma pea de madeira bem dura que serve como instrumento de defesa, de tamanho mais ou menos 0,80 cm 110cm. Com esta vara o pastor defendia as ovelhas de animais ferozes. O cajado, por sua vez, uma vara bem longa, entre 2,80mt 3,20mt aproximadamente, que contm uma curva em uma de suas pontas. Era usado para dirigir as ovelhas e tambm para puxar algumas ovelhas que tinham cado em algum buraco durante a caminhada. Era um motivo de grande consolo e alegria para as ovelhas quando o pastor as protegia de animais ferozes, fazendo uso de sua vara, e tambm quando as conduzia com seu cajado e as tirava do buraco quando caam.

A funo do pastor no sentido bblico No geral, dever do pastor dirigir a Igreja Local e cuidar de suas necessidades espirituais. Em Atos 20.28-31, esto discriminadas algumas atribuies especficas do pastor, tais como: apascentar a Igreja, refutar heresias doutrinrias e exercer vigilncia contra pretensos opositores. Atos 20: 28-31 Cuidem de vocs mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Esprito Santo os colocou como bispos (pastores), para pastorearem a igreja de Deus, que ele comprou com o seu prprio sangue. Sei que, depois da minha partida, lobos ferozes penetraro no meio de vocs e no pouparo o rebanho.

E dentre vocs mesmos se levantaro homens que torcero a verdade, a fim de atrair os discpulos. Por isso, vigiem! Lembrem-se de que durante trs anos jamais cessei de advertir a cada um de vocs disso, noite e dia, com lgrimas. A figura do pastor primordial para que a Igreja alcance seus propsitos, devendo o mesmo ter como modelo o prprio Jesus Cristo, qualificado como "o bom pastor"Supremo pastor (ver: Joo 10.11,14; "Eu sou o bom pastor. O bom pastor d a sua vida pelas ovelhas. O assalariado no o pastor a quem as ovelhas pertencem. Assim, quando v que o lobo vem, abandona as ovelhas e foge. Ento o lobo ataca o rebanho e o dispersa. Ele foge porque assalariado e no se importa com as ovelhas. "Eu sou o bom pastor; conheo as minhas ovelhas; e elas me conhecem; I Pedro 2.25; Pois vocs eram como ovelhas desgarradas, mas agora se converteram ao Pastor e Bispo de suas almas. I Pedro 5:1 - 4). Portanto, apelo para os presbteros (pastores) que h entre vocs, e o fao na qualidade de presbtero (pastor) como eles e testemunha dos sofrimentos de Cristo, como algum que participar da glria a ser revelada: Pastoreiem o rebanho de Deus que est aos seus cuidados. Olhem por ele, no por obrigao, mas de livre vontade, como Deus quer. No faam isso por ganncia, mas com o desejo de servir. No ajam como dominadores dos que lhes foram confiados, mas como exemplos para o rebanho. Quando se manifestar o Supremo Pastor, vocs recebero a imperecvel coroa da glria. Na Bblia Sagrada, a funo do pastor numa igreja apascentar (cuidar), de acordo com o dom dado por Cristo (ler: Efsios 4:11) Aqui observamos o pq que no somos todos iguais na obra do Senhor. O dom que cada um recebeu. E ele designou alguns para apstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres,

, para que haja o aperfeioamento dos membros (cristos) do Corpo de Cristo (Igreja) (ler: Efsios 1: 22 e 23). Cristo nosso Pastor Supremo, Cabea de todas as coisas para a Igreja. 22 - Deus colocou todas as coisas debaixo de seus ps e o designou como cabea de todas as coisas para a igreja, 23 - que o seu corpo, a plenitude daquele que enche todas as coisas, em toda e qualquer circunstncia. Esse dom tem como principal manifestao o amor (ler: Joo 21:15 -17) 15 - Depois de comerem, Jesus perguntou a Simo Pedro: "Simo, filho de Joo, voc me ama realmente mais do que estes? " Disse ele: "Sim, Senhor, tu sabes que te amo". Disse Jesus: "Cuide dos meus cordeiros". 16 - Novamente Jesus disse: "Simo, filho de Joo, voc realmente me ama? " Ele respondeu: "Sim, Senhor tu sabes que te amo". Disse Jesus: "Pastoreie as minhas ovelhas". 17 - Pela terceira vez, ele lhe disse: "Simo, filho de Joo, voc me ama? " Pedro ficou magoado por Jesus lhe ter perguntado pela terceira vez "Voc me ama? " e lhe disse: "Senhor, tu sabes todas as coisas e sabes que te amo". Disse-lhe Jesus: "Cuide das minhas ovelhas. Em algumas denominaes o ministrio pastoral reconhecido como o mais alto patamar eclesistico. AOS QUE DESEJAM SER

1 Timteo 3 Esta afirmao digna de confiana: se algum deseja ser bispo ( ou o episcopado) ( ou ser pastor ), deseja uma nobre funo. necessrio, pois, que o bispo seja irrepreensvel, marido de uma s mulher, sbrio, prudente, respeitvel, hospitaleiro e apto para ensinar; no deve ser apegado ao vinho, nem violento, mas sim amvel, pacfico e no apegado ao dinheiro. Ele deve governar bem sua prpria famlia, tendo os filhos sujeitos a ele, com toda a dignidade.

Pois, se algum no sabe governar sua prpria famlia, como poder cuidar da igreja de Deus? No pode ser recm-convertido, para que no se ensoberbea e caia na mesma condenao em que caiu o diabo. Tambm deve ter boa reputao perante os de fora, para que no caia em descrdito nem na cilada do diabo.

Observe que se a figura do Pastor no fosse to importante a Palavra no trataria disso com tanta enfase ou insistencia, dando at orientaes especificas. Se Voc cr verdadeiramente nessa palavra que viva e eficaz, aceite, agradea e louve ao Senhor pois Ele mesmo diz em Jeremias 3.15 - "Dar-vos-ei pastores segundo o meu corao, que vos apascentem com conhecimento e com inteligncia". Hebreus 13.17 21 - Obedeam aos seus lderes e submetam-se autoridade deles. Eles cuidam de vocs como quem deve prestar contas. Obedeam-lhes, para que o trabalho deles seja uma alegria e no um peso, pois isso no seria proveitoso para vocs. Orem por ns. Estamos certos de que temos conscincia limpa, e desejamos viver de maneira honrosa em tudo. Particularmente recomendo-lhes que orem para que eu lhes seja restitudo em breve. O Deus da paz, que pelo sangue da aliana eterna trouxe de volta dentre os mortos a nosso Senhor Jesus, o grande Pastor das ovelhas. os aperfeioe em todo o bem para fazerem a vontade dele, e opere em ns o que lhe agradvel, mediante Jesus Cristo, a quem seja a glria para todo o sempre. Amm. QUERIDO E AMADO PASTOR, NESSE DIA EM QUE COMEMORAMOS O DIA DO PASTOR, QUEREMOS AGRADECER A DEUS POR TER NOS DADO VOC COMO PRESENTE.

FELIZ DIA DO PASTOR. TOME POSSE DAS BENO QUE JA ESTO SEPARADAS E DISPONVEIS PARA VOC. A PAZ SEJA COM VOC E TODOS OS SEUS. PARABNS.

SALMO 23 ,,, LEIA E ENTENDA . O SENHOR MEU PASTOR Isso relacionamento NADA ME FALTAR Isso suprimento CAMINHAR ME FAZ EM VERDES PASTOS Isso descanso GUIA-ME MANSAMENTE S GUAS TRANQILAS Isso refrigrio REFRIGERA MINHA ALMA Isso cura GUIA-ME PELA VEREDA DA JUSTIA Isso direo POR AMOR DO TEU NOME Isso propsito AINDA QUE EU CAMINHE PELO VALE DA SOMBRA DA MORTE Isso provao NO TEMEREI MAL NENHUM Isso proteo PORQUE TU ESTS COMIGO Isso fidelidade A TUA VARA E O TEU CAJADO ME CONSOLAM Isso disciplina PREPARAS UMA MESA PERANTE MIM, NA PRESENA DOS MEUS INIMIGOS Isso esperana UNGE A MINHA CABEA COM LEO Isso consagrao E MEU CLICE TRANSBORDA Isso abundncia CERTAMENTE QUE A BONDADE E A MISERICRDIA ME SEGUIRO TODOS OS DIAS DA MINHA VIDA Isso beno E HABITAREI NA CASA DO SENHOR POR LONGOS DIAS Isso segurana.

Vous aimerez peut-être aussi